Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sábado, 31 de maio de 2014

ZÉ DA LUZ ELOGIA PARQUE EÓLICO EM CAETÉS

Zé da Luz (PHS) parece não guardar nenhum sentimento de mágoa ou rancor em relação ao prefeito Armando Duarte (PTB). Este foi seu aliado durante um tempo, passou a fazer oposição e na última eleição foi o principal responsável pela derrota do grupo do humanista, que teve o filho Sampainho como candidato.
Recentemente, numa entrevista para este blog, o ex-prefeito revelou estar muito feliz com a instalação de um Parque de Energia Eólica em Caetés. “Como engenheiro eu fico satisfeito com esta notícia, pois sei que é a forma mais limpa de energia que existe e vai trazer ganhos para o município”, comentou.
Os políticos deviam se comportar sempre assim. Independente de ser governo ou oposição o que é bom tem de ser reconhecido e aplaudido.

GARANHUNS PARTICIPA DO MISS PERNAMBUCO

Garanhuns terá, este ano, uma representante concorrendo ao título de Miss Pernambuco 2014. Em sua 59ª edição, o concurso reúne 22 candidatas do Estado e acontece no auditório do Enotel Resort, na Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE), cidade do litoral sul pernambucano. A presença da atual Miss Brasil, Jakelyne Oliveira, foi confirmada pela organização.
As misses estão sendo avaliadas desde o início da semana, já tendo passado por ensaios, fotos oficiais, visita a pontos turísticos de Porto de Galinhas, aulas e consultorias de Evandro Hazzy – apresentador de TV, crítico e especialista em beleza. Na disputa, as garotas irão desfilar com três trajes diferentes, sendo o “Melhor Traje Típico”, “Traje de Banho” e o “Traje de Gala”. O evento será gravado e exibido apenas no dia 07 de junho pela TV Tribuna, afiliada Bandeirantes.
Com 21 anos de idade, a garanhuense Samara Rocha é a aposta local. A estudante de Design pesa 62 quilos, tem 1,78m de altura, 83 centímetros de busto, 63cm de cintura e 93cm de quadril. Ela foi escolhida na Seletiva Garanhuns, quando concorreu com outras nove candidatas. Seu traje típico vai homenagear Dominguinhos e o vestido de gala também promete surpreender.
“Ele é um vestido laranja puxando para o coral, tomara que caia, e tem bordados em paetê a partir do busto. A saia é longa, toda em camadas de babados, tem um corte mullet, mostrando a perna. Por ela ter uma tonalidade de pele fria, a gente optou colocar uma cor vibrante para contrastar e destacar a pele dela”, explica a editora de moda da loja Via G, Priscila Lopes.
Para a secretária de Turismo, Gerlane Melo, o objetivo do apoio por parte da Prefeitura de Garanhuns é, também, de resgatar a tradição. “Nosso município não enviava representante desde o ano de 2004, e o nosso último título do Miss Pernambuco foi em 1971. Esperamos ter um bom resultado”, comenta.
Texto: Cloves Teodorico 
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo 

LÍDER QUILOMBOLA ASSUME SECRETARIA EM IATI

O Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), nomeou o remanescente quilombola José Cícero de Lima Nazário, o popular Zé Cicero do Retiro, como secretário de Agricultura do Município.
O novo Secretário é natural de Iati e um dos líderes da comunidade quilombola do Sítio Retiro, composta por mais de 310 famílias, todas remanescentes do Quilombo. “Sou agricultor, mas já atuei como Professor e Agente de Saúde aqui em Iati. Também exerci as funções de secretário do Sindicato Rural e presidi a Associação Comunitária Rural Limpo do Feijão, onde resido”, informou José Cícero.
O titular da pasta de Agricultura planeja driblar as dificuldades financeiras vivenciadas pela Prefeitura e realizar um trabalho destacado. “Estamos arando as terras dos pequenos agricultores ainda de forma tímida, mas buscaremos parcerias para ampliar essa ação. Com o apoio do Prefeito, também estamos procurando vários órgãos para que possam nos ajudar a trazer melhorias para os agricultores de Iati”, enfatiza José Cícero.
O Secretário José Cícero também fez questão de comentar a nomeação de um Quilombola em um cargo de Gestão: “não tenho conhecimento de algum companheiro quilombola à frente de outra secretaria no Estado. A minha nomeação é um reconhecimento do Padre Jorge aos quilombolas de Iati e de todo o Estado”, finalizou o titular da Pasta de Agricultura de Iati.

SALOÁ DIVULGA PROGRAMAÇÃO JUNINA

O prefeito Ricardo Alves (PMBD) definiu esta semana a programação dos Festejos Juninos de Saloá. “Será o maior São João e São Pedro da história”. Destacou o gestor ao lembrar as festividades juninas de 2013: “Se em nosso primeiro ano de gestão já realizamos uma festa tão bonita, imagine este. Com certeza será melhor ainda. Quero tudo como se fosse organizado dentro de sua casa para receber uma visita ilustre” disse aos envolvidos na organização do evento.

O Palhoção da União já está ficando pronto, para receber um público de várias cidades de Pernambuco e outros Estados vizinhos. A organização do evento montou todo um esquema de Segurança, praça de alimentação, banheiros químicos, espaço para o forró pé de serra e apresentações de quadrilhas juninas. Este ano haverá um dia especial para apresentação dos artistas da terra, demonstrando o compromisso do Governo municipal com a cultura local. A programação é perfeita para um encontro de amigos e familiares, e está recheada de artistas locais, regionais e nacionais.

Festa Junina em Saloá – O Palhoção da União

Dia 12 – Mourinha do Forró - Bonde Sertanejo
Dia 20 – O Palco do São João da União será em Iatecá, com Xurú e a Banda Soxoteá
Dia 21 – Corrida da fogueira, apresentações de Quadrilhas Juninas e shows com artistas do Município.
Dia 23 – Eduardo Melo e a Dupla Sertaneja Bruno e Marrone
Dia 28 – Maciel Melo – Brasas do Forró

Texto: Israel Gomes/Geraldo Mouret

LAJEDO GANHA MAIS DOIS SERVIÇOS NA SAÚDE

A prefeitura de Lajedo continua melhorando os serviços de saúde para a população. Desde o ano passado, a saúde pública de Lajedo é tratada com um novo olhar, como prioridade, e atualmente, a saúde de Lajedo é reconhecida como referência no agreste pernambucano, deixando para trás um passado de descaso e de falência.
Nesta sexta-feira (30), mais dois serviços foram inaugurados pelo prefeito Rossine, junto ao vice-prefeito Ramos, secretários e vereadores, além da presença do ex-prefeito do município Lídio Cosme e do ex-prefeito e ex-deputado estadual Adelmo Duarte, o CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) que presta atenção diária a pessoas com transtornos mentais e oferecem atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Outro serviço inaugurado na mesma ocasião foi o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), núcleo, composto por profissionais de diversas especialidades que irão atuar de maneira integrada, apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, além de compartilhar as práticas e saberes em saúde no dia a dia dos profissionais
O CAPS e o NASF estão localizados na Avenida Governador Agamenon Magalhães, em frente a Escola Municipal CAMPEL (Centro de Aprendizagem Municipal Padre Emilio Lins).
(Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

A TAÇA DA COPA ESTÁ EM SÃO PAULO

A taça da Copa chegou, na manhã na quinta-feira, 29 de maio, ao seu último destino. Durante nove meses, o objeto mais cobiçado pelas 32 seleções que vão disputar a competição rodou por 89 países. Agora, em São Paulo, o troféu ficará exposto até o próximo domingo (01), das 9h às 21h, em um shopping próximo da Arena Corinthians, palco da abertura do Mundial.

Para visitar a taça é necessário possuir o ingresso da promoção instituída por um dos patrocinadores da Copa. Pessoas que não tiverem os bilhetes precisarão aguardar a disponibilidade do espaço, dependendo dia/hora.

Representando a seleção campeã mundial em 1970, no México, Rivelino, camisa 10 daquele time, ressaltou a honra de poder erguer a taça mais uma vez. " É um privilégio poder tocar na taça. Em 70, tive o prazer de beijar a Jules Rimet. Ao pegar essa na mão e abraçá-la, lembro daquela conquista. Mas considero a de 70 mais bonita", brincou Rivelino.

Considerado um dos melhores camisas 10 da história, Rivelino enxerga a carência de um jogador com as suas características na atual seleção brasileira. Mesmo assim, ele elogia o esquema proposto pelo técnico Luiz Felipe Scolari.

"Não temos meias, temos meias-atacantes, não aquele à moda antiga, que pensa e toca. O último grande meia para mim foi o Zidane. Hoje, a Espanha tem Xavi e Inista, mas isso está acabando no futebol. Mesmo assim, o Felipão deu uma cara para a seleção, gosto muito dele. Certo ou errado, ele tem a sua convicção. Façamos votos para que o Brasil consiga, como teve na Copa das Confederações, uma ligação com a torcida. Se não tiver isso, me preocupo um pouco como será a reação dela", completou Rivelino. (Fonte: Portal da Copa).

*Faltam 13 dias para começar a Copa do Mundo no Brasil

PORTO SEGURO - Lugares do Brasil I

Porto Seguro e o Marco do Descobrimento

Com uma população de pouco mais de 140 mil habitantes, Porto Seguro fica no extremo sul da Bahia. É um município de importância histórica, quase todo tombado por decreto presidencial desde 1973. É o local da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, quando chegaram à nova terra comandados por Pedro Álvares Cabral. A cidade foi fundada em 1534 e tem crescido muito, nos últimos anos, tendo no turismo uma forte receita para sua economia.

Segundo os sites especializados em turismo, visitar o sítio histórico de Porto Seguro é quase uma obrigação de quem chega à cidade. O passeio pode começar pelo Marco do Descobrimento, de onde se pode ver uma bela paisagem do litoral.

Na cidade histórica pode-se ainda apreciar o casario histórico e igrejas como a Nossa Senhora da Penha, construída em 1535 por Pero do Campo Tourinho, donatário da Capitania. Neste templo da Igreja Católica estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, dentre elas a de São Francisco de Assis, primeira imagem trazida ao Brasil, e a de nossa senhora da Penha, padroeira de Porto Seguro.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O ASSAÍ E OS NOVOS ARES DE GARANHUNS

Garanhuns, por volta das 16h desta sexta-feira. O movimento já não é tão tranquilo quando se sai da cidade pela PE-177, em direção a São João, Angelim e Canhotinho. Ainda na zona urbana, na Avenida Irga, se ergue uma enorme casa comercial que tem o nome de Assaí Atacados. Basta chegar próximo ao Ciretran que o movimento de automóveis, ônibus e caminhões é imenso. Fora dos padrões que estávamos acostumados.

A loja tem estacionamento próprio, de bom tamanho, mas muitos preferem deixar o carro do lado de fora. São veículos por todos os lados e por instantes as pessoas têm a sensação de estar em outra cidade. Talvez Maceió, ou Recife.

O Assaí é grande por fora e parece maior ainda por dentro. Lá parecem caber todas as lojas do Bonanza, o Santos e o Ipiranga. Há uma oferta formidável de mercadorias e muitas delas estão mais em conta na nova loja do que nas outras.

Daí as filas extensas, que cansam os mais velhos e impacientam os jovens.

A impressão que dá é que Garanhuns nunca mais será a mesma. A rodovia que passa pela Ciretran e o novo “mercadão” estará eternamente movimentada, dando à Suíça Pernambucana ares de cidade grande.

De repente você pode chegar a conclusão que está assistindo a mudança,  vê em tempo real o tal de progresso chegando e pode constatar que Garanhuns enfim sai do canto. Não está parada como antes.

Muito antes vieram as novas lojas de eletrodomésticos, lanchonetes moderninhas e bacanas, os restaurantes, faculdades... Em 10 anos quanta coisa mudou e alguns nem perceberam!

Existe a gente descrente, pessimista, cri-cri. Esses acham que a cidade está indo pra trás e se não tiverem cuidado podem ser atropelados pelas transformações.

Ninguém pode deter o progresso, o crescimento da economia, as novas exigências de um povo.

E assim um dia a BR-423 estará duplicada, o Shopping que nunca começa estará concluído, chegarão novos e novos investimentos e Garanhuns terá mesmo ares de capital, pelo menos desta região do Estado.

Nós estamos aqui e estamos enxergando a história se fazendo. E muito mais será visto por filhos e netos, pelas novas gerações.

E quiçá os governantes tenham a sabedoria de fazer Garanhuns crescer sem perder o charme, o jeito de província nos bairros mais afastados; assegurando a tranquilidade, a segurança e qualidade de vida.

Para que todos possam pensar da mesma maneira a respeito da cidade e expressar interna e externamente: “Aqui é bom de se viver!”.

OLHA AÍ A PAULA BARBOSA!

Paula Barbosa, 27 anos, é neta do autor de novelas Benedito Ruy Barbosa. Começou a trabalhar no teatro em 2006 e três anos depois fez sua estreia na TV Globo, na novela Paraíso. Participou também de “Amor Eterno Amor” e atualmente, na mesma emissora, interpreta a Gina de “Meu Pedacinho de Chão”.

É um folhetim com uma linguagem nova, fugindo ao padrão água com açúcar do horário das 18h. Muitos telespectadores não estão gostando, pois não foram preparados para algumas inovações.

Independente do sucesso ou fracasso de “Meu Pedacinho de Chão”, Paulinha brilha com seu rosto bonito, expressivo e seu corpo elegante e atraente.

A atriz acompanha desde menina os sucessos do seu avô na televisão: Pantanal, Os Imigrantes, Renascer, O Rei do Gado, Terra Nostra...

Sua beleza não aparece muito na novela do momento. Toda vestida, cabelos grandes, jeito rústico. Paula Barbosa, porém, ao natural, sem tantos enfeites ou maquiagem é uma delícia de se olhar.

OS MÉDICOS, A BARBÁRIE E OS VALORES HUMANOS

Artigo do médico oncologista garanhuense Eduardo Miranda, exclusivo para o Blog de Roberto Almeida:

Eu sou suspeitíssimo para falar sobre os médicos. Isso porque, há 39 anos ligado à medicina, 28 dos quais como cirurgião oncologista e muitos como professor de Medicina, tenho imensa admiração pelos meus pares.

Entendo que só uma elevada motivação e um desígnio quase divino compelem um jovem a ser médico. Altruísmo, dedicação, senso humanitário, estudo, são a nossa nobre moeda. Lidamos com vidas, dores e sofrimentos, muitas vezes indescritíveis.Somos, por vocação e destino, artífices da cura, e, quando não for possível, de lenitivos de imenso alcance humano.

O mestre Kischner nos ensinou que fazemos milagres todos os dias, silenciosamente. Nos ambulatórios mais remotos, nos recônditos mais extremos do nosso imenso país e do mundo.

No entanto, sofremos. Sofrimento diário e repetido nos ambulatórios desaparelhados, nos hospitais sucateados, ou nos planos de saúde mercantilistas e predatórios .Combatemos o bom combate.

Observamos, com espanto, os males insuportáveis que nos afligem  e aos nossos paciente todos os dias . Vivemos um rosário de misérias e atropelos cotidiano. Testemunhamos, a cada hora, como São Paulo , os mistérios da iniquidade . Convivemos com o menor investimento per-capita em saúde entre todos os países em desenvolvimento , associado a uma gestão caótica  e destrutiva na área da saúde . Eu tenho tios-avós, tios, primos e filho médicos. Consolidamos nossa trajetória profissional ao longo de quatro gerações.

Sinto, com pesar, que o governo do Brasil, inclusive, infelizmente, pela voz da própria presidente Dilma Roussef, trata os médicos brasileiros como desumanos. Desmerece nossas Faculdades com abertura de Escolas Médicas como linha de produção, apequenando a Grande Ciência Médica e suas tradições. Pretende, com medidas imediatistas, oportunistas e eleitoreiras contaminar uma profissão tão nobre.

Para culminar essa tragédia, perdemos, de maneira violenta, incompreensível e desumana , uma figura  de relevo na Medicina de Pernambuco, o Dr. Artur Azevedo.

Jovem e promissor Cirurgião Torácico, qualificado, competente, disponível e amigo. Dedicado aos seus pacientes. Esposo e jovem pai. Nós, médicos, choramos a sua perda, inconsoláveis. A sociedade, os pacientes, o povo estão mais pobres hoje. Todos exigem, clamam, dos governos e da própria sociedade, que protejam todos os seus filhos, pessoas humanas singularíssimas e valiosas , da barbárie  que nos toma.

O Dr. Artur Azevedo, do elevado lugar no céu onde está, que nos proteja. Ele e seus ideais continuam vivos em todos nós. (Na foto do NE 10 o jovem médico com a família).

COHAB II TEM 2º ARRASTÃO MARIANO

Neste sábado, dia 31, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus está realizando o II Arrastão Mariano, com saída do Loteamento Manoel Camelo, às 16h, até a Igreja da Cohab II. Participação de trio elétrico com a Banda Sementes de Deus. O movimento religioso tem o apoio da Prefeitura de Garanhuns, Câmara de Vereadores do Município, Supermercado Santos Colégio Santa Joana D´Arc, São Cristóvão Transportes e outras empresas da cidade.


À frente do Arrastão Mariano está o padre Roberto Júnior, líder católico do Conjunto Francisco Figueira e loteamentos próximos. 

MISSA ENCERRA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO SANTA JOANA D´ARC

O Colégio Santa Joana D´Arc encerrou a programação de aniversário com uma belíssima missa envolvendo os alunos, professores, diretores, familiares dos estudantes e toda a comunidade do Conjunto Francisco Figueira e loteamentos em volta.

O Santa Joana prioriza a formação cristã e desenvolve projetos educacionais formando para Deus e para a vida. Na missa pelo aniversário, os alunos juntamente e os professores foram responsáveis pela leitura, homenagens especiais, ofertório, coral, juntamente com o pároco da comunidade Roberto Júnior.
       
São 29 anos de muita dedicação, luta, compromisso e crescimento na educação de Garanhuns e região.
       
A diretora do colégio professora Maria Almeida agradeceu a toda a comunidade e falou da imensa gratidão que tem por todos.

Maria Almeida também agradeceu aos pais de alunos, e toda a comunidade, funcionários, imprensa falada e escrita e as instâncias religiosas pela confiança no trabalho desenvolvido divulgando tão bem a marca educacional do Colégio.

SANTA JOANA – Hoje, 30 de maio, é o Dia de Santa Joana D’Arc. Ela nasceu na França, no ano de 1412, num lugarejo chamado Domrémy.

Joana, quando era criança, divertia-se normalmente, brincava, mas tinha responsabilidade sobre outros afazeres: tomava conta do rebanho de carneiros, costurava e cuidava dos serviços domésticos. A religiosidade era outra característica presente na vida de Joana D’Arc, tanto é que, aos 12 anos de idade, conta-se que a menina afirmou ter ouvido vozes vindas do céu que lhe diziam para salvar a França e coroar o rei.

Um dia, , Joana escreveu ao rei uma carta, pedindo conselhos, e o rei aceitou recebê-la (os motivos da concordância do rei são desconhecidos). Dessa maneira, Joana D’Arc partiu para a corte no dia 13 de fevereiro de 1429 e chegou ao Castelo de Chinon, residência do rei Carlos VII (filho de Carlos VI. É interessante ressaltar que a Inglaterra não reconhecia a legitimidade do governo de Carlos VII), no dia 23 de fevereiro. As primeiras palavras de Joana para o rei foram em relação à visão que havia tido.

Entretanto, o rei somente acreditou em Joana quando ela falou sobre os vários pedidos que ele fizera a Deus, enquanto rezava solitário na Igreja. Após ser testada também por teólogos, Joana D’Arc recebeu do rei uma espada, um estandarte e o comando geral dos exércitos franceses.

Joana queria atacar a região de Orleans sob o comando dos ingleses, por isso enviou um aviso a eles: “A vós, ingleses, que não tendes nenhum direito neste Reino de França, o Rei dos Céus vos ordena, e manda, por mim, Joana, a Donzela, que deixeis vossas fortalezas e retorneis para vosso país, caso contrário farei grande barulho”.

O então Papa Bento XVI registrou que Santa Joana D'Arc viveu num período conturbado da história da Igreja e da França: ela nasceu em 1412, quando existia um Papa e dois anti-papa. Junto com este cisma na Igreja, aconteciam contínuas guerras entre as nações cristãs da Europa. A mais dramática delas foi a "Guerra dos Cem Anos", entre França e Inglaterra. (Com informações do Blog do Colégio Santa Joana).

NEIDE REINO SOMA ADESÕES EM CAPOEIRAS

Neide e Juju com Zé de Lero e família

A socialista Neide Reino venceu a eleição em Capoeiras, em 2012, por uma diferença de apenas 207 votos, ou 0,82% do total dos votos apurados. Além de vencer nas urnas teve de enfrentar uma verdadeira batalha jurídica, uma vez que sua candidatura foi impugnada pelo juiz da comarca, a pedido do representante do Ministério Público.

Mas a então candidata reverteu a decisão no TRE e no TSE, e agora em junho vai completar 1 ano e seis meses que está no poder.

Possivelmente de olho no futuro, para não passar sufoco novamente, a prefeita desde que assumiu vem cooptando setores da oposição, hoje dividida entre os grupos de Dudu, Batata, Raildo Santino e Edgar Rodrigues.

Na prefeitura, Neide já conseguiu a adesão do vereador Afreu Rodrigues, do primeiro suplente de vereador Ivanildo Nogueira, do ex-diretor de Obras na gestão de Dudu, Severino Alagoano e esta semana oficializou o apoio do ex-vice-prefeito José Carneiro Sobrinho (Zé de Lero) com toda família, incluindo possivelmente o ex-vereador Edson Carneiro.


O acordo foi firmado na casa do ex-vice-prefeito, num almoço preparado para Neide Reino e o atual vice-prefeito Juju. O ex-prefeito Nenen também estava presente.

Foram tiradas fotografias em clima festivo e os reforços conquistados pela atual governante capoeirense já se engajam à socialista na campanha deste ano.

Zé de Lero foi vice de Nenen nos dois mandatos, em 2008 rompeu e apoiou Dudu e na eleição de 2012 ficou com Carlos Batata. Agora, retorna ao grupo em que militou durante oito anos.

Um dos principais articuladores dessas adesões é o Secretário do Governo, Gildo Marques, o Gildinho, que justifica a mudança de posição dos oposicionistas com o argumento de que o trabalho realizado pela prefeita está convencendo muitos a vir para o seu lado.

Em Capoeiras, em 2016, caso o PSB vença a eleição estadual,  Neide Reino poderá ter uma reeleição tranquila. Caso contrário, se Armando Monteiro for o governador e Romário Dias se eleja deputado, o ex-prefeito Dudu ficará muito forte e poderá ser candidato novamente. (Foto cedida por Raimundo Lourenço).

OS SIMPSONS FALAM DA COPA DO MUNDO NO BRASIL

Estádios atrasados, possível superfaturamento nas obras, falta de organização e segurança colocada à prova em vários momentos. A Copa do Mundo no Brasil é, desde de 2007, quando foi anunciada como sede da competição, um misto de euforia e dúvida. A menos de 15 dias para o início da competição, alguns estádios ainda não estão totalmente concluído e as obras de mobilidade seguem para uma finalização pós-Copa, deixando um mistério sobre o famoso “legado”, tão exaltado durante os últimos anos.

Mesmo assim, a Copa do Mundo começa a ganhar corpo fora do Brasil. Se nas obras a competição não vai bem, a situação em ações de marketing para promover o evento tem se tornado cada vez mais frequentes. No final de abril foi lançado em São Paulo o novo álbum de figurinhas do Mundial deste ano. A parceria entre a Fifa e a Panini, empresa responsável pelo produto, promete levar o álbum a 120 países espalhados pelo planeta. 

Junto com o lançamento do álbum, acontece lançamento do jogo oficial da Copa do Mundo, produzido pela EA Sports. O game traz as trinta e duas seleções, com jogadores, técnicos e o mais importante: todas as 12 arenas que estarão na competição foram retratadas de maneira fiel, seguindo o estilo arquitetônico de cada um dos empreendimentos.

Por fim, foi divulgado um episódio do consagrado seriado norte-americano, “Os Simpsons”, com uma partida de futebol sendo realizada na Arena Corinthians, palco da abertura da Copa, no dia 12 de junho, com o duelo entre Brasil e Croácia.

Um álbum, o jogo oficial da competição e o episódio de um seriado são ações mínimas, mas que podem levar a Copa do Mundo no Brasil a um outro patamar, principalmente no exterior. As três medidas representam um cenário diferente do que se tem visto até o momento, onde exaltar e promover a competição aqui são momentos raros na mídia. (Rodrigo Prada e Guilherme Henrique, de São Paulo para o Portal da Copa). 

*Incluindo o dia de hoje e o da estreia, faltam 14 dias para a Copa do Mundo no Brasil.

PROCURADORA NOELIA BRITO CHAMA O PSB DE PARTIDO DE BANDIDOS E PSICOPATAS

Noelia Brito, procuradora da Prefeitura do Recife, vem sofrendo ameaças a sua integridade física e de sua família. Ela já comunicou o fato à Polícia Civil de Pernambuco e à Polícia Federal, tendo informado seu gesto à população do Estado através do seu blog e da página que mantém no Facebook.

Apesar das intimidações, Noelia segue firme e se transformou na mais implacável crítica do PSB em Pernambuco. Em recente artigo postado no face, a Procuradora escreveu com todas as letras que o Partido do ex-governador Eduardo Campos e do prefeito Geraldo Júlio é formado por bandidos e psicopatas, "gente sem o menor compromisso ético e que só sabe perseguir".

Leiam o depoimento explosivo da Procuradora da capital pernambucana:

Eu vou ser bem sincera com vocês. Eu entrei na Prefeitura do Recife há quase 18 anos. VI muitos governos de vários partidos e de todo tipo de coloração ideológica. Vi governo de Jarbas Vasconcelos, Roberto Magalhães, João Paulo, João da Costa. Evidentemente que vi muitas coisas que me desagradaram e que até me levaram a fazer denúncias ao Ministério Público, a me indispor com colegas que eram aliados dessas gestões, a sofrer algum nível de perseguição por parte desses colegas procuradores que tinham o intuito de agradar a gestão do momento, mas eu nunca sequer imaginei que pudesse existir algo tão imundo como uma gestão do PSB. Aquilo ali já é coisa de gangster. Eu fico imaginando o que é que as pessoas penaram durante os mais de 7 anos que essa corja maligna esteve perseguindo e destruindo vidas dentro do governo do Estado de Pernambuco. São verdadeiros psicopatas. Estou lutando com todas as minhas armas e com todos os meus talentos contra esses mensageiros do mal dentro da Prefeitura do Recife e para que saiam do Governo de Pernambuco e em hipótese nenhuma conquistem o governo do Brasil, pois são demoníacos. O mau caratismo ali é o lema. Não têm o menor compromisso com o mínimo ético que seja, só pensam em dinheiro e poder e para isso destroem até as próprias mães se for preciso. Podem acreditar em mim. Estou escandalizada com a inexistência de qualquer conteúdo moral nessa gestão do PSB na Prefeitura do Recife que é capaz de forjar inquéritos para destruir a reputação e demitir pessoas honradas só para tirá-las de seus caminhos criminosos. Mas esses gangsters e seus serviçais estão devidamente "monitorados" e "perfilados". Já sei todos os laços espúrios que os ligam e os próximos anos serão infernais para a tropinha. Garanto que pedirão muito a Satanás, o líder deles, para que os leve para o inferno logo, antes que o único mandato que terão que é este, acabe, pois não duvidem se eles se acabarem antes que o mandato...

*Gangster – O termo passou a ser usado, principalmente nos Estados Unidos, para se referir ao integrante de uma quadrilha ou máfia. Enfim, o gangster era ou é um criminoso,  um bandido perigoso.

BARBOSA VAI DEIXAR O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Numa conversa com a presidenta Dilma Roussef, nesta quinta-feira (29) o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse que no período eleitoral pretende estar fora do Brasil. Com essa revelação, praticamente o ministro dá um fim as especulações de que poderá ser candidato a algum cargo político em 2014.

Barbosa anunciou esta semana que irá se aposentar do STF e com sua saída quem irá assumir a presidência será o ministro Ricardo Lewandowski. Um novo nome deverá ser indicado pela presidenta Dilma Roussef para substituir o ministro e atual dirigente do Supremo.

Joaquim Barbosa foi o primeiro ministro negro do STF, indicado pelo ex-presidente Lula. Foi um juiz implacável dos mensaleiros, na ação penal 470, que levou à cadeia nomes conhecidos no Brasil e em Pernambuco, como José Dirceu, José Genoíno, Marcos Valério, Pedro Correia e Roberto Jefferson.

Por conta de sua postura, o presidente do Supremo Tribunal Federal conquistou à opinião pública brasileira e passou a ser visto por muitos como um herói. Sem nunca ter explicitado desejo de entrar na política apareceu numa pesquisa do Datafolha com 14% das intenções de voto para presidente da República.

Mas o “Batman” de determinados setores da sociedade brasileira também foi alvo de muitas críticas. Ele é acusado por jornalistas, advogados e políticos de ser autoritário e de ter muitas vezes passado por cima da Lei. Vai deixar o Supremo com muitas arestas entre os colegas da Casa e “bombardeado” por associações ligadas ao meio jurídico do país. 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

PRESIDENTE DO GRUPO ASSAÍ RECONHECE EMPENHO DE IZAÍAS PARA INSTALAÇÃO DA LOJA EM GARANHUNS

Teve forte repercussão nos blogs de Garanhuns e de outras cidades, nas rádios e Redes Sociais, o pronunciamento do presidente do Grupo Assaí Atacadista, Belmiro Gomes, que rasgou o verbo para elogiar o prefeito Izaías Régis.

Segundo o empresário, o Grupo Pão de Açúcar construiu o ano passado 176 mil metros quadrados nos diversos empreendimentos pelo país, marcando presença em oito Estados brasileiros. “Este ano é a nossa terceira inauguração e iremos à quarta. E nem de perto, em nenhum outro município a gente teve um pedaço do apoio, da insistência, da persistência para trazer o investimento como Izaías teve com a gente”, discursou Belmiro Gomes.

O prefeito Izaías Régis confessa ter ficado emocionado com o depoimento do presidente do Assaí Atacadista e também com as manifestações da população da cidade, quando esteve presente na inauguração da loja, hoje cedo. “É uma obra da iniciativa privada, mas fizemos nossa parte dando todo apoio para a instalação desta loja em Garanhuns. São 370 empregos diretos e mais uma opção de compra para o consumidor da cidade e de outros municípios do Agreste”, comemorou o gestor.

O depoimento de Belmiro Gomes agradou tanto a Izaías que ele fez questão de postar um vídeo no Facebook com o discurso. Quem quiser assistir é só acessar a página https://www.facebook.com/photo.php?v=654925577919953&set=vb.100002075512311&type=2&theater

DOM HÉLDER, PADRE CÍCERO E FREI DAMIÃO

Dom Hélder Câmara, Padre Cícero Romão e Frei Damião de Bozzano foram três das maiores figuras da Igreja Católica no Brasil, no Século XX.

O primeiro quando novo foi integralista (movimento conservador liderado por Plínio Salgado), mas depois, principalmente quando assumiu a arquidiocese de Recife e Olinda se alinhou ao setor progressista da Igreja, tendo combatido com muita coragem a ditadura militar instalada no país em 1964.

Foi taxado de comunista e o governo proibiu a simples menção do seu nome em qualquer veículo de comunicação.

Padre Cícero foi perseguido pela cúpula da Igreja Católica e santificado pelo povo. Foi político em Juazeiro do Norte, no Ceará, e ainda hoje, tantos anos depois de sua morte,  atrai milhares de romeiros à cidade.

Frei Damião nasceu na Itália e veio para o Brasil nos anos 30. Assim que chegou ao país começou a pregar as santas missões, tendo percorrido praticamente todas as cidades do Nordeste diversas vezes.

ENCONTRO - No livro “Além das Ideias”, do jornalista Félix Filho há o registro de que Dom Hélder teve um encontro com Padre Cícero, quando tinha 18 anos de idade. O sacerdote cearense estava com 83 anos.

Dom Hélder foi vender uma assinatura do jornal O Nordeste, que costumava atacar o padre do Juazeiro. O seminarista ficou surpreso porque não foi hostilizado e conseguiu com que o velho sacerdote assinasse o periódico.

- Você viu o que fiz? – perguntou Pe. Cícero e prosseguiu: “Este jornal tem me atacado constantemente e nunca me concedeu o sagrado direito da defesa. Mas agora estou fazendo propaganda dele, sem sequer ler o que você escreveu. Isto para que você aprenda que no coração de um cristão, e muito mais ainda de um padre, não pode caber nenhuma gota de ódio”.

DOM HÉLDER E FREI DAMIÃO – Dom Hélder era um expoente da linha progressista da Igreja. Frei Damião estava mais para conservador. Na década de 60, com a divisão dos católicos em duas correntes diferentes, religiosos tiveram a iniciativa de promover um encontro entre o arcebispo de Olinda e Recife e o frade capuchinho. A ideia é que se os dois se entendessem ajudariam a unir os líderes católicos numa instância maior.

Segundo  o jornalista Félix Filho, que também foi padre, um dia o encontro aconteceu e foi surpreendente. Dom Hélder, emocionado e sem pronunciar qualquer palavra, ajoelhou-se reverentemente e beijou os pés de Frei Damião. Depois trocaram um fraterno abraço.

Os religiosos presentes, que testemunharam a cena histórica, não conseguiram conter as lágrimas.

ROMÁRIO DIAS E RICARDO TEOBALDO PRESTIGIAM 6ª FESTA DE FREI DAMIÃO EM CAPOEIRAS

O ex-prefeito de Capoeiras, Luiz Claudino, popularmente conhecido como Dudu, confirma a presença de Romário Dias e Ricardo Teobaldo, no próximo domingo, na 6ª edição da Festa de Frei Damião, que será realizada na cidade, à frente o Monsenhor Geraldo Batista.

O blog publicou esta semana uma matéria com toda a programação da Festa de Frei Damião.

ROMÁRIO E RICARDO - Romário Dias, que esteve em Capoeiras na Festa de São José e volta neste novo evento religioso, foi vereador do Recife, deputado estadual por cinco vezes e presidente da Assembleia Legislativa em três oportunidades. Foi também gerente do INCRA, chefe de Gabinete do Ministério do Interior e Secretário de Governo em Pernambuco. Foi Conselheiro do Tribunal de Contas e este ano tenta voltar ao Legislativo Estadual.

Prefeito de Limoeiro duas vezes, Ricardo Teobaldo é muito querido em sua cidade e nos municípios próximos. Disputa um mandato de deputado federal pela primeira vez fazendo dobradinha com Romário Dias em vários municípios do Agreste Meridional.

Os dois políticos são filiados ao PTB e apoiam Dilma como candidata a presidente,  Armando Monteiro para o Governo do Estado e o deputado João Paulo para o Senado. (Na foto aparecem o dirigente petebista José Humberto, o senador Armando Monteiro, ex-prefeito Dudu, Romário Dias e Ricardo Teobaldo).

ASSAÍ ATACADISTA É UMA CONQUISTA DE IZAÍAS

O meu compadre blogueiro Ronaldo César tem sido muitas vezes crítico em relação ao prefeito Izaías Régis, mas hoje ele publicou um texto em que reconhece o empenho do gestor para trazer o Grupo Pão de Açúcar/Assaí para Garanhuns.

Segue a matéria de Ronaldo:

O título desta postagem saiu do discurso de inauguração do presidente do Grupo Assaí que integra a Rede Pão de Açúcar, Belmiro Gomes, nesta quarta-feira, 28, repetida na manhã desta quinta, quando o Assaí abriu as portas em Garanhuns.

"Em outros municípios encontramos dificuldades, e em Garanhuns, o prefeito Izaías, agiu decididamente para que pudéssemos inaugurar esta loja" - Falou o presidente do Assaí Atacadista.

Não é de hoje que o Assaí namorava Garanhuns, mas a forma agressiva pela conquista do empreendimento deve ser creditada ao prefeito, que tratava do assunto cotidianamente, intercedendo até nas negociações para agilizar o investimento em nossa cidade.

Se o próprio presidente do Assaí afirma isto, não há como negar. 

SILVINO DISTRIBUI NOTA SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2014

O ex-prefeito Silvino Duarte acaba de divulgar uma nota esclarecendo que jamais pleiteou ser candidato a algum cargo em 2014. Ao mesmo tempo reitera o compromisso com a candidatura do senador Armando Monteiro ao Governo e com a gestão do prefeito Izaías Régis.

Tanto Silvino quanto sua esposa, a ex-deputada Aurora Cristina, se colocam à disposição do PTB para desempenhar a missão que lhe for confiada.

A nota, na íntegra:

O ex-prefeito de Garanhuns, Silvino de Andrade Duarte, e a ex-deputada estadual, Aurora Cristina Rolim de Andrade, esclarecem à população de Garanhuns e do Agreste Meridional que jamais pleitearam uma candidatura nas eleições de 2014.

Por acreditarem que o projeto liderado pelo Senador Armando Monteiro representa o melhor não apenas para Garanhuns, mas também para o Agreste Meridional, Silvino e Aurora se filiaram ao Partido Trabalhista Brasileiro - PTB. 

E, exatamente por esse motivo, Silvino resolveu abrir mão de sua candidatura nas eleições municipais de 2012, quando passou a apoiar a candidatura do Prefeito Izaías Régis.

Assim, Silvino e Aurora permanecem à disposição do PTB, para desempenhar a missão que lhes seja confiada na campanha do Senador Armando Monteiro nas eleições de 2014.

TSE PODE MUDAR TUDO DE NOVO EM SÃO JOÃO

Poderemos ainda antes das eleições de outubro ter alguma novidade com relação ao município de São João. No último dia 27, em Brasília, o vice-procurador geral eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão, comunicou o desprovimento ao agravo dos advogados do prefeito Genaldi Zumba. Isso significa que o TSE tende a manter a decisão do TRE de Pernambuco que cassou o mandato do gestor. O relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral é o ministro Dias Toffoli, que deu parecer favorável as teses da oposição.

O vereador Jamesson Guilherme e o advogado Nélson Barbosa já estão se preparando para comemorar.

Em São João a eleição de 2012 ainda não acabou.

ASSAÍ INAUGURA HOJE E DEVE DAR CASA CHEIA

Se no dia da inauguração das Casas Bahia foi uma loucura no comércio de Garanhuns, imagine hoje, quando o Assaí Atacadista abre as portas ao público, a partir das 9h.  Ainda mais que a loja, com mais de 6 mil itens para o consumidor, está fazendo nesta quinta-feira uma promoção de arrasar: o quilo de qualquer fruta ou verdura custará apenas 1 real.

Apesar da distância (O Assaí fica perto do CAIC, no Indiano), deve lotar com gente de toda região fazendo a feira e a festa. (Foto:Blog V&C Garanhuns).

PREFEITURA CONCLUI NOVAS OBRAS EM IATI

Creche Municipal
Escola no Povoado Quati

A Prefeitura de Iati vem trabalhando na conclusão das obras de construção de uma Creche na sede do Município e de uma Escola no povoado Quati.

As obras, cujos recursos dos Convênios estavam travados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, foram retomadas graças a articulação do atual Governo Municipal, que conseguiu sanar as pendências deixadas pela gestão passada e já vislumbra a conclusão e entrega das obras a população do Município.   
   
“São duas grandes obras e importantes ações que estão sendo concluídas graças ao trabalho realizado junto aos Ministérios do Governo Federal. Tanto a escola do Quati, quanto a Creche Municipal trarão uma melhor qualidade de vida para a nossa população. Acreditamos que em breve estas ações já estarão a serviço da comunidade iatiense”, comunica o Prefeito Padre Jorge.

POSTOS DE SAÚDE NA BELA VISTA E NO QUATI – E a Prefeitura de Iati também trabalha nas obras de reforma e ampliação do Posto de Saúde do povoado Quati e vem concluindo as ações de construção da Unidade de Saúde do bairro Bela Vista.

O acanhado Posto de Saúde do Quati, que já não oferece condições apropriadas para o atendimento, vem dando lugar a uma Unidade Moderna, dotada com todos os espaços próprios de um órgão do Programa Saúde da Família.

Já os moradores da Bela Vista passarão a contar em breve com um amplo posto de saúde, dotado de salas climatizadas e setores bem definidos. “Estamos mudando a realidade em Iati. Equacionamos o problema da falta d´água, estamos organizando a Prefeitura e em breve estaremos começando novas obras. Essa é a mudança que já pode ser sentida por nossa população”, finalizou o Padre Jorge.  

MORADORES DE ARCOVERDE FAZEM PROTESTO

Do jornalista Muriê Moraes, de Arcoverde:

Representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, integrantes da Diretoria de Esportes do município e de outras entidades realizam nesta quinta-feira (29), às 15 horas, ato em defesa do Centro de Educação Física (CEF), que fica localizado no bairro São Cristóvão.

Abandonado há mais de 20 anos, tendo inclusive recentemente desabado parte do telhado (na área onde idosos fazem atividades), em virtude das últimas chuvas, o Centro vem servindo para encontro de usuários de drogas e até de "motel" em suas precárias dependências. Sem falar da situação dos moradores que moram no entorno do CEF e que tem de conviver, diariamente, com a ação dos marginais que vivem rondando o prédio.

O ato terá o nome de "Abraço Solidário" - Resgate do Centro de Educação Física e acontecerá no pátio do CEF. Na ocasião, será elaborada uma pauta de reivindicações a ser entregue a Secretaria de Esportes do Estado. Os organizadores querem chamar a atenção da Secretaria de Esportes do Estado para situação caótica do CEF.

A AUSTRÁLIA NA COPA DO MUNDO DO BRASIL

A Copa do Mundo de 2014 será disputada por 32 seleções. Isso significa que o Brasil receberá 31 delegações de países da Europa, América do Sul, Ásia, África, além dos Estados Unidos e Oceania.

Nesta quarta-feira, dia 28, chegou ao país a primeira seleção estrangeira: A Austrália desembarcou em Curitiba e ficará inicialmente naquela capital.

Sem muita tradição no futebol, os australianos não devem avançar muito no mundial. Eles estão no grupo B da competição, juntamente com a Espanha, Holanda e Chile. Estréiam contra este último, no dia 13 de junho, em Cuiabá.

ALGUNS DADOS  - A Austrália é um país localizado na Oceania. O país é habitado sobretudo por europeus e um minoria asiática.  Mais de 70% são cristãos. A língua falada é o inglês, o IDH é altíssimo e o índice de analfabetismo é de apenas 1%.

A capital australiana é Camberra, uma cidade bonita, cheia de ícones culturais, mas com uma população relativamente pequena quando comparada às grandes cidades do mundo: São 345 mil habitantes.

Sidney é a cidade da Austrália mais populosa, somando mais de 4 milhões de habitantes. É importante centro turístico e ostenta muitas belezas e padrão de primeiro mundo.

*Faltam 15 dias para começar a Copa do Mundo no Brasil.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PODE COMPLICAR SAÚDE NOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

Uma recomendação do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual já está dando dor de cabeça nos secretários de saúde e nos prefeitos de Pernambuco. É que o órgão de defesa da ordem jurídica e da cidadania fez uma recomendação aos municípios para que instalem o ponto eletrônico no trabalho de médicos e dentistas.

Resultado: Tem município que procurou atender a recomendação, como foi o caso de Jucati e logo de saída perdeu três médicos.

A medida preocupa igualmente cidades de porte médio, como Garanhuns e municípios menores, como Jucati, Jupi, Capoeiras e Caetés.

A recomendação do Ministério Público é bem intencionada e certamente pretende moralizar o trabalho dos profissionais de saúde. Mas na prática poderemos ter um colapso do sistema, que como todos sabem já funciona precariamente.

Se não houver uma flexibilização dessa medida poderemos ter um afastamento massivo de médicos e dentistas em todas as cidades, provocando o caos.

Na verdade não se pode querer aferir o trabalho de um profissional de saúde pelo cartão de ponto. Um bom médico pode salvar 10 vidas em cinco minutos e pode bater o ponto, passar oito horas no consultório ou num hospital sem produzir absolutamente nada.

Recomendação similar a essa feita aos municípios pernambucanos foi adotada na região de Campinas, em São Paulo, com o prazo de 180 dias para ser cumprida.

Aqui a exigência é maior: O ponto eletrônico deve ser instituído em 30 dias, conforme o Ministério Público Federal. Provavelmente não vai dar nem para fazer a licitação da compra de equipamentos em tempo hábil.

PRISCILA KRAUSE

Priscila Krause, vereadora do Recife e filha do ex-governador e ex-ministro Gustavo Krause, participa regularmente do programa Falando com o Agreste, na Rádio Marano FM fazendo comentários sobre a política estadual e nacional. Ela revela muita desenvoltura e competência ao opinar sobre diversos assuntos, como fez hoje ao discutir os problemas da segurança pública em Pernambuco e no Brasil.

A vereadora alertou para o perigo do nosso País se tornar o mais violento do mundo, mas ponderou que a alteração desse quadro assustador é possível, desde que Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais trabalhem juntos uma série de ações objetivando reduzir a criminalidade.

Lembrou os bons exemplos de Nova Iorque e Medellín (Colômbia), que tiveram problemas sérios de violência e conseguiram resolver graças a projetos bem elaborados pelos governantes.

Inteligente, Priscila deixou claro que o trabalho a ser feito no Brasil depende de investimentos na educação, numa mudança da cultura da população e no trabalho ostensivo da polícia, que inclui o combate às drogas e até a repressão.

Priscila Krause é candidata a deputada estadual e com seus comentários na Marano espera faturar uns votinhos em Garanhuns.

Filiada ao DEM, a vereadora não concordou com a decisão do seu partido de apoiar a candidatura de Paulo Câmara (PSB) e deve votar no senador Armando Monteiro para o Governo do Estado. Priscila é casada com o garanhuense Jorge Branco, filho do Dr. José Tinoco.