Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

quinta-feira, 30 de abril de 2015

A CIRURGIA

Não foi fácil postar ontem a notícia sobre o menino Vinícius, de Caruaru, que está precisando fazer uma cirurgia em São Paulo para retirada de um tumor na cabeça.

Primeiro porque o garoto tem apenas 7 anos, já passou por uma operação no Recife, está passando por um drama difícil que certamente atormenta os pais e toda família que luta por sua vida.

Em segundo lugar, vivo situação semelhante a dessa criança. Há oito anos e meio foi diagnosticado um tumor na minha cabeça, passei mais de três meses no Recife correndo atrás de médicos e hospitais, sendo internado, até que fui operado no Hospital Português pelo médico Alex Caetano e estou aqui contando a história.

Acontece que neste início de ano o tumor voltou, com os sintomas da doença, que provoca enjoos, tontura, perda do equilíbrio e vômitos. Já fui aos médicos, fiz os exames necessários e possivelmente neste mês de maio farei uma nova cirurgia.

Minha cabeça será aberta novamente para retirada do caroço que está com pouco mais de 3 cm.

Tenho trabalhado nos últimos meses na base do sacrifício e evitado tocar neste assunto, que mexe comigo e não vejo porque incomodar os leitores e amigos com meus problemas. Mas hoje, já que noticiei o apelo da família de Vinícius, resolvi também dar uma satisfação sobre o meu caso.

Algumas pessoas tomaram conhecimento da minha doença porque meu irmão Júnior fez um apelo por orações, no Facebook e desde então tenho recebido mensagens por e-mail, pelas redes sociais, por telefone e pessoalmente.

Agradeço a todos que se manifestaram e estiveram comigo. Minha mulher Tereza, que segura a barra aqui em casa. Meu filho Tiago, que está sendo meus pés e minhas mãos, já que estou proibido até de dirigir. Meus filhos Lula, Roberta e João Paulo, Daniela, Carol e Vitória, minha mãe Maria das Neves e meus irmãos Júnior, Eduardo, Ana Cláudia e Aurélio.

Meus compadres Jorge e Marly, sempre presentes, além de muitos amigos de fé como Rafael Brasil, Luizinho Roldão e os capoeirenses Karla (vereadora), Gildinho, Gilmar e a professora aposentada Sônia Pinto que esteve aqui em casa e almoçou comigo. Obrigado também pelo carinho de Fátima Carvalho, Leny Cipriano, Socorro Fonseca, Joselita, Kércia, Izabel Pinto, Ivo Amaral e Givaldo Calado. Agradeço a solidariedade e o apoio do prefeito Izaías Régis, de sua esposa Socorro e sua filha Michelle. Ainda Padre Júnior, que veio me visitar e fez uma belíssima oração, além do vereador Haroldo, o Sr. Noel e Marluce, da Padaria Morada do Sol e Dona Quitéria, do Restaurante Nova Garanhuns.

Sei que posso estar esquecendo alguém, mas devo correr esse risco porque meu coração pede para expressar minha gratidão.

A todos que estão fazendo orações, aos que estão na torcida para que tudo dê certo um forte abraço. Deus abençoe cada um de vocês e mais uma vez o Criador me ajude, para que eu possa continuar minha jornada.

CAETÉS PROMOVE CONFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO


O município de Caetés realizou no último sábado, dia 25, das 8h às 15h, nas dependências do Colégio Municipal Monsenhor José de Anchieta Callou, a Conferência Municipal de Educação “PME: Planejando a Próxima Década”, quando foram discutidas e reestruturadas as metas e as estratégias do Plano Municipal da Educação, documento que norteará a educação do município, em todas as instâncias, durante a década 2015/2025.

A conferência reuniu os professores, gestores e coordenadores municipais de educação, representantes da rede estadual de ensino, sindicato de professores, representantes dos vários segmentos da sociedade civil, instituições e conselhos, contando também com a presença dos secretário municipais de Finanças e Ação Social, do Presidente da Câmara de Vereadores e do Vice-Prefeito Severino José dos Santos, representado na ocasião o Prefeito Armando Duarte que encontra-se convalescendo de uma cirurgia. 

Após amplo debate sobre as metas e estratégias contidas no PME, foram propostos ajustes e modificações pertinentes a cada área educacional nele abordadas, apresentados pelos seus respectivos delegados e validados por votação pela Assembleia.

Todo o trabalho foi coordenado pela Comissão Central do PME, tendo à frente a atuante Secretária  de Educação Municipal, Professora Soraya Cristina de Almeida Melo que contou com o apoio de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

O MASSACRE DOS TUCANOS

Um verdadeiro massacre contra os professores do Paraná foi praticado esta semana pelo governador tucano Beto Richa. Durante dois dias a polícia daquele estado do Sul investiu contra os profissionais de educação, ferindo mais de 200 somente no dia de ontem.

Nas ruas e nas redes sociais muitos protestos e Beto Richa foi chamado de Beto Hitler, numa comparação com o ditador alemão.

O fato foi tão gritante que até a TV Globo foi obrigada a noticiar, mostrando imagens da violência em Curitiba. Um repórter de outra emissora de televisão foi mordido por um cachorro da PM e teve de ser hospitalizado.

O governador, na TV, disse que os professores foram os agressores. É muito cinismo, onde já se viu trabalhadores desarmados, a maioria mulheres, partirem para enfrentar policiais armados de bombas, metralhadoras e gás que eles dizem ser de “efeito moral”.

Em São Paulo, onde os professores estão em greve, como no Paraná, o governador Geraldo Alckmin disse que os profissionais de ensino ganham bem e não precisam de aumento.

É o PSDB mostrando a sua face autoritária.

CAPOEIRENSE OBTÉM 1º REGISTRO DE RADIALISTA

Gilmar Alves, que tem colaborado com este blog, é o primeiro radialista de Capoeiras a conseguir seu registro profissional na DRT. O comunicador começou na Jovem Cap, trabalhou na Guarany FM de Caetés, também na FM de Santa Cruz do Capibaribe e é correspondente do programa Falando com o Agreste, na Marano.

Além disso o radialista está fazendo o trabalho de marketing da Prefeitura de Capoeiras, na gestão de Neide Reino (PSB).

VEREADOR É PRESO POR AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Por conta de uma ação do Ministério Público de Pernambuco, o vereador Edilson Pacheco, de São Bento do Una está preso numa cadeia do município de Pesqueira.

O vereador é acusado de prática de crime contra a economia popular e também de crime ambiental, em razão de estar vendendo lotes de uma área que ele mesmo loteou sem adotar os procedimentos legais de registro e parcelamento.

ROSSINE INAUGURA DA ESCOLA NO SÍTIO PRATA

Através do Programa Dinheiro Direta na Escola (PDDE), a Secretaria de Educação inaugurou nesta quarta-feira (29) a reforma da Escola Pedro Gonçalves de Melo no sítio Prata, zona rural de Lajedo. Na ocasião, o prefeito Rossine e secretários municipais realizaram mais um Prefeitura nos Bairros.

São aproximadamente 30 alunos do espaço rural que estudam na Escola Pedro Gonçalves, e hoje puderam ver o melhoramento do espaço físico que os beneficia. Compra de materiais didáticos, e de lazer, reforma no muro que estava deteriorado, telhas nos banheiros, cisterna, forro PVC, grades, azulejo nas paredes e portas, são algumas das obras previstas no programa Avança Lajedo, no qual a Prefeitura apresentou as 62 obras no município.

Além de presenciar a inauguração de mais uma benfeitoria desse pacote de obras, a população do campo participou do programa que reúne populares cuja voz e vez chegam aos ouvidos dos secretários, prefeito e vice. Todos aqueles que fizeram perguntas, tiveram oportunidade de debater com o governo, e elogiar, como seu Fernando, morador do sítio Prata, ressaltando o atendimento médico do hospital, as estradas e a reforma da escola. (Da Assessoria de Imprensa).

.

BOM CONSELHO GANHA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Bom Conselho construiu uma moderna Praça de Alimentação na cidade. O novo espaço beneficia comerciantes, os jovens que passam a ter um ponto de encontro legal e opções de lazer.

O prefeito Dannilo Godoy (PSDB), que idealizou e realizou a obra está convidando toda população para a inauguração da Praça de Alimentação, no domingo dia três de maio,  a partir das 16 horas.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

CRIANÇA DE 7 ANOS PRECISA TIRAR TUMOR NA CABEÇA

Vinícius, que precisa operar a cabeça, 
com os pais em Caruaru

Vinícius Gabriel de Araújo Freire, caruaruense de apenas 7 anos, está com um tumor na cabeça e precisa fazer uma cirurgia em São Paulo. Ele fez uma primeira operação, no Recife, mas os médicos conseguiram tirar apenas 5% do caroço e um novo procedimento precisa ser feito, pois o garoto corre risco de vida. As despesas na capital paulista serão altas, inclusive porque a criança irá precisar de uma UTI aérea.

Sem condições de bancar a nova cirurgia - indicada por amigos dos pais de Vinícius e médicos especialistas-, a família e amigos estão fazendo uma campanha em Caruaru e outras cidades de Pernambuco para tentar arrecadar o dinheiro necessário. Doações estão sendo feitas através da redes sociais e camisas estão sendo vendidas a 25 reais. Todo dinheiro apurado será investido no tratamento e se houve algum excedente será doado a um hospital de tratamento de câncer.

Abaixo seguem dois links de matérias divulgadas na TV Asa Branca e G1 Caruaru com mais informações sobre a luta da família de Vinícius pela vida do menino.



Foto: G1 Caruaru.

SINAL DE TRÂNSITO

A nota sobre o primeiro semáforo colocado em Bom Conselho levou a alguns questionamentos por parte dos leitores.

Na verdade, embora pareça uma tolice o assunto não é tão banal assim. Garanhuns mesmo não faz muito tempo não tinha nenhum sinal de trânsito e hoje está difícil contar quantos existem espalhados pela cidade.

Os semáforos depois chegaram a Lajedo, São Bento do Una e agora Bom Conselho. Significa que nossas cidades do Agreste Meridional estão deixando de ser pequenas e mostram como os automóveis ocupam cada vez mais o espaço público.

Há toda uma simbologia em torno dos sinais de trânsito. Tanto que um das maiores composições da música brasileira dos anos 70 foi “Sinal Fechado”, de autoria de Paulinho da Viola. A canção foi gravada pelo próprio,  Chico Buarque, Maria Betânia, Fagner, dentre outros grandes artistas.

Há mais coisas por trás de um sinal de trânsito do que se imagina no princípio.

SECRETÁRIO DE OBRAS NEGA AGRESSÃO

O Secretário de Obras de Capoeiras, Gildo Marques, disse hoje ao blog que não houve de sua parte agressão ao funcionário Adilson, como foi noticiado. Segundo ele, numa reunião feita na Secretaria, recentemente, o referido servidor se alterou, disse palavrões dentro do trabalho se dirigindo aos colegas e ao próprio secretário.

Por conta disso, foi advertido e recebeu uma suspensão de 15 dias dada a atitude de desacato, testemunhada por várias pessoas. Gildo Marques disse ainda que o funcionário tem um histórico de criar problemas, tendo criado confusões em outros governos quando foram secretários de Obras os senhores Milton Bahia, Ivanildo Nogueira e Alisson.

Se o servidor prestou alguma queixa na delegacia contra ele, Gildinho não pode confirmar, uma vez que não recebeu até o momento nenhuma notificação. Por outro lado, O Secretário revelou que abriu um processo administrativo contra o servidor que poderá sofrer uma punição maior pela sua atitude de desrespeito aos colegas de trabalho.

Abaixo publicamos na íntegra a entrevista realizada por Gilmar Alves com o Secretário de Obras de Capoeiras:

O governo de Capoeiras, através da Secretaria de Obras, que tem como secretário Gildo Marques  Junior,  o popular Gilsinho, vem fazendo um trabalho brilhante  e mesmo tendo assumido a secretária há pouco tempo tem feito muito pelo desenvolvimento da cidade e do município. Ele está trabalhando na recuperação das estradas, fazendo novas barragens, fazendo limpezas de cacimbas e barreiros e recuperando  outras. 

Confira algumas das ações na área da educação que foram concluídas:  a reforma da escola João Pereira Valença, do Sítio Boa Vista, a construção da escola Cônego João Rodrigues De Melo, do povoado da Maniçoba e  a conclusão da Creche Municipal Ursulina Teresa  de Jesus.  

Na saúde o trabalho também vem sendo muito intenso com a reforma e ampliações dos PSF da comunidade quilombola do  Sítio Imbé e do Sítio Riacho do Una e das vilas do Alegre, Riacho do Mel e da Maniçoba, além da reforma do hospital municipal.

Já na parte de saneamento melhorou muito a situação da cidade e foi construído o calçamento da Rua São Benedito e do loteamento Frei Damião. Outra obra importante foi a construção do Portal da Cidade porque antes Capoeiras não tinha uma identificação na sua entrada principal com esse portal a cidade ganhou uma identidade visível e ao lado foi construída uma praça que as pessoas usam para se encontrar e fazer caminhadas.   Segundo Gilsinho, em breve novas obras serão anunciadas.

O secretário falou ainda que esta  totalmente satisfeito com a liberdade e a credibilidade que a prefeita Neide Reino tem depositado nele   e elogiou a sua equipe de trabalho.  Apesar de estarmos passando por um momento muito difícil com  seca a  secretária de obras é uma das secretárias mais procuradas e tem atendidos a todos  que precisam de assistência. 

DILMA DESTACA LUTA DE EDUARDO CAMPOS

Na sua passagem por Pernambuco, para prestigiar a inauguração da fábrica da Fiat em Goiana, a presidenta Dilma Rousseff (PT) destacou o papel desempenhado pelo ex-governador Eduardo Campos e pelo ex-presidente Lula na conquista desta montadora, que já está gerando milhares de empregos no Estado. A petista também aproveitou sua fala para dar uma boa notícia aos pernambucanos: O Governo Federal vai fazer a licitação para a construção do Arco Metropolitano, obra importante para o Recife e todos os municípios em volta, reivindicada também pelos empresários da Fiat.

SAÚDE NA ESCOLA ATENDE 18 MIL

Está sendo realizada, em Garanhuns, a Semana Saúde na Escola 2015. A ação, que iniciou no dia 27, está acontecendo em mais de 60 escolas municipais e estaduais e irá beneficiar mais de 18 mil estudantes. O tema central, este ano, é “Alimentação Saudável”, e está sendo desenvolvido por meio de atividades educativas, com o objetivo de promover uma alimentação adequada e segura. A iniciativa, que está inserida no programa Saúde na Escola, é uma realização da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação. A ação segue até a próxima quinta-feira (30).

As atividades, que incluem palestras informativas, atividades em grupos, encenações teatrais e avaliação física, estão sendo desenvolvidas por uma equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A Escola Virgem do Socorro, localizada na comunidade Cohab I, está entre as instituições que estão sendo contempladas hoje (28). “Eu estava falando justamente sobre alimentação na sala de aula, mas o que a gente passa ainda é algo teórico, e ter os próprios profissionais da área da saúde aqui dentro da escola traz um complemento e fortalece as nossas orientações. É também uma forma de aproximar essas crianças e adolescentes dos atendimentos de saúde”, afirma Divania Rossana, uma das professoras da instituição.

As palestras, vídeos e atividades abordam temas como a pirâmide alimentar, a prática de exercícios físicos, bulimia, anorexia, o uso de anabolizantes, entre outros. Ainda na programação de atividades da Semana Saúde na Escola, os estudantes estão passando por uma avaliação antropométrica, que obtém o Índice de Massa Corporal (IMC), por meio da medição de peso e altura. Os dados obtidos passam por um nutricionista que faz a análise e, se necessário, encaminha o estudante para o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A enfermeira Anne Cotias acredita que essa iniciativa é uma forma de obter uma conscientização maior, pela diversificação do profissional. “Por meio dessa ação, é oportunizada uma abordagem diferente e mais sólida dos assuntos que eles estudam, por trabalharmos diretamente na área da saúde. A forma que tais assuntos são abordados aqui é, também, um momento de discussão, que facilita a absorção dos temas e uma maior conscientização, pois a dúvida de um, pode responder o questionamento de outro, e eles ficam mais à vontade, do que se estivessem sendo atendidos diretamente em uma unidade de saúde”, afirma a profissional.

 Texto: Ruthe Santana

LAJEDO É A PRIMEIRA CIDADE COM CARTEIRA DIGITAL

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano investiu na aquisição dos aparelhos que permitem cadastrar em tempo real os dados do cidadão com integração das informações no banco de dados do governo federal. Sendo assim, considerada pelo Ministério do Trabalho a primeira cidade a fazer a Carteira de Trabalho Digital 100% gratuita.

A novidade traz benefícios para o cidadão que não precisa esperar para receber o documento, e custear com foto. O novo sistema da CTPS Digital valida os dados nacionalmente, e evita fraude na documentação, como também em possíveis benefícios do trabalhador.

Quem já tem a carteira, pode retirar a segunda via na Secretaria de Assistência Social com o documento de identidade (RG, Habilitação ou título de eleitor), certidão de nascimento ou casamento, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho anterior. Em caso de perda ou roubo da carteira de trabalho, serve o número do CTPS e o boletim de ocorrência.

Na mesma secretaria, o lajedense pode retirar a 1ª e 2ª via de identidade, além da 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho. "Foi um alto investimento, devido aos instrumentos necessários para realizar o cadastro no sistema, mas que dá retorno, uma vez que os cidadãos se queixavam do deslocamento até a sede do Ministério ou ao Expresso Cidadão em cidades vizinhas", declarou Luciana Melo, pertencente à equipe responsável pelo serviço. (Da Assessoria de Imprensa).

O ESPIRITISMO NA POLÍTICA DE SÃO BENTO

O vereador Severino Badé foi eleito em São Bento do Una no palanque de Washington Cadete e mudou de lado. Esta semana, participou de um jantar na casa do empresário José Almeida, pai da prefeita Débora, e obteve o apoio da socialista para o título de cidadão ao seu conselheiro espiritual, Jonas Alves. A matéria deve volta à Câmara e dessa vez, com apoio do Executivo, quem sabe o espiritismo avança. Os governistas estão animados e acham que vencerão Washington novamente, agora com mais votos. A oposição pensa diferente e acredita que Débora não será nem candidata à reeleição, cabendo ao seu pai encabeçar a chapa para tentar salvar a situação.

SECRETÁRIO DE OBRAS EVITA FALAR SOBRE AGRESSÃO

O secretário de Obras de Capoeiras, Gildo Marques, o Gildinho, deu uma entrevista ao radialista Gilmar Marques e elogiou o próprio trabalho, falando de reformas de escolas e do hospital, conservação de estradas e outras benfeitorias. Mas não deu uma palavra sob a acusação de ter agredido um servidor da Prefeitura, caso que foi parar na Delegacia de Polícia da Cidade. Pelo visto o secretário quer botar uma pedra sobre o assunto.

terça-feira, 28 de abril de 2015

UM TRICOLOR TORCENDO PELO SALGUEIRO

O jornalista Homero Fonseca, que passou pelos principais órgãos de imprensa de Pernambuco e foi Secretário de Imprensa da Prefeitura do Recife, escreve com competência e sensatez tanto sobre política quanto futebol. No texto a seguir ele comemora a campanha do Salgueiro no Campeonato Estadual e apesar de tricolor deixa claro ficaria satisfeito caso o time sertanejo fosse campeão:

Já me sinto meio campeão pernambucano de 2015: primeiro, porque, como finalista, o Santinha é no mínimo vice. Segundo, porque a desclassificação ontem do Sport pelo Salgueiro me valeu meio campeonato. Desculpem os meus amigos (e parentes) rubro-negros: mas aqueles closes de olhos lacrimejantes, choro engolido e frustração explícita mostrados pela tevê valeram por uma taça. Ver a torcida mais arrogante do futebol brasileiro se descabelar, acusar o técnico pela derrota e amaldiçoar o próprio time (rubro-negro não sabe perder) não tem preço.

Como dizem os narradores esportivos, em sua maioria propensos ao uso de clichês, o futebol é uma caixinha de surpresa. No começo do campeonato, o quadro era o seguinte: o Náutico continuava desconchavado desde a temporada passada; a equipe do  Santa foi literalmente desconstruída (dos titulares só sobraram Tiago Costa e Bileu), contratou-se um monte de desconhecidos e entregaram-nos nas mãos relativamente inexperientes de Ricardinho; o Salgueiro e o Central, corriam por fora e nem entravam nas previsões. E o Sport? Manteve o técnico e a base do time campeão do ano passado, ao qual se agregaram alguns atletas de valor, como Diego Souza. Era favorito absoluto até para os mais fanáticos adversários (se bem que eles não admitiam publicamente, como qualquer torcedor fundamentalista).

Antes de a bola rolar, cheguei a pensar com meus botões no sacrilégio: pra que se gastar tempo, dinheiro e emoção numa competição cujo vencedor já se sabe? Melhor cancelar a tabela e entregar logo a taça ao Sport.

Bem, outro clichê esportivo diz que futebol não tem lógica. É uma meia verdade. Como é um jogo, os resultados estão sujeitos a uma infinidade de combinações e vem justamente daí sua força e seu encanto. Mas existe uma lógica, sim, contrariada de vez em quando pela lei da incerteza: a possibilidade de vitória é muito maior para uma equipe bem estrutura, financeiramente equilibrada, alicerçada na tradição, reforçada pela autoestima e apoiada por uma torcida expressiva. Por isso existem favoritos.

Então, no correr do campeonato, o Náutico patinou e rolou precocemente pelas ribanceiras da desclassificação; o Santinha, com as evidentes limitações do elenco recém-contratado (onde não desponta um único craque), conseguiu se aprumar razoavelmente nas últimas seis rodadas; Salgueiro e Central, especialmente o primeiro, mostraram-se times coesos e aguerridos e chegaram às semifinais; e essa movimentação coincidiu com uma inacreditável queda de rendimento do Sport, talvez explicada pela soberba e excesso de confiança.

E aí as combinações de tudo isso e outros fatores mais, que me escapam ou seria extenso demais analisá-los, deu na mais inesperada final de campeonato neste ano da graça de 2015. Pela primeira vez, um time do Sertão nas finais. Antes, do interior, apenas o Porto foi vice-campeão (1997-1998) e o Central (2007). 

E digo de coração aberto: o Salgueiro é favorito ao título, pelo retrospecto de sua campanha, de uma regularidade impressionante. Claro que vou torcer como sempre pelo Santinha, cujas chances repousam justamente na linha ascensional de seu desempenho. Mas se der Salgueiro não será qualquer desonra à luz do desenrolar da competição. Ruim mesmo é dormir campeão e acordar desclassificado.

Uma curiosidade, como bônus: em 1932 o Santa Cruz foi campeão invicto e o vice foi... o Íbis. 

PREFEITURA INJETA MAIS 9 MILHÕES NA ECONOMIA

A Prefeitura de Garanhuns irá injetar um montante superior a 9 milhões de reais na economia de Garanhuns este mês de abril. O dinheiro corresponde ao montante dos valores pagos pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG) e da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O pagamento já vem com o reajuste de 13,01 % dos professores da rede municipal de ensino e 8,84% dos servidores efetivos da prefeitura.

O pagamento aos servidores municipais teve início nessa segunda (27) para os aposentados e pensionistas, feito pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG), resultando num montante de R$1.718.707,88 neste mês de Abril.

A folha de pagamento da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) é de R$794.615,25 e as demais secretarias vinculadas a prefeitura obtiveram a soma total de R$ 6.599.802,54. “Os pagamentos realizados como o previsto, cumprindo um calendário pré-definido, faz com que nossos servidores se programem melhor para suas obrigações. Além disso, temos participação direta no fortalecimento da movimentação do nosso comércio”, comenta o secretário de Administração, Alfredo de Góis.

 Texto: Luanny Porto

FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS TERÁ TROFÉU ESPECIAL

Em sua segunda edição, o Viva Dominguinhos vai contar, na noite de encerramento, dia 02 de maio, com uma premiação especial. Numa criação do professor e pesquisador Antônio Vilela, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, o Troféu Viva Dominguinhos vai presentear amigos e admiradores do mestre Dominguinhos. O simbolismo do momento promete emocionar todo o público presente na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

De acordo com o professor Antônio Vilela, os indicados ao prêmio foram escolhidos há cerca de três meses. “Esse trabalho vem sendo planejado a um certo tempo. Com a parceria da Prefeitura conseguimos reunir alguns dos grandes amigos do nosso conterrâneo”, destaca.

Receberão o troféu o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis; o radialista Geraldo Freire, o jornalista Ney Vital; Wilson Seraine, professor universitário e radialista; o cantor e radialista Zezinho de Garanhuns; o colecionador Paulo Wanderley; o ex-prefeito Ivo Amaral; o proprietário da casa de eventos Arriégua, Luiz Ceará; o cantor e compositor Waldonys; o filho de Dominguinhos, Mauro Moraes; José Nobre, proprietário do Museu Luiz Gonzaga de Campina Grande; Marcos Lopes, proprietário do Forró da Lua, e a secretária de Cultura, Cirlene Leite. (Texto: Cloves Teodorico).

BOM CONSELHO GANHA PRIMEIRO SINAL DE TRÂNSITO


A cidade de Bom conselho vai receber pela  1ª vez um semáforo em sua história. Isso vai aconter a partir desta terça feira, quando começa a ser instalado o primeiro sinal de trânsito, que será colocado no final da avenida nova no cruzamento entre as Ruas Luiz Pompeu da Rocha e a Rua Mário Melo.

A partir da semana que vem estará sendo feito a marcação das faixas de pedestre no centro da cidade e ruas adjacentes.

O Prefeito Dannilo Godoy oberva que a cada dia que passa esta correndo atrás de mais recursos para o município, para que a cidade fique mais limpa, organizada e sinalizada, de modo que o povo  bomconselhense e visitantes possam viver com mais tranquilidade.

ARMANDO GARANTE MAIS ÁGUA PARA CAETÉS

O prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), tem se articulado na esfera Estadual e Federal, no sentido de encontrar os meios necessários para combater a falta d’água no município que administra. O governante de Caetés no ultimo encontro com o governador Paulo Câmara, ouviu do próprio governador a promessa que ele próprio vai acompanhar pessoalmente o andamento do projeto de construção da adutora solicitado por Armando para levar água da barragem do Cajueiro – Garanhuns para os municípios de Caetés e Capoeiras.   

Ainda neste mês de abril os moradores da zona rural de Caetés, organizados através das Associações Rurais receberam mais uma leva de 100 cisternas tipo calçadão. Cada reservatório com capacidade para armazenar 52 mil litros d’água e mais uma área construída (calçadão) para o escoamento das águas das chuvas. Atualmente o município já contabiliza 242 cisternas calçadão espalhadas nos quatro cantos da zona rural.

Para a implantação do projeto de construção de cisternas nos municípios que compõem o semiárido nordestino, o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS firmou convênio com o Governo do Estado através do Programa Pernambuco Mais Produtivo. A Diocese de Pesqueira e as Cáritas Brasileira executam as obras e em parcerias como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações Rurais, Conselho de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Agricultura de Caetés distribuem os reservatórios de acordo com os critérios das associações dos trabalhadores da agricultura familiar de forma justa e democrática. (Wando Pontes).

TOMPSON DEIXA A ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO DIOCESANO

Aproveito a oportunidade de poder ocupar este espaço no meu facebook, para dirigir-me a todos os ex-alunos do Colégio Diocesano de Garanhuns. Há quase 03 (três) anos fui procurado por alguns ex-alunos que me pediram para recriar a Associação dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano de Garanhuns, que já há muitos anos, não existia, e assim aconteceu, conversei com o ex-Presidente filho do Professor Lustosa e meu amigo de infância Evando, fui incentivado também pelo vereador de Garanhuns e Presidente da Câmara à época Audálio Ramos Filho, que também me incentivou e no mesmo momento marcou um encontro com o Diretor do Colégio que até então eu não conhecia o Prof. Albérico Fernandes, que também me incentivou e mostrou-se de acordo, inclusive se prontificando a ajudar no que fosse necessário. Procurei alguns amigos ex-alunos e formamos uma chapa e promovemos a eleição sendo eleita a chapa assim formada: Presidente, Thompson de Andrade Pedrosa; Vice – Presidente, Dimas Souto Pedrosa; 1o Secretário, Givaldo de Freitas Calado; 2o Secretário, João Carlos Nanes Lima; 1o Tesoureiro, Reginaldo Antônio Valença dos Santos; 2o Tesoureiro, Haeckel Fernando de Melo Luna. Conselho Fiscal: Severino  Eudson Catão, Francisco Expedito da Paz Nogueira, José de Barros Junior; Suplentes do Conselho Fiscal: Ady Ferreira dos Santos, Severino José Alves Paes (Mano Imóveis) e Stênio de Andrade Galvão.

 Tive o cuidado de formar a chapa por ex-alunos que hoje são pessoas idôneas da cidade de Garanhuns e que com certeza honestas e de responsabilidade. Promovemos várias reuniões inclusive com representações da sociedade: Lions, Rotary, Prefeitura, Logistas, Câmara dos Vereadores, Igreja e Colégio. Porém com o tempo as reuniões foram tornando-se escassas, e com o tempo não conseguia reunir mais ninguém. Determinado a assumir meu mandato e ao que me propus, continuei e sem maisd espaçojuntei-me a comissão do centenário do Colégio Diocesano, e tive que aceitar algumas situações não confortáveis para a Associação, tudo bem, enfim, o maior objetivo era juntar os ex-alunos e fortalecermos o saudosismo dos antigos e incentivar aos jovens ex-alunos a cultivarem o amor ao Colégio Diocesano, o que hoje não sentimos em nenhuma unidade de ensino, os jovens quando entram na faculdade esquecem totalmente a base de sua educação, porque já partem para ocupar seu espaço  na vida profissional.

Pedi ao Prof. Albérico, um espaço para formar a sala de recordações, e que foi prometida (embora até hoje não tenha sido entregue) para desfrute e conforto dos ex-alunos. Enfim, resolvi levar adiante o meu propósito em promover o 1o Encontro Nacional dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano de Garanhuns, depois faríamos o 2o Encontro em Caruaru, o 3o Encontro em Maceió e o 4o Encontro no dia 10 de outubro dia da festa e baile do Colégio em Garanhuns, a meu ver seria o máximo. Tentei de todas as formas e maneiras que conheço informar e convidar os ex-alunos a comparecerem no último dia 25.04 ao 1o Encontro dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano em Recife; Porém diante da falta de interesse dos próprios ex-alunos, que na sua maioria, me disseram: ah, o Diocesano acabou, o Padre morreu. O Diocesano agora só visa dinheiro, acabou-se aquele tempo. E, assim por diante, cheguei até a falar com o Bispo Diocesano à época D. Fernando Guimarães, que foi quem mais incentivou a levar adiante esse trabalho de resgate do amor ao Diocesano pelos ex-alunos, até incentivando os novos a pensarem mais onde começaram suas vidas. Mesmo assim encontrei outros que ficaram felizes com a ideia de ver renascer a Associação dos Ex-Alunos, e reviver seus momentos de glória e felicidades  junto a seus colegas. Consegui algumas chamadas no Diário de Pernambuco, através do ex-aluno e grande incentivador Gladstone Vieira Belo, no Jornal do Comércio, através do amigo Eduardo Lemos, da TV Clube através do meu amigo Joezil Barros, através de quase todos os blogueiros de Garanhuns e região, de um programa de computador que Reginaldo Valença conseguiu que manda convite para 60 000 pessoas.

Perdi alguns dias fazendo ligações telefônicas para amigos convidando-os, fui a Garanhuns incontáveis vezes, convidar o pessoal, enfim, tive o apoio fundamental do primo, amigo, saudosista e amante do Diocesano Dimas Souto Pedrosa, José Alberto do Cartório, Mano Imóveis (meu amigo ex-aluno Severino) e do grande conterrâneo e amigo que se ofereceu para ajudar Dr. José Walter Ramos.aluguei o clube do Círculo Militar do Recife, foi feita uma decoração linda, o salão,  estava com o ar condicionado em perfeito funcionamento, o conjunto Gilberto e Banda, deu um verdadeiro show, contratei o Corpo de Bombeiros, 02 técnicos em primeiros socorros, 03 pessoas para filmar e fotografar o evento, tudo com o maior carinho e zelo ao ex-aluno, feito com verdadeiro prazer, quem me conhece de verdade sabe disso. Em Garanhuns sempre tive o apoio moral dos meus amigos Givaldo Calado, Dimas Pedrosa, Fernando Luna, Osman Benício de Holanda Cavalcantti e Ivo amaral.

O clube estava com o salão maravilhoso, o clima perfeito e a música de primeiríssima qualidade, tudo pronto para receber pelo menos 400 pessoas até 580 pessoas. Não sei o que aconteceu, no Colégio Diocesano, se comprometeu em enviar a banda marcial inclusive consegui um ônibus só para trazer esse pessoal, até a véspera estava tudo prometido, e não vieram, a banda iria tocar o hino do Colégio seria emocionante, o Colégio ficou de enviar ainda a Street Jazz Band, também não enviou e também não deu satisfação. Parece que estava programada uma desmotivação, não sei o que aconteceu. Mas estava tudo lindo e preparado conforme programado, fiz minha parte e tenho que agradecer a presença dos ex-alunos: Paulo Almeida (1951/7), seu irmão José Geraldo Almeida; Paulo Brito e sua esposa Anne Ranzan, uma verdadeira simpatia; Almir Soares; José Vasco Leite; Antônio Carlos Calado (PRÊ), que levou as desculpas do meu amigo Marcos Calado que infelizmente não pode comparecer; João Carlos Nanes Lima; Marconi Vidal; Silvio Amorim com sua simpática esposa, que aproveitou a oportunidade para me presentear com um depoimento do seu amor pelo Diocesano; Carlos Fernando Ferreira de Carvalho e sua querida esposa; Clorivaldo Ferreira de Carvalho; Roberto Maia Guedes, Alexandre de Melo Branco; José Luis de Lima Sampaio (Zé da Luz); Carlos Roberto Valença dos Santos e seu irmão Reginaldo Antônio Valença dos Santos, Mário Silva Costa; Clébio Rodrigues da Silva; Alberto Belo Silva ( Alberes); Felicíssimo Graciliano Sady Costa; meu grande amigo Marcos André Costa Berenguer; meu amigo Givaldo Calado de Freitas e sua preciosa Emília Valença Calado, que veio correndo marcar sua presença, pois ele estava ciceroneando o pessoal do Lions, onde ele já foi Governador, mesmo assim marcou sua presença e voltou a Garanhuns, (meus agradecimentos em especial ao casal) e ainda meu amigo irmão colega de classe do Diocesano, colega no 1o emprego no Banorte e que sempre fomos bons amigos Osman Benício de Holanda Cavalcantti, com sua Dada, Seus filhos Marusan e Segundinho.

Quero agradecer a todos que diretamente ou indiretamente colaboraram para que o evento acontecesse, estava tudo de acordo com o proposto, fiquei muito feliz por isso. Acredito que não errei em nada, se por acaso errei, não sei onde, me desculpem.

Hoje não vejo nenhum motivo para continuar esse “trabalho” que para mim foi muito prazeroso, porém como não frutificou como esperava, aproveito a oportunidade para informar a todos que RENUNCIO,  a presidência da Associação dos Ex-Alunos o que deixo a disposição de outro ex-aluno que queira assumir com o mesmo amor e dedicação e que espero que obtenha sucesso, é o que desejo de todo coração.

“As coisas que amo, deixo-as livre, se voltarem é porque as conquistei, se não voltarem é porque nunca as tive”

PREFEITA DE SÃO BENTO INAUGURA CENTO EDUCACIONAL

Depois de inaugurar na terça (dia 28) o Centro de Educação Infantil Teresa Cordeiro Silva, no Povoado de Queimada Grande, em São Bento do Una, a prefeitura entrega a população nesta quarta, dia 29, o Centro de Educação Infantil Antônio Ernandes da Silva.

A princípio a unidade educacional atenderá a crianças de 4 e 5 anos. 240 crianças por turno em cada Centro. Cada uma custou aproximadamente R$ 1.350.000,00. As entregas fazem parte das comemorações dos 155 anos do município. 

AGRESSÃO EM CAPOEIRAS

Morador de Capoeiras, que preferiu não se identificar, revela que o Secretário de Obras do Município, Gildo Marques, agrediu e ameaçou um funcionário da secretaria de nome Adilson. Segundo o capoeirense a agressão foi testemunhada por outras pessoas e a vítima prestou queixa na delegacia de polícia.

IATI IMPLANTA CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

A ação é da Secretaria de Saúde em parceria com o programa federal Brasil Sorridente e vai disponibilizar atendimento odontológico nas especialidades de endodontia (canal dentário); periodontia (tratamento dos tecidos que dão sustentação e proteção ao dente); diagnóstico bucal para prevenção do câncer de boca e lesões benignas que acometem os tecidos duros e moles do complexo maxilo-mandibular, entre outros serviços.

De acordo com o secretário de Saúde do Município, Hugo Leonardo Cabral, a instalação do CEO é uma prioridade para o Governo Padre Jorge. “Vamos implantar este Centro no mais curto espaço de tempo possível. O Prédio já está alugado e vamos iniciar as reformas para que possamos viabilizar essa ação tão importante para a saúde bucal do povo iatiense”, salientou o Secretário.

SECRETARIA DE SAÚDE EM NOVAS INSTALAÇÕES – E desde o inicio deste mês, a Secretaria de Saúde de Iati vem funcionando em novas instalações. A nova sede fica localizada na Avenida Sete de Setembro, s/nº. “Buscamos integrar todos os serviços da Secretaria para que a população pudesse ser mais bem atendida. Então fizemos a mudança para uma nova sede, mais ampla e com melhores condições de trabalho para a nossa equipe e de atendimento para a população”, finalizou o secretário Hugo Leonardo Cabral. (Texto> Carlos Eugênio).

HOSPITAL DE LAJEDO RECEBE MAIS APOIO

A Secretaria de Saúde de Lajedo fez a aquisição de forros e alguns utensílios para o Hospital Municipal e para a Casa de Parto Dr. Geraldo de Oliveira Passos. Houve também climatização da sala de emergência.

Atualmente, o hospital público conta com 2 médicos por dia atendendo a população. A seguir, a lista de profissionais clínicos e os respectivos dias:

- Segunda : Sérgio e Manoel
- Terça : Sônia e Guilherme
- Quarta : André Buarque e Vanessa
- Quinta : Sérgio e Manoel
- Sexta : Cícero e Ilenilton
- Sábado : Lucas e Fátima (Da Assessoria de Imprensa).

segunda-feira, 27 de abril de 2015

DILMA E O PROJETO DE TERCEIRIZAÇÃO

A presidenta Dilma (PT) disse hoje que o projeto de terceirização não pode significar a perda de direitos trabalhistas no Brasil. Segundo ela,  existem coisa para ser regulamentadas, desde que não causem prejuízos aos trabalhadores. A ala mais a esquerda dos Partido dos Trabalhadores vem fazendo pressão para que Dilma vete o projeto de terceirização do jeito que foi aprovado pela Câmara Federal.

Todo mundo sabe que os trabalhadores terceirizados no Brasil são tratados como de segunda categoria. Às vezes atuam até em condições de semiescravidão. Esse projeto tal como foi votado na Câmara é bom para os patrões e péssimo para os trabalhadores.

Parece que a presidente da República está em cima do muro, pelo menos por enquanto.

PLANO DE EDUCAÇÃO AVANÇA EM LAJEDO

Desde setembro de 2013 a Secretaria de Educação de Lajedo está seguindo um cronograma próprio para fazer o Plano Municipal de Educação, com duração de 10 anos. A coordenação do Plano,  equipe técnica da educação e o Fórum Municipal de Educação, instituído por decreto pelo prefeito Rossine Blésmany  em 2014, representado por 20 segmentos sociais, reuniram-se  para discutir o texto base.

O Plano Nacional de Educação (PNE) possui 20 metas, e o PME (Plano Municipal de Educação)  de Lajedo, em consonância com o nacional, também possui 20 metas. Para atingi-las, foi realizado um diagnóstico do município estruturando-se nos dados do IBGE 2010 e Censo Escolar/2014.

Partindo dos resultados do diagnóstico, realizaram-se audiências públicas com as subcomissões e o FME (Fórum Municipal de Educação) para elaboração das estratégias. A pré-conferência, desta sexta-feira, na qual foi apresentada aos educadores, representação de pais, vereadores, Conselho de Educação, entre outras entidades, o texto base do PME.

Salienta-se que a coordenação municipal recebeu formações dos AE’s (avaliadores educacionais) da UNDIME-PE, tendo como responsável pelo Agreste, Simoni Laet.

É um plano decenal, inicia-se em 2015, após aprovação, até 2024. Segue várias etapas, dentre elas: apresentação do Plano para aprovação na Câmara de Vereadores e tornar-se Lei.

Após aprovação e Lei, o Plano será avaliado e revisto a cada 2 anos por órgãos como: Fórum Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e Ministério Público. Entre outras estratégias desenvolvidas está a de corrigir a distorção idade/ano da rede municipal de ensino.

No dia 7 de maio, será realizada a II Conferência Municipal de Educação. Na ocasião, o Plano será apresentado e discutido, junto a sociedade civil. E vale lembrar, que a população está convidada a participar e conhecer o Plano Municipal de Educação de Lajedo, pertencente a Pernambuco, estado que está mais avançado em relação aos demais estados do Brasil, na construção dos planos. (Da Assessoria de Imprensa).

VEREADOR PROPÕE TÍTULO A CONSELHEIRO ESPIRITUAL

Em São Bento do Una o vereador Severino Badé propôs um título de cidadão para um morador da cidade conhecido por Jonas, que vem a ser o consultor espiritual do parlamentar.

Jonas se apresenta como mestre espírita e conhecedor do ocultismo, prometendo trazer uma pessoa amada de volta em até sete dias. Ele diz tirar encosto ou algo assim e já teve um programa de rádio divulgando o espiritismo e seus trabalhos.

É, mas a Câmara Municipal de São Bento do Una negou o título de cidadão a ao Consultor, o que irritou o vereador Severino. Este da tribuna ameaçou os colegas. Disse que os parlamentares vão se arrepender e que sete gavetas vão se abrir no cemitério. 

É mesmo coisa de outro mundo.