Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sexta-feira, 29 de março de 2013

A REVOLUÇÃO DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS

Duas revistas, duas visões diferentes do mesmo assunto. A Revista Carta Capital noticiou a emenda à Constituição que amplia os direitos das empregadas domésticas como um avanço. Destacou, inclusive, uma frase que foi manchete em alguns jornais, avaliando a decisão com "a segunda abolição da escravatura no Brasil".

Segue o texto da Carta Capital:

Representantes dos trabalhadores domésticos comemoraram, esta semana a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que amplia os direitos da categoria, como o pagamento de hora extra e direito a acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. “Quando olhei ali para o painel, e vi que foi aprovada por 66 votos, me deu um alívio muito grande. É um sentimento de vitória, mais uma batalha vencida”, disse a presidente da Federação Nacional das Empregadas Domésticas, Creuza Maria de Oliveira ao jornal O Estado de S.Paulo.

Segundo ela, o temor de desemprego deve agora ser atenuado. ”Quando conquistamos direitos na Constituição de 88, todo mundo dizia que haveria desemprego. Mas o número de empregadas só cresceu. Há esse terrorismo no início, depois a poeira vai baixar.” 

Para a presidente do Sindoméstica (Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos) da Grande São Paulo, Eliana Menezes, a aprovação da PEC representa a “segunda abolição da escravatura” no Brasil. 

A declaração foi feita à Folha de S.Paulo. Segundo ela, a proposta trará mais liberdade e dignidade aos trabalhadores domésticos. “Temos empregadas domésticas que trabalham 18 horas por dia. Elas ficam submetidas às regras dos patrões dentro das casas deles.” 

Para o advogado trabalhista Renato Rua de Almeida, a medida pode contribuir para o aumento da informalidade. Contratar um empregado doméstico, segundo ele, ficou mais caro. ”As pessoas (de classe média e média baixa) vão começar a contratar diaristas duas vezes por semana para não criar vínculo trabalhista, porque a partir de três já se cria esse vínculo”, explicou ao Estado de S. Paulo. Além disso, a aprovação da PEC obrigará os municípios a investir em creches e outros apoios para estes trabalhadores, que em maioria são mulheres.

DESEMPREGO - Numa outra linha, a Revista Veja publicou reportagem com destaque na chamada de capa, dando a entender que as conquistas das domésticas vão gerar desemprego e deixar em maus lençois a classe média.

"Veja, com a capa da presente edição nas bancas, chega a um de seus mergulhos ideológicos mais baixos. Um superação em termos de preconceito, cinismo e terrorismo social. Em oito paginetas, como se diz entre os jornalistas para designar folhas de papel editadas, a revista crava de saída que os serviços dom ésticos ficarão mais caros. As tarefas do lar terão de ser feitas, em razão do buraco nas contas familiares que a nova legislação indica, pelos donos da casa. Fica subententido que isto seria um retrocesso no modo de vida do brasileiro, uma derrota pessoal e familiar", critica o portal Brasil 247, ao comentar a reportagem da revista.

CAETÉS VIVE UM NOVO TEMPO COM ARMANDO

O prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), prossegue o seu trabalho de mudanças no município. Quando esteve com a presidenta Dilma Roussef (PT), no início da semana, o gestor garantiu mais três ônibus escolares novos para servir aos estudantes e está perto de acabar com o “pau de arara” no transporte escolar.

A prefeitura concluiu o recadastramento dos funcionários e, seguindo o exemplo de outras cidades, em Caetés o pagamento dos servidores foi antecipado neste mês, possibilitando uma Semana Santa mais tranquila.

Para quem minimiza o ato, considerando-o mera obrigação do governante, tem este registro de Fagner Athos, no Blog Caetés Lula: “A antecipação do pagamento dos servidores acontece pela primeira vez no município, nos últimos 20 anos”.

DIVA PACHECO CONTA HISTÓRIA DE NOVA JERUSALÉM

A família Pacheco enfrentou enormes desafios para construir o maior teatro ao ar livre do mundo, Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus. Toda essa história é contada no livro “Réu, réu, se desta eu escapei, já sei que vou pro céu”, da atriz e empresária Diva Pacheco. A publicação terá sua segunda edição lançada nesta sexta-feira, dia 29, depois da penúltima apresentação da atual temporada da Paixão de Cristo.

Uma história que certamente vale a pena conhecer em detalhes.

WAGNER TOMA POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS


Autor de livros de contos ainda não publicados, o Secretário Executivo da UAG/UFRPE, Wagner Marques, tomará posse como membro da Academia de Letras de Garanhuns, neste sábado, dia 30, às 20h30, na sede de entidade, na Rua XV de Novembro (ao lado da Igreja Adventista).

Na oportunidade, assumirá a cadeira número três, que tem como patrono o professor, jornalista, ator e poeta Artur Brasiliense Maia (1882-1933).

Tendo coordenado diversos eventos literários na cidade, Wagner diz esperar contribuir com a Academia de maneira a buscar intensificar as atividades da mencionada agremiação literária.

“Acredito que precisamos estimular a sociedade garanhuense se aproximar mais da ALG. Para tanto, é necessário que suas atividades literárias sejam intensificadas. Todavia, desde já me coloco à disposição para colaborar para que isso aconteça”, afirmou Wagner em mensagem enviado ao Blog. .

ARIANO SUASSUNA - ESCRITORES BRASILEIROS - 24º

Advogado, professor, teatrólogo e romancista, Ariano Vilar Suassuna costumeiramente é considerado “o paraibano mais pernambucano” que se conhece.

Nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, em 16 de junho de 1927.

Filho de João Suassuna e de Rita de Cássia Vilar, Ariano tinha pouco mais de três anos quando o seu pai foi assassinado na Paraíba, por conta das lutas políticas que antecederam a Revolução de 1930 no Brasil.

Depois da morte do marido, Rita resolveu se mudar com os nove filhos para Taperoá, cidadezinha do interior, onde o futuro escritor passou a ter contato com o universo mágico que iria fazer parte de suas obras.

Em 1942 a capital pernambucana entra na vida de Ariano Suassuna. O jovem paraibano está com a mãe e os irmãos morando no Recife e inicia seus estudos pré-universitários. Como muitos intelectuais da época, termina na Faculdade de Direito, onde faz amizade com escritores e artistas, como Hermilo Borba Filho, de quem se torna muito próximo.

Passa a escrever nos jornais recifenses e em 1943 publica sua primeira peça, “Uma Mulher Vestida de Sol”, conquistando o prêmio “Nicolau Carlos Magno”.

Formado em Direito,  a partir de 1950 passou a advogar e volta a morar em Taperoá por motivos de saúde. No interior paraibano escreve a peça “Torturas de um Coração. Dois anos depois está novamente no Recife, de onde praticamente não sairia mais. Em 1955 publica “O Auto da Compadecida”, sua obra mais popular até hoje.

A história engraçada protagonizada por João Grilo e Chico cairia no gosto do grande público e receberia duas versões para o cinema: uma em 1969, com direção de George Jonas, tendo Regina Duarte – a então namoradinha do Brasil - e Armando Bogus como estrelas principais: a outra de 2000, dirigida pelo pernambucano Guel Arraes (filho do ex-governador) e Shelton Melo vivendo um dos principais personagens.

Ainda em 1962, o crítico Sábato Magaldi faz sua avaliação pelos jornais: “O Auto da Compadecia é o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

No dia 19 de janeiro de 1957, Ariano se casou com Zélia de Andrade Lima, com a qual teve seis filhos. Foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura, do qual fez parte de 1967 a 1973 e do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco, no período de 1968 a 1972.

Em 1969 foi nomeado Diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, ficando no cargo até 1974.

Ariano estava sempre interessado no desenvolvimento e no conhecimento das formas de expressão populares tradicionais e, no dia 18 de outubro de 1970, lançou o Movimento Armorial, com o concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", na Igreja de São Pedro dos Clérigos e uma exposição de gravura, pintura e escultura.


O escritor também foi Secretário de Educação e Cultura do Recife e Secretário de Cultura do Estado, sempre ligado a Miguel Arraes e ao seu neto, Eduardo Campos.

Ariano é doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco e foi professor da UFPE por mais de 30 anos, ensinando Estética e Teoria do Teatro, Literatura Brasileira e História da Cultura Brasileira.

Seu "Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai e Volta" publicado originalmente em 1971 teve a primeira edição. Relançado somente em 2005 teve sua segunda edição esgotada em menos de um mês, o que é uma coisa rara para um volume de quase 800 páginas.

Alguns consideram “Romance da Pedra do Reino”, como a maior obra de Ariano.


O escritor construiu em São José do Belmonte, no Sertão pernambucano, um santuário ao ar livre, constituído de 16 esculturas de pedra, com 3,50 m de altura cada, dispostas em círculo, representando o sagrado e o profano. As três primeiras são imagens de Jesus Crito, Nossa Senhora e São José, este o padroeiro do município. No local ocorre todos os anos uma cavalgada inspirada no romance A Pedra do Reino

Recentemente, numa entrevista a TV Globo, Ariano Suassuna deve ter surpreendido alguns intelectualoides. Ele fez rasgados elogios à novela "Lado a Lado", que estava em seus últimos capítulos. Disse que há tempos não se escrevia história tão boa para a televisão e admitiu que o folhetim deixaria saudades.

(Fontes consultadas: biografias do escritor na Academia Brasileira de Letras e no site UOL Educação).


Regina Duarte e Armando Bogus em A Compadecida (1969)

Matheus Nachtergaele e Shelton Mello no filme de 2000

quinta-feira, 28 de março de 2013

TELEFÉRICO PODE ESTAR MAIS PERTO DE GARANHUNS

O teleférico pode estar mais perto de Garanhuns do que muita gente imagina. O Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, deu a entender que o equipamento pode ser implantado em Garanhuns e que estudos vão ser feitos pra isso. Este ano provavelmente não, mas quem sabe em 2014 a cidade poderá contar com um moderno teleférico montado num local estratégico. 

Quem conversou com o deputado e secretário sobre o assunto foi a vereadora Nelma, filiada ao PR, mesmo partido de Feitosa. A ideia do teleférico em Garanhuns foi levantada pela primeira vez na campanha política de 2004, através do engenheiro Paulo Camelo, do PSOL. Na época o socialista foi levado na gozação, porém hoje todos estão convencidos de que é perfeitamente viável. Não é assim tão caro e pode ajudar bastante a atrair turistas, principalmente pela geografia privilegiada de Garanhuns.

Como sonhar não custa quem sabe a cidade ganha logo dois teleféricos. O prefeito Izaías Régis certamente também está atento a essa luta e futura conquista do município.

ROSSINE E RAMOS PARTICIPAM DA ENTREGA DO PEIXE



O Governo de Lajedo cumpriu a promessa e hoje atendeu 10 mil famílias do município com a distribuição de peixe. O prefeito Rossine Blésmany, o vice Ramos, secretários, diretores e funcionários estiveram envolvidos no trabalho de atender os moradores da cidade, distritos e zona rural.

Segundo Claudinor Pimentel Filho, assessor da prefeitura, este ano além de distribuir mais peixe do que nos anos anteriores, o Governo Municipal caprichou na organização. “No decorrer da semana foram entregues fichas para as famílias e a distribuição do produto ocorreu de forma rápida e sem tumultos”, anotou.

Ele disse que também foi possível fazer um cadastro das famílias que receberam o peixe, garantindo que apenas as famílias carentes pudessem receber.  “Além de ajudar na organização, a distribuição através das fichas é uma orientação do Tribunal de Contas do Estado para que seja realizada a prestação de contas”, salientou o servidor.

Outra boa novidade na distribuição do alimento em Lajedo,  este ano,  foi a contratação de uma empresa especializada para compra do produto.  Os peixes foram entregues  em sacolas seladas e com certificação de inspeção da vigilância sanitária.

*Nas fotos de Claudinor Pimentel: 1) morador de Lajedo entre Ramos e Rossine; 2) O prefeito abraça populares com o mesmo carinho da época da campanha.

ALCINDO PEDE MAIS SEGURANÇA PARA O POVO

Tenente Gladistone, vereador Alcindo e Capitão Hudson

O vereador Alcindo Correia (PRB) participou nesta quarta-feira, dia 27,  de reunião no 9º  Batalhão da Polícia Militar para debater o problema da segurança no município. Em conversa com  o Capitão Hudson e o Tenente Gladistone,  Alcindo explicou que entende a dificuldade do 9º BPM em relação ao pouco efetivo de soldados  para  cobrir uma área de 20 municípios da  região.

Logo que saiu do encontro com os militares, o vereador protocolou requerimento na Câmara Municipal pedindo ao Governo do Estado  que realize estudos para tornar independentes os batalhões  da Polícia Militar de Lajedo e Águas Belas.  Isso iria reduzir  a área de abrangência do Batalhão de Garanhuns de 20  para 12  cidades,  dando mais condição de atuação da PM aqui na cidade.
A assessoria do vereador Alcindo ressalta que na última terça feira, em mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal, o parlamentar apresentou requerimento, aprovado por unanimidade,   pedindo policiamento ostensivo e preventivo pra o Distrito de São Pedro, com um policial militar e três guardas municipais em jornada de 24 horas.

SARNEY GARANTE IMORTALIDADE A FHC

O senador José Sarney está praticamente garantindo a imortalidade ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O político e escritor maranhense teve a ideia de lançar FHC como candidato a uma vaga na Academia Brasileira de Letras e tudo indica o sociólogo será candidato único, sem nenhum concorrente para atrapalhar sua chegada à Casa Machado de Assis.

Com o provável ingresso de Fernando Henrique, a Academia Brasileira de Letras fortalece o nome de intelectuais mais famosos como políticos de que como escritores.  Caso do próprio FHC, José Sarney e do ex-vice-presidente da República, o pernambucano Marco Maciel.

DANILO CONSEGUE NOVA VISITA DO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA A BOM CONSELHO

Apenas 20 dias após a sua última visita, o secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco, Ranílson Ramos, esteve novamente em Bom Conselho, nesta quarta-feira, dia 27. Ele estava acompanhado da gerente regional do IPA Garanhuns, Fátima Cavalcanti. Na Câmara Municipal, o secretário reuniu-se com o prefeito Dannilo Godoy e integrantes da sua equipe de governo, além de vereadores e produtores de leite.

O objetivo do encontro foi abrir espaço para o diálogo entre os participantes, em busca de melhorias para o problema da seca no município. Na ocasião, o prefeito Dannilo voltou a cobrar do Governo do Estado ações emergenciais de combate a seca que vem castigando em especial os agricultores, criadores de gado e produtores de leite.

Dannilo Godoy ainda reivindicou ações estruturantes para atender a população atingida pela estiagem e combater seus efeitos que já são sentidos na economia local. “Nosso município tem uma base agrícola forte. A situação está muito difícil e diante disso precisamos unir forças para tentar pelo menos minimizar os impactos da seca”, enfatizou o prefeito.

O Secretário de Agricultura, que já havia criado um Centro de Distribuição de Cana de Açúcar em São Bento do Una, autorizou a instalação de postos semelhantes em Pesqueira e Bom Conselho. Nos três centros o material será distribuído para ajudar os pequenos produtores a alimentar rebanho bovino.

Ranilson também autorizou a contratação de mais carros pipa para atender a população de Bom Conselho e ficou de retornar ao município.

PREFEITURA APOIA ASSOCIAÇÃO DE SURDOS

Nesta última quarta-feira, dia 27,  integrantes da Associação de Surdos do Agreste Meridional (Assamp) estiveram reunidos no Palácio Celso Galvão para discutir o apoio do Governo Municipal nas ações realizadas. A entidade foi fundada em fevereiro de 2009 e a partir de agora terá ampla assistência da Prefeitura.

Com caráter beneficente e sem fins lucrativos, a associação desenvolve um trabalho voltado à integração das pessoas surdas, prestando assistência social, desportiva e cultural. “Saber que a gestão está interessada em nos ajudar é mais um incentivo para continuarmos a luta diária contra o preconceito e a exclusão. Precisamos inserir estas pessoas no mercado de trabalho e dar suporte em suas limitações”, comentou a intérprete do grupo, Wiliene de Melo.
O prefeito Izaías Régis autorizou a parceria da instituição com as secretarias que integram o Governo Municipal. “Vamos sim colaborar diretamente com esse grupo. É uma ação muito bonita, merece atenção e cuidados. Estamos aqui para servir, e iremos fazer o possível para suprir as necessidades deles”, finalizou.

quarta-feira, 27 de março de 2013

FERNANDA MONTENEGRO BEIJA COLEGA NA BOCA PARA PROTESTAR CONTRA FELICIANO

O deputado Marco Feliciano (PSC/SP) virou o principal personagem político da política brasileira desde que assumiu a presidência da Comissão dos Direitos Humanos. Mobilizações estão sendo feitas nas principais cidades do país e quando a polêmica comissão se reúne, na Câmara Federal, manifestantes ocupam o local e fazem protesto.

Nesta quarta-feira o tumulto se repetiu em Brasília, um rapaz chamado Marcelo Régis rotulou Feliciano como racista e o deputado mandou prendê-lo, citando o artigo 139 do código penal. Mas logo o jovem seria liberado.

"Mantenham a calma. Eu não vou ceder à pressão. Vocês vão ficar sem voz de tanto gritar", disse aos manifestantes que gritavam e apitavam. A comissão chegou a restringir o acesso ao plenário para evitar tumulto, mas não adiantou e a sessão teve que ser transferida para uma sala maior.

BEIJO DE PROTESTO

No Rio de Janeiro a atriz Fernanda Montenegro, de 83 anos, deu um beijo na boca da colega de profissão Camila Amado, de 77. Foi uma forma de protestar contra a permanência de Feliciano no comando da comissão de Direitos Humanos da Câmara.

As duas atrizes  se posicionaram contra a permanência do deputado no cargo durante a 7ª edição do Prêmio da Associação dos Produtores de Teatro do Rio), que aconteceu no início da semana.

NOTA - Uma opinião pessoal do blogueiro sobre homofobia e racismo foi suprimida do texto, para não parecer que se dirigia especificamente ao deputado Marco Feliciano. O referido comentário, porém, não foi apagado e pode ser lido na página do jornalista no Facebook. 

COMEÇA 23ª TEMPORADA DA PAIXÃO DO MAGANO

Começa hoje, às 19h, a 23ª temporada de “Jesus Alegria dos Homens”, espetáculo apresentado no Alto do Magano, ponto mais alto de Garanhuns, a 1.030 metros de altitude.

A Paixão de Garanhuns traz este ano algumas novidades como cenas adicionais, iluminação e sonorização aprimoradas, espaço exclusivo para portadores de deficiências físicas e auditivas.

No elenco, tem a estreia de Henrique César, no papel de Jesus, Eluana Freitas, interpretando Maria, João Araújo, no personagem de João Batista, Paulo Emanuel como Caifás e Dr. Ulisses Pereira, que assume agora o papel de Pôncio Pilatos, durante toda a temporada.

São 23 anos consecutivos de um espetáculo que mostra a arte a serviço da fé, considerado, já nos seus primeiros anos como o segundo maior trabalho artístico do gênero, no estado de Pernambuco.

Segundo seu criador e diretor da peça, Gerson Lima, a cada ano as oficinas de teatro aplicadas exclusivamente para o elenco e a bateria de ensaios são atividades que têm elevado o aprimoramento de todas as cenas que apresentam as passagens bíblicas.

Já os diretores de produção Jefson Fitipaldi e Fernando Lima comentam que os ajustes para a estreia foram finalizados ontem à noite, quando foi realizado o último ensaio na área cênica.

O evento, realizado pela Associação Teatral Jesus Alegria dos Homens (ASTEJAH), tem como principais patrocinadores a Prefeitura de Garanhuns e o Governo do Estado, através do 5º Edital de Pernambuco de Todas as Paixões, no qual o espetáculo foi contemplado mais uma vez.

A encenação do espetáculo, no Alto do Magano, prossegue até o dia 30 deste mês.

(Assessoria de Imprensa da ASTEJAH)

GARANHUNS RECEBE UM TRATO

Quem tiver o cuidado de observar ruas, praças e avenidas de Garanhuns com atenção irá constatar que a cidade começou a receber um trato. Locais que estavam sem graça, devido a falta de cuidados do Poder Público, estão voltando a ficar bonitos, a ter vida. O trabalho é feito aos poucos, mas já pode ser notado nas praças Dom Moura, Jaime Pinheiro (na proximidades da V Região de Saúde) e na Praça da Bíblia, perto do Colégio Quinze. As duas últimas receberam uma pintura caprichada, há poucos dias, e estão mais vistosas. A Avenida Rui Barbosa, um dos principais cartões postais do município, também está com os canteiros mais bem cuidados, mais limpa e os meios fios pintados, tendo melhorado bastante o aspecto.

Você mesmo, leitor do blog, morador de Garanhuns ou outra cidade da região pode checar esta informação e comprovar que basta um pouco de trato para melhorar o visual. Esperamos que seja só o começo de uma lenta transformação e a Suíça Pernambucana volte a merecer este título com todas as letras, reocupando seu lugar no cenário entre as mais belas cidades do interior brasileiro.

PADRE JORGE VAI À LUTA PARA MELHORAR IATI

O prefeito com Dilma e Eduardo

Armando Monteiro e Padre Jorge

Jorge de Melo Elias, o padre Jorge (PTB), prefeito de Iati, está aprendendo o “caminho das pedras” e pode em breve calar a boca dos que desacreditam da sua gestão. O petebista esteve em Brasília, recentemente, mantendo contatos com políticos como o senador Armando Monteiro e o deputado federal Silvio Costa. Com os dois últimos conseguiu respectivamente R$ 250 mil e R$ 1.000.000,00 (250 mil e hum milhão de reais) para investimento em calçamento e asfalto).

Nos ministérios, ainda na capital federal, o prefeito de Iati discutiu pendências do município, relativas ao ano passado em relação as festas do Motocross, São João e Santo Antônio

Padre Jorge também esteve com presidenta Dilma, em Serra Talhada, no início da semana, tendo recebido das mãos da dirigente do país as chaves de um micro-ônibus, que será utilizado no transporte estudantil. E tem mais: Dilma anunciou que até junho o Governo irá enviar aos municípios com menos de 50 mil habitantes, como Iati, uma patrulha mecânica composto por retroescavadeira, patrol e caçamba.

“Cumprimos uma agenda bastante positiva nos últimos dias, pois mantivemos contato com o governador Eduardo Campos, o senador Armando Monteiro e a presidenta Dilma Roussef. E ainda trouxemos este ônibus que serão tão importante no transporte de estudantes do município”, comemorou o prefeito.

PÁSCOA COMEMORADA NO COLÉGIO SANTA JOANA




Os alunos do Colégio Santa Joana D´Arc, desde o infantil até o ensino fundamental II, participaram até esta terça-feira de momentos de oração, com os padres Emerson e Adriano, dentro das comemorações da Páscoa. Apresentações teatrais explicaram o verdadeiro sentido da data, músicas do período foram cantadas pelo coral do educandário, tudo dentro de um projeto de pregar ou resgatar o amor, o perdão e a fé, enfatizando que a ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da crença dos católicos e outros cristãos.

A diretora do Colégio Santa Joana D´Arc, professora Maria Almeida frisou que “Fazer parte da família Joana D´Arc está além do conhecimento científico, pois nossa proposta educacional visa o crescimento moral e intelectual do ser humano, integrado nas mudanças de comportamentos, valores adquiridos com a formação cristã”.

Para a educadora “Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.”

“Uma abençoada páscoa para todas as famílias, do Colégio Santa Joana D´Arc.”, desejou professora Maria.

terça-feira, 26 de março de 2013

ALCKMIN CHEGA AO FUNDO DO POÇO EM SÃO PAULO

Pesquisa Datafolha publicada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a maioria dos paulistanos não confia na Polícia Militar e menos ainda no governador Geraldo Alckmin (PSDB), no que se refere á escalda da violência na cidade e no Estado, em especial na Região Metropolitana de São Paulo.
Três em cada 4 paulistanos (ou 71%) acreditam que o governo estadual esconde informações sobre as mortes das últimas semanas. Ao mesmo tempo, 53% dizem sentir mais medo do que confiança na PM.
Como resultado, a aprovação de Alckmin, segundo a pesquisa, despencou de 40%, em setembro, para 29% agora. O levantamento foi feito na quinta-feira (22) com 1.082 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Nesse mesmo intervalo, o total dos que avaliam a gestão tucana como ruim ou péssima subiu de 17% para 25%. Para 42%. O governo é regular para - eram 42% em setembro.
Quando o tema específico é a atuação na área de segurança, a avaliação de ruim/péssimo de Alckmin sobre para 63% - maior do que a do governador Cláudio Lembo durante os ataques do PCC em maio de 2006 (56%). Na época, 154 pessoas morreram em oito dias.
Ainda de acordo com o jornal, esses de 63% são o pior resultado desde 1997. Há 15 anos, quando Mário Covas (1930-2001) governava o Estado e os homicídios também se multiplicaram, ele recebeu avaliação de 57% dos entrevistados.
Alckmin é responsabilizado diretamente pela crise, segundo o levantamento. Para 55% dos paulistanos, ele tem muita responsabilidade sobre os ataques - o mesmo índice atribuído ao comando da Polícia Civil.
Apesar de algumas rádios e emissoras de TV nunca pronunciarem o seu nome, o PCC é conhecido por 98% dos paulistanos, informa a pesquisa. (Fonte: Rede Brasil Atual).

LAJEDO JÁ ESTÁ PAGANDO O FUNCIONALISMO

Por determinação do prefeito Rossine Blésmany (PSD), o Governo de Lajedo antecipou o pagamento dos funcionários este mês, de modo a tornar mais tranquila a Semana Santa dos servidores. Hoje, dia 26, os trabalhadores começaram a receber e até amanhã todo mundo estará com o dinheiro no bolso. E na quinta, dia 28, começa a distribuição de 10 mil kg de peixes com a população mais carente do município.

Atordoada com as ações de Rossine, setores de oposição criticam porque as famílias foram cadastradas para receber o alimento. Os governistas explicam que uma distribuição dessas não pode ser feita de bolo, pois nesse caso se corre o risco de dar a quem não precisa e deixar de fora o realmente carente. (Na foto Rossine e a primeira dama Marconeide).

CAETANO ENTRA NA LUTA CONTRA FELICIANO

Caetano, Wagner Moura e Preta Gil

Cantor e compositor dos mais respeitados, tanto no Brasil quanto no exterior, Caetano Veloso entrou "com todo gás" na luta contra a permanência do deputado Marco Feliciano (PSC/SP) na presidência da Comissão dos Direitos Humanos. O baiano chegou a discursar, num ato promovido neste início de semana, no Rio de Janeiro. “Minha presença é muito óbvia. É inadmissível que uma comissão de direitos humanos seja presidida por um pastor que expressa intolerância sexual, religiosa e racial. A movimentação popular em torno do tema significa também dizer que o povo brasileiro não quer viver sem o Congresso, sem representatividade”, disse o artista, explicando sua presença no protesto.

Além de Caetano Veloso, prestigiaram o ato público, expressões como o ator Wagner Moura (o capitão Nascimento de Tropa de Elite), a cantora Preta Gil (homossexual assumida), a atriz Dira Paes e representantes dos presbiterianos, batistas, budistas e umbandistas. A manifestação reuniu mais de 500 pessoas no prédio da Associação de Imprensa. 

O JOGO DE GATO E RATO ENTRE PT E PSB

A presidenta Dilma Roussef encheu a bola do ministro Fernando Bezerra Coelho, quando de sua passagem por Pernambuco. Só faltou chamar o apadrinhado de Eduardo Campos de “pai do PAC”. Tudo isso porque se Eduardo Campos for mesmo candidato a presidência da República, Dilma e Lula vão a oferecer a Fernando a legenda do PT para que ele dispute o Governo do Estado.

Assim, teríamos hoje na corrida pelo Palácio das Princesas: o senador Armando Monteiro (PTB), o vice João Lyra (PSB) e o próprio Fernando Bezerra, que não terá a menor cerimônia em trocar a camisa socialista pela do PT, caso tenha chances de vir a ser governador de Pernambuco.

Dos três nomes acima – e ainda devem surgir outros pré-candidatos, de partidos menores -, o de João Lyra me parece o mais fraco eleitoralmente. Iria ficar na dependência do prestígio de Eduardo e teria resistências em cidades de porte médio do Estado.

Garanhuns votaria satisfeito no caruaruense para ser governador de Pernambuco? Claro que não, todo mundo aqui acha que a capital do Agreste já foi beneficiada demais nas últimas décadas. O mesmo sentimento poderia bater nos moradores de Petrolina – que iriam preferir Fernando Bezerra -, Belo Jardim, Pesqueira...

E a Região Metropolitana do Recife aceitaria sem problemas o João de Caruaru? Aí também poderá dar problema.

Diante desse jogo de gato e rato, no qual estão envolvidos as principais lideranças do PT e PSB,  a melhor solução para Eduardo Campos seria apoiar Armando Monteiro. O danado é que chega um momento da vida do político que ele se sente Deus, tenta o impossível ou o caminho mais difícil e então começa a entrar em queda livre.

Mas o governador já provou que sabe fazer política como poucos e dá sorte. No momento certo ele definirá se rompe com o PT e tenta chegar ao Palácio do Planalto,  escolhendo o melhor nome para sucedê-lo no comando do Estado. Se repetir as trajetórias vitoriosas de 2006, 2010 e 2012 estará definitivamente consagrado em Pernambuco e no Brasil.

PAIXÃO DE CRISTO CONTINUA A EMOCIONAR

Desde a estreia na última sexta-feira, dia 22, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém vem emocionando milhares de pessoas vindas de todas as partes do Brasil. O espetáculo, realizado na monumental cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, já atraiu cerca de 25 mil pessoas até a última segunda-feira (25). São adultos, jovens e crianças que foram assistir cenas de rara beleza, comparadas às superproduções cinematográficas. A temporada 2013 vai até o próximo sábado.

A encenação conta a história dos últimos dias de Jesus começando pelo "Sermão da Montanha" e encerrando com a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. A peça, que se desenrola em nove palcos-plateias que são réplicas de palácios, templos e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás, tem a participação de mais de 500 atores e figurantes. Nos papeis principais, a Paixão de Cristo, este ano, traz como artistas convidados os atores globais Marcos Pasquim, interpretando o rei Herodes; Carol Castro, no papel de Madalena e Carlos Casagrande como Pilatos. Eles vão contracenar com  os já consagrados atores pernambucanos José Barbosa, que interpreta Jesus, e Luciana Lyra, que será Maria. A direção artística é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi.
Os ingressos custam de R$ 60,00 a R$ 90,00, dependendo do dia. Nas compras feitas no site oficial (www.novajerusalem.com.br), o valor pode ser dividido em até 12 vezes no cartão de crédito. (Texto do jornalista Mauro Gomes).

GOVERNO E FUNCIONÁRIOS CHEGAM A UM ACORDO SOBRE MODIFICAÇÕES NA PREVIDÊNCIA

O Governo Municipal, a Câmara de Vereadores e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Garanhuns chegaram a um acordo sobre O projeto de lei do Poder Executivo que reestrutura o Instituto da Previdência.

Nesta segunda-feira, na sala de comissões da Câmara, estiveram reunidos representantes do Legislativo, do Executivo e do Sindicato, quando foram acertadas algumas modificações no texto original do projeto.

Algumas questões ainda ficaram pendentes, mas no final de reunião ficou acertado que as devidas correções serão feitas pelo prefeito Izaías Régis.

Dentre os que participaram da discussão na Câmara estavam Luciano Florêncio (Sinsemug), Marcelo Marçal (presidente do Instituto da Previdência Municipal), Dr. Thiago (Procurador Jurídico do Município), além dos vereadores, Sivaldo Albino, Zaqueu, Haroldo, Gil PM, Diretora Nelma, Carlos Vilaça e Luzia da Saúde

segunda-feira, 25 de março de 2013

DILMA E EDUARDO TROCAM FARPAS EM SERRA TALHADA

A presidenta Dilma Roussef (PT) e o governador Eduardo Campos (PSB), trocaram farpas no palanque, hoje, em Serra Talhada, no Sertão Pernambucano. Candidata à reeleição, a petista discursou dizendo precisar de parceiros, mas que “sejam confiáveis”. O socialista, por sua vez, lembrou que o Estado nunca faltou ao Brasil e ajudou a eleger a atual dirigente do país.

Segundo a repórter Gabriela Lopes, que cobriu o evento em Serra Talhada para o Blog do Jamildo, o investimento de R$ 2,8 milhões anunciado para Pernambuco, pelo Governo Federal, incomodou os socialistas.

Em nota enviada à imprensa, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, aliado do governador, disse que os investimentos federais só foram possíveis porque o Estado tinha projetos de engenharia prontos, inclusive com as licenças ambientais já liberadas.

Dos recursos que serão liberados pelo Governo Federal, R$ 1,6 bilhão será destinado a obra de duplicação da BR-423 que beneficia diretamente Garanhuns, Jupi, Lajedo, Cachoeirinha e São Caetano, e indiretamente outros municípios.

GARANHUNS PRESTA TRIBUTO A DOMINGUINHOS

Com a escadaria do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti lotada e centenas de pessoas cantando no mesmo ritmo, foi realizada na manhã de hoje (25) uma homenagem ao cantor, compositor e instrumentista garanhuense Dominguinhos. Intitulado “Força Mestre Dominguinhos, Garanhuns torce por você”, o evento contou com a presença de fãs, sanfoneiros, grupos de forró pé-de-serra, autoridades locais e imprensa regional.

Os músicos, posicionados em fila, entoaram os principais sucessos de José Domingos de Morais, entre elas, “Meu Garanhuns” - canção que remete às belezas das paisagens encontradas no município. O público presente também fez orações para a recuperação do ídolo.

 Para a diretora de Cultura, Cirlene Leite, a demonstração de carinho superou expectativas. “É bom sentir o calor dessas pessoas que têm Dominguinhos como exemplo de vida. Estamos formando uma corrente do bem que deve ser ampliada por todo o nosso Brasil”, disse.

HISTÓRIA José Domingos de Morais, Dominguinhos, cantor, compositor e instrumentista, nascido em 12 de fevereiro de 1941, começou sua carreira ainda criança, tocando nas feiras livres da cidade, e teve grande influência de ritmos como baião, o xaxado, forró e até do Jazz e da bossa nova. Em Garanhuns, a Escola de Acordeon é apadrinhada por ele. Lá, pessoas de todas as idades aprendem a tocar o instrumento. No local, é possível encontrar chapéus, fotografias e sanfonas autografadas pelo ídolo.

Texto e fotos: Cloves Teodorico – Secretaria de Comunicação Social

REITOR DA UNVERSIDADE FEDERAL VISITA GARANHUNS

Está confirmada a visita do reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, a Garanhuns. O professor chega à cidade no dia quatro de abril e terá um encontro com o prefeito do município, Izaías Régis. Segundo o deputado federal Fernando Ferro, que é ligado ao dirigente da Universidade, o reitor já vem com uma proposta para instalar uma extensão da UFPE em Garanhuns, possivelmente um ou mais cursos de nível superior.

O local e o horário do encontro entre Anísio e Izaías ainda serão definidos pelo prefeito.

Fernando Ferro, que passou este final de semana em Garanhuns, também deverá participar da conversa. O petista visitou familiares, amigos e correligionários, deixando evidente a relação de afeto com a cidade, onde morou na juventude.

Na opinião do deputado federal petista, Izaías Régis começou bem o seu governo e é animador que o gestor tenha montado equipe mais técnica, abrindo a possibilidade para a formação de novos quadros no município.

O reitor da Universidade Federal de Pernambucano é garanhuense, integrante de duas famílias tradicionais do município: os Brasileiro e os Dourado. Sua visita a Garanhuns, no início do próximo mês, é a primeira à cidade desde que assumiu a direção da instituição universitária.

ALCEU DEFENDE LEGADO DO EX-PRESIDENTE LULA

Magno Martins publica em seu blog, hoje, uma matéria muito acima da média. Entrevistou o cantor Alceu Valença, 66 anos, e arrancou dele declarações curiosas e até bombásticas.

Num dos trechos o artista revela que na campanha de 1990 para o governo de Pernambuco, quando apoiou Joaquim Francisco, sofreu tanta pressão dos eleitores e dos fãs que teve um infarto. Depois disso não quis mais saber de política.

Há muito tempo sem falar de política com a imprensa, Alceu disse a Magno que Eduardo Campos é o maior governador pernambucano de todos os tempos. Ao mesmo tempo fez rasgados elogios a Lula e Dilma. Na sua visão o ex-presidente promoveu a “nordestinação” do Brasil e hoje o país é outro, com distribuição de renda, que continua sendo feita na atual gestão petista.

Alceu Valença elogiou até o bolsa-família, programa criticado por setores das classes media e alta: “É a maior redistribuição de renda do País. Foi bom para o Brasil. E os ricos no governo de Lula e Dilma também têm a sua bolsa-família no momento em que pegam financiamentos com juros subsidiados do BNDES. Isso é ou não e bolsa família do rico?”, ironizou o cantor.

FAIXA EM SERRA TALHADA ALFINETA EDUARDO

Possíveis adversários na disputa presidencial de 2014, o governador Eduardo Campos (PSB) e a presidenta Dilma (PT) chamam a atenção da imprensa nacional, nesta segunda-feira, devido ao encontro em Serra Talhada, no Sertão. A petista irá anunciar um investimento de R$ 500 milhões de reais na Adutora do Pajeú, garantindo mais água para os sertanejos.

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, é do PT, e seus correligionários e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores espalharam várias faixas pela cidade. Numa delas, dão aquela alfinetada em Eduardo Campos: ...”Aqui temos gratidão e lealdade ao seu governo”, escreveram, como se estivessem chamando o socialista de ingrato.

O PSB também está mobilizando seus militantes e prefeitos socialistas do Sertão devem estar presentes ao ato. Assim, a claque de Eduardo já está garantida. (A foto é de Clélio Tomaz, do jornal Estado de São Paulo).

domingo, 24 de março de 2013

O COZIDO DE JARBAS VASCONCELOS

Política é um jogo de interesses. Todo mundo sabe disso. Quando Miguel Arraes voltou do exílio, em 1979, foi recebido por mais de 60 mil pessoas num comício em Santo Amaro. Quem organizou tudo foi Jarbas Vasconcelos, seu grande aliado e liderança em ascensão no Estado, enfrentando a ditadura, junto com Marcos Freire e outros “sem ódio e sem medo”.

Em 1992 os interesses de Arraes e Eduardo Campos, então muito jovem, foram contrariados. Jarbas não aceitou a indicação do “menino” para vice e tomou o “caminho da perdição”, para usar aqui a expressão do avô do governador atual, naquele tempo.

Viraram inimigos ferrenhos e participaram das disputas em Pernambuco em campos opostos. Jarbas se uniu ao PFL (que ele chamava de pefelê) e humilhou Miguel Arraes na eleição de 1998, quando o velho cacique tentava a reeleição.

O troco seria dado por Eduardo, em 2010, quando bateu Jarbas Vasconcelos na disputa pelo governo por uma diferença escandalosa.

Jarbas não gosta de Lula nem do PT. Eduardo quer ser presidente da República e pra isso precisa tirar os petistas do Palácio do Planalto.

Daí, que os dois, com os interesses coincidentes, estão amigos de novo, esquecendo todas as rusgas de mais de 20 anos.

Na casa do senador, no Recife, estavam lá nossas principais lideranças: Jarbas que preparou o seu famoso cozido, o prefeito Geraldo Júlio, o governador Eduardo Campos e o senador Armando Monteiro.

A comida devia tá gostosa e os interesses para 2014 são mútuos. Se chegarem a um acordo Eduardo sai candidato a presidente, apóia Jarbas para se reeleger senador e Armando para o Governo de Pernambuco. 

Caso aconteça algum acidente de percurso, um desentendimento, eles voltam a brigar, não tem problema. É o vai e vem da política...

PREFEITURA FAZ PREVENÇÃO CONTRA CATARATA

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Altino Ventura, dará início no período de 25 a 28 de março, ao atendimento a cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos para diagnosticar e prevenir a catarata.

A meta é receber 100 pessoas por dia, sendo 50 no período da manhã e 50 à tarde. O atendimento será realizado nas dependências da Regulação, situado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, na Av. Caruaru. No ato da abertura de ficha, cada paciente deverá apresentar cópias dos documentos de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de Residência.
Uma equipe de saúde, formada por uma médica e dois assistentes oftálmicos, estarão à disposição dos pacientes para a realização dos exames.

A DOENÇA - A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.
O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão. Tendo como principal causa o envelhecimento, já que os problemas geralmente aparecem depois dos 50 anos, o único tratamento para catarata é o cirúrgico.
 O objetivo da cirurgia, simples, rápida e feita sob anestesia local, é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida. (Texto: Ilana Dias, da Secretaria de Comunicação Social).

sábado, 23 de março de 2013

DESABA PARTE DA ESTRUTURA DO CENTRO DE CONVENÇÕES DO SESC GARANHUNS

Parte da estrutura do futuro Centro de Construções do Sesc Garanhuns desabou no início da tarde, segundo informou em primeira mão a colunista Josália Pimentel. Nenhuma pessoa se feriu com o acidente, que ocasionou apenas problemas materiais.

Há poucos dias o jornalista Saulo Paes informava que as obras de construção do Centro de Convenções do Sesc, denominado Complexo Cultural Ferreira Costa, estavam sendo feitas em ritmo acelerado.

O complexo consta de um cinema de última geração, um sofisticado teatro e o Centro de Convenções em si, que levará o nome do Monsenhor Adelmar da Mota Valença.

Segundo Saulo, o Serviço Social do Comércio investe em Garanhuns, para concluir essa obra, mais de R$ 20 milhões.

O professor Josias Albuquerque começou a lutar por esse Centro de Convenções ainda na gestão do prefeito Silvino Duarte. Foi feita a doação do terreno da antiga Secretaria de Obras, pelo Poder Executivo, mas a obra demorou a ser iniciada.

A imprensa local cobrou, o ex-prefeito Luiz Carlos chegou a ser responsabilizado por alguns entraves burocráticos, porém tudo se resolveu e o SESC acelerou os trabalhos.

Tudo indica que o Centro ficará de primeira, como é por exemplo o Restaurante Chá Preto, também uma conquista de Josias Albuquerque para os comerciários e toda Garanhuns.

Felizmente não tivemos danos maiores na construção e esperamos ver dentro de algum tempo o Centro de Convenções pronto, servindo à população de Garanhuns e do Agreste. 

(A foto da construção no Sesc foi publicada originalmente no Blog de Saulo Paes).

UM ENCONTRO QUE INCOMODA

Quem não gosta do PT e da presidenta Dilma Roussef deve estar subindo pelas paredes. Primeiro saiu a pesquisa do Datafolha apontando amplo favoritismo da petista na eleição de 2014. Logo em seguida vieram números do IBOPE e a situação é mais confortável ainda. Para completar teve esta foto com o papa, capaz de incomodar gente de todos os credos. Mas a revista Veja pede a Francisco I para ajudar a derrubar os “governos populistas” da América Latina. Quem sabe depois de ler a importante reportagem o líder da Igreja Católica não excomunga a ex-guerrilheira.

MURIÇOCAS INVADEM GARANHUNS

A jornalista Kitty Lopes registra no seu cada vez mais interessante blog que os moradores de Garanhuns estão sofrendo horrores com as muriçocas. Segundo a colunista, os malditos pernilongos estão por todo lugar. Chegaram a perturbar uma festa no Clube dos Oficiais e bagunçaram o coreto no show do pagodeiro Thiaguinho, realizado na Metroplaza. “Na minha casa não se consegue fazer nada sem um SBP”, lamenta Kitty.

Aqui em casa também está assim e eu pensava que o problema era mais na Cohab II. As muriçocas cantam a noite toda e irritam. Tem hora que parece música de Calypso. Vade retro, como gosta de escrever meu amigo Rafael Brasil quando fala mal do PT.

(A ilustração foi publicada originalmente no Blog de Ipiaú. Na cidadezinha baiana os moradores também estão sofrendo o diabo com as muriçocas).