PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MARTA SUPLICY ABALA ESTRUTURAS DO PT

De Marco Damiani, no site petista Brasil 247 – 

Mesmo sem ter feito "nada de errado", na versão da presidente Dilma Rousseff, a ex-ministra Marta Suplicy provocou um estrondo forte o suficiente para fazer tremer a cúpula do PT e abalar a estrutura do governo federal. Para tanto, ela precisou apenas redigir uma carta. Na verdade, escrever dentro dela uma frase em especial. A rigor, o que machucou mesmo foram duas precisas palavras lá contidas: "Resgatar a credibilidade".

Com essas duas palavras, em referência direta à política econômica, o texto friamente protocolado na Casa Civil do Palácio do Planalto, na terça-feira 11, deu a real dimensão política do gesto de sua autora. Marta Suplicy havia acabado de dizer que, no andar atual da carruagem oficial, o partido do governo corre o risco de perder uma das militantes mais populares, festejadas e autênticas de sua história de mais de 30 anos de existência.
Ao deixar o Ministério da Cultura reproduzindo uma sensação que não é só dela, a senadora de origem na elite quatrocentona de São Paulo e raízes profundas no setor que ela gosta de chamar de "povão" abalou.
- Sempre fui conhecida por falar o que penso e fazer o que acho certo, justificou ela, em meio ao redemoinho provocado por seu gesto, logo após a renúncia.
Sem que ela tivesse pronunciado – e muito menos escrito – qualquer palavra a respeito, a saída de Marta reverberou no que só vai acontecer dentro de dois anos, a eleição para prefeito de São Paulo. Corre que Marta teria dito ao ex-presidente Lula que pretende disputar as prévias partidárias para a sucessão do prefeito Fernando Haddad, mas da boca dela ninguém ouvi isso – e nem ouvirá agora. Marta não precisa dizer, pelo simples motivo de que sempre será um nome natural para voltar à Prefeitura paulistana. Dentro dos cânones delimitados pelo PT, no entanto, a simples possibilidade de a senadora vir a concorrer internamente já é um fato político suficiente para que muitas verdades venham à tona.
O presidente do partido, Rui Falcão, realizou uma auto-crítica pública sobre duas intervenções do comando central da legenda sobre diretórios regionais. Em 2002, quando a direção partidária impediu o então prefeito de Porto Alegre Tarso Genro de disputar a reeleição e, bem mais recentemente, nas últimas disputas municipais, em 2010, ao tirar a vez do então prefeito de Recife, João Paulo, de concorrer a um segundo mandato:
- O histórico do PT com prévias não recomenda essa alternativa. Perdemos nas duas vezes em que o prefeito no cargo não concorreu à reeleição, lembrou, repentinamente, Falcão.
Preocupado em isolar mas, ao mesmo tempo, como se fosse possível, não melindrar Marta, ele completou:
- Se os estatutos forem mudados, podemos deixar a decisão para um colégio de delegados, de modo aos dois candidatos se preservarem.
Até as estrelinhas dos bottons do PT sabem que não vai ser por aí. Se decidir mesmo concorrer à Prefeitura de São Paulo, Marta terá de fazê-lo por um outro partido. Em 2010, ela participou de reuniões nos diretórios zonais do PT, ao lado de Haddad, mas precisou sair da disputa – como quiseram Lula e Falcão -, para dar a vez ao pré-candidato que, por fim, venceu a eleição. Da próxima vez, uma nova vitória interna estará, certamente, ainda mais facilitada para ele.
A simples possibilidade de Marta, em nome de planos futuros, pensar em se afastar do PT em que nasceu politicamente e se criou, já alvoraça outras agremiações. Assédio, depois da carta, não lhe tem faltado. O PMDB do vice-presidente Michel Temer é o primeiro interessado em ter a ex-ministra como novíssima filiada, mas nem houve ainda um convite, nem ela pretende se mover açodadamente. O momento, para Marta, é o de atuar  como senadora por São Paulo e aguardar, de sua posição de destaque, os desdobramentos. A pressa, depois que sua bomba fez o efeito desejado, é sua adversária. Marta está certa disso.

Um comentário:

  1. Nossa.

    Só Li até: "em 2010, ao tirar a vez do então prefeito de Recife, João Paulo"?

    João da Costa!!! MEU FILHO!!!

    Aliás com essa atuação o PT suicidou-se em Pernambuco!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA