PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ANO NOVO, PREFEITO VELHO, VICE NOVO...

Por Altamir Pinheiro
Na cronologia da história em quadrinhos ROBIN é um grande parceiro do Herói BATMAN. Por analogia, há quem veja na figura do vice-prefeito HAROLDO VICENTE um verdadeiro ROBIN. Já a do prefeito Izaías Régis, assemelha-se  muito   a um professor do futuro vice ou pelo menos poderia ser  o herói BATMAN. A partir de janeiro de 2017, a dupla  que irá governar  o município de Garanhuns, na verdade, os dois não são heróis nem muito menos vilões, são apenas políticos. Pelo menos, para o bem administrativo de Garanhuns, tanto o prefeito quanto o vice, hajam como costuma dizer o próprio  herói BATMAN ao seu parceiro ROBIN: "Se um dia você perder a confiança em mim, eu quero que você continue confiando nas pessoas."...
Pois bem!!! Sem muitas funções oficiais para além de substituir o titular do cargo, a existência dessa figura é muitas vezes ignorada, o que é UM LEDO ENGANO DE QUEM PENSA ASSIM. Com o advento da reeleição, no livre exercício de imaginação, a figura do VICE-PREFEITO ficava restrita ao compromisso político-eleitoral, uma vez que a figura cumpria, apenas,  tabela no exercício do cargo. HOJE, NÃO!!! Com o fim da reeleição, o vice voltou a ser PEÇA CHAVE na engrenagem de uma administração sadia e bastante proveitosa por parte do prefeito.
A propósito, a figura do vice é tão identificada com a democracia e com a liberdade de pensamento, que não existe vice-ditador, vice-imperador ou vice-papa. O vice é personagem importante na grande maioria das instituições, sejam elas políticas ou não. É mais importante quanto mais democrática seja a instituição. Sua presença está sempre a lembrar ao principal – seja o prefeito ou o gerente, o governador ou o diretor, o presidente ou o superintendente – que ninguém é insubstituível. Um bom companheiro de chapa pode colaborar e muito na gestão pública, dialogando com a sociedade e somando forças com o titular. Portanto, é muito importante entender os principais fatores envolvidos na escolha de um vice. E até onde se sabe, os laços de amizades que envolvem o prefeito Izaías Régis juntamente com o seu vice HAROLDO VICENTE são bastante fortes e muito bem harmonizados.
A alternativa pelo nome  do novo vice-prefeito HAROLDO VICENTE, parece ter sido uma escolha feita a dedo pelo atual prefeito reeleito. Afinal de contas, O vice precisa ser uma pessoa da confiança do titular da chapa. Por um lado, ele deve demonstrar que está apto a ser um bom substituto, com qualificações que o credenciem como gestor público. Também não se pode menosprezar a importância da afinidade de ideias entre o vice e o titular. Eles precisam estar sintonizados e ter prioridades semelhantes. PELO QUE SE VÊ ESTES ATRIBUTOS SÃO INEGÁVEIS ENTRE OS DOIS. Até porque, um bom companheiro de chapa pode colaborar e muito na gestão pública, dialogando com a sociedade e somando forças com o titular. Portanto, talvez tenha sido muito importante entender os principais fatores envolvidos na escolha de HAROLDO VICENTE para fazer parte da chapa de Izaías Regis. O vice pode ser também um articulador político, auxiliando o titular do cargo no que estiver a seu alcance. Ou seja, ele não precisa assumir o cargo definitivamente para ser uma pessoa ativa na gestão.
Voltando-se a dupla da história em quadrinhos,  a ideia de criar o Robin veio da necessidade de fazer Batman um personagem mais acessível. E funcionou. As vendas das revistinhas em quadrinhos do Batman naquela época, nos Estados Unidos,  dobraram. Quem sabe o atual prefeito de Garanhuns,  faça do seu vice, em futuro próximo, NÃO um campeão de vendas nem muito menos um herói, mas quem sabe, esteja surgindo aí,  um novo gestor que tenha senso de responsabilidade como também visão administrativa da   coisa pública. Caso isso venha acontecer, antecipadamente, Garanhuns agradece a dupla BATMAN & ROBIN...

Um comentário:

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA