PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MANIA DE AJUSTE

O amigo navegante deve ter percebido que o PiG e seus urubólogos só pensam naquilo: no “ajuste”.
Todas as manchetes, as “análises”, entrevistas só tratam do “ajuste” – quer dizer, quando não tratam da elegância da Presidenta na posse.
Percebe-se o subterrâneo desejo de transformar o Ministro Levy num Cavalo de Troia do PSDB.
Quando Príamo, quer dizer, Dilma abrir o olho, os Náufragas, Haras Resendes e Cerras sairão do ventre oco do Cavalo para governar o Brasil.

Na aparência se trata, apenas, de um exercício do Terceiro Turno: ela ganhou mas não leva.
A Economia é monopólio da Casa Grande.
Mas, não é só isso.
Vejam, por exemplo, o que diz o Prêmio Nobel de Economia Paul Krugman, responsável em boa parte pela inesperada popularidade do livro “O Capitalismo do Século XXI”, de Piketty, que, como se sabe, deu uma banana à Legião de Honra da França.

Krugman descreve o encorajador fenômeno da ascensão da classe média em países em desenvolvimento, como na China e na Índia (e no Brasil, também).
Ao mesmo tempo, mostra Krugman, a classe média de países “ricos”, como os Estados Unidos, está sendo massacrada e empobrecida.

O que dá razão a Piketty.
No capitalismo do Século XXI, quando o crescimento dos lucros é maior que o da Economia, os ricos se fartam e os pobres se ferram.

E por que a classe média – e os trabalhadores – sofrem tanto nos Estados Unidos ?
É aqui que entra a obsessão pelo “ajuste”, amigo navegante.

Lá, como aqui, ”ajuste” é uma obsessão dos ricos.
Por que ?
Krugman explica.
Por causa do desemprego, da estagnação salarial e de políticas econômicas austeras (o tal do “ajuste”) os pobres ficaram cada vez mais distantes dos riscos.
Além disso, a acelerada concentração de riqueza na mão dos poucos ricos se deve exatamente por causa da compressão dos salários, da redução dos benefícios sociais e da destruição dos sindicatos americanos.

Bingo !
A desgraça dos pobres faz a riqueza dos ricos.
Quem diz isso, amigo navegante, não é um furioso marxista fora-de-época, mas um colunista do New York Times.
Mais importante, lembra Krugman, é o enormemente desproporcional poder que os ricos exercem sobre sobre a política econômica.

A prioridade das elites – a obsessiva preocupação com os déficits e a consequente necessidade de cortar gastos sociais – fez muito para aprofundar a desigualdade nos Estados Unidos – conclui Krugman.

Bingo !
É a Casa Grande daqui.
“Ajusta e ferra o pobre !”, em resumo.
O bolo é meu, eu é que tenho o poder – a Globo – e eu divido o bolo como eu quiser.
(Não é à toa que os filhos do Roberto Marinho repudiam o imposto sobre grandes fortunas, uma das armas que Piketty sugere.)

Que história é essa de deixar o pobre subir à classe media e tirar o meu lugar no assento conforto da TAM ?
Que esculhambação é essa ?
O amigo navegante deve ter percebido onde se encerra a elegante linguagem do escritor Nobel e começa a do panfletário blogueiro.

O estilo é o homem, diria o FHC, em sua infinita mediocridade. 

Mas, a elite é a mesma – lá e cá.
A obsessão pelo “ajuste” nada mais é que tentar conferir Ciência e Espírito Público à usura.
Tão simples assim.
Sabe qual é o maior problema dos defensores do “ajuste”, amigo navegante ?

A Casa Grande brasileira não tem ideias.
Como diz um amigo navegante, analista de imposturas tucanas, todos os economistas da Casa Grande pensam a mesma coisa: as ideias do Paul Samuelson mastigadas e remastigadas, como grama na boca de cavalo cansado. (Do Jornalista Paulo Henrique Amorim).

Um comentário:

  1. EU LI NÃO SEI ONDE, QUE ESSE ARREMEDO DE JORNALISTA, O PAULO VENDIDO AMORIM FOI O AUTOR DA FRASE QUE A DILMA ACHOU UMA MARAVILHA: Brasil, Pátria educadora – TINHA DE SER DE UM BOSTA DESSE!!! A PROPÓSITO, QUAL SERIA SEU SLOGAN PARA ESTE ANO, HEIN PETRALHAS?!?!?! NÃO ME DIGA QUE ESSE SLOGAN DO JORNALISTA BOTINHA COR DE ROSA DO PAULO VENDIDO AMORIM VOCÊ ACHOU UMA MARAVILHA TAMBÉM, FEITO A DILMA!!! PENSE NUMA CORJA DE ALOPRADOS E INCOMPETENTES. AGORA, PRA ROUBAREM SÃO MESTRES... PENSE NUM PARTIDO DE CANALHAS É ESSE TAL DE PT. POIS NÃO SE ENCONTRA UM HOMEM DE BEM SÓ TEM RALÉ IMBECILIZADA SÓ TENHO VISTO PATIFES, COMES DE GRAÇA, CALHORDAS, PIDÕES, CRETINOS, LADRÕES, PUXA-SACOS, CORRUPTOS, VAGABUNDOS E ATÉ ASSASSINOS.

    P.S.: - O país do PT tá poluído de jornalistas cães vira-latas, rosnam e se engalfinham frequentemente as voltas com uma carcaça da lixeira virada. para, logo depois, voltarem à cheirar os rabos uns dos outros, mantendo-se assim, em matilha, ou quadrilha, conforme o caso. qualquer semelhança com a petezada NÃO é mera coincidência...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA