PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

UM PERFIL DE JOSÉ AUGUSTO - QUE CANTA NESTA SEXTA-FEIRA NO ANIVERSÁRIO DE CAETÉS

José Augusto Cougil nasceu no Rio de Janeiro no dia 16 agosto de 1953. Aos 8 anos já estudava piano, harmonia e solfejo no Conservatório de Música da capital carioca. Com 14 anos participou de um Festival, no bairro de Santa Tereza e recebeu o prêmio de melhor intérprete.

A partir desta vitória no Festival de Música fez testes nas principais emissoras de rádio do Rio, sem obter êxito. Sua sorte mudou quando conheceu Renato Corrêa, do Grupo Golden Boys, um dos mais famosos da Jovem Guarda. Conseguiu mostrar seu trabalho numa fita demo, teve uma composição gravada por Cauby Peixoto e em 1973 veio a gravação do compacto simples com as músicas “De que vale ter tudo na vida” e “Eu quero apenas carinho”. Foi a consagração: o artista vendeu 1 milhão de discos. Nessa época uns poucos chegavam a essa marca, como o rei Roberto Carlos.

Na esteira desses sucessos José Augusto gravou uma versão de “Luzes da Ribalta”, de Charlie Chaplin. Gravada também em espanhol a música foi intensamente tocada na Argentina, México, México, Espanha e nos Estados Unidos. Anos depois cantou "London, London", de Caetano Veloso, com parte da música em inglês e outra parte numa versão sua para o português. Ficou muito bonito.

Nos anos 80 o artista compôs músicas para cantoras do porte de Simone, Alcione e Fafá de Belém. E ele mesmo gravou hits que até hoje são cultuados por diferentes gerações, como Fantasias, Sábado, Chuvas de Verão, Eu e Você, Amantes, dentre outras.

Na década seguinte veio “Agüenta Coração”, tema da novela “Barriga de Aluguel”, da Rede Globo, outro grande êxito em sua carreira.

José Augusto continua sendo um cantor prestigiado no Brasil e no exterior. Esteve em Garanhuns no último Festival de Inverno e o público lotou a Praça Guadalajara para ver o seu show.

Em mais de 40 anos de carreira já vendeu mais de 20 milhões de discos. Depois de Roberto Carlos é o artista brasileiro que mais vendeu discos na América Latina. É o único cantor nacional que recebeu o prêmio Olé, na Espanha, por ter ultrapassado a marca de 250 mil discos comercializados naquele país.

Romântico, simples, apaixonado por música e pelo seu público, José Augusto estará nesta sexta-feira, dia 13, cantando no aniversário de Caetés, que comemora 50 anos de emancipação política.

O prefeito do município, Armando Duarte, confessa ser um dos fãs do autor de “Chuvas de Verão”. E convida todos os moradores de sua cidade e do Agreste Meridional a prestigiar o show de José Augusto, que promete ser inesquecível.

Um comentário:

  1. Parabéns ao Prefeito Amando Duarte pela inciativa e pelo bom gosto. José augusto é um ícone da música romântica brasileira.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA