PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

UMA VISITA AO PARQUE EÓLICO DE CAETÉS

Tiago Almeida e o Parque Eólico de Caetés

Neste domingo, dia 15, tive oportunidade de visitar o Parque Eólico de Santa Brígida, construído pela Empresa Casa dos Ventos na zona rural de Caetés. Tanto eu quanto meu filho Tiago, que me levou para conferir esta obra da qual tanto se fala, ficamos entusiasmados com o que vimos.

São dezenas e dezenas de torres enormes, com o “cata-vento” girando, girando e um vento constante que provoca um barulho curioso, em meio ao sol quente que castigava o agreste neste final de semana.

Lembrei bem, quando desci do carro e conferi de perto os equipamentos do Complexo Eólico, da noite em que estive em Caetés para anúncio da construção do parque.

Naquela ocasião, o prefeito Armando Duarte (PTB), confessou perante uma Câmara Municipal lotada que ficou desconfiado na primeira conversa com o representante da Casa dos Ventos.

O rapaz informava que iria investir milhões em Caetés e construir uma usina de energia capaz de transformar economicamente o município. Muitos empregos seriam gerados, agricultores ganharam dinheiro alugando as terras para instalação das torres e a cidade ainda lucraria, no futuro, com o aumento do ICMS.

Nós que somos matutos, sempre lembramos daquele ditado: “Quando a esmola é demais o cego desconfia”. Assim deve ter se sentido o prefeito de Caetés diante do anúncio de tanta bonança.

Mas o gestor não dispensou a oferta. Foi conferir de perto o que era a tal Casa dos Ventos. Esteve em São Paulo, visitou a Empresa e saiu convencido de que o sonho podia ser real e o Parque Eólico realmente podia ser construído em Caetés.

Hoje está lá, em pleno funcionamento (e é só a primeira etapa), se constituindo numa obra de grande significado para a região.

Caetés virou a “Terra da Energia Eólica” e outras cidades do Agreste Meridional, como Capoeiras, futuramente também poderão ser beneficiadas.

Quem imaginava que o vento – que é muito na área de Santa Brígida – um dia seria a riqueza de Caetés e região?



Recomendo que os professores de Ciências ou Física das escolas de Garanhuns levem os seus alunos para uma visita e uma aula no Parque Eólico de Caetés. Vale a pena. (Roberto Almeida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA