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PROMOTOR ALEXANDRE BEZERRA DETERMINA QUE AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE GARANHUNS CUMPRAM A LEI

Representante do Ministério Público e titular da 1ª Promotoria da Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, o promotor Alexandre Bezerra ingressou com uma Ação Civil Pública na Vara Cível da Comarca local, para que as principais instituições bancárias da cidade cumpram as leis no atendimento aos clientes.

Na Ação do Dr. Alexandre Bezerra são citadas as agências locais do Bradesco, Banco do Nordeste, Itaú, Santander e Banco do Brasil.

A reclamação ao Ministério Público foi feita inicialmente por um cidadão garanhuense que ficou horas na fila de uma dessas instituições bancárias e ao chegar no caixa ainda foi mal atendido pelo funcionária (a).

A partir desta primeira denúncia a Promotoria checou o atendimento nas agências bancárias de Garanhuns, concluindo que todas andam descumprindo a Lei Municipal que determina o tempo máximo de 30 minutos por pessoa nos dias normais ou 45 minutos em véspera ou pós feriado.

Comprovaram-se outras reclamações dos clientes dos bancos, como a falta de dinheiro nos terminais eletrônicos de atendimento, notadamente nos finais de semana.

Por conta dessas situações, o representante do Ministério Público intimou os gerentes das agências bancárias a prestar esclarecimentos em Audiência Ministerial.

Neste encontro foi abordada ainda a questão da ausência de atendimento adequado em caráter prioritário para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.

Diante dos fatos comprovados, o promotor deu um prazo de 90 dias para que os agentes apresentassem um plano de ação objetivo para melhorar os serviços prestados à população.

Apenas o Bradesco levou o projeto no prazo estipulado e as outras instituições após prorrogação do prazo em mais cinco dias, à exceção do Santander, que até o momento não apresentou plano nenhum.

Diante da situação, Dr. Alexandre Bezerra solicitou que as agências bancárias coloquem à disposição dos usuários pessoal suficiente e necessário no setor de caixas para que o atendimento seja feito no prazo máximo de 30 minutos em dias normais.

As instituições devem ainda afixar cartazes na entrada das agências, com a escala de trabalho do setor de caixas. Além disso, devem fornecer aos usuários uma senha numérica de atendimento, com registro eletrônico da entrada e saída do estabelecimento, certificando o tempo de espera de cada cliente, com nome da agência e das instituições.

A promotoria ainda propõe que as agências bancárias afixem em local de fácil visualização cartazes esclarecendo o público que “o atendimento se dará no máximo em 30 minutos em dias normais e 45 minutos em véspera ou após feriados”.

O Procon Municipal será comunicado oficialmente dessas determinações, para que informe ao Juiz de qualquer violação das orientações do MP.

Caso as normas sejam descumpridas os infratores receberão pesadas multas determinadas pelo Ministério Público e pela Justiça.

NOTA DO BLOG – Nós aplaudimos a Ação proposta por Dr. Alexandre Bezerra. Todos sabem que esses bancos costumam causar sofrimentos e humilhar os usuários. A agência do Banco do Brasil da Avenida Rui Barbosa, por exemplo, normalmente deixa os terminais eletrônicos sem dinheiro nos finais de semana. Já virou rotina o correntista procurar a instituição e dá a viagem perdida, pois os caixas eletrônicos (que vivem dando defeito em qualquer dia) estão lá sem serventia nenhuma.

Outro fato lamentável comprovado pelo editor deste blog esta semana foi na agência do Bradesco da Avenida Santo Antônio. Na entrada, na parte dos terminais de autoatendimento, não havia caixas com prioridade para idosos, mulheres grávidas ou pessoas com deficiência. Para piorar, o espaço não tem um único assento, banco ou cadeira. E mais de uma dezena de pessoas, cansadas devido a demora, pois havia filas, estavam sentadas numa elevação do piso com aspecto de calçada. Na verdade estavam no chão, numa situação verdadeiramente deprimente e humilhante.

Os Bancos são muito bons em duas coisas: sabem “fabricar” dinheiro e tratar com desprezo as pessoas como nenhuma outra instituição.


Por isso que aplaudimos a atitude de Alexandre Bezerra.

3 comentários:

  1. Parabéns ao Dr.Alexandre Bezerra. O Banco do Brasil da Av. Rui Barbosa, faz e acontece com os clientes e nunca tem dinheiro nos caixas eletrônicos como disse Roberto Almeida. Uma punição severa vai muito bem.

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  2. Isso que é providência! Parabéns dr Alexandre quisera que a minha Paraíba também fosse beneficiada com um Promotor determinado . Vou começar a fazer denúncias aqui!

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  3. O Brad esco nunca tem folhas de cheque e is caixas quebrados

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