GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

A DISPUTA DE ESPAÇO ENTRE SILVINO E ZÉ DA LUZ

Garanhuns não deveria apoiar a cultura", dia.
A troca de cutucadas entre Zé da Luz e Silvino na campanha política, principalmente no Guia Eleitoral, não acontece por acaso. Bastou o ex-prefeito de Caetés “botar a cara na rua”, começar as caminhadas pela periferia, para crescer na aceitação do eleitorado, conforme demonstram as pesquisas internas dos partidos. Os institutos mostram também que o candidato do PHS roubou mais votos do tucano do que de Izaías.

É por isso que o programa eleitoral de Silvino atacou primeiro, no rádio, dizendo que “Zé da Luz não foi bom prefeito nem mesmo num município de pequeno porte”, numa referência a sua gestão em Caetés. Hoje o troco foi dado pelos marketeiros do humanista. "Tem um candidato aí que quando foi prefeito disse que Garanhuns não deveria apoiar a cultura", disse um dos locutores do Guia. (Na foto de Ronaldo César, Aurora, Silvino e Zé da Luz estavam próximos politicamente. Hoje trocam farpas na campanha).

ARMANDO MONTEIRO VISITA A CEAGA


O senador Armando Monteiro está mesmo empenhado na campanha de Izaías para prefeito de Garanhuns. O petebista veio à cidade sábado passado, quando fez uma caminhada pelo centro e volta ao município amanhã, quando visitará ao lado do seu candidato as feiras da Ceaga e da Boa Vista. Como da vez anterior Armando, Izaías, Rosa e os candidatos a vereador vão cumprimentar os populares, apertar nas mãos dos feirantes, conversar com eles, ouvir suas queixas e apresentar sugestões para melhorar os seus negócios.

As especulações correm soltas, inclusive na capital, que Armando Monteiro é candidato a governador de Pernambuco em 2014 e tem grandes possibilidades de receber o apoio de Eduardo Campos. A eleição de Izaías em Garanhuns é considerada de extrema importância para o projeto político do senador.

IDEB DE GARANHUNS ENTRE OS MELHORES DO BRASIL

Saiu na revista VEJA: Rede Municipal de Ensino de Garanhuns está entre as que mais melhoraram o seu IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil. A educação municipal de Garanhuns atingiu a 3ª colocação, após obter desempenho satisfatório referente ao ano letivo de 2011, com melhora de 42%, percentual referentes ao período de 2007 a 2011. A informação pode ser conferida pela recente edição da revista Veja, página 114. O exemplar está à venda nas bancas em todo o País.

Fruto do trabalho sistemático realizado na educação municipal, Escolas como a Luiz Tenório de Carvalho, bem como a Jaime Luna, foram às instituições de maior destaque na avaliação, uma vez que alcançaram pontuações de 5,5 e 4,1, respectivamente. O Município atingiu índice de 3,4, referente aos anos finais, que vão do 6º ao 9º ano. Foram avaliadas as 26 escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino.

O IDEB avalia a qualidade do Ensino Básico nas séries iniciais e finais, para medir a qualidade da educação no Brasil. A aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática são os conceitos mais importantes para a qualidade da educação. Que para tanto, são calculados a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP - um Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); além da Prova Brasil. (Clique na ilustração para conferir a página da Veja).

SILVINO DESCOBRE QUE GARANHUNS TÁ UM BURACO SÓ

O programa eleitoral de Silvino no rádio, nesta sexta-feira, procurou inovar. Os locutores Marcelo Jorge e Cássia Amaral fizeram uma fictícia viagem de ônibus pelas ruas da cidade, passando por bairros como Cohab II, João da Mata, Vale do Mundaú, Várzea, Manoel Chéu e Magano. A conclusão que se chega, ouvindo a dupla de narradores, é que "Garanhuns é um buraco só". Por todo lugar que passaram encontraram ruas sem pavimentação, esburacadas e, pior, sem saneamento. Numa "paradinha" do ônibus 45 no João da Mata, Marcelo constatou: "É, a situação aqui não está boa". Sobrou para Luiz Carlos, é claro, pois a produção dá a ideia de que a Suíça Pernambucana está mal cuidada.

Tanto os locutores quanto Silvino anunciaram que todas as ruas (muitas tiveram seus nomes citados, como a Rua Radialista Geraldo Silva) serão pavimentadas e saneadas. O candidato, inclusive, aproveitou para cutucar os adversários e rebater a tese de que se ele for eleito não terá o apoio do governador Eduardo Campos, por ser de um partido de oposição. "O governador está com a cidade", explicou o ex-prefeito.

Outra cutucada nos adversários foi dada por Marcelo Jorge: "Aqui Silvino fala, não se esconde por trás dos belos textos lidos pelos locutores". Zé da Luz não tem falado no seu Guia Eleitoral. Izaías se ausentou de um ou outro programa, mas por coincidência hoje ocupou a maior parte dos 14 minutos do seu tempo. Quanto a Paulo Camelo se reveza com seu vice, Manu que hoje acusou os adversários de querer se apossar do projeto do teleférico. (Na foto do Blog Combate a Rua Bernardino Guimarães, ao lado da Faculdade de Medicina, umas das muitas de Garanhuns que precisa de pavimentação).

GERALDO JÚLIO E FERNANDO HADDAD

Interessante a disputa eleitoral na capital de Pernambuco, Recife, e na maior cidade da América Latina, São Paulo. Por aqui o senador Humberto Costa (PT), despenca e corre o risco de perder no primeiro turno. No Sudeste o também petista Fernando Haddad (foto) cresce e já ameaça deixar José Serra fora do segundo turno. O tucano, que perdeu duas eleições para presidente da República, hoje tem uma rejeição de mais de 30%. O ex-presidente Lula está conseguindo impulsionar o novo em Sampa, e Eduardo Campos faz o mesmo na Veneza Brasileira, com Geraldo Júlio. O melhor da política é isso: quando o eleitor percebe o cansaço de algumas lideranças e resolve dar um basta, procurando mudar as coisas.

UMA MENSAGEM DE SÃO PAULO


Prezado amigo e professor Roberto Almeida,


Lamento, como muitos garanhuenses, a covardia feita contra você no dia de ontem. Você é e sempre será, na minha opinião, um dos melhores jornalistas que temos hoje no Estado, sobretudo, pela história que construiu no jornalismo pernambucano. Conheço você de perto. Tenho orgulho de dizer aonde chego que as primeiras lições de jornalismo foi você que me ensinou. E se estou hoje trabalhando numa emissora de televisão em nível nacional, saiba, que você me ajudou a chegar até aqui.



Estive com você em momentos difíceis da sua vida, mesmo sem tanta experiência, assumi provisoriamente suas atividades na rádio e no jornal impresso, sempre preocupado em não deixar “a peteca cair”. Por você se fosse preciso, faria de novo. O que fizeram ontem no seu blog foi um crime e precisa ser investigado com rapidez.



Não encontrei naquele texto nenhum elemento que viesse a desabonar sua conduta ética e profissional. Da mesma forma que você, eu também tenho o meu lado e considero isso absolutamente normal. No seu lugar, teria feito a mesma coisa. Porque entendo o jornalismo como um exercício da democracia, começando por quem o exercita.



Nem por isso nunca deixei de abrir espaço para quem quer que seja, na rádio, no jornal ou na televisão. Muitas vezes contra minha vontade, mas em todas elas por minha decisão. O problema amigo, é que não se atiram pedras em árvores que dão frutos. E você Roberto, é uma árvore enraizada que já deu e continuará dando muitos frutos pela frente.



Siga em frente companheiro, passando por cima dessa situação. Você é um homem grande e não deve, jamais, perder tempo com picaretagens deste tipo.



Um abraço,



Fernando Rodolfo (Jornalista da SBT - São Paulo).

JORNALISMO E A AÇÃO CRIMINOSA DO HACKER

Tenho 34 anos de profissão, tendo passado pelo Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco, Rádio Clube, O Monitor, FM Sete Colinas e Marano FM, além de diversos trabalhos de assessoria de imprensa.

Os jornais que criei nas rádios de Garanhuns deram certo. O jornal impresso Correio Sete Colinas está aí há quase 13 anos. Já com mais de 50 anos entrei no mundo da internet e comecei timidamente um blog que este mês chegou perto dos 60 mil acessos.

Não fiquei rico na profissão, mas criei meus filhos com meu trabalho e construí uma reputação por ser honesto, levar ao conhecimento público os fatos e ter posições políticas firmes.

Toda uma história de vida alguém de mente doentia tenta apagar cometendo um ato criminoso. E por quê? Por motivos políticos, porque não vivo em cima de muro, tenho um lado, aquele que julgo ser o melhor para minha terra natal.

O criminoso cibernético e os que o acompanharam na aventura irresponsável vêm com essa conversa de imparcialidade.

Ou não acompanham o que escrevo ou não conseguem entender um texto.

Neste blog já disse várias vezes que não acredito em imparcialidade. Isso é um mito inventado pela grande imprensa.

A Veja é parcial, a TV Globo é, a Folha de São Paulo também, o mesmo acontece com o Jornal do Commercio. Cada veículo de comunicação, cada radialista ou jornalista tem suas preferências, seus interesses, professam alguma ideologia.

Só os robôs podem ser imparciais.

Eu sou parcial, sempre admiti. Um jornalista decente não precisa ser imparcial. Sua obrigação é ser honesto, noticiar os fatos, servir a comunidade dentro daquilo que ele acredita.

Em Garanhuns, por exemplo, neste ano de campanha política eu posso simpatizar mais com determinado candidato ou proposta. Mas isso não me dá o direito de inventar coisas sobre os seus adversários, mentir, distorcer. Tudo que eu escrever deve buscar o equilíbrio e a verdade dos fatos.

Com relação a Capoeiras, município em que nasci e onde voto, não é segredo para ninguém que estou ao lado do prefeito Dudu.

E sempre procurei noticiar as ações positivas do governante no município. Quanto aos adversários, sempre os respeitei, ninguém vai encontrar na minha produção jornalística nenhuma inverdade sobre eles.

Alguns fatos que saíram atingindo A ou B não foram inventados pelo jornalista, decorreram de ações na justiça, de coisas mal pensadas publicadas nas redes sociais ou de algum discurso feito por algum parlamentar descontrolado.

Querem que eu aceite comentários anônimos denegrindo a imagem do prefeito. Isso eu não faço. Embora o blog publique muitas opiniões de anônimos, enorme é a quantidade de material não aceito por ofender ou acusar sem provas políticos como Luiz Carlos de Oliveira, Zé da Luz, Silvino Duarte, Sivaldo Albino, Izaías Régis e outros de Garanhuns e da região.

A moderação de comentários cabe ao blogueiro e deve ser usada para conter excessos. Democracia não é se fazer ou se dizer o que quer, existem limites e respeitos no jornalismo, na família, nos meios de comunicação ou nos regimes políticos.

A ação criminosa praticada através da internet contra este blogueiro pretendeu em última instância atingir o prefeito de Capoeiras.

Um cidadão de bem, que não precisa de dinheiro público para tocar sua vida e que foi atacado da maneira covarde. Existem Câmara Municipal, emissoras de rádio, os palanques eleitorais, por que se utilizar de um hacker para fazer seu proselitismo político?

Publicaram atos do TCE que estão sendo contestados pela defesa e não passaram pela Câmara, indícios de fraude em licitação sem nenhum prova e sustentam que o prefeito não fez nada em sua gestão.

Até quem não é de Capoeiras sabe que na atual gestão foi feito mais em três anos e meio do que no governo passado em 8 anos.

Só os filhinhos de papai, os mortos inscritos no Bolsa-Família ou os que recebiam salário morando em Petrolina ou São Paulo, estão insatisfeitos e contestam de maneira irracional o que foi realizado.

Mais de 500 barragens, estradas conservadas, cinco ônibus novos, duas retroescavadeira, duas casas de apoio, um aparelho de ultrassom no hospital, que foi todo reequipado porque nem uma cama ou colchão que prestasse tinha.

Um Centro de Fisioterapia, ambulatórios, a farmácia básica do hospital sempre abastecida, quando antes era difícil achar até dipirona; veículos para servir aos povoados e uma Ducato para transporte fora do domicílio.

Resgate do desfile cívico do dia sete de setembro, redução substantiva da violência, salário dos professores triplicado além de rateio no final do ano.

Equipamento novo nas escolas, regularização do programa Dinheiro Direto na Escola, já que todas estavam inadimplentes e sem receber recursos.

Reforma da feira parque, com recursos próprios, com investimentos da ordem de R$ 400 mil. Antes parecia uma tapera, hoje é um curral de gado modelo no interior de Pernambuco.

O prefeito Dudu pegou uma massa falida e saneou. Tirou o município do SPC. Hoje não existe nenhuma inadimplência junto ao Governo Federal. A situação da Previdência foi regularizada e foi comprada uma sede própria para o instituto dos servidores.

É um governo que respeita, que não persegue, que não bota a mão no alheio.

Não, eu não sou imparcial.

Entre o descaso, o desgoverno e a irresponsabilidade, eu fico ao lado de gestão responsável, do compromisso com os que mais precisam, da honestidade com o dinheiro público.

O que eu escrevo é assinado embaixo, eu boto a minha cara na tela do computador. E quando eu erro admito e peço desculpas.

O hacker não pode fazer o mesmo, porque ele é um criminoso e se ele não tiver cuidado pode terminar nas mãos da polícia federal. Pois invadiu minha privacidade, minha caixa de e-mails, o facebook, o blog...

Um cara desses ainda vem falar em liberdade! É muita pretensão!

Você, seu anônimo covarde, é um terrorista do Agreste, um fanático, deve ser feito do mesmo barro daqueles sujeitos malucos que derrubaram as torres gêmeas de Nova York.

Eu durmo de consciência tranquila porque luto por minhas ideias de forma transparente e honesta. Você se continuar nessa carreira, se vangloriando de ser o bamba no computador, um dia vai se dar mal, pode até ser notícia no Jornal Nacional, o país inteiro vendo você sendo levado algemado.

Antes que isso aconteça talvez faça bem a você procurar um psiquiatra. Aqui em Garanhuns existem bons profissionais.

Por fim, agradeço as muitas manifestações de solidariedade, através dos blogs da cidade, no facebook ou pelo telefone.

Lembro especialmente a minha conterrânea e comadre Maria Almeida, que intrigada com o fato observou: “Mas você não mal a ninguém, não atinge as pessoas, procura ser ético...”.

Respondi: “Mas Maria, quem está livre do mal? Não vê padre Júnior? Estava na Igreja, pregando a palavra de Deus, veio um desajustado e quase o mata com uma faca...”

Nessa hora é importante a fé e lembrar do final do Padre Nosso: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal, amém”.

NÁUTICO VENCE O FIGUEIRENSE E SOBE NA TABELA

Depois da péssima partida contra o Sport, no final de semana, o Náutico voltou a jogar bem o venceu o Figueirense, nos Aflitos, por 3 x 2. O Timbu, no entanto, ainda chegou a tomar um susto. Perdeu um pênalti, através de Araújo e terminou o primeiro tempo perdendo de 2 x - para o lanterna do Campeonato. Na segunda etapa houve a reação. Elicarlos, que completou 150 jogos pelo time pernambucano,  marcou duas vezes e Souza virou o jogo, deixando o alvirrubro entre os dez melhores da Série A.

ZÉ DA LUZ ACUSA SILVINO DE BAIXARIA

Givaldo Calado, Zé da Luz e Givaldo Filho

O programa eleitoral de Zé da Luz no rádio, hoje, deu uma curta resposta ao ataque que sofreu por parte do Guia de Silvino na segunda-feira. Os redatores e locutores foram elegantes, preferindo abordar a questão indiretamente. Eles deram a entender que o tucano baixou o nível por estar desesperado e deram o recado:"Aqui não tem baixaria, nós nos preocupamos em apresentar propostas".

No Guia Eleitoral passado, a locutora Cássia Amaral, que faz o programa de Silvino com o publicitário Marcelo Jorge, leu um texto insinuando que Zé da Luz não governou bem nem um município do porte pequeno, como Caetés, e por isso não está credenciado a ser prefeito de Garanhuns. E ainda completou: "E lá quem mandava era a família".

O titular do blog conversou com uma das cabeças da campanha de Zé da Luz e ele deixou claro que esta curta resposta foi só um aviso. "Se eles atacarem de novo nós vamos ter que revelar umas coisinhas", fez mistério.

O deputado Izaías Régis, também atacado no programa eleitoral de Silvino, preferiu ignorar completamente as críticas. No seu Guia voltou a explorar os versos de Zezinho de Garanhuns, falou da caminhada que fez na cidade acompanhado do senador Armando Monteiro e apresentou algumas de suas propostas para governar o município.

No programa de Silvino hoje não houve nenhum novo ataque aos adversários. O Guia Eleitoral do tucano foi propositivo, utilizando bem as falas do candidato, que privilegiou nesta quarta-feira os temas ligados ao setor de educação.

Paulo Camelo prosseguiu na defesa de suas propostas, fazendo críticas à administração e as campanhas milionárias dos seus oponentes.

ALTO NÍVEL - Os programas eleitorais da atual campanha estão sendo bem produzidos, considerados por quem entende do assunto como de alto nível. Conversei com o colega blogueiro Ronaldo César, que tem feito boas análises dos Guias e que daqui a pouco deve estar postando um texto sobre o assunto. Ele revelou (como já deu a entender nas avaliações anteriores) que o consenso entre os que acompanham a propaganda é que Silvino e Zé da Luz têm feito programas melhores. "O de Izaías não está no mesmo nível dos outros dois", confessou. Deixou claro que esta não é uma opinião pessoal, mas de muita gente, inclusive dos que participam na internet do Grupo dos Amigos de Garanhuns.

É uma avaliação sincera que me deixa um pouco triste. Izaías tem quase 15 minutos no rádio e podia estar decidindo a eleição a seu favor no Guia Eleitoral. Infelizmente, profissionais de Recife, com visão publicitária, técnica, têm dado o tom dos programas, que pecam pela falta de emoção, de uma maior identidade com a cidade, ao ponto do morador do município estar gostando mais dos outros candidatos, mesmo eles atrás nas pesquisas.

O programa de Izaías no rádio está bom. Mas poderia estar bem melhor. Não há razão para ser inferior ao dos outros.

CANDIDATOS DE GARANHUNS NA TV

Os quatro candidatos à prefeitura de Garanhuns serão entrevistados na TV Tribuna, cada um dispondo de sete minutos para falar dos seus planos de governo, dentro do Jornal da Tribunal, a partir das 11h30. O primeiro entrevistado será o tucano Silvino Andrade, que falará na próxima segunda-feira, dia 3. Na terça, dia 4, é a vez de Zé da Luz (PHS) e na quarta Izaías Régis (PTB). A sequência encerra na quinta-feira, dia 6, com a presença na emissora do representante do PSOL, Paulo Camelo.

Nesta terça-feira três dos candidatos à sucessão municipal foram sabatinados por dentistas que exercem sua profissão e votam em Garanhuns. Cada um falou e respondeu a perguntas durante 20 minutos. Compareceram o deputado Izaías Régis, o ex-prefeito Silvino Andrade e o engenheiro Paulo Camelo. Zé da Luz também foi convidado, mas mandou avisar por uma correligionária que não poderia estar presente.

CAMINHADA NA LIBERDADE TERMINA EM CONFUSÃO

Uma caminhada do candidato do PSDB à prefeitura, Silvino Duarte, realizada hoje, na Liberdade, terminou em confusão. Segundo a candidata a vereadora conhecida como Diretora Nelma (foto), que trabalha há 16 anos na escola do bairro, tudo começou quando a militância do tucano começou a rasgar as suas fotos de campanha, causando revolta dos moradores da área. Houve reação e por pouco não houve briga. "A comunidade protestou inclusive através de vaias, porque não aceitou a presença do candidato no bairro", informou Nelma ao blog.

A diretora da Escola São Cristóvão ficou completamente revoltada porque destruíram quase todo seu material de campanha. "Nós não trabalhamos assim, não sei por que fizeram isso?", indagou. A candidata é filiada ao PR, partido que tem Gedécio Barros na vice de Zé da Luz. Fotos dos dois candidatos também foram rasgados, conforme relatou Nelma.

O vereador Sivaldo Albino (PPS), que apoia a candidatura de Silvino, deu outra versão para o fato. Segundo ele o que pode ter acontecido é de alguns militantes terem pregados fotos de outros candidatos por cima da imagem da diretora. Disse também que o tucano foi bem recebido na Liberdade e as vaias partiram de um pequeno grupo ligado a Nelma.

"Eu acho que quem se candidata à Câmara precisa ter outra postura", disse Sivaldo, criticando a adversária do PR.

POBRES CANDIDATOS À PREFEITURA DE GARANHUNS

Nenhum dos candidatos à prefeitura de Garanhuns pode ser considerado milionário. Se levarmos em conta a declaração de bens de cada um ao Tribunal Regional Eleitoral eles são no máximo classe média. Dois deles se não tiverem cuidado podem ficar pobres, porque o patrimônio é pequeno.

Izaías Régis, do PTB, declarou no TRE possuir bens no valor de R$ 733.743,78. Esse total é a soma do valor de dois apartamentos em Recife, quatro automóveis, a participação como sócio majoritário numa loja de calçados e algum dinheiro aplicado em poupança.

O mais pobre dos candidatos, pelo que foi declarado ao Tribunal, é José Luiz Sampaio, o Zé da Luz. Os únicos bens declarados pelo representante do PHS foram um apartamento no bairro da Madalena, em Recife, e um automóvel Ford Ranger. Prefeito de Caetés por três vezes, alvo de muitas acusações dos seus adversários, ele tem em seu nome bens que valem apenas R$ 120 mil.

Paulo Camelo (PSOL), que anda nas ruas de Garanhuns a pé ou de moto-táxi, declarou um patrimônio maior do que o de Zé da Luz. O socialista possui prédios comerciais no centro da cidade, que segundo ele valem a importância de R$ 175.500,00. Como dá para observar, ele não é tão pobre assim, mas também não é nenhum burguês.

Já Silvino Andrade (PSDB), médico com mais de 20 anos de profissão, vereador de mais de um mandato, vice-prefeito e prefeito do município duas vezes, tem um patrimônio de pouco mais de meio milhão. Declarou ao TRE ser proprietário de uma casa em Garanhuns, um apartamento no Espinheiro, Recife, e de um automóvel ano 2010. (Na foto da Agenda Garanhuns os candidatos Paulo Camelo, Izaías Régis, Silvino Andrade e Zé da Luz).

COLÉGIO SANTA JOANA LEMBRA DIA DO FOLCLORE

Como sempre o Colégio Santa Joana D´Arc, à frente a professora Maria Almeida, está atenta a comemorações importantes no calendário cultural do País. Esta semana os alunos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, participaram do projeto "Vivenciando o Folclore". Na oportunidade, trabalharam as crenças e tradições da população nas diversas regiões do Brasil. Foram lembradas as comidas típicas, as danças e as culturas. A foto acima ilustra bem esse momento.

SILVINO VISITA O MAGANO

Silvino retomou suas caminhadas pelos bairros de Garanhuns. Esta semana já esteve no Magano, andando por diversas ruas e cumprimentando populares, como essas pessoas que aparecem na foto acima. O tucano continua também investindo na apresentação de propostas. Além de prometer a construção de uma rodoviária municipal para retirar as vans do centro da cidade, de fazer um pórtico na entrada da cidade, no trevo perto da Cohab II, o ex-prefeito anunciou que se voltar ao poder irá construir um Centro de Assistência à Mulher. 

O candidato do PSDB se compromete também, caso seja eleito prefeito, a criar as Secretarias da Mulher e da Juventude.

ARMANDO, LULA E EDUARDO SÃO DECISIVOS EM GARANHUNS

A última pesquisa eleitoral realizada em Garanhuns deixa claro a importância dos apoios do governador Eduardo Campos, do ex-presidente Lula e do senador Armando Monteiro. Quando o candidato é vinculado a essas lideranças dispara na preferência dos moradores da cidade. Não é por outro motivo que o PTB e o PHS lutam para ter o socialista e o petista na sua propaganda, enquanto o PSDB tenta ganhar o apoio direto do povão, para compensar o estrago de estar na oposição.

Nunca uma eleição em Garanhuns esteve tão ligada aos planos estadual e nacional como essa de 2012.

AESGA EXIBE VÍDEO SOBRE ASSASSINATO DE BISPO

O assassinato do bispo Dom Expedito Lopes, em 1957, é narrado no vídeo “O Crime do Padre Hosana”, que será exibido na AESGA, na próxima quarta-feira, às 19h. Esse foi um dos fatos mais marcantes da história de Garanhuns, com repercussões até na imprensa internacional, além da publicação de livros contando a história do crime. O filme foi escolhido como Melhor Documentário de 2006 e chega agora à cidade graças a Universidade Católica de Pernambuco e ao Sesc local. 

Dom Expedito Lopes, vítima do desequilíbrio de Hosana, poderá ser beatificado, conforme processo da Igreja Católica que já está em Roma.

A Aesga vem exibindo filmes importantes em Garanhuns, dentro do projeto denominado "Curta Agreste".

(Na ilustração a capa do livro de frei Francisco Fernando da Silva contando a história de Dom Expedito)

BAIXARIA REPERCUTE NO AGRESTE E NA CAPITAL


O discurso do deputado federal Silvio Costa (foto acima), feito em Capoeiras, no último sábado, repercutiu negativamente em todo o Agreste Meridional e até na capital do Estado. O jornalista Magno Martins publicou no seu blog, o mais lido de Pernambuco, que o parlamentar usou  Dudu para lembrar com que rima o nome do prefeito. Ele teria ido mais longe, dizendo que no dia da eleição o governante iria tomar no...

A notícia foi reproduzida no Blog de Raimundo Lourenço, foi lida em rádios de Garanhuns e se espalhou pelo facebook. Na Rede Social muitos criticaram a postura do deputado, que é também professor e dono de colégios na capital.

A colunista Kitty Lopes disse que leu a matéria e confessa ter ficado impressionada. “Essa forma de fazer política não agrada ninguém de bom senso, é uma vergonha”, protestou.

Já Maristela Viana classificou como um absurdo a baixaria e observou: “Ele também fez isso aqui na terra das Palmeiras... Pense num político de boca suja”, lamentou.

Outro internauta, Cláudio Divino, escreveu que “infelizmente esse é o tipo da maioria dos políticos que estão assumindo posições públicas, cargos de grande responsabilidade, onde a função é prezar os direitos da pessoas, mas dessa forma não estão pondo em prática a ética e o respeito”.

Flávia Reino, sobrinha de Neide, candidata a prefeitura de Capoeiras pelo PSB, explicou que o destempero do parlamentar se deu por conta da bagunça provocada por adversários. “Vale lembrar que os discursos foram baseados no comportamento das pessoas citadas, houve baderna e vandalismo em comemoração precipitada dos adeptos do prefeito. Comportamento este digno de repúdio e revolta. Não estou aqui elogiando as palavras do deputado, mas defendo o desabafo em nome do povo que ficou revoltado com o comportamento de pessoas que tem uma posição diante da sociedade. Quanto à frase que colocam incompleta aí em cima, o Deputado não citou esta frase, ele disse que o nome tem rima, mas não falou a frase como escrita aí”, justificou, através do facebook.

GUIA DE SILVINO ATACA ZÉ DA LUZ E IZAÍAS

O programa eleitoral de Silvino Duarte (PSDB) no rádio saiu da linha meramente propositiva e atacou as candidaturas de Zé da Luz (PHS) e Izaías Régis (PTB).

A dupla de locutores leu um texto insinuando que o ex-prefeito de Caetés é um mau gestor. Segundo o Guia Eleitoral do tucano, Zé da Luz não conseguiu administrar nem uma prefeitura de pequeno porte e completou afirmando que “quem mandava lá era a família”.

Os locutores citaram ainda o IDH de Caetés, apontado como um dos piores do Estado.

Pelo que conheço de Zé da Luz e seus assessores vem troco por aí.

Izaías Régis foi criticado como deputado. De acordo com o programa eleitoral de Silvino ele está há 10 anos no Legislativo e nunca trouxe uma fábrica de pipocas para o município e só chega nos bairros para criticar.

Além de bater nos adversários, o programa de rádio do tucano apresentou algumas propostas do candidato, merecendo destaque a construção da “Rodoviária Municipal”, para retirar os transportes alternativos do centro da cidade.

FERNANDO LUNA E A VISON INFORMÁTICA

Fernando Luna é um lutador. E um pioneiro. Quando a informática e a internet ainda engatinhavam em Garanhuns ele já conhecia do assunto e instalou sua primeira loja na cidade, na Rua Dr. José Mariano. Depois se estabeleceu na Avenida Dantas Barreto e ampliou seus serviços. Atendendo de forma personalizada, oferecendo assistência a inúmeros clientes, Fernando fez escola. 

A Vison Informática está completando 20 anos de existência. E para comemorar a data tão significativa, Fernando Luna inaugura uma nova loja, mais moderna, segura e rápida. Todo suprimento de informática, grandes marcas, preços e condições imperdíveis. Parabéns a todos que fazem a VISON INFORMÁTICA.

CAMINHADA DEIXA IZAÍAS ANIMADO

A caminhada realizada no centro de Garanhuns, no sábado pela manhã, em companhia do senador Armando Monteiro, deixou o deputado Izaías Régis ainda mais animado na sua luta para chegar à prefeitura. O candidato ficou satisfeito em especial com a receptividade dos comerciantes da cidade, quando visitou o Mercado 18 de Agosto, o Pop Shop e as lojas da Avenida Santo Antônio. "O senador saiu daqui muito feliz, devido a forma como fomos recebidos", informou o petebista.

O deputado confessa ter ficado particularmente emocionado quando entrou na Avenida Santo Antônio e percebeu populares acenando das calçadas e pessoas buzinando seus carros para manifestar apoio. "Foi lindo aquele momento", revelou.

Izaías chegou a fazer um desabafo, ao comentar o ato político do final de semana. "Meus adversários andaram espalhando o boato que eu ia derrubar o Pop Shop e o Mercado Público, eu conversei pessoalmente com cada comerciante e tive a oportunidade de negar isso. O que vou  fazer é uma ampla reforma nesses locais para dar dignidade aos que trabalham nesses locais", garantiu o candidato.

O representante do PTB também revelou ter pesquisas internas confirmando que o povo está assimilando a sua mensagem. Ele deixa claro que sua campanha é inteiramente propositiva, sem atacar ninguém, preocupado somente em diagnosticar os problemas do município e propor soluções. "A população está entendendo que temos condições de levar em frente as mudanças que Garanhuns precisa e quer aproveitar a chance que se apresenta de caminharmos juntos, com o apoio dos senadores, do governador e da presidenta da República", salientou o parlamentar.

Izaías entende que seus adversários merecem respeito, acredita numa eleição equilibrada, porém está confiante na vitória da coligação que reúne o PTB, o PT, o PSB, o PMDB, o PP e o PSDC. "Acredito que com a força de Deus e do povo chegarei lá para poder realizar um trabalho à altura do que Garanhuns merece", finalizou. (Na foto Izaías, Rosa, Armando e Silvio Costa Filho, no centro da cidade).

ZÉ DA LUZ AVANÇA NOS DISTRITOS E BAIRROS POPULARES

Pesquisa realizada em Garanhuns e fechada neste final de semana comprova o que percebemos nas ruas e já registramos aqui. O candidato do PHS à prefeitura, Zé da Luz, cresceu muito em cima dos votos de Silvino e fica em primeiro lugar em alguns pontos da periferia. Hoje ele está à frente dos seus opositores nos distritos e em bairros populosos da cidade, como o Indiano. Os institutos detectaram também que o ex-prefeito de Caetés está forte nos redutos de vereadores como Zaqueu e Zé de Vilaço. 

Tem reduto de Garanhuns que nem adianta Zaqueu ou Carla (Filha de Vilaço) forçar o voto pra Silvino. O eleitor está com Zé da Luz e se quiser vincular na “marra” o cidadão procura outro vereador pra votar. 

Logicamente com a vitória de Silvino no TRE foi criado um fato novo na campanha e o tucano pode recuperar o terreno perdido para o humanista. Quanto a Izaías continua segurando a dianteira.

A ROSA DE GARANHUNS

Na caminhada de Armando e Izaías, neste sábado, pelo fedido Mercado 18 de Agosto, quem estava mais à vontade no contato com o povão era a candidata a vice, Rosa Quidute. Aliás tem sido sempre assim, nessa campanha. A ex-primeira dama abraça e beija com a maior naturalidade mulheres de todas as idades, cumprimenta com simpatia os eleitores masculinos, está sempre com um sorriso aberto, irradiando um alto astral que devia ser compartilhado por todos os políticos de Garanhuns. Por sinal quase ninguém a chama com o nome e sobrenome. Ela agora virou simplesmente a Rosa do PT, a Rosa do Povo, a Rosa de Garanhuns.

O GOVERNO VIRTUAL DE SILVINO



Silvino pode até não voltar a prefeitura de Garanhuns. Mas pela propaganda do candidato do PSDB nas ruas e através da internet, ele já começou a governar. E é um Governo Virtual de encher os olhos. Veja as fotos: na primeira o Terminal Integrado de Passageiros que o tucano irá construir em Garanhuns. Na segunda imagem o Pórtico do Acesso Sul, prometido para a entrada da cidade nas proximidades da Cohab II.

Se Silvino realizar tudo que está anunciando, caso ganhe a eleição, Garanhuns dentro de pouco tempo será uma cidade de primeiro mundo. Seu governo será o oposto de Luiz Carlos. É por isso que o candidato anda dizendo por aí que representa a mudança.

JOÃO RECUSA DEBATE E ROSSINE CAPRICHA NO FACEBOOK

Morador de Lajedo informa, via e-mail,  que o candidato da situação na disputa pela prefeitura, Joãozinho Dourado (PDT), fugiu do convite para um debate político promovido por uma das principais escolas do município.

“A Escola Estadual Jornalista Manoel Amaral, convidou o filho de Antônio João para o debate e o mesmo recusou de imediato, escreveu o rapaz.

Segundo ele,  o candidato governista mesmo trazendo nomes de peso da política estadual, como o senador Armando Monteiro, está com grandes dificuldades de enfrentar o seu adversário Rossine Blesmany (PSD).

Por sinal Rossine está dando um show em sua página no facebook, como comprova a ilustração desse post, com a chamada para o “1º Protesto Jovem”, que será promovido hoje pela turma do 55.

Briginha política boa está essa dos nossos vizinhos.

AS BELAS DA TORCIDA

Bruna Rios e Marianna Rosas. Bonitas, sensuais e apaixonadas por Náutico e Sport, respectivamente. Essas duas torcedoras, descobertas pelo Jornal do Commercio, estarão na Ilha do Retiro, neste domingo, conferindo o clássico dos clássicos, um confronto recifense e pernambucano com mais de 100 anos de história. 

Independente do resultado do jogo essas garotas já conquistaram o coração dos rubro-negros e alvirrubros. É só dar uma olhada nas fotos do Igo Bione, no JC Imagem, para sentir ainda mais forte a paixão pelo seu time.

A SEPARAÇÃO - UM FILMAÇO

Excelente o filme A Separação, dirigido por Asghar Fhardi. O longa, que ganhou prêmios importantes como o Urso de Prata, em Berlim, o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2012, nos EUA,  é um drama denso, com bom elenco e que nos dá uma ideia de como as coisas funcionam no país dos aitolás. O cineasta retrata com estilo a sociedade iraniana, incluindo na discussão os relacionamentos humanos, cultura, religião, justiça, arbítrio e preconceito. A política não está em primeiro plano, embora presente o tempo todo.

No filme A Separação é contado o drama de duas famílias, envolvidas numa briga jurídica depois que Nader, de uma classe mais abastada, é acusado de ter empurrado sua empregada, grávida,  e provocado o aborto. A trama que se desenvolve em torno disso parece tão real como se estivesse acontecendo a nossa volta. O tom chega a ser documental e não parece que temos atores e sim personagens reais escancarando pra todo mundo as suas vidas.

Merece destaque a interpretação da garota Termeh (Sarina), filha do diretor, que mesmo quando não fala, pelas expressões faciais consegue sintetizar a emoção de tudo que está acontecendo na família.

A Separação é uma prova de que cultura e talento artístico podem estar presentes em qualquer lugar do mundo, em qualquer tempo.

ARMANDO E IZAÍAS VISITAM MERCADO E POP SHOP

Izaías, Rosa, os deputados Silvio Costa e Silvio Costa Filho, os vereadores Gersinho e Ary, o senador Armando Monteiro, candidatos à Câmara Municipal e militantes fizeram uma grande caminhada, neste sábado, pelas principais ruas de Garanhuns. 

A comitiva saiu do comitê na Avenida Rui Barbosa, seguiu pela Rua XV, Avenida Dantas Barreto e Santos Dumont. Deste ponto seguiu para o Pop Shop e Mercado Público 18 de Agosto. Izaías, Rosa e Armando cumprimentaram cada comerciante e o candidato se comprometeu a fazer uma ampla reforma “para dar mais dignidade” aos pequenos empresários da área. 

Pouco depois do meio dia, em clima de festa, os petebistas entraram na Avenida Santo Antônio, acompanhados por um carro de som que tocava a música da campanha. 

(Na foto que ilustra a matéria, o senador Armando Monteiro dentro do mercado de carnes, no 18 de Agosto).

ALTAMIR RECONHECE FORÇA DE ZÉ NA PERIFERIA

Altamir Pinheiro na internet faz todo o possível para levantar o nome do seu candidato a prefeito, Silvino Duarte, mas num encontro que tivemos esta semana,  no centro de Garanhuns, ele foi realista. Deu a entender que considera Izaías muito forte, por conta dos apoios que o petebista está tendo e está impressionado com o desempenho de Zé da Luz na periferia. “Se os distritos e a zona rural pesassem mais na eleição de Garanhuns a vitória era dele”, raciocinou o guerrilheiro, titular do blog Chumbo Grosso

Muitos outros garanhuenses como Altamir, inclusive adversários de Zé da Luz, reconhecem sua força junto aos setores mais pobres da população.

SILVINO COMEMORA COM CARREATA DECISÃO DO TRE

Silvino comemorou com uma grande carreta a sua vitória no TRE. Centenas de carros desfilaram pelas principais ruas de Garanhuns em clima de festa. A concentração aconteceu nas proximidades da Metroplaza e depois os veículos passaram por diversos bairros. O clima no comitê do candidato, na Avenida Rui Barbosa, era dos melhores. Silvino, Aurora, o filho Silvio, outros familiares e amigos eram só alegria. O sorriso ia de um canto a outro do rosto. 

Com a decisão favorável no Tribunal, Silvino vai tentar recuperar os prejuízos causados pelo indeferimento de sua candidatura em primeira instância. A luta agora é para chegar no dia 7 de outubro em primeiro lugar.

COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS - MAIS UM PRÊMIO DE QUALIDADE EDUCACIONAL

O Colégio Diocesano é destaque em educação e traz para Garanhuns mais um prêmio de qualidade educacional. Participando de um Encontro de Mantenedores do Sistema COC de Ensino, no Uruguai, o Colégio ganhou o Prêmio PIC do COC 2012, com um Projeto em Homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Projeto elaborado pela Profª. Antonilda Cabral, Coordenadora da Educação Infantil e do Fundamental I.

O Diocesano foi a única instituição de ensino do Nordeste, a ser premiado, sendo destaque pela qualidade do projeto, pela homenagem a um dos maiores artistas do Brasil e pela participação dos alunos em sua realização.

Emocionado, o Prof. Albérico Fernandes recebeu a premiação das mãos de um dos diretores da Pearson Education, Prof. Juliano Melo, e vibrou quando viu o nome da Cidade de Garanhuns, ser elevada como destaque na Educação e Cultura, diante de mais de 500 educadores de toda a América do Sul, que compareceram ao evento realizado na cidade de Punta del Este.

“Faço questão de compartilhar a premiação com todos aqueles que fazem o Diocesano e que acreditam que através da formação integral da juventude, teremos um futuro melhor. A premiação significava também a vitória da cidade de Garanhuns, que faz educação com uma grandeza ímpar, numa região do Brasil, tão promissora em matéria de cultura”, comentou o diretor do Colégio.

O DIA EM QUE A TERRA PAROU - FILMES INESQUECÍVEIS - 95º

O gênero ficção científica sempre empolgou no cinema, que além de instigar a imaginação pode usar os recursos visuais para ilustrar a criação de roteiristas, deslumbrando a legião de expectadores.

Lembro quando ainda era jovem e sonhador,  de algumas sessões no Cinema Veneza, especialmente com a série De Volta para o Futuro e ET-O Extraterrestre, este último já comentado nesta série.

Filmes feitos mais para divertir, que levavam à juventude da época ao delírio, com cenas de aventuras incríveis – os heróis sempre triunfando, para alegria de todos nós que estávamos na torcida.

Dos muitos trabalhos que conferi neste gênero, dois em especial me deixaram uma forte impressão até hoje. O primeiro deles é o clássico “O Dia em que a Terra parou”, de Robert Wise, o mesmo cineasta que dirigiu o ótimo “A Noviça Rebelde”. Aqui nos referimos à obra de 1951, pois uma outra versão, de 2008, está muito aquém do original.

O outro filme de ficção científica que gostei muito foi “A Máquina do Tempo”, de 1960. Uma outra versão, de 2002, também não faz jus ao trabalho pioneiro de George Pal, baseado no livro de H.G. Wells.

Nós temos no longa de Pal uma viagem deliciosa pelo tempo, onde o personagem visita diferentes épocas da história, vendo de perto as guerras do passado e antevendo como pode ser o futuro.

Vamos nos fixar, porém, no filme O Dia em que A Terra Parou, obra que deve ter impressionado o cantor e compositor Raul Seixas. O artista, na década de 70, compôs uma música com o mesmo nome da obra cinematográfica e lançou um álbum utilizando também esse título.

Em 1951, quando Robert Wise lançou o seu filme, os recursos técnicos eram paupérrimos, comparados aos de hoje. Os famosos efeitos especiais utilizados atualmente, com uso de computadores e tudo mais, simplesmente inexistiam. Nem por isso o diretor americano deixou de realizar um clássico de grandes qualidades, que certamente inspirou os cineastas das décadas seguintes, como o próprio Steven Spielberg.

O Dia em que a Terra parou foi lançado apenas seis anos depois do final da segunda terra mundial. E quando chegou às telas o mundo já vivia a “Guerra Fria” dividindo o planeta, à frente Estados Unidos e a Rússia.

As perspectivas de novas guerras e destruição eram visíveis. O homem não aprendia a lição e com sua teimosia colocava em risco até mesmo a vida na Terra.

É nesse contexto que se desenrola a trama do filme, que traz uma mensagem pacifista muito forte.

Um disco voador enorme pousa no centro de Washington, capital dos Estados Unidos. Da nave espacial sai um emissário interestelar, chamado Klaatu, com a mensagem que a guerra em nosso mundo deve parar.

Os habitantes do planeta Terra não param para ouvir. Ao contrário, cercam o disco com todo aparato bélico possível e terminam por ferir o extraterrestre.

Guardando a nave especial fica o gigante Gort, um robô de mais de dois metros, invencível e indestrutível, com poder para destruir o planeta.

Klaatu, que foi levado ferido a um hospital, conhece a bela Helen. Inteligente e sensível, a mulher atenta para a mensagem de paz que veio do espaço e percebe o perigo que a civilização está correndo. Cabe a ela ajudar o personagem principal e levar a Gort a mensagem capaz de evitar a destruição.

Imagine você, caro leitor, que o robô é interpretado por um ator, um chinês de 2,35 m, que sofreu horrores sobrecarregado pela roupa pesada.

Algumas cenas, assim, podem parecer muito pobres ou mesmo grotescas, quando hoje temos tantas tecnologias para produzir filmes de efeitos especiais perfeitos.

No início dos anos 50, no entanto, Wise impressionou o público e conduziu o seu trabalho de forma correta, aliando à ficção uma boa carga dramática e passando a sua mensagem pacifista sem exageros ou dramalhões.

Um bom elenco, uma excelente fotografia em preto e branco, uma adaptação correta do conto de Harry Bates, fazem de O Dia em que a Terra Parou um dos melhores filmes de ficção feitos até hoje, além de ser um dos pioneiros do gênero no cinema.

Uma outra qualidade apontada pelos críticos, nesta obra, é que ela pela primeira vez deu um tratamento adulto a um tema antes dedicado só às crianças e adolescentes.

Vi pela primeira vez em casa, numa das sessões do Tele Cine Cult. Não tenho ainda uma cópia em casa, mas vou dar um jeito de conseguir, pois é um filme para ver, rever e guardar na coleção de obras primas. (Principais fontes de consulta: “1001 Filmes para ver antes de Morrer e o Site Cine Ronda).

NOVA VERSÃO DE GABRIELA É UM FIASCO

Apesar de seus atributos físicos, Juliana está sendo "crucifixada"

No ano em que se comemora o centenário de Jorge Amado, a Globo errou com a nova versão da novela “Gabriela, Cravo e Canela”, baseada num dos mais famosos romances do escritor baiano, já falecido. 

Ao contrário da novela original, com Sônia Braga, que foi um sucesso total, esta com Juliana Paes é um fracasso,  confirmado pelo Ibope. Na última quarta o folhetim registrou apenas 13 pontos de audiência, índice baixíssimo para um programa da TV Globo. 

Na própria emissora da família Marinho, sediada no Rio de Janeiro, existe um grupo atribuindo o fraco desempenho a atriz Juliana Paes. Tadinha dela, devem existir outros responsáveis por esse fiasco.

LUIZ CARLOS APANHA DE TODOS OS CANDIDATOS

Nenhum candidato a prefeito de Garanhuns está fazendo a defesa do Governo Luiz Carlos no Guia Eleitoral do rádio. Pelo contrário, todos estão batendo, mesmo que de maneira sutil e dessa forma o governante apanha, embora de forma indireta, até no programa de Silvino.

Os dois primeiros programas eleitorais de rádio foram muito propositivos e evitaram a crítica direta. Mas o ouvinte não é bobo e percebe as estocadas. No Guia de Zé da Luz um dos locutores foi incisivo: "O prefeito tem de se mexer para que as coisas aconteçam". Foi mesmo que dizer que Luiz Carlos é parado.

Izaías começou no rádio mostrando algumas ações de peso como deputado, trouxe depoimentos de moradores de diversas partes do município defendendo mudanças e colou a essas falas dos populares  a de personalidades como o deputado Fernando Ferro, o senador Armando Monteiro e o ex-presidente Lula. No povão é que o programa buscou uma forma de criticar a situação atual: Um rapaz disse que a cidade está na mesma há 16 anos, enquanto outro, de Miracica, disse que o distrito nunca foi tratado como deve pelos prefeitos que passaram.

O programa de rádio de Silvino está muito bem feito, com o tempo muito bem aproveitado e a dupla de locutores numa sintonia perfeita. Para completar, o candidato tem aquele jeito de falar que parece um ator, com um poder de convencimento muito grande. Hoje o tucano prometeu maravilhas na saúde, caso seja eleito. Disse que vai transformar o hospital num unidade de urgência, não deixará faltar remédios (atualmente falta?) na farmácia básica e contratará mais médicos para o município, inclusive criando mais seis PSFs. Do seu discurso dá pra entender que a situação não está boa. O ex-prefeito não falou isso diretamente, coube aos populares pregarem que "Silvino é a mudança".

Garanhuns tem uma campanha atípica. Nenhum dos candidatos defende o Governo Municipal, todos eles querem representar a mudança.

SAMPAINHO TAMBÉM PASSA PELO TRE

O Tribunal Regional Eleitoral deferiu, ontem à noite, o registro de candidatura de José Luiz de Sá Sampaio, o Sampainho, candidato à prefeitura de Caetés pelo PSB. Os partidários do socialista, que é filho de Zé da Luz, fizeram uma grande comemoração no município, com direito a carreata, buzinaço e solta de fogos. A festa tomou conta da cidade e também de alguns povoados, como a Vila Araçá.

Sampainho teve o pedido de registro negado em primeira instância, por decisão da juíza Pollyanna Cotrim, atendendo solicitação do Ministério Público e partidos de oposição. O argumento é que o representante do PSB disputa um terceiro mandato consecutivo, já que assumiu a prefeitura por curto período, no começo de 2009. O entendimento do TRE foi contrário a essa tese e a candidatura está valendo.

O candidato a vice-prefeito pelas oposições, Severino Gordo, anunciou que o seu partido vai recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. "Da outra vez eles também ganharam aqui e perderam na capital federal", lembrou o vereador. Ele também reclamou dos excessos nas comemorações, que teriam se prolongado até às 3h da manhã, com muito barulho e fogos jogados na casa do povo. "Ninguém dormiu em Caetés nem na Vila. A comemoração é democrática, desde que seja feita com respeito", protestou o Gordo.

Leia post abaixo: Silvino vence de 6 a 0 no TRE.

SILVINO VENCE NO TRE POR 6 A 0

Os seis desembargadores do pleno do Tribunal Regional Eleitoral, TRE, votaram a favor do ex-prefeito Silvino Andrade Duarte, deferindo o registro de sua candidatura.  Ele agora não enfrenta qualquer impedimento para disputar a sucessão municipal.

Prevaleceu a segunda votação da Câmara Municipal, que aprovou as suas contas, e deste modo o tucano não está mais incluído entre os políticos com a ficha suja.

Silvino tinha tido o seu registro indeferido pelo juiz eleitoral de Garanhuns, Glacidelson Antônio da Silva, que atendeu solicitação do Ministério Público e de partidos da coligação ligada ao deputado Izaías Régis.

Na capital o representante do PSDB ainda sofreu um revés, quando o procurador regional eleitoral acompanhou a decisão da primeira instância. A situação começaria a mudar no Tribunal de Justiça e foi consolidada ontem à noite entre os juízes do Tribunal Eleitoral.

Silvino Duarte passou a semana em Recife, acompanhando de perto a decisão e agora retorna à cidade para retomar sua campanha política.

Pode ter sofrido prejuízos enquanto apareceu como “ficha suja”, porém agora pode dar a volta por cima ao pregar ter sido injustiçado, exibindo nas ruas o nome limpo como gestor público.

Logo após a decisão do TRE, Silvino fez o seguinte agradecimento aos seus correligionários: "Meus amigos. Vencemos a primeira batalha. Acabamos de receber o resultado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por seis votos a zero temos o Registro de nossa candidatura consolidado. Quero agradecer a cada um pelas orações, pela força positiva, pelas mensagens de apoio, enfim...pelo sentimento de carinho demonstrado. Muito Obrigado".


CARREATA – Silvino volta hoje de Recife e está convocando a população para recebê-lo na chegada a Garanhuns. Será realizada, segundo a expressão dos tucanos, a “carreata da primeira vitória”.

PAULO CAMELO E SUA POSIÇÃO SOBRE O TELEFÉRICO

Nós Garanhuenses somos tratados como se fóssemos bobos.

Não bastasse a AÇÃO GLOBAL, promovida pelo burguês e senador Armando Monteiro, a qual ensina o povo a "fazer bolo, cortar cabelo, tirar carteira de identidade e outras besteiras", agora aparece essa "pérola" do Gedécio, em pleno período eleitoral tentando diminuir a importância da nossa proposta de implantação do Sistema de Teleférico.

Os representantes da burguesia são assim, pois diante da incapacidade de promoverem novas conquistas para a população preferem copiar as propostas já existentes e  de quem pensa por Garanhuns, isto é, do candidato a prefeito Paulo Camelo.

Convém lembrar que o governo Eduardo Campos não vai instalar Teleférico em Caruaru, Bezerros e Gravatá, utilizando os recursos públicos do próprio Estado, pelo contrário, vai ser, caso seja implantado, com verba do Ministério do Turismo, porém com exploração, ou seja, renda, a cargo do governo estadual.

Nossa proposta do Teleférico será objeto de reivindicação junto ao Ministério do Turismo, mas a renda será para o município de Garanhuns, resultando na aplicação dos rendimentos em políticas públicas tornando o município auto-suficiente.

Portanto, Gedécio, juntamente com o governo Eduardo Campos, querem tirar a nossa previsão de renda futura e de independência econômica.

Sendo assim, Gedécio e os seus aliados trabalham contra os interesses dos nossos conterrâneos.

Convém lembrar que o Teleférico instalado em Campos do Jordão/SP é explorado pelo governo do Estado de São Paulo, excluindo o município de arrecadação. Não é isso que nós queremos. Propomos a instalação de um Sistema de Teleférico que dê renda para o município, tornando-o auto-sustentável.

ELEIÇÃO COM RESULTADO IMPREVISÍVEL

O resultado da eleição de prefeito de Garanhuns ainda é imprevisível. Como ocorreu em 1996, quando Silvino virou em cima de Ivo, e em 2004, quando Luiz Carlos derrotou Bartolomeu Quidute na reta final, o pleito deste ano só deverá ser definido em meados de setembro.

Caso Silvino fique habilitado a disputar a eleição teremos três candidatos fortes. O próprio tucano, Izaías Régis (PTB) e Zé da Luz (PHS).

Izaías tem o apoio dos principais partidos políticos de Pernambuco e do Brasil, maior tempo no Guia Eleitoral e é aliado do governador Eduardo Campos, do senador Armando Monteiro e do ex-presidente Lula. No momento, parece ser o favorito junto aos formadores de opinião da cidade.

Da mesma forma Zé da Luz está sintonizado com o Palácio das Princesas e o governo federal. O ex-prefeito de Caetés não tem a mesma estrutura de campanha dos seus adversários, mas tem um poder de penetração na periferia que está deixando impressionados seus opositores.

Silvino está junto com o prefeito Luiz Carlos, que indicou seu vice, Marcelo Marçal, mas prefere bater na tecla que importante mesmo é ter apoio popular. Faz campanha focando exclusivamente a questão municipal e disse no seu primeiro programa eleitoral que na sua gestão realizou mais de 500 obras na cidade.

Esta será uma disputa empolgante, muito diferente daquela de quatro anos atrás, que não teve a menor graça. Luiz Carlos obteve mais de 33 mil votos contra menos de 20 mil do segundo colocado, que foi Zé da Luz.

Em 2012, pelo andar da carruagem, quem tiver 25 mil votos poderá ser o prefeito e se ficar como está agora o vencedor terá uma estreita margem de votos à frente do segundo lugar.

Quanto a Paulo Camelo (PSOL) é mais uma vez coadjuvante. É um político honesto, tem algumas boas propostas, mas não consegue agregar e todo mundo sabe que na política o grupo muitas vezes faz toda a diferença.

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA