Natal de Garanhuns

Natal de Garanhuns
A Magia do Natal

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

quinta-feira, 30 de junho de 2016

ROBERTO ALMEIDA ESTÁ VOLTANDO PRA CASA

Por Junior Almeida

Roberto Almeida, titular desse blog, foi submetido dez anos atrás a uma cirurgia de doze horas para retirada de um tumor na cabeça. Ano passado a doença voltou, e novamente Roberto foi operado.  O novo procedimento também durou doze horas. 

Segunda feira passada (27) o blogueiro viajou até à cidade de Itaperuna no Rio de Janeiro, onde no dia de ontem foi submetido a uma "radio cirurgia", para exterminar de vez os resquícios do tumor. O procedimento foi um sucesso, e hoje Roberto recebeu alta e viajou para a Cidade Maravilhosa de onde voará para Recife e de lá regressará para Garanhuns.

Roberto já no sábado estará voltando às suas atividades normalmente, fazendo o que mais gosta, que é noticiar os acontecimentos do Agreste, do Brasil e do mundo. Em nome dele e de toda família, agradeço as orações, as correntes positivas dos muitos amigos e a torcida para que tudo desse certo.

FOLHA DIZ QUE MORATO FOI ENVENENADO

Terça feira passada (28) nós publicamos que a parlamentares de oposição no Estado, estavam querendo saber mais sobre a morte do empresário Paulo César Morato (foto), investigado na Operação Turbulência, da Polícia Federal (AQUI). No dia de hoje o Jornal Folha de Pernambuco diz que o empresário foi vítima de envenenamento, contato sem esclarecer, por enquanto, se foi suicídio ou assassinato. Abaixo o texto do Folha de Pernambuco:

A causa da morte de Paulo César de Barros Morato foi envenenamento. A informação foi apurada pela reportagem da Folha de Pernambuco, com exclusividade, na tarde desta quinta-feira (30). Com o resultado, a polícia ficará responsável em apurar se o empresário se envenenou ou foi envenenado.

O corpo de Morato já está liberado pelo Instituto Médico Legal (IML), que aguarda a família dele. Segundo nossas fontes, a causa da morte que aparece no laudo é "intoxicação exógena".

Morato é considerado o “testa de ferro” da organização criminosa suspeita de levar dinheiro para as campanhas do ex-governador Eduardo Campos e foi encontrado morto em um motel de Olinda, na noite do dia 22 de junho.

CENTRO DE GARANHUNS RECEBE NOVOS SEMÁFOROS

Passaram a funcionar, nesta quarta-feira (29), dois semáforos no centro da cidade de Garanhuns. O diferencial dessas novas sinalizações verticais é que as estruturam disponibilizam botoeiras – dispositivos que acionam o sinal vermelho e exigem a parada imediata do condutor. Os equipamentos estão instalados nas laterais das estruturas semafóricas, nas avenidas Dantas Barreto e Barão do Rio Branco.

Realizamos um estudo técnico e verificamos que o índice de desrespeito à legislação de trânsito é alto nos cruzamentos das avenidas. Motoristas passam em alta velocidade e não respeitam a faixa de pedestre. Com a botoeira, haverá, naturalmente, um reordenamento no fluxo de quem atravessa e de quem dirige”, afirma o presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), coronel Emmanuel Leite.


A medida, juntamente com a implantação e revitalização das faixas de segurança, tem o objetivo de facilitar a travessia de pedestres nas vias públicas, principalmente os idosos, e é utilizada em áreas urbanas com grande fluxo de pessoas. 

*SECOM/PMG

LAJEDO INAUGURA SALA DO EMPREENDEDOR

Ontem, dia 29 de junho, a Prefeitura de Lajedo inaugurou a Sala do Empreendedor com indicação do vereador Armando Simões. Investindo no micro empreendedorismo por meio do fortalecimento da economia local em consonância com o comércio, a Sala do Empreendedor José Gonçalves de Melo Sobrinho funciona na Rua Rui Barbosa, número 26 (antiga sede da CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas). Populares e comerciantes assistiram a cerimônia.

Justificando a homenagem ao conhecido Zé Nicolau, a família do homenageado, representada pelo médico lajedense Pedro Melo relatou a história de seu pai José Gonçalves de Melo Sobrinho como um dos pioneiros no empreendedorismo do comércio de açúcar em Lajedo e toda a dificuldade de apoio na época. "Estamos levantando essa bandeira como desafio atual de trazer a proposta para unir o comércio e fortalecê-lo", discursou Juliana Aquino, Agente de Desenvolvimento de Lajedo e diretora da Sala.

O prefeito Rossine descerrou a placa incitando a capacitação e inovação do empresário e empreendedor a partir da abertura desta Sala. Desde 2013, Rossine aposta em investimentos na área do comércio e do micro empresário. Tais imissões vem acontecendo a partir da criação da Lei Geral em 2013, efetivação da Agente de Desenvolvimento Econômico no município através do SEBRAE, e agora então a implantação e funcionamento da Sala do Empreendedor. "Desde o início apoiamos o comerciante reconstruindo a cidade, dando suporte aqueles que desejam se legalizar", contou William Deyvson Galdino, secretário de planejamento.

A Sala do Empreendedor é inédita em Lajedo e será subordinada à Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica. Será um ponto de referência tanto para o empresário em geral quanto para o empreendedor individual. Dentre os serviços que serão oferecidos estão: abertura do MEI, consultoria gratuita seja financeira e administrativa, dicas de facilidades e vantagens, emissão de guias, parcerias com bancos e agências de fomento às facilidades em crédito, declaração anual, cursos do Sebrae e muito mais.


Durante o evento, o gerente do Sebrae Garanhuns, Moshe Dayan Fernandes anunciou uma série de oficinas gratuitas para capacitar gestão que serão realizadas de 04 a 07 de julho na CDL. São elas: Sei Vender, Sei Formar Preço, Sei Crescer e Sei Controlar meu dinheiro. 

quarta-feira, 29 de junho de 2016

PREFEITO ARMANDO DUARTE INAUGURA QUADRA POLIESPORTIVA E ENCERRA FESTEJOS JUNINOS

Por Junior Almeida

O prefeito de Caetés Armando Duarte há alguns meses foi submetido a uma cirurgia no coração. Pelo visto a cirurgia foi um sucesso, pois o homem não pára, parece que tem o pique de um menino. Segunda feira passada (27) o gestor inaugurou a reforma do açougue municipal e a pavimentação de várias ruas da cidade. Durante a solenidade no centro, o celular do prefeito tocou. Era o próprio  ministro da educação Mendonça Filho, convocando o prefeito até Brasília, para assinar convênios para liberação de recursos para Caetés na área da educação.

Após as inaugurações, Armando Duarte participou de várias comemorações juninas nas escolas municipais da zona rural. No dia de ontem o prefeito continuou suas visitas e à noite esteve na tradicional festa da Rua Manoel Isidoro, no bairro da Bela Vista. Da festa mesmo Armando seguiu para o aeroporto em Recife, de lá para a Capital Federal, onde foi recebido por Mendonça Filho.

Armando está voltando hoje de Brasília e já tem na sua agenda várias visitas, principalmente na zona rural. Amanhã a programação do gestor em Caetés vai ser intensa, pois às 14 horas ele inaugura a segunda quadra poliesportiva da atual gestão, dessa vez o moderno ginásio é o do novo colégio municipal, uma bonita e moderna obra que o povo de Caetés irá receber novinha em folha. A partida inaugural da nova quadra vai ser entre secretários municipais e funcionários da prefeitura, em que o que menos importa é o placar, pois todos já ganharam.


A noite em Caetés promete, pois o encerramento dos festejos juninos promete lotar as ruas da cidade, numa quebra de recorde de público. No palco principal se apresentam a partir das 20 horas o cantor Fábio Bala, Mano Walter e Márcia Felipe. Armando Duarte já mandou chamar o povo, quer abraçar os amigos e fechar os festejos juninos de 2016 com chave de ouro, por que no dia 3 de julho já tem encontro de trilheiros em Caetés.

*Foto 1: Prefeito Armando Duarte e secretário Gilvam Alves em Brasília. 2: nova quadra do colégio municipal. 3: atrações de hoje em Caetés.

LEITOR DENUNCIA COMPESA POR CRIME AMBIENTAL

Por Adelson do Vale

Uma lagoa de esgoto sanitário, que fica localizada próxima a Vila Lacerdópolis e Vila do Quartel, transbordou há cerca de 20 dias, causando dano ambiental aos proprietários da Chácara  Recanto dos Netos, no Loteamento Vilagem em Garanhuns. O prejuízo financeiro está sendo calculado, pelo menos um plantio de repolho entre outras hortaliças e todas as águas da propriedade, estão poluídas, uma nascente, um pequeno açude e um barreiro estão com águas impropria para consumo humano e uso na irrigação.

A lagoa foi construída pela Compesa, que faz monitoramento constante na tentativa de evitar danos ambientais e prejuízos financeiros aos moradores daquela localidade, muito embora não é a primeira vez que acidentes dessa natureza acontece, e tem causado preocupações por parte de proprietários dos  sítios e chácaras que ficam localizadas próximas da lagoa.

Os moradores se queixam que o problema, vem acontecendo, por falta de manutenção, pois as caixas de esgotos que recebe o material levando os mesmos, para a lagoa ficam obstruídas, por falta de manutenção que segundo eles, os funcionários da Compesa, deve ter esses cuidados diariamente, e principalmente nessa época do ano quando as  chuvas contribuem ainda mais,  para o agravamento do problema.

 Uma queixa foi registrada na Vigilância Sanitária Municipal, tendo a mesma visitado a localidade onde se encontra a lagoa, outra queixa foi registrada na CPRH, para que sejam tomadas as devidas providencias. Todas as vezes quando isso acontece, a Compesa reconhecendo a gravidade do problema, paga uma indenização aos moradores que foram prejudicados, mas nesses casos, não há valor financeiro que pague por um impacto ambiental nessas proporções, e ainda  uma propriedade que produz hortaliças e frutas, para a sobrevivência das famílias que lá residem.


Pois a chácara Recanto dos Netos, só pode voltar a produzir alimentos, quando as análises de solo e das águas que foram poluídas, voltarem a normalidade, sem causar nenhum risco a saúde dos moradores e do consumidor que compra esses produtos nas feiras livres e mercadinhos da região. Para os técnicos especializados no assunto, já que essa estação de tratamento de esgotos continua sem solução definitiva, melhor que seja transferida para outra região e mesmo assim que ofereça segurança ao meio ambiente.

*Foto meramente ilustrativa.

ELIO GASPARI RECONHECE GOLPE PARLAMENTAR

Por Junior Almeida

A imprensa do Sudeste hoje noticiou que o jornalista Elio Gaspari (foto), colunista dos jornais Globo e Folha, admitiu em sua coluna que a presidente Dilma Rousseff está sendo afastada por meio de um golpe parlamentar. Sim, eu já sabia. E daí, muda o que na situação do país e da presidente afastada? Antes de Elio, o Super Homem, Mulher Maravilha, Hulk, Batman, Pato Donald e o Tio Patinhas também já sabiam, assim como os brasileiríssimos Curupira, Mula sem Cabeça, Mônica, Cebolinha, Chico Bento e até seu primo Zé Lelé, que mesmo meio bobo já sabia das manobras das elites para tirar a primeira mulher presidente do poder. Acho que só quem não sabe dessa farsa é aquele, que sempre é o último a saber.


Em sua coluna, Elio Gaspari se referiu às declarações da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), líder do governo golpista que confessou que as pedaladas eram mero pretexto para o impeachment, e à tentativa da comissão do impeachment de impedir a perícia do Senado, que apontou a inocência de Dilma
Disse a senadora:

Na minha tese, não teve esse negócio de pedalada, nada disso. O que teve foi um país paralisado, sem direção e sem base nenhuma para administrar

Não adianta falar nem provar nada, pois no senado a conversa é outra. São os senhores senadores que vão decidir através de suas barganhas nada éticas, os destinos do país. Mesmo sendo provado na Casa, que não houve responsabilidade de Dilma Roussef nas chamadas pedaladas, os parlamentares não vão se guiar por isso em seus votos. Não adianta todo povo e os próprios senadores saberem que o golpista Michel Temer foi citado na delação de Sérgio Machado por 40 vezes, enquanto Dilma Roussef pra primeira falta uma. 

Outros aliados de Temer que tomaram o poder para livrar o Brasil da corrupção como Sarney, foi citado 52 vezes, Romero Jucá 43 vezes, e Aécio Neves, grande responsável por toda crise do país, que por não aceitar a derrota nas urnas, que fez o tempo todo uma oposição raivosa e sabotadora, teve seu nome citado por Machado por incríveis 40 vezes. E o que acontece? Nada, nada, nadica de nada. Não tem quem bata panela, não tem Revoltados Online, Endireita Brasil, Vem Pra Rua e todos esse movimentos patrocinados pela oposição e classes patronais, que usaram seu “gado” para conseguir seus objetivos.


Daqui a vinte ou trinta anos, talvez quem sofreu com as perdas de conquistas que estão sendo tiradas agora note que foi usado como idiota útil, e se arrependa do que apoiou, mas vem a Globo, pede desculpa dizendo que errou em apoiar o golpe, e fica tudo bem. Se assiste a novela e se esquece de tudo que passou. 

RUAS E PRAÇA DE SÃO PEDRO SÃO INAUGURADAS

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, inaugurou dez vias do Distrito de São Pedro que receberam melhorias de infraestrutura. A entrega oficial aconteceu na noite dessa segunda-feira (27). O momento contou com a presença do prefeito Izaías Régis Neto, vereadores e moradores do distrito.

O gestor municipal evidenciou seu compromisso com as ações efetivadas no distrito. “Quero dizer do meu comprometimento com os moradores de São Pedro. Além das obras de pavimentação e drenagem e a reforma dessa praça, realizamos a reforma e ampliação da Escola Municipal José Ferreira Sobrinho, a conclusão da construção da Quadra Poliesportiva Vereador José Ataíde Aciole Filho e a instalação de lâmpadas de led. Nossa gestão procura atender à população de nossos distritos, que antes era esquecida”, enfatizou o gestor.

Residindo em São Pedro há mais de 15 anos, o agricultor Roberto Soares ficou contente pelas obras que estão mudando a vida dos moradores. “Eu tinha certeza de que esta obra ia ser feita, e agora ela está aí, pronta para todo mundo ver. O distrito agora ficou mais valorizado e ficou mais fácil de transitar aqui dentro,” declarou.

Foram realizados serviços de pavimentação em paralelepípedos e drenagem de águas pluviais em dez ruas, sendo elas: José Ferreira Filho, Francisco Tenório Albuquerque, Antônio Miranda de Lima, Maria Ferreira da Silva, Cinésio Correia Carvalho, Pedro Félix da Silva, Siqueira Campos, Ermínio Sampaio, Antônio Edeilton Ferreira, Galindo Nunes de Almeida.  A praça Manoel Domingos de Melo, um novo espaço de lazer para a população do local, também foi inaugurada.

Outra beneficiada pelas melhorias de infraestrutura é Maria de Lourdes,  que comemorou a entrega. "É mais dignidade para os moradores, ver a frente da minha casa calçada foi inesquecível e hoje a rua da minha filha também foi feita. Essas obras melhoraram em 100% a nossa autoestima", disse emocionada.

*Texto: SECOM/PMG

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA COMEMORA SEIS ANOS DO TERÇO DOS HOMENS

É com muita alegria, que a Igreja São Sebastião (foto), comemora os 6 anos do Movimento Terço dos Homens da Comunidade de João da Mata, o qual foi fundado no dia 16 de julho de 2010, no Centro Pastoral Nossa Senhora do Guadalupe (irmã Gorete), neste lugar o terço permaneceu por 2 anos, em seguida o movimento começou a rezar o terço no terreno onde está sendo construída a Igreja Divina Misericórdia São João Paulo II. Representantes dos diversos grupos do Terço dos Homens, do Agreste Meridional se reunirão para comemorar mais um aniversário e para pregar a palavra de Deus.           

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades. A presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção a Virgem Maria e além disso,  a oração do terço, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.

Nesta temática estamos celebrando o tríduo festivo e vendendo cartelas do bingo no valor de R$ 2,50 para dar continuidade às obras da Igreja, inclusive à construção da Capela para o Santíssimo, salas de reunião e banheiros.

A paróquia de São Sebastião, que tem como pároco o Padre Gabriel Belo e como Vigário Paroquial o Monsenhor Severino Pereira, conta com a participação e a colaboração de todos.

*Texto: Alenilsa Melo

terça-feira, 28 de junho de 2016

RADIALISTA EDUARDO PEIXOTO DENUNCIA DESONESTIDADE DE PROFISSIONAL DO DETRAN

Uma denúncia grave chegou ao conhecimento do público de Garanhuns e região através do radialista Eduardo Peixoto, atualmente na Rádio e Tv Jornal, que usou seu facebook para falar do abuso de poder e falta de honestidade de um funcionário do Detran. Como dessa vez a arbitrariedade não foi cometida contra um simples anônimo, talvez as autoridades do Estado tomem as providências para que fatos como esse não se repitam. 

Outro dia um morador de uma cidade da região estava em frente ao seu comércio, em cima da caçamba de sua pick up Saveiro, que estava estacionada, descarregando mercadorias, quando um carro preto com letras laranjas do Detran passou por ele. Para sua desagradável surpresa, chegou dias depois em seu endereço uma multa por ele não estar usando cinto de segurança. Isso mesmo. O cidadão estava em cima de um carro parado, e foi multado por falta de cinto. Dessa vez os agentes do Detran fizeram muito pior, como denuncia no texto abaixo o radialista Eduardo Peixoto: 


"Amigos, amigas, não costumo falar de alguma bronca na esfera pessoal nas redes sociais. Apenas coloco fotos ou informações de interesse público, mas o que aconteceu é muito grave.

No dia 26 de maio, feriado de Corpus Christ estava no meu trabalho quando recebi uma ligação da minha esposa para pegar ela e meus filhos. Às 8 da manhã em meu intervalo fui até a residência e ao retornar me deparei com a viatura do DETRAN na contra mão e estacionando em local proibido, ao ver a cena resolvi voltar para alertar que estavam errados. 

Minha esposa Julia Moreno falou para eu não ir com medo de que algo acontecesse, mesmo assim fui. Ao chegar na padaria do meu amigo Ronaldo chamei um dos três agentes e falei que eles estavam errados. Ele disse que estava na viatura e que podia fazer o que fosse eu informei que eles não estavam em ocorrência e ele disse que sim mesmo comendo pão e tomando café, deu as costas.

Saí triste liguei para a diretora da quinta GERES Doutora Catarina que me atendeu muito bem e me passou telefone de algumas pessoas do DETRAN onde liguei para contar o fato.

O que mais me deixou revoltado foi que nesta segunda 27 de junho chega uma notificação de suspensão da minha carteira de habilitação , multa de RS 1.915,00 informando que eu estava na mesma hora e local do fato dando cavalo de pau e cantando pneus na praça do relógio.

O agente desonesto, além de não ser educado ainda anotou minha placa e inventou uma das piores multas dadas a um ser humano. Já falei com umas 5 pessoas do DETRAN e se for preciso falarei com outras mil para ficar cara a cara com esse agente pois tendo essa oportunidade irei falar a seguinte frase.... DEUS TE ABENÇOE.

Falo esse fato para não dar uma de coitado, apenas para alertar e dizer que devemos lutar por nossos direitos e o fato de ser radialista do programa de grande audiência na região eu preso por honestidade.....não aceitando regalias de nada pq não somos melhores que ninguém justamente para cobrar o correto é tentar melhores dias para todos nós. Agradeço a compreensão a todos vocês e podem ter certeza que apesar desses péssimos exemplos não desistirei. Obrigado a todos." 

*Foto 1: Eduardo Peixoto, 2: viatura do Detran numa ultrapassagem proibida (blog de Carlos Eugênio), 3: boleto da referida multa.

PREFEITURA DE GARANHUNS DIVULGA RESULTADO FINAL DO CONCURSO PARA GUARDA MUNICIPAL

O resultado final do Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns para o cargo de guarda municipal foi divulgado nesta terça-feira (28). Os 60 candidatos que participaram da última fase do concurso, o curso de formação, que qualificou os mesmos para desempenhar a função de guarda municipal em Garanhuns, foram aprovados. A listagem com o nome dos candidatos foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e também está disponível no portal de notícias da Prefeitura de Garanhuns ( AQUI).

De acordo com o secretário de Administração de Garanhuns, Bruno Gomes, essa aprovação representa mais segurança para o município. “A última etapa do concurso, que foi o curso de formação, serviu para qualificar os candidatos e torná-los aptos a exercer a função de guarda municipal aqui em Garanhuns. Agora, já com esse resultado final, teremos um aumento de 60 guardas em nossa cidade, somando-se aos outros 106 profissionais que atuam no município, favorecendo a segurança e proporcionando um melhor ordenamento do trânsito. Esse foi um passo a mais para Garanhuns”, comentou.


Na próxima quinta-feira (30), será realizada a entrega dos certificados aos candidatos aprovados. A solenidade acontece no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), às 9h, e contará com a presença do prefeito Izaías Régis. 

*SECOM/PMG

VISTORIA DE CARROS PIPAS VAI ATÉ 1° DE JULHO

Com a finalidade de garantir que a água transportada em Garanhuns chegue à casa dos moradores com qualidade, segue, até o dia 1° de julho, a Operação Pipa do Agreste Meridional e parte do Sertão pernambucano. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, com o 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz) e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). A vistoria, que irá contratar novos pipeiros para o transporte de água potável e renovará contratos já existentes, iniciou no dia 20 deste mês.


A vistoria acontece no 71BIMTz, localizado às margens da BR 423, ao lado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e consiste em verificar as condições gerais do veículo. Após ter o seu veículo analisado, os motoristas passam pela etapa de credenciamento, na qual a documentação exigida é verificada. Para que o veículo seja vistoriado é necessário fazer o agendamento no próprio prédio do batalhão do batalhão ou pelo telefone (87) 3762-2000. Após a vistoria e o credenciamento, será realizado o anúncio dos veículos que estarão aptos a transportar água potável e os que ficarão na lista de espera, enquanto normalizam as irregularidades detectadas.

SECOM/PMG

OPOSIÇÃO QUER SABER MAIS SOBRE A MORTE DE PAULO CÉSAR MORATO

A Bancada de Oposição na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cobra esclarecimentos sobre os procedimentos envolvendo as investigações da morte do empresário Paulo César Morato, investigado na Operação Turbulência, da Polícia Federal.

Em razão das denúncias realizadas pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SIMPOL-PE) e das explicações ineficientes da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), a Oposição apresentará um pedido de informações ao Governo do Estado para que se esclareça os procedimentos adotados; ao Ministério Público de Pernambuco, para que avalie a investigação, além do pedido já feito ao Ministério Público Federal, pelo deputado Edilson Silva (PSOL) para que decida sobre a necessidade de federalização do caso.


De acordo com o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Oposição, é preciso que todos os atos sejam esclarecidos para que não pairem dúvidas sobre o que aconteceu com o empresário.  “Há muita coisa a ser esclarecida, como o motivo que levou a SDS a cancelar a perícia papiloscópica ou à liberação do quarto do motel antes da conclusão da autópsia no corpo do empresário. No mínimo, houve falhas no rito das investigações, o que precisa ser revisto pela SDS”, avaliou. 

*Foto: Brasil 247. 1; Motel em que aconteceu o crime. 2; Vítima Paulo César Morato. 3; Deputado estadual Sílvio Costa Filho.

CAMPANHA DO COBERTOR 2016


A situação das famílias carentes que tiveram seus sonhos dilacerados e vivem em estado de extrema pobreza material é muito difícil nessa época invernosa e o frio trás doença e tristeza para quem não tem como se defender dele. Para tentar o sofrimento dessas pessoas, a colunista, Josália Pimentel em parceria com integrantes da imprensa, está promovendo pelo 13º ano consecutivo, a campanha do cobertor, para tentar ajudar essas famílias a terem um inverno diferente. 

Disse Josália: Queria fazer um apelo às pessoas que estão muito bem socialmente e financeiramente falando, que se quiserem nos ajudar a multiplicar o bem, é só enviar seus donativos para a Catedral de Santo Antonio e as rádios : Marano e 87 FM, para serem doados para a essas famílias que estão passando por momentos difíceis nesta época de intenso frio.

CONCURSO DA COMPESA RECEBE MAIS DE ONZE MIL INSCRITOS

Mais de 11 mil pessoas demonstraram interesse em fazer parte do quadro de empregados da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Elas se inscreveram para participar do concurso público para 65 vagas que a empresa está realizando este ano. O cargo que registrou a maior concorrência foi o de Analista de Gestão / Biólogo, cuja disputa é de 764 candidatos para a única vaga disponível. Já o cargo de Analista de Gestão / Médico do Trabalho foi o que registrou a menor concorrência, com uma proporção de 15 candidatos por vaga. As remunerações pagas pela Compesa variam de R$ 1.844,51 a R$ 7.480,00.

A Compesa está oferecendo 12 vagas para o emprego de Analista de Saneamento, que exige formação superior dos candidatos nas áreas de engenharia, geologia e química. Mais 12 vagas estão sendo disponibilizadas para o emprego de Analista de Gestão, que também exige formação de nível superior, mas em outras áreas, como direito e ciências contábeis. A maior quantidade de vagas está reservada para os cargos de nível técnico de Assistente de Saneamento: 41.

O cargo que recebeu o maior número de inscritos foi o de Analista de Gestão / Advocacia, com 2.399 candidatos. Eles entram na disputa por uma das quatro vagas que a Compesa está oferecendo no estado. Em números absolutos, os demais empregos mais procurados foram os de técnicos em segurança do trabalho (1.483 inscritos para quatro vagas) e em saneamento (1.024 inscritos para 23 vagas). Os números de vagas e de inscritos já contabilizam a reserva para pessoas com deficiência. Ao todo, foram validadas 11.132 inscrições.

As provas serão realizadas, no Recife, no dia 17 de julho. Para o emprego de nível superior, serão das 8h às 12h, e, para o emprego de nível médio técnico, das 14h30 às 18h30. O concurso está sendo organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No site http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/compesa2016, o candidato pode acompanhar os informes sobre o andamento do certame, como os locais de prova, que serão divulgados em data ainda não definida. A FGV também disponibilizou o telefone 0800 283 4628 e o e-mail concursocompesa2016@fgv.br para atender os candidatos.


As vagas são para lotação em todo o estado e as primeiras contratações devem ocorrer já a partir de setembro deste ano. Todos os empregados são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).  As remunerações iniciais são de R$ 7.480,00 para Analista de Saneamento, R$ 5.343,03 para Analista de Gestão e de R$ 1.844,51 para Assistente de Saneamento e Gestão. Além do salário, os empregados da Compesa são contemplados com política que prevê progressões salariais por mérito e por antiguidade, bem como Participação nos Resultados. Também recebem benefícios que atualmente são: plano de saúde e plano odontológico para o empregado e dependentes; previdência privada; vale alimentação; e auxílio-educação.

*Da Assessoria de Comunicação da Compesa

OS VELHOS ORELHÕES ABANDONADOS NA CIDADE

Por Adelson do Vale

Os primeiros orelhões chegaram na década de 60, e funcionavam com fichas de ferro, metal, bronze, latão e cobre,  que lembrava uma moeda de 25 centavos. Naquela época não havia outra opção, quem não tinha uma linha de telefone em casa, os telefones públicos davam conta do recado, a população compravam as fichas nas bancas de jornais e revistas e bem próximo eles estavam instalados nas calçadas e praças da cidade.

A duração de uma ligação com uma ficha, levava de cinco a dez minutos em média, e quem  desejava continuar falando teria que colocar outra ficha assim que se ouvia o sinal de que a ficha estava acabando. As cidades brasileiras ganhara um novo visual, um verdadeiro charme os orelhões de cor vermelha,   anos depois eles passaram de vermelho para azul.

Fazer ligações de um telefone público, seja onde ele estivesse era muito divertido, até fila se fazia,  e quando alguém não largava o aparelho vermelhinho, logo se ouvia os protestos e até xingações, o povão falava alto mesmo outros simplesmente gritavam ao telefone, sem se dá conta que ao redor havia outros usuários ouvindo toda a conversa.

Para outros usuários, é como diz Altamir Pinheiro em suas crônicas ligar de um orelhão era um quebra galho, que resolvia as broncas  no dia a dia. Em Pernambuco eles eram controlados pela antiga Telpe e vinha com o nome de cada operadora cravados em suas fichas, era só comprar guardar e usar na hora que precisava. Mas devido seu alto custo operacional e o vandalismo,  o Governo vendeu a Estatal para a Telemar, isso ocorreu em meado de 1992 e a empresa Telebras que tinha o controle das comunicações no Brasil, substituiu as velhas fichas, cinco anos depois  pelos cartões telefônicos.

Hoje, depois de décadas, só se ver carcaças de orelhões nas ruas, eles contam uma história de um passado glorioso, que não volta nunca mais, com a chegada de novas gerações de celulares, a Oi abandonou os velhos orelhões nas cidades, e que só servem pra bater com a cabeça neles, melhor mesmo que sejam recolhidos e dê um novo destino ecologicamente correto, deixando alguns deles nas praças apenas como peça de decoração, desde que as prefeituras façam a limpeza, a pintura e ainda a manutenção dos velhos aparelhos, os turistas certamente irão adorar fazer fotos nas praças  com os velhos orelhões.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

PREFEITO ARMANDO DUARTE INAUGURA CONJUNTO DE OBRAS NO CENTRO E EM BAIRROS DE CAETÉS

Por Junior Almeida

O prefeito de Caetés, Armando Duarte, inaugurou hoje (27) um conjunto de obras que vão beneficiar a população do seu município. A primeira inauguração foi pela manhã, antes das nove horas,  debaixo de chuva e frio, o que fez os moradores do bairro da Bela Vista se lembrarem e ressaltarem que a mais de vinte anos esperavam pelo calçamento das ruas do bairro, que justamente numa época como a de hoje, com o tempo chuvoso, o lamaçal tomava conta das vias, mas hoje esse problema acabou. 

Outro bairro de Caetés que teve várias ruas calçadas foi o Morumbi, onde o prefeito Armando e sua comitiva composta do vice Severino Gordo, secretários, vereadores de sua base aliada e mais os ex-prefeitos Lindolfo Melo e Aecio Noronha, estiveram entregando as obras aos moradores, antes de seguir para o açougue público municipal, que foi completamente reformado e ampliado. 

No açougue, um marchante local nos disse que agora está bem melhor para trabalhar no local, pois os corredores do açougue que eram bem estreitos, muitas vezes sujando as roupas dos clientes de sangue dos animais abatidos e expostos nas tarimbas (boxes), agora são largos, dando para as pessoas circularem livremente dentro do mercado de carnes sem correr o risco de esbarrarem nas carnes. Outro ponto destacado pelo comerciante, foi a troca das portas de entrada. Antes eram apenas grades, o que não impedia que animais entrassem no açougue, agora além das portas novas, o prédio foi todo pintado, instalações elétricas e hidráulicas recuperadas, o que mostra de cara a que o local está limpo e bem cuidado, sendo melhor para fregueses e comerciante. 

MAIS OBRAS- Armando Duarte disse em seu discurso que mesmo fazendo uma das maiores festas juninas do interior do Estado, não deixou de cumprir suas obrigações financeiras com o funcionalismo, que está com os salários rigorosamente em dia, inclusive recebendo antecipadamente na véspera de São João. Disse também que todos os fornecedores da prefeitura estão com os pagamentos em dia, e também frisou que não para de trabalhar, pois agora mesmo no próximo mês irá licitar a obra de asfalto das principais ruas de Caetés. O gestor encerrou convidando a população para o encerramento dos festejos juninos desse ano na quinta feira dia 30, onde no palco principal da cidade irão se apresentar a cantora Márcia Felipe e o estouro do momento, o cantor Mano Walter.

*Foto Jaime Vieira, postada no Blog do Faguinho.

COLÉGIO DIOCESANO REALIZA FESTAS JUNINAS

O Colégio Diocesano de Garanhuns realizou a maior e melhor quadrilha junina envolvendo professores, funcionários e estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Foram mais de cento e trinta pares que, espontaneamente, participaram deste festejo do São João e aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Gigante. Os passos e os comandos tradicionais na dança foram lembrados e a cultura nordestina permanece com os inesquecíveis: balancê, anavantur, returnê, grande passeio, trocar de dama, trocar de cavalheiro, o grande túnel, a grande roda, caminho da roça, é mentira, olha a foto, olha a chuva, choveu, o caracol, entre tantos outros, que todos os anos encantam aos que gostam de participar das festas comemorativas do mês de junho.  

Antes do evento aconteceu a coroação do Rei e da Rainha do Milho do CDG. Os vencedores foram escolhidos através de votação feita pela internet e foram vencedores o estudante Tárcio Sobral e a aluna Lívia Clemente, ambos do Terceirão.
E para a festa ser completa não podia faltar as comidas típicas da época junina, tais como pamonha, canjica, paçoca e tantas outras, na barraca organizada pelos alunos do Terceirão.

O diretor do Colégio Diocesano, prof. Albérico Fernandes, e toda sua equipe acompanharam o evento junino e todos foram felizes ao afirmarem que esta foi a maior e melhor quadrilha junina envolvendo estudantes, professores e funcionários de uma instituição escolar.

Texto: Carlos Eugênio.

GARANHUNS FICA NO AGUARDO DO REGRESSO TRIUNFANTE DE ROBERTO ALMEIDA

Por Altamir Pinheiro

Por experiência própria, por ter vivido  dezenas de dias num leito hospitalar,  o orgasmo medicinal de qualquer paciente ou a melhor parte da consulta em que o doutor buscando encontrar a razão e a natureza da enfermidade ou determinação de uma doença a partir da descrição de seus sintomas é receber um parecer médico quando o homem de jaleco branco, que se tornou nosso amigo,  nos presenteia com uma carta de alforria com o seguinte diagnóstico ou dizeres: meu caro, vencemos, você é uma pessoa CLINICAMENTE CURADA!!! De repente, não mais que de repente, esse ser radiante de carne e osso, imediatamente, transfere toda àquela carga emocional   para o nosso aconchego doméstico: Pais, irmãos, mulher, filhos e netos...

Nestas horas dramáticas da enfermidade que nós, seres humanos, até que entendemos e nos socorremos da religião, da fé em Deus, para quem é católico, na figura do Papa que com toda aquela sua benevolência nos faz "VIAJAR" no tempo, quando ele fala sobre o surgimento do  "homem novo", não importa se ele tem 50, 60, 70, 80 anos. que, depois da posse de sua CARTA DE ALFORRIA fica a pensar no seu próprio comprometimento com a vida humana, compromisso este, que venha desde o momento da concepção e, principalmente, daqueles que estão enfermos nos leitos da vida. Que não nos coloquemos acima de privilégios ou coisa que o valha e não façamos aquilo que a natureza humana  NÃO permite fazer. 

Sensatamente, não falo do “pecado”. Não é preciso crer em Deus para defender a inviolabilidade da vida humana. Basta crer na particularidade do homem. E, em determinados momentos de nossa vida, como é o caso,  eu creio (principalmente no meu médico, na sua equipe, quem estar ao meu redor, quem me acompanha no leito...). Sou católico, sim. Mas, antes disso, sejamos humanista. Não queiramos impor a minha religião a ninguém. Deve-se apenas combater os que escolheram racionalizar os caminhos da morte em vez de tornar mais viáveis os da vida. Pois, é aí que entra aquele ser humano de jaleco branco que, de voz pausada, porém firme me confidenciou: você está CLINICAMENTE CURADO!!! Respeitosamente, naquele momento  circunstancial, 
ele foi o meu deus...  àquele é o cara!!! Digo isto, em razão de, o modo como uma pessoa vê Deus diz mais sobre ela do que sobre ele... 


Prezado  Roberto, que a cidade de ITAPERUMA esteja radiante ao recebê-lo. Porém, antecipadamente, GARANHUNS   já está, brilhantemente, contaminada pela ânsia da saudade do seu retorno e sua alma das manhãs chuvosas e frias vai começar a se preparar  para lhe fazer uma oferta de  um aconchego quentinho diante dos seus ente queridos afirmando com todas as letras, para onde você deve  voltar que é para aqui!!! CLINICAMENTE CURADO!!! Se Deus quiser e ele vai querer. Por um curto espaço de tempo a escrita jornalística vai se sentir órfã do seu profícuo trabalho. O jornalismo te espera!!!  Até porque,  a saúde e a caneta(hoje teclado) são incompatíveis com a ociosidade...

domingo, 26 de junho de 2016

RUMO À CIDADE DE ITAPERUMA

Hospital São José do Avaí, em Itaperuna

Estarei daqui a algumas horas pegando a estrada para o Recife. Amanhã cedo viajo até o Rio de Janeiro e de lá me desloco até Itaperuna, a 300 km da capital. Estou indo fazer uma “Radiocirurgia”, que na verdade é uma sessão única de radioterapia com o objetivo de eliminar o resíduo do tumor que ficou após  a minha operação, feita um ano atrás.

Em Itaperuna, que é uma cidade do porte de Garanhuns, ficarei no Hospital São José do Avaí, uma unidade de saúde que funciona há 67 anos e é tida como referência na região norte do Rio de Janeiro.

Passei um ano batalhando para conseguir esse tratamento pelo SUS, que pode eliminar meu problema de saúde de vez e evitar novas cirurgias.

Faço questão de agradecer de público aos que lutaram junto para viabilizar a autorização da Secretaria de Saúde do Estado/Governo Federal e a viagem, que é dispendiosa, embora o SUS cubra uma parte.

Aqui o meu grande abraço e gratidão para Betânia Monteiro, Luizinho Roldão, Hélio Faustino, Washington Cadete, Jorge Cordeiro, Aurélio Almeida (irmão), Alfredo Góis, Ivo Amaral, Adelmo do Posto de Gasolina da Vila do Quartel, Izaías e Socorro Régis.

Minhas mãe Maria das Neves, todos os meus irmãos e filhos também sempre chegaram juntos, preocupados,  e agora estão felizes porque vou fazer esse "tratamento complementar".

Peço ao bom Deus que mais uma vez esteja ao meu lado e tudo dê certo, como aconteceu o ano passado.

Na minha ausência, que poderá ser de até oito dias, meu irmão Júnior Almeida manterá o blog atualizado.

Já estou com saudades de Garanhuns e minha família. Um forte abraço extensivo a todos os leitores.

SAFADÃO DÁ LIÇÃO NOS POLÍTICOS E FAZ DOAÇÃO DE CACHÊ MILIONÁRIO PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE


Por Júnior Almeida

Depois de muita polêmica no São João de Caruaru este ano, por conta do valor milionário do cachê do cantor Wesley Safadão, o artista cearense surpreendeu o público ao anunciar que todo dinheiro recebido de Caruaru, iria voltar para a cidade, pois ele iria doar R$ 575 mil para as instituições de caridade do município.

Atualmente Wesley é um dos artistas mais bem pagos do país, com cada apresentação custando em torno de meio milhão de reais. As revistas de fofoca já mostraram parte do patrimônio do cantor, que tem jatinho, carros de alto luxo, e recentemente noticiaram suas férias com família e convidados em caros e luxuosos hotéis em Dubai.

Em sua fala,  em tom de desabafo, o artista disse que pra se apresentar em Caruaru, fazia o show até de graça, pois o que queria mesmo era participar da festa todos os anos. Ainda disse que o problema do país não era sua culpa, e sim dos governantes, e aproveitou para alfinetar a oposição do prefeito José Queiroz, dizendo que toda confusão sobrou para quem não tinha nada a ver, no caso ele.

Os vídeos da fala de Wesley Safadão em Caruaru estão bombando na internet. No youtube você pode ver AQUI, e no facebook da Prefeitura de Caruaru, AQUI.

O BRASIL ESTÁ UMA MARAVILHA!

Quem assistiu o Jornal Nacional ontem à noite, na Globo, deve ter ficado com a impressão que os problemas do Brasil acabaram. Parece que nada de grave está acontecendo, não há um inverno ruim no Nordeste, os preços dos gêneros alimentícios devem estar caindo nos supermercados e a corrupção deve enfim ter sido eliminada no país.
Agora está uma maravilha!
Principalmente com a aproximação da Olimpíadas e o revezamento da tocha encantando até as comunidades indígenas e lugares bucólicos como Bonito, no Mato Grosso do Sul (foto).
Há pouco tempo, a Globo alimentava um noticiário verdadeiramente terrorista, mostrando um país à beira do abismo, quase em guerra civil, desgovernado e corrupto.
Imagino que o “Brasil nos eixos”, mostrado na noite de sábado, vem sendo exibido assim durante a semana.
De grave mesmo, nos últimos dias, somente a prisão de um ex-ministro do PT.
Aécio e Eduardo Cunha, apesar das inúmeras denúncias e acusações contra os dois, continuam dois santos.
A Globo dizia que o Brasil estava uma merda e os “midiotas” foram na conversa, apoiando a manobra golpista. Se a emissora fizer uma cruzada para convencer os brasileiros que Temer já consertou o país e é um estadista, milhões irão engolir a lorota.
Apesar da força da internet, a TV da família Marinho ainda manda no pedaço, em conluio com os maiores empresários de São Paulo e outros estados, o restante da mídia podre e setores do Judiciário e Ministério Público.
Breve retrocederemos ao período do Governo Médici que bolou esta pérola durante o regime militar: “Brasil - ame-o ou deixe-o”.

Bolsonaro e seu fã clube estão adorando. Porém, mais na frente, podem querer dar um golpe dentro do golpe se tiverem algum respaldo militar.

UNIDADE MÓVEL DE LAJEDO JÁ ESTÁ ATENDENDO


O Povoado Cantinho, na zona rural de Lajedo, recebeu durante a semana a visita do Consultório Móvel.
A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o ônibus no início de junho e toda semana o veículo está numa localidade diferente, atendendo todo o território lajedense.
A promessa era levar todos os serviços da saúde que Lajedo dispõe até as áreas descobertas, mantendo toda a população atendida e com qualidade de vida. "Ser atendida aqui na minha comunidade é um privilégio que está sendo realizado", descreveu Maria da Silva.
Os serviços da Atenção Básica como NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) com fisioterapeuta e nutricionista esteve no Cantinho com palestras. Já no consultório, a equipe da Unidade de Saúde da Família de Imaculada com enfermeira, técnico, agente comunitário de saúde e dentista deram assistência aos moradores.
Segundo a coordenação de Atenção Básica do município, o Consultório Móvel retornará periodicamente às localidades que estão sendo visitadas agora, de maneira a dar  continuidade ao tratamento que porventura seja realizado, sem quebrar o atendimento.