Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sexta-feira, 31 de março de 2017

PADRE CARLOS ANDRÉ ATRAI MULTIDÃO À COHAB II

Mais de 10 anos depois que foi pároco na Cohab II, em Garanhuns, o padre Carlos André continua com o prestígio em alta na comunidade.

A prova disso é que ontem à noite, ao celebrar uma missa na quadra do Colégio Santa Joana D´Arc, o sacerdote atraiu tanta gente que o local (bastante amplo) ficou pequeno para o grande número de pessoas que se fez presente.

Por volta das 22h, nos arredores do colégio e na avenida Deolinda Valença, eram tantos carros estacionados que mais parecia o estádio do Sete de Setembro, quando por lá, no passado, jogavam Sport, Náutico ou Santa Cruz.

Carlos André, que hoje é o padre de Palmeirina, terra de Eudson Catão, celebrou na Cohab II a convite do padre José Bento, atual pároco da comunidade.

Na verdade na Diocese de Garanhuns existem muitos religiosos queridos pelo povo, como o próprio Carlos André, José Emérson, Marcelo Protásio, Roberto Júnior, Edson Viana, José Augusto, Aldo Mariano, Benevenuto Sátiro, Ivo Francisco e outros que conheço menos,  por isso não posso citar todos.

Estamos bem servidos de padres e isso com certeza ajuda o trabalho do bispo, Dom Paulo Jackson.

Vez por outra acontece algum problema, numa paróquia ou outra da região, mas nada que não possa ser resolvido com uma simples conversa ou medidas administrativas de quem comanda a Diocese.

Parabéns aos padres Bento e Carlos André, assim como à professora Maria Almeida (que cedeu a quadra do colégio para a missa da cura),  pela noite passada.


E palmas para o povo da Cohab II, loteamentos em volta e parte da Boa Vista pela participação maciça na missa, numa demonstração de fé intensa, bonita, que comprova a força da Igreja Católica em Garanhuns e região.

CAPOEIRAS TEM MATADOURO PÚBLICO INTERDITADO

Conforme divulgou hoje o blogueiro Raimundo Lourenço, após fiscalização do Ministério Público e do Ministério do Trabalho, o Matadouro Público de Capoeiras foi interditado por tempo indeterminado.

O mesmo aconteceu com o matadouro de Afogados da Ingazeira, município de porte médio localizado no Sertão do Pajeú, em Pernambuco.

Os fiscais encontraram diversas irregularidades nos matadouros das duas cidades, relacionadas à segurança e à saúde dos trabalhadores, problemas no piso e parte elétrica dos prédios, assim como na altura para execução de alguns serviços.

O fechamento dos matadouros de Afogados e Capoeiras foi notícia também hoje na grande imprensa da capital, merecendo destaque nos jornais Folha e Diário de Pernambuco.

O município administrado pela prefeita Neide Reino (PSB), está com um novo matadouro pronto para funcionar. O prédio foi concluído há cerca de dois anos, mas está dependendo de equipamentos que foram prometidos pelo Governo do Estado, porém nunca chegaram.

BAIXA ESTIMA - Capoeirenses da cidade e zona rural andam com o “astral baixo”, por conta dos problemas do município, principalmente na área de segurança pública.

Manoel da Rádio Comunitária do Riacho do Mel, desanimado com as coisas que andam acontecendo em sua terra compôs um poeminha crítico avaliando a situação atual de Capoeiras.

Eis os versos que ele enviou ao blogueiro:

Capoeiras 
Cidade linda que me seduz
Durante o dia falta água 
À noite falta luz
No dia que não tem assalto
É um milagre de Jesus.


Certamente existem coisas boas acontecendo também em Capoeiras. Mas o lado negativo parece que se sobrepõem, o que levou Manoel a fazer a estrofe tão realista ou pessimista, como queiram.

*Na foto do Blog Capoeiras o novo matadouro da cidade, que não está funcionando por falta do equipamento prometido pelo Governo do Estado.

IZAÍAS CONVOCA MAIS 43 PROFESSORES CONCURSADOS

Mais 43 professores aprovados no último concurso público realizado em Garanhuns estão sendo convocados pelo prefeito Izaías Régis, segundo divulgou a Secretaria de Comunicação.

As portarias foram assinadas nesta sexta-feira (31) pelo gestor e serão publicadas na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE , na próxima segunda-feira, dia três de abril.

Dos convocados, 28 serão professores de nível I - sendo três intérpretes - e 15 professores de nível II.

Em janeiro deste ano o Governo municipal convocou 150 professores do nível I, sendo que só 129 tomaram posse e posteriormente quatro pediram exoneração.  Já de nível II,  70 foram convocados e destes 55 tomaram posse.

Os convocados na portaria assinada hoje devem comparecer à Secretaria de Administração, no Centro Administrativo,  a partir do dia 12 de abril.

A partir de 24 de abril os futuros servidores precisam se apresentar novamente,  para apresentar a documentação que consta no edital.


A Prefeitura de Garanhuns tem 30 dias, a partir da data da publicação, para dar posse aos convocados.

EXPOSIÇÕES MARCAM OS 50 ANOS DA PAIXÃO DE CRISTO

Para comemorar os 50 anos do maior teatro ao ar livre do mundo, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN), o Shopping Tacaruna, no Recife e o Polo Caruaru realizam duas exposições que contam a história de luta e suor de Plínio e Diva Pacheco para erguer a cidade-teatro.

No Polo Caruaru, a abertura da exposição acontece no próximo domingo, dia 2, já a partir das 9h da manhã, na praça de eventos em frente ao Armazém da Criatividade. Já no Tacaruna, a abertura oficial acontece neste dia 03, às 19h, com a presença de personagens vivos, na Praça de Eventos, e segue até o dia 16.

Nos dois eventos estarão em exposição objetos cênicos e pessoais, figurinos, fotografias e vídeos, além de uma maquete física da Nova Jerusalém, que levam o visitante por um percurso repleto de emoção.  “Não são objetos sagrados, mas objetos sacralizados pela sua própria história. São peças que narram a trajetória dessa epopeia do agreste pernambucano, que passa por gerações da família do criador”, adianta o curador da exposição Aluízio Câmara.

Muitas novidades e um grande elenco esperam o público que for assistir a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém na temporada 2017, que será realizada de 8 a 15 de abril. Para marcar as comemorações do jubileu de ouro, foram introduzidas novas cenas grandiosas, renovados os figurinos.

Além o elenco conta com artistas de destaque no cenário nacional como Rômulo Arantes Neto (Jesus), Letícia Birkheuer (Maria), Joaquim Lopes (Pilatos), Aline Riscado (Herodíades), Adriana Birolli (Madalena), Raphael Vianna (Herodes) e Jesus Luz (Apóstolo João).

Os ingressos podem ser adquiridos em agências de viagens ou por meio do site oficial (www.novajerusalem.com.br). Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de crédito.

Exposição 50 Anos da Paixão de Cristo

Polo Caruaru
Período: de 02 a 17 de abril de 2017
Horário: das 9h às 18h
Entrada gratuita

Shopping Tacaruna
Período: 03 a 16 de abril de 2017
Horário: 10h às 22h

Entrada gratuita 

(MG Comunicação).

PREFEITURA DE ANGELIM FAZ PARCERIA COM IFPE

Por iniciativa do Secretário da Juventude de Angelim, Phelipe Emanoel, que teve o apoio do prefeito Douglas Duarte (PSB), foi feita uma parceria entre a prefeitura e Instituto Federal de Educação em Pernambuco (IFPE).
O acordo vai possibilitar o desenvolvimento de sete projetos de extensão, ao longo do ano, beneficiando jovens estudantes de Angelim.
Assim,  os estudantes da rede pública do município terão oportunidade de fazer cursos de extensão em Horta Comunitária, Viagem ao Mundo Microbiano, Oficina de Reciclagem de Papel, Inclusão de Estudantes Cotistas, Oficina de Educação Ambiental, Cursos de Musicalização e Instrumentos, além de Introdução à Programação.
Feita a parceria, professores e alunos da Escola Miguel Calado Borba, de Angelim, fizeram uma visita de conhecimento ao campus do IFPE em Garanhuns neste mês de março.
Eles conheceram toda a estrutura do campus,  participando de várias atividades que incluiu palestra com psicóloga e psicopedagoga, oficinas de xadrez e horta e cine debate. A integração foi a melhor possível.

*Na foto do Portal G1 o prédio do IFPE Garanhuns.

RAQUEL LYRA RECEBE PAULO CÂMARA EM CARUARU

Governador é governador. Apesar de tão criticado por largos setores da sociedade e pela oposição, Paulo Câmara reuniu em torno de si ontem, em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB), o deputado estadual Tony Gel (PMDB), o ex-governador João Lyra (PSDB), a deputada Laura Gomes (PSB) e seu esposo, o médico Jorge Gomes, que já foi deputado, vice-governador de Pernambuco e vice-prefeito de Caruaru.

Câmara foi à capital do Agreste para inaugurar mais uma escola técnica no Estado. A de Caruaru recebeu o nome de Fernando Lyra, já falecido, tio da prefeita, que foi deputado federal por Pernambuco durante sete mandatos e ministro da Justiça da redemocratização, a partir de 1985.

Na cerimônia de inauguração da escola, Raquel Lyra disse que o governador de Estado pode contar com ela, defendendo que as lideranças, independentes de partido, deem as mãos em torno dos interesses da população.

Os Lyra apoiaram a candidatura de Paulo Câmara, em 2014, mas o governador negou a legenda do PSB a Raquel, na eleição municipal de 2016, optando por apoiar Jorge Gomes, que nem disputou o segundo turno.


Apesar do gesto civilizado da prefeita, o PSDB de Caruaru, à frente o ex-governador João Lyra, tem participado de reuniões com a oposição a Paulo Câmara, juntamente com os ministros Mendonça Filho e Bruno Araújo, além do senador Armando Monteiro (PTB).


*Na foto do Jornal de Caruaru, João,  Raquel e Paulo quando se aliaram em 2014.

JANAILTON SERÁ SEPULTADO HOJE PELA MANHÃ

Os pais Luiz Roldão Sobrinho (in memorian) e Maria Ester Porfirio Roldão, a esposa Kelly Dantas, os irmãos Luizinho Roldão, Janieide Roldão e Jane Roldão, sobrinhos, primos e tios comunicam o falecimento de Janailton Roldão,  de 37 anos.

A família informa que o corpo está sendo velado na Funerária Padre Cícero e o sepultamento será nesta sexta-feira (31), às 10 horas, no Cemitério de São Miguel em Garanhuns.


Todos os familiares agradecem pelos gestos de solidariedade e aos que comparecerem ao ato em que poderemos nos despedir do nosso querido Janailton.

quinta-feira, 30 de março de 2017

A LUIZINHO E OS QUE FAZEM A FAMÍLIA ROLDÃO

Amigo Luizinho:

Fui avisado pelo meu filho Lulinha sobre a tragédia que se abateu sobre a sua família. 

Fiquei passado, triste, sem saber o que dizer. Falei com o Kleber e pedi a ele que transmitisse minha solidariedade. Prefiro conversar e lhe dar um forte abraço amanhã ou no final de semana, respeitando agora sua dor e talvez a necessidade do silêncio. 

Você neste momento está preocupado com sua mãe...

Eu penso nela, em você e todos da família Roldão. A vida é dura, às vezes injusta, nos surpreende com fatos dolorosos que nem sabemos como superar. 

Mas você é um guerreiro, uma pessoa do bem, com milhares de amigos em Garanhuns e toda região.

Peço a Deus que lhe dê forças, que ajude sua mãe neste momento, que faça com que todos da família possam passar por este momento difícil e sair inteiros, sem perder a fé e a esperança.

Você é para mim como um irmão ou mesmo um filho. Assim, a perda de seu mano significa que perdi o meu sobrinho.

Tudo que posso oferecer nesta hora, meu amigo, são minhas palavras, meu sentimento e me coloco à inteira disposição dos Roldão.

Um abraço forte deste seu irmão de fé.

Terezinha deixou um beijo antes de sair para acompanhar a missa que será celebrada por padre Carlos André no Colégio Santa Joana D´Arc. 

Lá ela poderá orar por todos nós, principalmente Janailton, que certamente merece ser acolhido no reino de quem tudo sabe, tudo pode e é o único capaz de nos dar a mão e oferecer o consolo necessário na hora das grandes tormentas.


A gente se vê a qualquer instante.  Que Deus te abençoe neste momento tão inesperado e em todos os dias da tua vida.

Lembranças a sua querida Simone e um abraço forte de quem o admira e lhe quer muito bem. (Roberto Almeida).

ANTÔNIO CAMPOS REVELA TER SIDO AMEAÇADO DE MORTE

Através de nota distribuída hoje com a imprensa de Pernambuco, o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, que disputou a Prefeitura de Olinda pelo PSB revelou que tem sido ameaçado de morte.

Segundo Tonca, como é chamado Antônio pelos amigos, o empresário Romero Pontual, ex-presidente da CEASA, teria a intenção de matá-lo.

Mais grave ainda na denúncia de Campos, é que ele na nota revela estar convencido que o governador Paulo Câmara dá proteção ao empresário que deseja a sua morte.

As supostas ameaças contra o irmão do ex-governador de Pernambuco, estão sendo comunicadas formalmente à Polícia Federal, Procuradoria Geral da República e Procuradoria Regional Federal, assim como a direção nacional e estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB.

As denúncias levadas ao conhecimento público por Antônio Campos são muito sérias, por envolverem um empresário conceituado e o próprio governador de Pernambuco, um Estado que nos últimos 50 anos nunca viu esse tipo de coisa.
Cabe à oposição, a imprensa, ao Ministério Público, a OAB e as polícias investigarem essa história a fundo, de modo que se comprove ou não as revelações do advogado.

Pernambuco já vive em estado de guerra, com a violência crescendo em todas as regiões e agora vem um advogado e irmão de ex-governador dizendo que querem matá-lo, por um protegido de Paulo Câmara é um pouco demais para que não se tome uma providência.


Desse jeito, onde vamos parar? Mais que o empresário acusado, o governador de Pernambuco tem que mostrar à população que não compactua com banditismo. E isso ele só pode fazer deixando claro que Tonca está mentindo ou delirando.

COLÉGIO SANTA JOANA - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE


O Colégio Santa Joana D'Arc reafirma a cada dia o seu compromisso em oferecer a melhor educação para seus alunos.

Na manhã desta quarta-feira,  29 de março, os estudantes da tradicional escola garanhuense tiveram aulas excelentes com práticas pedagógicas diferenciadas e aplicadas pelos professores de geografia Nelson Borges e matemática Rosenaldo Batista.

Os professores trabalharam  a importância de uma boa alimentação ao ar livre, aspectos geográficos, a importância do ato da leitura, incentivo a exercícios físicos e,  fechando com chave de ouro,  assistiram com os educandos a sessões voltadas para estudo com a tecnologia e a ciência no planetário.

ANGELIM REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TERCEIRIZAÇÃO E REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O prefeito de Angelim, Douglas Duarte (PSB), e o presidente do Partido dos Trabalhadores no Município, vereador Oliveira, convidam a todos os angelinenses e pessoas da região do Agreste Meridional para participarem de uma audiência pública sobre Terceirização e Reforma da Previdência.

A Audiência Pública será realizada nesta sexta-feira, dia 31 de março, a partir das 14 horas, no Clube ARA, na cidade de Angelim.

Participarão dos debates o senador Humberto Costa (PT) e o presidente da Fetape, Doriel Saturnino.

Nas fotos o prefeito Douglas Duarte (no alto) e abaixo o Vereador Oliveira, a vice-prefeita Rosa Cavalcante e o senador Humberto Costa. Todos eles vão participar da Audiência Pública para debater a Terceirização e a Reforma da Previdência.

CÂMARA MUNICIPAL FAZ PARCERIA COM A AESGA

Em visita realizada pela presidente da Casa Raimundo de Moraes, vereadora Carla de Zé de Vilaço (PTB), à Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA na tarde da última quarta-feira, a Câmara de Vereadores de Garanhuns foi homenageada com a entrega de um Diploma de Gratidão pela parceria desenvolvida durante os últimos 40 anos, tempo de atividade da Faculdade de Administração de Garanhuns – FAGA, comemorados em janeiro último.

Na oportunidade, a Presidente da Câmara e a Presidente em exercício da AESGA, Suiane Melo, iniciaram conversações que visam estabelecer um convênio entre as Instituições para prover descontos nas mensalidades daqueles servidores do Legislativo que estudam na IES.

“Foi uma conversa inicial de um processo que vai garantir uma tranquilidade financeira e melhor desempenho educacional aos nossos servidores uma vez que eles serão beneficiados com possíveis descontos na suas mensalidades já a partir do próximo semestre letivo”, pontuou a Parlamentar.

Vale ressaltar que o aprimoramento profissional e capacitação dos servidores do Legislativo Municipal são algumas das ações primordiais da administração da vereadora Carla de Zé de Vilaço, já que outros convênios com faculdades e cursos estão sendo trabalhados para que possam exercer esta finalidade com os funcionários da Casa Raimundo de Moraes.

A professora Suiane Melo, enalteceu a importância da parceria. “Nós já temos um edital de cooperação e convênios que é apresentado as instituições todos os semestres e desta forma, não vejo dificuldades em estabelecer, também com a Câmara de Vereadores, esta parceria. Isso é totalmente possível” destacou a Presidente em Exercício da AESGA.

Além da parceria visando os cursos de graduação, a conversa se estendeu para formalização do convênio para os cursos de pós graduação, nos mesmos moldes do que foi realizado recentemente junto ao Governo Municipal.

VEREADOR FAZ A DEFESA DO GOVERNO DE BREJÃO

Com o cumprimento dos três primeiros meses de gestão da Prefeita de todos os brejaoenses, Beta Cadengue, fica uma certeza: A oposição, que teve quatro anos para tentar mostrar o que sabia fazer e foi reprovada pela população nas urnas, ainda não teve a capacidade de desarmar o seu palanque.

Utilizando um espaço nesse blog do Jornalista Roberto Almeida, em matéria veiculada no último dia 27 de Março do corrente ano, que visivelmente mostra um jornalismo tendencioso, apoiador de um grupo político citado desde o período inicial daquele governo, utilizando-se de matérias patrocinadas que sempre tentavam beneficiar o mesmo, mas que não conseguiu transformar esse apoio em votos, venho eu,  no papel de Vereador legitimamente eleito e líder do Governo da Prefeita Beta Cadengue na Câmara Municipal, trazer a verdade em face das falsas declarações de uma oposição que ao invés de facilitar a transição do seu desgoverno, preferiu se reunir em torno de uma “confraternização” muito provavelmente regada a bebidas, o que certamente tirou-lhes o que ainda poderia restar de bom senso.

Os que se reuniram, chamados pelo jornalista desse blog de “lideranças”, de fato o são: LIDERARAM a maior destruição de bens públicos jamais vista no município, o que culminou com um comprovado rombo de mais de 4 milhões de reais nos cofres públicos (o que equivale a um milhão de reais a cada ano do desgoverno),  sem que nenhuma grande obra pudesse justificar esse astronômico valor; LIDERARAM ainda uma gestão irresponsável que privou de salários e direitos os servidores efetivos, ativos e inativos, que não tiveram seus salários do mês de Dezembro de 2016 pagos pela administração do ex-prefeito Ronaldo Ferreira de Melo; Líderes que não tinham influência alguma e que não souberam sequer buscar os recursos junto ao governo do Estado, para amenizar os problemas da falta de água. Resumindo: o que faltava à época era LIDERANÇA, CAPACIDADE DE GESTÃO, RESPEITO  e  HONESTIDADE com a população.

Comprovam sua pequenez reclamando das atuais cores dos prédios públicos, mas foram eles que coloriram de vergonha o nome do município. Falam da falta de emprego, mas a sua preocupação de fato sempre foi com o emprego de cada um deles, já que hoje voltaram a desocupação habitual, só que agora provavelmente endinheirados, o que justifica suas constantes “confraternizações”.

Portanto, enquanto a oposição à Prefeita Beta Cadengue se reúne nas Fazendas, para celebrar sabe-se lá o que (a derrota, talvez!), a prefeita, seus auxiliares e seu pai, o ex prefeito Sandoval Cadengue, que tem marcas positivas como gestor em outros períodos e hoje colabora como Secretário Municipal de Administração e com a sua influência junto ao Governo do Estado, vem cooperando com a prefeita, buscando recursos, abrindo portas e em apenas três meses conseguindo reajustar, ao seu lado, o rumo do município de Brejão.

Aos líderes que já não lideram, fica uma sugestão: Se amam verdadeiramente Brejão, apresentem as suas boas idéias de campanha à essa menina corajosa, que assumiu as irresponsabilidades de vocês ‘velhas raposas’ da política.  Certamente isso ajudará a toda a população e a vocês mesmos, que também habitam nosso querido município.

Vereador Lucivaldo Tenório (Cabeu) – Líder do Governo Beta Cadengue  

NOTA DO BLOG - O líder do Governo podia ter se limitado a fazer a defesa da administração, sem precisar atacar o jornalista, que cumpre seu papel e ouve os dois lados. O blog não tem envolvimento político no município, apenas recebeu algumas informações da oposição e publicou, assim como divulga agora a resposta dos governistas. Quem entende de política, mas não de jornalismo ou de sintaxe, devia se ater a sua área, pois evitaria cometer erros grosseiros de português. Apenas dois exemplos: 1) a crase usada antes do pronome essa é inaceitável; 2) a palavra ideia (ideias) não é mais acentuada, de acordo com a última Reforma Ortográfica Brasileira, que começou a ser implementada no Brasil em 2009, portanto há oito anos.

SIDNEY POITIER, PRIMEIRO NEGRO A GANHAR UM OSCAR

Por Altamir Pinheiro
Poitier, em fevereiro de 2017 completou 90 anos de idade.  Em 1963 fez história ao se tornar o PRIMEIRO ATOR NEGRO DA HISTÓRIA a receber o prêmio Oscar de melhor ator principal por sua performance no drama Uma Voz nas Sombras (Lilies of the Field) em 1963. Ao apresentar Sidney Poitier como ganhador da estatueta do Oscar, a consagrada atriz Ann Bancroft lhe deu um beijo na face, um gesto que causou escândalo entre o público mais conservador. Três anos depois, Poitier, contracenando com Katherine Houghton, protagonizaram uma das mais comentadas cenas, ao trocarem um ardente e prolongado beijo – o primeiro beijo inter-racial da tela cinematográfica – em Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967).
O chamado BLACK WESTERN num país racista tipo os Estados Unidos era coisa impensável, na década de 60,  um negro protagonizar um filme de Cawboy... Como diz o pesquisador e cinéfilo de bang bang Darci Fonseca, Nos anos 60 os Estados Unidos viram crescer as manifestações políticas pelos direitos civis e o mundo assistiu constrangido à morte do líder negro Martin Luther King. Muitos avanços ocorreram na sociedade norte-americana como reflexo dessa turbulência social e na década de 70 ocorreu a explosão dos chamados BLACK MOVIES(filmes com negros). JOHN FORD havia sido o diretor que mais incisivamente focalizou um personagem negro em um faroeste em “Audazes e Malditos” (1960) e o cinema teve que esperar até 1972 para ver produzido um autêntico Black Western.
No mundo artístico ninguém mais que HARRY BELAFONTE lutou pelos direitos dos afro americanos, que é como os negros de lá gostam de ser chamados.  Este consagrado cantor foi quem produziu, em 1972, “UM POR DEUS, OUTRO PELO DIABO”, contratando para estrelar esse western seu amigo de passeatas SIDNEY POITIER.  Esse primeiro verdadeiramente grande astro negro de Hollywood havia sido, em 1968, o campeão de bilheterias dos Estados Unidos estrelando os filmes “Adivinhe quem Vem para Jantar” e “Ao Mestre com Carinho nesses dois filmes Poitier personificou o negro digno e exemplar, produto tipicamente hollywoodiano.
O faroeste “UM POR DEUS, OUTRO PELO DIABO” tem história similar à do belíssimo “Caravana de Bravos”, de John Ford. Porém a saga das famílias negras atravessando desertos e toda sorte de perigos rumo ao desconhecido para fugir do terrível passado, dá lugar às aventuras da dupla Buck e o Reverendo. Aos poucos o filme de Sidney Poitier segue como modelo “BUTCH CASSIDY E SUNDANCE KID”, o western que dois anos antes obteve o mais retumbante sucesso que um faroeste havia alcançado na história do cinema. PAUL NEWMAN e ROBERT REDFORD disputam a preferência entre  Poitier e Belafonte, não faltando nem mesmo o elemento feminino na figura de Ruth (Ruby Dee), perfazendo um inequívoco triângulo amoroso. “UM POR DEUS, OUTRO PELO DIABO”, até hoje um faroeste único e que merece ser revisto nem que seja para rir um pouco com Harry Belafonte e para saber que os heróis nem sempre eram brancos.
Por se recusar sistematicamente a representar papéis com chavões ou clichês a ele oferecido como ator negro, Poitier tornou-se um pioneiro para si mesmo e para outros atores negros. À época recebeu indicação de Melhor Ator por sua atuação em Acorrentados (1958). Seu trabalho em filmes como Sementes da Violência fez dele o primeiro astro cinematográfico negro de destaque. Entretanto, o filme que consagrou definitivamente Sidney Poitier foi AO MESTRE, COM CARINHO (1967). Um jovem professor, Mark Thackeray, enfrenta alunos indisciplinados neste filme clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. Sidney Poitier tem uma extraordinária performance como um engenheiro desempregado que resolve dar aulas, num conhecido  bairro operário em Londres.
Da última geração de mitos do cinema, ainda com os pés no clássico, Poitier vê um tempo de transformações. As questões raciais eram levadas às telas. Nascido em Miami, ele logo sentiu os problemas da população negra nos Estados Unidos. Tentou ingressar no Teatro Americano Negro, ainda nos anos 40, só conseguindo na segunda tentativa. Eis os cinco filmes que tornaram SIDNEY POITIER o maior ator negro de todos os tempos: ACORRENTADOS, de Stanley Kramer; NO CALOR DA NOITE, de Norman Jewison; UMA VOZ NAS SOMBRAS, DE RALPH NELSON(Com a personagem Homer Smith, Poitier tornou-se o primeiro afro-americano a ganhar o Oscar na categoria principal); AO MESTRE, COM CARINHO, de James Clavell; ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR, de Stanley Kramer. O beijo entre a menina branca e seu noivo negro é visto pelo retrovisor do veículo, de forma distante. O impacto, na época, foi grande, ainda que hoje o filme pareça comportado demais.

Com ACORRENTADOS, vem a primeira indicação ao Oscar. A estatueta chegaria pouco depois, pelo seu papel em UMA VOZ NAS SOMBRAS, DE 1963, que marcou época. Um ator à altura de seus grandes filmes. Em 2002, a Academia Cinematográfica de Hollywood lhe conferiu o Prêmio Honorífico por sua obra, sempre representando a indústria do cinema com dignidade, estilo e inteligência. Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em Hollywood Boulevard. Poitier foi embaixador das Bahamas no Japão e na Unesco, além de ter recebido em 2009, das mãos do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Medalha Presidencial da Liberdade, a condecoração civil mais importante do país.
CLIC aqui para assistir ao TRAILER  e  entender o contexto histórico da época do filme ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR.          É um filme que funciona apenas quando você tem ideia do contexto histórico: Em 1967 17 estados americanos ainda proibiam o "casamento inter-racial''.   Spencer Tracy e Katherine Hepburn (que foi premiada com o OSCAR por sua atuação) estão inesquecíveis como os atônitos pais, neste filme de 1967 que é um macro sobre as questões de miscigenação racial no casamento.

MOTORISTAS INSISTEM EM TRAFEGAR NA CONTRAMÃO

Leitor que se identificou como Marcos, informa que muitos motoristas continuam trafegando na Rua São Miguel, no sentido centro-subúrbio,  que agora é contramão. Um alerta foi dado pelo blog desde a segunda-feira, mas o problema persististe.

O garanhuense, preocupado com a desobediência às novas normas do trânsito para a área da Boa Vista, sugere que o pessoal da AMSTT faça blitzs no local, principalmente após às 17h.

As mudanças no trânsito da Boa Vista foram adotadas desde a semana passada. Os guardas inicialmente estavam apenas fazendo orientação aos motoristas. Desde a última segunda-feira, no entanto, quem infringir às leis será multado e perderá pontos na carteira. 


Com a insistência dos motoristas em trafegar na contramão, mesmo sob o risco de multas e outras penalidades, acidentes poderão acontecer na São Miguel e ruas em volta,  que também foram afetadas pelas mudanças no trânsito.

GOVERNADORES DIVULGAM "CARTA DE FORTALEZA"

Reunidos na cidade de Fortaleza (CE), no dia 29 de março de 2017, os governadores do Nordeste debateram a situação fiscal, previdenciária e social que aflige as populações dos estados nordestinos. A partir de uma análise sobre os números do chamado “déficit da previdência”, ficou evidenciado a necessidade de discutir e propor uma solução para o problema que não penalize os mais pobres e as mulheres. 

O sistema previdenciário brasileiro envolve uma parte significativa de seguridade social, que é responsável por garantir uma vida mais digna a milhões de brasileiros. Portanto, existe concordância com a necessidade de implantar medidas para reformar a previdência brasileira, mas preservando a cidadania, o bem-estar social, protegendo especialmente os trabalhadores rurais, as mulheres e o acesso aos Benefícios de Prestação Continuada (BPC). 

No encontro, foi apresentada uma proposta que consegue equilibrar a previdência dos Estados e, ao mesmo tempo, minimizar o grave problema fiscal do pacto federativo brasileiro. Todos os Governadores presentes firmaram um pacto em defesa da redistribuição das “contribuições sociais” - PIS, Cofins, CSLL -  com estados e municípios. É uma saída plenamente possível e responsável que reequilibra as contas públicas dos estados nordestinos e possibilitará a retomada imediata de investimentos públicos. Nos últimos 50 anos houve uma redução de 40% na participação dos estados do chamado “bolo tributário”. A Constituição de 1988 descentralizou despesas – saúde, segurança e educação, principalmente –, porém manteve a concentração da receita na União. O processo de aumento de impostos no Brasil – tão criticado por vários setores da sociedade – se deu nas chamadas contribuições sociais, que não são repartidas com estados e municípios. Agora, é o momento oportuno para construir uma proposta que promova o desenvolvimento sustentável e inclusivo. 

Além destes dois pontos centrais, foram elencados como matéria importante para o Governo Federal deliberar imediatamente: 

a) A obtenção imediata do alongamento das dívidas do BNDES sem diferenciação de fontes, incorporando todas as linhas de financiamento;

b) Liberação dos empréstimos já autorizados em 2016;

c) a convalidação dos incentivos fiscais, fazendo a transição para um sistema que acelere o crescimento econômico das regiões Norte-Nordeste;

d) Apoio à Emenda Constitucional que autoriza a securitização da Dívida Ativa do setor público brasileiro;

e) O não contingenciamento das obras hídricas no orçamento do Governo Federal; 

f) Ampliar as fontes de financiamento à saúde, assegurando aos menos favorecidos o direito garantido pela Constituição Federal; 

g) Liberação da bolsa estiagem e também a suspensão dos pagamentos das dívidas dos agricultores afetados pela seca; 

h) Garantir a imediata realização dos leilões de energia solar e eólica suspensos em dezembro de 2016, e apoio a projeto para partilha das receitas de Energias Renováveis beneficiando estado e município da origem da energia; 

Os Governadores entendem que estas medidas são essenciais para a retomada rápida do processo de geração de emprego e redução das desigualdades no Nordeste. 



Camilo Santana 
Governador do Estado do Ceará


Paulo Câmara
Governador do Estado de Pernambuco


Robinson Faria
Governador do Estado do Rio Grande do Norte


Ricardo Coutinho 
Governador do Estado da Paraíba 


Wellington Dias
Governador do Estado do Piauí


Renan Filho 
Governador do Estado de Alagoas


Belivaldo Chagas

Vice-Governador do Estado do Sergipe

*Foto: JC Online