PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

IZAÍAS CONVENCE FAMÍLIA A TRAZER CORPO DE DOMINGUINHOS PARA GARANHUNS


Publicado no Portal G1 Pernambuco, das Organizações Globo:

Familiares do cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, se reuniram neste sábado (10) com o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), para discutir a transferência do corpo do sanfoneiro para sua cidade natal, no Agreste Meridional de Pernambuco. Em entrevista ao G1, o prefeito disse que conversou com a ex-mulher do músico, Guadalupe Mendonça, e a filha dele, Liv Moraes, e expôs o plano de fazer um monumento para homenagear o cantor. “Elas deixaram bem claro que nunca foram contra. Me coloquei à disposição para fazer um espaço para que possamos colocar a história de Dominguinhos e um monumento dele de corpo inteiro, feito por artesãos”, afirmou.

Dominguinhos faleceu aos 72 anos, no último dia 23 de julho, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele lutava há seis anos contra um câncer.  Dois dias após o falecimento, ele foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. O local do enterro tornou-se alvo de disputa judicial envolvendo Liv e Mauro Moraes, filhos do cantor. . Ao G1, Mauro relatou que a atitude é uma forma de tentar respeitar um dos últimos pedidos do pai.

O prefeito contou que, na reunião, Liv e Guadalupe se explicaram a respeito do motivo do enterro ter sido realizado em Paulista e não em Garanhuns. “Elas me passaram que foi o rapaz do Morada da Paz que se ofereceu, ainda em São Paulo, para trazer [o corpo] para Pernambuco. Elas deram a palavra e não podiam descumprir”, esclareceu, acrescentando que jamais queria estar no meio desse enfrentamento familiar. “Garanhuns esta à disposição. Nos colocamos da mesma maneira que no dia do velório”.

Izaías Régis ainda falou sobre a ideia de fazer um plebiscito para mudar o nome da Praça Guadalajara - onde são realizados os grandes eventos município, como o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) - para Praça Mestre Dominguinhos. “Ficamos mais ou menos acertados que iríamos trazer o corpo a Garanhuns, mas não tem data. Hoje é uma peça judicial, onde tem que se ter uma decisão”, pontuou.

Procurada pelo G1, a filha do cantor disse que enviaria uma nota, que não chegou até a publicação da matéria. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) confirmou a existência de uma ação em nome de Mauro José Silva de Moraes. No documento, a Justiça determinou que fossem ouvidas as opiniões das outras duas filhas de Dominguinhos. Liv Moraes compareceu à Comarca dePaulista, espontaneamente, na última quinta (8) e tem até 19 de agosto para apresentar um posicionamento a respeito da solicitação de Mauro. A outra filha de Dominguinhos, Madelene Silva de Moraes - irmã de Mauro - faleceu há cinco anos. (Na foto do G1 o velório de Dominguinhos na Assembleia Legislativa de Pernambuco).

5 comentários:

  1. QUER DIZER QUE FOI IZAIAS QUE CONVENCEU?

    ResponderExcluir
  2. DEVERIA SER CRIADO OUTRO ESPAÇO PARA HOMENAGEAR O CANTOR. UM ESPAÇO EXCLUSIVO DE FORRÓ.A GUADALAJARA JÁ EXISTE E NUNCA IRÃO DEIXAR DE CHAMA-LA ASSIM.A ANTIGA RODOVIÁRIA SERIA UM ÓTIMO LOCAL.A CIDADE SE LIVRARIA DAQUELA FAVELA E GANHARIA UM NOVO ESPAÇO CULTURAL.

    ResponderExcluir
  3. Deixo Uma Pergunta! Onde vão sepultar o corpo de Dominguinhos? Em uma praça? ou no meio da rua? Nos dois cemitérios Municipal não existe mais espaço ou terá que ser sepultado no Parque das Rosas que já deveria ter sido municipalizado. Dominguinhos merece respeito e não ser uma disputado como um boneco de barro e ser sepultado no meio das covas dos cemitérios de Garanhuns.
    Jonathas.

    ResponderExcluir
  4. Acho uma tremenda demagogia dos politicos, homenagear o mortos com nomes de monumentos, praças, avenidas, etc. Essas homenagens deveriam ter sido feitas com ele em vida, não agora depois de morto, ele não está nem vendo ! Quanto trazer os restos mortais dele, gente deixa o corpo esfriar.

    ResponderExcluir
  5. COMO O ALTAMIR PINHEIRO NÃO ESCREVE PARA GANHAR OU PERDER, POR NÃO TER O MÍNIMO INTERESSE NEM DE GANHAR OU PERDER NEM DE AGRADAR NINGUÉM. QUASE SEMPRE, ESCREVE O QUE ACHA QUE DEVE ESCREVER E O QUE DÁ NA TELHA, PRINCIPALMENTE SOBRE AQUELES QUE DETESTAM GARANHUNS, MESMO QUE ESSAS PESSOAS SE IRRITEM QUANDO CONFRONTADAS COM OS FATOS? FAZER O QUÊ?!?!?! NO CASO DA FAMEG, REFIRO-ME AO SENADOR DO PT(TINHA QUE SER!!!), HUMBERTO COSTA, QUE JÁ DEU SEU DESASTRADO VEREDICTO A RESPEITO DA NOSSA FACULDADE DE MEDICINA. QUANTO AO GOVERNADOR DO ESTADO, NO CASO DOMINGUINHOS, ELE NÃO MOVEU UMA PALHA SEQUER, JUNTO AOS FAMILIARES, PARA O SEPULTAMENTO DO SANFONEIRO TER SIDO EM GARANHUNS. ATÉ PORQUE, FOI O ESTADO QUE PAGOU O TRANSLADO DE SÃO PAULO AO RECIFE E ELE TINHA AUTORIDADE E PODIA MUITO BEM IMPLORAR AOS FAMILIARES DE DOMINGUINHOS PARA QUE O SEPULTAMENTO FOSSE REALIZADO EM SUA TERRA NATAL. MAS, POR NUTRIR ÓDIO A GARANHUNS( O CASO DE ANTONIO JOÃO DE LAJEDO QUE O DIGA), MAIS UMA VEZ DEU UMA DE JOÃO-SEM-BRAÇO, TOMANDO UMA ATITUDE DEPLORÁVEL QUANDO SE PASSOU POR UM PILATOS DA VIDA, LAVOU AS MÃOS E MANDOU UMA BANANA PARA OS GARANHUENSES SOCAR NAQUELE CANTO. TANTO O GOVERNADOR USOU DA VOZ ROUCA OU BOTOU UMA TRAMELA NA LÍNGUA A RESPEITO DO ENTERRO DE DOMIGUINHOS QUANTO O SENADOR DO PT FEZ OUVIDOS SURDOS OU DE MERCADOR PARA COM A FAMEG. NENHUM DOS DOIS TEVE BOM SENSO PARA COM O POVO DE GARANHUNS, ESSA É A VERDADE!!! DAQUI, O BÔNUS, VAI PARA O PREFEITO IZAÍAS RÉGIS, QUE APESAR DE SER SUA OBRIGAÇÃO, MESMO ASSIM, ELE VESTIU A CAMISA, DEU TODO O SUPORTE E GARANTIA POSSÍVEIS, CORREU ATRÁS DO PREJUÍZO, E SATISFEZ TODA A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO POR TER MOSTRADO EMPENHO E BOA VONTADE PARA QUE UM FILHO DA TERRA VIESSE MORAR, EM DEFINITIVO, CONFORME SEU PRÓPRIO PEDIDO EM VIDA, NA SUA ETERNA CIDADE DAS FLORES ALÉM DE CIDADE JARDIM...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA