PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ARMANDO VÊ ESGOTAMENTO DO PACTO PELA VIDA

Pela primeira vez desde que disputou a eleição do Governo do Estado, o senador Armando Monteiro (PTB) falou sobre o problema da violência em Pernambuco e a tão badalada falência do “Pacto pela Vida”.

Armando atribuiu ao “descaso e a falta de priorização da gestão de Paulo Câmara (PSB)” o que classificou como sinais de esgotamento do programa de segurança pública criado em Pernambuco em 2007.

Em discurso no Senado, nesta segunda-feira (7), disse que o Pacto só existe agora na propaganda oficial.  "O Pacto pela Vida sobrevive somente na propaganda do governo. E a sensação de insegurança e medo dominam a população do Estado", acentuou o petebista.

“Na raiz dos problemas está a ausência de gestão e comprometimento do governo estadual com as metas do Programa e o acompanhamento dos indicadores de criminalidade”, enfatizou.

O pronunciamento no plenário do Senado foi feito a propósito da divulgação recente do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e da reunião no Palácio do Planalto, há dez dias, entre os presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, da Câmara de Deputados e do Senado para discutir a criação de um Plano Nacional de Segurança Pública.

Armando assinalou que, considerado um êxito até 2013, quando conseguiu reduzir substancialmente a taxa de homicídios em Pernambuco, o Pacto pela Vida registra “sinais de esgotamento” desde 2014. Lembrou que, se em 2015 a taxa de homicídios aumentou 12%, o quarto maior índice de crescimento entre todos os estados e o pior resultado do Pacto pela Vida, com 3.900 mortes violentas ou 11 assassinatos em média, por dia, conforme os dados do 10º Anuário, os números deste ano são ainda mais desalentadores.

Alta generalizada- “Até setembro último, já foram quase 3.200 mortes violentas, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2015. A continuar esta tendência, fecharemos este ano com mais de 4.300 assassinatos. Podemos ultrapassar, ainda este ano, o número de mortes violentas do estado de São Paulo, que tem uma população quase cinco vezes maior do que Pernambuco”, assinalou Armando Monteiro.

O senador acrescentou que, paralelamente, tem se observado uma alta generalizada nos assaltos a ônibus, roubos de carros, estupros e explosões de caixas eletrônicos na região metropolitana e no interior. “Foram registrados, em 2015, quase 15 mil roubos e furtos de carros, um crescimento de 20% sobre 2014”, declarou.

O senador petebista citou o sociólogo José Luiz Ratton, mentor do programa, para alinhar as principais causas da decadência do Pacto pela Vida: pouco investimento em tecnologia para prevenção e controle do crime e na formação policial diversificada para as novas realidades criminais; deterioração de recursos humanos e materiais, desmotivando as polícias militar e civil;  escassez de verbas em polícia científica e na formação de um banco de dados mais sofisticados, e até falta de material de limpeza e de escritório nas delegacias.


“Em gestões passadas, o governador participava diretamente das reuniões sobre o Pacto pela Vida e impunha um sentido de urgência”, salientou Armando Monteiro, para quem “a sensação de insegurança e medo domina a população de Pernambuco”.

3 comentários:

  1. Armando Monteiro é um cara estranho!

    Ele fez parte do governo PT do inicio ao fim, ele viu o PT aprovar o estatuto do desarmamento, e como resultado o número de assassinatos do Brasil só fez subir, nos 14 anos de governo PTista. E o que ele falou sobre isso? NADA!

    Ele inclusive viu de dentro do governo o PT DESTRUIR o seu próprio setor canavieiro (para quem não sabe Armando Monteiro é dono de Usinas de cana) e o que ele fez? NADA! Isso só me permite dizer uma coisa. Armando Monteiro é um Cara Estranho!

    ResponderExcluir
  2. Qualquer cidadão pode e deve se preocupar com a segurança de seu município,de seu estado e de seu país.Quando quem é governo lavam as mãos feito pilatos como se nada fosse de responsabilidade deles,torna-se necessário que os outros venha a público e mostre as verdades.

    É muito chato a gente ser governo e ver uma prefeitura passar 20 anos no poder e não fazer uma praça,um grupo escolar ou uma estrada que é de sua responsabilidade.Não criar uma fabriqueta de nada e apenas ficar espiando o tempo passar.Vão ser incompetentes assim na baixa da Helga seus one-ausentes!

    As palavras de criança foram importantes e corajosas e necessárias!

    ResponderExcluir
  3. Todos os políticos e todos os cidadãos tem o dever e a obrigação de se preocuparem com a Segurança Pública!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA