Natal de Garanhuns

Natal de Garanhuns
A Magia do Natal

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

GARANHUNS VAI DE BLUES E JAZZ

Começa neste sábado, dia 1º de março,  o Garanhuns Jazz Festival 2014.

Em sua sétima edição, o evento traz inovações no que se trata da infraestrutura dos polos de animação. A Praça Cultural Mestre Dominguinhos continua abrigando os shows noturnos; as oficinas de instrumentos musicais e as apresentações vespertinas serão realizadas no Parque Ruber van der Linden – conhecido como Pau Pombo. O Festival segue até o dia quatro de março e promete movimentar a economia da cidade.

Estão sendo instalados 22 banheiros químicos, sendo dois deles especiais. Para atender a demanda de público, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos passa a ter uma coberta a mais e o número de cadeiras dobrou sua quantidade, passando de 200 para 400 assentos. Já no Pau Pombo, além de uma estrutura maior de palco, o parque receberá uma feira de artesanato e um chalé que deverá concentrar as inscrições para participação nas oficinas.
A expectativa, nos meios de hospedagem, é de uma ocupação de 90%. “Realizamos uma pesquisa, em parceria com a Empetur, no ano passado, e verificamos que a maioria dos nossos visitantes indicariam o Garanhuns Jazz Festival para outras pessoas ou que voltariam para cá. Então esperamos superar a expectativa, novamente”, comenta a secretária de Turismo, Gerlane Melo.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) vai trabalhar em esquema especial de plantão. Serão seis motos e quatro viaturas, com 35 homens e seis orientadores de trânsito. As polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros também estarão com efetivos atuando no evento. “O público que for participar poderá se divertir com a família e os amigos. Estamos com um reforço na segurança, temos o apoio dos outros órgãos de segurança pública. Atuaremos no intuito de promover, mais uma vez, tranquilidade”, destaca a presidente da AMTT, Ana Maria Campelo Rossini.  (Cloves Teodorico, Secom).

CARNAVAL DAS ETNIAS

Teve inicio na noite de ontem o Carnaval das Etnias de Águas Belas. O Tradicional Bloco das Virgens, puxado pelo Trio Elétrico e banda Bicho do Mato arrastou uma verdadeira multidão estimada em 5 mil pessoas, marcando a abertura das festividades carnavalescas no Município. “Abrimos a nossa festa em grande estilo, com a população de Águas Belas saindo às ruas para brincar com harmonia e segurança o nosso carnaval”, registrou o Prefeito Genivaldo Menezes Delgado (PT), que ao lado de membros da sua equipe, prestigiou a festividade.

NICOLE MINIMIZA IMPORTÂNCIA DO SEXO

Assistente de palco do programa “Pânico”, na Bandeirantes, Nicole Bahis é considerada como um verdadeiro símbolo sexual.

A morenaça, no entanto, se revela até conservadora ao falar de relacionamentos. Ela revelou numa entrevista que gosta do tradicional, sem invencionices. Deve estar se referindo ao famoso “papai e mamãe”.

Na Revista Quem, Nicole minimizou a importância do sexo. Disse que transar não é tão importante assim e representa apenas 20% de um relacionamento. Será que a moça não tá fazendo charminho ou tirando um sarro da cara da gente?

Nicole Bahis este ano resolveu passar o carnaval em Salvador.

JORNALISTA REVELA DADOS DE PESQUISA DO PSB

Da jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna de hoje, na Folha de São Paulo:

As pesquisas qualitativas encomendadas pelo PSB revelam as qualidades que mesmo a parte do eleitorado que não conhece direito Eduardo Campos (PSB-PE) enxerga nele como possível presidenciável. Entre outras, ser jovem, ter energia e disposição. Alguns eleitores ouvidos, no entanto, apontaram o que seria um "defeito": o governador pernambucano "lembra o Collor". O ex-presidente Fernando Collor de Mello, então jovem governador de Alagoas, venceu a eleição de 1989.

Os analistas da pesquisa, no entanto, consideram que a referência a Collor é "residual". Outros acreditam que é até positiva: o ex-presidente, em 1989, teve votação consagradora em São Paulo.

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE SALOÁ PARTICIPA DE REUNIÃO EM GARANHUNS

O secretário de Agricultura de Saloá, Carlos Alberto Godoy (Nêgo Godoi), participou ontem, em Garanhuns, da reunião promovida pelo Território do Desenvolvimento do Agreste Meridional, que discute o PROINF – Programa de apoio a Projetos de infraestrutura e Serviços para a Agricultura Familiar. A reunião contou com a presença do Secretário de Agricultura do Estado, Aldo Santos e vários gerentes do Prorural e IPA, além de representantes dos diversos municípios que compõem o Território.

O Proinf é uma ação orçamentária de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário (/MDA) e tem por finalidade financiar projetos estratégicos para o desenvolvimento dos municípios, definidos no Plano Territorial.

A ação apoia, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), iniciativas de municípios, Consórcios Públicos, Estados e União, na forma de investimentos destinados a agricultores familiares. Saloá faz parte do Território de Desenvolvimento do Agreste Meridional, que se reúne mensalmente para tratar de diversos projetos.

O secretário de Saloá aproveitou o momento para conhecer o funcionamento do ProInf. Segundo Nêgo Godoi, o município vem sendo bem representando nas reuniões do Território da Cidadania. “Contamos com a participação de representantes do nosso Conselho de Desenvolvimento Rural, em todas as reuniões do Território. Certamente muitos projetos que são discutidos por este colegiado são repassados para as associações de Saloá”. Destacou o secretário.

AULÃO ARRECADA MAIS DE 100 KG DE ALIMENTOS

O "Aulão Zumba de Carnaval", promovido esta semana, na boate Coluna Café reuniu mais de 100 pessoas e arrecadou mais de 100 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para quatro instituições que desenvolvem trabalhos beneficentes na cidade de Garanhuns. 

De acordo com a personal trainer e educadora física Leid Rodrigues, organizadora do evento, a quantidade de pessoas que participaram da ação superou as expectativas. "A nossa intenção era proporcionar um momento de bem-estar para os participantes, juntamente com a oportunidade de ajudar instituições sem fins lucrativos. Confesso que me surpreendi com a adesão do público garanhuense", explicou.

Nesta ocasião, as instituições "Comunidade Católica Chama de Amor”, “Ordem Demolay Capítulo Garanhuns", “Centro Espírita Chico Xavier” e o "Abrigo São Vicente de Paula" foram as escolhidas para receber as doações dos donativos recolhidos durante o evento. "Este é apenas o começo de uma série de eventos do Zumba. Em breve teremos mais novidades para as pessoas que queiram conhecer um pouco mais sobre esta forma de se cuidar", alertou Leid.

Esta foi a primeira ação de divulgação da modalidade Zumba Fitness, que já conseguiu mais de 140 milhões de adeptos no mundo. A aula reuniu pessoas de todas as faixas etárias e do sexo masculino e feminino. "A Zumba pode ser feita por qualquer pessoa. Meu último treinamento, por exemplo, foi o Zumba Kids, ou seja, até mesmo para crianças. Foi lindo ver a participação e a animação das pessoas", afirmou a personal trainer.

Para a diretora de vendas Janaína Mayane, a aula foi um momento de descontração e alegria. "A aula foi super descontraída e animada. Nunca pensei que fosse tão divertido eliminar mil calorias em apenas uma única aula. Com certeza vou virar adepta a esta modalidade de fitness", exaltou.

"É sempre bom reforçar o cuidado com o corpo, praticar exercícios físicos, ter uma boa alimentação, mas é também sempre bom lembrar de ir ao médico para fazer exames de rotina. Prevenir é sempre o melhor caminho para uma vida longa e sem surpresas desagradáveis", finaliza a personal trainer. (Beatriz Nunes).

SÃO PEDRO REALIZA O "CARNAVAL DA GENTE"

Com apoio do Governo Municipal o vereador Alcindo Correia está promovendo o Carnaval do distrito de São Pedro. A festa começa neste sábado, a partir das 19h e segue até a terça-feira, com muito samba, swing,  axé e o legítimo frevo pernambucano. A cada dia um bloco irá desfilar pelas ruas do povoado, animando mais ainda o "Carnaval da Gente".

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CARNAVAL DE SÃO JOÃO TEM MANO WALTER, GERALDINHO LINS, FORRÓ PEGADO E NAIRÊ



Mano Walter, Forró Pegado, Geraldinho Lins e Nairê são as maiores atrações do Carnaval de São João, que começa no próximo sábado, dia 1º de março.

A programação oficial da Festa foi anunciada hoje à tarde, na Câmara Municipal, pelo presidente do Poder Legislativo, Pierre Santiago e pelo produtor cultural Eduardo Cabral, que está à frente das contratações e da organização da folia.

O prefeito interino de São João, Jamesson Guilherme (PR) e o candidato do PSB na eleição de 6 de abril, Nélson Barbosa, não estavam presentes ao ato, pois se encontravam no Recife.

Coube a Eduardo Cabral as maiores explicações sobre como foi montada a grade de programação. Segundo ele, não foi fácil, porque os governos municipal e estadual tiveram pouquíssimo tempo pra contratar os artistas e planejar a festa.

Algumas das atrações relacionadas a princípio, como Alceu Valença, Elba Ramalho, Araketu e Margareth Menezes, terminaram ficando de fora por problemas de agenda. Todos já estavam comprometidos com shows em outras cidades, algumas distantes, o que dificultou a vinda para o interior de Pernambuco.

“Até ontem à tarde a gente ainda tentava viabilizar a vinda de Elba e Alceu, mas a cantora queria um helicóptero à disposição e o cantor pediu um avião para trazê-lo de Natal para São João. O município optou por não bancar esse custo”, revelou Edu Cabral.

O produtor do evento, os vereadores e comunicadores presentes ao anúncio da programação, no plenário da Câmara, destacaram que mesmo tudo sendo fechado num curto espaço de tempo foram contratadas boas atrações, o que possibilitará a São João fazer “o melhor Carnaval do Agreste Meridional”.

De acordo com o presidente do Legislativo e Eduardo Cabral algumas forças políticas tentaram impedir a realização da festa, mas não conseguiram. “Será o Carnaval da Paz em São João”, disse o produtor conclamando os moradores da cidade e dos municípios vizinhos a participar da folia.

Além das atrações de fora, o Carnaval de São João ainda irá valorizar os artistas locais e todos os dias orquestras de frevo desfilarão pelas ruas da cidade. Uma escola de samba de Garanhuns também vai se apresentar no município vizinho no dia 2, às 15h.

Quanto à segurança, outra preocupação dos organizadores, a Polícia Militar atuará com 30 homens nos quatro dias da festa e a Prefeitura irá contratar 50 seguranças particulares.

Abaixo a programação completa do “Carnaval da Paz”:

SÁBADO, dia 1
Playboyzinhos
André Macambira
Axé Camaleão
Mano Walter Elétrico

DOMINGO, DIA 2

Turma do Kuarto
Kiara Ribeiro
Roberto Cruz
Forró Pegado

SEGUNDA, dia 3

Boyzinhos do Arrocha
Evolugheto
Rogério Rangel
Geraldinho Lins

TERÇA, DIA 4

Sambalive
Mulekes do Swing
Gilberto e Banda
Nairê

Os organizadores do Carnaval de São João ressaltaram que a festa está valorizando todos os ritmos: o swing, o samba, axé e o frevo pernambucano.
Geraldinho Lins

POLÍTICA E CARNAVAL SE MISTURAM EM SÃO JOÃO

O anúncio da programação do Carnaval de São João, que aconteceria agora às 11h, foi adiado para à tarde, às 17h.

Segundo foi informado ao blog o prefeito em exercício, Jamesson Guilherme, foi chamado ao Recife para acertar detalhes finais com relação às atrações que estão sendo contratadas.

Um dos nomes cotados, o cantor Alceu Valença, tem problemas na agenda para vir se apresentar no Agreste Meridional. O Governo está tentando resolver o impasse com o uso de um avião, que traria o artista de Natal para Garanhuns, no dia acertado.

A realidade é que Jamesson teve poucos dias para organizar a programação e mesmo com a ajuda do governador e seus secretários não está sendo fácil fechar a contração de grandes nomes, como é desejo inclusive do candidato a prefeito, Nélson Barbosa (PSB).

Os partidários do prefeito cassado, Genaldi Zumba, acusam o grupo socialista de querer mudar a vontade do povo de São João na marra. “Vão ter a resposta nas urnas mais uma vez”, é a frase que mais se escuta dos simpatizantes do PSD.

PAULO CÂMARA É O NOVO OU UM LARANJA?

O PTB de Armando Monteiro e o PSC de Sílvio Costa tentam passar para a opinião pública a impressão de que o governador Eduardo Campos quer “nomear o seu sucessor”.

Os petebistas e seus aliados andam pregando que “o povo é quem escolhe o governante” e os socialistas reagiram através do deputado estadual Waldemar Borges, que lembrou até a passagem de Silvio Costa Filho pela Secretaria de Turismo de Pernambuco para descredenciar o discurso da oposição.

Depois do carnaval essa briga vai esquentar e dentro de poucos meses a maior parte da população vai despertar para a disputa do Governo do Estado, que estará atrelada a eleição de presidente da República.

Os partidários de Armando Monteiro vão tentar convencer o eleitor que o candidato do PSB, Paulo Câmara, é um laranja, que se eleito será monitorado por Eduardo. Os socialistas, por sua vez, insistirão no discurso do novo e apresentarão seu candidato como sinônimo de renovação na política.

Numa eleição como essa o marketing vai pesar muito, por isso Eduardo e Armando devem estar tendo todo cuidado na contratação de publicitários experientes, que sejam capazes de fazer a cabeça dos pernambucanos.

A disputa promete ser acirrada entre o experiente Armando e o estreante Paulo Câmara, que nunca disputou uma eleição nem de vereador, mas quer sentar na cadeira que já foi de Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, Roberto Magalhães e Marco Maciel.


Tudo porque tem um padrinho forte: o atual governador Eduardo Campos.

BR-423 TERÁ MAIS LOMBADAS E SONORIZADORES

A Superintendência Regional de Pernambuco, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio da Unidade Local de Caruaru, comunicou ao prefeito Izaías Régis que a BR-423 vai receber mais duas lombadas físicas – além de dois sonorizadores - nos próximos dias.

A medida será tomada atendendo uma solicitação do prefeito, preocupado com os acidentes constantes que têm acontecido na área próxima à UPAE.

Recentemente uma criança foi atropelada na rodovia e morreu, provocando dois protestos por parte da população de Garanhuns.

“Nossa preocupação era exatamente com o risco que essas pessoas corriam, se continuassem utilizando a rodovia sem esses equipamentos. Parabenizo e agradeço a equipe da Infraestrutura de Transportes por ter atendido o apelo e compreender que trata-se de um perímetro urbano com grande fluxo”, agradeceu o gestor.

As duas lombadas estarão 100 metros afastadas uma da outra. A faixa de pedestres está prevista para ser locada em frente ao portão de acesso principal da UPAE. 

SERRA VÊ AFINIDADE DO PT COM A VENEZUELA

Do tucano José Serra, no Jornal Estado de São Paulo:

Quando o governo Dilma endossou uma nota detestável que o Mercosul emitiu sobre a crise política na Venezuela, que exerce sua presidência rotativa, o atraso político chegava, finalmente, à altura do obstáculo que o bloco econômico tem representado para o Brasil. Explicarei o que quero dizer.

Ao lado das diferenças, durante seus mandatos presidenciais, o coronel Hugo Chávez e Lula tiveram ao menos três coisas em comum. Em primeiro lugar, desfrutaram a mais espetacular fase de bonança externa de que se tem memória, traduzida em juros internacionais no chão e preços de exportações primárias nas nuvens - petróleo, de um lado, produtos agrominerais, do outro. Em segundo lugar, enfraqueceram suas economias, desindustrializando-as e tornando-as muito mais dependentes do exterior em matéria de consumo e bens de investimentos - justo eles, que se diziam de esquerda e, com diferença de graus, anti-imperialistas... Em terceiro lugar, deixaram heranças econômicas amargas para seus sucessores, que se revelaram, infelizmente, plenamente despreparados para governar de verdade, isto é, entender a situação, antecipar-se aos acontecimentos, formular e implantar estratégias de recuperação, saber comunicar-se e amenizar as expectativas pessimistas sobre o futuro de suas economias e de seus países.

Tudo em termos relativos, é óbvio. Na Venezuela, em face do maior subdesenvolvimento e do componente ditatorial do regime chavista, a crise tem sido infinitamente pior. A economia e o abastecimento derreteram. A inflação avizinha-se dos 60% ao ano - é a maior do mundo. Há forte escassez de alimentos. O preço do dólar paralelo é oito vezes maior que o oficial. A falta de divisas paralisa as atividades que utilizam insumos importados e provoca desabastecimento de 50% dos medicamentos. Por isso tudo, os antagonismos tornaram-se muitíssimo mais exacerbados. Há motivos de sobra para as pessoas irem às ruas reclamar.

O governo venezuelano já tinha suprimido na prática a liberdade de imprensa e fechado os caminhos da oposição e agora reinaugurou no continente a era das prisões políticas e do assassinato de opositores anônimos, com suas forças paramilitares. Uma espécie de SA nazista à moda venezuelana. O desenlace poderá ser trágico, mesmo que o presidente Nicolás Maduro continue sob a proteção da alma dickenseniana de Chávez, com quem ele assegura conversar regularmente.

O PT tem afinidade eletiva com o chavismo e a reação do governo brasileiro ante a repressão aos manifestantes de oposição na Venezuela trouxe a política externa do Brasil ao seu nível mais baixo desde 1965, quando o general-presidente Castelo Branco, na postura de ajudante de ordens do presidente Lyndon Johnson, mandou tropas para auxiliarem os EUA na invasão da República Dominicana. Nessa época eu vivia no exílio e convivia com estudantes de vários países da América Latina - os leitores não calculam a vergonha que dava ser brasileiro naquele momento da invasão. No episódio venezuelano não estão envolvidas tropas, mas houve um sopro de maior covardia: foi disfarçado de membro do Mercosul que o Brasil subscreveu o manifesto que culpou as vítimas pelos massacres e pela instabilidade do governo de Maduro.

Quando foi deposto o presidente Fernando Lugo, dentro das regras constitucionais, o petismo e o kirchnerismo resolveram suspender o Paraguai do Mercosul, invocando a cláusula democrática, que virou piada. Aproveitaram para aprovar o ingresso da Venezuela no bloco, ao qual os paraguaios se opunham, com poder de veto.

A estupidez política, finalmente, se casava com a estupidez econômica. O pior do Mercosul não veio do atual governo brasileiro nem dos Kirchners ou de Maduro. Nasceu nos governos Collor e Menem, no início dos anos 90, quando previram um acordo que criaria, além de uma zona de livre-comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - o que era correto -, também uma união alfandegária em quatro anos, o que Europa demorou 40 para fazer. Ou seja, se o Brasil quiser fazer um acordo com algum país para ampliar seu comércio, os demais membros do Mercosul têm o direito de obstruir ou vetar caso não se sintam bem atendidos.

Isso é o que está acontecendo, por exemplo, com a tentativa brasileira de negociar com a União Europeia (UE), que já dura mais de dez anos. Os argentinos têm retardado a negociação, e podem fazê-lo, embora de forma humilhante para nós: em reunião preparatória já exigiram até que o Brasil se retratasse das declarações da nossa embaixadora junto à UE, que havia atribuído a eles o notório atraso na apresentação da proposta conjunta.

A solução mais fácil, porém, não é ficar brigando com a Argentina, mas acabar com a união alfandegária de vez, deixando ao Mercosul a tarefa já hercúlea da zona de livre-comércio, hoje tão incompleta. Só que isso vai contra um dogma do atual governo brasileiro: transformar facilidades em dificuldades.

O colapso da política externa brasileira é apenas um detalhe da perda de rumo de um partido e de um projeto de governo que fracassaram. Sua agenda evaporou-se e, agora, os petistas estão à cata de outra qualquer que lhes permita montar, para usar o termo da moda, uma narrativa eficaz para a campanha eleitoral. Com a agravante de que aquela cascata da suposta "herança maldita recebida do neoliberalismo" já não cola. Não é mais possível demonizar as privatizações, agora que o PT se ajoelha no seu altar, orando pelo advento da grande panaceia para tudo.

O governo atual conseguiu a façanha de combinar a estagflação com expectativas péssimas sobre o futuro da economia, piores até do que os principais indicadores justificariam. O grande pesadelo dos agentes econômicos hoje não são o baixo crescimento, os juros siderais (de novo, os maiores do mundo) ou o déficit externo, o terceiro mais alto do planeta em volume e o segundo como porcentagem do PIB. O que os assusta de verdade é a possibilidade de que esse governo se prolongue por mais quatro anos. Haja aflição! 

(José Serra é ex-prefeito e ex-governador de São Paulo. Disputou duas vezes a presidência da República perdendo para Lula e Dilma).

ESTUDANTES ANIMAM CARNAVAL EM SALOÁ

Dando seguimento ao projeto “Evoé o Carnaval de Pernambuco”, a Prefeitura Municipal de Saloá, através da Secretaria de Educação e Cultura, realiza logo mais, a partir das 10h um Cortejo organizado com os alunos da Escola Manoel Tiago Mendes pelas principais ruas de Iatecá.

O cortejo é na verdade a culminância do tema que vem sendo vivenciado esta semana em sala de aula. Segundo a secretária Josevalda Cavalcante, nesta semana pré-carnavalesca, os alunos estudaram sobre a história, origem e expressões culturais que marcam o surgimento do carnaval em Pernambuco.

“Nós preparamos um projeto específico para o carnaval. Aproveitando o tema que é bastante transversal, os professores trabalharam aspectos da história, cultura e suas expressões e a culminância é sempre uma apresentação de frevo, maracatu e os cortejos que tanto nos alegre”. Disse a secretária.

Ontem aconteceu uma aula espetáculo com a orquestra de frevo do Professor Henrique César no auditório da Escola São Vicente. Logo após, alunos e professores seguiram num grande cortejo pelas ruas da cidade, se misturando à população e comerciantes que caíram na folia. (Geraldo Mouret).

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

JORNAL DE COMMERCIO DEMITE CIRO CARLOS ROCHA E OUTROS PROFISSIONAIS EXPERIENTES DA CAPITAL

A crise que atinge os veículos de comunicação impressa, agravada com a força da internet, levou o Jornal do Commercio a demitir hoje profissionais experientes e respeitados da imprensa pernambucana. Entre que foram atingidos pela decisão do JC estão Ciro Carlos Rocha (foto), Márcio Didier, Fabiane Cavalcante, Otávio Toscano, Rodrigo Lobo e Clemilson Campos.

Alguns desses demitidos foram meus companheiros no próprio Jornal do Commercio e na Folha de Pernambuco (1ª fase), na segunda metade da década de 80.

Desses profissionais fui mais próximo de Ciro, que era repórter de política como eu, tendo Sérgio Augusto como editor.

De lá pra cá já saíram Sérgio, Belmar, Roberto Tavares, Roberta Jungmann e agora Ciro Carlos e os outros.

Os trabalhadores, mesmo operários intelectuais, como os jornalistas, estão sempre sujeitos à vontade e aos humores dos patrões.

Tem gente aí, nesse grupo afastado da Empresa Jornal do Commercio, que tinha quase 30 anos de casa. Recebe uma indenização que não dá para viver um ano, está se aproximando dos 60 e fica meio perdido, sem saber o que fazer da vida.

Tem de se ajeitar numa assessoria do Governo do Estado ou da Prefeitura do Recife e dar graças a Deus se conseguir pelo menos isso.

Na forma de capitalismo praticado no Brasil não existe segurança para o trabalhador. Quando mais precisa, a velhice se aproximando, ele é descartado como uma bobina ou um cartucho sem tinta do computador.

Uma lástima essa situação. É por isso que o jornalista Ruy Sarinho tem horror aos patrões especialmente ao senhor João Carlos Paes Mendonça. O mesmo respeito que ele teve ao indiozinho da Rádio Jornal Garanhuns ele tem a o grupo de jornalistas ora demitido.

GENIVALDO ENTREGA CASAS NA ALDEIA FULNI-Ô


O Prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes Delgado (PT), acompanhado por Vereadores, Secretários Municipais e lideranças indígenas, esteve na último sábado, dia 22, na Tribo Fulni-ô, para entregar 39 Casas Populares, construídas através do Programa Nacional de Habitação Rural, o PNHR, viabilizado numa parceria entre o Governo Federal, através da Caixa; Prefeitura de Águas Belas e Cooperativa Bemorar. 

As habitações são construídas em alvenaria e trarão mais dignidade às famílias contempladas. “Através de programas como este, o PNHR e como o Minha Casa Minha Vida, o Governo da Presidente Dilma vem dando dignidade aos moradores das localidades rurais e indígenas. 

"Estou Feliz em participar desse processo, pois estamos levando mais conforto e dignidade aos moradores de Águas Belas”, registrou o Genivaldo, que inclusive vem tendo o seu nome cogitado como um forte pré-candidato a Deputado Estadual nas eleições de outubro próximo.

JAMESSON ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE SÃO JOÃO NESTA QUINTA EM ENTREVISTA COLETIVA

Nesta quinta-feira, às 11h, o prefeito interino de São João, Jamesson Guilherme, anuncia os nomes contratados para animar o Carnaval da cidade. A expectativa é grande porque o Governo do Estado resolveu bancar a festa e incluir grandes atrações na programação.

Conversamos pelo telefone com Jamesson e Nélson Barbosa (candidato do PSB à prefeitura), porém eles preferiram não adiantar as informações. Dentre os nomes especulados estão Alceu Valença, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Geraldinho Lins e Cristina Amaral. Mas a informação oficial só amanhã, na entrevista do prefeito.

JORNALISTA FÁTIMA BERNARDES GANHA CINCO MILHÕES DE CACHÊ POR COMERCIAL DA SEARA

A saída do Jornal Nacional provocou outra mudança na carreira da jornalista Fátima Bernardes. Pela primeira vez a apresentadora aparece como garota-propaganda à frente de um comercial de TV. Ela estrelou seu primeiro comercial há poucos dias.
De acordo com o Jornal Extra, a negociação envolvendo o nome de Fátima demorou quase um ano e envolveu até a direção da TV Globo, já que a jornalista não tem empresários e é o departamento comercial da emissora que avalia as propostas para contratá-la.
O Jornal Extra informou também que a apresentadora vai ganhar R$ 5 milhões enquanto a campanha da Seara, do grupo JBS, estiver no ar.
O cachê é maior que o de Ana Maria Braga, que cobra R$ 1 milhão, e Tony Ramos, que leva R$ 3 milhões para ser garoto-propaganda da Friboi.
Antes, a apresentadora fazia parte da Central de Jornalismo e os profissionais dessa área são proibidos pela TV Globo de participar de campanhas publicitárias. 
Agora, na Central Globo de Produção, Fátima vai poder faturar seus milhõezinhos extras de vez em quando.
A notícia sobre o ótimo cachê da esposa de William Bonner pelo comercial de TV é destaque hoje nos principais jornais e sites do país.

VICE-PREFEITO DE CAETÉS REVELA INDIGNAÇÃO COM DESCASO DO GOVERNO EM RELAÇÃO A PE-193

O vice-prefeito de Caetés, Severino Gordo (PSDB), se mostra verdadeiramente indignado com o descaso das autoridades em relação a PE-193, no trecho entre a Vila do Araçá e a zona urbana de Capoeiras. “Os acidentes acontecem, as pessoas morrem e o governo não se preocupa com a situação. É como se a vida humana não tivesse mais nenhum valor”, lamentou o político.

Natural da Vila do Araçá, ou Vila de Zé de Sinhozinho, como também é conhecido o lugar, o vice-prefeito lembrou que mora no distrito de Caetés há 40 anos e está cansado de ver mortes que poderiam ser evitadas. O problema se agravou, em sua opinião, depois que começaram a obra na PE, entre São Bento do Una e Capoeiras. “Fizeram um recapeamento mal feito nessa parte da vila e aumentou muito o número de acidentes”, constatou.

Severino lembrou que sua preocupação vem desde os tempos em que era vereador, quando fez solicitação da instalação de lombadas ao deputado estadual Claudiano Filho, o parlamentar também fez o pedido ao Governo, mas as providências nunca foram tomadas.

Com o recapeamento da rodovia até Capoeiras, sem sinalização e sem manutenção, os acidentes passaram a ser constantes e desde então mais de 30 pessoas já morreram. “Só daqui da Vila do Araçá, um lugar pequeno, 15 pessoas perderam a vida”, desabafou.

O vice-prefeito considera o problema muito sério, mas a seu ver existe solução, desde que o Governo queira fazer alguma coisa e não ficar assistindo as mortes como se nada estivesse acontecendo.

“A rodovia precisa de sinalização, de manutenção, de quebras-mola para conter os imprudentes e de iluminação da Vila à entrada de Capoeiras. O trecho é muito escuro e precisa desta iluminação. Não é muito gasto não, são apenas cerca de dois quilômetros”, recomendou Severino Gordo.

Caso o Governo não tome providências, o vice-prefeito só vê uma saída: É juntar moradores de Caetés e Capoeiras e protestar. “Infelizmente as autoridades só estão se mexendo agora quando tem manifestação de rua”, justificou, salientando que está profundamente revoltado com tantas mortes. 

"Falo como vice-prefeito do município, militante do PSDB ou simples cidadão de Caetés", finalizou

BOM CONSELHO FAZ CARNAVAL EM RAINHA ISABEL

A Prefeitura Municipal de Bom Conselho divulgou na tarde desta terça-feira, dia 25, a programação oficial do carnaval 2014.

A festa de momo contará com shows musicais, apresentação de orquestra de frevo e toda a infraestrutura necessária no distrito de Rainha Isabel – tradicional pólo carnavalesco do município.  

Para fortalecer ainda mais a festa nesta comunidade, que anualmente atrai foliões de várias cidades, o Governo Cuidando da Nossa Gente optou por não realizar atividades mais intensas na sede. 

Com a decisão, o carnaval de 2014 na cidade contará com a programação dos blocos, que estão recebendo total apoio do Governo Municipal.

CRIANÇAS DE LAJEDO GANHAM LIVROS E BRINQUEDOS


A prefeitura de Lajedo tem concedido uma atenção especial aos jovens e crianças. O futuro tem sido cuidado de maneira especial como aconteceu quando da visita pessoal do vice prefeito Ramos às creches do município. Outro exemplo dessa prática se confirmou na distribuição de brinquedos nos locais onde as crianças são atendidas pelo município.

Nesta semana as crianças de Lajedo ficaram mais felizes, pois a prefeitura entregou brinquedos nas três creches do município: Cecília Vilaça (Planalto), Menino Jesus (Bom Jesus) e Nosso Lar (Bairro Novo). 

As escolas com pré-escolar não ficaram de fora da lista das beneficiadas, pois uma média de 15 unidades foram contempladas. A lista de brinquedos incluiu escorregos, baús com livros, túneis e tantos outros que garantiram a alegria da criançada.

Os brinquedos foram comprados com recursos próprios do município no valor total de R$ 36.819,98. Atualmente o sistema de creches atende uma média de 300 crianças. A Cecília Vilaça com mais de 130 alunos, a creche Menino Jesus com aproximadamente 90 crianças e a creche Nosso lar com 80, todas com uma média de idade até 3 anos. 

Quanto ao número de crianças atendidas pelo ensino de educação infantil até o pré, junto as creches somam mais de 1.800 alunos.

TROÇA "COM CIÊNCIA NA CABEÇA E O FREVO NO PÉ" DESFILA PELAS RUAS DE GARANHUNS

Do Blog Ativo, por Amanda Maciel:

Faltam poucas horas para o momento histórico da primeira troça carnavalesca brasileira “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé” desfilar em Garanhuns, através da articulação entre Espaço Ciência, coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional e Universidade Federal rural de Pernambuco, com o apoio da Secretaria de Cultura de Garanhuns, ADUFERPE e da SBPC.

A troça foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, tendo seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça irá ao interior pernambucano amanhã (quarta-feira - 26) como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica 

A cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas.  Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências.

Outra novidade para 2014 será o boneco do cientista recifense que tem um asteroide com seu nome -  Ricardo Ferreira que estreará na troça científica, fazendo companhia aos veteranos bonecos, e ainda o folião contará com a apresentação dos bonecos do Bloco de Zé Puluca (vindo diretamente da cidade de Bom Conselho).

Venha fazer parte desta festa cultural!!!

O trajeto será da seguinte forma: concentração realizada às 15h30 na UFRPE – UAG, indo se reunir com os estudantes e comunidade local na Escola Municipal  Artur Maia (uma das escolas que funciona o PJU em Garanhuns) descendo até o centro para finalizar no Espaço Colunata (em frente a Ferreira Costa) com muito frevo e animação. 

A troça passará pelas seguintes ruas:

1) Avenida Bom Pastor (saindo da UFRPE/UAG);
2) Rua Julia Brasileiro;
3) Rua Joaquim Tenório Vaz;
4) (antiga) Rua Mato Grosso do Norte (rua da ADUFERPE);
5) Rua Inácio Correia de Melo;
6) Rua São Miguel;
7) Rua Nogália Lima
8) Rua Augusto Calheiros (Colégio Artur Maia);
9) R. Doutor Dourado;
10) Rua Orlando E. Wanderley;
11) Siqueira Campos (Sec. de Educação); 
12) Av. Santo Antonio (terminando no Espaço Colunata).

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PRESÍDIO FEMININO DE BUÍQUE É UM HORROR

Garanhuns livrou-se do presídio feminino da Várzea e a situação das mulheres presas em Pernambuco parece ter piorado muito.

Quando funcionava aqui não era nenhum hotel, mas as condições poderiam ser consideradas razoáveis e as detentas tinham um mínimo de espaço em suas celas.

A diretora da época, Dra. Goretti, fazia de tudo para humanizar o local e conseguiu obter o respeito das presas.

Atualmente, no presídio de Buíque, segundo depoimento da uma garanhuense que passou dois meses presa por lá, a condição oferecida às condenadas é totalmente sub-humana.

Uma cela de reduzido espaço junta até 19 mulheres, que para dormir têm se amontoar umas coladas às outras. Muitas vezes, à noite, para atender alguma necessidade fisiológica a presa faz o “serviço” com outra deitada com a cabeça junto do vaso sanitário.

Outro horror é a comida. Segunda a mulher que esteve presa em Buíque a comida é ruim que dói, o feijão cheio de gorgulho, a mistura parecendo mais uma lavagem. “Talvez os porcos passem melhor”, desabafou.

Direito e diálogo não existem. Se alguma detenta reclamar termina apanhando, garante quem sofreu as agruras da Cadeia Feminina de Buíque.

Existem quase 500 mulheres cumprindo pena no pequeno município próximo a Arcoverde. A cadeia não devia ter mais de 200.

Como a maioria dos presídios do Brasil, este das mulheres não recupera ninguém. Se alguém entrar lá com algum grau de ingenuidade vai perder. É uma fábrica de bandidos (as).

MORADORES DE GARANHUNS VOLTAM A PROTESTAR CONTRA MORTES NA BR-423

Moradores de Garanhuns voltaram a protestar, hoje à tarde, contra a insegurança e as mortes na BR-423, nas imediações da CEAGA  e da UPAE. Foi a segunda manifestação dentro de poucos dias, ocasionada sobretudo pela morte do menor Erick Gabriel Cordeiro Leite. A criança foi atropelada por um motoqueiro que não prestou socorro e fugiu.

Populares pedem a instalação de passarelas, lombadas comuns e eletrônicas, como maneira de reduzir o perigo para quem atravessa a BR que corta Garanhuns.

Uma lombada eletrônica que existe na 423, nas proximidades da UPAE, está desligada por conta de serviços de manutenção da estrada. Enquanto isso as pessoas morrem e a revolta toma conta de quem reside nessa área da cidade.

A situação já está ruim assim, no momento, agora imagina se essa estrada for duplicada passando pela cidade. É preciso uma mobilização urgente contra essa possibilidade.

Acidentes e mortes também têm sido frequentes na BR que liga Garanhuns a Arcoverde, na PE-177 e na PE-193, como mostramos num post publicado logo cedo.

A foto que mostra o protesto na BR foi publicada originalmente no Blog Agreste Violento.

ESTRADAS DE PERNAMBUCO CONTINUAM MATANDO

As estradas de Pernambuco e do Brasil continuam a matar.

Aqui no Estado a situação é particularmente grave nas PE 193 e 177. Nessas rodovias, entre Capoeiras e Caetés, e na divisa de Canhotinho e Angelim, os acidentes acontecem regularmente, às vezes mais de um na mesma semana. Geralmente com mortes.

Nesta segunda-feira à noite, na PE-193, nas proximidades da Feira Parque de Capoeiras, um choque entre uma moto e um caminhão matou um rapaz, ainda não identificado. Outra pessoa saiu ferida.

O acidente foi tão feio que a vítima teve a cabeça separada do corpo e muitas pessoas nem tiveram coragem de olhar.

No trecho da rodovia estadual entre a Vila do Araçá (Caetés) e a zona urbana de Capoeiras já foram mais de 30 mortes desde que o Governo começou a obra da PE-193 e não concluiu. A estrada está sem sinalização e irregular. Isso aí, somado à imprudência dos motoristas tem sido fatal.

Na PE-177, próximo a Canhotinho, os acidentes com mortes também são frequentes. Já houve até protesto da população, mas até agora nenhuma medida efetiva foi tomada por conta das autoridades. E as pessoas continuam morrendo.

Um outro acidente feio em Pernambuco aconteceu ontem à noite perto de Venturosa, que fica entre Caetés e Arcoverde. Um veículo com 25 pessoas capotou na estrada e nove homens e uma mulher teriam morrido.

O Brasil é um dos países campeões de morte no trânsito. Aqui em Pernambuco, com a indolência das autoridades, definitivamente “a bruxa anda solta”. Quanto mais cuidado e reza melhor, sem deixar de cobrar as providências necessárias por parte dos governantes.

GARANHUNS JAZZ FESTIVAL TEM NOVAS ATRAÇÕES

Contrabanda
Edu Arduney

A Secretaria de Comunicação divulgou hoje a programação do Garanhuns Jazz Festival totalmente atualizada, com todas as atrações da Praça Mestre Dominguinhos e do Pau Pombo.

Palco Ronildo Maia Leite (Praça Cultural Mestre Dominguinhos)
Shows a partir das 20h30
Sábado, 1º de março
1. Duo Taufic (RN) – Um dos mais conceituados duos de música instrumental do Brasil . Os irmãos Eduardo e Roberto Taufic são naturais de Natal/RN, porém Roberto Taufic reside na Europa.

2. Headcutters (PR) – grande revelação do blues nacional em 2013, a banda curitibana é considerada atualmente a principal representante do blues tradicional no Brasil e vem pela primeira vez ao Nordeste se apresentar com exclusividade no GJF.

3. Homenagem a Dominguinhos, em ritmo de Jazz&Blues com:  Liv Moraes (PE), Josildo Sá (PE), João Neto (PE), Projeto  Batuque (PE) e part. especial de Marcos Cabral (PE) – A jovem cantora Liv Moraes, herdeira musical do Mestre Dominguinhos, se reúne com Josildo Sá, uma das grandes vozes da música pernambucana, com João Neto, um dos melhores guitarristas do Nordeste do Brasil e ex membro da Banda de Dominguinhos, e com o Projeto Batuque, um dos principais trabalhos de música percussiva do estado e fiel representante da música instrumental de Garanhuns, para um super show. Os artistas ainda contam com a participação especial de Marcos Cabral, um dos mais completos guitarristas de Pernambuco. Esse projeto já foi apresentado com êxito no Recife Blues & Jazz Festival 2013 e no Jazz Porto 2013 e, em breve, será registrado também em CD. Durante o show, as músicas do Mestre Dominguinhos ganham arranjos e sonoridade do jazz e do blues sem perder sua essência.

4. Izzy Gordon (SP) convida Ed Motta (RJ) – Izzy Gordon, sobrinha de Dolores Duran e uma das mais conceituadas representantes do jazz paulista, se une a sua banda para convidar o amigo Ed Motta para um super show de jazz, soul music e musica brasileira nos palcos do GJF.

Salimanga

Domingo, 2 de março
1. Arthur Philipe & Quintessence (PE) com Wallace Seixas (PE), Dudu Lima (MG) e Jasiel Leite (PE) - Arthur, um dos mais requisitados "crooners" de jazz tradicional de Pernambuco, se une a Dudu Lima, baixista mineiro da banda que acompanha Stanley Jordan nos seus shows no Brasil, Wallace Seixas, um dos principais guitarristas de jazz da cena recifense e ao Maestro garanhuense Jasiel Leite, que volta de uma temporada de dois anos na Europa, para um show no GJF em homenagem  ao jazz tradicional dos Estados Unidos e do Brasil.

2. Valvulados (PE) e Gabi da Pele Preta (PE) – A mais conhecida e atuante banda de soul music de Garanhuns se une  à cantora  revelação de Caruaru para um show de soul music e música nacional.


3. Ari Borger & Igor Prado (SP), part. especial de Tia Carroll (EUA) – Ari é considerado um dos principais  organistas de blues da atualidade e seu mais recente CD, em parceria com Igor Prado, foi considerado um dos principais discos instrumentais nos Estado Unidos em 2013. Eles  convidam a diva do blues da Califórnia, Tia Carroll, para um show "incendiário".

 4. Nasi (SP), part. especial de Jefferson Gonçalves (RJ) e Rodrigo Morcego (PE) – Antes de seguir com o IRA! para uma série de 200 shows pelo Brasil, Nasi revive  músicas do seu projeto paralelo "Nasi e os irmãos do Blues" nos palcos do GJF, tendo a companhia de Jefferson Gonçalves, renomado gaitista de blues carioca,  e Rodrigo morcego, um dos principais representantes do blues do Recife.

Segunda-feira, 3 de março

 1. Contrabanda (PE) e Naná Maram (MG) com part, especial de Mark Rapp (EUA) – Uma das bandas mais destacadas  do jazz  pernambucano convida o guitarrista mineiro Naná Maram e o trompetista de New York Mark Rapp para um show instrumental de jazz. Mark Rapp é uma das principais revelações da nova cena do jazz de New York. 
2. Show “Divas", com Nanny Soul (SP), Dani Montuori (SP) & Bia Marchese (SP). Part. especial de Israel Silva (PE), Ricardo Lopes (AL) e Adriana Nascimento (PE) – Montado especialmente para o festival, o show une três jovens e talentosas cantoras ainda inéditas no Nordeste. Nanny Soul, a jovem revelação da soul music nacional, faz parte da banda do programa Altas Horas, de Serginhos Groisman. Dani Montuori foi revelada ao Brasil durante o reality show musical “The Voice Brasil 2012”, da Rede Globo, apresentando um trabalho baseado no jazz e no soul music. Já Bia Marquese é considerada por muitos como um dos principais destaques como vocal feminino de blues do Brasil. O show ainda contará com as participações de Israel Silva, virtuoso baixista e um dos mais atuantes representantes da música instrumental do Agreste pernambucano, com Adriana Nascimento, vocalista da Uptown Band e Ricardo Lopes, o mais atuante guitarrista da cena de jazz de Maceió.

 3. Jimmy Burns (EUA) com UpTown Band (PE) e Marcelo Naves (SP). Part. especial de Anderson Silva (PE) – Uma das lendas vivas do blues de Chicago se une a Uptown Band, pioneira do blues de Pernambuco, e ao conceituado gaitista Marcelo Naves para um show de puro Chicago Blues. A apresentação também contará com a participação de Anderson Silva, uma maiores revelações da guitarra blues de Garanhuns.

4. Blues Etílicos (RJ) – Depois de vários anos sem se apresentar na região, "a maior banda de blues do Brasil" volta ao Nordeste para um show exclusivo no Garanhuns Jazz  2014.
Obs: Entre o terceiro e o quarto show, haverá uma performance de uma das mais destacadas bandas de rap de Pernambuco: "Loucos Nordestinos".
Terça-feira, 4 de março
1. Salimanga (DF) com Beto do Bandolim (PE). Part. especial do Maestro Israel de França (PE) e Herick Faustino (PE) – O duo Salimanga é um projeto paralelo de jazz brasileiro do saxofonista e guitarrista do badalado grupo "Móveis Coloniais de Acaju". Eles convidam Beto do Bandolim para, juntos, executarem clássicos do chorinho nacional e frevos tradicionais de Pernambuco. O show contará com a ilustre participação  do  conceituado Maestro Israel de França, que é o Primeiro Violinista da Orquestra da Cidade de Granada, Espanha. Para completar o time, Herick Faustino, mestre de percussão do Projeto Batuque de Garanhuns.

2. Mud Morganfield (USA)  com UpTown Band (PE) e Marcelo Naves(SP). Part. especial de Claudio Lins (PE) – O filho de Muddy Waters, Rei do Blues de Chicago, é considerado hoje um dos mais ilustres cantores de blues do mundo (entre outros projetos, ele faz parte atualmente do cast do musical da Broadway "Ghost of the Blues"). Mud vem ao Festival fazer uma homenagem ao pai, acompanhado dos velhos companheiros da Uptown e Marcelo Naves, sem falar na participação especialíssima de um dos principais guitarrista de blues de Pernambuco, o garanhuense Claudio Lins.

 3. Guitar Night com Edu Ardanuy (SP), Joanatan Richards (PE), Greg Wilson (EUA), Otavio Rocha (RJ), Fred Andrade (PE), Artur Menezes (CE), Igor Albuquerque (PE) e part. especial de Karl Dixon, Thomaz Lera (SP) e Daniel Diniz (PE) – Um dos principais shows do festival reúne grandes guitarristas de vários gêneros e lugares para eletrizar o público. Edu Ardanuy é um conceituado  guitarrista paulista e membro da banda Doctor SIN. Joanatan Richards é mais atuante guitarrista de blues de Caruaru. O norte-americano Greg Wilson é  cantor e guitarrista da banda Blues Etílicos. Otavio Rocha também atua como guitarrista no Blues Etílicos e é um dos maiores mestres do "slide guitar". Fred Andrade é um dos mais destacados representantes da música instrumental de Pernambuco. Artur Menezes, apesar de atualmente estar radicado em São Paulo, é considerado o principal  guitarrista de blues do Ceará. Igor Albuquerque é a jovem revelação da guitarra jazz fusion de Garanhuns. Já Karl Dixon  vem diretamente de New york para participar do festival como convidado de honra. O cantor é membro do renomado grupo  gospel “Harlem Jubilees Singers". Thomaz Lera e Daniel Diniz são os guitarristas  membros da Uptown Band. Obs: Pedro Black também fará uma performance nesta noite.

4. George Israel (RJ), Victor Biglione (ARG) e Leo Israel (RJ) – George Israel, que é membro do Kid Abelha e um dos principais representantes do rock nacional, convoca seu filho, Leo Israel, para juntos com o guitarrista Victor Biglione realizar um show em homenagem ao rock nacional, com influências do jazz, fusion e blues.

Palco Pau Pombo (Parque Ruber Van der Liden Pau Pombo)

Shows das 15h às 17h30

Sábado, 1º de março

 *Baião de 3, com  Milena Raymer –  A conceituada  banda de Garanhuns, que reúne alguns dos principais representantes da música instrumental do Agreste de Pernambuco, convida Milena Raymer, uma das cantoras que mais se destaca no cenário musical da Paraíba, para um super show.

 Domingo, 2 de março

*Israel Silva e Banda,  part. especial Karl Dixon (USA) – O show da banda de jazz e soul music instrumental liderada pelo experiente baixista Israel Silva contará com a participação especial do cantor nova-iorquino, Karl Dixon.

 Segunda-feira, 3 de março

*Vintage Pepper e Jefferson Gonçalves (RJ) – Apesar de ser relativamente nova no cenário de blues do Recife, a Vintage Pepper já é uma das mais atuantes bandas do gênero na cidade. O show do grupo no GJF ainda contará com a presença de Jefferson Gonçalves, renomado gaitista de blues do Rio de Janeiro.

Terça-feira, 4 de março

*Pedro Black (vencedor do Concurso Cultural do GJF), part. especial de Mark Rapp (USA)– O guitarrista revelação da cena instrumental de Pernambuco e também vencedor do concurso cultural de bandas do Garanhuns Jazz  2014 realiza seu show instrumental com a luxuosa participação de Mark Rapp, trompetista de jazz oriundo de Nova York.

Após os shows da programação oficial  do palco Pau Pombo, o festival realizará Jam sessions, canjas informais, com a participação de artistas solos e de bandas que foram selecionadas através de contato por mensagem na fan page do Garanhuns Jazz Festival.
 Oficinas musicais
Local: Palco Pau Pombo, Parque Ruber Van der Liden Pau Pombo
Inscrições: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, em Garanhuns, ou através do e-mailoficinasgaranhunsjazz@gmail.com.

Domingo – 2 de março

(10h30 até 12h) – Oficina de bateria com Bruno Fonseca. (Para todas as idades).

 Segunda – 3 de março

(10h30 até 12h) – Oficina de gaita com Jefferson Gonçalves. (Para crianças).
(10h30 até 12h) – Oficina de gaita com Marcelo Naves. (Para todas as idades).

Terça – 4 de março

(10h30 até 12h) – Oficina de gaita com Jefferson Gonçalves. (Para adultos).
(10h30 até 12h) – Oficina de guitarra com Naná Maram. (Todas as idades).

Serviço – Garanhuns Jazz Festival
 Palcos:
Pau Pombo (Parque Ruber Van Der Linden)
Shows de 1º a 4 de março, das 15h30 às 18h
 Ronildo Maia Leite (Praça Cultural Mestre Dominguinhos)

Shows de 1º a 4 de março, a partir das 20h30

Arthur Menezes