Festival Viva Dominguinhos

Festival Viva Dominguinhos
A valorização da música regional

sábado, 30 de novembro de 2013

ARMANDO CUMPRE COMPROMISSOS COM CAETÉS

Armando Duarte (PTB) começou bem e termina bem o ano de 2013, cumprindo os compromissos assumidos com o povo de Caetés. Em novembro pagou o salário do mês e a segunda parcela do rateio feito com os professores, de pouco mais de R$ 1 milhão. Muitos profissionais que trabalham em sala de aula estão satisfeitos. Alguns setores ainda ensaiam críticas, mas a verdade é que foi o único município a repassar esse extra na educação.

O rateio robusto pago em Caetés deixou professores de outras cidades - e até alguns gestores - com ciúmes do benefício proporcionado pelo prefeito Armando.

A ARTE DA POLÍTICA

Cena do passado recente

Em 2010 estava todo mundo no mesmo palanque: Lula, Eduardo, Dilma e Armando Monteiro. E cada um desses personagens só encontrava qualidades no outro. Este ano as coisas começaram a mudar e em 2014 a mudança será ainda maior. Por conta das eleições e dos interesses, que agora são outros.

Eduardo já começou a encontrar defeitos em Dilma e tenta convencer o povo brasileiro que se chegar à presidência da República fará melhor do que ela. A petista revida usando a máquina, está na ofensiva para atrair deputados, governadores e prefeitos. O pacote de bondades da presidenta é do tamanho do Brasil.

Armando continua aliado do PT, mas no seu discurso já começou a encontrar defeitos no Governo de Pernambuco. Segundo o petebista a educação deixa a desejar e Eduardo não pode criticar o número excessivo de ministros, porque tem 29 secretários no Estado.

Por enquanto é só o ensaio. Quando vier a campanha e os programas eleitorais no rádio e televisão, os ataques serão mais duros. Isso é política.

MUNICÍPIO COMPLICADO

Águas Belas não deve ser um município fácil de administrar. Tem a seca que por lá é pesada, os índios fulniôs que são donos de importantes pedaços de terra e as receitas de FMP que caem e aumentam as dificuldades. Para completar atualmente o prefeito  é do PT, e por isso não vai ter a mão amiga do governador Eduardo Campos (PSB).

A falta de recursos faz com que seja difícil, mesmo para a imprensa, falar com o gestor e seus auxiliares. Eles conversam, desconversam, depois nem atendem mais o telefone. Seria melhor enfrentar a realidade e tratar as coisas com seriedade e transparência.

MAIS UM SECRETÁRIO DE SÃO JOÃO DEIXA O CARGO

Agora é oficial. O Secretário de Agricultura de São João, Josias Agostinho (PSB), decidiu entregar o cargo ao prefeito Genaldi Zumba (PSD). Eleito vereador em 2012 com 592 votos, o socialista resolveu retomar seu mandato na Câmara, por conta da crise política do município, que começou com a saída do comerciante José Porfírio da Secretaria de Saúde.

Josias confessou que optou por deixar a Secretaria por não estar se sentindo bem no cargo. Segundo ele foi uma experiência válida, no entanto estava sentindo falta de autonomia para realização do trabalho. O vereador adiantou que no Legislativo vai estar alinhado ao grupo que sempre pertenceu, formado por companheiros do PSB e outros partidos. Assim, fará oposição ao Governo Municipal, embora garanta não ter nada contra Genaldi. "Eu não gosto de criar arestas com ninguém. Será uma relação de respeito", disse o ex-secretário.

O vereador do PSB fez questão de defender o ex-colega do secretariado, José Porfírio, que na sua opinião jamais seria capaz de desviar dinheiro público. "Jamais ele colocaria suas mãos em dinheiro público. É um homem de bem", salientou.

Josias Agostinho está preocupado com a imagem de São João no Agreste Meridional e no Estado. Segundo ele, o município teve grandes prefeitos, como Gonzaga Cabral, Antônio de Pádua e Pedro Barbosa. Embora evite falar mal de Genaldi, acredita que o atual gestor está pecando pela inexperiência e "andou se atrapalhando".

Para o socialista, o processo político de São João está meio tumultuado e é preciso restabelecer a ordem das coisas. Na Câmara Municipal irá procurar dar sua colaboração para que o município saia das manchetes negativas da mídia. Josias cumpre o sexto mandato de vereador e não pretende se candidatar na próxima eleição.

A MUDANÇA NA PARADA DE ÔNIBUS

Tudo indica que a AMTT acertou. Pelo menos no primeiro dia sem a parada de ônibus na frente da Padaria Suíça tudo transcorreu bem. Quem estava acostumado com aquele tumulto no local, a falta de espaço para andar, os ônibus e automóveis se apertando, deve ter estranhado. À tarde estava tudo calmo, a área sendo usada como zona azul, sem a balbúrdia em que se transformou o ponto aos longo dos anos.

Nas imediações das farmácias Pague Menos, Droga Rápida e Lojas Americanas o movimento também estava normal. Como alargaram o espaço, os ônibus estacionavam sem problemas e o trânsito fluía bem. Lógico que é cedo ainda para escrever que a "Autarquia fez um gol de placa". Mas a medida parece ter sido acertada sim.

Para que o clima permaneça assim, como descrito acima, será preciso a presença de guardas de trânsito nas proximidades da Americanas e também a colaboração dos motoristas, que devem evitar invadir o espaço dos coletivos e estacionar em fila dupla.

O CINEMA NA SALA DE AULA

ESPECIAL - O cinema é um dos instrumentos mais fortes na área cultural, mesmo no mundo de hoje concorrendo com a televisão, a internet e outras novidades trazidas pela tecnologia. Muitos filmes são mera diversão, outros, no entanto, são verdadeiras obras de arte.
Interessante por exemplo acompanhar a relação do cinema com a escola, com o processo educativo. Ao longo dos anos, diretores e atores entraram na sala de aula e nos proporcionaram boas reflexões.
Vamos ficar aqui com cinco exemplos, cada filme de uma década diferente.
Ao Mestre com Carinho é de 1967. Tem James Clavel na direção e o ator negro Sidney Potier no papel principal. Ele interpreta Mark Thackeray, engenheiro, que ao ficar desempregado começa a ensinar numa escola de bairro operário. Os alunos são em sua maioria brancos, adolescentes indisciplinados e desordeiros. O professor enfrenta os baderneiros com coragem e se apega à sala de aula. Conquista os alunos, dá e recebe lições de vida. É um filme bem dirigido, Potier estava no auge de sua carreira e o longa se tornou um clássico.
Sociedade dos Poetas Mortos, dirigido por Peter Weir, autor de grandes filmes. Este longa foi lançado em 1989 e se tornou cult entre jovens, professores, estudantes universitários, psicólogos e cinéfilos em geral. A história se passa em 1959, na Welton Academy, uma tradicional e conservadora escola inglesa. Robbin Williams é o novo professor de literatura e usa métodos pouco convencionais, entrando em choque com a direção do Colégio. Os jovens alunos vão se apaixonar pelo mestre e este pelos seus pupilos, mas uma tragédia dará um novo rumo à história.
Outro filme bonito, nesta linha, de professores sensíveis causando impacto na vida dos jovens estudantes é Adorável Professor, de 1995. Quem brilha é o ator Richard Dreyfuss, um músico empenhado em fazer uma sinfonia e que decide dar aulas para ter mais dinheiro e assim realizar o seu projeto de vida. Mr. Holland, o personagem principal, se envolve cada vez mais com a atividade e passa 30 anos lecionando na mesma escola, exercendo um papel importante na vida de muitas gerações. Ele tem um filho surdo e os dois têm uma relação conturbada, principalmente porque o professor direciona toda sua vida para o trabalho de ensinar.
O Sorriso da Mona Lisa, de 2002, com direção de Mike Newell, traz a conhecida Julia Roberts na pele da professora Katharine Watson. Recém graduada, ela passa a ensinar História da Arte no conceituado Colégio Wellesley. Da mesma forma que o professor  Keating em Sociedade dos Poetas Mortos, ela encontra um ambiente conservador e bate de frente com as velhas normas, ensinando as alunas a enfrentar os desafios da vida.
Surpreendente é o filme “O Que Traz Boas Novas”, produção canadense de 2011 dirigida por Philippe Falardeau. É um trabalho de muita sensibilidade, mas simples, sem os ares de grande produção dos outros citados. Não tem nenhum ator famoso participando, nem cenas excessivamente dramáticas, ganhando o expectador pela linguagem direta e realista e pela forte carga de humanismo.
Bachir Lazhar (Mohamed Fellag) é um imigrante argelino que ingressa como professor substituto num colégio de Montreal. Ele assume uma turma traumatizada porque a professora, sua antecessora na disciplina, suicidou-se em plena sala de aula. Aos poucos o estrangeiro, recebido com reservas e preconceitos, vai conquistando a garotada. Com o seu jeito franco, sua simplicidade, ele ganha a simpatia também de quem acompanha o filme, construído com notável habilidade. Algumas das crianças, personagens do filme também são cativantes e nos surpreendem com sua percepção das coisas, das situações.
São cinco filmes de ótimo nível técnico, com bons diretores e atores e que nos trazem grandes lições de vida. Acredito que eles têm em comum a mensagem de mudança, uma crítica ao rigor e ao conservadorismo. Os jovens alunos devem ser conquistados através da competência, pelo carinho, depois de estabelecida uma relação de respeito, mas desprovida de autoritarismo.
São filmes que deviam ser visto por todos. Principalmente por quem convive com a direção de uma escola ou com a sala de aula. (Roberto Almeida).

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

IZAÍAS CONSEGUE PACOTE DE BENEFÍCIOS EM BRASÍLIA

Izaías na Capital Federal

O prefeito Izaías Régis (PTB) passou toda esta semana em Brasília. O petebista visitou os senadores Armando Monteiro e Humberto Costa (PT), além dos deputados Fernando Ferro e Jorge Corte Real. Percorrendo os gabinetes dos parlamentares e dos ministros, na capital federal, o dirigente do município buscou recursos para a cidade e distritos, checando ainda o andamento de projetos encaminhados anteriormente pelo seu governo.

Logo no início da semana Izaías esteve com o deputado Federal Fernando Ferro (PT).  Ele solicitou ao parlamentar uma emenda específica para o Vale do Mundaú, comunidade que ele deseja priorizar com serviços de asfalto, calçamento, áreas de lazer e de prática de esportes.  “Queremos recursos para melhorar a qualidade de vida dos moradores daquele bairro e de outros do município”, frisou.
Na quarta-feira o prefeito de Garanhuns visitou os ministérios da Justiça, Educação e Cidades em busca de informações sobre o andamento de projetos enviados pelo município.
No Ministério da Justiça o gestor foi informado que os recursos do programa de Valorização Profissional e Promoção da Saúde da Guarda Municipal já estão aprovados e foram mandados para empenho. Com esta medida o prefeito pretende investir na qualificação dos guardas municipais da cidade, o que refletirá em benefícios diretos da população, já que esses profissionais têm um contato muito próximo com os moradores.
Izaías e o assessor jurídico do gabinete do Senador Armando Monteiro, Napoleão Lopes, foram atendidos pelo chefe de gabinete da Secretaria de Educação Básica do MEC, Leonardo Milhomem Rezende. Na oportunidade, o o dirigente do município assinou convênio para compra de mobiliários para as escolas municipais, no valor de R$ 337.925,00. Os recursos encontram-se empenhados.
CRECHES - Dentre as ações da administração estão três creches e uma quadra poliesportiva em fase de adaptação dos projetos, com boas possibilidades de liberação de recursos ainda em 2013. As creches atenderão o Vale do Mundaú, o Distrito de São Pedro e outra será localizada no terreno nos fundos do IFPE, com suporte para atender 240 crianças ou 120 integral em horário integral. A quadra poliesportiva está com a construção em andamento na Escola Municipal Silvino Almeida, no bairro Manoel Chéu. 
Na visita ao Ministério das Cidades, acompanhado por Melrilene Melo, assessora do Senador Armando Monteiro, a busca de informações foi referente ao investimento de 99 milhões de reais em saneamento básico, por meio da COMPESA. A analista de infraestrutura do Ministério das Cidades, Helena Buys, elogiou bastante o projeto elaborado pela Companhia Pernambucana de Saneamento e informou que em breve o Ministério estará encaminhando as novas etapas para serem seguidas, dando continuidade à elaboração do projeto.
O prefeito Izaías Régis ressaltou a importância desta última viagem a Brasília. "Com essas visitas que estamos fazendo, conseguimos agilizar os processos iniciados pelos nossos secretários. A viagem foi bastante proveitosa, e de todos os ministérios que visitamos saímos com respostas positivas, certos de termos conquistados benefícios para o município”, enfatizou.
EMENDAS -  Esta semana estão entrando no Congresso Nacional as emendas das bancadas dos deputados e senadores. Como também era objetivo da viagem do prefeito a Brasília, Izaías solicitou emendas aos deputados federais Jorge Corte Real (PTB), Fernando Ferro (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Eduardo da Fonte (PP), Gonzaga Patriota (PSB) e Sílvio Costa (PSC).
O gestor também fez solicitação de emendas aos senadores Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT). Todas as emendas solicitadas foram para investimentos em infraestrutura urbana. "Sabemos da grande quantidade de cidades que nossos deputados e senadores têm para atender. Porém temos o compromisso com nossa Garanhuns. Solicitamos as emendas aos colegas deputados e senadores, sei que temos possibilidade de sermos atendidos pela maioria deles. Toda conquista para melhoria da cidade é muito bem-vinda", concluiu o petebista. (Com dados da Secretaria de Comunicação Social).

PREFEITO DE PETROLINA ACHA QUE FERNANDO BEZERRA COELHO QUER O PODER NO TAPETÃO

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), que derrotou duas vezes candidatos de Fernando Bezerra Coelho (PSB) na disputa pela prefeitura, responsabilizou o socialista por estar querendo tirar ele do poder no “tapetão”. O peemedebista ironizou o adversário: “Vai ver ele vai tentar ser o candidato do seu partido ao Governo pela via judicial”.

Júlio, que é médico, já provou ser bom gestor, bom de urna e agora revela muita habilidade no jogo de palavras.

Fernando Bezerra é uma das opções do PSB na disputa pelo Governo de Pernambuco.

REGINALDO REI ESTÁ DOENTE

Reginaldo Rei está hospitalizado.

O cantor pernambucano Reginaldo Rossi, 69 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Memorial São José, em Recife.

Celeide Pessoa, esposa do artista, disse que ele passou mal após um show realizado em Manaus. Ela acredita que o problema pode ser estresse, uma vez que os exames cardíacos realizados não indicaram nenhum problema de coração. Mas os médicos acham que o estado de saúde do cantor inspira cuidados.

Reginaldo Rossi é natural da capital pernambucana e começou sua carreira na época da Jovem Guarda. Nesta época, nos anos 60, fez muito sucesso com a música Mon Amour Meu Bem ma Femme.

Depois, já maduro, tornou-se um ídolo nacional graças a canções românticas como A Raposa e as Uvas, Recife Minha Cidade, Ai Amor,  O Dia do Corno e Garçon.

É velho conhecido do público garanhuense tendo participado de várias edições do Festival de Inverno, sempre se apresentando com a praça lotada.

LAJEDO PASSA A TER NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Com o lema “Mudando para melhor” a Prefeitura de Lajedo implanta avanços em todas as suas secretarias. Agora através da Secretaria de Finanças, apresentou a nota fiscal dos serviços eletrônicos. O novo sistema implantado no município facilitará o processo de emissão de notas e outros serviços de rotina para o prestador de serviço. 

A iniciativa é fruto de investimentos do prefeito Rossine Blesmany em tecnologia. A nota fiscal eletrônica também irá facilitar a transparência e, com isso, haverá maior controle e agilidade nas fiscalizações. Para emissão da nota fiscal o prestador de serviço basta acessar o link no site da prefeitura de Lajedo:www.lajedo.pe.gov.br

HOMOFOBIA PASSA A SER CRIME EM PERNAMBUCO

Em uma iniciativa pioneira no País, Pernambuco passa a ser o primeiro estado a identificar nos boletins de ocorrência policiais (BOs) casos de discriminação e violência que tenham a homofobia como causa.

A iniciativa permitirá a inserção das notificações no Sistema de Informações Policiais (Infopol/SDS), melhorando as estatísticas e permitindo a adoção de ações e políticas públicas de enfrentamento ao problema, além de possibilitar traçar o perfil das vítimas.
Os delitos também passarão a ser enquadrados como conduta criminosa. O projeto piloto está sendo implantado na delegacia de plantão do bairro de Casa Caiada, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.
A portaria 4818, de 25/11/2013, estabelece que os boletins de ocorrência possuam campos contendo o nome social (pelo qual a pessoa é conhecida), orientação afetivo-sexual, identificação de gênero e motivação homofóbica.
O decreto publicado no Diário Oficial do Estado, regulamenta a Lei nº 12.876, de 2005, oito anos após aprovação pela Assembleia Legislativa de Pernambuco(Alepe).
Embora no Brasil já existam projetos de lei referentes a crimes por homofobia, a legislação ainda não foi regulamentada, o que coloca a iniciativa pernambucana à frente dos demais estados no enfrentamento deste tipo de crime. (Fonte: Pernambuco 247)

PADRE JORGE PRESTIGIA QUILOMBOLAS

O Prefeito de Iati, Padre Jorge esteve no povoado de Santa Rosa,  nesta quinta-feira, 28, para assinar a ordem de serviço visando construir duas caixas d´água e uma cisterna naquela localidade.

“O Governo do Estado já sinalizou que vai contemplar o povoado Santa Rosa com um Dessalinizador. É que lá, apesar da vazão d´água dos poços artesianos ser boa, a água captada é salobra e esse equipamento torna a água potável. Também vamos dar inicio as obras de instalação de duas caixas d´água e a construção de uma grande cisterna. Com essas ações acreditamos que vamos melhorar o abastecimento d´água naquela comunidade”, ressaltou o Padre Jorge.

COMUNIDADE DO RETIRO – Já nesta sexta-feira, dia 29, o Padre Jorge estará na comunidade quilombola do Retiro, localizada há cerca de 50Km da sede de Iati. É que a comunidade foi contemplada com a construção de 68 habitações através de um Programa do Governo Federal.

“Essa é a primeira etapa desse Projeto Federal, que vem mudando a realidade dos Quilombolas que residem no Sítio Retiro. Antes àquelas famílias viviam em casas de taipa, correndo o risco de doenças e agora passarão a com viver com mais dignidade, em habitações em alvenaria”, finaliza o Prefeito de Iati, o Padre Jorge.

ALÉM DO HORIZONTE

Juliana Paiva, 20 anos, é uma entre muitas mulheres bonitas das novelinhas da Globo. Natural do Rio de Janeiro, começou como modelo aos 9 anos e adolescente, morando no Ceará, iniciou sua carreira no teatro. De volta ao Sul/Sudeste Maravilha fez testes para televisão e começou sua carreira na "Vênus Platinada".

Passou pela escolinha da novelas, que é Malhação, foi emplacando papeis mais importantes e hoje está no folhetim das 18h, Além do Horizonte.

Não é uma graça ela sentada assim, com esse rosto gracioso, exibindo o belo par de pernas?

Como na música que inspirou a novela: "Além do horizonte deve ter..."

GARANHUNS REALIZA 12ª EDIÇÃO DO MOTOFEST

Numa realização do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Motoclube Voadores das Colinas, começa amanhã (29), em Garanhuns, a 12ª edição do Motofest. O evento já faz parte do calendário de eventos e se consagrou no município pela intensa visitação dos apaixonados por motocicletas de todo o Brasil. O Motofest 2013 acontece na Praça Cultural Mestre Dominguinhos – antiga Guadalajara –, e segue até o próximo domingo, 1º de dezembro.

Com o objetivo de incentivar o turismo e divulgar as riquezas culturais, a infraestrutura da festa ofertará, ainda, exposições de motos e acessórios, shows musicais e de acrobacias, minicursos e praça de alimentação. “A educação para o trânsito também é reforçada durante o evento. Misturamos os aspectos práticos com os teóricos para ficar mais atrativo. Esse ano a novidade são as mini aulas de pilotagem prática para os motociclistas”, comenta Mateus Alves, da Alves Moto Honda, apoiadora na realização.

Os acessos no entorno da praça serão fechadas com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) e a Polícia de Trânsito. A área para estacionamentos ficará na rua Cel. Antônio Vitor – localizada acima do local. 

Mais informações, clique no link: 

Confira, abaixo, a programação de shows:

Dia 29 - Joãozinho e Banda Sete (PE)
            Yolanda (PE)

Dia 30 - Drenna Rock (RJ)
            Downtown Band (PE)

Dia 1 - Drenna Rock (RJ)
           Gilberto e Banda (PE)

Texto: Cloves Teodorico
Foto: Valber Van Der Linden

TRÊS SECRETÁRIOS DO GOVERNO DO ESTADO ASSINAM CONVÊNIOS EM SALOÁ

O prefeito Ricardo Alves , os secretários estaduais 
e o professor Paulo Lins, gerente da GRE

O Município de Saloá recebeu nesta quinta-feira, dia 28,  três Secretários do Governo Eduardo Campos: Aldo Santos, da Agricultura e Reforma Agrária; Aluisio Lessa, da Articulação Social e Regional e Danilo Cabral, secretário das Cidades. Eles anunciaram uma série de projetos que estão sendo realizados em prol do município. Na ocasião o prefeito Ricardo Alves esteve acompanhado de todo o seu Secretariado, vereadores da base aliada ao governo e líderes comunitários.

O secretário Aldo Santos assinou ordem de serviço para o início das obras da Adutora do sítio Pau Santo, que irá beneficiar os agricultores da região. Na obra serão investidos 139 mil reais. Aldo Santos entregou ainda 15 kits de irrigação, sendo 12 para milho forrageiro e 3 para palma.

Já o secretário das Cidades, Danilo Cabral firmou três convênios em Saloá. Um para pavimentação, drenagem e saneamento no conjunto Residencial Ubirajara Barbosa, em Iatecá; convênio para implantação do Posto da Ciretran  e outro para a construção de uma praça no Povoado São Serafim com quadra de lazer.

O secretário das Cidades destacou que o Governo Eduardo Campos não fica apenas no Gabinete, mas busca ouvir os prefeitos e levar ações de desenvolvimento aos municípios. Ele enfatizou o fato de que, quando o prefeito de Saloá, Ricardo Alves procura uma secretaria, já vai levando o projeto pronto e isso viabiliza a maioria dos projetos pleiteados. "O Governador Eduardo Campos tem se empenhado para atender os municípios. Quando um prefeito chega trazendo tudo pronto, com o prefeito Ricardo, as coisas ficam bem mais simples. Fáceis de serem viabilizadas". Destacou Danilo.

Dois secretários de Eduardo, que estiveram em Saloá devem deixar em breve o Governo. Danilo Cabral que permanece na Secretaria das Cidades até abril do próximo ano, quando volta para a Câmara federal onde ocupa cadeira de deputado; e Aluísio Lessa, da Secretaria de Articulação Regional, que é deputado Estadual licenciado. (Texto e foto de Geraldo Mouret).

COMEÇAM OS JOGOS NA COLIBRI EVENTOS


A obra da Colibri Eventos & Lazer já está completamente concluída. Esta semana, no campo de futebol Society próximo à Boa Vista, foi realizado o primeiro jogo no campo oficial com grama sintética Soccer Grass. Funcionários da Empresa Arruda Consultoria participaram da partida e aprovaram inteiramente o gramado e as instalações do complexo.

O empresário Fernando Luna, responsável pelo empreendimento, aguarda que outras pessoas, times, empresas se inscrevem para jogos de avaliação e possam conhecer o Colibri Eventos.

O Complexo Esportivo e de Lazer fica na Avenida Bom Pastor, nº 600, na BR 424, km 93. Contatos podem ser feitos pelo telefone (87) 9942.3456.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CASAS BAHIA DE GARANHUNS INAUGURA 4ª FEIRA

O antigo prédio onde funcionou o Cine Jardim já está de cara nova. 
Passou por uma ampla reforma e já ostenta a marca das Casas Bahia

Uma das mais populares e maiores redes de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil, as Casas Bahia, devem inaugurar sua loja de Garanhuns na próxima quarta-feira, dia 4 de dezembro. O repórter passou hoje no prédio, por trás de Ferreira Costa e notou os trabalhos acelerados, o nome do estabelecimento afixado na frente e na parte de interna mercadorias começando a ser arrumadas.

Os próprios trabalhadores da obra informaram que a inauguração estava marcada para a próxima semana. Logo em seguida o empresário Roberto Ivo, da ACIG, confirmou que a informação estava correta.

As Casas Bahia de Garanhuns irá funcionar no prédio que abrigou durante muitos anos o Cine Jardim, depois um atacadão de estivas,  o Centro Administrativo da Prefeitura e por último o SEBRAE. O imóvel já foi do Município, mas foi doado para fins culturais quando da instalação do cinema na cidade. Mesmo sendo utilizado agora com finalidades comerciais permanece na iniciativa privada.

O prefeito Izaías Régis intermediou e apoiou a vinda do grupo para Garanhuns, uma vez que a loja deve gerar de 50 a 60 empregos diretos e atrair consumidores para a cidade de cidades do Agreste, parte do Sertão e Zona da Mata e de municípios de outros Estados, como a vizinha Alagoas.

A nova empresa que chega à cidade vende móveis, televisores, computadores, geladeiras e outros bens por preços atrativos, o que pode forçar outras lojas de Garanhuns a baixar o preço de alguns produtos.

Dentro do acordo para a instalação das Casas Bahia na Suíça Pernambucana, está o uso da área em volta para estacionamento. A praça que existia há muito estava decadente e de um lado barracas foram instaladas dando ao local um aspecto de favela. A Empresa deve reformar esta área, que por enquanto ainda não recebeu nenhum melhoramento.

Vamos aguardar o comunicado da direção confirmando a data da inauguração. De todo modo, podemos dizer que a nova loja de Garanhuns é uma realidade.

DENÚNCIAS CONTRA GENALDI SERÃO ENCAMINHADAS AO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL

O advogado José Nélson Vilela Barbosa Filho, 41 anos, que disputou a eleição municipal de São João pelo PSB, deve dar encaminhar ao TRE as denúncias feitas pelo ex-secretário de saúde, José Porfírio, contra a administração do prefeito Genaldi Zumba (PSD). O entendimento de pessoas ligadas ao socialista é que os novos fatos fortalecem a luta contra o gestor, acusado de uma série de irregularidades junto à Justiça Eleitoral.

O blog apurou que existem 10 processos contra Genaldi. Um deles diz respeito à prestação de contas da campanha, que estava para ser julgado terça-feira passada e ficou para a próxima semana. Os partidários de Nelsinho Barbosa acreditam que Porfírio na prática confirmou as denúncias que vêm sendo feitas pelo PSB de São João desde a campanha eleitoral. "Existem, principalmente agora, elementos suficientes provando as ilegalidades da campanha no PSD", disse um dos que fazem a oposição em São João.

Caso Genaldi venha a ser cassado, como inclusive pediu o procurador regional eleitoral, São João poderá ter uma nova eleição ainda este ano. Mas se o prefeito vencer os processos continuará administrando o município normalmente até o final do seu mandato.

ADVERSÁRIOS - Genaldi Zumba venceu a eleição em São João por uma pequena margem de votos. Tinha contra si os grupos do então prefeito Pedro Barbosa e dos ex-prefeitos Antônio de Pádua e Gonzaga Cabral. Venceu pela vontade do povo que não aceitou a união de inimigos tradicionais.

Mas o candidato derrotado, Nélson, advogado conceituado na capital, desde o início achou indícios de irregularidades na campanha do adversário e tenta provar na justiça os atos ilegais cometidos.

Um dos grandes aliados de Genaldi na campanha foi o empresário José Porfírio, que após a vitória e posse do novo prefeito foi nomeado Secretário de Saúde do Município.

O poder de Porfírio na campanha e depois parece ter incomodado e partiu da Câmara uma reação contra ele, acusado de cometer irregularidades na Secretaria. O empresário foi ao prefeito procurando solidariedade e não encontrou. Então veio o rompimento, culminando com as denúncias feitas através do jornal Folha de Pernambuco e outros veículos de comunicação do Estado.

Quem conhece José Porfírio garante que ele tem muito mais informações guardadas e documentos comprometedores em relação à administração municipal de São João.

VEREADORES - Na eleição de São João a coligação de Nélson Barbosa elegeu 9 vereadores e o grupo de Genaldi apenas 3. Ao longo deste ano, porém, alguns dos eleitos aderiram ao Governo. Na teoria, hoje são 6 vereadores na oposição e 5 favoráveis ao prefeito.

A oposição tem uma maioria pequena e frágil e os candidatos que disputaram a eleição, Nélson Barbosa e Hugo Cabral (o vice) não têm certeza se conseguem instalar uma CPI contra o prefeito e talvez conseguir oimpeachment no Legislativo Municipal.

De toda maneira a situação de José Genaldi não é das mais tranquilas porque passou a ter muitos adversários. Os ex-prefeitos Pedro Barbosa, Antônio de Pádua e Gonzaga Cabral, o bioquímico Hugo Cabral, pelo menos 6 vereadores e a própria população, que como na época da campanha, está literalmente dividida.

Por isso que o prefeito procurou se aproximar da políticos da região com prestígio junto ao governador, na tentativa de salvar o seu mandato. Existem informações inclusive de que ele se comprometeu a apoiar o jovem João Campos (filho de Eduardo) a deputado federal.

São João sempre foi um município tranquilo e teve sorte com a maioria dos seus prefeitos. Os últimos a administrar o município, como Gonzaga Cabral, Antônio de Pádua e Pedro Barbosa, fizeram um bom trabalho e estão acima da média de muitos gestores da região.

Hoje, por conta de toda essa confusão, a imagem da cidade está arranhada. Pode ser tudo por conta de uma briga política, ou porque o novo gestor não está à altura dos seus antecessores.

Cabe a Justiça Eleitoral julgar com isenção as denúncias e restabelecer um clima de paz e ordem no município.

CÂMARA SE REÚNE EM CLIMA TENSO

A Câmara de Vereadores de São João fez ontem à noite uma reunião em clima tenso. Servidores contratados da prefeitura foram ao Legislativo para fazer pressão contra os parlamentares, até ameaças foram feitas e o presidente do Poder, Jamesson Guilherme, teve de chamar a polícia para acalmar os ânimos.

Na reunião os vereadores examinaram uma solicitação do Executivo de utilizar recursos de R$ 850 mil para a obra de revitalização do açude da cidade. A oposição conseguiu derrotar a proposta, porque o Governo precisava de 8 votos na matéria e só obteve 5. O dinheiro, repassado pelo Governo do Estado, como uma parcela a mais de FPM, não poderá por enquanto ser utilizado da forma que o prefeito queria.

Há rumores na Câmara Municipal de São João,/ que a oposição pode ficar com 7 vereadores a partir da próxima semana. É que o Secretário de Agricultura, Josias Agostinho, está propenso a entregar o cargo e reassumir seu mandato no Legislativo, ficando contra a gestão de Genaldi.

Jamesson reconhece que a oposição não consegue 8 votos para instalar uma CPI, mas informou que mesmo sem a Comissão Parlamentar de Inquérito a Câmara vai investigar o rombo de R$ 800 mil nos cofres públicos denunciados pelo ex-secretário José Porfírio.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO SUSPENDE AFASTAMENTO DO SECRETÁRIO ANTÔNIO FIGUEIRA

O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, Francisco Wildo Lacerda Dantas, suspendeu a decisão do juiz Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara Federal, que determinava o afastamento imediato do secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira (PSB), e a reabertura do Centro de Tratamento de Medula Óssea (CTMO) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).

O afastamento se deu após uma ação popular movida pelos médicos Antônio de Oliveira e Liliane Peritori alegar que Figueira havia permanecido como presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – uma instituição privada – até a véspera de sua posse como secretário de Saúde de Pernambuco, mantendo relações estreitas com o hospital. A peça também questionava o fechamento do CTMO e a transferência dos atendimentos prestados à população para uma instituição de saúde pertencente a iniciativa privada.
Em sua decisão, o presidente do TRF5 observou que “o afastamento do agente político, antes de se conferir ao réu a oportunidade de provocar a reapreciação do ato judicial, representa inequívoca ameaça à ordem pública, em sua acepção administrativa, na medida em que o Judiciário se imiscui, indevidamente, na prerrogativa do Governador do Estado de escolher e destituir seus colaboradores, nomeando-os e exonerando-os livremente, nos termos da Constituição Federal”.
Quanto à segunda decisão de Wanderley – de reabrir o CTMO –, o Tribunal Federal entendeu que o encaminhamento de pacientes do Centro para o Real Hospital Português (RHP) foi uma medida tomada em 2011 visando o melhor atendimento para a população com custos relativamente baixos. “O TRF respeitou as decisões do Governo Federal, acreditando que o encaminhamento da população para o Hospital Português consistiu em uma política pública, objetivando alcançar maior eficiência no atendimento aos pacientes, oferecendo-lhes um atendimento de última geração a um custo significativamente mais reduzido”, justificou Dantas em sua decisão. (Fonte: Pernambuco 247).

HARLEY EXPLICA INVESTIMENTOS FEITOS NA SAÚDE

Atacado pelas redes sociais esta semana, o secretário de Saúde do Município, Harley Davidson, conseguiu dar uma boa resposta aos críticos e à sociedade. Segundo os que questionam a gestão, a saúde de Garanhuns está um caos e não se sabe o que foi feito dos 20 milhões repassados ao município para o setor.

O Secretário de Saúde garantiu que as 34 unidades básicas do município estão funcionando regularmente, com equipes completas, incluindo o profissional médico. “A confirmação pode ser feita consultando o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde”, disse Harley. Ele ressalvou que o médico de um dos postos da Brasília está de  licença médica, mas a prefeitura está providenciando um substituto.

O secretário também assegurou que não estão faltando soro, gase e esparadrapo nos postos e nem na central de abastecimento farmacêutico do município. “Quem quiser pode fazer uma visita à nossa central e confirmar com Dra. Fátima Cristina Albuquerque, farmacêutica responsável técnica”, pontuou  Harley.

VALORES – O titular da Secretaria confirmou que Garanhuns recebeu R$ 20 milhões para o setor, referente ao repasse do Ministério da Saúde. “O Governo Municipal, porém, vem investindo mais com a manutenção dos serviços, pois apenas a folha de pagamento dos funcionários consome R$ 2 milhões por mês”, frisou.

Ele esclareceu ainda que o SAMU, inaugurado em maio de 2013 ainda não recebeu nenhuma parcela da contrapartida federal. E o último repasse estadual recebido para a Farmácia Básica foi do primeiro trimestre de 2012. A Central Regional de Regulação, inaugurada em julho de 2013 também não recebeu nenhum repasse federal. “Isso significa que todos estes serviços estão sendo mantidos com recursos próprios”, informa o secretário.

A Secretaria de Saúde ressaltou que enquanto o investimento mínimo em saúde exigido por lei é de 15%, mas o Governo Municipal de Garanhuns está investindo 18% até agora. “É importante salientar também que este governo vem buscando melhorar a estrutura de saúde do município com a reforma e ampliação de sete Unidades de Saúde e Construção de mais cinco. O município também foi buscar por meio de projeto no Governo Federal e conquistou a primeira UPA 24 horas de Garanhuns que deverá ser iniciada em breve”, acrescentou.

O Secretário de Saúde se mostra consciente das dificuldades que o setor enfrenta em todo o país. Reitera, no entanto, que “o compromisso do Governo Izaías Régis é melhorar a cada dia o atendimento no município, trabalhando na prevenção de doenças e promoção da saúde". 

AUTARQUIA DE TRÂNSITO ACABA COM A PARADA DE ÔNIBUS NA FRENTE DA PADARIA SUÍÇA

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), está fazendo a partir desta sexta-feira, dia 29, uma radical modificação nas paradas de ônibus da cidade. É que o ponto de parada da Padaria Suíça, tão antigo quanto o transporte público em Garanhuns, será extinto. Para compensar, os técnicos da AMTT estão ampliando a parada nas proximidades da Droga Rápida e Lojas Americanas. O espaço atenderá a todas as linhas de ônibus que circulam pela Avenida Santo Antônio. Com essa mudança, a direção da Autarquia espera melhorar a organização e o fluxo de veículos e de pedestres no centro da cidade.

Não resta dúvida de que alguma coisa precisava ser feita. O local em frente à Suíça não comportava mais o excessivo movimento de pessoas e veículos, todos os dias a qualquer hora. Vai ficar bem melhor com a retirada da parada de ônibus. Resta saber se o problema não será transferido para o outro local, que já está meio tumultuado também. Esperemos que essa ampliação do espaço nas proximidades da Americanas dê certo e a população seja beneficiada. Vamos aguardar.

ADOLFO LOPES, ALFREDO GOES E JOSÉ GUNDES RECEBEM TÍTULOS DE CIDADÃOS DE GARANHUNS

Três pessoas que ocupam funções importantes no Governo Izaías Régis serão homenageados na Câmara Municipal. Por iniciativa dos vereadores Silvio Sabino e Alcindo Correia, receberão os títulos de cidadão de Garanhuns o Secretário de Administração, Alfredo Goes, o Ouvidor Geral, Adolfo Lopes, e o Gerente de Patrimônio do Município, José Gundes.

Todos nasceram em cidades da região, mas moram na Suíça Pernambucana há muitos anos, criaram raízes por cá e têm servidores prestados ao município.

Alfredo é natural de Saloá, Adolfo de Brejão e Gundes nasceu em Bom Conselho.

ANTÔNIO FERNANDES É HOMENAGEADO

No próximo sábado, às 19h,  a Prefeitura vai colocar a placa da Rua do Magano, que passará a se chamar Rua Antônio Fernandes da Silva. Uma homenagem que os moradores do bairro e da cidade consideram das mais justas, uma vez que "Seu Antônio" foi um homem que dedicou mais de 30 anos de sua vida a servir de forma voluntária a Igreja de Santa Terezinha e ao Centro Social, antigo CESST.

Antônio Fernandes era o pai do professor Albérico Fernandes, diretor do Colégio Diocesano. Ele e toda a família convidam os amigos de Garanhuns e do Magano para a singela homenagem


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

GENALDI CHAMA EX-SECRETÁRIO DE LEVIANO

Em nota publicada no  Facebook o prefeito de São João, José Genaldi Zumba, acusa seu ex-secretário de Saúde de fazer acusações levianas contra sua administração. O gestor garante ter a consciência tranquila e disse que o próprio Porfírio provou sua lisura num depoimento prestado perante o Juízo Eleitoral. 

O prefeito lembra de sua campanha política vitoriosa, recorda sua origem humilde de mandioqueiro e assegura que vem prezando, desde o primeiro dia do seu Governo, pela correção com a coisa pública. Ele alega que por ter a preocupação com a honestidade e legalidade é que não permitiu que José Porfírio continuasse à frente da Secretaria de Saúde do Município. 

Insinua, ainda, que outros fatos poderão vir a público, inclusive alguns envolvendo a gestão do prefeito Pedro Barbosa, seu antecessor no comando do município de São João. 

“De mais a mais, a falsa denúncia, extemporaneamente apresentada pelo ex-secretário Porfírio, que pretende sair de foco e lançar os olhares para um sentido oposto, não causou o espanto que se pretendia. É que era voz corrente no Município as constantes articulações, a portas fechadas, entre Porfírio, Paulo Barbosa e seu sobrinho, então candidato a Prefeito, Nelson Barbosa, de onde se podia esperar o pior”, acusou Genaldi. 

O prefeito estranha que Porfírio venha se apresentar como financiador de campanha após ter sido afastado da Secretaria. “A Justiça Eleitoral, através do Dr. Juiz da Comarca de São João, apreciando as mais de sete ações propostas pelo candidato derrotado nas últimas eleições, Nelson Barbosa, sempre comportou-se com zelo e correção, julgando improcedentes todas as ações, inclusive aquelas que procuravam impor a condenação ao atual prefeito pela utilização de recursos não contabilizados na campanha, e isto porque não existem provas de que houve gastos outros que não os apresentados à Justiça Eleitoral, através da prestação de contas da campanha, que fora devidamente aprovada, inclusive após recurso dos derrotados no TRE”, detalhou o prefeito de São João.

PROFESSORES DA AESGA VOLTAM A SE DESTACAR NOS CENÁRIOS NACIONAL E INTERNACIONAL

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA mais uma vez é destaque nos cenários nacional e internacional. O mérito do reconhecimento vai para os professores da Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG), Adriana Carvalho e Ricardo Oliveira, que tiveram seu artigo publicado na Revista do Instituto do Direito Brasileiro. 

Apresentando o tema “Faculdade de Direito de Garanhuns – FDG: Estudo da Aplicação dos Parâmetros Normativos Ergonômicos na Melhoria das Condições Físicas e Ambientais de uma Instituição de Ensino Superior”, o artigo teve como objetivo analisar como as normas ergonômicas que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem do curso de direito da FDG, bem como de que modo essas condições interferem no processo de ensino aprendizagem do curso de Direito. 

“Estamos felizes, pois é o resultado positivo do nosso trabalho e dedicação à produção científica, atividade esta que vem sendo trabalhada imensamente nesta Instituição, não apenas junto aos colegas professores, mas principalmente com os alunos”, destacou a professora e coordenadora adjunta da FDG, Adriana Carvalho.  

A Revista do Instituto do Direito Brasileiro é um periódico que pretende acolher artigos representativos da produção científica e, não apenas incentivar, mas valorizar esses artigos tanto em Portugal quanto no Brasil.

PADEIRO É ASSASSINADO EM HELIÓPOLIS E NÚMERO DE HOMICÍDIOS EM GARANHUNS É DE 34 NO ANO DE 2013

O padeiro Ângelo Máximo de Souza Silva, 33 anos, foi assassinado hoje, às 5h, na Rua Santa Quitéria, no bairro de Heliópolis. Segundo informações do Blog Agreste Violento o garanhuense foi morto por dois homens que usaram uma moto para praticar o crime.

Policiais do 9º Batalhão foram avisados por telefone dos disparos de arma de fogo na rua de Heliópolis. Ao chegar ao local encontraram o trabalhador caído, acionaram uma equipe do SAMU que confirmou o óbito.

Com mais esse crime, o número de homicídios em Garanhuns chegou a 34 neste final de novembro.

É um número ainda muito alto, mas há uma redução em relação ao passado. Antes do Pacto pela Vida, na década passada, Garanhuns chegou a registrar 80 homicídios num único ano. 

(Foto: Blog Agreste Violento).

JOSÉ DIRCEU PODE VIRAR PRESO DE LUXO COM SALÁRIO DE R$ 20 MIL POR MÊS

Existe um jeitinho pra tudo, pelo menos no Brasil, tanto que o ex-ministro José Dirceu está conseguindo uma maneira “inteligente” de driblar a condenação que lhe foi imposta pelo Supremo Tribunal Federal.
Condenado a mais de 10 anos de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa, Dirceu conseguiu um emprego de gerente administrativo num hotel quatro estrelas, de Brasília, com remuneração de R$ 20 mil mensais.
Como sua condenação foi no regime semiaberto, o ex-ministro passará o dia trabalhando e só irá à cadeia para dormir. A pena ficará bem mais leve assim, se a Justiça aceitar esse “arranjo”.
O que vale é dinheiro e poder mesmo. Se fosse um pobre condenado por roubar um pão não conseguia nem um emprego de pedreiro ganhando meio salário mínimo.
Apesar de ter sido julgado pelo Supremo, o órgão máximo da Justiça no País, José Dirceu jura perante todos os santos que é inocente.

PROGRAMAÇÃO DE NATAL DE GARANHUNS CHEGA TAMBÉM AOS BAIRROS E DISTRITOS

~

A programação de Natal de Garanhuns em 2013, organizada pelas secretarias de Cultura e de Turismo, está contemplando o centro, os bairros e os distritos.

Ao todo 10 comunidades estão recebendo atrações como reisados, pastoris, representação de autos de natal, corais, bumba-meu-boi e a Orquestra Manoel Rabelo com um show montado especialmente para esses momentos. 

Os distritos de Miracica, Iratama e São Pedro também serão contemplados com as apresentações. Para poder chegar aos bairros mais distantes, a Secretaria de Cultura criou um "cenário itinerante", de fácil montagem/desmontagem e que garante mais agilidade no deslocamento da equipe e dos grupos que participam da grade de programação. 

Outra novidade é a inclusão de pessoas do próprio bairro nas apresentações, o que proporciona o protagonismo e a descoberta de talentos. A programação nos bairros teve inicio no final de semana passada e será retomada na próxima sexta-feira (29) e se estenderá até a quinta-feira (05/12). 

Nos distritos, o "cenário itinerante" levará atrações aos domingos (08, 15 e 22/12). 

A Programação do NATAL LUZ de Garanhuns também contará com outros pólos de animação: o Espaço Luiz Jardim, com cultura popular; Relógio de Flores, Espaço Colunata e a sede da Prefeitura, com shows tradicionais da época.

ALUNOS DO CURSO DE JARDINAGEM REVITALIZAM PRAÇAS DE SALOÁ


A praça da rua José Cândido Vilela (popular Rua da Prata) é destaque pela beleza no designer e o verde exuberante da grama. Ela é resultado do Curso de Jardinagem Revitaliza Saloá, promovido pela Prefeitura, através da Secretária Municipal de Assistência Social.

O curso está sendo promovido pelo Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, e tem como público famílias beneficiárias do programa Bolsa família e que estão em vulnerabilidade social. Nesta etapa participam 16 jovens, que tem aulas diárias, totalizando uma carga horária de 80 h/a. O curso segue até o dia 04 de dezembro.

Ontem, o secretário de Assistência Social, Carlos Roberto de Melo Ouro Preto esteve conferindo a ação dos novos jardineiros, pois o curso é profissionalizante. Ele lembrou que outras praças também passarão por esta transformação e que a população precisa cuidar de suas praças. "Através do curso de Jardinagem estamos contribuindo para tornar Saloá, uma cidade cada dia mais bonita. Mas é preciso que as pessoas que moram em volta das praças cuidem diariamente, inclusive evitando que vândalos arranquem o gramado, ou mesmo as pedras ornamentais que colocamos", disse Carlos. (Texto: Geraldo Mouret).

terça-feira, 26 de novembro de 2013

SECRETÁRIO DE OBRAS ENTREGA O CARGO E AGRAVA A CRISE POLÍTICA EM SÃO JOÃO

A crise política em São João se agravou mais ainda, ao longo do dia, e por conta das denúncias de José Porfírio o Secretário de Obras do Município, Elionai de Macena Silva (foto), entregou o cargo ao prefeito Genaldi Zumba (PSD). "Ele saiu do cargo indignado com as denúncias envolvendo o atual gestor", revelou um vereador, em contato com o blog.

Elonai é ligado ao ex-secretário de Saúde, José Porfírio e procurou ser fiel ao amigo e deixar a administração,  sob suspeita de graves irregularidades. O funcionário de primeiro escalão que pediu demissão é construtor e segundo o site da Prefeitura de São João "tem uma larga folha de serviços prestados no segmento de obras e da construção civil".

CLIMA - O clima ficou pesado hoje na cidade após a divulgação das denúncias de Porfírio na Folha de Pernambuco, nas emissoras de rádio de Garanhuns e neste blog.

A matéria que publicamos pouco depois do meio dia teve repercussão imensa em toda região. Após algumas horas que a postagem estava no ar, passou para o primeiro lugar das postagens populares, medidas pelo blogger e apenas seis horas depois de divulgado passou a ser o post mais lido em toda semana, suplantando em audiência textos escritos sete dias atrás.

Com informações adicionais ao que foi divulgado na Folha de Pernambuco, a reportagem do blog chegou à Assembleia Legislativa de Pernambuco sendo lida por interesse pelos deputados, principalmente os da região, caso do deputado Marcantônio Dourado (PSB).

Um vereador de São João que teve contato conosco também garantiu que o assunto chegou à mesa do governador Eduardo Campos (PSB). O jornalista Magno Martins, que tem o blog mais lido do Estado, reproduziu os principais textos da nossa matéria em seu privilegiado espaço da internet.

No post abaixo, o leitor tem acesso aos detalhes das denúncias feitas por José Porfírio apontando um rombo de R$ 800 mil na prefeitura e revelando irregularidades cometidas na campanha eleitoral e na prestação de contas de Genaldi Zumba.

PORFÍRIO DENUNCIA ROMBO DE R$ 800 MIL NA PREFEITURA E ILEGALIDADES NA CAMPANHA POLÍTICA

BOMBA NA POLÍTICA DE SÃO JOÃO - Um dos principais responsáveis pela eleição de Genaldi Zumba (PSD) como prefeito de São João, em 2012, o ex-secretário daquele município, José Porfírio (DEM), rompeu com o gestor e está sendo acusado de desvio de verba. Transformado em vilão pelo ex-aliado, Porfírio resolveu dar o troco e abriu o verbo ao jornal Folha de Pernambuco, fazendo acusações muito sérias ao gestor.

O ex-secretário entrou com uma representação no Ministério Público Federal contra o prefeito Genaldi Zumba, que segundo José Porfírio precisa explicar um rombo de R$ 800 mil nos cofres públicos.

O ex-aliado do prefeito foi além e revelou ter financiado toda a campanha política do grupo vencedor em São João, na eleição passada.  “Todas as despesas de campanha de Genaldi foram bancadas por mim e não foi prestado conta de nada. Foi caixa dois”, acusou Porfírio, na entrevista a Folha de Pernambuco. 

O ex-secretário, comerciante conhecido em São João e região, disse que doou ao então candidato cinco caminhões-pipa, seis tratores de aração de terra, materiais para a construção de uma ponte - que nunca foi construída-, caminhão do palanque e emprestou uma verba no valor de R$ 14,4 mil, que serviu apenas para ter o registro na prestação de conta, visto que o mesmo valor foi retirado horas depois e devolvido. 

“A prestação de contas foi ilegal”, detonou José Porfírio, que foi o financiador fictício da campanha. 

Segundo a Folha o comerciante foi exonerado da pasta em outubro, quando o vereador Geraldo do Cestão (PSD) solicitou à Câmara de Vereadores a investigação na Secretaria de Saúde, relativo ao repasse da verba ao Instituto de Previdência Social do Município de São João (Iprevis) e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estaria há cinco meses sem serem pagos. 

À época, Porfírio procurou o prefeito pedindo que ele o defendesse da acusação de desvio, mas não obteve êxito. Segundo o ex-secretário, o repasse de R$ 800 mil sequer foi feito à Secretaria de Saúde. “Quero que o MPF e o Tribunal de Contas do Estado fiscalizem a Secretaria de Saúde e saiba o que aconteceu, pois eu não peguei este dinheiro”, alegou. Além da representação junto ao MPF, ele enviará ofício, como pessoa física, à Câmara de Vereadores, solicitando a investigação sobre o desvio.

Genaldi ainda não se pronunciou sobre a questão, mesmo tendo sido procurado pela reportagem da Folha de Pernambuco.

BRIGA NO TRE - As revelações bombásticas de Porfírio acontecem mesmo no momento em que o Tribunal Regional Eleitoral está para julgar a prestação de contas da campanha de Genaldi, que teria sido ilegal. O blog conseguiu apurar que a decisão dos juízes será acompanhada com atenção pelo governador do Estado e por políticos da região do Agreste Meridional. Num primeiro momento, autoridades fortes do Governo estariam contra o prefeito de São João, porque além de ilegalidade na campanha ser flagrante, no seu lugar poderia assumir o segundo mais votado, Nelsinho Barbosa, que é do PSB.

Genaldi Zumba, porém, teria conseguido apoios na região, se comprometeu a apoiar o filho de Eduardo Campos como candidato a deputado federal e assim poderia conseguir padrinhos fortes para salvar sua pele no Tribunal Regional Eleitoral.

Com as revelações de José Porfírio, não se sabe como a história vai terminar. Mas os indícios são muito fortes contra o atual prefeito e não se sabe se o TRE e outros envolvidos na briga política e jurídica terão coragem de acobertar as ilegalidades que vieram à tona.

A notícia da Folha de Pernambuco repercutiu hoje nas rádios de Garanhuns e cópias da matéria explosiva circulavam em vários locais da cidade. Na Câmara Municipal, com uma xerox da reportagem  do jornal da capital na mão, um funcionário do Legislativo ironizou: "Porfírio é o Roberto Jefferson do Agreste".

José Porfírio Aguiar é natural de Garanhuns, empresário bem sucedido no ramo agropecuário e formado em Administração na FAGA/AESGA.