GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

IZAÍAS E SILVINO INTENSIFICAM O CORPO A CORPO



Os candidatos à prefeitura do PTB e PSDB, Izaías Régis e Silvino Andrade, intensificaram as caminhadas pelas ruas, distritos e sítios de Garanhuns. Os dois estiveram hoje à tarde na mesma área, na Boa Vista e Cohab II, conversando com os eleitores e levando sua mensagem para a população. 

Silvino está sempre acompanhado do vice Marcelo Marçal, dos candidatos à Câmara Municipal, secretários de Luiz Carlos e populares. O prefeito não esteve presente ainda a nenhum evento, sendo representado nestes por sua esposa, Geni Oliveira. 

O tucano prega uma mensagem de otimismo, salienta sua experiência administrativa e garante fazer uma gestão diferente da que aí está. “É contagiante, os cidadão recebem Silvino com a confiança de quem quer os destinos da cidade em boas mãos”, divulgou o candidato pela internet. Depois de uma dessas caminhadas, se vê uma foto do ex-prefeito abraçando populares e a frase: “A gente só abraça em quem confia”. 

Izaías caminha tendo ao seu lado a vice, Rosa Quidute,  candidatos a vereador e a militância. O petebista lembra que Garanhuns está há 16 anos nas mãos dos mesmos homens, que segundo ele ainda querem continuar, apesar do município ter crescido pouco em quase duas décadas. “Eu sou a mudança de verdade. Tenho o apoio do governador Eduardo Campos, do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma e dos três senadores de Pernambuco. Quero uma chance do povo para mudar esta cidade”, pediu o deputado.

Fotos: 1) Izaías e Rosa no Indiano; 2) Silvino no bairro do Magano

TUCANO AMEAÇA REELEIÇÃO DE JUDITH EM BOM CONSELHO

Uma marketeira recifense que esteve hoje em Garanhuns tinha números de uma pesquisa realizada em Bom Conselho. Os dados são intrigantes. Mostram que se a eleição fosse hoje o candidato do PSDB à prefeitura, Danilo Godoy, impediria a reeleição de Judith Alapenha. Não se sabe ainda se esse levantamento   reflete o bombardeio dos últimos dias em cima do tucano. Ele está sendo acusado pelas redes sociais de ser um foragido da justiça por ter matado uma pessoa na Paraíba.

ZÉ DA LUZ MANTÉM O ÂNIMO DA CAMPANHA

A decisão da justiça eleitoral impedindo o uso da imagem do governador e do presidente em sua campanha política não alteraram em nada o ânimo de Zé da Luz (PHS). O candidato a prefeito de Garanhuns, juntamente com Gedécio Barros e os vereadores de sua coligação, percorrem diariamente os bairros da cidade, fazendo um contato direto com o eleitor. 

No último domingo Zé da Luz esteve na feira da Cecília Rodrigues, na Cohab 1, ouviu atentamente as necessidades do povo que reclama, sobretudo, da falta de perspectivas em Garanhuns. 

 "O calor humano nas nossas caminhadas está sendo muito forte. Eu sinto que a cada dia que passa a nossa proposta de mudança vai sendo assimilada pela sociedade que clama por mudança. Essa energia que vem do povo nos enche de alegria e de entusiasmo”, disse Zé da Luz depois de conversar com moradores da cidade.

NEIDE REINO VAI RECORRER AO TRE

A candidata do PSB à prefeitura de Capoeiras, Neide Reino, que teve seu pedido de registro indeferido pela juíza Pollyana Maria Barbosa Pirauá Cotrin, pretende recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral. Enquanto não houve uma decisão em última instância a socialista continuará na disputa eleitoral. Confira a NOTA DE ESCLARECIMENTO que foi enviada ao blog pela coligação Capoeiras Retomando o Desenvolvimento: 

NOTA -  Em respeito à população capoeirense, a coligação "Capoeiras Retomando o Desenvolvimento" (PSB-PTB-PHS) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos para repor a verdade sobre o pedido de impugnação da candidatura de Neide Reino a prefeita, desta coligação: 

Os meios de comunicação noticiaram que o Ministério Público impugnou a candidatura de Neide Reino ao cargo de prefeita da cidade de Capoeiras. 

O fundamento do pedido de impugnação da candidatura de Neide Reino ao cargo de prefeita seria a importantíssima Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010). 

Percebe-se, claramente, que a candidatura de Neide Reino está incomodando. A matéria tem o objetivo claro de desestabilizar um projeto político que sinaliza para o sucesso. Ou seja, a vitória de uma candidata forte e capaz de apresentar soluções para os graves problemas sociais do nosso município. 

A matéria da impugnação é de má fé. Divulga-se apenas o indeferimento em primeira instância, como se não houvesse oportunidade de recurso. Dar-se apenas uma versão como verdadeira. 

Além de poder continuar candidata sem prejuízo algum para a campanha, mesmo existindo o indeferimento, explicamos a população que será apresentado recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral, onde estamos confiantes de nossa vitória. 

Contudo, esta coligação manifesta confiança na sabedoria do povo capoeirense, que saberá identificar as manobras que visam apenas tumultuar o processo eleitoral em meio ao desespero dos adversários em perder o status e o poder. 

Por fim, agradecemos o espaço e convidamos a população a continuar fortalecendo a nossa campanha, que já está consolidada através da esperança e da vontade do povo. 

OBSERVAÇÃO: O blog noticiou o indeferimento das candidaturas de Sampainho e Neide Reino praticamente ao mesmo tempo. A informação foi dada com base nos documentos assinados pela Juíza Eleitoral. Na postagem feita por último, sobre a decisão em Caetés, foi escrito de maneira bastante clara que os dois postulantes barrados pela Justiça em primeira instância podem recorrer ao TRE e TSE. É só ler as postagens de ontem para verificar que o jornalista teve essa preocupação de informar corretamente.

SILVINO PROMETE MARAVILHAS PARA OS JOVENS

Clique na ilustração para visualizar melhor

Depois de assumir compromissos de valorizar a classe artística e a cultura, o ex-prefeito Silvino Andrade, candidato à sucessão municipal pelo PSDB, promete agora fazer um governo com muitas ações voltadas para os jovens. O tucano anuncia sua intenção de criar uma Secretaria de Juventude, incentivando os esportes e o lazer. Também informa que irá oferecer cursos profissionalizantes gratuitos e lançar um programa de incentivo ao primeiro emprego.

Silvino diz que irá colocar as escolas do município para funcionar em tempo integral e criar novos cursos de nível superior na AESGA. O candidato tem a intenção de garantir a realização de eventos artísticos e musicais para o jovens, pretende construir quadras esportivas nos bairros e criar novas áreas de lazer.

O ex-vereador de Garanhuns Eraldo Caxiado criticou o candidato do PSDB, que segundo ele está mais uma vez vendendo ilusões ao povo. “Ele foi prefeito 8 anos, investiu menos do que manda a Lei na educação, foi péssimo na saúde, desvalorizou os artistas e a cultura e nunca deu atenção aos jovens. Por que agora seria diferente? É pura demagogia para ganhar o voto”, argumentou Eraldo.

Na opinião do ex-vereador, que não saiu candidato este ano,  Garanhuns está precisando de uma mudança, de “sangue novo” na prefeitura. Ele acha que Izaías, por ter o apoio de amplos setores da população local, de médicos, comerciantes, dos principais partidos, do governador Eduardo Campos e do PT do ex-presidente Lula tem tudo para vencer a eleição e realizar uma grande administração.

A família de Eraldo apoia Izaías e Gersinho Filho para vereador.

SAMPAINHO TAMBÉM É IMPUGNADO EM CAETÉS

A mesma juíza que impugnou a candidatura de Neide Reino em Capoeiras, Pollyanna Maria Barbosa Pirauá Cotrim, também negou o registro de José Luiz da Sá Sampaio, Sampainho, que tentava concorrer pelo PSB em Caetés. A magistrada atendeu uma solicitação da coligação Unidos pela Mudança, considerando que a eleição do socialista resultaria num terceiro mandato. 

Sampainho foi vice-prefeito de Caetés, assumiu a titularidade do cargo quando o pai se afastou para ser candidato em Garanhuns e disputou a eleição de 2008. Venceu e assumiu durante 8 dias, tendo sido cassado pela Justiça Eleitoral por ser filho de Zé da Luz. Mesmo tendo sido afastado, a juíza entendeu que o mesmo cumpriu dois mandatos consecutivos e não poderá ser candidato nesta eleição. 

Tanto no caso de Neide quanto no de Sampainho eles ainda têm direito de recorrer ao TRE e ao TSE. Fica, no entanto, a dúvida na cabeça do eleitorado e por isso surgem especulações de que eles podem ser substituídos em suas chapas. Em Caetés uma das opções do grupo de Zé da Luz é Teresa, sua filha, enquanto em Capoeiras alguns sonham numa aliança do grupo de Nenen em torno da candidatura de Carlos Batata. 

Armando Duarte (PTB) em Caetés e Dudu (PR), em Capoeiras são os beneficiados desse problema dos adversários com a Justiça. Segundo um advogado consultado hoje pelo blog tanto o petebista quanto o republicano devem ter suas candidaturas homologadas pelo TRE, porque todos dois têm a ficha limpa.

JUÍZA DE CAPOEIRAS IMPUGNA CANDIDATURA DE NEIDE REINO

A juíza da comarca de Capoeiras, Pollyanna Maria Barbosa Pirauá Cotrim, impugnou a candidatura à prefeitura da representante do PSB, Neide Reino. A magistrada atendeu a uma ação do Ministério Público e numa sentença de 8 páginas fundamentou com base na Lei a sua decisão. 

Na opinião de Dra. Pollyanna Pirauá a aprovação da candidatura do PSB, que teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, relativas ao ano de 2004, "agride a moral comum, afronta o sentimento médio das pessoas sobre o significado da decência no trato da coisa pública e lesa o interesse superior da sociedade". 

A juíza frisa que a ex-secretária de saúde do município foi condenada por irregularidades insanáveis, tendo que restituir aos cofres públicos a importância de R$ 44.462,86.

A Justiça impugnou também o candidato do PSB em Caetés, Sampainho. Mais detalhes sobre essa decisão quando tivermos uma cópia da sentença em mãos.

JUIZ TIRA LULA E EDUARDO DA CAMPANHA DE ZÉ

Atendendo a uma representação da coligação Garanhuns Rumo ao Crescimento, o juiz eleitoral do município, Glacidelson Antônio da Silva, determinou hoje que fossem retiradas da propaganda do candidato Zé da Luz (PHS), as imagens do governador Eduardo Campos (PSB) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O juiz deu um prazo de 48 horas para que sua decisão seja cumprida, sob a pena de pagamento de uma multa diária de 500 reais por propaganda utilizada, incluindo-se aí os banners, paineis nas praças e santinhos. A decisão favorável a coligação do deputado Izaías Régis foi justificada por conta da aliança entre o PTB, o PSB e o PT.

NOTA

"A coligação Nasce uma Esperança recebeu com naturalidade a decisão do magistrado de Garanhuns, no entanto, anuncia que irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral onde será apresentada autorização expressa do governador Eduardo Campos para utilização de sua imagem nas peças de propaganda política da chapa Zé da Luz e Gedécio Barros".

O CANDIDATO IDEAL

Muitos moradores e eleitores de Garanhuns acham que não temos boas opções de voto na disputa pela prefeitura. O mesmo acontece em Lajedo, Caetés e muitas outras cidades da região.

Existe uma parcela da população de qualquer cidade muito exigente, ou insatisfeita, sonhando sempre com o candidato ideal.

Difícil é a gente ter esse "homem ou mulher maravilha", seja numa eleição municipal, estadual ou nacional.

Os homens e mulheres têm defeitos e esses podem ser acentuados numa atividade sinuosa como a política, onde se está em busca do poder, do dinheiro ou de maior status social.

Cabe, normalmente, fazer escolhas entre o que temos e dependendo do município as opções podem ser fraquinhas mesmo, o que leva não poucas vezes o eleitor a dizer que irá votar no "menos ruim".

O fato é que com bons ou maus candidatos cabe aos moradores de uma cidade fazer a sua opção, porque dela depende os destinos do lugar onde mora.

Se não existe o candidato ideal, dos seus sonhos, que se faça uma avaliação racional dos nomes que estão no jogo, escolhendo o mais capacitado para administrar o município pelos próximos quatro anos.

Perder a esperança, desacreditar de tudo e se omitir certamente não vai ajudar em nada. Nem você e muito menos sua cidade.

Na escolha de um prefeito, governador ou presidente, mesmo de um representante para o parlamento, acredito que sempre é importante saber a história dos candidatos. Saber a origem, as lutas que travou, os compromissos que tem com a população, se realmente está interessado em fazer alguma coisa ou se é mais um buscando o poder pelo poder, um carreirista querendo fazer patrimônio às custas do dinheiro público.

Uma cidade do porte de Garanhuns, com mais de 130 mil habitantes, não pode ser governada por um homem só, até porque o regime monárquico já foi extirpado da vida nacional desde o século XIX.

Chega de prefeitos autoritários, arrogantes, homens sem um mínimo de humildade, que pensam saber de tudo.

É preciso governar em equipe, prestigiando as cabeças pensantes da cidade. Que se dê prestígio aos engenheiros, arquitetos, policiais, educadores em geral, médicos, produtores culturais, agricultores, comerciantes, donas de casa, estudantes.

Tem uma música aparentemente ingênua de Roberto Carlos com uma frase curta e simples: "Todo mundo é alguém". Isso é bíblico, está nos fundamentos do cristianismo, mas também é científico. O contrário disso é acreditar na tese nazista de que existem "raças superiores" e desprezar classes sociais inteiras que poderiam dar seu contributo a sociedade.

Já que não temos o candidato ideal, procuremos dentre eles o mais próximo da utopia que todos temos dentre de nós. Precisamos saber quem são seus apoios, suas companhias, pois os que o cercam certamente irão compor a sua futura equipe de governo. E que o eleito tenha essa consciência: de que cada homem e mulher da cidade é um "alguém", uma pessoa a ser considerada.

O próximo prefeito, seja de Garanhuns, ou de outra cidade, deve reunir em torno de si bons quadros nas mais diversas áreas, ter conhecimento dos problemas do município, poder de articulação na capital do Estado e em Brasília.

Se aliar tudo isso a vontade de fazer, a disposição de entrar na história como um "tocador de obras", um "construtor de sonhos" e não como um oportunista qualquer, estará estabelecendo as condições para ser um bom governante.

Prefeitos como João Lyra, José Queiroz e Tony Gel contribuíram bastante com  o desenvolvimento de Caruaru. Uma cidade que tinha o porte de Garanhuns e hoje está 30 anos ou mais à nossa frente.

Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos fizeram Pernambuco crescer muito nas últimas décadas. O Estado hoje ocupa um lugar de destaque no Nordeste e no País.

E por que Garanhuns também não pode ter um gestor à frente da prefeitura, que trabalhe sintonizado com a sociedade, apaixonado por ideias, capaz de levar os projetos adiante, que impulsione mais e mais o desenvolvimento desta terra?

É preciso acreditar, é preciso persistir, é preciso lutar. O Maluco Beleza, Raul Seixas, que morreu de tanto beber, compôs uma letra bonita, forte, infelizmente não praticada por ele mesmo. É quase um "Hino do Otimismo", impregnado, talvez, de filosofia oriental. É só uma música, mas acredito que se muitos refletissem sempre nesses versos eles ajudariam muito na vida, no trabalho, no amor, na política...

Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...

Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça agüenta
Se você parar
Não! Não! Não!

Queira!
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...

Essa canção não está fora do contexto. Na política também devemos insistir, repetir, errar, mudar,  tentar de novo até um dia acertar e começar a construir um novo tempo.

Não existe candidato ideal. Não existe governo sem falhas. Mas as candidaturas, os governos, somos nós que construímos. E se a sociedade organizada, o povo, quiser direcionar as suas vontades, poderá modelar candidatos menos frágeis e num segundo momento estabelecer governos menos ruins.

Dom Hélder Câmara pregava: "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade".

Vamos sonhar juntos.

O DESAFIO DE SILVINO

Garanhuns nunca deu três mandatos a nenhum prefeito. Amílcar Valença governou o município duas vezes, fez boas administrações, e na tentativa do terceiro mandato foi derrotado por José Inácio Rodrigues. 

Ivo Amaral também foi prefeito duas vezes, teve administrações aprovadas pela população e perdeu para Silvino quando disputou pela terceira vez. 

Agora é a vez de Silvino tentar quebrar este tabu. Governou por dois mandatos consecutivos, fez o sucessor, Luiz Carlos de Oliveira, e agora quer voltar com o apoio deste. 

Caso vença a eleição e evite a mudança estará consolidado, superando os feitos de Ivo e Amílcar.

O CARRO DE BODES

Num mundo de televisores digitais, internet de alta velocidade e celulares presentes nos mais escondidos grotões,  crianças ainda têm de trabalhar para ajudar em casa. E muita vezes usam instrumentos que podem parecer ultrapassados na sociedade moderna, como este carro puxado por bodes, mostrado na foto acima.  Segundo o site Caetés Notícias o veículo é usado por dois meninos do Sítio Lajes, no município vizinho, que percorrem uma distância de 3km em busca de dois ou três baldes d´água. A imagem que ilustra o post também é do Caetés Notícias.

Há uma dúvida se os animais usado pelas crianças são bodes ou carneiros (borregos). Como quem publicou a foto originalmente usou o primeiro nome, optamos por usar esse denominação na postagem.

PATRULHEIRO QUER DEFENDER AS CRIANÇAS

Aí está mais um candidato a vereador em Garanhuns: Ítalo Regine. Filiado ao PMN ele implantou o programa de Patrulheiros Mirins em algumas cidades da região, como Brejão, Jucati e Capoeiras. Ao todo trabalha com mais de 400 crianças, que recebem orientação sobre disciplina, religião e primeiros socorros. Entusiasmado com essa atividade, pretende na Câmara lutar pelo social e pelos direitos dos menores carentes. É mais conhecido na cidade como Ragi dos Patrulheiros. 

Qualquer um dos candidatos à Câmara Municipal em Garanhuns pode divulgar suas propostas através deste blog. É só enviar foto e um breve currículo através do e-mail robertoalmeidacsc@gmail.com

PAULO LINS DIZ COM QUEM ESTÁ O GOVERNADOR

Integrante da direção do PSB de Garanhuns e gestor da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE), o professor Paulo Lins foi um dos socialistas que participou da inauguração do comitê de campanha do deputado Izaías Régis. Na oportunidade, ao usar da palavra, ele disse com todas as letras que o seu partido e o governador Eduardo Campos estão apoiando a candidatura do petebista. "Outro candidato que anunciar o apoio de Eduardo estará faltando com a verdade", disse Paulo Lins.

Pelo que deu a entender, nos diversos municípios do Estado candidatos da base aliada são autorizados a usar a imagem do governador, mas o apoio mesmo de Eduardo será dado a quem tiver o PSB em seu palanque. Outros socialistas que estavam na inauguração do comitê eram o vereador Gersinho Filho, Mário Faustino, o prefeito Sandoval Cadengue e o Dr. Antônio Coelho.

ZÉ DA LUZ CUTUCA ADVERSÁRIOS

Ao divulgar que tem a autorização do governador para usar a foto do socialista em seu material de propaganda, Zé da Luz (PHS) fez questão de cutucar seus adversários na disputa pela prefeitura, principalmente o deputado Izaías Régis (PTB). O engenheiro lembrou que tem uma história de vida junto à família Arraes, tendo entrado na vida pública graças ao ex-governador. "Ao contrário de outros, Zé nunca atingiu a honra da família com palavras e nem cogitou apoiar Mendonça Filho em 2006", alfineta uma nota distribuída pela assessoria do Partido Humanista.

Indiretamente o candidato do PHS também atinge Silvino Andrade Duarte, que nas eleições estaduais esteve contra Eduardo Campos e no pleito nacional sempre acompanhou o tucano José Serra. A assessoria de Zé da Luz pretende mostrar que ele sempre esteve do mesmo lado, com Arraes, Lula, Dilma e Eduardo. (Na foto material de campanha de Zé usando a imagem de Eduardo).

PEDRO FALCÃO E CHICO ALENCAR DISCURSAM PRÓ IZAÍAS

O candidato do PTB à prefeitura de Garanhuns, Izaías Régis, inaugurou hoje oficialmente o seu comitê de campanha localizado na Avenida Rui Barbosa. Foi uma solenidade relativamente simples, prestigiada pelos vereadores Gersinho Filho e Ary Júnior, presidentes de partidos, ex-vereadora Margarida Cardoso, o presidente da CDL, Fernando Couto, Paulinho Brasileiro, Mário Faustino, Pedro Passos, a candidata a vice, Rosa Quidute (PT), além de populares.

Dentre as lideranças que discursaram, afora os candidatos, dois chamaram a atenção. O gerente executivo do INSS em Garanhuns, Francisco Alencar, e o diretor da UPE, professor Pedro Falcão. Os dois declararam com muita ênfase seu apoio a Izaías e disseram que o município perdeu uma grande oportunidade de se desenvolver mais quando Lula estava na presidência.

"Agora Garanhuns tem outra chance com a eleição de Izaías, por conta da sintonia dele com os senadores de Pernambuco, o governador do Estado e o presidente da República", frisou Pedro Falcão, na mesma linha do discurso de Chico do INSS.

AGUINALDO BARROS VOTA EM ZÉ DA LUZ

A Assessoria do candidato do PHS à prefeitura, Zé da Luz, acabou de passar a informação de mais um apoio ao humanista. Segundo o jornalista que conversou com o repórter pelo telefone o advogado Aguinaldo Barros (foto), filho do saudoso radialista do mesmo nome, votará e fará campanha para o ex-governante de Caetés. "Pode publicar essa aí que a gente assume", avisou, demonstrando uma certa preocupação com o caso envolvendo Alexandre Marinho.

O assessor reiterou as conversações de Zé da Luz com o presidente do PSD, repetiu que o advogado chegou a ser cogitado para vice, até que foi escolhido Gedécio Barros. "Foi oferecida então a coordenação geral da campanha a Alexandre, mas ele não aceitou, dizendo que iria apoiar sem ficar de frente", revelou o jornalista, no contato com o blog. Ele acredita que o ex-secretário deve ter recuado por conta de pressões dos seus amigos da classe média.

ALEXANDRE FALTOU COM O RESPEITO

Sempre considerei o Alexandre Marinho umas das pessoas mais inteligentes e educadas de Garanhuns. Aquele seu jeito manso, de homem bom, de há muito me conquistou. Hoje conheci uma nova faceta do advogado, ex-secretário e marketeiro garanhuense. 

Por conta de uma notícia postada neste blog ele partiu para o ataque, chamando o jornalista de mentiroso através do seu espaço na net e no facebook alardeou que eu tinha pisado na bola. 

Vamos aos fatos: Quatro fontes confiáveis passaram ao jornalista a informação de que Alexandre Marinho tinha fechado com a candidatura de Zé da Luz. Uma delas foi um jornalista, muito ligado ao ex-prefeito de Caetés e que anunciou toda equipe da comunicação da campanha: incluindo o presidente do PSD de Garanhuns, o jornalista Jodeval Duarte e o radialista Gláucio Dória.

Não telefonei para nenhuma dessas pessoas, pois ninguém estava sendo acusado de nenhuma atitude desabonadora. Apenas estava sendo revelado que eles iriam trabalhar para Zé da Luz, segundo informações da própria assessoria do candidato. Ou será que o ex-secretário considera uma ofensa a sua honra a notícia de que pode trabalhar com o ex-prefeito de Caetés?

Como o Alexandre Marinho tem muita representatividade no município, tendo participado de todas as campanhas políticas de 92 pra cá, e sido secretário de três gestões diferentes, dei ao seu nome mais peso do que aos outros. 

Em nenhum momento denegri seu nome. Pelo contrário, elogiei o colega e destaquei a sua importância dentro do processo político. 

Alexandre podia ter tido um contato comigo, procurado saber as fontes e dar a sua versão dos fatos. Num primeiro momento enviou um comentário que foi democraticamente publicado, mas logo em seguida usou o seu blog e o facebook para me desqualificar. 

Não se preocupou nem mesmo em desmentir a informação passada pela Assessoria de Zé da Luz de que esteve a um passo de ser o vice na chapa do candidato do PHS. Será que eles inventaram isso também? Alguma coisa está errada nessa história. 

Alguém está mentindo ou querendo evitar que venham a público as conversas de bastidores. Talvez alguém tenha medo de Zé da Luz, ou de Ditinha ou da opinião do povo de Garanhuns. Assim, é mais fácil bater no repórter, que assume o ônus por todo mundo, vira "bode expiatório". 

Agi com ética, não inventei nada e cabe a Assessoria de Zé da Luz, se quiser mostrar a cara, esclarecer alguma coisa, já que me foi garantido que estava tudo certo com Alexandre.

Não faltei com a verdade, como se escreveu equivocadamente, apenas passei a informação que me foi passada. Alexandre Marinho, que deve estar passando por alguma crise pessoal, faltou com o respeito e talvez com a ética.  Em vez de notícia ou um desmentido promoveu um ato belicoso. Como não sou de briga nem idiota, tal qual ele classificou o jornalista Jamildo, prefirou encarar tudo isso com serenidade, usando a meditação para reagir com bom senso a esse desatino. 

Será que por trás do homem manso e afável se esconde outra pessoa que eu não conhecia? Sinceramente espero que não.

MÉDICOS ASSUMEM COMPROMISSO COM GARANHUNS

Um grupo de médicos da cidade, reunidos ontem à noite com Izaías (PTB) e Rosa (PT), se comprometeram a apoiar sua campanha eleitoral e fazer tudo possível para melhorar o setor de saúde de Garanhuns, caso o petebista e a petista sejam eleitos. Eles disseram ter compromissos com a população mais humilde, normalmente mais desassistida, daí o interesse em colaborar para que o município ofereça um serviço de qualidade aos que precisam da medicina. 

Estiveram presentes ao encontro os seguintes médicos de Garanhuns:Dra. Marta Júdice (dermatologista e presidente da UNIMED) Antônio Coelho, Antônio Coelho Filho, Lamberto Sales e Sandra (sua esposa), Aldemiro Aquino e Aldemiro Filho, Alcindo Menezes, Dr. Learsi, Jorge Lira, Roberto Amorim, Dra. Luciana, Bartolomeu Quidute e Célio Cabral Filho. 

Ainda prestigiaram o encontro representantes dos partidos, como Wanderley Lopes (PTB), Mário Faustino (PSB), José Hilton Paixão (PMDB), o ex-vereador João Inocêncio e Dr. Lúcio, advogado.

Na conversa com Izaías e Rosa, os médicos e outros profissionais presentes fizeram sugestões também na área de educação, urbanização, qualificação profissional e revitalização da Avenida Santo Antônio. O candidato do PTB agradeceu os apoios e sugestões e se comprometeu a trabalhar ouvindo a sociedade garanhuense.

ALEXANDRE MARINHO APOIA ZÉ DA LUZ

O presidente do PSD em Garanhuns, Alexandre Marinho (foto), resolveu apoiar a candidatura da Zé da Luz (PHS) e irá inclusive participar da equipe que fará o Guia Eleitoral de Rádio e toda a comunicação da campanha. Será um personagem importante, que ajudará não somente no período eleitoral, como poderá ter um destaque no futuro governo, caso o ex-prefeito de Caetés vença o pleito de 7 de outubro.

Alexandre Marinho é advogado, mas sempre atuou mais com política e marketing eleitoral. Trabalhou nas campanhas de Bartolomeu Quidute (1992), Silvino Duarte (2000) e Luiz Carlos de Oliveira (2008), tendo sido secretário dos três prefeitos. Também passou uma temporada em Brasília, quando foi chefe de gabinete do deputado federal José Chaves.

Fundador do Partido Social Democrático em Garanhuns, foi um dos líderes contra a candidatura de Antônio João Dourado, participando de reuniões, manifestações de rua e escrevendo duros artigos na internet a respeito do projeto do ex-prefeito de Lajedo. Chegou a ser cotado para ser o vice de Zé da Luz, que depois fechou um acordo com o PR e ficou com Gedécio Barros como companheiro de chapa.

COMUNICAÇÃO - Zé da Luz terá na comunicação uma equipe forte. Além de Alexandre, integram o time de marketeiros do candidato do PHS o jornalista Jodeval Duarte, o radialista Glácio Dória e uma equipe de locutores de fora, que vão fazer um rodízio, pois a intenção é fazer um programa de rádio dinâmico, sem a "mesmice" que os caracteriza. O jornalista Fernando Rodolfo, que está em São Paulo, no SBT, dará uma consultoria colaborando com a equipe que estará na cidade.

Dois políticos veteranos, que também apoiam Zé da Luz - Ivan Rodrigues e Ivo Amaral - tanto atuarão na coordenação dos eventos como estarão ligados ao time de marketeiros.

NOTA DE ALEXANDRE MARINHO 


Sempre tive e continuarei tendo por você um grande respeito, mas acho que nessa postagem você pisou na bola.

Declara que eu teria decidido a apoiar Zé da Luz e que inclusive iria participar de sua equipe de campanha. Isto não procede.

Caso tivesse decidido por apoiar algum candidato, ou integrar alguma campanha, eu teria sido o primeiro a divulgar a notícia no meu blog.

E como experiente jornalista que você é, acho estranho o fato de você não ter me ligado ou me passado um e-mail, para saber sobre a veracidade da notícia, uma vez que sou o protagonista da matéria e sei que você tem todos os meus contatos. 

Acho lamentável e peço-lhe o favor de fazer a devida retificação, inclusive como direito de reposta.

NOTA DO BLOG

Nesta sexta-feira à tarde tive a informação, por Kleber Cisneiros, de que Alexandre Marinho iria apoiar a candidatura de Zé da Luz. À noite recebi uma ligação de um jornalista de São Paulo que confirmou a informação e revelou inclusive o restante da equipe de comunicação do ex-prefeito de Caetés, confirmando o nome de Alexandre. Recebi também um telefonema do ex-prefeito Ivo Amaral que ratificou a mesma notícia. E ainda disse mais: "Foi o que me passou Ivan Rodrigues".

São dois jornalistas e dois políticos de Garanhuns pelos quais tenho o maior respeito envolvidos no mesmo fato. Se todos eles estão mentindo, peço desculpas ao Alexandre por ter confiado nessas fontes.

Com o respeito de sempre,

Roberto Almeida.

SILVINO PROMETE MAIS ATENÇÃO AOS ARTISTAS

Silvino no Indiano. Atrás se vê Dona Geni, mulher de Luiz Carlos

Caminhada de Silvino e Marcelo Marçal no Indiano

Silvino Duarte está todos dias nas ruas de Garanhuns em busca de votos. Nesta sexta-feira a caminhada foi no bairro do Indiano, que tem muitas ruas pavimentadas em sua administração. Ao mesmo tempo que faz o porta a porta, o candidato do PSDB vai divulgando as suas propostas de governo. Na área da cultura, o tucano promete valorizar os artistas da cidade. Garante que olhará por quem faz música, teatro e dança não apenas no período do Festival de Inverno, mas durante todo o ano. Também anuncia que os cachês dos artistas irão melhorar e irão ser pagos em dia.

RAÍ DESBANCA BRUNA SURFISTINHA

Quem acompanha este blog já deve ter notado: a postagem sobre o filme Bruna Surfistinha, com Débora Secco, é a campeã dentre as mais de 6 mil que já foram incluídas ao longo desses três anos de trabalho. Raramente uma nota consegue mais audiência por mais de um dia. Pois bem, a notícia sobre o ex-jogador Raí, que está vivendo um romance com o jornalista Zeca Camargo, da TV Globo, há três dias que se mantém no topo. Apesar de todo o preconceito contra os homossexuais, eles dão Ibope. Queiram ou não Raí e Zeca desbancaram Bruna/Débora Secco. Pelo menos momentaneamente. Viva a diversidade!

DORA LUTA PARA REPRESENTAR COHAB II

A Cohab II, juntamente com os loteamentos em volta, é hoje quase uma cidade à parte dentro de Garanhuns. Tem mais moradores e eleitores do que muitos municípios da região, como Caetés, Jupi, Capoeiras ou Brejão. Mesmo assim esse verdadeiro bairro, que faz parte da Boa Vista, nunca elegeu um vereador. Quem este ano está mais uma vez tentando se eleger para representar a comunidade É Auxiliadora, conhecida como Dora da Cohab II. Ele tem lutado através de uma associação, que distribui leite com as pessoas carentes e presta outros serviços. Outra luta sua foi a regularização das casas do Conjunto Francisco Figueira e por último viabilizou polpudas indenizações para moradores da área. Dora está no palanque de Silvino Duarte (PSDB) e Marcelo Marçal.

Estaremos a partir de agora apresentando alguns dados dos candidatos a vereador de Garanhuns. Os candidatos interessados em ter seu perfil publicado no blog podem enviar foto e um breve (breve mesmo) currículo através do e-mail robertoalmeidacsc@gmail.com

O TIME DE IZAÍAS

Está praticamente definido o time de profissionais de comunicação que vai trabalhar na campanha de Izaías Régis (PTB), responsável pela propaganda nos carros de som e produção do Guia Eleitoral de Rádio. O estúdio será o de Carlinhos (funcionário aposentado da Rádio Jornal), a supervisão ficará com Marcela Valença (foto), André e Samara serão os locutores e Kleber Cisneiros poderá estar à frente das reportagens de rua. Fui convidado para colaborar na redação, mas dividirei esta tarefa com outros, por questões de saúde e porque tenho de atuar com Wando Pontes no programa de Dudu (PR). É uma equipe de pessoas modestas, mas tudo “prata da casa”, como se diz por aí.

MARKETING E JUSTIÇA NAS CAMPANHAS

Das cinco campanhas políticas que estão sendo feitas pelo publicitário Marcelo Jorge, três são de mulheres: Débora Almeida (PSB) em São Bento do Una, Neide Reino (PSB), em Capoeiras;e Judith Alapenha (PDT), em Bom Conselho. Em Garanhuns ele é o marketeiro de Silvino Andrade (PSDB) e em Brejão de Sandoval Cadengue (PSB). O tucano Silvino e a socialista Neide tiveram pedidos de impugnação de suas candidaturas e se aguarda a decisão da justiça.

Como em campanha vale tudo, em Bom Conselho está sendo divulgado pela internet uma foto do candidato do PSDB, Danilo Godoy, informando que o mesmo é foragido da Justiça da Paraíba. Mesmo assim, segundo jornais do Estado vizinho, o tucano é o líder das pesquisas.

Em Garanhuns um assessor de Izaías Régis informou ao blog que a única candidatura que já está homologada no TRE, das quatro que pediram registro em Garanhuns, é exatamente a do petebista. As outras estão esperando o julgamento do juiz eleitoral. (Na foto a candidata Débora Almeida abraça uma criança durante uma de suas caminhadas).

SILVINO PROMOVE CAMINHADAS PELOS BAIRROS





Silvino Andrade Duarte está animado com a receptividade as suas caminhadas pelos bairros de Garanhuns. Esta semana o tucano esteve na Brahma e outras comunidades, sempre acompanhado por correligionários e eleitores fiéis. Otimista, o candidato divulgou as fotos e já está prevendo mais uma vitória em sua carreira política. Na sequência de imagens acima alguns personagens são conhecidos: Silvino abraça donas de casa tendo Marcelo Marçal ao lado; o Secretário de Governo, Marcel Nogueira, acompanhado de duas jovens; o radialista Luciano Andrade e sua esposa Maria, de 45 no peito; Duas jovens militantes tendo por trás o Secretário Municipal Ornillo Lundgreen.

CAMPANHA "PEGA FOGO" EM LAJEDO



A temperatura da campanha eleitoral em Lajedo já está lá nas alturas. Os dois candidatos, Joãozinho Dourado (PDT) e Rossine Blésmany (PSD) lutam para ver quem bota mais gente nas ruas em suas caminhadas. O fato é que verdadeiras multidões acompanham os representantes do governo e o da oposição. As fotos acima, a primeira dos pedetistas e a segunda dos pessedistas, dão uma boa mostra de como a política está no sangue dos lajedenses.

ZÉ DA LUZ ANUNCIA CAMPANHA INTELIGENTE

O candidato do PHS à prefeitura de Garanhuns, Zé da Luz, foi o primeiro a comentar o tempo dos programas eleitorais de rádio. O humanista se posicionou através da Coordenação de sua Campanha e demonstrou satisfação com o tempo de 4 minutos e 56 segundos para mandar sua mensagem política aos moradores do município.

"A coordenação da campanha de Zé da Luz está otimista quanto ao tempo que terá no seu programa de rádio. Do ponto de vista de conteúdo entendemos que o nosso programa será bem objetivo e não vai ter espaço para o famoso enche lingüiça", pontuou a Assessoria. 

Prosseguindo a Coordenação adiantou: "Vamos mostrar por que Zé da Luz é o melhor para Garanhuns, iremos ouvir a voz das ruas, as lideranças que apóiam o nosso palanque também terão espaço e estamos certos de que nosso programa será bem atrativo, inteligente e diferente". 

Concluindo a Assessoria informou que oito profissionais experientes em campanhas políticas estarão envolvidos diretamente na produção. "O guia da coligação Nasce uma Esperança irá interagir com as redes sociais, o que vai nos permitir sentir uma resposta rápida do público", complementou.

IZAÍAS FICA COM MAIS TEMPO NO PROGRAMA DE RÁDIO

Numa reunião realizada hoje à tarde, com representantes dos partidos políticos e da justça eleitoral, ficaram definidos os tempos dos programas de rádio de cada candidato. O deputado Izaías Régis (PTB) terá 14 minutos, 17 segundos e 76 milésimos, quase o dobro do segundo colocado, Silvino Andrade Duarte (PSDB). Este soma 8 minutos, 7 segundos e 92 milésimos. O terceiro é Zé da Luz (PHS), num total de 4 minutos, 56 segundos e 4 milésimos. Paulo Camelo (PSOL), fará uso de 2 minutos,37 segundos e 98 milésimos. 

Izaías ganhou mais tempo no Guia Eleitoral porque o PTB coligou com o PT, o PSB e o PMDB, partidos de grandes bancadas no Congresso Nacional. (Na foto os representantes da Justiça Eleitoral).

SILVINO DIZ QUE REPRESENTA MUDANÇA

O candidato do PSDB à prefeitura está distribuindo um material de propaganda política com seus compromissos de campanha. No documento é dito que o tucano tem fé, visão de futuro, credibilidade e força de trabalho. 

O panfleto, impresso em material de ótima qualidade com fotos do candidato e da entrada da cidade, com um fundo amarelo, lembra algumas obras do ex-prefeito, como o aterro sanitário, reformas no Pau Pombo e Euclides Dourado, a Faculdade de Direito e a implantação de 20 postos de saúde. 

Num trecho curioso o material diz que “Garanhuns quer mudanças” e completa que Silvino representa isso, com uma nova atitude administrativa e atitudes renovadoras. 

“Com visão de desenvolvimento, Silvino vai fazer Garanhuns forte, rica, valorosa, digna de ser querida e amada pelos seus munícipes”, prega a carta aos moradores da cidade.

NOTA - Estamos numa campanha política que irá decidir os destinos de Garanhuns. Procure ouvir os candidatos, seus programas, ficar atento aos programas de rádio. Leia os artigos e notícias usando a razão e comente com critérios, argumentando. Eleição não é brincadeira nem jogo de futebol para ser motivo de piadas, ataques pessoais ou outras atitudes mais grosseiras. Use os espaços de que você dispõe para opinar com responsabilidade.

UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA DE GARANHUNS

Do Médico Alcindo Menezes:

Já tive a oportunidade de escrever a respeito da situação econômica de Garanhuns e a questão política em nossa cidade. 

Neste artigo quero analisar as duas conjuntamente, mas principalmente estimular que o cidadão garanhuense faça uma reflexão a respeito das oportunidades e opções que se avizinham. 

Dizer que Garanhuns é hoje uma cidade sem desenvolvimento, sem planejamento e sem visão de futuro, é “chover no molhado”. Há quase dezesseis anos só o que se sabe em nosso município é que este perdeu o bonde do desenvolvimento, só ouvimos falar de desemprego, fechamento de fábricas, nossa agricultura e pecuária há tempos são praticamente de subsistência e o turismo se resume ao Festival de Inverno, totalmente patrocinado pelo Governo Estadual. 

Ouvimos muito falar do desenvolvimento de cidades localizadas em regiões muito próximas a nossa, como Caruaru e Campina Grande, o que será que tem lá que nos falta aqui? 

Ao se fazer uma avaliação do potencial e dos recursos daquelas cidades, comparadas a nossa Garanhuns, fico estarrecido. Parece que as nossas condições são melhores, principalmente se considerarmos a questão hídrica, energética e geográfica. Esta última nos torna uma encruzilhada, o que do ponto de vista de logística é muito importante. 

O que me parece, é que a principal diferença entre nós e os municípios em franco crescimento e com características semelhantes, são nossas escolhas políticas errôneas. 

Nos últimos dezesseis anos nós fomos extremamente conservadores na escolha dos nossos dirigentes, fugindo sempre da opção pela mudança e mantendo sempre o mesmo grupo a frente dos destinos da nossa cidade. A última vez que o eleitor garanhuense optou pela oposição ao “cacique de plantão”, foi há quase vinte anos. Aí eu me pergunto: “O que Garanhuns ganhou com isso?”. 

O que nos cabe, é perguntar se em 2012 vamos manter essa lógica cruel que assola Garanhuns ou faremos a opção pela mudança, dando a oportunidade de se fazer diferente. 

Creio que manter os que aí estão, é dar continuidade a mesmice, a falta de planejamento, a falta visão de futuro e principalmente condenar Garanhuns a permanecer nesse ciclo vicioso que nos tirou do processo de desenvolvimento. 

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) em Garanhuns, enxerga Izaías Régis como a pessoa que pode levar nosso município de volta ao caminho do crescimento. 

Izaías soube construir sua candidatura reunindo forças e cidadãos que podem colaborar sobremaneira nesse projeto, pessoas preocupadas com o desenvolvimento de Garanhuns, e principalmente desvinculadas e independentes do ranço político que domina nossa cidade há mais de uma década. 

Junto com Izaías, essas pessoas acreditam no que pregava “Bob” Kennedy, senador democrata americano que disse um dia: “Há pessoas que veem as coisas como são e perguntam por quê? Mas, há pessoas que imaginam as coisas como poderiam ser e perguntam, por quê não?”. 

Assim penso eu, faça sua reflexão. Se sua opção for pelo crescimento sustentável de nossa cidade, venha ser um dos construtores desta opção de desenvolver Garanhuns.

Alcindo Menezes é médico ginecologista, integra os quadros do Hospital Monte Sinai e a direção da Unicred. Pertence a direção do PSDC de Garanhuns.

O blog está aberto a publicar diferentes opiniões sobre o processo político municipal.

500 GALINHAS PARTICIPAM DA FESTA EM SÃO BENTO DO UNA

Começam nesta sexta-feira, os treinos oficiais que vão definir o grid de largada no domingo, do “grande prêmio” de São Bento do Una. As disputas da 15ª Corrida da Galinha que este ano vem com o mote “Correndo da Seca” acontecem neste final de semana, dias 27, 28 e 29 a partir das 09 horas, no circuito de 86 metros de extensão com estrutura de arquibancada montada na Praça Copacabana, centro da cidade e capacidade para abrigar duas mil e quinhentas pessoas. 

Como em toda competição, a Corrida também tem seu regulamento. Este ano, a exemplo de 2011, a coordenação da prova o sistema biométrico nas inscrições das aves, para evitar duplicidade entre as galinhas competidoras. 

Cerca de 500 vão concorrer a 1 milhão (espiga de milho gigante), 500 reais, troféu e placa na “Calçada da Fama”, onde serão imortalizadas. A campeã do ano passado é uma das favoritas da competição. 

A Abertura oficial da festa é nesta quinta-feira, a partir das 20 horas com o acendimento da Pira e entrega da chave da cidade a dona da festa - a galinha. Na programação, além de oficinas e palestras tem atrações como: a Banda Parangolé, Vai D3, Edcity, Patusco, Asas da América, Simoni e Simária, MC Sheldon, Forró da Pegação e Marreta You Planeta, além de desfile de trios elétricos, entre outras, que vão agitar as três noites no palco armado no Centro da cidade. (Texto: Jornalista Luzimar Dias. Foto Divulgação).

COLÉGIO SANTA SOFIA COMPLETA 100 ANOS

O Colégio Santa Sofia de Garanhuns, estabelecimento de ensino ligado às Damas Cristãs, da Igreja Católica, está completando 100 anos de existência no próximo mês de setembro. Uma data bastante significativa, que será comemorada com passeio ciclístico, exposição artística e espetáculo teatral. Teremos ainda uma caminhada musical no Parque Euclides Dourado, desfile cívico de alunos e ex-alunos, feijoada para antigos estudantes da tradicional escola, lançamento de um selo comemorativo do primeiro século do Santa Sofia e apresentação de Orquestra em frente à Catedral de Santo Antônio. 

O primeiro Colégio de Garanhuns a comemorar 100 anos foi o XV de Novembro, no ano 2000. Agora chegou a vez do Santa Sofia.

PAULA FERNANDES, PAUL SIMON E METALLICA

Pouca gente sabe, mas a cantora Paula Fernandes, rotulada de sertaneja para atender interesses comerciais, gravou no final de 2006 um disco todo em inglês. É um trabalho bem country, com músicas de Kerry Livgren (Dust in the Wind, a faixa título), John Rzeznik (Íris), Pete Townshen, do The Who (Behind Blue Eyes), James Hetfield/Metallica (Nothing Else Matters) e Paul Simon (The Boxer). A produção é do brasileiro Marcus Viana, que também assinou uma das canções do álbum. Um trabalho bonito, embora os intelectuais que odeiam a artista digam que ela “assassinou” as músicas. (A foto da beldade eu pesquei na página da Marano no Facebook).

O TIME DE SILVINO

O candidato do PSDB à prefeitura, Silvino Andrade Duarte, montou um time da pesada para fazer o seu Guia Eleitoral de Rádio. Os programas serão gravados no estúdio de Marcelo Jorge, que entra também com a voz e textos. Cássia Amaral será a locutora, Luciano Andrade fará as reportagens de rua e Carlos Eugênio coordenará todo o trabalho. A propaganda dos candidatos entra no ar a partir do dia 21 de agosto.

Além do Guia de Silvino, o publicitário Marcelo Jorge é responsável por mais quatro programas eleitorais de candidatos da região, conforme ele próprio revelou num comentário endereçado ao blog. É o Duda Mendonça do Agreste.

OS COMITÊS DA RUI BARBOSA

O blogueiro Kleber Cisneiros está virando um observador atento da cena política local e anda inspirado em seu blog. Numa de suas últimas postagens focou os comitês de campanha dos candidatos à prefeitura de Garanhuns. Todos estão localizados na Avenida Rui Barbosa e apresentam alguma diferenças. Silvino aparece nas fotos só com o vice, Marcelo Marçal; até agora nada de imagens junto com Luiz Carlos, Sérgio Guerra ou Aécio Neves. Zé da Luz mostra fotos com Gedécio, fica a dúvida se Inocêncio Oliveira e Eduardo Campos também aparecerão no material de propaganda. Izaías mostra todos os seus aliados, nas fotos do comitê: Rosa, Dilma, Lula, Armando, Humberto Costa e até o deputado Jorge Corte Real.

Abaixo as fotos do colega blogueiro:





Como Kleber foi muito feliz no título de sua matéria, optei por usar o mesmo neste meu post.

SILVINO EM DOIS MOMENTOS DA CAMPANHA

Reunião para apresentação do programa de governo

Silvino está trabalhando com todo gás, juntamente com seu vice, Marcelo Marçal. Já esta semana fez uma reunião para apresentar seu programa de governo, com a participação de 500 pessoas, entre vereadores, secretários municipais, correligionários e simpatizantes. Na casa do candidato, à frente Aurora Cristina e dona Geni (esposa de Luiz Carlos), foi realizado um encontro das mulheres. Estas discutiram como poderão colaborar na campanha. 
Encontro das mulheres da sociedade que apoiam Silvino

FESTA EM FAMÍLIA

Os 100 anos de Anita Valença forma comemorados ontem à noite, com um jantar em família. Estavam presentes seus irmãos Amílcar (97), Isná (94) e a caçula Arminda (87). Também filhos, netos, bisnetos e sobrinhos, como Pedro Jorge, Celso, Maria Emília e Givaldo. Dos antigos amigos marcaram presença Dr. Couto e Ivo Amaral. Os Valença gostam de viver muito e são boa gente.

POR QUE LUIZ CARLOS ESCOLHEU SILVINO?

O prefeito Luiz Carlos de Oliveira, em entrevista ao Kleber Cisneiros, disse que está com a consciência tranquila, após 8 anos de Governo. Acha que a história ainda lhe fará justiça e acredita que nenhum governante trabalhou tanto quanto ele, principalmente na periferia da cidade.

Agora, que o seu mandato está chegando ao fim, é questão de honra fazer o seu sucessor. Vai empenhar todas as suas forças para eleger Silvino Andrade Duarte, que oito anos atrás o colocou na prefeitura.

Por que Luiz escolheu Silvino? Todos sabem que após a eleição de 2004 os dois brigaram e em 2008 o tucano apoiou Zé da Luz. Um falava mal do outro e o ex-prefeito chegou a pedir perdão ao povo de Garanhuns por ter errado na escolha do sucessor. Existem até gravações dessa fala.

Na Convenção que homologou seu nome como candidato, Silvino deu tratamento diferente ao prefeito. Elogiou a gestão de Luiz,  no Centro Cultural,  e disse que o único erro do gestor foi não divulgar bem o seu trabalho.

Coisas da política, não é?

Mas Luiz certamente sabe o que faz. Ele sabe que vai deixar a administração com alguns pepinos que podem prejudicar sua imagem mais na frente. Por isso precisava de um candidato que seja bom político e bom gestor. Não confiou em Izaías para herdar o que vai deixar. Preferiu reatar a sua amizade com Silvino Duarte e está convencido de que este, caso chegue ao poder, saberá desatar o nó para que “tudo continue como antes no quartel de Abrantes”.

Se Silvino vencer a eleição e fizer como fez com Bartolomeu, Luiz Carlos vai se arrepender amargamente de sua decisão. No caso de cumprir a palavra e por ordem na casa sem atingir o antecessor, o prefeito fechará com chave de ouro a sua carreira de pequeno empresário e político que entrou na vida pública já perto dos 60 anos de idade.

Luiz tem a máquina, a fidelidade de 9 vereadores, as obras que fez na periferia e outros trunfos que talvez não possam ser revelados. Silvino tem uma história de vida em Garanhuns: bom médico na área de dermatologia, vereador de três mandatos, vice-prefeito de José Inácio e prefeito 8 anos, com obras espalhadas por todo o município.

Pensando bem, Luiz Carlos e Silvino tinham de estar juntos mesmo. Têm a mesma origem conservadora, ideologias idênticas e desejos semelhantes. Silvino para continuar o trabalho de Luiz Carlos, para “Garanhuns Crescer”, como prega o slogan do candidato do PSDB.

EXPRESSO CIDADÃO É SHOW DE BOLA

O Expresso Cidadão do Governo do Estado, inaugurado no último final de semana em Garanhuns, é verdadeiramente "show de bola". O prédio é bonito, moderno, enche os olhos de quem passa na rua, no simpático bairro Aluízio Pinto. Imaginar que aquilo já foi uma cadeia que assombrava os moradores do lugar...!?

Hoje o repórter foi conferir os serviços do órgão estadual. Se as instalações são amplas, limpas e arejadas, o atendimento é eficiente. Os 126 funcionários, todos jovens, fizeram concurso e foram aprovados numa concorrência enorme. Mais de quatro mil se inscreveram. A maioria dos selecionados é da região do Agreste Meridional.

O responsável pelo blog estava com a Carteira de Habilitação vencida. Em poucos minutos checaram meus dados, solicitaram que assinasse alguns papeis, tiraram uma fotografia, emitiram o extrato para pagamento da taxa e entregaram uma via de encaminhamento ao oculista. Exame feito, daqui a 10 dias volto por lá para pegar a nova Carta.

Uma beleza. O Expresso oferece 15 serviços, todos com agilidade, facilitando a vida do Cidadão. Daí o nome. Ponto para o governador Eduardo Campos, que construiu a Barragem do Cajueiro, tirou de Garanhuns o presídio feminino da Várzea, trouxe o curso de medicina e transformou uma cadeia numa repartição que nem parece coisa de serviço público.

Fui informado que meu atendimento no núcleo do Detran do Expresso Cidadão foi o primeiro feito em Garanhuns. Alô Eduardo Campos, que tal me dá um prêmio por inaugurar o serviço?

(Na foto os funcionários que atendem no Expresso Cidadão, setor do Detran).

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA