Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

IZAÍAS COMEÇA DE FATO O 2º MANDATO NESTA QUARTA

Depois de 15 dias ausente do município, por motivo de viagem, o prefeito Izaías Régis (PTB), que já está no Recife, retorna hoje à noite a Garanhuns e amanhã pela manhã reassume a titularidade do mandato, que estava sendo exercido interinamente pelo vice, Haroldo Vicente (PSC).

O prefeito deve chegar ao Palácio Celso Galvão logo pela manhã, às 10h30 participa da abertura do Ano Legislativo, na Câmara Municipal, devendo depois retornar ao seu gabinete.

À noite, às 18h30, Izaías prestigia a abertura do Ano Letivo, na AGA, juntamente com a Secretária de Educação, Kauely Almeida, diretores de escolas e professores da Rede Municipal.

Durante a ausência do prefeito houve um pequeno “desencontro”, entre o vereador/professor Márcio e a Secretaria de Educação, mas logo os dois sentaram, conversaram e o problema foi superado.

Pelas redes sociais, alguns garanhuenses, usando o próprio nome ou através de fakes, atacaram o gestor e até pessoas de sua família. É provável que ao reassumir o cargo Izaías imponha seu estilo e corte pela raiz essa tentativa da oposição em desgastar sua imagem.


Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, começa de fato a segunda gestão do petebista.

PREFEITURA DE CAPOEIRAS DIVULGA NOTA À IMPRENSA SOBRE ACIDENTE COM ÔNIBUS ESCOLAR

Foi divulgado na manhã de hoje (31) uma nota de esclarecimento assinada pela prefeita de Capoeiras, Neide Reino, onde ela agradece os órgãos que prestaram ajuda as vítimas do acidente e explica o uso por parte da prefeitura local de um ônibus escolar no transporte de pacientes que fazem hemodiálise em Garanhuns. Abaixo a nota da prefeitura enviada ao blog:


Nota da Prefeitura Municipal de Capoeiras
A prefeitura de Capoeiras na pessoa da Prefeita Neide Reino, junto aos seus secretários municipais vem a público agradecer a todos os que direta ou indiretamente auxiliaram no resgate das vítimas do grave acidente ocorrido na tarde de ontem. 

Agradecimento especial aos municípios que prontamente disponibilizaram suas ambulâncias, a V GERES, aos profissionais de saúde, que saíram de seus consultórios ou retornaram de viagens para ajudar no socorro às vítimas, aos órgãos do Governo do Estado, Polícias, Corpo de Bombeiros e em especial ao Hospital Regional Dom Moura que não mediram esforços em ajudar.

Estamos dando toda a assistência necessária às vítimas e aos seus familiares e aguardamos as investigações das causas do acidente, para posteriormente tomarmos as providências cabíveis.
Lamentamos muito o ocorrido que vitimou 21 pessoas, sendo internas 16 no Hospital Regional Dom Moura, e transferidas 03 para o Hospital da Restauração, em Recife e 01 para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Infelizmente 01 das vítimas veio a óbito no local. Permanecem internadas 10 pessoas, das quais: 07 no HRDM, 02 no HR e 01 no HRA, todos estáveis sem risco de morrer. Os demais, 10 pessoas, já tiveram alta hospitalar.

Prestamos nossas condolências aos familiares do Sr. José Nildo Avelino Barros, vítima fatal, e nos solidarizamos, dando total apoio no que precisar de nós, seja como instituição ou como pessoas.
Por fim, informamos que o transporte estava sendo feito pelo ônibus escolar devido o veículo que transporta os pacientes da hemodiálise encontrar-se em manutenção, porém amanhã o mesmo estará retornando às viagens normalmente.

Sem mais, colocamo-nos a disposição.
Lucineide Almeida

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA "ESQUEMAS" DO PSB

Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 31, a operação Vórtex, desdobramento da operação Turbulência, que investiga indícios de corrupção na compra do avião que transportava o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, do PSB, que caiu em agosto de 2014, em plena campanha presidencial.
Cerca de 30 policiais federais cumprem 10 ordens judiciais no Recife, entre mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva. Indícios de corrupção, direcionamento de licitação e lavagem de dinheiro foram descobertos durante a análise de contas bancárias das pessoas físicas e jurídicas utilizadas para a compra do avião.
Os investigadores descobriram que uma das empresas que ajudou a pagar a aeronave possui contratos milionários com o governo de Pernambuco e suas doações a campanhas políticas aumentaram de forma exponencial nos últimos anos.
DELAÇÃO - O empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, apontado como operador de propinas do PSB e de campanhas políticas do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) – falecido em um acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014 – firmou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) dentro do escopo da investigação da Operação Turbulência. O depoimento de Lyra, que se apresentou formalmente como o único comprador da aeronave, poderá implodir parte da cúpula do PSB uma vez que tem o potencial de alcançar governadores, senadores, deputados e prefeitos.
Além de Lyra, os empresários Eduardo Freire Bezerra Leite e Apolo Santana Vieira também fizeram acordos de delação com o MPF. Os três foram investigados em função do arrendamento do avião Cessna Citation PR-AFA que caiu em Santos (SP) e matou Campos e todas as demais pessoas que viajavam na aeronave. Ao investigar a propriedade do avião, os investigadores chegaram a uma rede de empresas de fachada que eram empregadas para lavar dinheiro de origem ilícita.

O dinheiro seria originário de desvios e corrupção em contratos da Petrobras e de obras públicas, como a transposição do Rio São Francisco, por meio de empreiteiras como Camargo Corrêa e OAS. Parte dos resultados das investigações foi repassada para os investigadores que atuam na Operação Lava Jato.
*Fonte: Pernambuco 247

ÔNIBUS DE CAPOEIRAS ERA USADO IRREGULARMENTE

O acidente envolvendo o ônibus da Prefeitura de Capoeiras, ocorrido ontem, na BR-424, além de causar a morte de uma pessoa e deixar 20 feridos, pode dar processo por improbidade administrativa contra a atual administração do município.

É que o veículo,  que estava sendo usado para transportar pacientes para fazer hemodiálise em Garanhuns,  foi comprado com recursos do FNDE e deve ser utilizado exclusivamente como transporte escolar, conforme resolução do próprio Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação.

O ônibus envolvido no acidente, portanto, estava desviado de sua finalidade.

Abaixo, um trecho da resolução do FNDE sobre o uso de veículos adquiridos pelo programa Caminhos da Escola:

Ônibus, bicicletas e embarcações do programa Caminhos da Escola adquiridos por prefeitos e governadores de todo o país devem ser usados exclusivamente no transporte de estudantes das redes públicas.

Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), limita o uso dos veículos à participação de estudantes em atividades educacionais – ir e voltar da escola e acesso a atividades externas pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano da unidade de ensino.

Além de estabelecer os critérios do uso dos veículos Caminhos da Escola, programa do Governo Federal, a resolução estabelece que, sem prejuízo ao atendimento dos alunos residentes nas zonas rurais e matriculados em escolas públicas, a prefeitura ou estado pode usar ônibus lanchas, barcos ou bicicletas no transporte escolar urbano, desde que seja regulamentado.


A manutenção de ônibus e embarcações, segundo a resolução do MEC, é de responsabilidade exclusiva do estado ou prefeitura detentor da posse do veículo.

*O espaço do blog está aberto à Prefeitura de Capoeiras para qualquer explicação sobre o fato.

AUDÁLIO RAMOS RECEBE PRESIDENTE DO PSDC

Presidente do PSDC em Garanhuns, o vereador Audálio Ramos reúne filiados e lideranças do partido, nesta terça-feira (31), no prédio da Câmara Municipal do Município.

O encontro contará com a participação do presidente estadual do PSDC, Geraldo Queirós. 

Na oportunidade, serão discutidas pautas relevantes para Garanhuns, segundo adiantou Audálio.

A vinda de Geraldo Queirós tem o objetivo de fortalecer a sigla para as próximas eleições na região, a partir do nome de Audálio Ramos Filho, considerado um político de grande expressão da legenda no interior pernambucano.

Audálio foi presidente da Câmara Municipal de Garanhuns nos dois primeiros anos da gestão de Izaías Régis (PTB) e alguns aliados do gestor consideram o nome do vereador como uma boa opção do grupo governista para a disputa de deputado estadual.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

ACIDENTE COM PACIENTES DE CAPOEIRAS NA BR 424

Um grave acidente aconteceu na tarde de hoje na BR-424, na saída de Garanhuns para Caetés envolvendo um ônibus da prefeitura de Capoeiras. 

Informações preliminares dão conta que o motorista perdeu o controle da direção no momento em que chovia muito, vindo a capotar.

Já se sabe que há vítima(s) fatal(is), mas o número exato ainda é incerto. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Dom Moura pelas ambulâncias e pelos veículos do SAMU das prefeituras de Capoeiras e Caetés.


O ônibus da prefeitura estava voltando de Garanhuns para Capoeiras com pacientes que fazem hemodiálise no Hospital Perpétuo Socorro na Suíça Pernambucana. 

Quando foi dada a notícia, em Capoeiras os parentes das pessoas que estavam no ônibus se desesperaram, só se acalmando depois da confirmação que os mesmos estavam bem.

PREFEITO GEOVANI REFORÇA PROGRAMA MAIS MÉDICOS

O prefeito de Itaquitinga, Geovani de Oliveira Melo (PMN) recebeu na Base Aérea do Recife, nesta segunda-feira, dia 29, a Dra. Yaima Fernandez Rosello, do programa MAIS MÉDICOS. Ela irá atuar no município administrado pelo garanhuense,  lotada no PSF de Chã de Areias.

Dr. Geovani, como é chamado carinhosamente pelo povo de Itaquitinga, foi o único prefeito a estar presente na base aérea,  na recepção aos médicos que vão atuar em diferentes municípios do Estado. “Estamos trabalhando muito para que a população de Itaquitinga tenha mais saúde e paz”, comentou o prefeito, ainda no aeroporto. 

*Na foto a secretária Fatima Dantas, Tereza - coordenadora do programa de saúde na cidade - e Dra. Yaima Fernandez Rosello, de azul,  ao lado do gestor. 

PREFEITURA DE ANGELIM INICIA RECADASTRAMENTO

A Prefeitura de Angelim está convocando os funcionários da ativa do município para o processo de recadastramento, que será feito a partir desta segunda-feira, dia 30 de janeiro, até o dia 20 de fevereiro.

O trabalho de recadastramento seguirá o seguinte planejamento :

     a)   Servidores da Secretaria de Educação – de 30/1 a 3/2;
     b)  Servidores da Secretaria de Saúde – de 6/2 a 8/2;
     c)   Servidores da Ação Social – dias 9 e 10 de fevereiro;
     d)  Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Rural – 
       dias 13 e 14 de fevereiro;
     e)   Secretarias de Finança e Administração – dias 15 e 16 de fevereiro.

O recadastramento dar-se-á mediante o comparecimento do servidor junto ao Departamento de Pessoal da Secretaria de Administração, munido de cópias dos seguintes documentos:

I – Documento de Identidade reconhecido em todo território nacional, com fotografia ou comprovante de registro em órgão de classe, quando se tratar de profissão regulamentada;
II – Cadastro Nacional de Pessoa Física – CPF;
III – Comprovante de residência atualizado;
IV – Certidão de nascimento de filho de até 14 anos de idade, quando houver;

*O Servidor Público que sem justificativa deixar de se recadastrar, no prazo estabelecido,  terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis;

- O pagamento a que se refere o parágrafo anterior será restabelecido quando da regularização do servidor;

- Sujeitar-se-ão à responsabilização administrativa e penal, conforme o caso, os servidores e empregados públicos municipais que prestarem informação falsas ou omitirem dados relevantes para efeitos do decreto municipal.

SECRETÁRIA CONVIDA PARA ABERTURA DO ANO LETIVO

A nova secretária de educação de Garanhuns, professora Kauely Almeida, comanda na próxima quarta-feira, dia primeiro de fevereiro, a partir das 18h30, a solenidade de abertura do ano letivo 2017.
O ato será realizado na sede da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), com a participação de toda equipe da educação, diretores de escola, professores e possivelmente a presença do prefeito Izaías Régis, que já terá retornado à cidade e reassumido o comando do município.
A programação da abertura do ano letivo de 2017, elaborada pela Secretaria, é a seguinte:
18h30 – Acolhida
19h – Abertura e Benção dos Professores
19h30 – Composição da mesa
20h30 – Apresentação Cultural
21h – Premiação dos Professores (Educação com Energia 2016)
21h15 – Ginástica Laboral
21h30 – Lanche

Encerramento

PROFESSORA CRIA PROJETO PARA EMBELEZAR ESCOLA

Professora da Rede Municipal em Garanhuns, Aguida Belo idealizou o projeto “Acolhendo com Amor – Uma escola sustentável e colorida”, que tornou mais bonito o educandário Gabriela Mistral, na Rua Capitão Tomás Mais, centro da cidade.

O painel, feito pelo artista plástico Geneilson Maraba, deixou a comunidade feliz, elevando a auto estima de pais e alunos.


Aguida é uma professora que ama sua profissão e acredito que levou à frente essa ideia tendo o apoio da Secretaria de Educação do Município.

TEMER E MENDONÇA FILHO INAUGURAM OBRAS NO ESTADO

O presidente Michel Temer (PMDB) visita Pernambuco nesta segunda-feira, passando pelos municípios sertanejos de Floresta e Serra Talhada.

No primeiro município, Temer inaugura uma estação de bombeamento do projeto de transposição do Rio São Francisco, a partir das 9h30.

Em Serra Talhada, acompanhado do Ministro da Educação, Mendonça Filho, o presidente vai inaugurar o novo campus do Instituto Federal do Sertão, às 11h.

O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhará toda a agenda de Michel Temer no Estado.

PARA QUE SERVE A CRISE?


Por Adelson do Vale

Afinal de contas você já se perguntou pra que serve a crise?

Bom, segundo o gestor de Recursos Humanos e professor acadêmico George Silva, a crise serve para você aprender  a crescer e não errar mais.

Pois é,  a crise,  ainda segundo o professor, serve para evoluir,   e principalmente para unir as pessoas num mesmo objetivo e foco,  tornando-as mais solidárias.

Exatamente! O ilustre professor tem razão! Como ele mesmo afirma: é hora de deixar o egoísmo e o orgulho de lado e pôr a mão na massa,  em prol dos mais necessitados. Por outro lado,  os economistas defendem que apesar de deixar um rastro de destruição na economia e milhares de trabalhadores tenham perdido seus empregos, a crise ainda pode ser benéfica.

Vamos por parte: Enquanto muita gente perde dinheiro na hora da crise, outras pessoas aproveitam as dificuldades para ganhar dinheiro. Isso faz parte de um jogo chamado mercado financeiro e ainda há um mercado de bens e serviços que está em alta. Por exemplo: o setor turístico desde dezembro que está aquecido com visitantes estrangeiros, em janeiro o setor continua faturando alto com a temporada de férias, além de estarmos chegando em fevereiro mês do carnaval com seus atrativos.

São praticamente três meses com a economia desse setor aquecido e onde há carnaval o comércio lojista, restaurantes, hotéis e pousadas se mantêm movimentados. A indústria de cosméticos também permanece aquecida, porque sua clientela não deixou de comprar ou sequer diminuiu o consumo.

Você pode está imaginando que aprender com a crise não é tarefa fácil.  Sim com isso eu até concordo, para se abrir um pequeno negócio é preciso uma consultoria, que vai fazer uma pesquisa de mercado e vai lhe guiar por qual o setor hoje se pode chegar sem o risco de quebrar.


Quantas pessoas perderam empregos e deram a volta por cima abriram um pequeno negócio, ganharam experiência no mercado e se tornaram empresários de sucessos?

*Imagem: Google.

TONHO DE LULA BUSCA PARCERIAS EM PETROLINA

O prefeito de Iati, Antônio de Lula (PSB), acompanhado do secretário e do diretor de Agricultura do município foi até a sede da Codevasf, em Petrolina, em busca de parcerias para o seu município. 

Em tempos de crise econômica e estiagem prolongada, os gestores precisam mesmo buscar alternativas e usar da criatividade.

CRIANÇAS DE SÃO PEDRO TÊM OFICINAS DE ARTESANATO


As atividades com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo,  do ano de 2017,  foram iniciadas no distrito de São Pedro, onde funciona um núcleo do Cras Heliópolis. 

O programa faz parte do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O curso “Arte em Jornal” foi dado entre a terça-feira (24) e a quinta-feira (26), contando com cerca de 30 alunos, de 5 a 17 anos, que aprenderam a produzir artesanato com material reciclável, neste caso, jornais antigos.

O professor José Iranildo Marcelino, explica como funciona a oficina. “O curso “Arte em Jornal” é para mostrar para as crianças e adolescentes uma forma de reciclar e, também, de aprender a arte e o que fazer com aquele material que poderia ter sido jogado fora e prejudicado a natureza. Além desses fatores, também tentamos resgatar um pouco da história, fazendo artesanatos que remontam à nossa cultura e região”, afirma.


O oficineiro de 39 anos conta que dá aulas desde 2012 e já ministrou diversos cursos para crianças, adolescentes e idosos que fazem parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Garanhuns. “É um trabalho muito bom que a gente tenta levar em todas as comunidades e distritos de Garanhuns. É um serviço maravilhoso e muito gratificante para toda a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, nossa maior satisfação é fazer com essas crianças tenham lazer e novos aprendizados”, comentou 
As atividades com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo,  do ano de 2017,  foram iniciadas no distrito de São Pedro, onde funciona um núcleo do Cras Heliópolis.

O programa faz parte do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O curso “Arte em Jornal” foi dado entre a terça-feira (24) e a quinta-feira (26), contando com cerca de 30 alunos, de 5 a 17 anos, que aprenderam a produzir artesanato com material reciclável, neste caso, jornais antigos.

O professor José Iranildo Marcelino, explica como funciona a oficina. “O curso “Arte em Jornal” é para mostrar para as crianças e adolescentes uma forma de reciclar e, também, de aprender a arte e o que fazer com aquele material que poderia ter sido jogado fora e prejudicado a natureza. Além desses fatores, também tentamos resgatar um pouco da história, fazendo artesanatos que remontam à nossa cultura e região”, afirma.

O oficineiro de 39 anos conta que dá aulas desde 2012 e já ministrou diversos cursos para crianças, adolescentes e idosos que fazem parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Garanhuns. “É um trabalho muito bom que a gente tenta levar em todas as comunidades e distritos de Garanhuns. É um serviço maravilhoso e muito gratificante para toda a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, nossa maior satisfação é fazer com essas crianças tenham lazer e novos aprendizados”, comentou

*Texto e fotos de Daniela Batista, da Secretaria de Comunicação.

domingo, 29 de janeiro de 2017

BATATA ACHA QUE BISPO COMETEU GAFE EM CAPOEIRAS

O ex-deputado federal Carlos Batata (DEM) acha que o bispo da Diocese de Garanhuns, Dom Paulo Jackson, cometeu uma “gafe” quando do sepultamento do Monsenhor Geraldo, no dia 13 de janeiro passado. Apesar de ter tido seu nome citado pelo líder religioso, na ocasião, o político do democratas considera desrespeitosa com a memória do pároco capoeirense o fato de ter sido cedida a palavra a prefeita Neide Reino (PSB) para falar em nome do povo do município, “quando se sabe que o sacerdote não mantinha boas relações com o grupo que está no poder.

Segundo o ex-prefeito, são muitas as pessoas do município que discordaram da atitude do bispo, “permitindo que se fizesse política no enterro de um homem que era venerado pela população como líder religioso”.

Ele disse que não tocou nessa questão antes por ser um assunto delicado, preferindo guardar silêncio até hoje como maneira de preservar a memória de padre Geraldo, que esteve à frente da paróquia de Capoeiras durante 45 anos.

“Mas como são muitas as pessoas que reclamaram diretamente a mim da gafe cometida naquele dia, dando voz aos que tanto atacaram o monsenhor nos seus últimos anos de vida, fica aqui registrado o meu protesto e expressa minha solidariedade  aos católicos capoeirenses”, comentou Carlos Batata, para quem o bispo deve unir os fiéis e não ajudar a separá-los, tomando partido.

O ex-prefeito acha que o mais indicado para falar pela população no dia do sepultamento do monsenhor, seria uma pessoa da igreja, amiga do padre, como por exemplo a professora Nazaré. “Neste caso todos ficariam satisfeitos e não haveria motivo para críticas”, finalizou.

A prefeita Neide Reino, no dia em que usou da palavra, junto ao caixão do Monsenhor Geraldo, reconheceu que tivera desentendimentos com o pároco, mas garantiu que estes estavam superados. Lembrou, inclusive, que outros dirigentes do município em determinado momento não se deram bem com o padre e depois ficaram amigos.

O ex-prefeito Zezinho e o próprio Carlos Batata tiveram conflitos com o sacerdote, porém depois passaram a “caminhar juntos”.

Os três últimos bispos de Garanhuns – Dom Irineu, Dom Fernando e agora Dom Paulo – adotaram medidas para inibir que os padres entrassem na política.  Críticas como essa do ex-deputado poderiam ser evitadas se determinados gestos não fossem praticados  num município dividido politicamente.

Na última eleição realizada em Capoeiras, Neide Reino venceu a eleição, porém o representante da oposição teve aproximadamente 48% dos votos.

MUROS DA VERGONHA

Muro da Cisjordânia

O presidente Donald Trump já informou o mundo que pretende construir um muro separando os EUA do México, para evitar que pessoas do país vizinho continuem migrando em direção ao império do norte.

Não é uma ideia muito original, nem é a primeira vez que americanos procuram causar mal aos mexicanos.

Até nas revistas em quadrinhos se conta a história de como os Estados Unidos roubaram partes importantes do México e o anexaram ao seu território.

Quanto à obra de concreto a ser realizada, isolando a nação pobre da rica, Donald Trump, um direitão dos piores que já surgiu na face da terra, de certa forma copia os comunistas da antiga Alemanha Oriental, que em 1961, no auge da Guerra Fria, ergueram o Muro de Berlim, apelidado depois de “Muro da Vergonha”.

Ele dividiu Berlim ao meio, separou famílias inteiras, evitou que os comunistas fossem ver os encantos do capitalismo, bem pertinho, na Alemanha Ocidental, e provocou algumas dezenas de mortes. Alguns na tentativa de fuga escaparam com vida, mas feridos ou mutilados.

O Muro de Berlim foi derrubado com alegria pelo povo alemão em 1989 e apressou o fim do império soviético, que já vinha dando sinais de fadiga e foi transformado pela ação renovadora de Mikhail Gorbatchev.

Em 2002, mais de 10 anos depois da derrubada da barreira que separava as duas Alemanhas, começou a construção do Muro de Israel ou da Cisjordânia, um projeto visando distanciar os árabes dos judeus.

Alvo de críticas, principalmente à esquerda, o muro defendido pelos israelitas gerou desde o começo uma grande polêmica tanto no Oriente Médio quanto fora dele, sendo apenas um dos inúmeros episódios que marcam o conflito e oposição entre Israel e Palestina.

A obra foi idealizada pelo primeiro-ministro israelense Ariel Sharon (já falecido), sob a justificativa de estabelecer uma “zona de segurança” para os judeus.

Os três muros – o de Berlim, de Israel e o de Trump – são igualmente vergonhosos. São monumentos à estupidez e beligerância.



Acredito que o mundo precisa de paz, de gestos de entendimento, de diálogo, e essas obras para separar as pessoas vão noutro sentido, terminando por não trazer benefício para nenhum dos lados, mesmo que se leve tempo para perceber essa realidade.

Abaixo os muros dos tiranos e dos brutamontes!
Antigo Muro de Berlim

VEREADOR ESTÁ DE BOA COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

O Professor Márcio, vereador de Garanhuns, confessa que ficou surpreso ao ser veiculada no blog a informação a respeito do episódio envolvendo ele e a Secretária de Educação do Município, Kauely Almeida.

Ele garante que em nenhum momento se sentiu desprestigiado pela Secretária e confirma a versão da professora que não foi pessoalmente ao setor de Educação da Prefeitura, tentando marcar uma audiência através de um assessor.

“Como professor, sei o quanto deve ser corrido esse momento de troca de equipe, junto ainda com todas as demandas para o início das aulas, o que deve estar deixando a Secretária com a agenda completamente lotada”, salientou o vereador.

Márcio diz que não autorizou a divulgação das informações pelo blog envolvendo o seu nome.

Neste ponto o vereador revela um enorme desconhecimento sobre o que é jornalismo e a respeito do papel da imprensa.

Um repórter, radialista ou blogueiro não precisa de autorização de vereador, deputado, prefeito, governador ou presidente da República para publicar um fato envolvendo um desses personagens.

São figuras públicas e por isso estão expostas à divulgação dos atos ligados à sua atividade, quer sejam positivos ou negativos.

No Brasil ainda existe liberdade de imprensa, felizmente,  no tempo da ditadura militar é que para se publicar uma notícia precisava da autorização dos generais de plantão.

A notícia sobre a tentativa do vereador ser recebido pela secretária e ter de esperar até o dia 13 de fevereiro chegou aos blogs porque o próprio Professor Márcio andou se queixando na Câmara.

Diversas pessoas ouviram suas queixas, inclusive seus colegas de casa. Pelo menos um deles saiu ecoando as informações aos quatro ventos.

O blog teve seis fontes fidedignas para atestar a veracidade do fato. Bastava uma, desde que merecesse crédito.

Tem outra: A constituição brasileira assegura o sigilo da fonte até perante um juiz.

Então me reservo o direito de preservar minhas fontes, adiantando apenas que dentre elas tem colega de profissão, irmão de vereador, funcionário da Câmara e até mesmo vereador.

Quando o vereador Márcio estava na cozinha da Casa Raimundo de Moraes contando sua história achou que suas palavras não iam chegar ao conhecimento público? Pensou que suas queixas não teriam consequência?

A notícia foi dada de modo respeitoso, simpática ao vereador e o grande prejudicado com sua divulgação foi a Secretária de Educação. Esta, no entanto, soube se explicar, foi convincente e agindo com transparência e a verdade não permitiu que sua imagem ficasse arranhada no município.

Quanto ao vereador, precisa saber que uma Câmara de Vereadores é bem diferente de uma sala de aula, na política não se pode falar demais nem cometer deslizes e um parlamentar precisa ter a mínima noção sobre as nuances da política e da imprensa.

Agradeço ao Professor Márcio, que em mensagem enviada através de e-mail me considera um jornalista respeitado – e sou mesmo, pois são quase 40 anos de profissão, exercendo a atividade com paixão e seriedade, levando em conta em primeiro lugar os interesses da coletividade – e estou à disposição para divulgar o seu trabalho, assim como dos demais vereadores, e desfazer “mal entendidos”, para usar aqui a expressão da professora Kauely Almeida.

*Foto reproduzida do Blog de Kléber Cisneiros

** A expressão "está de boa" é muito usada pelos jovens, nos dias de hoje, normalmente para dizer que está tudo resolvido ou tudo bem.

sábado, 28 de janeiro de 2017

SECRETÁRIA EXPLICA MAL-ENTENDIDO COM VEREADOR

Secretária de Educação do Governo Izaías Régis desde o início da nova gestão, a professora Kauely Almeida, esclareceu ao blog, em conversa pelo telefone, o “mal-entendido” entre ela e o vereador Cláudio Humberto Bispo, conhecido como Professor Márcio.

Conforme divulgamos logo cedo, o vereador andou se queixando nos corredores, nos gabinetes e até na cozinha da Câmara Municipal, por ter tentado conversar com a Secretária de Educação do Município sem ter conseguido. Esta só poderia recebe-lo depois do dia 13 de fevereiro, fato que o deixou aborrecido, conforme diversas pessoas puderam observar nas dependências do prédio da Casa Raimundo de Moraes.

Kauely, no entanto, explicou que o vereador não foi ao seu gabinete e sim mandou um assessor telefonar pedindo a audiência.

O telefonema foi atendido pela funcionária da Secretaria da Educação, de nome Socorro, que por conta da agenda cheia da professora Kauely explicou que ele só poderia ser atendido a partir da data citada acima.

A secretária lembrou que início de ano letivo é muito complicado e que são muitos os afazeres de todos da equipe da educação. A Rede Municipal de Ensino está sendo reorganizada, está sendo feita uma preparação da abertura das aulas e muitas pessoas procuram seu gabinete todos os dias. "Para piorar a situação, tivemos até o caso de um assalto numa escola", ressaltou.

Ela deixou claro que se o vereador mesmo tivesse ido à secretaria teria sido recebido na hora, sem nenhuma burocracia, “até porque seria uma oportunidade de conhecê-lo pessoalmente”.

Kauely Almeida fez questão de frisar que é professora e procura sempre ser educada com todas as pessoas, fazendo questão de atender todo mundo bem, seja vereador ou cidadão comum.

“Como secretária mesmo já recebi os vereadores Zaqueu, Ary, Luzia, e Marinho e hoje à tarde conversei com o próprio Professor Márcio”, revelou.

A nova Secretária de Educação disse que a partir da conversa que teve hoje com Márcio, em seu gabinete, ficou claro que tudo não passou de um “mal entendido”, que poderia ter sido evitado se ele mesmo tivesse ido antes ao seu local de trabalho.

Kauely foi muito educada na conversa com o editor do blog, deixando ótima impressão.  Não pareceu de nenhuma forma uma pessoa a quem o cargo subiu a cabeça.

Consciente de que a função que ocupa é transitória,  frisou que as novas atribuições são uma novidade em sua vida, porque está acostumada mesmo é com a sala de aula.


Enfatizou ainda que o trabalho a ser executado no Governo de Izaías Régis em sua área será feito em equipe, com uma nova proposta,  visando melhorar a qualidade de ensino em Garanhuns.

SIVALDO E ZAQUEU PODEM DISPUTAR PARA DEPUTADO

O ex-vereador Sivaldo Albino (PPS) perdeu a eleição para prefeito de Garanhuns, mas está sendo prestigiado pelo governador Paulo Câmara. Já nomeou diversas pessoas para cargos importantes da máquina estadual e também conseguiu empregar alguns moradores da cidade em funções mais modestas. Seu irmão, Johnny, deve assumir também um espaço importante na gestão do PSB.

Na cidade se comenta que o ex-parlamentar, animado pelo respaldo do governador (candidato à reeleição), se prepara para disputar o mandato de deputado estadual fazendo dobradinha com João Campos, filho de Eduardo, que vai tentar uma vaga na Câmara Federal.

Além de Sivaldo, quem também está determinado a tentar outra vez um assento na Assembleia Legislativa é o vereador Zaqueu Lins (PRB). Ele espera contar mais uma vez com o apoio do prefeito Izaías Régis (PTB) e acha que no próximo ano, com a possibilidade de unir toda a Câmara Municipal e conseguir apoios expressivos em outros municípios da região, será possível retomar a cadeira de Garanhuns na Casa de Joaquim Nabuco.


Zaqueu não teve a votação esperada para vereador porque fez uma campanha um tanto tímida, confiando que seria o mais votado. Mas está consciente de que o pleito para o Legislativo Municipal é diferente da disputa estadual. Se tiver os apoios que espera e fizer uma campanha arrojada realmente tem chances.

GRAVE ACIDENTE PROVOCADO POR UM CAVALO MATA MOTORISTA DE AMBULÂNCIA DE CAETÉS

Por Junior Almeida

Geralmente não publicamos notícias de mortes violentas ou acidentes em nosso espaço virtual, sendo essa linha dos blogs companheiros Agreste Violento e Arlete Santos, mas um acidente ocorrido em Lajedo nessa madrugada nos chama a atenção, pela forma banal e de certa forma irresponsável que aconteceu.

O motorista de ambulância de Caetés, José Luiz da Silva de 45 anos, conhecido na cidade por Irmão Lucas, e a técnica em enfermagem Guiomar Correia Paixão de 43 anos, estavam vindo de Recife para Caetés, depois de terem socorrido uma paciente, quando entre lajedo e Cachoeirinha, nas imediações da entrada de Ibirajuba, o condutor da ambulância colidiu com um cavalo que estava solto na pista. Com o impacto o veículo se desgovernou, invadiu a pista contrária atingindo de frente um automóvel Celta que vinha em sentido contrário, conduzido pelo militar do Exército Brasileiro, Afonso Henrique de Almeida Santos, de 22 anos, que ficou preso nas ferragens com um braço e uma perna quebrada, mas que sobreviveu.

O funcionário da Prefeitura de Caetés não teve a mesma sorte e faleceu no local do acidente. A técnica em enfermagem Guiomar Correia foi socorrida ao Hospital da Restauração em Recife com várias escoriações. Seu estado de saúde é estável. O impacto foi tão violento que o aparelho de som da ambulância foi encontrado junto a porta traseira do veículo.


Animais soltos é o que mais se encontra ao trafegar pelas estradas da nossa região, não sendo difícil de qualquer leitor lembrar de um acidente provocado por cavalos, jegues ou cachorros. Se um desses bichos fosse levado por terceiros e o seu responsável pudesse ser ressarcido financeiramente pelo prejuízo, não seria difícil aparecer o seu dono, ou até mais de um proprietário. Agora que prejuízos materiais foram muitos no caso deste acidente, e o dano maior que foi a perca da vida de um trabalhador, que era evangélico e que não bebia, quem é o responsável por esse acidente? Até quando vamos contar mortos por conta da irresponsabilidade criminosa de alguns?

Fotos: Crédito do Grupo do "zap" de Faguinho Athos. Vítima de Caetés Irmão Lucas, que faleceu no local, e Guiomar, com escoriações pelo corpo.