PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

TELES LANÇA BIOGRAFIA SOBRE CLAUDIONOR GERMANO

Claudionor Germano, o maior e melhor intérprete de frevo de Pernambuco, ganha uma biografia escrita pelo jornalista e crítico musical José Teles, do Jornal do Commercio. O livro será lançado nesta quinta-feira, 9 fevereiro (Dia do Frevo), às 15, na Rua da Guia, no bairro do Recife.

Na oportunidade será lançada também a biografia do maestro Ademir Araújo (Formiga), outro ícone do frevo e do carnaval pernambucano. As duas obras estão sendo editadas pela CEPE (Companhia Editora de Pernambuco).

Abaixo algumas informações da Editora, a respeito do livro contando a vida de Claudionor Germano:

A Frevioca teve papel fundamental na vida do cantor.

Foi na Frevioca que o artista cantou pela primeira vez no Carnaval de rua do Recife, revela o livro Claudionor Germano, a voz do frevo, escrito por José Teles, jornalista, escritor e pesquisador de música popular.

Com 220 páginas, o livro faz um necessário resgate da história de um dos principais defensores da música pernambucana e destaca sua trajetória na cena musical brasileira para além do frevo. “Nem pensei duas vezes quando Ricardo Leitão, presidente da Companhia Editora de Pernambuco, Cepe, me convidou para escrever uma biografia de Claudionor Germano, um livro que é de interesse não apenas da cultura pernambucana, mas brasileira, já que Claudionor pode ser considerado uma instituição nacional”, assegura o autor.
No texto em que apresenta a obra, o maestro Edson Rodrigues garante que a contribuição dada pelo biografado ao longo das décadas é imensurável. “Já se disse que o Carnaval começa com C de Capiba. Por que não dizer com C de Claudionor? Afinal, há muito tempo ele e o Carnaval se somam como se fossem xipófagos. Não teria graça um sem o outro. Octogenário, Claudionor vem contribuindo há mais de 60 anos para a beleza e a alegria do Carnaval de Pernambuco”, afirmou.

Claudionor Germano, a voz do frevo, é um profundo trabalho de pesquisa e permite um passeio na história de vida e na carreira deste personagem, já considerado o maior intérprete de frevo de todos os tempos. Apresenta aos leitores os primeiros passos na música – com apenas oito anos de idade, no Teatro de Santa Isabel -, a emoção em dividir o palco com o ídolo Orlando Silva, “o cantor das multidões”, aos13 anos de idade; a participação, também na adolescência, em conjuntos vocais (Os Diabos Verdes, Trio Albano, Azes do Ritmo) e a passagem pelas rádios Tamandaré, Clube e Jornal do Commercio.

A relação com outras figuras célebres da cultura, como maestro Nélson Ferreira (mestre e grande incentivador) e Capiba (que o considerava o melhor intérprete de suas músicas) também é destaque no livro. Assim como a presença de Claudionor no cenário nacional da música - seja quando ele quase integrou o cast da Rádio Nacional ou nas participações em grandes festivais. Neste capítulo, por sinal, o leitor é mais uma vez brindado com informações que dimensionam a importância de Claudionor Germano – como, por exemplo, a admiração de Geraldo Vandré, que convidou o pernambucano para integrar uma frente nacional da música brasileira.


Com quase 85 anos de idade, Claudionor Germano faz planos: deseja gravar novos discos com músicas não carnavalescas de Capiba e de regravar o álbum Capiba: 25 anos de frevo. Mesmo tendo passado o “bastão” para o filho Nonô, o cantor sabe que a música é sina de vida. “Na verdade, Claudionor Germano gosta mesmo é de cantar, no palco, no disco, entre amigos, não importa. A música o acompanha a cada instante, é a sua principal companhia”, assegura José Teles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA