Desde que
começou a campanha do segundo turno, seis pesquisas eleitorais foram
divulgadas: As duas primeiras do Instituto Paraná e do Veritá, duas empresas
desconhecidas e sem tradição no Brasil. Aécio Neves apareceu na frente com uma
vantagem em torno de 10 pontos.
Dois ou
três dias vieram o Ibope e o Datafolha, os dois principais institutos do país,
apontando um empate técnico com o tucano dois pontos
percentuais à frente, o que não assegura a vitória por conta da margem de erro.
No final
de semana o Instituto Sensus mostrou Aécio como vencedor, 17 pontos à frente da
presidenta Dilma. Nesta segunda-feira o Vox Populi apresentou números
completamente diferente: o empate continua, mas a candidata à reeleição tem um
ponto de vantagem.
Os
institutos, que já erraram muito no primeiro turno, parecem querer se
desmoralizar de vez. Alguém está errando, alguém está mentindo e o eleitor não
sabe em quem acreditar.
Esta
semana saem novas pesquisas do Ibope e Datafolha, vamos ver o que é que dá.
O tucano,
que conseguiu mais apoios dos derrotados no primeiro turno, está fazendo uma
campanha mais pra cima e não será nenhuma surpresa se confirmar a liderança.
Dilma tem
como principais trunfos a força no Nordeste, as obras sociais do Governo e o
apoio de Lula (embora este não tenha mais a liderança do passado), embora não
se tenha confiança de que isto bastará para conter o desejo de mudança.
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