Natal de Garanhuns

Natal de Garanhuns
A Magia do Natal

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

domingo, 13 de agosto de 2017

PREFEITURA DE LAJEDO E SEBRAE FAZEM PARCERIA


Sexta-feira, dia 11, representantes da Prefeitura de Lajedo se reuniram com integrantes do SEBRAE e JUCEPE – Junta Comercial de Pernambuco,  na CDL para discutir o processo do sistema que provoca celeridade e transparência no controle da gestão pública e do comércio.



A Redesim é um sistema informatizado e digital que desburocratiza o relacionamento do poder executivo com o empresário. A reunião aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).



Através da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica e do Conselho de Gestão Municipal, o SEBRAE e a JUCEPE foram acionados para melhorar o espaço de articulação que promove o desenvolvimento do empresariado do município.



O prefeito Rossine Blésmany investe e está atento ao processo que promete familiarizar o comerciante pequeno, médio ou grande com o empoderamento do município. “Lajedo já tem uma visão diferenciada promovendo parcerias na Sala do Empreendedor. E com mais essa adesão da Rede SIM, o município será referência para outras cidades”, explicou Flávio Valdez analista de políticas públicas da Jucepe.



Esse estreitamento da ligação com os comerciantes será feita através, primeiramente, da Sala do Empreendedor Zé Nicolau, da CDL, da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Infraestrutura. Funcionando pela internet, cada órgão terá um login possibilitando ao dono de ponto comercial ambulante ou fixo formalizar seu negócio ou até tornar o empresário apropriado para vender para o Governo, por exemplo. Segundo o secretário geral da Junta Comercial de PE, André Ayres Bezerra o fornecedor estará habilitado através das capacitações. 



Além do fornecedor habilitado, a Prefeitura vai aprimorar os funcionários das contas públicas para resgatar a sinergia entre os setores de compra e licitação – em hipótese – com o comércio. Dessa forma, o Sebrae garante que os produtos não precisariam ser importados de outras cidades, pois a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios convenceria os comerciantes a se legalizar sem prejuízo. 



A data da implantação do sistema Redesim já está marcada: será dia 29 de agosto na CDL e todos os comerciantes de Lajedo estão convidados



CULINÁRIA - O curso de Arte e Culinária Rural já alcançou os sítios Gameleiro, Santa Luzia, Caldeirão, Pau Ferro e agora o sítio Pereiro. Já são muitos lajedenses recebendo a oportunidade na porta de casa para ter autonomia de gerar a própria renda através do conhecimento adquirido gratuitamente. O curso é oferecido pelo SENAI através da Prefeitura de Lajedo e da Associação de Artesãos Inês de Paula.



Cada turma é formada por 15 pessoas que se inscrevem de graça no Centro de Cultura onde é a sede da Associação Inês de Paula. Para saber é só manter o contato com as associadas ou se associar, ou ainda por meio da Secretaria Municipal de Cultura.



Esta semana foi a vez de moradores do sítio Pau Ferro e Pereiro, de 07 a 12 de agosto. Entre os pratos que são ensinados pela facilitadora Alessandra Vasconcelos estão: baião de dois, paçoca de carne de sol, moqueca de peixe, vatapá de frango, tomé com bebé e muito mais. Todo o material é custeado pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.



Segundo a Associação Inês de Paula as turmas para o curso de couro no Gameleiro já está fechada, mas ainda há vagas para o curso de sandália que será na sede da associação em outubro. Avisamos também que em breve Lajedo trará o curso de pão, bolo e bolacha no sítio Caldeirão. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajedo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário