Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sábado, 30 de abril de 2016

CAETÉS: EX-PREFEITO AERCIO NORONHA ADERE AO GRUPO DO PREFEITO ARMANDO DUARTE

Por Wando Pontes

Em Caetés o atual modelo de gestão pública, implantado pelo prefeito Armando Duarte, com grandes obras e muitas ações que hoje chegam para todas regiões do município de  forma igualitária, também prima pelo relacionamento  respeitoso entre as famílias e em especial com os adversários políticos.Este estilo do atual gestor caeteense tem surtido excelentes resultados, tanto no campo administrativo, quanto no campo político.   

A mais recente adesão política de peso ao grupo liderado por Duarte é, a do ex-vereador e ex-prefeito de Caetés, Aercio José de Noronha, que, com a unânime concordância da sua família e com o apoio recebido da sua grande base política, decidiu deixar o grupo do ex-prefeito Zé da Luz, e se aliar ao prefeito Armando Duarte, para unido ao atual gestor municipal continuar levando as melhorias necessárias para os munícipes da extensa área territorial que o ex-prefeito Aercio continua atuando junto ao povo.


Politicamente falando, este foi mais um grande baque para a oposição de Caetés que tem assistido nos últimos dias um verdadeiro desmanche do grupo do ex-prefeito Zé da Luz que até esta altura do campeonato, ainda não conseguiu unir os seus aliados para formar uma chapa oposicionista para concorrer às próximas eleições. Segundo informações que circulam nas rodas políticas da cidade, o grupo da oposição tenta emplacar uma chapa sem o nome de um Sampaio na cabeça.

A grande novidade já foi anunciada pelo pr[oprio Aercio Noronha através do se facebook, e quem estiver logado pode conferir aqui.

OS MISTÉRIOS DE ANTÔNIO CARLOS BELCHIOR

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle, ou simplesmente Belchior, nasceu em Sobral, no interior do Ceará e na capital, Fortaleza, estudou medicina.

Deixou o curso pela metade porque quando conheceu uma turma boa, que incluía Ednardo, Roger, Teti, Amelinha e Fagner, decidiu que seu negócio mesmo era música e arte.

Virou compositor, cantor, artista plástico.

Um dos seus primeiros sucessos foi “Paralelas”, na voz de Vanusa, uma cantora que surgiu no final da Jovem Guarda.

Mais na frente outra grande intérprete da música popular brasileira, Elis Regina, consagrou definitivamente o nome do cearense na MPB.

A Pimentinha, como era conhecida, incluiu no show e disco “Falso Brilhante” as músicas “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais” e pelo menos esta segunda canção virou uma espécie de hino da juventude, conhecida por jovens de todas as gerações que vieram a seguir.

Em 2011, com Antônio Carlos Belchior já meio sumido, o apresentador Raul Gil fez uma homenagem ao cearense no seu programa.

Apresentou o artista como compositor e algumas de suas principais músicas foram interpretadas por uma meninada de muito talento.

Enquanto passavam depoimentos na telinha, com amigos e admiradores homenageando o cantor, seus olhos marejaram várias vezes, sem que ele conseguisse disfarçar a emoção.

Tempos depois dessa aparição no Raul Gil, Belchior começou a adotar o comportamento misterioso que foi notícia até no programa Fantástico.

Foi se isolando cada vez mais, deixou de fazer shows, ficou sem pagar as contas por onde passou, até a primeira mulher e os filhos deixou pra trás.

Um mistério. Mesmo as pessoas muito próximas dele não conseguem explicar suas atitudes.

Nada disso, porém,  apaga o legado de Belchior para a música popular brasileira. 

Letrista de mão cheia, poeta, filósofo e revolucionário.

Os versos que criou resistem ao tempo, parecem ter sido inspirados nos dias atuais, como quando ele e Vanusa cantaram: "E no escritório em que eu trabalho e fico rico, quanto mais eu multiplicodiminui o meu amor (Paralelas)

E tem essa, que o humorista Chico Anísio confessou que gostaria de ter feito a composição, porque é a minha vida: "Eu era alegre como um rio/Um bicho, um bando de pardais/Como um galo, quando havia/Quando havia galos, noites e quintais".

Belchior falava de paixões de um jeito todo seu: Meu bem o meu lugar/É onde você quer que ele seja/Não quero o que a cabeça pensa/Eu quero o que a alma deseja (Coração Selvagem).

Algumas vezes o compositor era preciso como a lâmina de um punhal: "Como é perversa a juventude do meu coração, que só entende o que é cruel, o que é paixão."?
O poeta tinha muitas inquietações: “Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos/Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais... (Como nossos pais).

"Mesmo vivendo assim, não me esqueci de amar
que o homem é pra mulher e o coração pra gente dar" (Fotografia 3 x4).

Difícil, para ele, quanto para todos nós, suportar o dia a dia: "Eu não estou interessado em nenhuma teoria, nessas coisas do oriente, romances astrais, minha alucinação é suportar o dia-a-dia meu delírio é a experiência com coisas reais" (Alucinação).

Olha aí o Belchior mais filosófico: “Deixando a profundidade de lado/Eu quero é ficar colado à pele dela noite dia/Fazendo tudo e de novo/Dizendo: Sim a paixão morando na filosofia/Eu quero gozar no seu céu/Pode ser no seu inferno/Viver a divina comédia humana/Onde nada é eterno (Divina Comédia Humana).

No fundo mesmo, na essência, Antônio Carlos Belchior nunca deixou de ser apenas um rapaz latino americano, "sem dinheiro no banco, nascido no interior”.

TEVANO TAMBÉM CONDUZIRÁ A TOCHA OLÍMPICA

Além de Lucirley e Juju, outros garanhuenses que vão conduzir a Tocha Olímpica serão o professor Carlos Tevano, Alysson Brasil, Narclebio e tudo indica Gonzaga de Garanhuns. Alguns estarão com o símbolo dos jogos nas mãos aqui na cidade mesmo, a Juju vai nos representar em Gravatá e Luci na capital pernambucana.

Todos merecem os parabéns e com certeza nos representarão muito bem.

Dos citados acima o mais conhecido é o professor Tevano, uma figura humana extraordinária e atleta exemplar, com muitos trabalhos prestados ao Sesc local e à cidade.

Natural de Lajedo, mora e trabalha em Garanhuns há tanto tempo que já pode ser considerado da terrinha.

E por falar em Lajedo, o município administrado pelo prefeito Rossine é o único da região, além de Garanhuns, que terá o privilégio de festejar a passagem da Tocha Olímpica pela cidade.

Será um evento que acontecerá em 300 cidades do Brasil e ficará na história de cada uma.

Lembrando que as Olimpíadas deste ano, no Rio de Janeiro, são as primeiras que acontecem num país da América do Sul.

GARANHUNS TEM MUITA CASA PARA ALUGAR


Quem der uma volta pela zona urbana de Garanhuns e prestar atenção vai tomar um susto com o grande número de imóveis para vender e principalmente para alugar. Em qualquer área da cidade, inclusive na Avenida Santo Antônio,  existem prédios comerciais fechados e com a plaquinha de que está disponível. 

Nos bairros residenciais a situação é a mesma.

Hoje cedo observei algumas ruas em torno do Centro de Convenções do Sesc e só por ali contei mais de 20 casas com a placa de aluga-se.

Essa realidade se acentuou nos últimos dois meses, sinal de que a crise econômica do país está chegando ao ápice. Não é à toa que a popularidade da presidente Dilma está no fundo do poço e ela será afastada do cargo.

Vem aí um novo governo e alguém vai ter de pagar a conta para ver se saímos do buraco. Privatizar e cortar dos mais pobres é a receita que já está sendo anunciada por Michel Temer e os que estão próximos do peemedebista.


É cedo, ainda, para saber onde iremos parar.

PREFEITO ENTREGA REFORMA DE ESCOLA


sexta-feira, 29 de abril de 2016

FILHA DE ALUÍZIO ALVES CONDUZIRÁ TOCHA OLÍMPICA

Lucirley Alves de Oliveira, 29, jornalista e professora será uma das garanhuenses que vai conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas da capital pernambucana, representando seu Estado e a terra natal.

Luci é filha do radialista Aluízio Alves, o maior fenômeno de comunicação do rádio de Garanhuns, desde que aqui se instalou a primeira emissora, a Difusora, hoje Jornal do Comércio. A mãe da jornalista, Tânia de Oliveira Alves, certamente está orgulhosa pelo fato da filha estar no seleto grupo de brasileiros que irão conduzir o símbolo dos jogos olímpicos.

A garanhuense foi escolhida como condutora pela Nissan, que também indicou a Juju, retratada numa reportagem publicada anteriormente no blog.

Ela se inscreveu contando em poucas palavras a sua história, o envolvimento com os esportes, através da campanha #QuemSeAtreve, promovida pela empresa multinacional.

No dia 24 de fevereiro deste ano Lucirley recebeu a confirmação da Nissan que estaria entre os 12 mil condutores da Tocha Olímpica, espalhados por 300 cidades diferentes do Brasil.

“Desde criança tive contato com diversos esportes... Sempre que podia acompanhava o meu pai e meu irmão, Aluízio Segundo, aos estádios de futebol e fui tomando gosto pela coisa e logo comecei a praticar esportes”, revelou a filha de Aluízio Alves.

Acrescentou que durante o ensino fundamental e médio, nos colégios XV e Santa Sofia, praticou vôlei, futsal e handebol. “Quando tinha 10 anos conheci a natação e até hoje, entre idas e vindas, continuo praticando o esporte. Desde 2014 faço parte da equipe de Natação Masters do Sesc Garanhuns”, completou. 

Ela revela que com os esportes aprendeu valores que carrega consigo nas relações pessoais e também no trabalho e por isso sente-se muito honrada em ser condutora da chama Olímpica, que simboliza a paz e a união entre os povos. O revezamento é também uma forma de anunciar e festejar a chegada dos Jogos Olímpicos, que pela primeira vez é realizado na América do Sul. 

“Eu vou conduzir a Tocha Olímpica no Recife, cidade que me acolheu, no dia 31 de maio. Lá o percurso terá início no Arruda, percorrendo diversos outros bairros até chegar no Recife Antigo, onde teremos uma grande festa da cultura popular e o acendimento de uma pira olímpica, já que nossa capital foi escolhida como uma cidade-celebração”, informou a jornalista natural de Garanhuns. 

Ela lembra que na Suíça Pernambucano o revezamento será realizado um dia antes, dia 30 de maio. “Eu espero poder acompanhar a sua passagem por aqui também pra já entrar no clima e prestigiar esse evento tão significativo, que além de promover os valores olímpicos vai mostrar para o mundo as belezas das nossas cidades”, destacou. 

PREFEITO IZAÍAS RÉGIS RECEBE COMISSÃO DE ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL


Na tarde desta última quinta-feira, dia 18, o prefeito Izaías Régis (PTB) recebeu em seu gabinete uma comissão formada por alunos do Curso de Formação da Guarda Municipal de Garanhuns. O ato, intermediado pelo ex-secretário de Obras e Planejamento, Hélio Faustino, teve como objetivo promover desde já uma integração entre o Poder Executivo e os futuros funcionários públicos.


Na oportunidade, Izaías ressaltou aos futuros servidores que espera deles um comprometimento total com o serviço público. "Quando vocês tiverem assumidos suas funções, não podem relaxar, achando que por que estão nomeados acaba ali. O trabalho está apenas começando, vocês serão servidores do povo, e cobrarei de vocês como cobro dos meus funcionários e me cobro. Isso aqui - a Prefeitura - não é minha não! Eu estou apenas de passagem e o trabalho de vocês continuará!",  ressaltou o petebista.

BOM CONSELHO COMEMORA O DIA DO TRABALHADOR

O Dia dos Trabalhadores será comemorado no próximo domingo (1º de maio), em Bom Conselho, com a realização de um Torneio de Futebol. O evento acontece no Estádio Carecão, a partir das 8h, com a presença do prefeito Dannilo Godoy, vereadores, secretários, diretores e os desportistas do município.

LAJEDO FAZ A FESTA DO TRABALHADOR

Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Lajedo estará comemorando o Dia do Trabalhador, aquele maior responsável pelo desenvolvimento do nosso município.

Após vários dias de trabalho durante o ano, nada mais justo do que comemorarmos juntos esse dia. Traga sua família e venha dançar muito forró pelas principais vias da cidade.


Prefeitura de Lajedo - valorizando os trabalhadores, mudando para melhor!

INTOLERÂNCIA E HOMOFOBIA

O assassinato do jornalista Marcolino Júnior, que abalou Caruaru e o Agreste, teve motivação financeira, mas passa também pela questão da homofobia, como deixa claro a polícia em suas conclusões.

As características do crime ocorrido na capital do Agreste são as mesmas do que vitimou o professor Edelson, do Sesc Garanhuns. 

Também foi um caso muito parecido com o que ocorreu no Recife, no final do ano passado e que levou à morte do professor José Bernardino, conhecido como Betinho.

O profissional de ensino foi assassinado por dois alunos do Colégio Agnes, onde lecionava. Um dos rapazes é filho de um pastor, que já dirigiu um tradicional educandário de Garanhuns e que deve estar sofrendo muito com tudo isso.

Uma pessoa de formação religiosa forte, que educou o filho pelos caminhos de Deus não merece passar por uma provação dessas.

Até quando, no Brasil, vamos continuar com essa vergonhosa intolerância por questões sexuais, religiosas ou políticas?

Como diria Caetano Veloso: “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”.

É preciso respeitar as diversidades, as minorias, as opiniões políticas, as preferências religiosas e sexuais. Se isso não acontece as pessoas não brilham, não podem ser felizes e morrem ou são “matadas” por motivos banais

No Brasil ocorrem em média mais de 200 crimes por ano por conta da homofobia. E as escolas do país não estão preparadas para lidar com as diferenças, conforme mostra a imagem acima do sítio da internet Rede Mobilizadores.

PROFESSORES E ALUNOS DO COLÉGIO SANTA JOANA COMEMORAM DE FORMA IMPECÁVEL DIA DA EDUCAÇÃO


A base da sociedade é a educação e os professores são promotores do desenvolvimento humano.

Entendemos que a nossa constante relação com a educação tem sentido a partir do momento que despertamos os talentos e os valores da ciência perante nossos alunos.

Nossos educadores desenvolveram um projeto mobilizando todos os alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, abordando as fontes renováveis, dentre os temas os alunos apresentaram: a reflexão filosófica acerca da biodiversidade, as ciências na contemporaneidade, a revolução industrial e a revolta das máquinas, a história do fogo e o sistema solar.

Colégio Santa Joana D´Arc -  há 31 anos construindo uma educação de valores. 

(Texto da Coordenação Pedagógica do tradicional educandário de Garanhuns).

ERALDO TENTA RETOMAR MANDATO NA CÂMARA

Eraldo Caxiado, 49, professor concursado em dois municípios da região, mora numa casa entre a Brasília e São José desde que nasceu. Com o apoio de amigos desses dois bairros, do Magano e outros locais da cidade,  se elegeu vereador do município em duas oportunidades, exercendo seus mandatos entre 1992 e 2000.

Na Câmara, foi fiel aliado do Governo Bartolomeu Quidute e fez uma oposição dura à gestão de Silvino Duarte. Em 2004 voltou a obter boa votação, mas por conta da legenda ficou de fora do Legislativo.

Nas últimas eleições,  Eraldo não tentou retomar seu mandato, mas está disposto em 2016 a correr atrás do voto dos garanhuenses.

Está filiado ao PT do B, partido pequeno que coligado com outras siglas pode eleger dois vereadores, um deles pelo voto de legenda.

Estão filiados ao mesmo partido Augusto Acioly, Giovani com Amor, o Major Lucena e Júnior Negão.

Por essa circunstância – cinco ex-integrantes da Casa Raimundo de Moraes, o PT do B de Garanhuns está sendo chamado de “Partido dos ex-vereadores”. 

Todos eles são pré-candidatos e além da vantagem de já serem conhecidos, terem serviços prestados à população, irão disputar por uma legenda que não deve ter o cociente eleitoral dos mais altos.

Na situação em que está, Eraldo acredita que dá para retomar seu mandato e atuar em favor do desenvolvimento de Garanhuns. Mais experiente, ele garante que seu foco será a fiscalização dos trabalhos do Poder Executivo e a apresentação de propostas pela melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade. Ele se preocupa principalmente com as áreas da educação, saúde e assistência social.

Ao avaliar o Governo de Izaías, Eraldo Caxiado elogia o gestor na área de infraestrutura. “É melhor prefeito do município em termos de obras de pavimentação de rua, mas deixa a desejar nos setores de educação e saúde”, comentou.

O pré-candidato do PT do B acha na saúde a situação melhorou um pouco com Alfredo Góis, que a seu ver é competente e tem habilidade política. Quanto à titular da educação, Janecélia Martins, tem uma péssima opinião sobre o seu trabalho. “É muito fraca, tem uma pose que parece um pavão e os professores da Rede Municipal em sua grande maioria não gostam dela”, criticou.

Eraldo acredita que o PT do B, por ser comandado no Estado pelo deputado federal Silvio Costa, irá coligar com o PTB e apoiar a reeleição de Izaías. O ex-vereador, contudo, disse que não fechou ainda com o prefeito e pode até ficar com um nome da oposição. “Posso também manter uma posição de neutralidade. Cuidar só da minha campanha, que vou fazer de casa em casa, conversando com os muitos amigos e amigas que fiz em Garanhuns ao longo da minha vida”, complementa o pré-candidato.

*O blog vem publicando uma série de reportagens com pré-candidatos à Câmara Municipal de Garanhuns, sejam ligados ao Governo ou à Oposição. Contatos podem ser feitos pelo telefone 87-99938.9845 ou pelo e-mail robertoalmeidacsc@gmail.com.

O COBRADOR DE IMPOSTOS DE IZAÍAS RÉGIS

Por Altamir Pinheiro

Na época de Jesus, os cobradores de impostos eram odiados. Eram vistos como pessoas desonestas e pecadoras porque geralmente eram corruptas. Eram homens considerados PUBLICANOS (encarregado da arrecadação de impostos) os responsáveis pela arrecadação de taxas e tributos, no âmbito da Antiga Roma Imperial. Eles eram detestados e rejeitados pelos judeus, que não admitiam a tal cobrança de impostos, fato que até hoje, dois mil anos depois,  ninguém é chegado ou então vive se maldizendo e reclamando  de tanto imposto que se paga. Deles todos, o mais conhecido foi o apóstolo MATEUS que deixou suas responsabilidades como cobrador de tributos do Império Romano para se tornar  discípulo de Cristo.

A história de pagar impostos aos governantes vem de muito longe é uma interminável saga dos tributos na história da humanidade. Vasculhando a história podemos encontrar vários vestígios e mecanismos para efetuarem as cobranças dos tributos pesados sobre o povo em todas as épocas da história da humanidade. Por isso, o tal de  pagar impostos é uma saga sem fim na história da humanidade. Afinal pagar tributos é uma prática de todos os cidadãos desde os primórdios. 

POIS BEM!!! Deixando a Bíblia de lado, aqui em nossa aldeia, o Mateus do prefeito Izaías Régis chama-se FRANCISCO MELÍCIO, o coletor de impostos propriamente dito, encontrando-se sua coletoria instalada em plena prefeitura do município de Garanhuns. Em que pese os cobradores de tributos do tempo bíblico serem pessoas detestadas e rejeitadas como eram os casos de Mateus e Zaqueu, antes de serem apóstolos de Cristo.  Já o  homem dos impostos de Izaías, MELÍCIO, muito pelo contrário, é um cidadão muito bem aceito pela comunidade em razão de ser um sujeito educado, gentil, cortês, além de saber ouvir, possuir boa vontade e ainda por cima vem se consagrando  como um exímio negociador com os nossos contribuintes. Que os diga àqueles devedores que sempre estão à sua procura para negociar débitos em atraso e, consequentemente,  parcelá-los dentro da capacidade de pagamento de cada devedor da fazenda municipal.  

Por ser um prestador de bons serviços à comunidade, no dia-a-dia, os garanhuenses estão diante de um típico funcionário público que nunca espera ser cobrado por algo que já sabe o que tem que fazer. Sua marca é a eficiência,   talento e habilidade, além da simplicidade com que trata quem o procura.  Quer dizer, esse tipo de prestador de serviço aos moradores  de nossa cidade carrega a marca do  empregado  movido por algo mais profundo e mais pessoal do que apenas o desejo de fazer um bom trabalho, tem por prática, também,  em fazer um pouco mais, ou seja, respeitar o contribuinte. A escolha de Izaías por um discípulo que tem o dom e a disciplina de saber gerenciar a prioridade de tarefas, ter a habilidade de delegar atribuições sem comprometer os cronogramas de execuções, são outras das mais valorizadas qualidades do COBRADOR DE IMPOSTO tão bem selecionado e preferido pelo prefeito de Garanhuns.

Às vezes ou quase sempre a gente costuma indagar que na equipe do Prefeito Izaías Régis consta os nomes de cerca de meia dúzia de secretários capacitados,  esquecendo-se do chamado SEGUNDO ESCALÃO, o que é o caso típico de FRANCISCO MELÍCIO, que trouxe sua experiência de 35 anos de Banco do Brasil, passando por Agrestina e São Paulo e vindo esbarrar aqui em Garanhuns. Melício é o tipo do funcionário que todo patrão ou empresa gostaria de tê-lo. Nesse particular, ao designá-lo como o homem dos impostos,  Izaías acertou em cheio!!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

PADARIA SUÍÇA VIRA LOJA DE ROUPAS

Depois de mais de 50 anos funcionando como padaria e lanchonete, o prédio na esquina da Avenida Santo Antônio com a Rua Severiano Peixoto (também chamada de Rua do Cajueiro), agora é uma loja de roupas.

Quando o estabelecimento comercial começou era Padaria Royal e depois virou Suíça, com a qual os garanhuenses ou agresteiros cinquentões ou sessentões, como eu, estávamos tão acostumados quanto a roupa do corpo.

Três pessoas diferentes foram donas do prédio, o último deles Evilásio Padilha, que se aposentou e hoje divide seu tempo entre Garanhuns e Maceió.

Mas como diz o poema de Florbela Espanca, musicado por Fagner: “Na vida tudo muda, tudo é frágil”.

Esta imagem que o leitor vê acima agora faz parte da história. Em vez do pão francês ou recife, da bolacha, do sanduíche, dos sucos ou cafés que eram tomados pela manhã ou à tarde, o consumidor irá encontrar roupas de grife.


No velho imóvel da Santo Antônio não é possível mais saciar a fome, mas a vaidade sim.

SECRETARIA DISTRIBUI REPELENTES COM GESTANTES

A Secretaria de Assistência Social de Garanhuns está reforçando o cuidado com casos de microcefalia do município. Com esse intuito, repelentes estão sendo entregues às gestantes atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), uma vez que a microcefalia, possivelmente, está associada ao mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da dengue e da febre chikungunya. Além disso, a secretaria realiza um trabalho contínuo de promoção de ações de combate ao mosquito e outras atividades voltadas às famílias com casos de microcefalia.

Essas ações irão atuar de forma preventiva em situações de insegurança social em Garanhuns, de um modo que as gestantes e famílias com casos de microcefalia possam ser acolhidas, sejam inseridas nos programas disponíveis e tenham o acompanhamento e encaminhamentos necessários. A secretária de Assistência Social fala sobre as atividades. “Todo esse trabalho de acolher e acompanhar as famílias de Garanhuns que estão em situação de vulnerabilidade já faz parte da programação de nossa secretaria, porém, diante da situação de saúde que estamos enfrentando em nosso País, nós estamos reforçando essas ações e dando uma atenção especial a esse público”, afirmou Célia Sobral.


A iniciativa faz parte do plano de ação de enfrentamento à microcefalia e combate aos vetores, elaborado pela Secretaria de Assistência Social e aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Para receber o repelente, a gestante precisa ser beneficiária do Programa Bolsa Família (PBF); ser residente em Garanhuns, com comprovante de residência atualizado; estar inscrita e ser acompanhada pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) ou inserida no Programa de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (Paefi) e ter o cartão da gestante do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado. (Ruthe Santana).

SAÚDE EM PERNAMBUCO ESTÁ UM CAOS

Esta foto, do Hospital Getúlio Vargas, no Recife, foi divulgada nas redes sociais pelo médico ginecologista Pedro Melo, que atua em Lajedo e Caruaru.
Antes de postar a imagem, ele escreveu o seguinte:
Você chega no plantão encontra o HRA superlotado e recebe a notícia que vai ter de se virar porque Recife está um caos...
Aí você se pergunta: ao invés de estarem fazendo campanha eleitoral antecipada os deputados não deveriam está fiscalizando e cobrando uma ação desse desgoverno estadual?
Do jeito que vai não vai ter lugar para governar...

Vejam a situação do HGV e tirem suas conclusões...

MICHEL TEMER FARÁ CORTES NA ÁREA SOCIAL

O Governo de Michel Temer ainda não começou, mas já está se fazendo oposição ao peemedebista. Hoje movimentos sociais promovem bloqueios em 30 rodovias do país, em ações coordenadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiânia, Brasília, Uberlândia, Fortaleza e Recife.
Faixas e cartazes já estão preparadas para protestar contra o futuro presidente, que no entender dos manifestantes vai assumir o poder de uma forma ilegítima.
As notícias que estão saindo na grande imprensa dão conta que Michel Temer não vai aumentar o salário mínimo como fez Dilma e Lula, fará cortes na Previdência e fixará a idade de 65 anos para aposentadoria tanto dos homens quanto das mulheres.
Os investimentos na área social, educação e saúde também poderão ser reduzidos.

Assumindo a presidência da República, Temer também anunciará novas privatizações no país, na linha do que foi feito no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Tudo indica que a futura gestão atenderá mais os anseios das classes altas do que do povão.

PREFEITO ENTREGA CASAS EM RAINHA ISABEL


GARANHUNS REFORÇA COLETA DE LIXO

Começa a circular a partir da noite desta terça-feira (27) a nova frota de caminhões que realizam a coleta de lixo em Garanhuns. A medida da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, visa melhorar o processo de limpeza urbana e coleta de lixo no município e em seus distritos, que é realizado pela empreso terceirizada Locar Saneamento Ambiental.
Ao todo, novos 11 veículos foram contratados para realizar o serviço na cidade. Sendo 8 compactadores de 15m³, 2 caminhões do tipo caçamba e um do tipo baú. Os caminhões que substituirão a antiga frota do município estiveram expostos na avenida Santo Antônio, em frente ao Palácio Celso Galvão na manhã de hoje.

Mais containers – Além dos veículos disponíveis para limpeza diária, a coleta conta também com mais de 500 containers distribuídos pelas vias da cidade e que facilitam a coleta já feita pelos caminhões de lixo. (Da Assessoria de Comunicação).

PREFEITURA DE LAJEDO DÁ INÍCIO A PROGRAMA GRATUITO DE ARAÇÃO DE TERRAS NO MUNICÍPIO

A previsão é de que mais de 2 mil hectares de terra sejam arados em Lajedo até a chegada do inverno.
A Secretaria Municipal de Políticas Agropecuárias e Meio Ambiente deu início nesta quarta-feira (27) à aração de terra com 16 tratores que vão abranger toda a zona rural do município.
Nas associações comunitárias de cada sítio foram reunidas comissões para realizar o cadastro, o qual contém os nomes, CPF e quantidade de hectares a serem arados. Concomitantemente, na Secretaria de Agricultura também foram cadastrados muitos outros pequenos e médios produtores rurais.
Segundo o secretário de agricultura de Lajedo, Moacir Vital, após o desfile com os 15 tratores alugados e o trator que pertence ao governo municipal, o trabalho será agilizado. "As listas estão sendo igualmente distribuídas aos tratoristas para realizar a aração por áreas", informou o secretário.

Desde o primeiro ano de gestão do prefeito Rossine Blesmany, a Secretaria de Agricultura realiza esse trabalho totalmente gratuito para apoiar o homem do campo. Todo ano é batido um recorde de aração. Em 2013 foram mil hectares, em 2014, 1.500 hectares, 2015 mais de 1.800 e este ano a intenção é ultrapassar os 2 mil hectares, visto que logo de início serão 1.100 hectares de terra.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

DEPUTADO ÁLVARO PORTO PEDE RECUPERAÇÃO DO PARQUE DE EXPOSIÇÃO SENADOR PAULO GUERRA

A Assembleia Legislativa aprovou o apelo feito pelo deputado estadual Álvaro Porto (PSD) ao governador Paulo Câmara, ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, em favor da recuperação do Parque de Exposição Senador Paulo Guerra e a consequente retomada exposição de animais no município. 

O evento, segundo o deputado, é vital para a economia de todo Agreste Meridional uma vez que movimenta e incrementa negócios de toda a cadeia produtiva da bacia leiteira. 

Já publicada no Diário Oficial do Estado, a indicação de autoria de Porto ressalta que a exposição é "a maior do Agreste Meridional, envolvendo não só municípios de Pernambuco, mas de estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte", aspecto que atesta a relevância do evento. 

A feira reunia mais de cento e cinquenta expositores, contava mais de dois mil animais expostos e costumava atrair milhares de visitantes. Há cerca de cinco anos deixou de ser realizada, o que vem acarretando danos não só para pecuária, mas também para o turismo e o comércio de toda a região.  

De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, atualmente a área do parque de exposição está completamente abandonada, servindo apenas para abrigar os cavalos da Polícia Militar e para um restaurante privado. 

"Sem a realização da exposição de animais a população e os criadores da bacia leiteira do Agreste Meridional, uma das mais importantes do Estado de Pernambuco, que impulsiona a economia local, gerando milhares de empregos, ficam sem um evento de fomento às suas atividades".

A expectativa agora é que o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns somem esforços para que o parque seja restaurado e exposição volte a ser realizada.

GARANHUENSE JUJU VAI CONDUZIR TOCHA OLÍMPICA

Ivoneide Melo, filha de Júlio Jacinto, que tanta falta faz a este Agreste, teve esta semana uma grande alegria. A garanhuense foi comunicada que sua filha Juju – que ela chama carinhosamente de Minha Rainha – foi escolhida para conduzir a Tocha Olímpica, quando da passagem do símbolo dos jogos  pela cidade de Gravatá.

Naturalmente tanto a mãe quanto nós preferíamos que a indicação tivesse sido para Garanhuns mesmo. Mas o que importa é que ela vai estar lá, nos representando e deixando todos orgulhosos.

“Foi uma indicação importante para ela e nós da família”, revelou Ivoneide, já antecipando que irá guardar este momento da vida de Juju para toda a vida. 

“Vou incluir nos arquivos da vida dela”, completou a garanhuense.

Júlia de Melo S. Aguirre, a Juju, tem 20 anos de idade e sofre de uma doença rara chamada Síndrome de Leigh. A garota foi indicada para conduzir a Tocha Olímpica pela Nissan, graças a sua história de superação, repassada à empresa pela mãe.

CIRLENE ASSUME A SECRETARIA DA JUVENTUDE

Cirlene Leite, Secretária de Cultura do Município desde o início da gestão de Izaías Régis (PTB), passou a responder interinamente também pela Secretaria da Juventude, substituindo Pedro Passos. Este, que integra o Partido dos Trabalhadores em Garanhuns, se afastou do cargo para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Jornalista profissional formada em São Paulo, Cirlene é filha de Manoel Pereira, que trabalhava no ramo da construção civil e foi vereador em Caetés, onde morou por toda a vida. 

A jornalista radicada em Garanhuns trabalhou na TV Pernambuco, TV Jornal e TV Globo, além de ter atuado nas assessorias de imprensa da Fundarpe, Prefeitura do Recife e Clube Náutico Capibaribe.

Quando residia na capital,  foi quem começou a organizar o Encontro dos Amigos de Garanhuns, juntando no mesmo local, normalmente um restaurante ou num clube social, pessoas que estão longe da “terrinha”, mas fazem questão de não cortar o vínculo com suas raízes.

Cirlene Leite tem sido uma das auxiliares de Izaías mais fiéis ao espírito da atual administração, daí a confiança do prefeito no seu trabalho.

PREFEITO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DA FORRÓBOM

O prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy (PSB),  anuncia no próximo sábado, dia 30, a programação da ForróBom 2016. O município tem a tradição de realizar uma das melhores festas juninas de todo o Agreste Meridional. A expectativa é que apesar da crise boas atrações sejam contratadas e a festa repita o sucesso de anos anteriores.

COMO FUNCIONA O SAÚDE NA ESCOLA EM LAJEDO

O Programa Saúde na Escola (PSE) é muito mais do que uma visita anual nas escolas da rede pública municipal. É a partir dos atendimentos destinados aos alunos que a Atenção Básica encaminha aquelas crianças que necessitam de algum tratamento especializado. Hoje (27), equipes de saúde juntamente com a educação trabalharam no CAMPEL e Colégio Normal de Lajedo.
Cada equipe de um postinho é encaminhada para uma escola, de maneira que abranja todos os alunos do Ensino Infantil e Fundamental. Através dos cartões de vacina, as agentes comunitárias de saúde fazem o acompanhamento do crescimento da criança, medindo peso e altura e verificando as vacinas. Enquanto isso, enfermeiras calculam o IMC, avaliando o desenvolvimento através do cálculo antropométrico.
Outros profissionais da enfermagem também avaliam a visão das crianças e adolescentes, e também dentistas fazem a higienização bucal. Todos os resultados de ambos os profissionais são categorizados e quando necessário, a depender da situação, muitos são encaminhados para exame de vista, atendimento odontológico, nutricional, psicológico ou fisioterapêutico.
O PSE também recebe apoio dos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que relacionam os serviços com a prevenção por meio de palestras e dinâmicas sobre diversos temas pertinentes.

Sexta-feira será encerrado o Programa Saúde na Escola com 100% de abrangência. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajedo).