Garanhuns

Garanhuns
Fique em dia com Garanhuns

GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Presença do Governo no Agreste Meridional

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

SUCATAS DE CARROS E MOTOS EM VIA PÚBLICA


Por Altamir Pinheiro

Oportuno e bastante salutar  o requerimento formulado pelo vereador de Garanhuns, Luiz Leite (PHS), endereçado   ao Governador do Estado e especificamente à Secretaria de Defesa Social, no sentido de que sejam retirados os veículos dentro do pátio da 18 delegacia seccional de Garanhuns (ao   lado do Colégio Diocesano), como também das ruas Joaquim Nabuco e Pascoal Lopes, principalmente devido as chuvas caídas na cidade fazendo com que aquelas carcaças de veículos e motos,  além de poluírem sensivelmente  o visual da cidade, toda o amontoado de sucatas atrapalha a passagem de transeuntes e veículos com destino ao bairro do Magano, acumula lixo e água parada, virando foco de dengue, zica, chicungunha e leptospirose.

No que cabe aos órgãos locais, já fizemos o nosso dever de casa. Basta ver a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) que instituiu uma política pública quanto à remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize seu abandono. O Decreto, que está em vigor desde o dia 29 de abril de 2016, trata ainda sobre a retirada de sucatas em via pública, quando os veículos recolhidos seguem para o galpão da AMSTT e sem antes da retirada,  a Autarquia Municipal, emite, pelo agente de trânsito ou fiscal uma notificação ao proprietário, comprador, possuidor ou depositário, determinando a retirada do veículo no prazo de cinco dias úteis. Depois, a AMSTT publicará, ainda, um edital no Diário Oficial do Município, com prazo de 30 dias para quem for proprietário se apresentar. Após 90 dias do recolhimento, o Veículo será encaminhado a leilão público.

Portanto, é de interesse público e veio em boa hora o requerimento do nobre vereador, Luiz Leite, endereçado as autoridades estaduais, haja vista sua preocupação com o bem estar do seu povo, o qual o edil garanhuense representa  e se faz representado.

Preservar e reestruturar as vias públicas, diminuir os efeitos ambientais provocados pelas atitudes ecologicamente incorretas dos órgãos governamentais, controlar os estragos e reverter o cenário para garantir melhor qualidade de vida para os usuários são as principais questões discutidas atualmente por políticos, ambientalistas, cientistas, estudiosos e pessoas comuns em seus respectivos municípios. Apesar do modelo errôneo que já vem do próprio estado, mais do que nunca é preciso alertar com bastante veemência   o próprio estado, para que seja  submetido com mais rigor tanto a polícia militar como também os órgãos de fiscalização de trânsito a ter atenção redobrada e o máximo de cuidado com  a poluição visual causadas por essas sucatas e carcaças de automóveis e motocicletas espalhados  pelos pátios das inúmeras delegacias em grande parte das cidades pernambucanas e Garanhuns não poderia ser diferente.

Por conseguinte,  além de apropriado e tempestivo,   a petição do ilustre vereador é digna de aplausos, haja vista ter o intuito de beneficiar as questões relacionadas à preservação ambiental e visual da qual é representante requerendo  as autoridades competentes uma maior responsabilidade  no sentido de minimizar um transtorno como este ora citado, para melhor otimizar e proporcionar qualidade de vida  e um correto e adequado enquadramento as vias públicas e a sociedade como um todo.

*Foto reproduzida do site Caetés News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário