PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MOMENTOS NO DIOCESANO

Estudei no Colégio Diocesano de Garanhuns em duas ocasiões. Da primeira vez ainda criança, fiz parte do antigo curso primário e do exame da admissão, que existia na época. Lembro ainda de uma das professoras, de atitudes generosas, que me fazia gostar da escola. O diretor era o Padre Adelmar, com seu jeito austero e sua personalidade forte.

Voltei ao Gigante na adolescência para cursar os dois primeiros anos do antigo colegial. Matemática, Física, Biologia, Português,  História, Inglês... Impossível esquecer professores como Lenice, Lustosa, Mário Matos e principalmente Luzinette Laporte.

Neste tempo, rapazes, nos reuníamos no pátio antes do início das aulas, para as orações e cantar o vibrante hino do Colégio. “Alto Padrão de civismo e de glória, templo sagrado e luz e saber..."

Um hino que nos fazia másculos, heróis, que nos unia em torno de um grande ideal pela pátria e pelo saber.

Também dois filhos meus - Daniela e Tiago - passaram por aquelas salas.

Mas não apenas passei pelo Colégio Diocesano. Algo de sua parede e janelas, dos seus corredores, da capela, da cantina, dos colegas, dos professores ficou para sempre em mim.

É importante destacar que muitos homens importantes estudaram no Gigante da antiga Praça da Bandeira. Ex-prefeitos de Garanhuns, Capoeiras, Caetés e Lajedo, deputados, ex-ministros, o ex-governador Carlos Wilson, que nunca esqueceu seus tempos de estudante em Garanhuns.

E também médicos, engenheiros, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, empresários... O Diocesano espalhou gente boa pela cidade, o Estado, o Brasil.

Tenho saudades dos tempos de Diocesano. Na infância insegura, na adolescência de descobertas e desejos. Muitos, certamente compartilham ou se identificam com minhas lembranças.

O Colégio é um marco, com seu prédio imponente e de valor histórico. Com a história de tantos que passaram pela Casa de Ensino transmitindo valores e ajudando na formação de uma cidade e região.

Agora, a boa Escola se faz centenária. Devemos saudar, comemorar, nos orgulhar ainda mais.

Parabéns Diocesano, parabéns Garanhuns.

Por tudo, pelos 100 anos de Ciência e Fé.

 José Roberto de Almeida, Garanhuns, 14 de abril de 2014

Um comentário:

  1. Aurino Duarte de Almeida14 de março de 2015 às 21:24

    Roberto,tambem estudei no Diocesano nos anos 70,hoje tenho muitas saudades dos professores,Padre Tarciso,Dona Almira,Maria Jose Ferreira e tantos outros,tambem do Diretor Adelmar da Mota Valeça, acredito que muitos ja faleceram,gostaria muito de reencontrar os colegas da turmas,se possivel nas festas deste ano..

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA