PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO CONFIRMA CORTES DE MORDOMIAS NO FESTIVAL DE INVERNO

EXCLUSIVO - Marcelo Canuto iniciou na vida pública em 1987, como chefe de gabinete da Secretaria de Imprensa, no segundo Governo Arraes. Faz parte de um grupo de rapazes ligados a Eduardo Campos, que também iniciou sua atividade na segunda metade dos anos 80. Tinha o Marcelo, Luciano Vasquez (hoje Secretário da Casa Civil), Aloísio Lessa (deputado estadual) e o neto do então governador, que todos tratavam simplesmente de Dudu.

Marcelo tem 49 anos, é formado em direito e foi chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Exerceu o cargo de diretor do Departamento de Relação com os Poderes Municipais, em Olinda e foi gerente geral da Secretaria de Projetos Especiais, no terceiro Governo Arraes.

Antes de assumir a Secretaria de Cultura, na gestão de João Lyra, Marcelo foi gerente geral de Gestão da Secretaria Especial de Articulação do Estado, Secretário Executivo de Relações Institucionais e Articulação Parlamentar da Casa Civil, acumulando esta função com a Secretaria Executiva de Articulação Política do Governo, em 2012 e 2013.

Nesta entrevista exclusiva ao Blog, Marcelo Canuto fala das expectativas do FIG, comenta o nível das atrações, revela como está a parceria com a Prefeitura Municipal e atesta que o governador João Lyra determinou o corte de mordomias de funcionários da Fundarpe durante o Festival, a começar pela retirada dos camarotes.

1) Quais as expectativas da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado para esta 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns?

A expectativa é manter a tradição de um FIG diversificado, com ações para todas as áreas, que ocupe a cidade inteira. O FIG é um patrimônio da cultura pernambucana e não temos dúvidas que teremos mais uma edição de sucesso. Temos uma programação forte em todas as áreas, não só na música, que deverá lotar todos os palcos, mas espetáculos importantes de dança, teatro e circo, além de debates, palestras e encontros de literatura. Ou seja, mais uma vez Pernambuco vai manter o FIG como o maior festival em diversidade cultural da América Latina, patrocinado exclusivamente pelo poder público, neste caso, o Governo do estado.


2) O fato de João Lyra ter assumido o Governo em abril deste ano dificultou alguma coisa na realização do FIG?

De forma alguma. O FIG já tem uma preparação prévia e o governador sempre nos apoiou, se inteirou de todas as etapas de sua produção, e nós, gestores da Secretaria de Cultura e Fundarpe, estamos prontos para, a partir do dia 17 de julho, receberas milhares de pessoas que mais uma vez irão curtir o Festival de Inverno de Garanhuns.


3) Secretário: Com relação à programação do Festival este ano, o senhor acha que mantém o nível das edições anteriores?

Mantêm o nível, na medida em que garante ações em todos os polos, sejam palcos ou teatro, cinema, praças. A programação do FIG é montada a partir de uma convocatória. Depois, curadores ligados a cada segmento da cultura, música, artes cênicas , literatura, cinema selecionam os melhores projetos. Ou seja, é uma programação que contempla produções contemporâneas, muitas inéditas no estado, que fazem um recorte das tendências artísticas em cada segmento. Já na Praça Mestre Dominguinhos, a opção são por atrações consagradas que agradam aos mais diversos públicos, como Zé Ramalho, Vanessa da Mata, Titãs, que irão lotar a praça todos os dias.


4) Como está a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns para a realização do Festival de Inverno 2014?

A prefeitura de Garanhuns é uma parceira nossa desde a primeira edição. Este ano, inclusive, estamos tendo a oportunidade de homenagear um filho da terra, ex-prefeito e criador do FIG, Ivo Amaral. Este ano também, a Prefeitura está ainda viabilizando uma das noites da Praça Mestre Dominguinhos.

5) Quanto o Governo do Estado está investindo este ano no evento? O senhor acha que o investimento garante retorno?

São 9,5 milhões diretamente, sem contar os custos do serviço público da Secretaria de Segurança Pública, Saúde, entre outros. Sem dúvidas que há um retorno grande para o município e o estado, além de um retorno para a economia da cultura. Falamos no retorno para os próprios artistas e as pessoas que vivem da cultura no estado e no país.

6) É verdade que o governador João Lyra cortou os camarotes do Estado durante o FIG e outras mordomias de anos anteriores do Governo e da Fundarpe?

É verdade. Temos seguido esta orientação desde o Carnaval, no São João e agora também no FIG.

7) Qual a maior contribuição do Festival de Inverno para a cultura pernambucana? O Sr. acha que o FIG também contribui com a economia de Garanhuns e região?

Fomentar a já rica cultura pernambucana, dando espaço para todo tipo de produção cultural, sendo por isso uma das mais importantes vitrines da cultura do estado e da região. Além dessa contribuição, o FIG também é um gerador de empregos diretos, indiretos, que contribuindo para o fortalecimento da economia de todo estado. (Texto final: Roberto Almeida. Foto:Leiaja.com)

5 comentários:

  1. Primeiro dia a pois o Brasil perde já começou os cortes e isso esta apenas começando .

    ResponderExcluir
  2. Eduardo Campos deixou os cofres do Estado vazios, falei isso há meses. Nosso atual governador, tem que mostrar ao arrogante ex Governador, que o Governador é ele João Lyra Neto, e é possível que ao atual Governador, nossa Presidente possa ajudar Pernambuco, do contrário Pernambuco está financeiramente em situação difícil. Armando Monteiro, nosso futuro governador, que se dá muito bem com nossa Presidente, fará o Estado voltar aos bons tempos, quando Lula e Eduardo eram amigos. Depois que Eduardo Campos traiu Lula e Dilma o Estado passou e passa por grandes dificuldades econômicas/ financeiras, mas que o Governador João lyra saberá resolver com a Presidente Dilma, porque nosso governador atual é um homem sério e de caráter.

    ResponderExcluir
  3. Roberto Almeida não apague o meu comentário, ele é anônimo mais é verdadeiro, ninguém fala nada sobre os 5 dias cortados do FIG????????

    ResponderExcluir
  4. EIS O QUE FALOU HOJE(10/07) O PREFEITO IZAÍAS RÉGIS NO POTENTE MICROFONE DA DIFUSORA AO RADIIALISTA PEIXOTO: “NÃO SOU EU QUE DETERMINO FESTIVAL DE INVERNO”. EM TERMOS DE FIG, DEFINITIVAMENTE, TEMOS UM PREFEITO COADJUVANTE, JAMAIS PROTAGONISTA. LAMENTÁVEL!!!

    P.S.: - Nunca pensei que o Izaías se pelasse de medo desses donos da FUNDARPE. Bota moral, cara!!! Parte pra cima, porra!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Altamir, tenho o maior respeito pelo nosso prefeito Izaias mas entregar nossa Garanhuns a essas peste da FUNDARPE é lesca viu.

      Excluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA