PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

VEREADORES DE SALOÁ FOGEM DO PLENÁRIO PARA NÃO VOTAR CONTAS DE EX-PREFEITO


Uma sessão que envergonha o mais ingênuo e simples eleitor. Foi assim definida pelos presentes a reunião da Câmara Municipal de Saloá, ocorrida ontem à noite, e que deveria votar as contas dos ex-prefeitos José Alves de Araújo, o Zé do Leite e Gilvan Pereira, respectivamente os exercícios de 2007 e 2009.

O plenário da Casa José Soares de Melo ficou superlotado por populares, que após duas horas de espera receberam a frustrante comunicação de que não haveria votação. Isso por conta de cinco vereadores faltosos. Um verdadeiro descaso com a população que os elegeu. A seção foi aberta com apenas três vereadores: O presidente, Ronaldo Birunda (PSDB), Tyrlei Vicente (PRB) e Arnaldo Ferreira, o Ferreirinha do PSB. A vereadora Ana Maciel do PSD também estava no recinto pronta para a votação. Contudo cinco vereadores não compareceram, demonstrando a falta de compromisso com o povo, principalmente os que se deslocaram nesta noite de suas casas para acompanhar a votação de um pleito tão importante. Os faltosos foram: José de França Leite (PDT), Vilma Lúcia Ferreira de Barros (PSB), Gilvan de Freitas Lucena (PSDB), Wellington de Freitas (PP) e Izenilda Brandão (PSDB).

O vereador Tyrlei Vicente ficou indignada com a postura de seus colegas faltosos e declarou: “o povo é quem vai julgar esse comportamento tão desrespeitoso para com esta casa”.

Para o vereador Ferreirinha a Câmara não pode ficar refém dessa votação e precisa dar uma resposta à sociedade. “O que mais lamentamos é a falta de selo por parte de alguns vereadores que não honraram o compromisso com o nosso povo”, disparou Ferreirinha.

Segundo o presidente da Câmara esta situação já poderia ter sido resolvida. Ronaldo Birunda explica que o Regimento Interno possibilita a votação desse tipo de matéria em apenas um turno: “Nossa Lei Orgânica diz que as prestações de contas devem ser discutidas e votadas em um único turno. Mas os vereadores da oposição insistiram que deveria ser em dois turnos. Foram justamente esses vereadores que não compareceram à Seção de ontem”, concluiu o vereador.

A Câmara Municipal de Saloá realizou a primeira reunião para votar as contas dos ex-prefeitos Gilvan Pereira e Zé do Leite na última quinta-feira (10). Não havendo consenso no diálogo, decidiu por marcar duas novas seções: a primeira para a sexta feira, dia 11 e foi realizada ontem (14). A atitude dos vereadores faltosos compromete a integridade do Poder Legislativo. A população começa a se questionar sobre o voto dado no último pleito e vai além, se pergunta: será que esse tipo de matéria só é votada quando há acordo financeiro? Serão esses os políticos ideais para legislar o município? 

(Texto: Geraldo Mouret).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA