PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

MORTE DE EDUARDO CAUSA COMOÇÃO NACIONAL

A morte de Eduardo Campos causou uma comoção nacional. Os pernambucanos que deram dois mandatos de governador ao socialista, os políticos de expressão nacional de todos os partidos, o presidente da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal, todos expressaram a seu modo o sentimento de dor e ou de perplexidade diante da morte inesperada do candidato a presidente da República pelo PSB.

Marina Silva, vice na chapa do socialista, era a imagem da angústia e da dor, ontem à noite, diante das câmeras de televisão. Ela mal conseguiu falar para expressar seus sentimentos e demonstrava, sem procurar disfarçar, que estava completamente arrasada e “sem cabeça para pensar” neste momento doloroso de sua vida.

Apesar das diferenças políticas que os afastaram de Eduardo nos últimos tempos, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Roussef fizeram declarações de solidariedade à família e deram demonstrações do carinho que sentiam por Eduardo Campos. Afinal de contas eles militaram politicamente do mesmo lado durante décadas.

O ex-presidente Fernando Henrique, a quem Eduardo Campos fez oposição como deputado federal, lamentou a morte do ex-governador e disse que o socialista era uma liderança expressiva. “Vencendo ou não a eleição iria exercer um papel importante no país, porque era uma liderança ainda jovem”, destacou FHC.

Jornais e sites importantes da Europa e dos Estados Unidos noticiaram a morte do político pernambucano. A Casa Branca chegou a enviar uma mensagem prestando solidariedade aos brasileiros e à família de Campos.

Toda essa repercussão nacional e internacional é fácil de explicar. Eduardo começou na política muito novo, quando ainda estudava economia. 

Participou da campanha de Miguel Arraes ao governo, em 1986 e com a vitória deste foi trabalhar no Palácio do Campo das Princesas.

A partir desta primeira experiência entrou de vez na vida pública: se elegeu deputado estadual, deputado federal mais de uma vez, foi secretário e ministro de Estado. Venceu a eleição de governador em 2006 quando começou desacreditado, patinando nas pesquisas. Foi ao segundo turno contra Mendonça Filho e aliado a Humberto Costa impôs uma derrota de quase dois milhões de votos de diferença.

Em 2010 foi reeleito com 82% dos votos, o maior percentual já obtido por um candidato em Pernambuco. Essa popularidade foi conseguida graças a muitas obras em todas as regiões do Estado, como os três grandes hospitais que construiu na Região Metropolitana do Recife, estradas por todo o interior, unidades de saúde, projetos como o Mãe Coruja e a instalação de centros, nas cidades de porte médio, para emissão de documentos sem nenhuma burocracia.

No município de Garanhuns, Eduardo Campos como governador começou cumprindo uma promessa de campanha: retirou da cidade o malfadado presídio feminino da Várzea. Depois construiu a Barragem do Cajueiro, que livrou o município de vez da falta de água nas torneiras. Também reformou as escolas, o Hospital Dom Moura, construiu uma nova sede para o Ciretran e instalou o Expresso Cidadão.

Campos praticamente conseguiu unanimidade no Estado. Liquidou a oposição e quando se desincompatibilizou do cargo, para disputar a presidência da República, tinha a maior parte dos partidos no seu palanque.

O ex-governador somente começou a ser contestado em Pernambuco quando veio o processo sucessório nacional e estadual. Preteriu nomes conhecidos como João Lyra e Fernando Bezerra Coelho para investir na candidatura de Paulo Câmara, ex-secretário da Fazenda do Estado. Até hoje, conforme mostram as pesquisas essa opção não foi assimilada pela população.

No plano nacional, o seu distanciamento de Lula e Dilma parece não ter sido aceito pelo povo, principalmente o eleitor simples e pobre do Nordeste que venera a figura do ex-presidente como um Messias. Eduardo morreu sem conseguir decolar nas pesquisas, embora confiasse que poderia melhorar seus percentuais de intenção de votos quando começasse a campanha na televisão.

Na noite anterior a sua morte deu uma entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, e se saiu bem apesar das perguntas incômodas de William Bonner e Patrícia Poeta.

Amanheceu feliz, na quarta-feira. Sabia que tinha ido bem na TV e a partir dali poderia ganhar a confiança do povo brasileiro. Pegou um voo para um compromisso político no interior paulista e o jato em que viajava caiu na área urbana de Santos, no litoral de São Paulo. Morreram todos. Os pilotos, os assessores do candidato e Eduardo Campos.

O governador que fez História em Pernambuco e no Brasil. O político que estava destinado a exercer ainda uma grande liderança no país, como observou Fernando Henrique Cardoso.

Não pôde nem se despedir de tantos que o amavam ou o admiravam. O destino pregou uma peça no líder socialista e em todos nós, que estamos até agora tentando entender por que tal tragédia aconteceu.



Leia post abaixo: “A Solidariedade a Eduardo Campos”.

12 comentários:

  1. José Fernandes Costa14 de agosto de 2014 às 12:21

    DOS PASSAGEIROS DO VOO FATÍDICO, O MAIS VELHO ERA EDUARDO CAMPOS (49 ANOS). – A IDADE DOS OUTROS SEIS, VARIAVA DE 36 A 48 ANOS. – AQUI, PRESTO SIMPLES HOMENAGEM AOS MORTOS! – E, ESPECIALMENTE, ÀS FAMÍLIAS DE EDUARDO CAMPOS, PEDRO VALADARES, GERALDO DA CUNHA, MARCOS MARTINS, MARCELO LYRA, ALEXANDRE SEVERO E CARLOS AUGUSTO LEAL (PERCOL)! – OS DOIS ÚLTIMOS ERAM OS MAIS NOVOS, ENTRE OS MORTOS! – 36 ANOS (CADA) – 2. BREVE, LIMITADA, TRANSITÓRIA, CURTÍSSIMA, PASSAGEIRA, TRANSITIVA! – E TANTOS OUTROS ADJETIVOS QUE CABEM AQUI! – ASSIM É ESTA VIDA SEVERINA! – POR ISSO, QUEM DESFRUTA DO PRIVILÉGIO DE VIVÊ-LA, VIVA SABIAMENTE! – VIVA INTENSAMENTE E APROVEITE CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO! – MAS, COM PONDERAÇÃO! - ASSIM, NÃO TENHA MEDO DE VIVER! – E NÃO TENHA MEDO DE MORRER! – ESSE É O CAMINHO NATURAL! – UM DETALHE: OS QUE VIVEM MAIS TEMPO, PASSAM POR MUITAS ALEGRIAS! – MAS ESTÃO SUJEITOS A GRANDES DORES! – PASSAM POR VENTOS E TEMPESTADES! – E, POR CAUSA DE VENTOS E DE MAU TEMPO, O AVIÃOZINHO PARTIU-SE, DEIXANDO SÓ PEDAÇOS DE AVIÃO E DE GENTE, COM CERCA DE 20 A 50 CENTÍMETROS (CADA UM), ESPALHADOS PARA TODOS OS LADOS, NUMA EXTENSA ÁREA URBANA! - É ISSO. /.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa horrivel esse comentario a cima. Repuguinante. Meu deus do ceu

    ResponderExcluir
  3. Que comentário horrível esse do Sr. Fernandes. Como uma pessoa pode ser seca assim, tão sarcástico, falando de pedaços de gente de 20 e de 50 centímetros como se bebe uma coca cola ou estar em um bate papo informal. Isso é um monstro!
    Ana Camevara Cintra

    ResponderExcluir
  4. Sr. Roberto Almeda:
    Como existem pessoas que demonstram sentimentos raivosos impregnados de ódio ou de desrespeito como o comentario la de cima. Sr. Roberto Almeida esse comentario deveria ser excluido é um acinte a religiosedade das pessoas cristã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa excluir nada, cada um escreve o que quer e o outros acham o que quiserem.

      Não é por que Eduardo Campos morreu que será um santo, ele foi o líder de um governo no qual centenas de milhares de inocentes tiveram suas vidas ceifadas pela violência, pela baixa qualidade na saúde pública e pelas próprias mão do governo autoritário do Defunto.

      Ele junto com seu partido, são integrantes do FORO DE SÃO PAULO, organismo internacional que visa implantar o Socialismo Bolivariano, uma espécie de regime autoritário, inspirado nas idéias de Karl Marx, Fidel Castro e Simon Bolivar, suprimindo as liberdades dos cidadão de toda a America Latina.

      Ele foi responsável por ações violentíssimas da policia militar contra manifestantes e grevistas que só exigiam seus direitos pacificamente.

      Ele junto com sua patota de pucha-sacos coibia, perseguia e massacrava funcionários públicos que não concordavam com ele.

      E agora que morreu virou santo? Respeito é para quem merece até depois de morto! Pare o Sr Eduardo Campos e outros de sua laia reservo apenas a indiferença na hora de sua morte! Já foi tarde seu canalha.


      E quem não gostou que se dane!

      Excluir
  5. Esses dois senhores são indignos de frequentar este ambiente. Xou capetas.

    ResponderExcluir
  6. É so observar o que estar escrito por ditraz da escrita desse Ewerton de Souza e Jose Fernando da Costa que eles dois junto sao dois ateu

    ResponderExcluir
  7. A pessos que deveriam pensar antes de escrever essas porcarias que escrevem lebrense que vcs estao falando do melhor governador que ja teve em pernanbuco do maior lider pulitico que nasceu em pe e de um pai de familia de um homem de bem sera que vcs que escreveram esas palavras ridiculas lebrarao disso e que o cara que vcs estao criticando trasformou pe. De verdada adeus eduardo canpos vc e o mito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser um débil mental, para falar umas sandices dessas. Eduardo Campos foi o maior cínico que já chegou ao poder em Pernambuco.

      O cara comprou os deputados estaduais, comprou a justiça, comprou a policia, compro todos os que pôde, mas felizmente a realmente democrática morte ele não teve capacidade de comprar e ela foi implacável, levando-o e bem levado.

      Excluir
  8. Será que esse ewertom de souza é parente do Jose fernado da Costa. os dois quando escreve se parece alem de serem ateus muita concidencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk

      Será que esse anônimo é o Lula? Os dois escrevem bem certinho.

      Excluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA