Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sexta-feira, 31 de julho de 2015

INSTITUTO LULA SOFRE ATENTADO TERRORISTA

A sede do Instituto Lula, situada no Ipiranga, na zona sul de São Paulo, foi alvo de um ataque a bomba na noite desta quinta-feira (30). O caso aconteceu nesta quinta-feira, por volta das 22h e foi confirmado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Ninguém se feriu. É o terceiro ataque a bomba contra prédios ligados ao PT, este ano.

"O objeto foi arremessado contra o prédio do instituto de dentro de um carro", diz a nota emitida nesta sexta-feira (31) pelo instituto, que classificou o ataque como político.
A Polícia Civil já está investigando o caso, mas o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, revelou que a Polícia Federal também vai tentar descobrir os responsáveis pelo atentado político.
Os sites e blogs mais à esquerda ou ligados ao PT estão considerando o ataque ao Instituto Lula como um ato terrorista. Atos como este estariam sendo incentivados indiretamente pelos que têm ódio ao ex-presidente, inclusive setores da mídia
Na verdade o caso lembra alguns semelhantes que ocorreram no Brasil à época da ditadura militar, normalmente praticados pela direita que deseja brecar avanços no país ou atemorizar determinados setores da sociedade.

POPULAÇÃO BRASILEIRA TEM MEDO DA POLÍCIA

Pesquisa realizada esta semana pelo Datafolha, em diversas cidades do País, revela que 62% da população têm medo de sofrer agressões por parte da Polícia Militar.
O Datafolha entrevistou 1.307 pessoas em 84 municípios de diferentes regiões do Brasil.
A mesma pesquisa mostra que 53% dos brasileiros temem sofrer violência da Polícia Civil.
Os que mais têm medo da PM, segundo o Instituto, são os jovens, os pretos e os moradores do Nordeste.

A ELEIÇÃO EM GARANHUNS

A eleição do próximo ano se aproxima e a oposição em Garanhuns ainda não tem um candidato para enfrentar o prefeito Izaías Régis (PTB), que se credenciou a tentar a reeleição graças ao trabalho realizado nesses dois anos e meio de gestão.
Dentre os nomes que poderiam entrar na disputa estão o vereador Sivaldo Albino (PPS), o secretário estadual Antônio Figueira (que não parece disposto a atender o apelo de alguns correligionários para se candidatar) e o engenheiro Paulo Camelo, do PSOL.
Rosa Quidute, que deve trocar o PT pelo PSB também poderá entrar no páreo, com o incentivo do marido Bartolomeu.
O quadro pode até mudar, mas por enquanto nenhum desses nomes tira o sono do prefeito.
VICE – Como Izaías Régis hoje é o favorito, muita gente deseja ser seu vice na chapa do próximo ano. Dentre os que fariam o “sacrifício” de completar a chapa do PTB estão os vereadores Zaqueu Lins, Gersinho Filho e Audálio Ramos, todos da base aliada do Governo Municipal.

NOBLAT DEFENDE PRISÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA

Ricardo Noblat, jornalista pernambucano (radicado em Brasília), que tem um dos blogs mais lidos do Brasil, defendeu a prisão do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha.
“Se existirem provas ou indícios veementes de que Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, pediu ou recebeu propinas, o mais aconselhável seria prendê-lo”, escreveu o profissional da imprensa.
Noblat relacionou Eduardo Cunha com as ameaças feitas a advogada Beatriz Catta Preta, que destitiu da profissão por temer o pior para sua família (ver matéria abaixo).“O foco das ameaças: a CPI da Petrobras, controlada por Eduardo. Por mais que negue ele controla, sim a CPI. Ou pelo menos a maioria dos seus membros”, argumenta o jornalista.
Ele também mencionou as acusações do empresário Júlio Camargo e do doleiro Alberto Youssef contra o pemedebista: “Por que Camargo mentiria? Por que um delator mentiria? Para perder o direito de pegar uma pena mínima? Não faz sentido”, raciocina Ricardo Noblat. (Na foto do Brasil 247 o jornalista Ricardo Noblat e o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha).

PREFEITURA DE LAJEDO APOIA O MICROEMPREENDEDOR

Uma as propostas do Governo é abrir caminhos para o MEI (Micro Empreendedor Individual). E mais uma vez, a parceria entre a Prefeitura de Lajedo e o SEBRAE proporciona o maior conhecimento do lajedense. Esta semana, entre os dias 27 e 31, 5 oficinas estão sendo oferecidas nas noites no Colégio Normal.

As oficinas são: SEI EMPREENDER, SEI VENDER, SEI CRESCER, SEI UNIR FORÇAS E SEI FORMAR PREÇO, apoiadas pela Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento Estratégico aproveitando essa parceria que traz a oportunidade para o município de desfrutar das oficinas gratuitas e presenciais, quando normalmente são pela internet http://zip.net/blrHtz .

Nas palavras de um dos professores do Sebrae, Vicente Oliveira a oficina “proporciona para o MEI capacitação no uso das ferramentas de marketing e vendas. Aumentar as vendas, fortalecer sua marca e fidelizar seus clientes”.

De início, a Secretaria de Planejamento atingiu 40 inscrições, porém 20 compareceram às aulas. Ao final, o Sebrae entregará os certificados das respectivas oficinas cursadas, uma vez que o cidadão que participar da oficina receberá o certificado correspondente na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajedo).

A parceria já acontece há mais de 1 ano, devido o empenho da Agente de Desenvolvimento Econômico do município, Juliana Aquino. Assiduidade comum também por parte do secretário de planejamento William Deyson Galdino cujos trabalhos de desenvolvimento compõem a Direção Executiva Estadual da Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Emprego de Pernambuco. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

PADRE JORGE TEM CONTAS APROVADAS PELO TCE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) aprovou, nesta quinta-feira, dia 30, com ressalvas, as contas da Prefeitura de Iati, alusivas ao exercício financeiro de 2013. A decisão foi unânime.

“Considerando que nas irregularidades apontadas não foi detectado prejuízo ao erário, nem há indícios de dolo, simulação ou intuito de desvio, podendo ser corrigidas com o envio das determinações à atual gestão, com as devidas ressalvas no julgado, a Segunda Câmara deste Tribunal, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Iati a aprovação, com ressalvas, das contas do Prefeito, Sr. Jorge de Melo Elias, relativas ao exercício financeiro de 2013”, pontua trecho do julgamento publicado no site oficial do TCE. O Processo nº 14900830 foi apreciado pela 2ª Câmara do TCE, tendo como relator, o Conselheiro Marcos Loreto.

Após a aprovação da prestação de contas, o TCE recomendou à Câmara de Vereadores de Iati a aprovação das contas do exercício de 2013, com as ressalvas.

“Essa aprovação demonstra que trabalhamos com honestidade e lisura. A aprovação dessas contas mostra todo o comprometimento da nossa gestão com a legalidade e regularidade dos gastos públicos. As ressalvas são por conta do nosso índice de pessoal, que está alto, mas já estamos tomando providências para regularizar essa situação, inclusive com a realização de um Concurso Público, cumprindo assim uma determinação do Tribunal de Contas”, chamou à atenção Padre Jorge, que complementou: “ficamos felizes por termos o nosso trabalho atestado pelo Órgão Fiscalizador do controle externo, no caso o Tribunal de Contas de Pernambuco”, finalizou o prefeito de Iati. 

RESULTADO DO CONCURSO PÚBLICO É HOMOLOGADO

O Governo Municipal de Garanhuns homologou o resultado final do concurso público que visa o preenchimento de 220 cargos efetivos na administração municipal. O documento está disponível no endereço eletrônico oficial do certame: www.upenet.com.br, bem como no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE).
A relação final está separada por cargo/especialidade, contendo o nome do candidato, número de inscrição, pontuação final do concurso e ordem de colocação. Os candidatos poderão ver duas listagens, sendo uma com todos os nomes dos classificados e outra com os declarados como ‘pessoa com deficiência’. Cumprindo a uma recomendação do Ministério Público, os resultados para Guarda Municipal permanecem suspensos.
O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, destaca a importância do cumprimento do prazo dessa divulgação. “É preciso reconhecer que com a chegada desses novos servidores, aprovados no concurso que foi realizado em março, conseguiremos melhorar ainda mais os serviços prestados à nossa população. São profissionais das mais variadas áreas, que vão desde a saúde até a educação”, pontua o gestor.
Os cargos preenchidos englobam: agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de disciplina, agente de endemias, assistente social, auditor fiscal, coveiro, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fiscal de abastecimento, fiscal de obras, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, jardineiro, marceneiro, médicos (cardiologista, clínico geral, endocrinologista, geriatra, ginecologista-obstetra, infectologista, mastologista, neurologista geral, neuropediatra, otorrinolaringologista, ortopedista, pediatra, psiquiatra, reumatologista, urologista), nutricionista, procurador, professor I, professor I brailista, professor I intérprete, professor II (Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática), psicólogo, técnico em segurança do trabalho, topógrafo e veterinário.


Texto: Cloves Teodorico

ADVOGADA É AMEAÇADA E DEIXA PROFISSÃO

A advogada Beatriz Catta Preta, defensora de nove delatores da Operação Lava-Jato, afirmou, em entrevista ao “Jornal Nacional”, da TV Globo, que pretende abandonar a profissão por se sentir ameaçada.

Ela disse que de agora por diante vai zelar mais pela segurança da família, principalmente dos filhos. “Decidi encerrar minha carreira na advocacia. Fechei o escritório”, disse na entrevista ao Jornal Nacional.

A advogada comunicou ao juiz Sérgio Moro, na semana passada, , que estava deixando os seus clientes. Beatriz chegou a ser convocada para depor na CPI da Petrobras para explicar a origem dos seus honorários.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entendeu a convocação como uma tentativa de intimidação.

EX-BAILARINA PROCESSA GLOBO POR DANOS MORAIS

A ex-bailarina do Faustão, Rachel Gutvilen, foi demitida em 2013 e, segundo o R7, entrou com uma ação trabalhista e um pedido de indenização por danos morais contra a Globo. Ela acusa os coreógrafos de assédio moral, dizendo que foi vítima de xingamentos e grosserias.

Ela alega que, entre 01/09/2010 a 21/10/2013, foi tratada com grosserias e xingamentos. Raquel afirma que em várias situações foi chamada de "gorda", "feia", "cheia de celulite" e acusada de não saber dançar.

O processo tem outras ex-bailarinas como testemunhas. Segundo a advogada de Rachel, a emissora venceu a primeira etapa do processo, mas a ex-bailarina recorreu. Procurada pelo R7, a Globo diz que não comenta ações na Justiça. (Fonte: MSN Notícias).

quinta-feira, 30 de julho de 2015

PETROBRÁS RECEBE DINHEIRO DESVIADO DA EMPRESA

No Brasil andam acontecendo coisas que a gente nunca viu. Muita gente graúda na cadeia, inclusive medalhões de empreiteiras como a Odebrecht e uma sociedade atenta que não aceita mais passivamente atos de corrupção.
Se o bicho tá pegando os grandes lá em cima é de se imaginar que depois chegue também aos municípios. Como se sabe muitos prefeitos e vereadores vivem fazendo a farra com o dinheiro público. É preciso dar um basta à corrupção lá e cá.
Outra notícia animadora: A Petrobrás está para receber um grande volume do dinheiro desviado nos últimos tempos, por conta de atos criminosos descobertos na Operação Lava Jato.
Confira esta matéria do Site Brasil 247:
Esta sexta-feira, 31, será um dia em que a Petrobras vai reforçar o seu caixa e o juiz federal Sérgio Moro (foto) vai reforçar sua legitimidade diante da opinião pública. A partir das 10 horas, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, recebe, em evento na sede da companhia, valores que foram recuperados pelo Ministério Público Federal e pela Justiça Federal, em decorrência das investigações da operação Lava Jato.
O valor total reavido não foi divulgado. Em maio, entretanto, o MPF deu garantias de que deve devolver ao todo R$ 570 milhões à Petrobras e à União, por conta dos processos de corrupção. Na ocasião, a companhia recebeu R$ 157 milhões que haviam sido desviados pelo ex-gerente Pedro Barusco.
Segundo o procurador Paulo Galvão, integrante da força-tarefa da Lava Jato, outros R$ 500 milhões estão bloqueados judicialmente e aguardam a conclusão das ações para serem posteriormente repassados à Petrobras e União. 
A Petrobras entrou como coautora do Ministério Público Federal nas ações de improbidade administrativa contra empreiteiras e executivos envolvidos nos casos de corrupção apurados pela operação Lava Jato, pedindo ressarcimento de quase 1,3 bilhão de reais. 
O presidente da petroleira, Aldemir Bendine, disse no evento que a empresa busca a devolução total dos valores desviados. "Buscaremos sem descanso a reparação integral", afirmou.

SECRETÁRIO FORTE

Se existe um secretário forte no Governo de Izaías este se chama Alfredo Góis. Teve amplos poderes para comandar a pasta de Administração, nestes dois anos e meio e agora será o titular da Saúde, embora não tenha nenhuma especialização na área da medicina.

É evidente que outros secretários ou secretárias não têm o mesmo cacife de Alfredo junto do chefe. Tanto prestígio provoca inveja e ciúme.

GARANHUNS TEM MAIS GENTE NO BOLSA-FAMÍLIA

Na gestão atual da Prefeitura de Garanhuns mais de cinco mil famílias passaram a ser beneficiadas pelo programa do Bolsa Família. O principal responsável por esse acréscimo é Luizinho Roldão, que com o apoio dos chefes agilizou pra valer o atendimento aos mais carentes do município.

Prestigiado pelo prefeito, Luizinho - como Alfredo na Administração e agora na saúde - é alvo de inveja e mesquinharias.

A PRAÇA ESTÁ FICANDO PEQUENA

A Praça Mestre Dominguinhos está ficando pequena para o tamanho do Festival de Inverno, que a cada ano recebe públicos maiores. No último dia do FIG, este ano, 65 mil pessoas assistiram ao show de Capital Inicial (dado da Polícia Militar) e o pátio de eventos teve de ser fechado ao público.

Ou a Prefeitura constrói futuramente um novo espaço para os  eventos ou se dá uma solução ao problema da antiga rodoviária. Como se sabe no local hoje funciona um hotel e a construção, antiga e feia, impede o crescimento da Praça Mestre Dominguinhos.

É provável que o prefeito Izaías Régis já esteja pensando em como resolver essa questão.

MADALENA SE DESTACA PELO NEPOTISMO EM ARCOVERDE

Uma nova campeã em nepotismo surgiu na política pernambucana. É a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito. Filhos, genros e noras ocupam os principais cargos do município, inclusive as secretarias mais importantes.

O emprego de parentes pela prefeita de Arcoverde está dando tanto na vista que até um ato de protesto já foi realizado na cidade contra a prática.

Madalena foi eleita com apoio do ex-prefeito e atual deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) e depois rompeu com o aliado. Na eleição de governador, em 2014, foi das (dos) primeiros governantes a anunciar apoio a Paulo Câmara, apesar de ser filiada ao Partido Trabalhista Brasileiro.

DATENA SERÁ CANDIDATO A PREFEITO DE SÃO PAULO

Desde que o país foi redemocratizado que o eleitorado de São Paulo tem ficado como numa gangorra, ora elegendo prefeitos progressistas, ora oportunistas da direita. Pela Prefeitura da maior cidade da América Latina já passaram personagens tão diferentes quanto Paulo Maluf, Luíza Erundina, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra e Fernando Haddad.

No próximo ano uma novidade na eleição paulista deve ser a candidatura do apresentador de televisão José Luiz Datena (PP). Caso ele dispute o pleito e vença tem tudo para ser um desastre. É como se um Titanic ameaçasse São Paulo.

CAETÉS TERÁ MAIS DUAS MIL NOVAS CISTERNAS

Nesta quarta-feira (29), pela manhã, o município de Caetés sediou mais um evento para anunciar novas conquistas para a população que reside na zona rural do município. Foi apresentado o projeto de construção de mais duas mil cisternas que beneficiarão os agricultores familiares através das associações rurais.

Presentes na solenidade representantes do PRORURAL, FETAPE, CÁRITAS BRASILEIRAS, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações Rurais, vereadores, secretários e o prefeito do município Armando Duarte.

A solenidade foi presidida pelo Secretário de Agricultura, Lucivalter Santana Bernardo (Galego), e contou com a participação dos moradores da zona rural.

Na semana que se comemora o Dia Agricultor, o Governo de Caetés, através das parcerias que vêm transformando para melhor a vida das famílias do campo, anuncia a construção de mais 2 mil cisternas para a população.

BOM CONSELHO REÚNE GESTORES DA SAÚDE

O prefeito Dannilo Godoy esteve reunido com a Gerente da V Regional de Saúde, Dr. Catarine Tenório, coordenadora da Atenção Básica Regional, Dr. Janaína e a Secretária de Saúde Elayne Cristine.

Na tarde desta quarta-feira, 29, o Prefeito Dannilo Godoy esteve reunido com a Gerente V Regional de Saúde Dr. Catarine Tenório, Coordenadora da Atenção Básica Regional Dr. Janaina e a Secretária de Saúde, Elayne Cristine, além dos técnicos na área da saúde do município. Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados à Saúde do Município Bom Conselho, entre eles, os indicadores, metas e planejamento.

Dannilo ressaltou a importância da reunião, pois mostra a realidade da saúde do nosso município, que apesar da carência de recursos e a necessidade de atender uma demanda sempre crescente da população, tem sido enfrentado com muita coragem.

Comprometeu-se ainda mais em dar uma atenção especial na área da Saúde. O Prefeito disse confiar na capacidade administrativa da Secretária, Elayne Cristine, porque ela já demonstrou competência na pasta. “Uma pessoa comprometida com as causas do Município e focada ao extremo em missões que lhe são atribuídas”, salientou

Ao final o prefeito agradeceu a atenção que a V Geres sempre teve com o município de Bom Conselho. (Bruno Tenório, de Bom Conselho).

quarta-feira, 29 de julho de 2015

PREFEITURA REVELA OS NÚMEROS DO FESTIVAL

Izaías na prestação de contas do Festival

O prefeito Izaías Régis (PTB) reuniu a imprensa local, na manhã desta quarta-feira (29), para apresentar um balanço detalhado da 25ª edição do Festival de Inverno.

O evento, segundo os representantes da Prefeitura, deixou um saldo positivo na cidade, com um público estimado de 600 mil pessoas circulando por Garanhuns durante os 10 dias da festa.

Os shows de encerramento, na Praça Mestre Dominguinhos, atraíram um público superior a 65 mil pessoas, de acordo cálculos da Polícia Militar.

A Prefeitura este ano investiu mais no FIG, tendo contratado atrações como Ana Carolina, Leonardo Sullivan e Capital Inicial.

Além desses artistas, o município contratou cinco outros para o Palco Forró, cinco do Palco Instrumental, três do Palco Pop, oito da Cultura Popular, três do Palco Boião, quatro do Cultura Livre nas Feiras, sete oficinas, um espetáculo de Teatro Adulto, um espetáculo de Dança, duas exposições, uma intervenção, três Moda e Design, stand na Praça da Palavra e cinco do Palco Gospel.

Os projetos Roda de Sanfona e Orquestrando no FIG foram articulados pela Secretaria de Cultura. No stand montando na Praça da Palavra, 45 escritores de Garanhuns e região se encontraram.

Confira outros dados fornecidos pela Secretaria de Imprensa da Prefeitura:

A Secretaria de Turismo informou que, durante os dias de semana, a ocupação nos meios de hospedagem - incluindo hotéis e pousadas – ficou numa média de 60%. Nos finais de semana, esse número chegou aos 100%.

A Secretaria de Assistência Social, com o intuito de chamar a atenção de moradores e turistas, realizou panfletagem sobre a prevenção ao trabalho infantil, violência sexual e venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Foram, no total, 55 profissionais escalados, contando com profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e 16 educadores sociais, atuando nos principais polos.

Um Centro de Acolhimento foi montado, temporariamente, contou com materiais pedagógicos, lúdicos, além de lanches para crianças que estavam com os pais – comerciantes – trabalhando. Grupos culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) entraram na grade de programação. A Secretaria da Juventude, em parceria com a Patrulha Mirim de Garanhuns, realizou panfletagem na avenida Rui Barbosa e na Polícia Rodoviária Federal (PRF), sobre a campanha de prevenção e combate às drogas.

SECRETARIA DA MULHER - Em esquemas de plantão e prontidão, a Secretaria da Mulher mobilizou toda sua equipe técnica durante o FIG. No total, 26 ocorrências foram registradas, sendo seis atendimentos psicológicos, seis atendimentos jurídicos, cinco atendimentos sociais, dois casos de violência física, seis de violência psicológica, um de violência sexual e outra de violência patrimonial. Mais de 200 mulheres também receberam, durante o período de festa, palestras sobre os direitos da mulher.

A Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil e o Planetário Mauro Souza Lima, vinculados à Secretaria de Educação e Esportes, ambos situados no Parque Euclides Dourado, estiveram em atividade. A Praça da Palavra, que teve uma visitação de mais de 13 mil pessoas durante os oito dias de funcionamento, contou com exposições diárias das atividades realizadas nas salas de leitura de 15 escolas da Rede Municipal de Ensino. A Biblioteca Luiz Brasil contou com a parceria da editora IMEPH, além da participação das bibliotecas Indústria do Conhecimento (IDC) e a “Ler é Preciso”. Já o Planetário disponibilizou três sessões diárias para o púbico.

A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), executou serviços básicos em diversos polos de animação. Um total de 101 profissionais de saúde trabalharam durante o evento. Ao todo, nos dois principais polos de animação (Praça Cultural Mestre Dominguinhos e Parque Euclides Dourado), foram 105 licenças expedidas, 197 cadastros realizados, 1.820 inspeções, dois termos de notificação e 21 autos de apreensão e inutilização. Quanto aos atendimentos de saúde, foi registrado um número final de 1.027 atendimentos.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras manteve um esquema de limpeza especial nas principais vias públicas e nos 15 polos culturais. Entre as ações, podem ser citadas a pintura de meio-fio, capinação em canteiros e instalação de iluminação no entorno dos principais polos. Aproximadamente 90 homens estiveram espalhados. Dez container’s soram instalados na Praça Mestre Dominguinhos para suprir o aumento de demanda.

A Secretaria de Comunicação Social, numa parceria com a Gerência de Comunicação da Secult/PE, credenciou 59 veículos de comunicação de todo o Brasil para a cobertura jornalística do FIG. No período de 16 de junho (data em que a Prefeitura divulgou os primeiros nomes da grade de programação), até 27 de julho (um dia pós-festival), foram identificadas a veiculação de 1.772 notícias sobre Garanhuns – envolvendo direta e indiretamente o festival, sendo 1.084 em emissoras de televisão, rádio e jornais impressos; e 688 em blogs e sites.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - A equipe de Assessoria de Comunicação Social e Imprensa, formada por 11 pessoas, entre servidores fixos e temporários, produziu, durante o evento, mais de 50 releases – enviados diariamente para toda a imprensa. Por meio da Gerência de Publicidade e Propaganda, peças publicitárias, visando divulgar as belezas de Garanhuns, foram criadas e colocadas em pontos de ônibus da cidade. O Natal Luz também se tornou peça publicitária nos polos, numa parceria com a Secretaria de Turismo.

Em tempo real, os shows noturnos tiveram cobertura direta. Registros fotográficos de cada atração que subia ao palco Mestre Dominguinhos eram compartilhados na rede. A fan page oficial da Prefeitura de Garanhuns, no Facebook, registrou um alcance de mais de 140 mil pessoas por publicação. Um drone foi contratado para registrar, do alto, o público que visitou os polos do evento.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou uma pesquisa socioeconômica com o objetivo de identificar o potencial do maior evento do município. Em alguns restaurantes da cidade, foi verificado que a clientela aumentou cerca de 60% nos finais de semana do evento, em comparação com os finais de semana normais – durante a semana chegou a uma média de 40%. O crescimento no faturamento do comércio garanhuense pode chegar a mais de 30% em relação a períodos normais para alguns setores. O dado de 2014, que mostrou que 100% dos turistas voltariam em 2015, se comprovou.

Já a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou fiscalizações e controle dos ambulantes, além do apoio nas montagens das estruturas junto às empresas e à Fundarpe. O paisagismo no Euclides Dourado também foi reforçado pela pasta.

AESGA - A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) concentrou, mais uma vez, várias oficinas culturais. Este ano, foram 19 oficinas de formação, contabilizando mais de 1.200 participantes. Das outras 12, uma aconteceu na Secretaria da Mulher, outra no quilombo Timbó, uma no quilombo Caluete, três no Castainho, cinco no Casarão dos Pontos de Cultura e uma em escola da Rede Estadual de Ensino.

Durante os 10 dias de festival, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) contabilizou 192 infrações. As multas mais cometidas foram: estacionamento, avanço do sinal vermelho e falta do uso de segurança. Numa comparação, com 2014, os números caíram. Ano passado foram 442 multas, este ano foram 192 – redução de 57%.

Foto reproduzida do Blog V&C Garanhuns 

DILMA SE REÚNE COM GOVERNADORES E MARCA VISITA AOS NOVE ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE

Os 27 governadores dos estados  confirmaram presença em Brasília, nesta quinta-feira (30), para participar de uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff (PT).
A informação que circula é que a petista vai pedir aos governadores que mobilizem suas bancadas no Congresso para aprovar o ajuste fiscal.
O entendimento do Governo Federal é que quanto mais rápido o Congresso aprovar o ajuste mais rapidamente o Brasil sairá da crise para voltar a crescer e a criar empregos.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que cumpre agenda em São Paulo, nesta quarta-feira, viajará à capital federal ainda hoje à noite.
VISITA AO NORDESTE - A presidenta Dilma Rousseff está com vista marcada ao Nordeste no mês de agosto. A petista pretende passar nos nove estados da região, começando pelo Maranhão.
Nas visitas a dirigente do País irá fazer a entrega de unidades habitacionais do programa “Minha casa, minha vida”.
Em Pernambuco, Dilma deve visitar as obras de transposição do rio São Francisco, que estão 70% concluídas, mas só deverão ficar prontas em dezembro do próximo ano.

LULA VAI À JUSTIÇA CONTRA REVISTA VEJA

O ex-presidente Lula entrou nesta quarta, dia 29, com ação judicial por reparação de danos morais contra os responsáveis pela última edição da revista Veja.

Segundo o Instituto Lula a publicação usa uma delação falsa para atingir o ex-presidente.

São alvos da ação os três jornalistas que assinam a matéria, além do diretor de redação, Eurípides Alcântara.

"A reportagem repete práticas comuns à Revista Veja: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula", critica uma nota do Instituto Lula.

Na ação, advogados definem o texto como "repugnante".

Não é a primeira ação do ex-presidente contra a Veja, que já perdeu diversas questões na Justiça de diferentes personalidades, por conta de sua forma de fazer jornalismo tentando destruir a reputação das pessoas.

LAJEDO REALIZA CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE

Durante toda a manhã desta terça-feira (28) no Centro de Treinamento de Lajedo, a Secretaria de Assistência Social por meio da diretoria da Casa das Juventudes realizou a 2ª Conferência Municipal da Juventude.

Considerado um dos eventos mais produtivos nesse âmbito, a Conferência contou com a participação massiva de jovens, a começar pela apresentação cultural dos monitores do Mais Educação sob coreografia de Fernando Araújo.

A 2ª Conferência juntou várias políticas como a saúde, educação e assistência social para debater propostas a serem defendidas em âmbito estadual e nacional, posteriormente.

Iniciando, Michelline Pedrosa da Coordenadoria da Mulher, trouxe uma breve palestra sobre maioridade penal. Em seguida, a professora e gestora da Escola Ambiental, Andrea Félix palestrou sobre meio ambiente situando a juventude presente quanto aos dados relativos ao município.

A secretária de assistência social Marconeide Félix e a diretora da Casa das Juventudes Thaise Diniz convidaram a Articulação da Juventude Salesiana, a Coordenação do Setor Juventude da Paróquia de Sto. Antônio e a Mocidade da Igreja Presbiteriana. Além desses órgãos, representando o poder Legislativo a vereadora Mônica Silva esteve presente, como também o secretário de juventude de Garanhuns, o presidente da UESLA Henrique Viana, e as presidentes dos grêmios estudantis Ludiana da Escola Jornalista Manoel Amaral, Bianca do Colégio Normal e Jussara do EREMDA.

As propostas aprovadas através de votos circularam conforme os eixos de direito à educação, desporto e lazer, saúde e meio ambiente, diversidade e comunicação e direito à cidadania e segurança pública. Ao final da plenária, os delegados governamentais e da sociedade civil foram eleitos para defender as mais de 20 propostas elencadas.

Um breve apanhado das propostas confere na inclusão da matéria direito da cidadania para promover uma formação ética e sobre de igualdade racial e de gênero nas escolas, também a promoção de talentos estudantis, implementação de programas da saúde relativos ao combate às drogas dentro das escolas e a necessidade de mudança na grade escolar em relação às aulas de educação física, estimuladores de práticas esportivas.

SELEÇÃO DE LAJEDO EMPATA COM O TIGRE

Na última segunda-feira à noite (27) na quadra poliesportiva do Colégio Normal de Lajedo a seleção lajedense enfrentou a seleção Tigre de Garanhuns pelo Campeonato Pernambucano de Futsal 2015.

A Associação Desportiva Evoluir Lajedo (ADE) que perdeu do time Santa Cruz, no Recife, conquistou um empate no segundo jogo do campeonato.

O placar foi de Lajedo 5 x 5 Tigre que é o atual campeão pernambucano. Foram 2 gols do jogador apelidado de “quarenta”,1 gol de Marquinhos, outro de Danilo e 1 gol contra.

A próxima partida será no dia 10 de agosto também na quadra do Normal às 20:00h contra o time de Bom Jardim.

Apoiados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultural, Turismo e Esporte, a seleção de Lajedo também recebe fiel apoio do comércio. (Da Assessoria de Imprensa).

PREFEITURA DE CAETÉS OFERECE ARAÇÃO DE TERRAS E ACREDITA EM BOA SAFRA ESTE ANO

O prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), através da secretaria municipal de agricultura tem fortalecido as parcerias com as Associações, Conselho de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outros órgãos que visam apoiar a agricultura familiar através de programas de financiamentos bancários, construção de cisternas, oferta de água potável, moradia, construção de barragens, conservação de estradas, oferta de aração de terra entres outros muitos incentivos quem vem melhorando a vida das famílias que residem na zona rural do município.

A prefeitura de Caetés contratou com recursos próprios tratores equipados para a aração de terras. Esta ação beneficiou centenas de famílias com a aração de mais de 2 mil hectares de terras para o plantio principalmente de  milho e feijão.

Com frequência das chuvas nos últimos dias, o verde tomou conta da região e as lavouras estão se encaminhando para uma boa safra, motivos que tem animado muito os agricultores e o governo de Caetés que reconhece a importância deste setor para a economia do município.    

“Nós não medimos esforços para apoiar diariamente os agricultores de Caetés, pois, entendemos que se a agricultura familiar estiver indo bem, as famílias permanecem no campo e a economia do município pode crescer ainda mais", pontuou Lucivalter (Galego), secretário municipal de agricultura.  (Wando Pontes).

IATI VIVENCIA SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO


O Município de Iati, por meio da Secretaria de Saúde, vivencia entre os dias 3 e 7 de agosto, a Semana Mundial de Amamentação.

“Através do tema Amamentação e trabalho e com o lema para dar certo o compromisso é de todos, vamos oferecer palestras as gestantes que vêm sendo atendidas pelos Postos de Saúde, quando abordaremos a importância da amamentação, bem como a interação desse ato com o trabalho das mães”, registra Juliana Klart, coordenadora da Atenção Básica de Iati.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto, tem, entre outros objetivos, incentivar a prática em crianças até os 2 anos.

IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO – De acordo com Juliana Klart, o leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. “Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece”,alerta Juliana.

Ainda segundo a Coordenadora, outros aspectos reforçam a importância desse gesto de amor: “Os laços afetivos são consolidados com a amamentação, além de possibilitar uma recuperação mais rápida da mãe no pós-parto, pois a amamentação acelera o retorno do útero ao tamanho original, auxilia na redução de peso da lactante e na prevenção dos cânceres de mama e colo do útero”, explica Juliana Klart, coordenadora da Atenção Básica de Iati. 

terça-feira, 28 de julho de 2015

GOVERNADOR DO PSDB SE REÚNE COM DILMA

A presidenta Dilma Rousseff (PT) convocou uma reunião com todos os governadores dos estados brasileiros. O objetivo é discutir as crises política e econômica que estão paralisando o País.

Mesmo sendo do PSDB o governador Marcone Perillo, e Goiás, pretende comparecer ao encontro.

O presidente da legenda tucana, senador Aécio Neves, é contra a atitude do seu correligionário. Na opinião do candidato derrotado à presidência a reunião é desnecessária e Dilma está querendo dividir a crise com a oposição e causar constrangimento aos governadores.

IZAÍAS FAZ BALANÇO DO FESTIVAL DE INVERNO

O prefeito Izaías Régis (PTB) recebe a imprensa de Garanhuns, nesta quarta-feira (29), a partir das 9 h, para fazer um balanço da 25ª edição do Festival de Inverno da cidade. Os números apresentados devem ser positivos, uma vez que um grande público prestigiou o evento.

Izaías deve falar sobre a iniciativa da Prefeitura de bancar duas da principais atrações do FIG este ano: a cantora Ana Carolina e a Banda Capital Inicial.

Através do Facebook o prefeito já está fazendo um agradecimento à população de Garanhuns por prestigiar o Festival. 

“Foram dez dias de muito trabalho, dedicação e compromisso, mas com muita alegria e paixão por ver nossa cidade cheia de turistas elogiando como nossa Garanhuns está cada vez mais bonita. Amor essa é a diferença! Amo nossa Garanhuns! Luto e sempre lutarei pelo crescimento do nosso município. Agradeço ao apoio de toda a população que esteve comigo nesses dez dias de festa”, escreveu o gestor na internet.

EUDSON FAZ REIVINDICAÇÕES PELO AGRESTE MERIDIONAL

O deputado estadual Lucas Ramos e o ex-prefeito de Palmeirina, Eudson Catão, que também foi presidente da Codeam, enviaram ao governador Paulo Câmara reivindicações importantes para a região do Agreste Meridional do Estado.

Eudson e o parlamentar, que estiveram recentemente com o governante socialista, pediram dentre outras coisas agilização na obra de duplicação da BR-423, a construção do Hospital Mestre Dominguinhos e a continuidade da obra da Adutora do Agreste.

CAMINHÕES PIPA ABASTECEM LAJEDO

Um caminhão PAC/Secretaria de Agricultura distribui água para moradores do Sítio Bonito, em Lajedo. Em média, gratuitamente, são 900 caminhões de água por mês fazendo a entrega na zona rural e na cidade. 

Nove caminhões estão servindo à população de Lajedo, facilitando a vida do produtor rural e do cidadão de modo geral. As solicitações de abastecimento podem ser feitas na Secretaria de Agricultura.