Natal de Garanhuns

Natal de Garanhuns
A Magia do Natal

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

domingo, 31 de janeiro de 2016

PARTIDO DA MULHER SE ORGANIZA EM GARANHUNS

Selma sempre participou das lutas das mulheres
Trigésima quinta legenda a conseguir registro junto ao TSE, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), está se organizando também em Garanhuns. Já tem Comissão Provisória e no dia 8 de março, quando se comemora o Dia da Mulher, a agremiação política irá promover um ato festivo para apresentar seus integrantes à imprensa local.
À frente do PMB de Garanhuns deve ficar a blogueira Selma Melo, que editou muito tempo o jornal O Sináculo e hoje escreve no blog do mesmo nome.
De acordo com Selma o Partido da Mulher aqui no município nasce com muita representatividade, com a participação de mulheres influentes na cidade e região.
O PMB local será aberto também aos homens e será simpático à causa GLTB, podendo inclusive lançar a candidatura de um homossexual à Câmara Municipal.
Ela acredita que seria uma postulação com boas possibilidades, uma vez que os homossexuais e simpatizantes vêm se fortalecendo a cada dia em Garanhuns, contando atualmente inclusive com um diretório GLTB na Unidade Acadêmica da Universidade Rural.
Embora seja o Partido da Mulher, o PMB tem na Câmara Federal 18 representantes do sexo masculino e apenas dois do sexo feminino. Na direção nacional da legenda está Suéd Haidar, do Rio de Janeiro, mas o presidente da sigla em Pernambuco é um homem: Darcírio Barbosa.
Selma foi eleitora de Dilma Rousseff para a presidência da República, mas deixa claro que o partido em Garanhuns tem autonomia e vai decidir democraticamente com quem fica em nível federal, estadual e municipal. Assim, tanto poderá apoiar a reeleição de Izaías Régis, como integrar o bloco da oposição. “Quem vai decidir é a maioria”, adianta a presidenta local do Partido da Mulher.

PAULO CÂMARA CAI NA FOLIA NO BAILE MUNICIPAL E ACIDENTE QUASE TRANSFORMA A FESTA EM TRAGÉDIA

Paulo Câmara e Ana Luíza
O governador Paulo Câmara (PSB), esqueceu a crise e os problemas do Estado por uma noite e marcou presença no Baile Municipal, realizado no último sábado, no Classic Hall, com a presença de muitas pessoas da alta sociedade da capital pernambucana. O socialista estava acompanhado da primeira dama, Ana Luíza e foi recebido pelo anfitrião da festa: o prefeito Geraldo Júlio, seu colega de partido.
Por sinal o Baile Municipal este ano foi marcado por uma quase tragédia: A ponte que dá acesso à casa de festas desabou, porque estava superlotada,  e 16 pessoas envolvidas no acidente ficaram feridas. Algumas precisaram ser levadas ao Hospital da Restauração. 
A ponte do Classic Hall desabando

REQUIÃO MANDA FOLHA À PUTA QUE O PARIU

Seria engraçado, caso não fosse trágico, o atual quadro político brasileiro, dominado por dois partidos – o PT e o PSDB -, tendo o PMDB como fiel da balança.

A grande imprensa também se comporta como um partido, fazendo a oposição que tucanos, pós-socialistas do PPS e democratas (do DEM) não sabem fazer.

A Folha de São Paulo, um dos principais jornais do país. Neste final de semana deu uma de Jesus Cristo, que transformou água em vinho e promoveu a multiplicação dos peixes.

O jornal paulista noticiou que a mulher do ex-presidente Lula, tinha comprado um iate para usar nas visitas a um sítio de um amigo do casal. A Folha se expôs ao ridículo, pois o tal iate não passava de uma canoa modesta, de lata, que custou R$ 4 mil.

Apesar da “barriga” do jornal, transformando uma canoa de pobre num iate de milionário, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), aproveitou a reportagem para entrar em ritmo de campanha, batendo no seu provável adversário na disputa presidencial de 2018.

“O Lula é o Partido dos Trabalhadores. O Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção, sem compromisso com as questões de natureza ética, sem limites”, disse Alckmin, se referindo às denúncias contra o ex-presidente da República e sua mulher, envolvendo um tríplex que não é dele, um sítio do amigo, e uma canoa transformada em iate.

O ex-presidente respondeu na bucha: "Seria mais proveitoso para a população de São Paulo se a imprensa perguntasse e o governador explicasse os desvios nas obras do metrô e na merenda escolar, a violência contra os estudantes e os números maquiados de homicídios no estado, ao invés de tentar desviar a atenção para um apartamento que não é e nunca foi de Lula", cutucou o petista, através do Instituto Lula.

Para tornar o quadro mais engraçado (ou mais trágico), o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, irritado com a situação usou um palavrão para mandar a Folha de São Paulo e possivelmente seus aliados àquele lugar: 

"O crime de Marisa? Não os mandarei se lixar nas ostras! Mas vão à puta que o pariu", escreveu Requião, postando ainda a imagem da canoa de lata, comprada pela ex-primeira-dama por R$ 4,1 mil.

Se agora já está assim, imagine quando chegar 2018, principalmente se o Lula começar a crescer nas pesquisas de intenção de voto.


O desespero vai tomar conta de parte da mídia, de tucanos e afilhados. Vai ser preciso muito Diazepam pra essa gente e corre o risco de algumas figuras ilustres da República perderem o juízo de vez.

COMEÇAM AS AULAS NAS ESCOLAS DE GARANHUNS

Na próxima quarta-feira, dia 3, a Prefeitura de Garanhuns, à frente a Secretaria de Educação e Esportes, realiza a abertura oficial do ano letivo 2016.

Será um momento muito especial, realizado no salão da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), destinado aos professores efetivos, inclusive os docentes convocados pelo concurso.

As aulas no município começam têm no dia 11 de fevereiro. O processo escolar na Rede Estadual inicia no próximo dia 3.

A solenidade de abertura do Ano Letivo vai contar com a palestra “Currículo, Escola e Responsabilidade Social”, conduzida pelo professor doutorando em Literatura e Interculturalidade, Severino do Ramo Correia (Severino Lepê). O mesmo tema será explorado ao longo do ano em formação continuada.

O ato promovido pela Secretaria de Educação vai contar também com o lançamento de nova roupagem, mais lúdica e de leitura prazerosa, do Projeto “Nas Ondas da Leitura”, da Editora Imeph. Em seguida, os professores terão a palestra “O Poder Interdisciplinar da Leitura”, realizada pelo mestre Robson Teles. 

Na rede particular do ensino a maioria dos colégios, como é o caso do Quinze de Novembro e Diocesano, estão iniciando as aulas de 2016 na segunda-feira, dia 1º de março.

*Na foto a Secretária de Educação de Garanhuns, professora Janecélia Martins.

GARANHUNS PROMOVE CARNAVAL DA CULTURA

A valorização da cultura é o diferencial e está presente nos desfiles de blocos líricos, orquestras de frevo, bois, maracatus e , Escola de Samba.

Com uma programação diversificada com atrações para toda a família, o Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, pretende reeditar o sucesso dos últimos 2 anos, de resgate do Carnaval de rua da cidade. O evento será realizado no período de 06 a 09 de fevereiro, nos bairros de maior tradição carnavalesca da cidade, o Magano e a Boa Vista. Além disso, a Prefeitura de Garanhuns também entra com apoio aos blocos que saem durante a semana pré-carnavalesca, como o Unidos do Dente de Leite (sábado 30/01- Aga); Desfile dos Bonecos Gigantes do "Bloco Com Ciência na Cabeça e Frevo no pé" (quarta, 03/02); Bloco do Camisa Azul do Magano e o “Desfile das Virgens”, ambos na noite da sexta-feira, dia 5 de fevereiro.

De acordo com a secretária de Cultura, Cirlene Leite, a principal característica do Carnaval de Garanhuns é a diversidade e o fortalecimento da tradição do carnaval pernambucano. “Nós buscamos preservar essa diversidade em nosso evento, valorizando o frevo, o samba, axé, maracatu, entre outros estilos, que passaram a ser prestigiados nos quatro dias de momo em nossa cidade. Essa é uma festa muito importante para o Governo Municipal, uma vez que foi justamente nesta gestão do prefeito Izaías Régis, que o carnaval tradicional que atrai toda a família, e sem a violência dos grandes centros urbanos, foi resgatado e vem sendo muito bem aceito pela população desde 2014”, disse.

No bairro Magano, os desfiles e cortejos terão concentração na Praça Campos Sales e seguem em direção ao palco principal, montado em frente à Igreja Santa Terezinha, localizada na avenida Sátiro Ivo. Já na Boa Vista, a concentração será na praça em frente à sorveteria Doce Mel e também na Rua do Correntes, no Bar do Evaristo, de onde os cortejos seguem em direção ao palco na Praça Pedro II. No palco, acontecem as apresentações de shows com artistas e bandas de Garanhuns, com muito frevo, samba e axé. A animação dos palcos ficará a cargo da personagem "Priscilla", das Virgens de Garanhuns.

Segue, abaixo, a programação completa do “Carnaval de Rua de Garanhuns 2016”:

SÁBADO (06) - MAGANO (14h às 18h)
- Show Evaristo e Banda (palco)
- Desfile Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha
- Banda Astúcia do Samba (palco)

DOMINGO (07) - MAGANO (12h às 18h)
- Desfile e apresentação do Projeto Batuque
- G.S. FrevOrquestra/S. João
- Desfile Bloco dos CRAS (Garanhuns e Iati)
- Desfile Bonecos Gigantes de Venturosa
- Show Banda Makette Brasil (palco)

SEGUNDA-FEIRA (08) - BOA VISTA (12h às 19h)
- Orquestra-Bloco Boneco Doido – arrasta os Blocos Pé no Saco, O Coveiro e o Boneco do Bacalhau
- Cortejo do Maracatu Estrela Nascente/Correntes
- Desfile Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha
- Desfile do Bloco Lírico “Damas e Valetes de Olinda”
- Show Belinha Lisboa (palco)

TERÇA-FEIRA (09) - BOA VISTA (12h às 19h)
- Marcelo Francisco – “Netinho em Qualquer Estação” Show Tributo (palco)
- Desfile do Boi Maracatu e a Cobra da Bixiga Lixa/Arcoverde
- Orquestra O Bloco Lírico / Desfile do Bloco do CRAS (Garanhuns e Iati)
- Show Kiara Ribeiro (palco)


Mais informações: 87-3761.1910 (Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura do Município).

DESTAQUES DA SEMANA

DOMINGO 24- Como o nosso leitor já acostumou, nossa primeira postagem foi dessa coluna, com o resumo do que foi notícia durante a semana. A segunda matéria foi sobre política, onde tudo indica que na eleição desse ano, será muito difícil que Ivo Amaral e o PMDB local apoie a eventual candidatura de Rosa Quidute e Sivaldo Albino. Noticiamos que o padre Emerson vai mudar de paróquia, saindo da Boa Vista, onde celebrou no domingo pela manhã, causando grande comoção, indo pra Mãe Rainha. Voltamos a falar de eleições, onde dissemos que em São Pedro esse anos promete uma boa disputa, com cinco fortes candidatos em busca dos cerca de dosi mil votos da vila. Da cidade de Lagoa dos Gatos, publicamos que o promotor local entrou com uma ação contra a prefeitura local para impedir que essa realizasse festas. O motivo? A folha salarial da prefeitura está atrasada há meses.




SEGUNDA 25- Nossa primeira postagem foi sobre o show de calouros na comunidades da Madalena em Lajedo, encerrando a Festa de São Sebastião. Publicamos que uma universidade americana divulgou o resultado de uma pesquisa que diz que o sexo entre amigos ajuda a fortalecer laços de amizade. Postamos também que o governo do estado além de ter aumentado o valor do IPVA dos veículos, agora está cobrando vinte e cinco serviços que antes eram de graça, além de cobrar uma alta taxa para enviar os documentos dos veículos às casas dos proprietários. Postamos que nesse mesmo dia foi inaugurada a agência do INSS de São Bento do Una, graças a uma emenda parlamentar do então deputado Fernando Ferro, que garantiu R$ 400 mil para a construção.  Ainda sobre a terra dos Valença, noticiamos que o pároco local, padre Fábio Cavalcante, durante a inauguração da agência do INSS, ao invés de dar a benção ao novo prédio, preferiu rasgar elogios à prefeita Débora Almeida, deixando a oposição irritada. Dissemos também que mesmo o Padre Fábio dando a entender que o "pai da criança" pela obra da agência do INSS em São Bento foi o governo municipal, o secretário especial do órgão, Carlos Eduardo Galba, deu o crédito a Washington Cadete e seu grupo. Foi nossa última postagem do dia.





TERÇA 26- Nossa primeira matéria, falamos que a agência do INSS em Lajedo, começou a funcionar na terça, um dia após ser inaugurada pelo secretário Carlos Eduardo Galba e o prefeito Rossine Blesmany. Mostramos que a Escola de Aplicação Professora Ivonita Guerra teve um ótimo índice de aprovação nos vestibulares de diversas faculdades, cerca de 60 aprovados em vários cursos. Da terra dos Valença mostramos um pré-candidato a vereador com o curioso apelido de "Padre Fera". O padre em homenagem ao religioso de Capoeiras padre Geraldo, e o fera, numa alusão a Washington Cadete, conhecido por Fera em São Bento do Una. Postamos que o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, tem a aprovação do seu governo passando dos 70%, que acham que a atual gestão é ótima ou boa, enquanto 3,81% acham ruim ou péssimo, segundo Instituto Contexto. Falamos que o acesso à cidade de Paranatama está cada vez pior. Segundo o blogueiro Roberto Brito, o descaso já foi denunciado na imprensa, aos órgãos responsáveis e até ao próprio governador, mas nada foi resolvido. Postamos que o Gigante da Praça da Bandeira foi homenageado pela Academia Olindense de Letras pela data do seu centenário. Na última matéria do dia, mostramos que o vereador Mandioquinha da cidade de Barra do Garça, no Mato Grosso, tirou onda de uma professora, dizendo que se essa quisesse ganhar dinheiro entrasse na política.





QUARTA 27- Começamos o dia com uma postagem de Altamir Pinheiro sobre Correntes, que segundo o guerrilheiro, foi o município que menos se desenvolveu nos últimos 25 anos em toda região. Altamir enumera vários motivos para sua analise, inclusive diz até que levou um calote de R$ 7.500 da prefeitura das Correntes, que tem esse cheque sem fundos e não tem esperança de receber. Depois falamos do problema da segurança pública no estado, onde o próprio governador Paulo Câmara não dá esperança à população de que a coisa melhore. Outro fato grave apontado na matéria, é que secretários do Estado, disseram saber do plano de fuga em massa dos detentos, e mesmo assim não tomaram as providências. De São Bento do Una publicamos que a cidade vai ter seu abastecimento d'água reforçado pela barragem Pau Ferro em Lajedo. Aqui em Garanhuns dissemos que a prefeitura local retomou ações para o combate do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Postamos também que a cantora Vanessa da Mata, que é mãe de três filhos adotivos, criticou a burocracia para quem quer ser pai ou mãe, dizendo que sofrem os dois lados. Pais e as crianças. Noticiamos que o folclórico Bacalhau, torcedor do Santa Cruz, passou mal na prefeitura de Garanhuns, e precisou ser socorrido pelo Samu. Depois falamos que a AMSTT iniciou a implantação e revitalização das placas de trânsito da cidade. Dissemos que o povo de Garanhuns irá ganhar um presente em forma de literatura, na edição pelo Jornal O Columinho, que completa dois anos de existência, de um livro, assinado por grandes cronistas da cidade.





QUINTA 28- Nossa primeira postagem foi sobre o afastamento do Japonês da Federal de suas funções . Alçado ao posto de herói nacional,  ele é suspeito de vender documentos sigilosos da PF. Os famosos vazamentos seletivos, que a mídia sempre divulga. Do blog de Inaldo Sampaio, publicamos uma matéria sobre o ranking de corrupção no mundo, onde o Brasil caiu 7 pontos, dentre 168 países avaliados. Divulgamos a boa programação de carnaval do Sesc, nas unidades espalhadas pelo interior do estado. Postamos que a CGU divulgou um relatório que mostra que mais de R$ 2 bilhões da merenda escolar e transporte de alunos foram desviados desde 2003, pelas prefeitura brasileiras. Destacamos o aumento nas vendas de inseticidas e repelentes. Só o Bonanza de Garanhuns teve um aumento na casa de 84% na venda desses produtos nas suas lojas na cidade. Falamos da briga boa que está acontecendo em Garanhuns, com os postos de gasolina baixando seus preços para atrais mais clientes. Briga essa que quem ganha são os consumidores. Do G1 postamos que um acidente no Sertão do estado matou o motorista de um dos carros da comitiva do governador Paulo Câmara.




SEXTA 29- A primeira postagem desse dia foi sobre o seguro safra em Caetés, onde 1930 agricultores familiares já começaram a receber o Garantia Safra no valor de R$ 850 dividido em cinco prestações de R$ 170, que vai injetar R$ 1.640.500,00 na economia do município. Em seguida publicamos a reclamação do morador da Vila do Quartel, que diz que uma lagoa de detritos estourou e contaminou várias propriedades rurais das proximidades. Segundo esse morador, a fedentina está insuportável. Anunciamos a festa de Igreja Nova e Barra do Brejo, município de Bom conselho, e também falamos que a Prefeitura de Garanhuns desistiu de realizar as obras de alargamento na Avenida Rui Barbosa por conta da diminuição de verbas. Pelas redes o estudante Anderson Barros externou sua indignação com um comentário infeliz, segundo o estudante, de um radialista da cidade em seu programa. Falamos disso aqui. Dissemos que quando fazemos uma matéria, uma simples notinha, ou mesmo postamos uma foto, sempre citamos a fonte. Como o grande Sistema JCPM copiou nossa matéria em não deu nenhum crédito, falamos também. Postamos que mais postos de gasolina da cidade, forçados pela concorrência, baixaram seus os preços. Uma briga boa para o consumidor. Fizemos um texto, em que falamos do benefícios econômicos trazidos pelas chuvas, mas também a explosão nos preços do gado solteiro, devido a fartura de pasto. Depois de um temporal no fim da tarde da sexta em Garanhuns e região, postamos a boa notícia para os profissionais de educação em Caetés. É que desde que assumiu a prefeitura, o prefeito Armando Duarte paga rateio aos seus funcionários.




SÁBADO 30- A primeira matéria do dia foi do "guerrilheiro" Altamir Pinheiro, que falou sobre Mano do Caetano, que segundo o blogueiro, é um arquivo vivo de Garanhuns. Falamos da campanha sistemática da mídia familiar do país contra Lula. De como magnatas das comunicações fazem de tudo para tentar acabar com a imagem do homem que saiu do cargo como melhor presidente do Brasil em todos os tempos, mas que com tudo isso a militância mostra que está bem viva através das redes sociais. Publicamos um Artigo de Michel Zaidan, em que ele fala das responsabilidades das autoridades para os vários problemas do Estado, inclusive os causados pelo vendaval e as chuvas da sexta feira. Falamos que tem igreja pentecostal vendendo vassouras abençoadas pela "pequena" quantia de R$ 1.000,00. Quase de graça para "tanta serventia". Publicamos que o ex-deputado Carlos Batata se reuniu com o presidente da Compesa, para tentar a construção de uma adutora da Barragem do Cajueiro, para abastecer Capoeiras e Caetés.

sábado, 30 de janeiro de 2016

CARLOS BATATA TEM AUDIÊNCIA NA COMPESA

Mesmo com as chuvas que tem caído na região, o ex-deputado Carlos Batata (DEM), prossegue lutando pela construção de uma adutora que leve água de Barragem do Cajueiro para Capoeiras e Caetés. Ela acha que com esta obra o problema de abastecimento das duas cidades seria resolvido em definitivo, uma vez que o Gurjão sozinho não suporta mais atender os dois municípios.

Batata esteve ontem pela manhã na Compesa, participando de uma audiência com o presidente da Empresa, Roberto Tavares, juntamente com o deputado Alberto Feitosa.


O ex-deputado teve autorização do presidente da Compesa para elaborar um anteprojeto da Barragem do Sítio Imbé, em Capoeiras. “Essa obra seria a redenção de grande parte da caatinga em nosso município”, comentou.

PASTORES DE IGREJA PENTECOSTAL VENDEM VASSOURAS "UNGIDAS" POR UM MIL REAIS

Pastores de uma dessas igrejas pentecostais vendem vassouras "ungidas" por MIL REAIS, com a garantia de "varrer a casa do mal".

Representantes dessa igreja tem oferecido estas vassouras peculiares e nada baratinhas já faz algum tempo. Eles garantem suas 1001 utilidades, enfatizando as principais que são:

"Varrer todo o lixo espiritual para fora de suas vidas, se livrar de encostos e de todo o mal que te assola". 

A matéria feita pela radioportalatualizado.com.br está dando muito o que falar, pois não é de hoje que aparecem estes aproveitadores charlatões a fim de um único propósito: Fazer as pessoas de trouxas, se aproveitar da fé e utilizar o nome de Deus para picaretagem. Uma vergonha!

O que os membros sérios da Igreja Universal têm a dizer sobre isso?

Gostaríamos que se pronunciassem, afinal são muitas as '”ovelhas" no pasto do Senhor Edir Macedo, e garanto que muitas delas estão lendo esta matéria completamente indignados.

E você, qual sua opinião?  A fé leva ao desequilíbrio, ou pessoas oportunistas e desonestas 'mancham' o nome da igreja e dos evangélicos?

ESTÃO OS NOSSOS GESTORES ACIMA DA LEI?


Por Michel Zaidan Filho*

Se tivéssemos uma imprensa mais preocupada com o interesse público do que com as  imensas verbas  publicitárias da propaganda oficial, talvez não  tivéssemos de aturar, no meio do caos urbano da tempestade, da falta de luz, dos raios e da falta de ônibus, comentários de cidadãos comuns sobre a inutilidade de protestar contra o descaso das autoridades públicas com a   lamentável situação da cidade. Ao invés da cobrança  e da responsabilização penal pelo descalabro sofrido pela população recifense, em meio ao vendaval que tomou conta da cidade, as TVs mostraram a imagem do Prefeito, confortavelmente sentado, pilotando o sistema de monitoração das câmeras da Prefeitura do Recife. 

Como no caso da epidemia (hoje internacional) da  microcefalia, os principais responsáveis pela cidade (e seus problemas) viram heróis de guerra (ao mosquito) e a população, a principal responsável pela caça ao mosquito.

É possível mesmo achar, como faz o imaginário popular, que nossas autoridades estão blindadas contra toda e qualquer forma de reivindicação  e que a resposta é a polícia militar e a polícia civil?- Ainda compartilham do infame pensamento  de que a questão urbana (e social) é um mero caso de agitadores comunistas, que atribuem um cunho político a cada movimento da sociedade civil, cobrando, exigindo providencias em relação ao abandono em que se encontra a cidade?

Da ótica conspiratória do aparelho policial, tudo que não for a favor ou em promoção da imagem pública dos nossos gestores - em época de reeleição, está proibido. Com exceção, é claro, do futebol e do carnaval. O futebol, identificado com a obra - ora sob suspeita - monumental e inútil da Arena Pernambuco.

E o carnaval, com a troça que homenageará os 100 anos de Miguel Arraes - além dos hospitais, avenidas, viadutos, pontes que ganharam o seu nome. Pelo visto, em Pernambuco, vence na vida quem diz "sim" ao nepotismo, ao patrimonialismo, à bajulação e ao puxa-saquismo "desinteressado". O resto é considerado atividade de cunho político-partidário e ilegal.

Afinal de contas, é ou não é um crime de responsabilidade a falta de políticas públicas em relação à saúde pública, à falta de segurança nos ônibus e a superlotação carcerária e suas sucessivas revoltas, o transporte público de qualidade e barato, o funcionamento dos hospitais públicos, o fornecimento da energia elétrica? - É dos coitados dos cidadãos e cidadãs, procurando se amparar da chuva, dos raios, a ausência de ônibus e da escuridão? - Ele tiveram a má sorte de escolherem como prefeitos e governadores, gestores que se utilizam dos cargos ora para se promoverem - com o inestimável da mídia amiga - ora  para se esquivarem do reconhecimento das legítimas manifestações críticas de seus concidadãos e concidadãs?

Daqui há pouco, vamos chegar a conclusão que a famosa "inversão das prioridades" da administração pública consiste em eleger como ações prioritárias: a propaganda, a repressão policial, o futebol (e os empreiteiros amigos), o carnaval oficioso, o pagamento das obrigações financeiras das PPPs e a família?

O resto é para pagar impostos e contribuições, obedecer e dizer sim e reeleger esses virtuosos gestores. Em bom juridiquês: é o fenômeno  da sub-integração jurídica, de subcidadãos, cidadãos de segunda categoria, cidadãos sem direitos, só com deveres.

Uma sugestão, em tempo de folia, cadê a troça ou a alegoria que mostra nossas bravas autoridades na luta encarniçada contra os mosquitos? - Talvez, como cinema americano, aquilo que não se consegue vencer no  plano da realidade, se consiga no plano da fantasia. E, aliás, o que é a propaganda governista, senão uma fantasia - cara - e sem graça?

*Michel Zaidan é natural de Garanhuns, professor da Universidade Federal de Pernambuco, escritor com vários livros publicados e cientista político. Colabora regularmente com este blog.

TUDO NÃO PASSA DE MEDO DE LULA

O Jornal Nacional, ontem à noite, exibiu reportagem criminalizando o ex-presidente Lula, mas a Globo mais uma vez foi confrontada nas redes sociais e perdeu. No mesmo horário em que a emissora da família Marinho, ecoava as matérias da Folha de São Paulo e outros veículos da imprensa oposicionista, a hashtag #LulaEuConfio se tornava o assunto mais comentado no Brasil e um dos primeiros no mundo.

Militantes petistas e simpatizantes do ex-presidente detonaram a TV Globo em tempo real, numa demonstração de apoio gigante ao líder respeitado mundialmente, mas que no Brasil querem destruir.

Já lhe arranjaram amantes, apartamentos, sítios, iates, até de dedo duro no tempo da ditadura o acusaram num livro, só faltando agora criminalizarem o marido de Dona Marisa por prática de homossexualismo.

A perseguição ao Lula está obsessiva e no Brasil oposicionistas de moral duvidosa e uma mídia completamente venal se comportam como se tivéssemos retrocedido à Idade Média com o ressurgimento de uma Nova Inquisição.

Eles têm medo de disputar uma nova eleição e perder novamente, ficando totalmente desmoralizados. Sabem que o ex-presidente é muito mais habilidoso que sua sucessora e no poder tem tudo para dar a volta por cima.

Já que não tiveram êxito no “golpe paraguaio” contra Dilma, tentam desesperadamente tirar Lula da próxima corrida presidencial, porque FHC tá vencido, Aécio faz política com ódio, Alckmin só é forte em São Paulo (mesmo assim está desgastado em seu Estado), Bolsonaro não passa de um fascista e Marina é tão fraquinha...

O povo já deu provas de que está disposto a defender o legado desde governo nas ruas. Jovens conscientes usam as redes sociais para “combater o inimigo” e intelectuais respeitados denunciam esse cerco insano a Lula, com a participação até de promotores que “metem os pés pelas mãos.

Como escreveu o jornalista Mino Carta, um dos intelectuais mais refinados do país: "Outro indício, ainda mais grave, está na desesperada, obsessiva busca de envolver Lula em alguma mazela, qualquer uma serve. Tanto esforço é fenômeno único na história contemporânea de países civilizados e democráticos. Não é difícil entender que a casa-grande está apavorada com a possibilidade do retorno de Lula à Presidência em 2018, mesmo o mundo mineral percebe".

Fernando Brito, do Blog o Tijolaço toca no mesmo ponto e propõe uma investigação em cima do promotor que investiga Lula: "Acho que se poderia pensar numa inversão de papéis, diante desta barbaridade feita pelo promotor Cássio Conserino, do Ministério Público de São Paulo de chamar o ex-presidente Lula a depor na condição de investigado nesta história já enfadonha do apartamento no Guarujá”.

Para o jornalista, “seria esclarecedor se o interrogado fosse não Lula, mas o promotor. Ajudaria se o moço  — cujo auxílio-moradia de quase 5 mil reais, pago pelos cofres públicos, dá para alugar um triplex bem pertinho do que acusa Lula de ter (duvida? olhe o anúncio aqui) e ainda pagar o condomínio — explicasse, afinal, sobre que o ex-presidente".

Por fim, o professor Nilo Batista, professor de Direito Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vê a mídia percorrendo o caminho perigoso do fascismo e adotando uma prática claramente antidemocrática.


“Entre nós, existem casos em que todo o processo se desenvolve na mídia. Nesse cenário, pelo menos deveria ser exigido dos meios de comunicação aquilo que é exigido dos tribunais e das repartições públicas: obedecer ao contraditório. Hoje, após a longa veiculação da versão acusatória, segue-se breve menção a um comentário do acusado ou de seu defensor, que frequentemente desconhece a prova já divulgada para milhões de telespectadores. Se vamos persistir neste caminho perigoso — afinal, o sistema penal é historicamente um lugar de expansão do fascismo — pelo menos o contraditório obedecido pelos tribunais deveria ocorrer na mídia. Se a autoridade policial ou o Ministério Público divulgar sua acusação por três minutos, o acusado ou seu defensor deveria desfrutar do mesmo tempo para falar o que quisesse em sua defesa. Já que o processo se desenrola na mídia, que haja pelo menos paridade de armas. A prática atual é abertamente antidemocrática”, escreveu o prof. Nilo Batista sobre o momento político atual. 

Vivemos tempos difíceis. Por conta da crise econômica nacional e mundial, pelas hesitações de Dilma, pelo oportunismo da oposição, pela irresponsabilidade interesseira da mídia e pela possibilidade de retrocessos que não merecemos e não queremos.

Nas crises como a que vive o Brasil, muitas vezes os aventureiros tomam o poder, tidos como "salvadores da pátria". Não acho que chegaremos a tanto, mas foi num cenário com algumas semelhanças que Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha. E deu no que deu.

Deus nos livre de algo pelo menos parecido.


MANO DO CAETANO


Por Altamir Pinheiro

Caetés é um município prodígio que pariu personalidades de regular importância no cenário agrestino, como as figuras dos Rafael Brasil: pai e filho, o próprio Zé da Luz que de uma maneira ou de outra contribuiu com o desenvolvimento do outrora município raquítico que era Caetés e, hoje, vive tão bem representado e porque não dizer com os trilhos nos seus devidos lugares, através de uma administração profícua e transparente do atual prefeito do município Armando Duarte. Dentre tantas, uma que se destaca, por ter uma aparência carismática, ingênua, simplória e bastante pitoresca é o caetense “naturalizado” garanhuense, MANO DO CAETANO. A origem do apelido é justamente por motivo da hoje Caetés, na antiguidade, pertencia a Garanhuns e tinha na sua   cognominação  a alcunha de lugarejo ou distrito do CAETANO...

Não há adjetivos que configurem, de maneira fotográfica, essa criatura bonachona, contador de causos, carismático e um profundo conhecedor dos bastidores da política de Garanhuns e de boa parte dos municípios do Agreste Meridional. Minucioso, detalhista e um baita conhecedor das pelejas políticas travadas na terra da HECATOMBE DE 1917.  Quem o ouve, parece até conversa de boteco, o que não é verdade, pois,  MANO DO CAETANO,   faz um resumo da história eleitoreira que passou ou está por vir e nos dá um diagnóstico de como estávamos e como estamos e como estaremos se não houver mudança no cenário eleitoral de sua aldeia que ele conhece, eleitoralmente, tão bem como a palma de sua mão. Politico ou estrategicamente falando, ele é do tipo que, frita o peixe e logo após fica vigiando o gato...

Assíduo frequentado e acompanhante, juntamente com Severino Titico da caravana do RADIOLA DE FICHA, Mano do Caetano, participa ativamente do cotidiano da cidade de Garanhuns, fatos estes, políticos ou não, lá está àquela figura rechonchuda com o seu inseparável chapéu “COQUINHO”. Agora, o forte dele mesmo é viver o mundo  político da região. Apesar de não possuir graduação em ciências políticas, dentro do seu linguajar e de sua farta experiência nas lides eleitorais, MANO é um profundo conhecedor e analista das teorias e práticas do sistema e comportamentos políticos. É altamente ligado e preocupado sempre em dá bons e curiosos  pitacos no comportamento dos habitantes daquela aldeia donde ele tem um profundo conhecimento de causaAssim sendo, apesar de ser um prático é um profissional que tem como objeto palestrante o funcionamento político, em todos os âmbitos aplicáveis, e pretende, através de uma análise minuciosa, conhecer e ser capaz de explicar a origem, o desenvolvimento, as relações, as transformações, a estrutura e o funcionamento de sistemas, movimentos e regimes políticos e de comportamentos políticos de indivíduos ou grupos dentro daquele pequeno  mundo que o cerca. É na verdadeira acepção da palavra, politicamente falando, um ARQUIVO AMBULANTE de primeira grandeza. Tudo isso, com um ótimo faro, com nexo, plexo e bastante reflexo...

De resto, gostaria de deixar bem claro que há bastante tempo  eu sou encantado ou deslumbrado com a clareza com que ele enxerga as politicagens, as politicalhas e a política com os seus emaranhados  e fala com desenvoltura sobre elas. Vale a pena refletir sobre essa figura emblemática possuidora de um distintivo político somente seu que é peculiar único e exclusivamente a sua pessoa ao seu euQuem o conhece  pode muito bem  confirmar que,  MANO DO CAETANO,  não é um ser picareta, espertalhão, matreiro ou coisa que o valha.   Muito pelo contrário, é um cara inteligente, participativo, uma pessoa sem maldade, simples. Resumindo: um tremendo bonachão no sentido generoso do termo propriamente dito...

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

CAETÉS PAGA RATEIO PARA OS PROFESSORES PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

Professora Adriana e o prefeito Armando Duarte
Por Wando Pontes

Os profissionais de educação da rede municipal de ensino de Caetés que no passado reclamavam das gestões anteriores à falta do cumprimento dos seus direitos adquiridos, principalmente por que nunca receberam o repasse da verba do rateio,hoje com o governo do prefeito Armando Duarte, reconhecido na região como modelo de transparência e seriedade, os professores tem pelo terceiro ano consecutivo o repasse do rateio garantido. 

A verba depositada na conta dos profissionais no dia de hoje (29), é referente ao ano de 2015 e faz parte do compromisso do atual governo municipal de praticar uma gestão justa, sobre tudo, com os educadores antes tão injustiçados. Como prova de uma gestão enxuta, transparente e responsável, a prefeitura de Caetés informa também, que no dia de hoje, depositou a folha salarial já com base no novo salário mínimo nacional para todos os funcionários públicos municipais, efetivos, contratados, pensionistas e aposentados.

A INFLAÇÃO DAS CHUVAS

Por Junior Almeida

Com as abençoadas chuvas em toda região, o homem do campo está fazendo festa. Está animado plantando, principalmente milho e feijão. Quando perguntamos se tal região está chovida, como está a lavoura e os barreiros, percebemos o brilho no olhar do matuto ao responder. Tira o chapéu, olha para o céu em reverência ao Criador, e com satisfação diz que Deus mandou chuva, que o ano vai ser bom, que seu reservatório está cheio.  

Outro ponto positivo para a fartura d’água, é que as pessoas estão economizando dinheiro com a água comprada para os animais e também o consumo humano. Para que o leitor tenha uma ideia, um caminhão pipa com um tanque de seis mil litros, não custava no período da seca menos de R$ 120,00, isso na cidade, por que na zona rural, tem localidade que o mesmo caminhão não sai por menos de R$ 180,00. 

Com a chuva, o campo volta a ter pasto, e com isso gera também economia com a diminuição de ração para os animais, e também uma situação curiosa. Devido a lei do mercado, da oferta e da procura, o gado solteiro, aquele que se compra para engordar e vender para o abate, deu um pulo de preço. Na feira de gado de Capoeiras, um bezerro que há três semanas, antes das chuvas, custava R$ 250,00, hoje dia da feira, foi vendido por R$ 700,00 o mesmo animal. São os prós e os contras das chuvas.

*Foto da antiga feira de gado de Capoeiras em 1975.

MAIS POSTOS BAIXAM O PREÇO DA GASOLINA

Os postos de gasolina da Cohab II que baixaram o preço da gasolina provocaram um efeito cascata na cidade e em toda região. Hoje na cidade apenas um estabelecimento teima em vender o combustível a R$ 3,79 e também em Lajedo alguns postos baixaram o preço para R$ 3,59 (antes estava acima de três reais e setenta).


Como escrevemos na nota abaixo, a queda dos preços dos combustíveis em Garanhuns repercutiu até no Recife.

Por enquanto estamos com a gasolina mais barata do Estado, já que diversos postos estão vendendo o produto a R$ 3, 40.

É torcer para que a concorrência continue a beneficiar o consumidor final. 

SISTEMA JC COPIA MATÉRIA DO BLOG

O site da Rádio Jornal, no Recife, transcreveu praticamente na íntegra a matéria que fizemos sobre a queda no preço da gasolina em Garanhuns. Apenas mudou a parte em que fala em “editor do blog”, mas o restante tá igualzinho. É bom quando um sistema forte como o JC copia um texto nosso ou de qualquer outro blogueiro da cidade ou região. Mas seria interessante que dessem crédito – o que não aconteceu neste caso -, pois quando reproduzimos alguma postagem boa deles fazemos questão de citar a fonte.

GARANHUENSE RECLAMA DE COMENTÁRIO EM RÁDIO

O garanhuense Anderson Barros (foto) externou, através de uma rede social, a sua “indignação” com relação a um comentário feito pelo radialista Marcos Cardoso, durante o seu programa na Rádio Marano.

Segundo Anderson, o profissional falava sobre as mães que têm crianças com microcefalia e fez a seguinte observação: "Que agora algumas mães vão dar graças a Deus por ter uma criança com microcefalia para não trabalhar mais”.

- Acho que ele não tem noção do que é ter uma criança com microcefalia ao fazer um comentário estúpido desses – reclamou o garanhuense.


“Aí eu pergunto a ele: qual é a mãe que agradece por não ter um filho saudável? Qual abriria mão de ter um filho saudável por uma mixaria que o governo paga? E lhe digo uma coisa: que esse salário mínimo que o governo paga não dá pra nada não.  Então antes de falar uma bobagem dessa procure conhecer essas pessoas e se pôr no lugar delas,  como elas se sentem ouvindo isso”, desabafou Anderson Barros.

PREFEITURA DESISTE DE OBRA NA RUI BARBOSA

A  Prefeitura de Garanhuns desistiu das obras de alargamento da Avenida Rui Barbosa, em Heliópolis, mais de uma vez divulgadas na imprensa local.

O objetivo do alargamento de uma das mais importantes vias da cidade era melhorar a fluidez do trânsito, na própria Rui Barbosa e nas ruas em volta. O projeto contemplada ainda a criação ciclofaixa nos finais de semana.

Como as previsões orçamentárias do município para o ano de 2016 estão aquém do previsto, a Prefeitura elegeu outras ações como prioritárias e buscando ser transparente com a população divulgou nota, através da AMSTT, informando a população da mudança nos planos.


“O Governo Municipal  reafirma a sua busca incessante por ações de melhoria da qualidade de vida de todos os garanhuenses”, diz a nota da AMSTT enviada à imprensa.

FINAL DE SEMANA COM FESTA EM BOM CONSELHO

Neste sábado, dia 30, a partir das 22 horas,  tem festa em Igreja Nova e Barra do Brejo, em Bom Conselho, numa realização do Governo Municipal, à frente o prefeito Dannilo Godoy. Venha você também se divertir com a gente!

LAGOA ESTOURA E POLUI VILA DO QUARTEL

Leitor do blog envia e-mail para informar que uma “lagoa de cocô”, existente na Vila do Quartel, em Garanhuns, estourou. Segundo ele as propriedades rurais foram atingidas, ficaram com suas águas poluídas e o mau cheiro está insuportável.

“E agora, quem vai se responsabilizar pelos prejuízos e danos ambientais”?, questiona o garanhuense, que pediu para não ter seu nome citado na matéria.

Pessoas da comunidade já haviam alertado a órgãos do Estado, inclusive o CPRH, do risco da lagoa arrebentar. Não tomaram as providências antes, para evitar o desastre, que se tome pelo menos agora.

*Foto do Google meramente ilustrativa.

AGRICULTORES DE CAETÉS RECEBEM MAIS DE UM MILHÃO E MEIO DE REAIS DO SEGURO SAFRA

No município de Caetés, administrado pelo prefeito Armando Duarte (PTB), 1.930 agricultores familiares já começaram a receber o Garantia Safra.  O programa assegura ao agricultor, em caso de perda da safra em mais de 50%. Cada agricultor inscrito recebe R$ 850,00, divididos em 5 parcelas de R$ 170,00, o que implica uma injeção na economia do município de R$ 1.640,500,00.

A prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura assinou o termo de adesão, formando assim O Fundo do Garantia Safra, com o valor de contribuição das partes da seguinte forma: A prefeitura contribuiu com R$ 44,62 por agricultor, o Estado com a quantia de R$ 89,25 e o Governo Federal com a maior parcela, R$ 297,50 e o próprio agricultor investiu apenas R$ 14,87.

“Esta conquista se deu graças à decisão do prefeito Armando em atender o nosso pleito naquele momento decisivo e aderir ao programa no ano passado. O município investiu na sua contra partida e hoje, os nossos agricultores familiares já estão recebendo a primeira parcela do seguro safra 2015. Além de ser um seguro altamente importante e justo para as famílias da agricultura familiar que vinham enfrentando uma grande seca, é também muito importante para a economia de Caetés, que vê circular no município mais de um milhão e seiscentos mil reais ”,  comentou o secretário de agricultura de Caetés, Lucivalter Bernardo, conhecido como Galego. (Fonte: Blog Amo Caetés).


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ACIDENTE NO SERTÃO DO ESTADO MATA INTEGRANTE DA COMITIVA DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA


Do G1
Um carro do Governo de Pernambuco e uma carreta colidiram frontalmente, deixando uma pessoa morta e duas feridas, na tarde desta quinta-feira (28), em Flores, no Sertão do estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 362 da BR-232.
Em nota, a assessoria do governo do estado informou que o motorista, de 59 anos - que conduzia o carro do cerimonial - morreu na hora. Os outros dois ocupantes da caminhonete, um polícia militar e o adjunto da chefia de cerimonial, sofreram escoriações leves, foram encaminhados ao hospital do município e estão foram de perigo.
A caminhonete era do cerimonial do governo do estado, segundo informou ao G1 a Secretaria de Imprensa estadual. A PRF ainda não informou para qual hospital os feridos foram encaminhados.
O carro do cerimonial estava a caminho de São José do Belmonte, também no Sertão, para um evento que está marcado para as 19h (horário local). De acordo com a assessoria de comunicação, o governador Paulo Câmara desistiu de ir ao evento após o acidente. Na cerimônia, está marcada a autorização da restauração da PE-430 e o lançamento dos programas "Terra Pronta" e "Distribuição de Sementes".

GASOLINA EM GARANHUNS CAI PARA R$ 3,40

Começou nos últimos dias uma briguinha boa entre os postos de combustíveis de Garanhuns. Na entrada da Cohab II, um estabelecimento baixou a gasolina para R$ 3,47 e logo um concorrente, mais na frente, reduziu para R$ 3,46 e esta semana tabelou em R$ 3,40. Esse mesmo preço começou a ser praticado por alguns postos de Heliópolis, enquanto outros insistem em vender o produto por mais de R$ 3,70.

Nas cidades próximas, como Lajedo, a gasolina está na faixa de R$ 3,76, enquanto em São Bento do Una o editor do blog viu um posto comercializando a gasosa por R$ 3, 91.

Diante de tantas disparidades cabe uma pergunta: se o cara vende seu produto a R$ 3,40 e está tendo lucro, por que outro cobra até 51 centavos a mais em cada litro?


É uma verdadeira zorra e não tem Governo ou Ministério Público que dê jeito.