Festival Viva Dominguinhos

Festival Viva Dominguinhos
A valorização da música regional

segunda-feira, 30 de junho de 2014

ZAQUEU JÁ PREPARA MATERIAL DE CAMPANHA

Quem teve seu nome homologado como candidato a deputado estadual, na Convenção PTB/PDT/PT foi o vereador garanhuense Zaqueu Lins. O pedetista foi a Caruaru com o prefeito Izaías Régis e esteve com o líder político do município o tempo todo, além de conversar com Paulo Rubem, João Paulo e Armando Monteiro.
Zaqueu já está confeccionando todo o seu material de campanha, incluindo fotos, banners, bandeiras e as chamadas “praguinhas”, que o eleitor usará na camisa. Tudo deve estar nas ruas a partir da próxima semana, quando forem cumpridas todas as exigências legais.
Bem recebido pelos companheiros de partidos e pelos aliados, o vereador voltou da Convenção muito animado tanto com a campanha de Armando e João Paulo quanto com a sua.
“Estou pronto para percorrer as ruas de Garanhuns e das principais cidades do Agreste, ao lado do prefeito Izaías Régis, do deputado federal Jorge Corte Real e dos candidatos majoritários da nossa coligação”, disse Zaqueu. O vereador avisa que está preocupado apenas com sua candidatura e não se importa com insinuações maldosas de algum possível adversário.

ROMÁRIO DIAS CHAMA EDUARDO DE PRÍNCIPE E CONSIDERA QUE ELE INSPIROU NOVELA EM FAMÍLIA

Romário e Jorge Corte Real
 na Convenção do PTB em Caruaru

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por três mandatos consecutivos, Romário Dias (PTB), que tentará ser eleito deputado estadual mais uma vez este ano, criticou o ex-governador Eduardo Campos (PSB) no seu discurso na convenção estadual petebista, realizada neste domingo (29), em Caruaru, no Agreste.

“Não podemos mais aceitar que o príncipe de Pernambuco continue a mandar”, lançou. Depois, Romário Dias retomou o assunto: “O título do príncipe Eduardo é o mesmo que o título do povo mais humilde.” Dias afirmou ainda que “o povo é livre, o povo vota em quem quer”, sugerindo que a candidatura de Paulo Câmara (PSB), adversário de Armando Monteiro Neto (PTB), seria imposta pelo ex-governador.

O ex-presidente da Alepe ainda ironizou dizendo que Eduardo criou uma república da sua família e que a trama da novela Em Família seria inspirada na história de Eduardo Campos.

Romário Dias criticou também o governo. Afirmou que a máquina pública deixa estradas e escolas abandonadas, mas repassa recursos para os prefeitos que estão do seu lado. O petebista sugeriu que não é feito um levantamento das necessidades dos municípios para o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

*TEXTO: Blog do Jamildo. Foto: Paulo Elias, do Blog de Araripina

PAULO CÂMARA RECEBE APOIO DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

O apoio da Igreja do Evangelho Quadrangular em Pernambuco à pré-candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo Estadual foi reafirmado neste domingo (29). O postulante participou de um culto em homenagem aos cinco anos de atuação do pastor Sérgio Santos, no Recife. Acompanhado de sua esposa, Ana Luiza, e do aspirante a deputado federal Felipe Carreras (PSB), o socialista ressaltou a importância da parceria entre governo e igrejas, especialmente nas ações sociais.
"A Igreja tem nos ajudado bastante nesses sete anos e meio de governo. E vai continuar ajudando a partir de 2015. Uma das coisas que nos aproximaram foi o Projeto Lucas, que envolve ações de Saúde nas comunidades. Temos uma proposta semelhante em nossas diretrizes para o setor, chamada O Doutor Chegou, que levará consultas, exames e pequenas cirurgias de forma itinerante aos pacientes", exemplificou Paulo Câmara, destacando ainda a meta de universalizar o acesso às escolas de referência, aprofundando a relação entre alunos, professores e familiares.
O pastor Sérgio Santos pediu a seus fiéis que orassem pelos candidatos e explicou que a Igreja não concede apoio a qualquer um. "Não é um chute no escuro. Temos base. É uma relação que começou com o prefeito Geraldo Julio (PSB), com quem desenvolvemos um trabalho de parceria frutífera. Hoje, há paz entre igreja e Estado. Temos que apoiar com lealdade, para depois poder cobrar", defendeu. O evento de domingo reuniu mais de mil fiéis. Em Pernambuco, mais de 28 mil pessoas seguem a Igreja do Evangelho Quadrangular, em cerca de 40 municípios. 

A TORCIDA CONTRA O BRASIL

Uma pesquisa feita pela equipe do UOL Esportes, junto a 117 jornalistas estrangeiros revelou que a Copa do Mundo no Brasil está sendo considerada a melhor de todas.

Pelos números da pesquisa, 38,5% dos profissionais de imprensa internacionais consideram a Copa no Brasil como a melhor já vista. Em segundo lugar ficou o Campeonato Mundial realizado na Alemanha, em 2006, com 19,7% e em terceiro ficou o Torneio da África do Sul, somando 5,1% da opinião dos jornalistas.

A Copa na verdade é um sucesso. Agrada aos jornalistas e torcedores estrangeiros e destrói todas as previsões negativas feitas por grande parte da imprensa nacional.

Até a Revista Veja, que jogou contra o tempo todo fez um mea culpa esta semana e um dos principais editores da publicação saiu-se com esta: “Erramos, mas isso é a vida”.

Como está dando tudo certo no Campeonato Mundial disputado no país, resta aos que associam futebol e política torcer para que o Brasil não seja campeão. Há até rumores de que os faziam parte do movimento “Não vai ter Copa” querem criar agora o “Não vai ter Hexa”. Tem gente pra tudo no mundo.

(Na ilustração uma das edições da Revista Veja. A publicação jogou contra o Brasil o tempo todo e previu que os estádios só ficariam pronto em 2038. Errou feio. Todos foram inaugurados em 2014 e estão sendo usados na melhor Copa do Mundo de todos os tempos).

O DISCURSO DE EDUARDO CAMPOS

O socialista Eduardo Campos fez um discurso incisivo na Convenção que confirmou o seu nome como candidato a presidente da República, tendo a ex-ministra Marina Silva como vice. O ex-governador pernambucano garantiu acabar com a política do medo e da difamação e anunciou sua intenção de não conviver com o fisiologismo e o patrimonialismo.  

Eduardo assegurou que seu governo irá manter programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni e o Bolsa Família. Prometeu enfim a estabilidade da moeda, o controle da inflação e uma reforma tributária.

Em alguns momentos do pronunciamento bateu pesado em Dilma, embora tenha feito parte dos governos petistas durante 11 anos.

DANNILO AGRADECE SUCESSO DO FORRÓBOM

A Vigésima Primeira Edição do Forróbom superou todas as expectativas da organização. A tradicional festa junina de Bom Conselho teve início no dia 21 e encerrou-se na madrugada de domingo (29).

O prefeito Dannilo Godoy comemorou bastante a realização do evento, o segundo de sua gestão. Para o prefeito, a festa foi um sucesso total devido ao bom clima das noites, a tranqüilidade da festa, a grade de atrações, além da participação das famílias, e o local que facilita a realização de apresentações e acomodação do público.

Feliz com a realização da festa, o prefeito Dannilo agradece aos patrocinadores, colaboradores, a população a Deus e a Nossa Senhora Aparecida pela oportunidade de promover mais uma festa.

GARANHUNS DAS SETE COLINAS


Artigo do garanhuense Thompson de Andrade Pedrosa:

Garanhuns das sete colinas desponta como cidade universitária, onde a cultura é discussão corriqueira no dia a dia dos seus moradores, cidade de amores e sonhos, grande exportadora de líderes, poetas e romancistas.

Cidade serrana, também conhecida como a Suíça Pernambucana, a cidade do clima maravilhoso, nada devendo a cidade de Campos do Jordão, por exemplo, que já é consolidada como cidade turística pelo seu clima bem semelhante ao nosso.

A nossa cidade também chamada de terra de Simoa Gomes, hoje tem a frente de sua direção o Prefeito Izaías Régis, que enxergou e está focado em colocar Garanhuns no Pódio das mais belas cidades turísticas brasileiras. Ainda temos o privilégio de além de ser uma cidade bela e respirar cultura, está sendo invadida por Universidades, oferecendo os mais diversos cursos de graduação superior. O Ex-Reitor  da Universidade de Pernambuco no período de 1992 a 1999, o Professor Emanuel Dias de Oliveira e Silva, a época teve a preocupação de lutar por uma universidade livre e aberta, por isso tanto valorizou o ensino universitário em Garanhuns. Muito bem lembra o Prefeito Izaías Régis: Garanhuns projetou-se como cidade universitária pelas mãos do Professor Emanuel Dias de Oliveira e Silva, que sempre procurou valorizar o ensino universitário no interior de Pernambuco. E, por este motivo declara o seu apoio incondicional a volta do Professor Emanuel Dias, como Reitor da Universidade de Pernambuco, nas eleições universitárias que se aproximam. O Professor Emanuel Dias de Oliveira e Silva foi convocado pela maioria das pessoas que fazem a Universidade (professores, servidores e alunos), que até em blocos pediram a “Volta Emanuel”.

O Professor Emanuel Dias de Oliveira e Silva, cirurgião maxilo-buco-facial é professor da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (UPE), foi diretor desta faculdade durante dois mandatos , vice- reitor da UPE, por dois mandatos e Reitor da UPE por dois mandatos, é candidato a Reitor da Universidade de Pernambuco-UPE, tendo como candidato a vice-reitor na sua chapa o Professor Pedro Alcântara, ex-diretor da Escola Politécnica de Engenharia da UPE. O Professor Emanuel Dias, continuará sua luta por uma universidade livre e aberta, e por melhoria contínua na qualidade de ensino, procurando sempre qualificar seus professores. Vamos que vamos Emanuel Garanhuns precisa de você. (Foto: bloguinhodomoraes).

domingo, 29 de junho de 2014

ARMANDO MONTEIRO MOSTRA FORÇA EM CARUARU


Quem foi à Convenção para homologação das candidaturas de Armando Monteiro (PTB), Paulo Rubem Santiago (PDT) e João Paulo (PT), neste domingo, em Caruaru, ficou impressionado. Tranquilamente mais de 25 mil pessoas estiveram na capital do Agreste, com o Palladium totalmente lotado e fora da Casa de Eventos gente suficiente para encher mais três ou quatro vezes o local.
As BR-232 e 104 tiveram um movimento muito acima do normal e as ruas de Caruaru próximas do Palladium ficaram com o trânsito completamente engarrafado durante boa parte do dia.
Emocionado com o público presente, o senador Armando Monteiro falou dos seus planos como candidato a governador de Pernambuco e reiterou seu apoio à presidenta Dilma Roussef (PT), que disputa a reeleição. “É importante dar continuidade a esse projeto que transformou o Brasil e deu dignidade ao povo”, salientou o petebista.
O deputado federal Paulo Rubem Santiago, sacramentado como o vice de Armando, destacou a importância da aliança do PDT com o PTB e PT para fazer Pernambuco avançar e se desenvolver muito mais, com investimentos na educação e mais atenção para o homem do interior. O parlamentar disse que não importa o adversários ter mais partidos ao seu lado, pois mais importante é “a qualidade da representação política”.
Candidato ao senado, o deputado João Paulo enfatizou a união dele com Armando Monteiro, do PT com o PTB, numa aliança feita em cima de propostas e compromissos com a população mais humilde do Estado.
O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, era um dos mais entusiasmados com o sucesso da Convenção, que a seu ver pode ter sido a maior já realizada em Pernambuco para homologar uma candidatura ao Governo do Estado.
CARAVANAS - Lideranças como Izaías, o prefeito de Caetés, Armando Duarte, Romário Dias, Washington Cadete, Zaqueu Lins, Álvaro Porto, Ricardo Teobaldo e muitas outras levaram grandes caravanas para Caruaru, contribuindo com o público numeroso que se fez presente.
Tanto os candidatos majoritários quanto os proporcionais procuraram ressaltar as diferenças entre Armando Monteiro e o candidato do PSB, chamado pelos petistas e trabalhistas de “cobrador de impostos”. Outros lembraram que ele não tem história política e é um candidato imposto pelo ex-governador Eduardo Campos.
Romário Dias, candidato a deputado estadual, acusou o Governo do Estado de privilegiar os prefeitos que estão apoiando Paulo Câmara e disse que isso faz parte da velha política, pois o certo é olhar para o Estado como um todo, independente da posição partidária.
Com toda a experiência de quem já foi deputado, secretário de Estado, chefe de gabinete de ministro, presidente da Assembléia Legislativa e vereador do Recife, Romário atestou que nunca esteve presente a uma Convenção como a de hoje e saiu confiante de que Armando Monteiro será o próximo governador de Pernambuco. “Ficou claro que esta é a vontade do povo”, comentou.
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, também prestigiou a Convenção e disse que a chapa liderada por Armando Monteiro em Pernambuco significa a garantia dos avanços conquistados nos governos do PT.  "Armando e Paulo Rubem significam a garantia dos avanços do que Lula fez como presidente. Lula colocou comida na mesa de mais de 40 milhões de trabalhadores em todo o Brasil e essa aliança vai servir para firmar parcerias com o Governo Dilma, para que Pernambuco avance mais, com mais escolas, mais Bolsa-Família, emprego, renda e educação", frisou Lupi.
A Coligação Pernambuco vai mais longe, que tem como principal liderança o senador Armando Monteiro, é formada pelo PTB, PT, PDT, PSC, PRB e PT do B. 

Fotos: 1 e 2) Júnior Almeida; 3) Pernambuco-247; 4) Alexandre Albuquerque.

COMBINAÇÕES POLÍTICAS ESTRANHAS

O prefeito Ricardo Alves e o vice Zé Antônio
Tem umas coisas meio estranhas na campanha política de Pernambuco este ano. Vejamos: O prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB) apoia o socialista Paulo Câmara para o Governo do Estado. Mas seu aliado Zé do Leite, pai do vice-prefeito, está com Armando Monteiro. Em Bom Conselho Dannilo Godoy fechou com o candidato do PSB, porém sua vice Josefa Ferreira, assim como os ex-prefeitos Audálio, Gervásio e Daniel, seus aliados, estão com o representante do PTB.
No município de Pesqueira o atual prefeito Evandro Chacon e os ex-prefeitos Cleide Oliveira e João Eudes estão com Paulo Câmara. As três principais lideranças da terra da renda, contudo, não conseguiram segurar os vereadores: oito deles acabam de anunciar a adesão a Armando Monteiro.
Esse quadro se repete em muitas outras cidades do Estado, como se houvesse uma combinação de ficar bem dos dois lados. Mas pode ser só coincidência.

OS APOIOS POLÍTICOS EM CAPOEIRAS

Neide Reino, prefeita de Capoeiras (PSB), apoia para deputado estadual Marcantônio Dourado, também do Partido Socialista. Mas dois ou três vereadores do seu grupo e alguns secretários municipais apoiam Álvaro Porto, do PTB. E o federal de todos eles é Silvio Costa (PSC), aliado de Armando Monteiro. Não dá para dizer que esse pessoal é 100% Paulo Câmara, não é verdade?

O CAMPEÃO DE PROMESSAS

O socialista Paulo Câmara e o
 prefeito de Jucati, Gerson Henrique

Do professor da Universidade Federal de Pernambuco Heitor Scalambrini:
Em Pernambuco, terra do “caçador de raposas políticas” – o ex-governador e candidato a presidente da Republica pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos – a disputa eleitoral tem como marca o “racha” no aglomerado de partidos políticos denominado Frente Popular, que garantiu sua base de apoio durante os dois mandatos consecutivos, de 2006 a 2014.
Com o rompimento, a polarização promete ser acirrada com o outro candidato, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Armando Monteiro, ex-presidente da Federação da Industria do Estado de Pernambuco (FIEPE) e da Confederação Nacional da Industria (CNI) e senador eleito por uma outrora e agora dividida Frente Popular, que está sendo apoiado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), ambos ex-associados da Frente.
O ex-governador Campos escolheu, como candidato, alguém de dentro da sua “entourage familiar”, o que demonstra seu interesse de criar um grupo serviçal e de irrestrita confiança, para atender a seus interesses políticos. O ungido, Paulo Câmara, foi seu ex-secretário (Administração, Turismo e Fazenda) nos dois mandatos.
Nestes dois últimos meses de campanha eleitoral não autorizada, o que surpreendeu e me chamou a atenção, a ponto de escrever este artigo, foi a desenvoltura do candidato governista como criador de ilusões, devida ao número de promessas feitas em tão pouco tempo. Imaginem o que não fará até as eleições!!!
Muito pouco é questionado sobre por que, como membro do governo nos últimos oito anos, não fez o que agora promete na campanha eleitoral. Parece a todos que guardou para as eleições a promessa de atendimento às demandas da população, às quais não apoiou enquanto esteve no governo. Por que agora se deve acreditar que irá cumpri-las caso eleito?
Para cada região, para cada município, para cada grupo político que coopta, ele oferece um pacote de bondades disfarçado em promessas. É triste ver o toma lá dá cá fisiológico como moeda corrente da política brasileira. No vale-tudo, onde o objetivo principal é a conquista do poder, tudo é permitido. Relato a seguir algumas das pródigas promessas feitas pelo candidato Câmara em poucos dias de campanha não oficial, já que esta somente começará a partir de 6 de julho.
1) Reunido com produtores de caprinos e ovinos da cidade de Parnamirim, 
Sertão do Estado (23 de maio), prometeu fortalecer o setor pecuário do município incluindo carne na merenda escolar. Afirmou que aumentará para três vezes por semana o número de fornecimento de carne. Somente agora! Porque não quando estava no governo? Disse ainda que analisará, junto com sua equipe, a implantação de uma escola técnica no município.
2) No documento em que constam às diretrizes para o seu programa de governo na área de Saúde (27 de maio), prevê investimentos de R$ 478 milhões no setor. Inclui a construção de três novos hospitais: o Hospital Geral de Cirurgia, no Grande Recife; o Hospital Geral do Sertão (HGS), em Serra Talhada; e o Hospital da Mulher do São Francisco, em Petrolina. Também se compromete a tirar do papel o projeto do Hospital Regional Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, o que já havia sido prometido pelo governo anterior. Além disso, prometeu transformar o Hospital 
Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, no Hospital da Mulher do Sertão. No Recife, o Hospital Geral de Areias viraria o novo Hospital do Idoso. Sem contar com a construção de seis novas Unidades de Pronto-Atendimentos (UPA´s), estas que, depois de construídas com dinheiro público, serão entregues, como as UPA´s anteriores, sem qualquer custo, à iniciativa privada.
3) Em sua viagem pelo Sertão do São Francisco, em Cabrobó (30 de maio), o candidato assumiu o compromisso de pavimentar a chamada Estrada da Cebola, que liga aquela cidade a Terra Nova. Garantiu ainda que será a primeira estrada a ser pavimentada, caso eleito. Também prometeu transformar duas escolas municipais em estabelecimentos de referência. Além de se empenhar para levar uma extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) para o município e viabilizar a construção de uma escola técnica local. A bem da verdade, o Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (UPE) já decidiu que não vai abrir novos cursos e campus no próximo ano, por falta de professores, servidores e de investimentos em infraestrutura deficientes (laboratórios, bibliotecas, etc.).
4) Em Petrolina (31 de maio), reforçou a promessa de criação do Hospital da Mulher do São Francisco, que consta nas diretrizes para a Saúde apresentadas no dia 27 de maio. Com um investimento de R$ 84 milhões, contaria (segundo a assessoria de comunicação do candidato), com 110 leitos, e uma capacidade projetada de realizar 2,8 mil atendimentos de urgência por mês, 10 mil exames de imagem e 26 mil consultas. A proposta é realmente importante para a região, todavia o hospital e os equipamentos somente funcionam com pessoas qualificadas e motivadas. Hoje os hospitais existentes carecem de infraestrutura, manutenção e pessoal. Por que não se projeta melhoria também para esses hospitais? Será que somente novas construções atraem o voto do eleitor?
5) Durante visitas pelo Agreste Meridional, em Garanhuns, prometeu construir ainda um outro hospital para atender a pacientes da região, o Mestre Dominguinhos, assegurando que o equipamento atenderá à demanda de alta complexidade existente na região. Além de “assegurar ações com o programa Doutor Chegou, com mutirões de cirurgias, consultas e exames; Medicamento em Casa; e a ampliação do Pernambuco Conduz, humanizando e aproximando o serviço de saúde para quem mais precisa, especialmente no interior”, conforme suas palavras. Prometeu que irá levar para o interior a qualidade que o serviço de saúde tem na Região Metropolitana do Recife (sic!). Saúde é apontada pela população com um dos maiores problemas.

6) No município de Calçado (8 de junho), no Agreste Meridional, assumiu o compromisso de, quando (se) eleito, uma de suas primeiras ações será a implantação da adutora que levará água da barragem Pau Ferro à cidade, assim como as vizinhas Jupi e Jucati. Garantiu que esta obra será (também) uma das primeiras coisas que irá fazer em 2015.
7) No município de Arcoverde (18 de junho), prometeu a duplicação da rodovia federal BR 232 de Caruaru a até aquele município (100 km). Talvez tenha “outra Celpe” para vender, e assim levantar recursos para cumprir sua promessa.
8) Em Glória do Goitá (20 de junho), comprometeu-se a investir para ampliar o desenvolvimento da cidade. Garantiu vagas para todos os alunos que quiserem estudar em escolas de tempo integral e em escolas técnicas. Também prometeu que levará a sua equipe a proposta de construir uma segunda escola de referência, a pavimentação da PE-50 e a ampliação do hospital municipal.
9) Em viagem à região Agreste (21 de junho), passando por quatro cidades, garantiu que, se eleito, fará o recapeamento da estrada entre Serra da Capoeira e Machados, além de viabilizar a duplicação da PE-90, rodovia que liga Limoeiro a Toritama. Não se pode esquecer o Plano de Infraestrutura Rodoviária de Pernambuco – Caminhos da Integração, anunciado em setembro de 2011, que previa investimentos de R$ 1,98 bilhão em 73 rodovias do estado. O projeto visava obras de restauro, implantação, requalificação e duplicação de 1.973 km de rodovias em Pernambuco. Frustrou muitos municípios. Mas agora as promessas voltam, “requentadas”.

10) Na cidade de Vertentes (22 de junho), integrante do pólo de jeans do estado, que também inclui os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, afirmou que isentará do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as lavanderias de jeans. Diminuir impostos é uma promessa recorrente entre candidatos. E por que não o fez como secretario da Fazenda? Naquela região não se pode ainda esquecer o grave problema ambiental causado por estas indústrias, cuja solução caminha a “passos de tartaruga”.
Paulo Câmara segue o figurino de seu criador e mentor, hoje candidato à presidência da Republica, que percorre o Brasil afora prometendo ações e realizações, mostrando Pernambuco como exemplo de sua “gestão moderna e eficiente”.
Esta tecla repetida insistentemente, de que Pernambuco difere do governo federal e de outros estados da federação na área da gestão, é uma falácia. De que, aqui, os “meninos de ouro” comandados pelo candidato Campos têm “capacidade de tirar do papel e transformar em realidade” e que “o modelo de gestão prima pela meritocracia, com indicações de pessoas técnicas para cargos públicos chaves e valorização do serviço público com metas e cobranças”, conforme o candidato Câmara mais uma vez repetiu na sabatina promovida pela TV Jornal (29 de maio). Basta um mínimo de seriedade e honestidade para comprovar como o governo de Pernambuco não difere administrativamente em nada de outros estados do país e do governo federal. Como exemplo recente, citemos as obras prometidas para antes da Copa e que não foram entregues.
Como visto, promessas não faltam, e não faltarão, até o dia da eleição. Câmara já fez três grandes promessas em poucos dias, além de várias outras acima relatadas: duplicar uma estrada federal, a BR-232, de São Caetano até Arcoverde (100 km), instituir o bilhete único na área metropolitana e construir três novos hospitais regionais e seis UPA´s.

Candidatos com o texto do seu marqueteiro prometem resolver todos os problemas. O eleitor acredita, vota e desanima, ao ver que foi enganado. Não devemos esquecer que somos nós, os eleitores, que escolhemos aqueles que irão nos governar. Portanto, “olho neles”. Cabe ao eleitor/cidadão valorizar seu voto, não se deixando iludir com candidaturas que vendem ilusões.

DAMÁSIO E CLAUDOMIRA SÃO CANDIDATOS

Além de Zaqueu, Gersinho e Sivaldo, Garanhuns também tem como candidatos a deputado estadual dois políticos que vivem o dia a dia da cidade: o ex-vereador Joaci Laurindo (PSDB) e o suplente de vereador Damásio Cardoso. Este último teve uma votação expressiva na eleição municipal de 2012, mas ficou de fora da Câmara por conta do quociente eleitoral. Gil PM, com metade dos votos dele, ficou com uma das vagas e ele não. É a lei, que prioriza os partidos e não as candidaturas individuais.

Damásio vai fazer dobradinha com a advogada Claudomira Andrade, candidata à Câmara Federal.  Como ele, é filiada ao PRP. Os dois estão na coligação que apoia Paulo Câmara para governador e Fernando Bezerra Coelho a senador. 

(Foto:http://blogdocarloseugenio.blogspot.com.br/)

O PRECONCEITO, A BURRICE E A CAGADA DE FELIPÃO!

Primeiro, o preconceito.

Felipão recusa-se a escalar ao mesmo tempo dois nordestinos neste time covarde, até então, do Brasil.

Ele não coloca Hernanes – um dos poucos craques de verdade nesta equipe – porque já tem outro nordestino lá na frente, o brutamonte Hulk, pesadão, sem nenhuma leveza e a elegância dos verdadeiros jogadores do futebol-arte, e que entregou o gol de empate de bandeja aos bravos chilenos, tentou fazer gol com o braço e ainda por cima perdeu o pênalti.

Segundo, a burrice. E esta, com, vários capítulos.

Deixa Bernard no banco, um menino com talento, criatividade e uma vontade imensurável de mostrar seu belíssimo futebol, alegre e fumegante, bem diferente desse futebol apenas-força, sem o molejo e aquele jeito moleque de tocar a bola como um artista de circo. Prefere a força, somente força, como a do indefectível personagem verde da TV norte-americana, que parece não ter muita massa cinzenta dentro da caixa craniana. O pior é que o seu preferido esteja pesadão, parecendo mais com - um bote antigo nisso - companheiro das peladas do Colégio de São Bento de Olinda, da década de 1970, a quem todos chamavam de “Mãe Gorda”.

Por que não escalar Hernanes neste time de poucos talentos, enquanto insiste em Daniel Alves, a quem o fraco Patrick, do meu Sport, não fica nada a dever. Um medíocre chutador de bola, que quase entrega o ouro ao bandido, não somente neste jogo, mas nos anteriores.

Ainda no tópico da burrice, Felipão não tem o direito de deixar de fora deste time três jogadores: Maycon, Hernanes e Bernard.

Maycon é a solução mais simples, é só colocá-lo no lugar de Daniel Alves, um jogadorzinho de futebol limitado. Maycon não tem o direito, nem pode, de ser pior.

Quanto aos craques Hernanes e Bernard, não sou eu o treinador, nem tenho competência para isto. Mas Felipão tem, passou toda a sua vida no futebol e ganha milhões neste mafioso esporte, que o diga a FIFA; então, que resolva este nó.

Ou será que as empresas patrocinadoras é que mandam na escalação?

Cabe a Felipão encontrar a solução tática para escalar esses dois talentos do futebol brasileiro. Que faça sua cabeça funcionar; tire os craques do banco e mande-os para dentro do gramado, que é o lugar deles.

Ainda no item burrice, Felipão precisa ler a história de Pernambuco, para entender por que Hernanes tem na sua alma o sangue libertário de Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, o genial e libertador Frei Caneca. Felipão, escale Hernanes, que ele, junto com o quase adolescente Bernard, vai libertar este timeco-força da mediocridade para os braços do futebol-arte, buliçoso, simples e alegre como o Gênio Carlitos e com as proezas dos pés de Neymar.

Felipão, conheça, também, a história, a origem, do menino simples da Zona da Mata pernambucana, Hernanes. Você vai ver que Frei Caneca o inspirou e que vai jogar com ele, se a sua teimosia tiver um fim ainda nesta Copa.

Felipão, não deixe Neymar sozinho! Forme um trio de artistas da bola. 

E a cagada?...

Esta, tá na cara, ou melhor, tá nas calças.

Pode examinar as calças que Felipão usou no jogo, depois daquela bola do Chile na trave do Brasil já na prorrogação. 

*Ruy Sarinho (Torcedor, jornalista e metido a “treinador” como 99,9% dos brasileiros)

sábado, 28 de junho de 2014

BRASIL SOFRE MAS VENCE CHILE NOS PÊNALTIS

Júlio César foi o herói do jogo contra o Chile

Num jogo marcado pele tensão e o sofrimento, a Seleção Brasileira venceu o Chile por 3 x 2 nas cobranças de pênaltis e avançou para as quartas de final da Copa do Mundo. A Seleção Nacional volta ao campo na próxima sexta-feira, às 17, no Castelão, tendo como adversário Uruguai ou Colômbia.

Hoje o Brasil começou a partida até bem e aos 18 minutos abriu o placar, num gol contra do zagueiro Jara. O juiz, no entanto, assinalou como gol de David Luiz.

O jogo foi pegado, com muitas faltas, e mesmo perdendo os chilenos aparentavam maior tranquilidade. Aos 31 minutos, Huck deu um passe curto demais, a defesa não esperava o erro e Sanchez ficou com a bola e empatou a partida.

A partir daí o Brasil caiu de produção e o time não conseguiu criar grandes chances. O segundo tempo foi igual aos minutos finais da primeira etapa e em alguns momentos o Chile esteve melhor em campo, tocando mais a bola.

Brasil e Chile empataram em 1 x 1 no tempo normal e disputaram a prorrogação de 30 minutos. O jogo foi equilibrado nos acréscimos, mas por pura sorte a equipe nacional escapou de uma derrota: faltando um minuto para terminar o atacante Pinilla aproveitou uma falha dos brasileiros e chutou certeiro em direção ao gol. A bola bateu no travessão, com Júlio César sem nada poder fazer no lance.

Na cobrança de pênaltis, o nervosismo predominou. Júlio César fez duas grandes defesas, Hulk e David Luiz desperdiçaram as cobranças, Neymar converteu com tranquilidade e o último chute chileno bateu na trave, garantindo a vitória da Seleção Nacional.

Após o resultado suado, torcedores e jogadores choravam emocionados dentro de campo, muitos agradecendo a Deus pela vitória tão sofrida. Júlio César era um dos mais felizes, mas não segurou as lágrimas da hora de dar entrevista na televisão.

Vamos ver se no próximo jogo o Brasil joga melhor e vence no tempo normal, sem levar os torcedores a um ataque de nervos. (Foto: AFP/Portal UOL).

BRASIL E CHILE. COMEÇA O "MATA-MATA"

Brasil e Chile jogam hoje, às 13h, no Mineirão, na abertura das oitavas de final da Copa do Mundo 2014. Vai ser um jogo de parar os dois países sul-americanos. A Seleção de Felipão vai querer manter a tradição e vencer os adversários, como aconteceu nas copas de 1962, 1998 e 2010, sempre por goleadas.

O Chile, com um time mais consistente este ano, fará tudo para estragar a festa. O Brasil tem melhor time, joga em casa, com o apoio da torcida, mas é bom não subestimar muito o rival.

Fernandinho deve entrar de frente, no lugar de Paulinho, e vamos esperar que Neymar volte a jogar o futebol que está encantando o mundo.

Os outros confrontos das oitavas de final da Copa são os seguintes:

Uruguai x Colômbia. Um jogo difícil. Os colombianos parecem ter um time mais arrumado, porém os uruguaios, duas vezes campeões do mundo, tem um histórico de raça e superação.

França x Nigéria. Campeã em 1998, a França chegou desacreditada e fez uma boa campanha na primeira fase. É favorita, mas a seleção européia costuma tropeçar nos africanos, o que aconteceu nos dois últimos mundiais.

Alemanha x Argélia. Os alemães têm um bom time e estão entre os favoritos para conquistar o Torneio Mundial. A Argélia é uma das boas surpresas da Copa e não vai dar moleza aos adversários, que na primeira fase por pouco não eram derrotados por Gana.

Holanda e México. Um dos jogos mais equilibrados das oitavas. Os holandeses começaram arrasadores no Campeonato Mundial e depois puxaram o freio. Os mexicanos estão invictos e conseguiram a façanha de empatar com o Brasil em nossa casa.

Costa Rica x Grécia. Duas surpresas na Copa, principalmente o pequeno país da América Central. Terminou em primeiro lugar no grupo, vencendo Uruguai e Itália e ajudando a despachar a Inglaterra. Os gregos começaram mal e conseguiram a classificação de forma heróica.

Argentina e Suíça. Apesar de ter vencido as três primeiras partidas, a Argentina ainda não empolgou. A Suíça deve ser um adversário difícil e mais uma vez os latinos vão depender do talento de Leonel Messi.

Estados Unidos x Bélgica. Os americanos venceram Gana na base da sorte, empataram com Portugal quando mereceram a vitória e perderam para a Alemanha só por 1 gol. Chegam às oitavas pelo saldo e enfrentam uma equipe que venceu os três primeiros jogos. Os belgas não jogam bonito, mas têm um bom conjunto e alguns jogadores talentosos.

A Copa entra hoje na fase do “mata-mata”. De agora por diante quem perder sai. Os vencedores se enfrentam nas quartas de final, depois na semifinal até a grande final, que acontecerá no Maracanã.

TV GLOBO É DENUNCIADA NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Os blogs O Cafezinho e Megacidadania denunciaram a TV Globo, no Ministério Público Federal, por crime de exploração sexual.

A denúncia foi feita por conta da campanha, lançado pelo apresentador Luciano Huck em seu programa, incentivando as mulheres brasileiras a namorarem um gringo durante a Copa do Mundo.

“O crime é particularmente grave porque a Globo quis tirar proveito financeiro, de forma espúria, de um evento internacional em que o Estado brasileiro mobilizou uma imensa estrutura pública para atrair estrangeiros de todo planeta”, escreveram os responsáveis pela ação junto ao MP.

Segundo eles, “o governo faz campanhas caríssimas para combater o tráfico internacional de mulheres, uma das  maiores barbaridades do nosso século, e a Globo inicia uma campanha obscura, sinistra, para que jovens do Rio mandem um email com fotos de seus corpos para conhecer "gringos"?

Os responsáveis pelos blogs Cafezinho e Megacidadania defendem que a campanha teria que ser feita para homem, mulher e homossexuais. “Se se trata de amor, por que só mulheres com gringos? Por que não homens com gringas? É muito estranho!”, questionam
A campanha também foi motivo de críticas pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra dos Direitos Humanos. "Espera-se da Globo o que  a Adidas teve que fazer: retratar-se pela absurda ideia de que toda mulher e menina do Brasil está disponível pra qualquer gringo", escreveu a parlamentar no Twitter. 

Maria do Rosário disse que é preciso avisar a Luciano Huck que brasileiras sonham e realizam mais em suas vidas do que ele pensa: “estudam, trabalham e até governam o país”, pontuou.

JUSTIFICATIVA – A TV Globo tentou se defender através de sua Assessoria de Imprensa, que enviou uma nota ao portal UOL. "O apresentador Luciano Huck, assim como toda a equipe de seu programa, é contra qualquer tipo de violência e sempre apoiou campanhas contra a exploração sexual de mulheres. A mensagem postada nas redes sociais de Luciano Huck se refere a um quadro já produzido outras vezes pelo 'Caldeirão' e, por outros programas com o intuito de promover o encontro entre pessoas, sejam elas brasileiras ou não. A nova edição do quadro é um projeto em estudo, que sequer está em produção, assim como outras iniciativas internas do programa", justificou a emissora. (Imagem: veja.abril.com.br).

71 BI ENTREGA KITS DA CORRIDA DE SANTO ANTÔNIO

O 71º Batalhão de Infantaria Motorizado Duarte Coelho do Exército Brasileiro (71ºBIMTz), em Garanhuns, estará realizando, juntamente com servidores da Secretaria Municipal de Turismo, da Secretaria de Educação e Esportes, e Corpo de Bombeiros, neste sábado (28), a entrega dos kits dos inscritos na III Corrida de Santo Antônio. Os inscritos devem entregar dois quilos de alimento não perecíveis, juntamente com o formulário da inscrição. O momento, que também servirá para a validação da participação dos atletas, acontecerá em frente ao Palácio Celso Galvão, localizado na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade. Entrega inicia às 8h e vai até o meio-dia.
Cada kit contém um chip eletrônico que deve ser colocado no cadarço do tênis do pé direito, camisa, squeeze, boné e bolsa. A competição é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação e Esportes e a Secretaria de Turismo, e do Serviço Social da Indústria (Sesi), com o apoio do Batalhão Duarte Coelho. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) farão a segurança no trajeto. A largada a corrida, que acontece no próximo domingo (29), está marcada para às 10h, em frente a Catedral de Santo Antônio, centro.
Texto: Cloves Teodorico

ILUMINAÇÃO DE LED CHEGA A SÃO PEDRO

A Prefeitura de Garanhuns inicia hoje, dia 28, a instalação da iluminação de led no distrito de São Pedro.
A ação de modernização da iluminação pública, planejada pela Prefeitura de Garanhuns, iniciou ainda em 2013 e já contemplou mais de 40 localidades, entre avenidas e ruas da cidade. Agora, é a vez de São Pedro, distante cerca de 15 quilômetros do município, receber a nova tecnologia.
O investimento promove uma melhora significativa na estética visual, proporcionando, também, melhoria na segurança dos moradores e na preservação do meio ambiente – ajudando a combater o aquecimento global.
Neste fim de semana, o distrito estará realizando a 40ª edição da Festa de São Pedro. O evento, que segue até o domingo (29), reunirá moradores e turistas de municípios vizinhos, que poderão conferir de perto a nova iluminação.

SECRETARIA DA MULHER - O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher de Garanhuns, informa o endereço da sua nova sede, que anteriormente se localizava na Avenida Simôa Gomes, bairro Heliópolis, no mesmo prédio da base do SAMU, e agora está funcionando na Avenida Frei Caneca, 344, ao lado do Instituto Presbiteriano de Heliópolis (IPH). Os serviços de assistência à mulher funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Outras informações pelo telefone: (87) 3762 9115.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PT DE GARANHUNS REITERA ALIANÇA COM PTB E PDT

O presidente do PT de Garanhuns, Francisco Alencar, envia nota reafirmando os compromissos do Partido no Município com as candidaturas de Armando Monteiro, João Paulo e com o Chefe do Poder Executivo, Izaías Régis. O petista esclarece que a decisão da vice-prefeita Rosa Quidute e do seu esposo, Bartolomeu, foi tomada em caráter familiar e não representa a vontade da legenda.
Pela nota fica claro que o PT seguirá com todos os candidatos de Izaías, incluindo o vereador Zaqueu Lins (PDT)
A NOTA
O Presidente em exercício do Partido dos Trabalhadores em Garanhuns comunica que o PT continua firme e forte na aliança PTB/PT que se concretiza neste domingo dia 29, à10 horas da manhã no Palladium em Caruaru e que vai ratificar os nomes de Armando Monteiro, Paulo Rubem e João Paulo para a majoritária da coligação.
Na oportunidade convoca os militantes para seguir em caravana que sairá da frente do Centro Cultural.
Reafirma, o compromisso firmado com o chefe do Poder Executivo Municipal, Izaías Regis, para permanecer juntos na aliança bem sucedida que elegeu o PTB e o PT nas eleições municipais e que elegerá Armando Monteiro, João Paulo e Dilma em outubro, apoiando candidato da cidade que seja integrante da base aliada.
Esclarece que a decisão de Rosa Quidute e do seu esposo Bartolomeu em apoiar outra candidatura de partido de oposição ao PT e PTB não representa o Partido dos Trabalhadores e sequer foi comunicada ao PT pelo casal.
Bartolomeu somente comunicou aos demais integrantes a decisão de sua família depois que a noticia havia sido divulgada por um blog da cidade.
A comunicação foi feita por telefone, diferentemente das ocasiões em que pessoalmente procuramos o prefeito e informamos a candidatura e posteriormente a desistência de Rosa Quidute ao cargo de Deputada Estadual.
Francisco Alencar

IZAÍAS VAI A RECIFE CONVERSAR SOBRE FESTIVAL

Além da divulgação de uma programação falsa do Festival de Inverno na internet surgem agora rumores de que o Governo do Estado fez um corte violento nas verbas do FIG. Uma colunista de um dos jornais da cidade disse hoje que o investimento no evento será de pouco mais de R$ 6 milhões, quando o ano passado o gasto ultrapassou os R$ 15 milhões.

Tudo isso deve estar sendo fomentado pelo atraso na divulgação da grade de programação. Na próxima semana o prefeito Izaías Régis vai ter uma conversa com o Secretário de Cultura do Estado, Marcelo Canuto (foto), quando então deve receber informações sobre a formatação do Festival de Inverno de julho.

Vamos torcer para que mantenham pelo menos o nível dos últimos anos. (Imagem: leiaja.com).

CÂMARA REJEITA TÍTULO DE COBRADOR DE IMPOSTOS

Entrevistado pelo radialista Geraldo Freire, da Rádio Jornal, o candidato ao Governo do Estado pelo PSB, Paulo Câmara, rejeitou o título de “cobrador de impostos”, atribuído a ele por setores da oposição. O socialista garante que quando exerceu o cargo de Secretário da Fazenda nunca enviou à Assembleia Legislativa um projeto aumentando a carga de tributos no Estado.

Na entrevista o candidato governista insinuou que seu adversário na disputa eleitoral, senador Armando Monteiro, não tem histórico de trabalho na iniciativa privada e “nunca administrou nada no setor público”.

Armando, também entrevistado por Geraldo Freire, disse que seu oponente tem muito potencial para auxiliar uma administração, como fez quando foi Secretário da Fazenda, mas não foi talhado para comandar um Estado da importância de Pernambuco. O senador bate sempre na tecla de que um governador não pode ser imposto, apontado com o dedo seja por quem for.

Paulo Câmara foi escolhido candidato por Eduardo Campos, que preteriu políticos mais conhecidos como Fernando Bezerra Coelho e João Lyra, para indicar o nome do ex-secretário da Fazenda.

O ex-governador tentou repetir o que fez no Recife, quando lançou Geraldo Júlio e derrotou Humberto Costa, um nome muito mais conhecido da população da capital.


Por enquanto Câmara ainda não decolou e está bem atrás de Armando Monteiro nas pesquisas de opinião pública.