Garanhuns

Garanhuns
Fique em dia com Garanhuns

GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Presença do Governo no Agreste Meridional

domingo, 30 de setembro de 2012

IZAÍAS COMEMORA O SUCESSO DA CAMINHADA

O deputado Izaías Régis (PTB), candidato à prefeitura pela Coligação Garanhuns Rumo ao Crescimento, comemora a um só tempo as pesquisas que o colocam em 1º lugar na disputa e o sucesso da caminhada realizada neste sábado, dia 29.

O petebista disse que foi a maior caminhada política já promovida no município, "quando a onda azul tomou conta da cidade, numa demonstração de que o povo já decidiu o que é melhor para Garanhuns.

Izaías "puxou" a multidão desde a Avenida Rui Barbosa até o centro da cidade, acompanhado por Rosa Quidute, Armando Monteiro, deputados federais Jorge Corte Real e Fernando Ferro, Silvino Duarte e Aurora Cristina e mais de 60 candidatos a vereador que apoiam o petebista.

Quando terminou a caminhada, a Avenida Santo Antônio inteiramente tomada pela multidão, o candidato e seus aliados discursaram no Colunata e mesmo com o sol abrasador do meio dia o povo parou pra ouvir.

A tônica de todos os discursos, de Silvino a Rosa, de Armando a Fernando Ferro, de Jorge Corte Real e Izaías, foi o desenvolvimento de Garanhuns, a recuperação do município, para que ele volte a ocupar um lugar de destaque em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil.

Para o blog Izaías comentou com cautela a pesquisa do Opinião, evitando o "já ganhou". Pregou que o trabalho continue firme até o dia 7, que todos deem o melhor de si para garantir a vitória. "Temos uma pesquisa interna que apontam uma frente ainda maior diante do nosso adversário, mesmo assim vamos continuar trabalhando da mesma maneira, pois só existe vencedor após a contagem dos votos", alertou o candidato.

CRUZ DIOCESANA E ENCERRAMENTO DO MÊS DA BÍBLIA

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004). Com este envio o nosso querido Papa deixou-nos o legado de comunicar e multiplicar os ensinamentos de Jesus, carregando a Cruz Peregrina, que tivemos a alegria de receber, em janeiro deste ano em nossa cidade.

A exemplo da Cruz Peregrina mundial, os jovens de Águas Belas nos presentearam também com uma Cruz Peregrina para a Diocese de Garanhuns. Esta Cruz tem sido um grande sinal de amor a Cristo por onde passa, é um símbolo para crianças, adultos e, principalmente, aos jovens que são chamados a se encontrar com Bento XVI em 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

O Colégio Diocesano teve a honra de receber a Cruz Diocesana da Juventude, com uma programação muito especial. A Cruz pode estar com as crianças da Educação Infantil, esteve em momentos de oração com os alunos e, por fim, todos saudaram juntos, alunos, professores e funcionários, este Símbolo que passeou entre nós. Vivemos momentos muito importantes e aos pés da Cruz colocamos nossas intenções e agradecimentos. 

Na oportunidade de nos despedimos da Cruz, vivenciamos o encerramento do Mês da Bíblia, que é a palavra viva e que assim como a Cruz nos ensina a vida do nosso Cristo e o seu sacrifício por nós. Com a benção do Capelão Pe. Silvano, concluímos este mês de Graças.

A Cruz Diocesana passou conosco ainda o final de semana e a comunidade que frequenta as missas da Capela do Colégio ainda teve a oportunidade de estar com ela. Na próxima segunda-feira, ela seguirá para o CMA, que será a próxima instituição a recebê-la.

Nós a conduziremos com muita festa e alegria, que é o que a Cruz verdadeiramente nos ensina, a vida e a alegria que venceram a morte.

Profª Raquel Feitoza
(Coordenadora de Religião do Diocesano)

LAJEDO: OPOSIÇÃO VENCE TAMBÉM NA ESTIMULADA

Os números divulgados anteriormente, referentes à pesquisa espontânea, sem apresentação do cartão, mostram o candidato do PSD, Rossine Blésmany, 16.5% à frente do seu principal oponente, Joãozinho Dourado (PDT). Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, o representante da oposição cresce mais um pouco, chegando aos 53,8% das intenções de voto. O governista totaliza 35,8% e Berto continua com os mesmos 0,5%. Os indecisos e os que pretendem votar branco ou nulo diminuem. Neste cenário a vantagem do vereador passa a ser de 18%.

ROSSINE LIDERA PESQUISA EM LAJEDO

Pesquisa Eleitoral realizada em Lajedo pelo Instituto Opinião, nos dias 22 e 23 de setembro, aponta o candidato do PSD, Rossine Blésmany, na liderança das intenções de voto, com 50,3%. Em segundo lugar ficou o candidato do PDT, Joãozinho Dourado, com 33,8%. Berto do PPS, totalizou 0,5%. Os indecisos são 13,6% e 1,8% dos eleitores admitiram votar branco ou nulo. A margem de erro da pesquisa é de 4,9% para mais ou para menos. Os números informados se referem à pesquisa espontânea, feita sem a estimulação de um cartão com o número dos candidatos.

Foram aplicados 400 questionários de entrevistas nas seguintes localidades do município: Abraão Veloso, Bairro Novo, Betonho, Bom Jesus, Caldeirões, Cantinho, Centro, COHAB, Deomário Braga, Gameleira, Loteamento Antônio Dourado, Loteamento Braúnas, Loteamento Fernandes, Loteamento Vilela, Micro Ondas, Mocó, Mutirão, Olho d’Água dos Pombos, Planalto I e II, Queimadinha, Retiro, Salgadinho, Salobro, Santana, Socorro e Vila dos Prazeres. 

A pesquisa foi contratada pelo Correio Sete Colinas e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-00178/2012. Maiores detalhes serão divulgados na edição do jornal escrito, que irá circular na próxima terça-feira. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau (Recife), o mês passado, apresentava Rossine com uma vantagem ainda maior. Isso significa que Dourado Filho cresceu durante a campanha. Mas como a vantagem do oposicionista  ainda é de 16,5%, fica difícil para o governista reverter, mesmo com o reforço do governador Eduardo Campos, que esteve em Lajedo na última sexta-feira.

sábado, 29 de setembro de 2012

PESQUISA DE LAJEDO SERÁ DIVULGADA APÓS A MEIA NOITE



Este blog estará divulgado a partir das primeiras horas do domingo (logo depois da meia noite, para ser mais preciso), uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Opinião no município de Lajedo. Só então saberemos, através de números oficiais, quem está na frente na corrida pela prefeitura, se Joãozinho Dourado (PDT) ou Rossine Blésmany (PSD).

O Opinião vem fazendo pesquisas em diversos município importantes de Pernambuco, como Recife, Petrolina, Paulista, Olinda e Caruaru. Foi o primeiro instituto a detectar o crescimento de Geraldo Júlio (PSB) na capital do Estado e a virada de Zé Queiroz (PDT) na terra de Vitalino. Em Garanhuns já fez duas pesquisas, a última divulgada hoje cedo, apontando Izaías Régis com 47,6%, Zé da Luz somando 31% e Paulo Camelo 7,4%.

REJEIÇÃO DE ZÉ DA LUZ CHEGA PERTO DOS 40%

Além de estar atrás na pesquisa eleitoral do Instituto Opinião, divulgada hoje pelo Blog de Magno Martins, o candidato Zé da Luz (PHS), tem o maior índice de rejeição, exatos 39,6%. Izaías (PTB), que lidera a pesquisa com mais de 47% das intenções de voto, tem uma rejeição de 17,2%. Paulo Camelo (PSOL), é o menos rejeitado, com 16,6%.

CAMINHADA

Animado com os números das pesquisas e o clima favorável nas ruas da cidade, Izaías fez uma caminhada hoje da Avenida Rui Barbosa até a Avenida Santo Antônio. No final discursaram para um bom público o ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB), Rosa Quidute, o deputado federal Jorge Corte Real (PTB), o também deputado federal Fernando Ferro (PT), o senador Armando Monteiro e o candidato petebista.

Nos discursos, os oradores alertaram que a eleição ainda não está ganha, pregaram humildade e disseram que todos têm de trabalhar até o dia 7 para consolidar a vitória.

HEBE CAMARGO - MORRE A PRIMEIRA DAMA DA TV

O Brasil perdeu hoje um dos ícones da televisão brasileira. Hebe Camargo , 83 anos, morreu de parada cardíaca, em casa, quando sei deitou para dormir. Nos últimos anos lutou contra um câncer e superou os momentos mais difíceis, porém neste sábado foi traída pelo velho coração, cansado de tantas batalhas.

Natural de Taubaté, no interior paulista, Hebe começou a vida artística como cantora. Em 1955 iniciou a carreira de apresentadora, na TV Carioca. Passou pela Record, Bandeirantes, Rede TV e SBT.

Em 2009 participou do especial da Rede Globo "Elas Cantam Roberto Carlos"., ao lado de artistas como Marina Lima, Alcione, Paula Toller e Wanderleia. Interpretou com talento "Você não sabe", uma das mais bonitas - embora não seja das mais conhecidas - canções do Rei.

Hebe Camargo tinha um sorriso largo, esbanjava simpatia e mesmo já idosa guardava os traços da beleza da juventude. Tudo isso, junto com a desenvoltura diante das câmeras, ajudou a consolidar o prestígio de quase 6 décadas atuando na televisão, com um público cativo.

Politicamente sempre se posicionou à direita, tendo sido malufista confessa durante a maior parte de sua vida. Era conhecida também por alguns gafes que cometia nos programas que apresentava.

Independente de seus erros, comuns aos seres humanos, Hebe Camargo representa um pedaço importante da história do rádio e da televisão brasileira.

Sem o sorriso da apresentadora, o País não será o mesmo. Ficou sem a grande dama da TV. Um pouco mais triste..

IZAÍAS TEM 47,6% E ZÉ DA LUZ 31%

O jornalista Magno Martins divulgou agora há pouco o resultado da Pesquisa do Instituto Opinião em Garanhuns. O candidato do PTB, Izaías Régis, disparou na preferência popular chegando a 47,6% das intenções de voto. Zé da Luz (PHS) ficou no segundo lugar, com 31% e Paulo Camelo (PSOL), somou 7,4%.

O Opinião entrevistou 500 eleitores de Garanhuns, nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 4,4% para mais ou para menos. 

A pesquisa foi realizada nas seguintes áreas do município: Bairro, Aloísio Souto Pinto, Boa Vista, Brasília, Centro/Santo Antônio, COHAB I, Dom Hélder Câmara, Dom Thiago Postman, Francisco Figueira e Heliópolis. 

E ainda: Indiano, José Maria Dourado, Loteamento São Carlos, Magano, Manoel Xéu, Massaranduba, Novo Heliópolis, Parque Fênix, São José e Várzea. E com os moradores da zona rural nas seguintes localidades: Baixa da Telha, Estrela, Iratama, Miracica e São Pedro. (Fonte: Blog do Magno).

Pesquisas de outros institutos, que ainda vão ser divulgadas, mostram uma vantagem maior ainda para o candidato Izaías Régis.

PESQUISAS MOSTRAM QUADRO NOVO EM GARANHUNS

As pesquisas realizadas esta semana em Garanhuns pelo Opinião, Ipespe, Método e DataAgreste mostram um quadro totalmente novo no município. Os números casam com o que se vê na rua e um dos candidatos herdou quase tudo que era do ex-prefeito Silvino Duarte. A diferença entre os dois principais adversários agora é superior a 20% e Paulo Camelo chega perto dos 5% pela primeira vez desde que disputa uma eleição. O jornalista Magno Martins, ainda neste sábado, vai divulgar o resultado da primeira dessas pesquisas citadas.

BLOGUEIRO É CANDIDATO A VEREADOR EM PARANATAMA

Roberto Brito é funcionário da Empresa de Correios e tem um blog voltado para as notícias de Paranatama, a 19 km de Garanhuns. O companheiro blogger é candidato a vereador no município vizinho, apoiando a candidatura de Zé Teixeira à reeleição. Na Câmara, ele pretende lutar pela atração de fábricas que ofereçam oportunidades ao jovens, pela instalação de uma Agência do INSS e um Agência do Banco do Brasil na cidade, além da construção de quadras de esportes. Roberto é um bom camarada e merece o apoio das pessoas conscientes de Paranatama.

BREJÃO GANHA ESCOLA DE REFERÊNCIA

O Diário Oficial do Estado publicou nesta sexta-feira, dia 28, o aviso de licitação para construção da Escola de Referência em Ensino Médio Ismênia Lemos Wanderley, no município de Brejão. O novo educandários será construído numa área de 1.3 hectare, cedido pela Prefeitura. Será construído um prédio moderno, com 14 salas de aulas, 5 laboratórios, diretoria, sala de professores, secretaria, quadra coberta, auditório, cozinha, refeitório e tudo que uma boa escola precisa para oferecer qualidade aos professores e estudantes.

O mês passado o Diário Oficial tinha publicado o aviso de licitação para construção de uma escola semelhante em Capoeiras.

Não é à toa que o governador Eduardo Campos é o mais popular do Brasil, segundo o IBOPE e Datafolha. (As Escolas de Referência vão se espalhando pelo Estado. A da foto é a Arnaldo Assunção, em Caruaru).

GOVERNADOR PEDE VOTOS PARA DOURADO EM LAJEDO

A campanha de Joãozinho Dourado (PDT), ganhou um reforço de peso, nesta última sexta-feira. O governador Eduardo Campos (PSB), esteve na cidade especialmente para participar de uma caminhada e um comício do candidato governista. Um multidão prestigiou os eventos, fazendo a alegria dos eleitores da situação. Apoiado pelo seu pai, o ex-prefeito Antônio João, Dourado Filho tem pela frente um páreo duro, o vereador Rossine Blésmany (PSD), apontado como líder nas pesquisas, pelo menos até a vinda do socialista ao município para anunciar o seu candidato. "Não se pode fazer política fazendo medo as pessoas", disse o governador nos palanques. Os correligionários de Joãozinho entenderam essa frase como um recado aos adversários.

AS MULHERES MAIS BONITAS DO BRASIL

Jéssica Maia, Miss Acre

Neste sábado, em Fortaleza, acontece o concurso Miss Brasil 2012. Mesmo sem o glamour e o prestígio do passado o evento ainda chama a atenção. Não poderia ser diferente, pois mulher bonita nunca é demais. Como nos finais de semana sempre achamos alguma “gata” para desestressar o leitor de tanta política, selecionamos algumas das 27 candidatas que estão em busca do título de a mais bela do país. Aprecie sem moderação.

Paula Luck, Pernambuco

Alexandra Bernardi, Paraná

Natália Oliveira, Paraíba

Vanessa Pereira, Amapá

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

JUÍZA MANDA APREENDER MÁQUINA ESTEIRA EM CAETÉS

Atendendo denúncia da Coligação Unidos pela Mudança, por um Governo Presente, a juíza Pollyanna Maria Barbosa Pirauá Cotrim determinou a "expedição de mandato de busca e apreensão da máquina esteira que se encontra no Sítio Bastiões, zona rural de Caetés". A decisão da magistrada deverá ser cumprida por um Oficial de Justiça, acompanhado de força policial e a máquina em questão ficará depositada nas dependências do 9º BPM de Garanhuns.

Dra. Pollyanna entendeu que as fotos e a gravação de um diálogo com o agricultor Celso, do Sítio Bastiões, levam à conclusão pela existência de fortes indícios de que a obra da barragem foi providenciada pelos candidatos, com o objetivo de captação de votos.

Os oposicionistas de Caetés denunciaram o Governo Municipal e o candidato da situação, Sampainho (PSB), pedindo o registro da cassação de sua candidatura.

Com a apreensão dessa máquina, a juíza atendeu uma parte do que é solicitado pela Coligação Unidos pela Mudança, devendo agora ouvir os envolvidos no "crime eleitoral", para depois tomar uma decisão definitiva sobre o caso. (A foto da máquina acima é meramente ilustrativa, não é um flagrante do veículo a ser apreendido na zona rural de Caetés).

ZÉ DA LUZ PROMETE GOVERNO POPULAR

Garanhuns vai ter pela primeira vez um governo popular. Essa foi a promessa que fez o candidato Zé da Luz, hoje, através do seu programa de rádio, no chamado Guia Eleitoral. O humanista acusou os adversários de estarem distribuindo cestas básicas na cidade, na tentativa de virar o resultado da eleição e disse que está sendo vítima de preconceito no município, como foi Lula no passado. "Antes eles me elogiavam, sabem que fui um bom gestor de Caetés", afirmou, dizendo que deixou a prefeitura com um sistema de saúde que era modelo no Agreste.

O Guia Eleitoral de Zé da Luz apresentou também um depoimento do ex-prefeito Ivo Amaral, apresentado como o criador do Festival de Inverno e do relógio das flores. O peemedebista conclamou as classes populares e a classe média a votarem no representante do PHS.

RONALDO CÉSAR PROMOVE ENCONTRO DE APOIO A IZAÍAS

O blogueiro, advogado, cantor e compositor Ronaldo César está promovendo um encontro entre os formadores de opinião de Garanhuns e o candidato Izaías Régis. Será no Coluna Café, no próximo dia 4 de outubro, às 18h.

Ronaldo explica que no blog procurou manter a isenção, durante a campanha, mas como cidadão resolveu se posicionar, expondo o que deseja para Garanhuns.

Ele justifica o apoio a Izaías pela ampla aliança em torno do candidato, que tem em seu palanque o PT do ex-presidente Lula e o PSB do governador Eduardo Campos, além do apoio total do senador Armando Monteiro.

Cita, ainda, algumas pessoas respeitáveis de Garanhuns que estão com Izaías e Rosa: Eliane Vilar, Pedro Falcão, Sivaldo Albino, Silvino Duarte, Neide Brandão, Alcindo Menezes, Francisco Alencar, Bartolomeu e Rosa Quidute, Júlio César, Audálio Filho, Geraldo e Fábio Melo, Ornilo Lundgren, dentre outras.

“É o momento dos formadores de opinião, que ajudaram a construir esta candidatura falarem com Izaías. Espero aqueles que acreditam no projeto que estejam presentes! Principalmente os envolvidos com a educação, a cultura e a comunicação em nossa cidade. E em especial aos amigos da internet, tá na hora de deixarmos um pouco a campanha virtual e estar presente, apoiando Izaías para prefeito de Garanhuns”, escreveu Ronaldo César no convite que fez pelo facebook. (Na ilustração a arte do convite feito pelo companheiro Ronaldo).

CAMINHADAS DE IZAÍAS VIRAM ARRASTÕES

As caminhadas de Izaías nos bairros de Garanhuns agora são verdadeiros “arrastões”. Um exemplo disso pôde ser visto ontem à tarde, no loteamento Morada do Sol, quando o candidato do PTB percorreu diversas ruas acompanhado de uma verdadeira multidão. Na verdade também está contribuindo para esse fato o grupo do ex-prefeito Silvino, que está prestigiando em massa as manifestações políticas do petebista. Estavam presentes, dentre outros, os vereadores Silvio e Marcelo Marçal, o secretário de educação, Marcelinho Moura, Eber Frias, Antônio de Souza, a candidata Dora, além do radialista Luciano Andrade, acompanhado da esposa Maria.

O PMDB também se fez presente através de José Sales (Criança), Francisco Melísio, o ex-vereador João Inocêncio e José Hilton Paixão.

Talvez por conta do reforço que veio do ex-adversário, Izaías, ao lado da sua companheira Rosa, disse em seu discurso em frente à padaria Morada do Sol, já próxima da Cohab II: “Nesta eleição agora, já não é Izaías contra o outro candidato, é Garanhuns contra ele”. Pela reação dos populares a turma gostou desse mote. O petebista falou ainda que nossa cidade precisa ter como referência Caruaru, procurar crescer como a capital do Agreste "Nossa referência não pode ser o município de Caetés", frisou. (Na foto de Kleber Cisneiros: Marcelo Marçal, Izaías e Rosa no loteamento Morada do Sol).

LULA RECEBE ZÉ DA LUZ EM SÃO PAULO

O ex-presidente Lula recebeu esta semana o candidato a prefeito de Garanhuns, Zé da Luz (PHS), na sede do Instituto Lula, na capital paulista. Durante o encontro que durou duas horas, Zé da Luz e Lula conversaram sobre diversos assuntos, entre eles, o modelo de gestão que o engenheiro pretende implantar em Garanhuns caso seja eleito no próximo dia 07.

Lula chegou a dizer a Zé da Luz que está muito feliz em saber “que o companheiro de longas datas” disputa a prefeitura de sua terra natal e enfatizou estar na torcida pela vitória do engenheiro. “Agora que sei que você é candidato torço pela sua vitória. Fique tranqüilo companheiro que a nossa amizade está acima de tudo. Sou muito grato pela forma com que você me recebia todas as vezes que ia a Caetés”, disse o petista.

Zé da Luz saiu do encontro satisfeito e otimista. “Nosso encontro foi muito proveitoso. Acredito que o nosso governo terá condições plenas de atrair recursos para Garanhuns porque Lula irá nos ajudar. Foi um compromisso que ele assumiu comigo”, finaliza Zé da Luz.

(Texto e foto da Assessoria de Imprensa do candidato Zé da Luz).

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ANSIEDADE PELA PESQUISA E RESPEITO À VONTADE POPULAR

Os garanhuenses estão ansiosos pela divulgação de uma pesquisa eleitoral registrada , que mostre quem está na frente da disputa, após a desistência do ex-prefeito Silvino Duarte. No próximo final de semana a expectativa chega ao fim, pois o jornalista Magno Martins estará divulgando os números de um levantamento feito no município pelo Instituto Opinião. Este vem fazendo trabalhos em Recife, Caruaru, Olinda e diversas cidades de Pernambuco e tem acertado nos índices divulgados.

O Opinião foi o primeiro a detectar o crescimento de Geraldo Júlio (PSB) na capital e a virada de Zé Queiroz (PDT) em Caruaru. Esteve para divulgar uma pesquisa de Garanhuns, semana passada, e correligionários de Izaías (PTB) desconfiavam que estava manipulada, favorecendo o candidato do PHS. Agora são os eleitores do ex-prefeito de Caetés que denunciam manipulação a favor de Izaías, que estaria 10% à frente do adversário. Provavelmente é tudo "neura" da campanha que chega à sua reta final. Instituto de Pesquisa que se preza não aceita esse jogo. Fica desmoralizado e tem vida curta. Para conseguir credibilidade tem de fazer o trabalho sério.

A pesquisa do Opinião, é claro, será confrontada com pesquisas internas do PHS e do PTB. O DataAgreste está fechando uma neste final de semana e temos notícias de que o Instituto Método também fará um trabalho de campo no município. Este último também deverá ser registrado. Portanto não há como enganar o povo. Até porque o climas nas ruas já dá uma boa ideia de como o garanhuense vai votar.

Na próxima semana a maioria das pessoas estará sabendo o resultado das pesquisas e dentro de 10 dias os eleitores estarão nas urnas. Acaba o estresse, a guerra de nervos, as briguinhas. Seja quem for o vencedor não há o que discutir, porque estamos numa democracia e cabe ao povo escolher seu destino.

Esperamos que terminado tudo haja respeito tanto aos vencedores quanto aos perdedores. Quando se vence uma eleição o certo é não humilhar ninguém. Até porque, no caso de Garanhuns, o próximo prefeito terá a obrigação para governar pensando em 130 mil habitantes e não apenas em quem votou nele.

O ELOGIO DE ANTÔNIO JOÃO A ROSSINE

O ex-prefeito Antônio João Dourado (PSB) e o vereador e delegado Rossine Blésmany (PSD), hoje estão em lados opostos, numa disputa acirrada pela prefeitura de Lajedo. O oposicionista bate no governo e recebe o troco, os adversários tentando desqualificar o policial e parlamentar.

Rossine, porém, apresentou um trunfo nesta reta final de campanha. Num ofício enviado ao Secretário de Defesa Social do Estado, Gustavo Rodrigues,  em 2003, Antônio João Dourado pede a promoção do delegado pelos “relevantes serviços prestados à comunidade”. O então prefeito salienta que o trabalho do policial é digno de elogios, “apesar dos reduzidos recursos humanos e materiais disponíveis”.

Tem mais: Em 2007, num ofício enviado ao deputado estadual Marcantônio Dourado, representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal de Lajedo, da Secretaria de Educação, do Conselho da Paz e da Igreja Católica – todos ligados a Antônio João – lamentam a saída de Rossine Blésmany, considerado no documento como “o melhor delegado que já trabalhou nesta cidade”.

Em política é perigoso elogiar e criticar. O amigo de hoje pode ser o inimigo de amanhã, e vice versa.

(Um esclarecimento para quem não está por dentro da política no município vizinho a Garanhuns: O candidato da situação em Lajedo é Joãozinho Dourado (PDT), filho do ex-prefeito Antônio João. Na ilustração o ofício com os elogios ao delegado Rossine).

RÁDIO JORNAL PROMOVE DEBATE EM GARANHUNS

Finalmente os moradores de Garanhuns vão ter uma oportunidade de  acompanhar um debate entre os candidatos à prefeitura do município. Paulo Camelo (PSOL), Zé da Luz (PHS) e Izaías Régis (PTB) estarão na Rádio Jornal, na terça-feira, 2 de outubro, apresentando suas propostas e discutindo os problemas da cidade. O radialista Eduardo Peixoto deve comandar o programa que terá ainda a participação de ouvintes, através de perguntas direcionadas aos candidatos. Vai ser uma grande oportunidade da população conferir quem é o melhor para Garanhuns. 

A emissora do bairro de Heliópolis promoveu antes entrevistas isoladas com cada candidato, mas desta vez eles estarão juntos, podendo inclusive questionar uns aos outros.

ISAQUE BARBEIRO RADICALIZA A FAVOR DE IZAÍAS

Isaque Correia, o barbeiro em atividade há mais tempo em Garanhuns, resolveu engrossar a onda de apoios a Izaías Régis. Muito conhecido na cidade, já tendo cortado o cabelo de muitos prefeitos do município, empresários, artistas e até de dois governadores do Estado, o profissional acredita que a união de Silvino e Izaías tornou a candidatura do PTB praticamente imbatível. “A diferença vai ser grande, pode publicar no seu blog”, disse Isaque. 

Para vereador ele acompanhou Zaqueu em outras eleições, mas este ano vai ficar ao lado de Silvio Sabino. “Só voto em quem estiver a favor de Garanhuns”, explicou o barbeiro.

ZÉ DA LUZ LEVA O CINE 31 À PERIFERIA

Faltando pouco mais de 10 dias para a eleição, o candidato do PHS à prefeitura, Zé da Luz, intensifica as visitas pelos bairros, o contato direto com a população de Garanhuns. Através do facebook, estão sendo distribuídas as principais propostas do humanista, com ênfase para programas que pretende implantar beneficiando o homem da zona rural. Na periferia um enorme telão, chamado de Cine 31, mostra um vídeo com o trabalho feito em Caetés e as realizações que se pretende em Garanhuns. (Na ilustração o Cine 31, que já passou por bairros como Heliópolis, Liberdade e Cohab I).

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

IVETE SANGALO ARRASA NA CAPA DO NOVO CD

Real Fantasia, o mais novo Cd de Ivete Sangalo, está com os dias contadinhos para chegar às lojas de todo país. E para aliviar a ansiedade dos fãs da cantora, foi divulgada a capa do novo trabalho, que traz a musa com as pernas saradas de fora, trança e um enorme vestido vermelho. A foto que estampa o disco foi feita por Gui Paganini, com direção de Giovanni Bianco, responsável por trabalhos de algumas estrelas do pop, Madonna entre elas. 

O novo trabalho foi realizado entre as gravações de ‘Gabriela’ e a agenda intensa de shows pelo país e pelo exterior. “Foi uma loucura, mas sou hiperativa e consigo acompanhar tudo de forma intensa”. afirmou Ivete Segundo entrevista publicada na revista Época. (Fonte: Correio da Bahia Online).

OPOSIÇÃO DE CAETÉS PEDE CASSAÇÃO DE SAMPAINHO

Um dia depois que este blog divulgou um vídeo em que o ex-presidente Lula pede votos para Sampainho (PSB), a coligação Unidos pela Mudança, por um Governo Presente, que tem como candidatos majoritários Armando Duarte (PTB) e Severino Gordo (PSDB), entrou com duas ações na Justiça Eleitoral pedindo o registro de cassação da candidatura do socialista. Os oposicionistas de Caetés alegam abuso de poder econômico por parte do socialista.

A oposição acusa o prefeito Aércio Noronha de ter comprado com dinheiro da Prefeitura fardamentos para  os alunos, no desfile do 7 de Setembro, nas cores do candidato da situação. Denunciam também o uso de carros contratados pelo Poder Público numa carreata realizada na cidade. Outra acusação se refere a construção de uma barragem, na zona rural de município, por R$ 6 mil, no período eleitoral e em troca de votos.

A coligação Unidos pela Mudança aponta ainda o aliciamento de eleitores no Sítio Macambira através da distribuição de tijolos, telhas e outros materiais de construção. Denuncia, por fim, o uso de um ônibus, pertencente ao município,  no transporte de professores que participaram de uma reunião com fins políticos.

Todas as denúncias são documentadas com provas apresentadas através de fotografias, DVDs e até uma gravação com um agricultor aliciado através de obras da prefeitura.

O pedido de cassação do registro da candidatura, assinado pelo advogado Carlos Wagner Santos Rodrigues é feito de forma que Sampainho possa vir a ser punido mesmo mesmo que vença a eleição. Assim, caso o a Justiça entenda que tem procedência as ações desencadeadas pela oposição, o diploma emitido também poderá ser cassado.

O blog ouviu um assessor do candidato do PSB de Caetés sobre as denúncias e ele considerou a ação dos oposicionistas como sinal de desespero. Segundo ele, pesquisas internas realizadas recentemente apontam uma vitória tranquila de Sampainho. "E isso foi antes do depoimento de Lula", frisou o governista.

NOTA - A Assessoria da Coligação pela Mudança esclarece que deu entrada nas duas ações antes da divulgação do vídeo de Lula, uma no dia 18 e outra no dia 25 deste mês. E informa ainda que também tem pesquisas internas que favorecem a oposição.

BLOG ENFRENTA AÇÕES NA JUSTIÇA

Numa campanha política acirrada como esta, com o blog informando e comentando as campanhas de toda região, é inevitável que interesses sejam contrariados. Ainda mais que a audiência tem sido sempre crescente e este mês devemos superar com larga vantagem o recorde do mês passado, quando tivemos perto de 61.270 mil acessos.

Até o momento estamos nos defendendo de duas ações na Justiça. A primeira foi movida pela coligação que apoia o candidato Sampainho em Caetés, que nos acusou de divulgar uma pesquisa referente a eleição do município. Na verdade não divulgamos pesquisa nenhuma, apenas escrevemos que o pleito lá será acirrado, voto a voto, sem citar números. Nem por isso deixamos de divulgar ontem à noite um vídeo do ex-presidente Lula pedindo voto para o filho de José Luiz Sampaio. Consideramos o material de forte conteúdo jornalístico e que seria de interesse do nosso público. Isso se chama profissionalismo.

A outra ação veio do município de Capoeiras. O diretor da Rádio Jovem Cap, Severino Sulipa, nos acusou de usar o blog regularmente para fazer propaganda do prefeito Dudu. Na verdade até temos escrito pouco sobre a nossa terra natal e embora eu seja eleitor confesso de Luiz Claudino tenho sabido separar as coisas neste espaço.

Noticiamos que a Rádio Jovem Cap de Capoeiras tinha sido punida pela Juíza Pollyanna Pirauá Cotrim e apenas nos limitamos a transcrever uma sentença proferida pela ilustre magistrada. Tudo verdade. Um morador de Capoeiras, usando de um pseudônimo, fez críticas ao radialista e algumas insinuações que a doutora considerou ofensivas. Determinou que o referido comentário fosse retirado e preferi não contraditar, pois achei justa a decisão.

A verdade é que o blog tem fechado a noite com 200 e até 300 comentários. É um trabalheira "danada" checar tudo isso, principalmente porque as pessoas se escondem no anonimato tornando a tarefa mais árdua. Costumo não deixar passar ofensas seja contra alguém importante, como o prefeito Luiz Carlos, ou um cidadão comum, caso de Sulipa. Mas às vezes acontece e basta o atingido conversar com a gente e é imediatamente atendido.

Galego de Caetés e Alcindo de São Pedro mesmo já pediram para retirar comentários indesejáveis e imediatamente percebi que eles tinham razão e o atendi prontamente.

Felizmente, com tantos interesses em jogo, tanta gente acompanhando a política do Agreste através do blog, as únicas questões que surgiram foram essas. Tenho minhas posições políticas, que são conhecidas por todos, mas trabalho com profissionalismo e seriedade. Meu texto normalmente não traz erros grosseiros de  gramática e consigo ser lido e respeitado.

Outros, pobres de espírito, fariam bem em voltar a frequentar uma escola, pois são analfabetos em todos os sentidos. Não pretendo, é claro, atingir aqui os que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, pois convivo de perto com pessoas sem escolaridade e muitos deles são sábios.

Como escreveu o teatrólogo alemão Bertolt Brecht o pior de todos é o analfabeto político. Triste é ver alguém que teve oportunidades, ocupa um determinado espaço na sociedade e o utiliza de maneira errada, ferindo a ética, a ordem e a estética.

IZAÍAS E ZÉ DA LUZ NO PROGRAMA DE RÁDIO

A principal preocupação do Guia Eleitoral de Izaías (PTB), nesta quarta-feira, foi com a apresentação de propostas e a exibição de apoios que o candidato recebeu desde a adesão ao seu projeto do ex-prefeito Silvino Duarte.

O programa de rádio começou com depoimentos de moradores de bairros populares da cidade, caso de Manoel Chéu, Magano e Indiano. Uma professora do município, identificada como Rita de Cássia, defendeu o voto em Izaías por entender que ele traz mais segurança para quem trabalha na educação.

Dois representantes de igrejas evangélicas de áreas populares, pastor Valdir Silva e pastor Ricardo Souza elogiaram o petebista, "por estar mais perto" ou "por ser o nome certo para gestor".

Os locutores do Guia desfilaram o nome dos principais políticos que passaram a apoiar Izaías e Rosa depois de Silvino. Foram citados Sivaldo, Silvio, Dr. Dimas, Dr. Ulisses, Stony, Haroldo, Cláudio Taveira, Dora da Cohab II, Ana Paula, Damásio, dentre outros.

Entrevistado por Tony Lucas, o senador Armando Monteiro disse que a união das principais lideranças em Garanhuns, em torno do candidato do PTB, possibilita a formação de uma corrente para se fazer um grande governo, que impulsione o desenvolvimento do município. O líder petebista disse que Izaías terá todo o apoio de Eduardo e Dilma e prometeu: "O meu gabinete de senador em Brasília será o gabinete de Garanhuns".

No final do programa Izaías anunciou que irá ampliar o programa Minha Casa Minha vida em Garanhuns e demonstrou sua intenção de valorizar os funcionários municipais.

O que chamou a atenção é que não houve nenhum ataque, nenhuma acusação ao principal adversário.

ZÉ DA LUZ

O Guia Eleitoral de Zé da Luz começou animado, falando da grande carreata realizada pelo candidato. Segundo os locutores tinha mais de 900 carros, o que sinaliza para a vitória do PHS no dia 7 de outubro.

Em seguida o programa procurou dar uma resposta ao Guia Eleitoral passado de Izaías Régis, quando os comerciários consideraram discriminatória a afirmação de Zé da Luz que o petebista até hoje "só administrou uma loja de sapatos".

Os apresentadores garantiram que Zé da Luz tem o maior respeito com a classe comerciária e insinuaram que se Izaías for eleito prefeito irá tirar o Pop Shop do centro da cidade e o obrigar o comércio a funcionar de domingo a domingo. Alguns comerciários foram entrevistados criticando essa ideia. "É o nosso único dia de lazer", disse um deles.

Depois o programa de rádio deu outra alfinetada, insinuando que Izaías realizou festas fantasmas na cidade. O Guia Eleitoral elogiou a gestão de Zé da Luz em Caetés, citando suas ações na saúde, a construção de praças bonitas na cidade e de uma Casa de Eventos.

Depois a locutora cutucou: "Caráter não se faz em loja".

Como o leitor deve perceber mudaram as propostas dos guias de cada candidato. O palanque do PTB, reforçado, está mais propositivo, o do PHS, ainda se recuperando da aliança inesperada de Silvino e Izaías, tenta desconstruir a imagem do petebista.

PAULO CAMELO ACUSA ZÉ DA LUZ DE PROMÍSCUO


O artigo escrito por Ivan Rodrigues em defesa de Zé da Luz ainda repercute. O engenheiro Paulo Camelo, candidato do PSOL à prefeitura, escreveu uma carta respondendo ao texto do advogado, já divulgado neste blog. Paulo lembra que foi Ivan um dos principais responsáveis pela candidatura de Silvino, em 1996 e afirma que Zé da Luz tem uma relação "promíscua" com a população local. Segundo os dicionários, promíscuo significa indistinto, confuso, misturado.


Na íntegra a mensagem do representante do PSOL:

Caro conterrâneo Ivan Rodrigues,

Para ser Garanhuense não precisa de Certidão de Nascimento.

Do mesmo modo que as pessoas perdem a cidadania Garanhuense, ao se ausentarem do município (caso de Zé da Luz), outros que migram, para cá, adquirem a cidadania Garanhuense.

Zé da Luz pode ter nascido na Catedral de Santo Antônio, mas tem uma relação promíscua com a nossa população, uma vez que só aparece em época de eleição.

Além do mais, Zé da Luz, tem residência em Garanhuns só para constar. É como se fosse uma Casa de varaneio político.

Para complicar, o Zé da Luz, não participa da vida cotidiana de nossa cidade, a exemplo da nossa luta em Defesa da FAMEG e contra a imposição do governador em enviar o Importado do Lajedo.

Nós lutamos contra a ingerência indevida do Importado de Lajedo, o derrotamos,  e o omisso Zé da Luz foi  o grande beneficiado.

Agora meu amigo Ivan Rodrigues, você está esquecido que foste o principal porta-bandeira da candidatura de Silvino, com o apoio do Prefeito, na época, Bartolomeu Quidute, e do ex-governador Miguel Arraes?

Nós que somos Garanhuenses, nativos ou não, não podemos permitir que um homem só mande em duas cidades, ou seja, Garanhuns e Caetés. 

Portanto, quero lhe dizer que Zé da Luz é um candidato da Elite Burguesa, tanto quanto Izaías, e contrário a Revolução Socialista Brasileira. A prova disso está no baixo salário que é pago aos trabalhadores municipais de Caetés, dentre outros indicativos.

A fase áurea do desenvolvimento sócio-econômico de Garanhuns, aconteceu na década de 1950, quando tínhamos o Líder Burguês, Coronel Figueira, maior exportador de Café de Pernambuco.

Com a erradicação dos pés de Café, Garanhuns entrou em decadência até hoje. É como a cantiga da perua: "de pior a pior".

Os políticos por você citados (Silvino, Almir Penaforte, Bartolomeu Quidute, Izaías e Luiz Carlos), faltou citar o seu amigo Márcio Quirino, são meros porta-vozes da Burguesia. Quem falhou foi a Classe Dominante.

Outrossim, o seu candidato a Prefeito, Zé da Luz, faz parte da Elite Dominante e além do mais se espelha no ditador de Pernambuco, o governador Eduardo Campos, cópia e semelhança do ditador da Venezuela, Hugo Chaves.

Existe um hiato em Garanhuns:

A direita não possui Líder Burguês e à Esquerda não possui Líder com mandato no Legislativo e/ou no Executivo.

Zé da Luz tem uma certa desenvoltura em Garanhuns, porque os políticos são frágeis economicamente. Tá aí o exemplo recente de Silvino, isto é, "jogou a toalha" porque não tinha recurso financeiro para tocar a campanha milionária.

 O Importado de Lajedo estava se infiltrando em Garanhuns pelo mesmo motivo que permitiu a ingerência de Zé da Luz na política local.

Quero lhe dizer que Bartolomeu, Ivan Rodrigues, Ivo Amaral, Luiz Carlos, Izaías, Silvino, Almir Penaforte, Zé da Luz, dentre outros, não têm força  política, porque não são donos das Forças Produtivas.

Outro exemplo: a candidatura de Izaías está vinculada ao burguês e senador Armando Monteiro, enquanto isso, a candidatura de Zé da Luz, está vinculada ao burguês e deputado federal  Inocêncio Oliveira.

Quer dizer a eleição de Garanhuns é decidida em Laboratório da Legião Estrangeira com sede no Recife. Porquê? Porque não tem Líder Burguês.

A Burguesia manda seus representantes, Izaías e Zé da Luz,  animarem a população. Cabendo aos habitantes escolherem, ou não, um outro caminho que não seja o traçado pela Burguesia. Pois todos nós sabemos que os nossos destinos são traçados pela Burguesia com apoio dos três poderes e das Forças Armadas.

LEMBRETE: É mais fácil a Elite aceitar a vitória de Paulo Camelo, candidato de Esquerda pró-socialismo, do que a de Zé da Luz, candidato de Direita pró-capitalismo. A Classe Média, especialmente as pessoas esclarecidas (não importa se são elitistas ou não)  e sem vínculo partidário, não querem Zé da Luz nem "banhado a ouro" e ponto final. A análise científica dessa ocorrência deixo a cargo do nosso conterrâneo e cientista político Michel Zaidan. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

LULA PEDE VOTOS PARA SAMPAINHO EM CAETÉS

O ex-presidente Lula (PT), que em Garanhuns gravou um vídeo pedindo votos para Izaías (PTB)), fez o mesmo em relação à política de Caetés. Só que neste caso ele apoia a candidatura de Sampainho (PSB). No vídeo, em que os dois aparecem lado a lado, Luiz Inácio da Silva elogia o trabalho do socialista no município vizinho e demonstra confiança em sua vitória.

Depois da fala de Lula, ele pede que Sampainho detalhe um pouco suas propostas de governo e o candidato do PSB revela que vai dar ênfase ao setor de saúde. Para assistir o vídeo basta acessar o link http://www.youtube.com/watch?v=mO3EsD_DnCI&feature=youtu.be

PRIMO DE ZÉ DA LUZ ANUNCIA ADESÃO A IZAÍAS

O ex-secretário de Saúde e de Assistência Social de Garanhuns, Júlio César Sampaio (PDT), ligado o ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira, fechou hoje o seu apoio ao candidato oposicionista Izaías Régis. Primo legítimo de José Luiz Sampaio, o Zé da Luz, Julinho, como é conhecido pelos amigos, era o nome preferido do atual governante para ser candidato a sucessão municipal ou pelo menos vice de Silvino. Como o vereador Marcelo Marçal foi o escolhido o ex-secretário ficou fora do noticiário e reaparece agora apoiando um adversário do seu parente próximo. De todo modo, Júlio está afastado politicamente de Zé da Luz desde o governo de Lindolfo Almeida em Caetés, por isso seu posicionamento não chega a ser surpresa.

ULISSES PEREIRA SEGUE SILVINO NO APOIO AO PTB

O médico Ulisses Pereira, candidato a vereador que apoiava Silvino Duarte (PSDB), ficará, como a maioria dos vinculados ao tucano, com o petebista Izaías Régis. O profissional da área de medicina tem grande prestígio em Garanhuns, onde atua como clínico geral e diretor da UTI do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Trabalha também no PSF do distrito de São Pedro, sendo muito querido pelo povo daquela comunidade.

Pereira, como muitos o chamam, fica do mesmo lado de outros que estavam com Silvino, como Sivaldo, Silvio, Damásio, Haroldo, Sônia Moreno, Stoni Costa, Cláudio Taveira, Marcelo Marçal e João Paulo (candidato apoiado por Dr. Dimas).

MARKETEIROS TENTAM ASSOCIAR LULA A ZÉ DA LUZ

Zé da Luz é associado, pelos seus marketeiros, ao ex-presidente Lula. O petista venceu a elite dominante do país, representada por políticos como Collor, Fernando Henrique, José Sarney e Itamar Franco. Em Garanhuns, o ex-prefeito de Caetés estaria combatendo os ricos da cidade, unidos agora em torno de Izaías, com Silvino, Bartolomeu e tudo mais. “É uma panelinha”, pregam os correligionários do humanista. 

Mas os que fazem a campanha de Izaías não veem semelhanças entre Lula e Zé da Luz. Consideram o primeiro um líder popular, que fez um bom trabalho quando foi presidente. O segundo estaria mais para populista e seu trabalho em Caetés é questionado. 

Na campanha política de Garanhuns o PT de Lula está na vice de Izaías. E o ex-presidente gravou um depoimento em vídeo pedindo votos para o deputado petebista. (Na ilustração Zé da Luz e Lula, numa peça de propaganda política em 2010).

ELEIÇÕES EM CAETÉS, SALOÁ E PALMEIRINA

Tudo indica que as eleições serão apertadas em Saloá, Palmeirina e Caetés. Ao conversar com pessoas desses municípios você chega a conclusão que os dois lados da disputa, em cada uma dessas cidades, têm chances reais de vitória.

Em Saloá o candidato do governo é Danilo Pereira, um jovem de 22 anos, sobrinho do atual prefeito, Gilvan. Este está jogando todas as fichas para eleger seu candidato e o peso da máquina, num município pequeno, todo mundo sabe que é grande. Mas a união entre diferentes líderes oposicionistas tornou Ricardo Alves um nome competitivo. Se vencer não será nenhuma zebra.

Palmeirina vive situação parecida. O prefeito Eudson Catão, cumprindo o seu segundo mandato, joga o seu prestígio na eleição do PM Marcelo. As oposições se uniram em torno de Renato, que já tem o recall de quatro anos atrás, quando perdeu por uma pequena diferença. Resultado imprevisível.

Caetés tem uma das disputas mais empolgantes do Agreste. Sampainho, filho de Zé da Luz, é o candidato da situação, que não perde no município há 20 anos. Os oposicionistas juntaram forças em torno do vereador Armando Duarte, que cresceu na campanha e é uma ameaça real ao grupo dominante. Os dois lados cantam vitória. Os governista acham que vencem por larga margem, como das outras vezes. Quem é da oposição acha que a hora da mudança chegou. É mais provável que o novo prefeito ganhe por uma pequena diferença.

Essa é a situação hoje. Em duas semanas pode acontecer muita coisa e um deles se distanciar. Resultado de eleição só se sabe mesmo quando os votos são contados.

SERRA PODE FICAR FORA DO 2º TURNO EM SÃO PAULO

Nova pesquisa do Instituto Vox Populi, com os números da eleição em São Paulo, mostram os candidatos José Serra (PSDB) e Fernando Haddad, empatados na disputa com 17%. O tucano caiu 5 pontos em relação ao levantamento anterior, enquanto o petista cresceu quatro pontos percentuais. 

Celso Russomano (PRB), candidato apoiado pela Igreja Universal do Reino de Deus, continua na liderança, agora com 34%. 

Caso Haddad permaneça crescendo e Serra em baixa, o tucano ficará fora do segundo turno na maior cidade do país. O representante do PSDB perdeu duas disputas presidenciais, foi prefeito e governador de São Paulo, mas hoje tem um índice de rejeição que beira os 40%.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

IVAN RODRIGUES DENUNCIA PRECONCEITO CONTRA CAETÉS

Circula na cidade um jornal a serviço da candidatura de Zé da Luz (PHS). No periódico, o advogado Ivan Rodrigues (PSB) faz uma defesa veemente do humanista, que a seu ver está sendo vítima de preconceito por parte da elite de Garanhuns. Ele lembra que o ex-prefeito de Caetés ganha eleições no município vizinho há 20 anos e questiona: "Que juízo essa gente faz do povo de Caetés?".

Ivan rebate a pecha de "forasteiro", que estão querendo aplicar ao candidato do PHS e lembra que o mesmo nasceu no distrito de São Pedro, na área rural de Garanhuns. Recorda ainda que o pai do engenheiro, Hermínio Sampaio, foi vereador do nosso município. Por fim, salienta que Zé da Luz foi o deputado estadual mais votado na terra das sete colinas na última eleição.

O socialista critica Silvino, Izaías, Bartolomeu, Almir Penaforte e Luiz Carlos, segundo ele os nomes envolvidos nas eleições de Garanhuns desde 1992. "Essas figuras não têm a menor condição política, eleitoral, ética e moral para criticar a estagnação do município, desde que são os únicos responsáveis por esse estado de coisas", escreveu o advogado.

Ivan Rodrigues, juntamente com Emília Pessoa e o ex-vereador Marlos Duarte, são dissidentes do PSB de Garanhuns - que está coligado oficialmente com o PTB - e apoiam a candidatura de Zé da Luz.

A ELEIÇÃO EM LAJEDO, SÃO BENTO E BOM CONSELHO


São Bento do Una, Lajedo e Bom Conselho são três cidades da região que tem mais ou menos o mesmo porte. A primeira tem pouco mais de 50 mil habitantes, a segunda 36.343 e a terceira 45.488.

Lajedo é um município mais urbano, sua área rural não é tão grande como a dos vizinhos. Bom Conselho tem distritos populosos, alguns quase do tamanho das cidades menores. São Bento também tem muitos homens e mulheres vivendo nos sítios e povoados.

As três cidades, este ano, estão fervilhando, por conta das eleições municipais. São campanhas empolgantes.  Em Lajedo os dois candidatos, Joãozinho Dourado (PDT) e Rossine Blésmany (PSD) fazem concentrações gigantescas. Apesar da força e do prestígio do ex-prefeito Antônio João Dourado o clima de mudança está muito forte. A maioria dos moradores do município ouvidos pelo blog, ultimamente, acredita que a oposição sairá vitoriosa.

São Bento também só tem dois candidatos. De um lado a procuradora federal Débora Almeida (PSB), filha do vice-prefeito José Almeida, apoiada pelo prefeito José Aldo Mariano, que mudou a face do município nesses últimos 8 anos. Do outro um vereador popular, aguerrido, Washington Cadete (PR), conhecido como Fera. Na “bolsa de apostas” a socialista é apontada como favorita, se fala em mais de 5 mil votos de vantagem,  mas o republicano, ligado a Inocêncio Oliveira e Alberto Feitosa, promete surpreender com a força do povão.

O município de Bom Conselho tem quatro candidatos à prefeitura. Judith Alapenha (PDT), que tenta a reeleição, Danilo Godoy (PSDB), Washington Azevedo (PT) e o Capitão Boanerges (PSB). A campanha está polarizada entre os dois primeiros. Os correligionários da prefeita acreditam que o pleito será duríssimo, enquanto os partidários do tucano, ao contrário, já cantam vitória e acham que Danilo vence a soma dos outros três.

Vamos aguardar para conferir, pois o que vale é voto na urna. Faltam poucos dias para a decisão em cada município citado neste post.


Fotos: 1) Caminhada de Joãozinho Dourado; 2) Manifestação a favor de Rossine Blésmany; 3) Débora Almeida; 4) Washington Cadete.

ELIANE SIMÕES E CARLOS EUGÊNIO FECHAM COM IZAÍAS

A professora Eliane Simões, presidente da AESGA (Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns), que apoiava a candidatura do ex-prefeito Silvino Duarte, resolveu a partir de agora ficar com o deputado Izaías Régis (PTB). Eliane é uma das mulheres mais respeitadas de Garanhuns, com grande liderança na área da educação. Na AESGA, sob o seu comando, funcionam atualmente cursos importantes como os de Direito, Engenharia Civil, Administração, Marketing e Secretariado. Nas faculdades da Autarquia Municipal estudam centenas de jovens de Garanhuns e região. A maioria desses alunos tem admiração por Eliane.

Outro profissional que estava na campanha de Silvino e já fechou com Izaías é o Secretário de Comunicação do Município, Carlos Eugênio. Responsável por programas como o Prefeitura Presente, A Criança vai ao Cinema e pelo apoio aos atletas de Garanhuns, que têm se destacado em competições regionais e nacionais, Carlos é tido como um dos funcionários mais competentes do atual governo. O secretário já participou de atos de campanha com Izaías neste final de semana. (Na foto a professora Eliane Simões cumprimenta o diretor do Diocesano, Albérico Fernandes).

ZÉ DA LUZ E GEDÉCIO PROMOVEM CARREATA

O candidato Zé da Luz (PHS), acompanhado do vice Gedécio Barros e dos candidatos à Câmara de Vereadores, promoveu ontem à noite uma grande carreata em Garanhuns. A caravana, com centenas de veículos, percorreu os principais bairros da cidade, com muita animação. Muitos eleitores do humanista comemoraram a manifestação política. "Valeu pela mini carreata, isso mostra a eles que o povo quer você na prefeitura", escreveu Eliel Porto no facebook do 31. Já Ricardo Cavalcante, entusiasmado com o êxito do evento, disse que o maior apoio do representante do PHS vem do povo, e isso "não tem dinheiro que compre. (Na foto o ex-prefeito Zé da Luz, a cantora Andrea Amorim e Gedécio Barros).

VEREADOR SILVIO FICA MESMO COM IZAÍAS

Muitos esperavam que o vereador Silvio Sabino (PSC), apoiasse a candidatura de Zé da Luz à prefeitura, depois da desistência de Silvino Duarte. Um colega do representante do Partido Social Cristão revela que realmente isso poderia ter acontecido, uma vez que os dois políticos chegaram a conversar. 

O que teria levado Silvio a se definir de vez por Izaías foi o “susto” que tomou quando se deparou com algumas pessoas que estão cercando Zé da Luz. O vereador é amigo do ex-prefeito de Caetés e lhe tem respeito, mas teme que Garanhuns caia nas mãos de alguns que estão lhe fazendo companhia. 

Além de vereador,  Silvio é professor da Rede Estadual de ensino e tem boas chances de emplacar mais um mandato, principalmente agora que a maioria dos profissionais de sua classe anunciou apoio ao petebista. (Na foto o vereador Silvio quando da entrega de título de Cidadão de Garanhuns ao professor Paulo Lins).

PREFEITURA DE GARANHUNS ENTRA EM GREVE

Nesta segunda-feira, dia 24, amanhã e quarta-feira, 26, a Prefeitura de Garanhuns suspende suas atividades nos diversos órgãos da administração pública, inclusive nas escolas municipais.

A paralisação atende a um ato de protesto promovido pela Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional, CODEAM, em função da bruta queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios)no últimos meses, prejudicando gestores de todo País, especialmente da região Nordeste.

Apenas os serviços considerados essenciais, que incluem as atividades do Hospital Municipal, dos PSF e atendimento a pacientes com consultas previamente marcadas e Transporte fora do Domicílio (TFD) funcionarão normalmente.

domingo, 23 de setembro de 2012

BAIXARIA NO FACEBOOK

De péssimo gosto essa contrapropaganda lançada no facebook, desconstruindo a união entre Silvino e Izaías. Quem não aprecia nenhum dos dois tem diversas maneiras de argumentar contra um e outro. É uma discussão que deve ser política, feita em cima de ideias, de propostas, das contradições do ex-prefeito e do deputado. Isso aí na imagem – que não sei quem criou, nem interessa – entendo como baixaria pura, falta de capacidade para conduzir o debate da campanha, que afinal diz respeito ao futuro do município.

Estou convencido que tanto Zé da Luz quanto Izaías, como pessoas civilizadas, não aprovam um troço desses. Pela minha experiência, isso não dá votos, tem efeito contrário.