PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS TEM CINCO CANDIDATOS À PREFEITURA

Garanhuns, atualmente com 85.556 mil eleitores (dados do TRE), distribuídos nos diversos bairros da cidade, sítios e três distritos, terá este ano cinco candidatos à prefeitura.  Os moradores do município têm a opção de votar pela continuidade ou tentar uma mudança, escolhendo entre o atual gestor ou quatro que disputam o pleito apresentando projetos antagônicos ao do atual ocupante do gabinete principal do Palácio Celso Galvão.

Izaías Régis (PTB), prefeito candidato à reeleição, nasceu em Terezinha e veio morar na cidade quando tinha pouco mais de 10 anos de idade. Estudou no Colégio Diocesano graças à ajuda do então diretor do educandário, Monsenhor Adelmar e começou a trabalhar cedo, com um fiteiro de cigarros no chamado “Beco do Bispo”.

Foi vendedor no comércio até que conseguiu colocar seu próprio negócio. Dirigiu a Associação Comercial e depois tomou gosto pela política, se elegendo, em 2002 deputado estadual com uma boa votação. Se reelegeu para o Legislativo em 2006 e 2010, renunciando dois anos de mandato em 2013, porque no ano anterior foi eleito prefeito de Garanhuns com mais de 37 mil votos, 14.500 a mais que o segundo colocado.

Nos últimos quatro anos foi um prefeito presente, que investiu sobretudo em infraestrutura, pavimentando mais de 400 ruas do centro e da periferia. Reformou o Caic e outras escolas, melhorou o atendimento nos postos de saúde e está terminando a ampliação e modernização da Central de Abastecimento da Centra de Abastecimento, Ceaga.

Na área de eventos criou o Festival Viva Dominguinhos, que este ano foi um sucesso de pública. Seu companheiro de chapa nesta eleição é o vereador Haroldo Vicente (PSC).

A OPOSIÇÃO – O maior crítico do prefeito de 2013 até hoje tem sido o vereador Sivaldo Albino, que ao se sentir traído na eleição da Câmara, naquele ano, começou a fazer oposição ferrenha ao gestor. Fez várias denúncias contra a administração, algumas levadas ao Ministério Pública e outras ao Tribunal de Contas do Estado.

Até hoje, no entanto, nada de errado foi provado contra o prefeito, de modo que algumas dessas denúncias caíram no vazio e outras ainda estão sendo apuradas. O maior aliado político de Sivaldo em Garanhuns era o ex-prefeito Silvino Duarte, que este ano, porém, apoia a candidatura de Izaías Régis.

Sivaldo não pretendia ser candidato a prefeito, mas convocado pelo governador Paulo Câmara resolveu aceitar o desafio e fez Convenção partidária que homologou seu nome na disputa majoritária, tendo como vice o lutador de judô Carlos Tevano, natural de Lajedo, mas que mora no município há muitos anos.

Outro que faz oposição firme ao prefeito é integrante do Partido Comunista Brasileiro,  Paulo Camelo, que considera o governo de Izaías voltado para a burguesia e aliado do que ele chama “Legião Estrangeira”.

Paulo é radicalmente bairrista e por isso apresentou uma chapa genuinamente garanhuense, tendo como companheiro de chapa o professor e artista plástico Átilla, também filiado ao PCB.

Propõe um governo popular, que priorize os setores mais pobres da população e defende ainda investimentos no potencial turístico de Garanhuns. Uma de suas lutas desde a primeira vez que foi candidato é a instalação de um teleférico entre as sete colinas da cidade.

Única mulher na disputa pela prefeitura, Claudomira Andrade (DEM) tem origem modesta e morou durante duas décadas na Cohab I. Graças ao seu esforço pessoal fez o ensino médio e entrou na faculdade, se formando em Direito.

Como advogada, tem atendido pessoas pobres do município e se engajado nas causas das mulheres.

Faz uma oposição mais light ao prefeito, quando comparada a Sivaldo e Paulo Camelo.

Reconhece algumas ações positivas do atual gestor, mas acha que o investimento feito em infraestrutura não é suficiente para uma cidade do porte de Garanhuns, defendendo uma maior preocupação com a geração de emprego e renda, além de cuidados maiores com os setores da saúde, educação e assistência social. 

O vice da Doutora, como muitos a chamam, é o médico endocrinologista Severino Vieira (PV), que atua na cidade há mais de 40 anos, tanto em consultório particular, quando no Hospital Dom Moura.

O quinto candidato é o engenheiro Valter Couto, que durante muitos anos dirigiu a Celpe em Garanhuns. Estreante na política, nunca foi de usar a mídia para bater no prefeito, preferindo se apresentar como um técnico e a novidade na campanha deste ano.

Certamente vai propor uma administração mais profissional, empreendedora, que possa proporcionar um maior desenvolvimento do município.

Nas últimas pesquisas realizadas em Garanhuns o prefeito Izaías Régis apareceu bem à frente dos seus concorrentes. O quadro de candidaturas, no entanto, só foi definido nos últimos dias e é preciso esperar a campanha de rua e os programas de rádio para saber se a preferência por Izaías se cristaliza. 

Em meados de setembro é que teremos uma definição mais precisa do eleitorado, no sentido de dar mais quatro anos de mandato para o prefeito ou optar por alguma mudança.

Um comentário:

  1. Seja oposição ou situação, ganhe quem ganhar, e preciso que Garanhuns avançe nesses próximos 04 anos. Avançe em segurança pública, em educação, trazendo mais indústrias e comércio para a cidade, como o tão sonhado shopping center, e avançe, principalmente, na saúde. É preciso também que fiscalizemos tudo!! Mesmo em tempo de recessão, da pra melhorar em todas as áreas.

    Meu saudoso pai, Edmar Ribeiro Dias, um dos maiores pensadpres e apaixonado por esta cidade, homem honesto, íntegro, educado e trabalhador, disse uma vez: "Garanhuns tem dado avanços importantes com o Prefeito Izaias. A melhora salta à nossa vista" meu velho pai sempre acreditou em Garanhuns e no prefeito Izaias Regis. Sou médico e trabalhei 3 anos no município. Izaias tem realmente feito bastante pela cidade, É um himem trabalhador, tem boa vontade em receber qualquer um em seu gabinete e vontade de ajudar a população, porém pra mim, que pedi afastamento de minhas funções, ele precisa trabalhar com pessoas melhores. Que entenda da área. E a saúde e uma delas. E eu já disse pessoalmente ao prefeito.

    Sou eleitor de Izaias, mas meus olhos estão abertos e, como eleitor, eu exige melhoras para a cidade. Pois meu voto não acaba no dia das eleições. .. Se o prefeito se reeleger, meu voto valerá até o fim do mandato. HOJE estou com Izaias, mas acima de tudo eu estou com Garanhuns. Desejo sucesso ainda maior do que o primeiro mandato, caso o prefeito se reeleja. Caso a oposição vença, desejo sorte e trabalho. Pois posso não ter votado em vocês. .. mas sou morador e apaixonado, como meu pai, pela minha cidade, e as exigências serão as mesmas que eu teria com a situação.

    Que a campanha seja de paz, sem ofensas pessoais e que todos os candidatos tragam uma proposta clara de melhoria para a cidade. Da pra fazer mais SIM!!

    Crystiano Ribeiro Dias. (Em homenagem a meu Saudoso Pai, Edmar Ribeiro Dias)

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA