Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A NUDEZ DE MAITÊ PROENÇA

A artista homenageando o Botafogo

Maitê Proença, atriz de 57 anos, ainda está em forma. Ela fez uma promessa de ficar nua se o Botafogo do Rio de Janeiro voltasse à primeira divisão do Campeonato Brasileiro e cumpriu o prometido apenas em parte. A artista mostrou a maior parte do corpo, muito bonito para uma mulher perto dos 60, mas escondeu o que os marmanjos mais esperavam usando o recurso de pintar as partes íntimas. Muitos acompanharam a “apresentação” no programa "Extra Ordinários" e as opiniões se dividiram: uns se mostraram decepcionados porque queriam vê-la nuinha por inteiro, porém outros se deram por satisfeitos e aplaudiram a estrela, que aproveitou o “show” para homenagear o “fogão”, campeão da série B em 2015. 

Quem quiser ver a Maitê peladona e mostrando tudo, tem de recorrer à Revista Playboy, que numa edição de alguns anos atrás fez um ensaio bem sensual com a bela.

Imagine você se essa moda de fazer promessa de ficar nua pegar....

*Maitê no ensaio da Playboy

OS VILÕES AGORA SÃO OS PREGOS

Quando não há muito o que se criticar numa administração fica se procurando coisas pequenas, só para não engolir calado a aceitação popular. É o caso agora em Garanhuns. O prefeito faz uma boa gestão, aprovada pela voz do povo nas ruas e nas pesquisas de opinião pública, promove uma bonita festa de final de ano e algumas pessoas querem manchar a imagem do Governo Municipal com o argumento de que os pregos usados para segurar os fios na decoração natalina  vão matar as árvores da cidade. Parece piada do “Zorra Total”, mas é o que a gente tá vendo nas redes sociais.


A oposição e outros setores que não gostam do prefeito por um motivo ou outro deviam pelos menos procurar um discurso consistente em vez de estar afrontando a inteligência e o bom senso.

Mas sempre foi assim em qualquer época.  É o mesmo em todo lugar. É impossível agradar a todos, porque cada cabeça é um mundo e muitos se recusam a usar a razão ou pensar.

Cuidado que os pregos são mais perigosos do que o próprio Eduardo Cunha ou o mosquito da dengue!

UPE PROMOVE SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO A AIDS

Nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, quando se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns promove, em parceria com o Espaço Pró-vida, a sua I Semana de Prevenção e Conscientização em HIV/AIDS.
O evento acontece de 1 a 4 de dezembro, com oficinas, mesas-redondas, cine e debate, além de palestras ministradas por vários profissionais da área de saúde e educação. Entre os diversos assuntos que serão discutidos, os cuidados, lesões e vacinas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no endereço do encontro no Facebook (Os interessados em participar devem pagar ainda uma taxa de R$ 25,00, através de depósito bancário. O formulário de inscrição também está disponível no endereço eletrônico e deve ser enviado juntamente com o comprovante de depósito para o e-mail: semanahivupe@gmail.com. A comissão organizadora confirmará os inscritos através de mensagem por e-mail.
O seminário promovido pela turma de medicina UPE/GARANHUNS. 

PREFEITO FAZ ENTREGA DE CASAS EM BOM CONSELHO



OAB LAMENTA MORTE DE GERSON COSTA

A OAB Garanhuns, através de seu presidente, Dr. Paulo André do Couto Soares, em nome de todos os advogados que compõem a subseccional, vem a público informar, e lamentar, o falecimento do Dr. Gerson Costa, conceituado criminalista, respeitado em várias regiões do nosso estado, e que por muitos anos, prestou seus serviços no Agreste Meridional. 

A perda deixa uma lacuna no nosso espaço jurídico, e por conhecer esta trajetória pautada no trabalho digno e competente, que a OAB Garanhuns, faz questão de prestar esta homenagem e de demonstrar a solidariedade à família, representada em seu filho, nosso também colega advogado, Dr. Geovane Costa. 

Aproveitamos também para informar que o velório acontece em sua residência, Rua Júlio Tavares de Lira,  Nº 30, logo na entrada de Arcoverde, sua cidade natal, e a pedido da família, o sepultamento que seria realizado nesta segunda-feira, acontece agora na terça-feira, às 10h, naquele município.

Dr. Paulo André do Couto Soares - Presidente
OAB Subseccional Garanhuns 

NOVO PONTO DE VENDA EM GARANHUNS DO LIVRO "A VOLTA DO REI DO CANGAÇO"

O romance A VOLTA DO REI DO CANGAÇO foi publicado em março desse ano, e teve seu lançamento oficial durante o Festival de Inverno de Garanhuns e depois na Bienal Internacional, no Centro de convenções em Olinda. Durante esse período o autor Junior Almeida participou de alguns eventos sobre cangaço, onde existem feiras de livros do tema. Com boa aceitação do público, a obra está sendo vendida no site da Livraria Cultura, no Rumo Editorial e também no Mercado Livre. Aqui em Garanhuns o livro é vendido na Livraria MEC e agora está sendo vendido no centro da cidade na Banca Nossa Senhora das Graças, em frente ao Shopping Brasil.

O LIVRO:

O romance “A Volta do Rei do Cangaço,” de Junior Almeida, mantém vivo o mito de Lampião.
Neste livro de sabor regional o mais famoso cangaceiro nordestino não foi morto pela polícia em Sergipe, em 1938. Alguém foi assassinado em seu lugar mas prevaleceu a versão das “volantes” e do governo.
Lampião, na verdade, foi atingido por uma espécie de maldição e ainda está vivo, sem nem ao menos envelhecer. Já morou em vários lugares do Nordeste e usou diversos nomes. Atualmente usa o nome de Luiz Ribeiro, é coronel da Polícia Militar de Pernambuco e mora num recanto escondido no município de Capoeiras, no Agreste do Estado.
O romance faz uma viagem ao passado, relembrando os tempos do cangaço e da violência, tanto por parte dos bandoleiros como da polícia. No presente, Virgulino Ferreira, com outro nome interage com militares de alta patente e até com o governador do Estado.
Um historiador, obcecado pela vida misteriosa dos cangaceiros, desconfia que Lampião não morreu em Angicos e começa a fazer investigações por conta própria, enfrentando a descrença de muitos e os perigos dessa busca pela verdade.
“A Volta do Rei do Cangaço” retrata o interior das pequenas cidades do Nordeste, mostra as ligações de Lampião com o padre Cícero Romão e nos apresenta o cangaceiro como uma espécie de justiceiro, capaz ainda hoje de recorrer a violência quando é preciso enfrentar uma desfeita ou punir algum bandido.
Um livro que vai dar o que falar.

LÍDERES DA OPOSIÇÃO CONFIRMAM UNIDADE EM JUPI

Deputado André de Paula  e as
 lideranças da oposição em Jupi

A oposição deu uma prova de que está unida no encontro realizado neste domingo (30), em Jupi, quando participou de um ato em conjunto, em recinto fechado,  e todas as lideranças se filiaram ao Partido Social Democrático, PSD. A população do município prestigiou a reunião e aplaudiu com entusiasmo os nomes de Rivanda, Ramiro, Severo e Dr. Itamar.

André de Paula, deputado federal licenciado e Secretário de Cidades do Estado ficou impressionado com o que viu e voltou à capital convencido de que a oposição tem fortes chances de fazer o próximo prefeito de Jupi. A opinião é compartilhada pelo advogado Washington Cadete (PTB), que também prestigiou o encontro.

Segundo Washington, o acordo está garantido: dos quatro nomes mais fortes da oposição – Rivanda, Itamar, Severo e Ramiro – quem estiver mais bem situado nas pesquisas será o candidato à prefeitura, cabendo ao segundo colocado o cargo de vice.


A prefeita Celina Brito já foi reeleita e não pode ser candidata novamente. Tudo indica que irá apresentar o nome de sua sobrinha, Edjânia Brito, para representar o grupo.

PREFEITURA DE CAETÉS PAGA HOJE OS FUNCIONÁRIOS

A Prefeitura de Caetés paga hoje, dia 30, os salários de novembro dos funcionários efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas.

Armando Duarte (PTB) garante que apesar da crise que atinge os municípios, em Caetés as contas estão equilibradas e com tudo em dia. Tanto ele quanto o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, do mesmo partido, conseguem manter a situação sob controle e em três anos de gestão não atrasaram compromissos financeiros.

PAULO CAMELO CRITICA PESQUISAS

Candidato a prefeito de Garanhuns em mais de uma oportunidade, sem obter sucesso na urnas, recém filiado ao PCB, o engenheiro Paulo Camelo escreveu um artigo questionando e criticando as pesquisas realizadas no município recentemente, uma delas revelando que o Governo de Izaías Régis é bem avaliado e a outra que o prefeito está bem situado caso dispute a reeleição.

Para Camelo as pesquisas são manobras das elites ricas e da burguesia e,  no caso de Garanhuns,  estariam servindo para desestimular os candidatos das oposições. O engenheiro acredita que o prefeito Izaías Régis tem um índice de rejeição maior do que o apresentado pelo Instituto Plural e acredita que o Partido Comunista, ao qual é filiado (que considera a segunda força política do município) será capaz de fazer o município avançar.

“Os representantes das elites ricas costumam manobrar e transformar a eleição num “Besteirol” e num “Pastoril Eleitoral”,  com acusações mútuas, para manterem  o  seu domínio sobre  a população, transformando algo sério como o é uma eleição municipal, numa disputa entre o “cordão encarnado” e o  “cordão  azul”, escreve Paulo Camelo que já usou este argumento em outras ocasiões.

Na pesquisa criticada pelo comunista ele pontuou, ao contrário do “burguês” Ivan Júnior (PSDB), somando 4,5% das intenções de voto. O prefeito Izaías Régis ficou em primeiro lugar entre os pré-candidatos, com 55,3% da preeferência do eleitor de Garanhuns.

Confira na íntegra o artigo do representante do PCB:

Após um avanço considerável de setores da oposição, particularmente da esquerda, na série de entrevistas dos pré-candidatos  a Prefeito do Garanhuns, no programa “Falando com o Agreste”, da Rádio Marano,  o representante   do PCB de Garanhuns,  Paulo Camelo, foi  o único a dizer que o prefeito  Izaías Régis, não  cumpre as leis, no que diz respeito  ao rateio, entre os professores,   dos 23 milhões de reais oriundos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de  Valorização dos Profissionais  da Educação), ora recebido  pelo governo  municipal, eis que surgem misteriosamente e simultaneamente duas pesquisas: a primeira  tenta afirmar que o governo municipal é “bem avaliado”  pela população e a segunda  insinua  que o Prefeito tem um “bom índice” de aceitação e  apenas  “sinal amarelo”  no  índice de rejeição, beirando os 10%. Mas, é público e notório que o governo municipal tem um índice de rejeição próximo  dos 20%, portanto já está no “sinal vermelho”. Lembrando que essa pesquisa, mesmo sendo encomendada pelos representantes da burguesia, já reconhece, pela primeira vez,  a fragilidade do governo Izaías Régis, admitindo que o índice de rejeição já abriga os dois dígitos. Convém lembrar que a população começa a dar sinais de rejeição a tese da reeleição, uma vez que o segundo  mandato sempre é pior do que o primeiro.
Os representantes das elites ricas costumam manobrar e transformar a eleição num “Besteirol” e num “Pastoril Eleitoral”,  com acusações mútuas, para manterem  o  seu domínio sobre  a população, transformando algo sério como o é uma eleição municipal, numa disputa entre o “cordão encarnado” e o  “cordão  azul”, com o intuito de animar  a população num embate estéril   e despolitizado, geralmente  entre candidatos ultrapassados e de direita.
Quaisquer pesquisa  de aferição  de desempenho  de governo e de pré-candidatos, numa cidade  de porte médio, como é Garanhuns, custa, cada uma,  em torno de R$10.000,00 (dez mil reais). No caso em tela, totalizando R$20.000,00. Cadê a Justiça Eleitoral para questionar esse gasto pré-eleitoral?
Pelo exposto, perguntar não ofende:
1 - Quem contratou e pagou as duas últimas pesquisas? 
2 - Qual o interesse de um instituto de pesquisa do Recife fazer pesquisa em Garanhuns?
3 - Porque essa pesquisa foi realizada somente em Garanhuns?

4 - Qual o endereço desse instituto de pesquisa e os nomes dos seus diretores?
Evidentemente que as pesquisas político-eleitoral, servem como uma “ducha de água fria”  na oposição, com o intuito  de  influenciar o eleitorado  e  afirmar que o governo municipal  não foi abalado pelo recente bombardeio das oposições, especialmente do PCB, nitidamente a segunda força política da nossa  cidade.

*Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti é engenheiro civil, ex-líder estudantil e militante do PCB

EDUARDO CUNHA ACUSADO DE VENDER MEDIDA PROVISÓRIA POR 45 MILHÕES DE REAIS

Já foi falado que essa legislatura da Câmara Federal é a pior de todos os tempos. Deputados patrocinados por grandes empresas ou defensores de determinadas classes não param de surpreender negativamente a população brasileira. O escândalo da semana passada em que foram presos o senador petista Delcídio do Amaral e o banqueiro padrinho do casamento de Aécio Neves, André Esteves, parece uma coisa muito distante no tempo. A semana começa co a notícia que Eduardo Cunha, presidente da Câmara, recebeu a bagatela de 45 milhões de reais do BTG Pactual para beneficiar bancos, seus patrocinadores. Isso ajuda a entender porque Cunha fez várias manobras regimentais para que fosse aprovado o financiamento privado de campanhas políticas.
A PGR - Procuradoria Geral da República relatou, no seu pedido para conversão da prisão banqueiro André Esteves e do chefe de gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Diogo Ferreira, de temporária em preventiva – acolhido neste domingo (29) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki – que foi encontrado um documento, com uma escrita no verso, indicando o suposto pagamento de R$ 45 milhões do BTG para Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados.
Segundo a PGR, na residência de Diogo Ferreira, foi encontrado este documento, contendo uma escrita, com o seguinte texto: “Em troca de uma emenda à Medida Provisória número 608, o BTG Pactual, proprietário da massa falida do banco Bamerindus, o qual estava interessado em utilizar os créditos fiscais de tal massa, pagou ao deputado federal Eduardo Cunha a quantia de R$ 45 milhões”.
Ainda de acordo com o pedido da Procuradoria Geral da República para que a prisão temporária fosse convertida em preventiva, a anotação informa que teriam participado da operação, pelo BTG, Carlos Fonseca e Milton Lyra. “Esse valor também possuía como destinatário outros parlamentares do PMDB. Depois que tudo deu certo, Milton Lyra fez um jantar pra festejar. No encontro tínhamos as seguintes pessoas: Eduardo Cunha, Milton Lira, Ricardo Fonseca e André Esteves”, informou a PGR.
*Por Junior Almeida e DCM.

domingo, 29 de novembro de 2015

O BRASIL QUER MUDAR OUTRA VEZ

Pesquisa do Datafolha mostra que 81% dos brasileiros querem a cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha e o consequente afastamento do peemedebista da presidência da Câmara Federal.

Essa pesquisa, juntamente com a que foi feita para presidente, indicando Aécio e Marina como os preferidos do eleitor, na próxima disputa nacional, deixa claro que os brasileiros querem mudança no cenário político brasileiro.

Massacrado pela mídia e vítima das besteiras dos próprios companheiros de partido, Lula apresenta um índice de rejeição alarmante e será difícil reverter esse quadro, porque o petista não empolga nem envolve mais como quando era um jovem rebelde, a principal liderança de um partido que então representava a ética.

Para completar, o Governo Dilma vive engessado, acuado,  e ela não consegue encontrar a tal “luz no fim do túnel”.

O povão, que foi muito beneficiado nas gestões petistas, no momento está assombrado com o desemprego, com a inflação, com a falta de dinheiro no bolso para comprar até o básico.

Aécio, Geraldo ou Marina são a solução para o Brasil? Não acredito. O PSDB já governou o país e foi pior do que o PT, tendo feito uma gestão elitista, como tantas outras, de outros partidos.

Nos Estados os tucanos também não têm dado bom exemplo, tanto que Minas Gerais se livrou do PSDB e a população está satisfeita, pelo menos até agora, com a administração do petista Fernando Pimentel.

Geraldo apesar de estar no terceiro mandato como governador não convence como o homem ideal para fazer o Brasil avançar. São Paulo é um Estado que fabrica bandidos e os tucanos não conseguiram em mais de 20 anos melhorar a situação da segurança pública por lá.

Além disso, não há como não responsabilizar o atual governador paulista pela falta d´água em Sampa, numa região que chove muito mais do que em qualquer Estado do Nordeste. Há ainda a desconfiança com sua gestão por conta do tratamento dado às escolas e aos professores.

A “reorganização” das escolas,  que a princípio iria fechar 94 estabelecimentos de ensino, é contestada por professores e estudantes, que mostraram recentemente sua revolta ocupando diversos educandários da rede estadual.

Bom, pelo menos Alckmin não mandou baixar o cacete nos professores, como fez o seu colega tucano do Paraná, Beto Richa.

Seria, então, a vez de Marina Silva?

Ex-senadora e ex-ministra pelo PT, o que tem a líder da Rede de Sustentabilidade de diferente dos seus antigos companheiros?

Marina é ficha limpa e tem boas intenções, imagino. Mas só isso basta? Ela tem um discurso frágil e por conta disso perdeu a vaga para Aécio no segundo turno, na eleição de 2014. Terá amadurecido o suficiente de lá para cá ou até 2018? Veremos.

Suas ligações com alguns grandes empresários que investiram nela na eleição passada são estranhas e não se sabe com que quadros irá governar este país tão complexo. Imagina aí ela tendo de conviver com um Congresso Nacional tão ruim como o de hoje, precisando dialogar com figuras como Renan Calheiros ou Eduardo Cunha. Só um inocente acha que é fácil dar uma “banana” pra esses caras.

O ideal é que tais personagens sejam tirados da vida pública pelo eleitor. Este apanha, apanha e continua votando nesses bandidos.

Graças a Deus ainda temos mais de dois anos pela frente até a próxima disputa presidencial. Podemos sonhar que os eleitores vão criar juízo, que a partir da pressão popular vai se fazer uma renovação nos partidos, vão surgir nomes novos, alternativas confiáveis de um homens ou mulheres capazes de governar o Brasil.

É importante o povo dite os rumos da política, exija vergonha dos homens públicos (que vivem dando vexame) e não acredite em “salvadores da pátria”.

Para mudar o Brasil de verdade precisamos de boas propostas, da participação da sociedade organizada, da influência das igrejas, do trabalho da imprensa que tem um mínimo de vergonha, dos trabalhadores, dos intelectuais, dos artistas engajados e de outros setores que possam dar sua contribuição às mudanças e ao desenvolvimento do país.

Somos uma grande potência e temos condições de oferecer uma vida mais digna ao povo, exercendo um papel importante na América Latina e em todo o mundo.


Mas para chegar a este estágio sonhado por tantos precisamos de menos demagogia, menos personalismo e mais compromisso com uma Nação de mais de 200 milhões de habitantes.

A MASSA PRESTIGIA A FESTA DO SOCORRO


1ª noite: Bandas locais, RAP e forró abrem a 87ª Festa do Socorro em Lajedo

Na quinta-feira, dia 26,  foi a primeira noite de Celebração Eucarística e das Bandas na tradicional Festa do Socorro 2015.

Marcando a abertura da maior festa de Lajedo, foram realizadas apresentações de bandas locais de forró, vaneirão e rap, além das músicas religiosas do palco católico.

A primeira banda a se apresentar, após a Missa, foi Marcelo Kadette, e em seguida a voz marcante de Alex e Banda. O diferencial da noite foi a banda de RAP, MJ & Brother que pela primeira vez se apresentou no palco principal da Festa de Nossa Senhora do Socorro.

Encerrando a noite, o público curtiu muito forró com a Banda Forró do Firma, entrando pela madrugada dessa quinta-feira

2ª noite da 87ª Festa de Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro

Na sexta (27), a festa já começou animada. Após a Celebração Eucarística, o palco principal e o palco alternativo animaram os lajedenses que compareceram em massa.

Trazendo uma diversidade de músicas com um repertório nacional e internacional, a Orquestra Flor da Terra, natural de Lajedo, deu início às apresentações no palco principal. Enquanto isso, o rock da banda Massapé de Lajedo, Cegos do Castelo, de Terezinha e o Power Metal de Steelgard lá noutro ponto da festa no Bar do Rock, incrementando a festa que através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Turismo agradou a todos os públicos.

Voltando ao palco principal, na Pacheco de Medeiros, a população conferiu os shows de Forró da Vaquerama, que além de suas músicas fez um pout pourri de músicas antigas incluindo axé.


O deputado estadual Vinícius Labanca (PSB) e o Secretário de Cidades de Pernambuco, André de Paula (deputado federal licenciado pelo PSD), prestigiaram a festa em Lajedo, cumprimentando o prefeito Rossine Blesmany,  a primeira dama Marconeide, o vice Ramos, vereadores, secretários e populares.

E para encerrar, o público cantou e se emocionou com Edson Lima e Banda Gatinha Manhosa.

PALCO ALTERNATIVO

A primeira noite do ano II do Palco Alternativo teve muito Rock and Roll na Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 2015.

A primeira banda a subir ao Palco Alternativo e abrir também o 3º Ômega Rock Festival foi Massapé (Lajedo), mandando o som revolucionário do Punk Rock que estourou na década de 70.

A segunda banda da noite foi uma atração surpresa que veio da cidade de Terezinha (PE). Os Cegos do Castelo fizeram um memorável tributo a um dos ícones do Rock nacional, Ca...zuza.

A terceira atração trouxe um rock mais pesado, o Power Metal da banda Steelgard (Lajedo) botou o público para bater cabeça e entrar na roda de Hard Core. Por volta de uma hora da madrugada subiu ao palco a Black in Blues (Lajedo), composta por Jefferson no baixo, Dani Batera, Armandinho na guitarra e no vocal, Vanessa que fizeram um verdadeiro show apresentando um excelente repertório de Rock Clássico e Blues, encerrando a primeira noite do Palco Alternativo da Festa do Socorro / 3º Ômega Rock Festival ao som dos aplausos e pedidos de bis, deixando para o público um gosto de quero mais. (Da Assessoria de Imprensa).

DESFILE DE PAPAI NOEL ATRAI CRIANÇAS AO CENTRO


O Desfile de Papai Noel movimentou a Avenida Santo Antônio neste sábado (28). O público, concentrado em frente ao Palácio Celso Galvão, saiu juntamente aos carros alegóricos por volta das 18h. As crianças da Escola Petrônio Fernandes abrilhantaram o momento, com caracterizações natalinas, contando com a participação da banda da Escola José Ferreira Sobrinho.

 O prefeito da cidade, Izaias Régis, também esteve presente e acompanhou o percurso, que contornou o Centro da cidade, retornando à sede da Prefeitura Municipal. No fim do desfile, as famílias puderam visitar a Casa do Papai Noel para registrar o momento com o bom velhinho.

O recifense Eryvan Pires viu uma reportagem sobre o Natal Luz de Garanhuns e trouxe a família para conferir o evento. "Viemos hoje do Recife e estamos gostando de tudo. As crianças adoraram o desfile do Papai Noel", disse o turista. O próximo desfile acontecerá no sábado (05). A programação completa do Natal Luz pode ser acessada pelo portal da gestão municipal: 


Texto: Cloves Teodorico e Aquilles Soares. Fotos: Aquilles Soares 

(Secretaria de Comunicação)

COLÉGIO DIOCESANO VIVENCIA O DIA DO AMIGO


É fácil obter-se respostas para muitas dúvidas que se tem no dia a dia. Queríamos uma definição que traduzisse melhor o significado de AMIGO. Buscando a ajuda do Google encontramos várias definições e escolhemos uma que, no nosso ponto de vista, mais se aproxima e atende a nossa curiosidade.  

Amigo é o nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de consideração e respeito por uma ou mais pessoas. O amigo é aquele que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre.

Baseado nesta definição, o prof. Albérico Fernandes, diretor do Diocesano de Garanhuns, criou o “Dia do Amigo” e abriu as portas do Gigante para que os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I levassem pessoas dos seus convívios para passar uma manhã visitando as dependências do Colégio.

Na ocasião, a equipe composta pela direção, coordenadores, professores, auxiliares e funcionários ofereceu alguns dos diversos momentos que dizem respeito a prática diária vivenciada pelos profissionais que contribuem com o crescimento desta centenária Instituição de Ensino.

Grupos foram formados e os nossos alunos, pais e amigos tiveram uma grande recepção. Os estudantes viveram uma manhã repleta de lazer, com jogos, brincadeiras de crianças e distribuição de brindes. Os seus amigos viram como é que funciona nossa prática pedagógica. Acompanharam uma aula na lousa digital. Visitaram a sala 3D. Estiveram no auditório e neste ambiente foram comunicados que no Diocesano de Garanhuns além das práticas habituais, há aulas, em horário alternativo, para quem quer ser ator e deve participar do Grupo Diocesano de Artes. Frequentar os ensaios e ser músico da orquestra ou da banda marcial. Caso queira, há oportunidade de ser atleta das equipes de esportes como futsal, vôlei, xadrez e judô.

Vale salientar que os serviços prestados em horário alternativo não têm custo adicional em relação ao pago na mensalidade.

Os presentes também conheceram os dois ginásios de esportes, o pátio, o espaço do refeitório, entre outros ambientes que há no Colégio Diocesano de Garanhuns. 

(Texto: Professor Eugênio Sobrinho).

LULA TEM 47% DE REJEIÇÃO SEGUNDO O DATAFOLHA

Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada hoje revela que 47% dos eleitores brasileiros não votariam em Lula (PT) de jeito nenhum, caso o petista seja candidato a presidência da República em 2018. A segunda maior taxa de rejeição é a de Aécio Neves com 24%, enquanto Marina Silva (Rede), nome ainda forte na corrida pelo Palácio do Planalto é rejeitada por apenas 17% dos eleitores.

Apesar desses índices negativos, Lula ainda é o segundo colocado na disputa, liderada hoje por Aécio Neves (PSDB). Se o candidato dos tucanos for o governador Geraldo Alckmin, Luiz Inácio da Silva assume a primeira posição.

Na pesquisa do instituto paulista Aécio lidera com 31%, tendo perdido quatro pontos em relação ao levantamento anterior, Lula somou 22% e Marina 21%.

O líder dos Partido dos Trabalhadores ainda é considerado o melhor presidente da história do Brasil por 39% dos entrevistados pelo Datafolha.

sábado, 28 de novembro de 2015

O ESTUPRADOR E A FRASE INFELIZ DO ADVOGADO

O lutador de MMA Jonathan Koppenhaver, preso no ano passado, poderá ter a sua pena agravada. O atleta, mais conhecido por War Machine (Máquina de Guerra), é acusado de espancar e tentar estuprar a namorada,  a atriz pornô Christy Mack, no próprio apartamento da vítima.

Em audiência realizada na segunda-feira (23), o advogado do lutador teria dito que seu cliente era inocente e afirmou ainda que não há como estuprar uma atriz pornô. "Não haveria como estuprar Christy por ela ser uma atriz pornô e gostar de sexo violento", disse Brandon Sua.

Alguns advogados são capazes de tudo por dinheiro, não é mesmo?

War Machine ainda mandou um beijo para a promotora que cuida do caso. "Juiz, ele me mandou um beijo e eu achei isso ofensivo", disse a promotora Jacqueline Bluth durante a audiência. Segundo informações do jornal Las-Vegas Review Journal, o lutador não demonstrou nenhum tipo de arrependimento.

Jonathan agora é acusado de 34 crimes, incluindo estupro, sequestro e tentativa de assassinato da ex-namorada. O crime foi cometido no dia oito de agosto de 2014 e ele foi preso uma semana depois. Koppenhaver chegou a tentar suicídio na prisão.

COMO TUDO ACONTECEU - Em agosto de 2014, Christy Mack acusou Jonathan Koppenhaver de tê-la agredido. Na ocasião, ela publicou fotos em que aparece hospitalizada com hematomas e fraturas, além de um texto no Twitter contando a situação.

"Minhas lesões incluem 18 ossos quebrados ao redor dos meus olhos, meu nariz foi quebrado em dois lugares, perdi dentes e vários outros estão quebrados".

"Estou incapaz de mastigar e de ver pelo meu olho esquerdo. Minha fala está confusa por causa do inchaço e da falta de dentes. Tenho uma costela fraturada e o fígado severamente rompido por causa de um chute na minha lateral. Minha perna está tão lesionada que não consigo andar sozinha", relatou.

Ela disse ainda que Koppenhaver havia tentado estuprá-la durante uma sessão de espancamento, porém, ele não havia conseguido ficar excitado. Na época, o lutador chegou a relatar em sua conta no Twitter que havia estuprado a namorada, o que gerou grande polêmica. Christy teve de ir a público negar o ataque sexual.  (Fonte: Correio da Bahia).


Fotos de Christy publicadas na época da agressão

LIDERANÇAS DE JUPI SE FILIAM AO PSD

Rivanda, Dr. Itamar e Ramiro

Na cidade de Jupi, a 19 km de Garanhuns, o clima vai “esquentar” ainda mais neste domingo, dia 19. As principais lideranças políticas da oposição vão estar juntas, devendo se filiar ao PSD o vice-prefeito Dr. Itamar, a ex-primeira dama Rivanda, além dos empresários Ramiro Inácio e Severo.

O encontro será no Clube Rabelinho, às 15h e deve ser prestigiado por lideranças do porte dos deputados Jorge Corte Real, André de Paula e Marcantônio Dourado.

O advogado e suplente de deputado Washington Cadete, que foi apoiado por Betinho e Rivanda, na campanha passada, também se fará presente.


O grupo do Facebook Jupi Agreste traz maiores informações sobre a união dos oposicionistas e publica um post informando que a Prefeitura de Jupi atrasou o salários dos servidores contratados em três meses.

Com a opção de Rivanda, Dr. Itamar, Severo e Ramiro pelo PSD, a campanha em Jupi e Lajedo, separados por pouco mais de 10 km, pode ser atrelada em 2016. 

"Será 55 lá e cá" disse ao blog um simpatizante das oposições.

*Foto reproduzida do grupo do Facebook Jupi Agreste.

REITOR DA FEDERAL "FARRAPA" COM GARANHUNS

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, fez promessas ao prefeito Izaías Régis (PTB) e ao povo de Garanhuns de trazer cursos da instituição para a cidade onde nasceu. Isso aconteceu num encontro no Palácio Celso Galvão, testemunhado pela imprensa.

O tempo passou e nada foi feito. O gestor do município se mostra desencantado com o dirigente da UFPE e ferido em seu orgulho de autoridade anuncia: “Não vou mais atrás dele para nada”.

Anísio foi esquerdista na juventude, mas em artigo recente, publicado neste blog, o professor Michel Zaidan Filho, que é professor da UFPE, acusou o reitor e conterrâneo de praticar uma política assistencialista para se reeleger e de já ter autorizado a presença da polícia no campus universitário para perseguir os alunos.


Tem uma velha frase que diz: “Se queres conhecer um homem dá-lhe dinheiro e poder”. Serve como uma luva em relação ao reitor da Federal.

PROSSEGUEM AS ATRAÇÕES DO NATAL LUZ


O fim de semana, em Garanhuns, conta com mais atrações do Natal Luz 2015. Shows musicais, desfile e contação de histórias fazem parte da grade de programação, que começou nesta sexta-feira (27), seguindo até o domingo (29). Ontem, no palco em frente à Prefeitura tivemos apresentações do Reisado Erem Virgem do Socorro, Coral do Colégio Cecília Meirelles, Quinteto de Metais e Coral da 4ª Igreja Presbiteriana, além de Marcelo Francisco com o show “Matas e Montes”, darão o tom da noite.

Neste sábado (28), a partir das 18h, abrindo a programação do “Natal Luz nos Distritos”, a população de Iratama irá contar com atrações pra lá de especiais. Fazendo a festa no local o Auto de Natal: “Filho de Deus, Menino Meu”, da Comunidade Católica Shalon; Reisado Raio de Luz de Iati, e, encerrando, Show com David Menezes e Teclados. 

Ainda no sábado, e também a partir das 18h, acontece o Desfile do Papai Noel pela Avenida Santo Antônio, centro da cidade, com as crianças da Escola Professor Petrônio Fernandes e a banda da Escola José Ferreira Sobrinho. Às 19h, o Palco Prefeitura recebe o Reisado Garanhuns Cultural; Grupo Nosso Jazz e Coral Adventista com o musical “Natal Todo dia”; Os Ritalinos, com Tributo a Rita Lee e a banda Gold Hits - sucessos internacionais. 

O Palco Prefeitura também contará com apresentações no domingo (29). A partir das 18h30min, o teatro musical da Companhia Fisa D’Arte apresentará o espetáculo “Buscando um Amigo”. Às 19h, é a vez do Coral do Educandário Santa Clara fazer sua apresentação. Às 19h40, o Grupo Harmonia de Flautas do Sesc, e, logo após, show com a Orquestra Manoel Rabelo. Todos os detalhes da programação deste fim de semana você confere no portal da Prefeitura de Garanhuns, por meio do link:


Texto: Samara Pontes 

FLORES PARA O SENHOR PAULO CÂMARA


Por Michel Zaidan Filho

Um verdadeiro escárnio a notícia que circulou, ontem, no Blog do Jamildo, sobre um processo licitatório para comprar R$ 90 mil de coroas e arranjos florais para o Gabinete do senhor Paulo Henrique Saraiva Câmara. A princípio, pensei que podia haver alguma relação entre as coroas e os arranjos florais e os “anjinhos” que morreriam em razão da Chucungunha, da Microcefalia ou das outras moléstias transmitidas pelo mosquito da Dengue. Ou para as novas vítimas de homicídio que morram na cidade do Recife, ou ainda, para serem oferecidas como pedido de desculpas às inúmeras pessoas que são vítimas de arrastões nos pontos de ônibus ou estações de metrô, na capital pernambucana.

Num momento de tanta dificuldade financeira, com vários prestadores de serviço da saúde sem receberem seus salários atrasados, com hospitais fechando por falta de dinheiro, escolas sem merenda ou sem poderem pagar o aluguel de seus prédios, aumento de impostos sobre os mais pobres, perda de emprego e redução da massa salarial dos trabalhadores, o senhor governador do estado se preocupa em ornamentar seu gabinete com um verdadeiro jardim de coroas e arranjos florais que custará aos cofres públicos a bagatela de 90 mil reais.  Será que o senhor Câmara não tem mais com que gastar o dinheiro público, confiscado de seus concidadãos que andam de cinquentinha e usam telefone celular?

Depois, vem a proposta genial: fazer um mutirão com a população do Recife para caçar o mosquito da dengue, transmissor das moléstias (ainda sem causa determinada) que colocam em risco a vida de mais de 400 crianças em Pernambuco. E onde se encaixa a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Saúde, a Compesa(r), a Emlurb, o serviço da coleta de lixo, os médicos da família? – Só na propaganda cara e enganosa da televisão? – A Saúde Pública é dever e competência do senhor governador do Estado. Se ele não oferece adequadamente os serviços de limpeza pública, coleta de lixo, tratamento de esgoto, água tratada, vias públicas em perfeito estado de conservação, para que pagar impostos ou a conta da água (que não chega)? – Transferir a responsabilidade da limpeza e Saúde Pública para a população é um descaramento sem limites! (Nenhum população será educada o suficiente, se seus governantes não dão exemplo de austeridade e eficiência no trato do dinheiro público).

Pior é ver a cara (lisa) dos seus secretários e ajudantes: o distinto secretário de saúde, que administra o seu próprio negócio (o IMIP) no exercício do cargo. O que este cidadão tem a dizer sobre a Saúde Pública de Pernambuco? – Já a do IMIP vai bem muito obrigado!

Será que não resta um pingo de interesse público nessa administração, para além das falácias da propaganda institucional da educação boa, da saúde boa, do voluntariado bom e do governo maravilhoso que nós temos?

P.S. – Pelo menos, lembre-se de enviar algumas dessas coroas para as famílias enlutadas com as doenças transmitidas pelo mosquito impatriótico da dengue e das vítimas de homicídios e assaltos no Estado de Pernambuco.

PSICÓLOGA MELLINE MAIA FAZ PALESTRAS SOBRE PROFISSÕES NO COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS

Durante o mês de novembro a psicóloga Melline Maia do Colégio Diocesano de Garanhuns realizou ciclo de palestras com os estudantes do Ensino Médio e também com as turmas dos nonos anos visando apresentar o trabalho do psicólogo escolar, bem como, mostrar inovações neste setor para o ano de 2016.

Os alunos puderam conhecer sobre as funções sociais e pedagógicas da escola e a importância dela para a construção pessoal e acadêmica dos seus componentes. Seguido a este momento introdutório, lhes foi apresentada a profissão do psicólogo, suas especificidades, campos de atuação e como agir no âmbito escolar.

Durante as palestras foram apresentadas as inovações para o ano que se avizinha, destacando-se a feira de profissões que apresentará diversos profissionais para dialogar com os alunos acerca do futuro e falar sobre o cotidiano de suas respectivas áreas.

Ainda no tocante a escolha profissional, serão realizadas as construções dos projetos de vida que, por sua vez, consistem na visualização dos planos para a vida em alguns anos. Para tanto, serão realizados encontros para oficinas de construção destes projetos e discussão acerca de assuntos pertinentes e necessários a formação pessoal e acadêmica de cada aluno participante. Através destes recursos, os alunos terão subsídios que os auxiliarão no processo de escolha do curso superior e/ou carreira profissional que irão seguir e também terão suporte e acolhimento para a construção pessoal. (Texto: Melline Maia Soares Menezes – Psicóloga do Colégio Diocesano de Garanhuns – CRP 02/18238)