PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ANDRÉ MIDANI - O BRASILEIRO QUE NASCEU NA SÍRIA

André Midani nasceu na Síria e passou a infância e adolescência morando na França. Trabalhou na confeitaria da mãe e de outras pessoas até que descobriu o mundo da música e do disco, tendo sua primeira experiência nesse ramo ainda na Europa.

Sem perspectivas no continente europeu e sem conseguir se entender com a mãe – o pai era separado e morava em outro país – Midani resolveu mudar para a Argentina quando começou a II Guerra Mundial. Quando o navio em que viajava passou no Rio de Janeiro ficou encantado com a cidade e decidiu: “È aqui que quero morar”.

Então, ficou no Brasil. Tinha 20 anos, apesar de não conhecer ninguém não demorou a arranjar um emprego na área fonográfica e terminou virando um dos maiores produtores de disco do país e do mundo.

André chegou em 1955 e aqui foi personagem importante na criação e impulso da Bossa Nova, Tropicalismo, MPB e Rock dos anos 80. Produziu discos antológicos e ajudou a impulsionar a carreira de artistas como Elis Regina, João Gilberto,  Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Betânia, Caetano Veloso, Tim Maia, Raul Seixas, Jorge Ben, Chico Buarque e bandas como Titãs e Ultraje a Rigor.

Aos 70 anos, já aposentado, escreveu o livro “Música, Ídolos e Poder”, contando sua história e seu caso de amor com o Brasil. A obra autobiográfica inspirou um especial dividido em cinco episódios exibido no canal GNT.

André Midani é uma figura improvável a quem o nosso país e a música devem muito. Além do seu trabalho no mercado de discos organizou o “Ano do Brasil na França”, a pedido do então ministro Gilberto Gil. O evento projetou muitos artistas brasileiros na Europa - como o pernambucano Lenine - e rendeu bons contratos comerciais tanto do governo quanto do empresariado nacional com os franceses.

Para saber mais é indispensável ler o ótimo livro desse personagem excepcional que se considera brasileiro de corpo e alma.

Um comentário:

  1. Ah quer dizer que este é o culpado por todos esses artistas esquerdistas parasitas que conseguiram suas aposentadorias através da Lei Rouanet hoje em dia!

    Maldito seja!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA