Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sábado, 30 de junho de 2012

PMDB DE JARBAS TAMBÉM FECHA COM IZAÍAS

O PMDB de Garanhuns também fechou apoio ao PTB, neste sábado, e vai apoiar a candidatura de Izaías Régis à prefeitura. A aliança entre os dois partidos foi confirmada ao blog pelo presidente da legenda no município, José Hilton Paixão. Segundo ele, a maioria dos integrantes do diretório entendeu que o deputado representa a melhor opção para um projeto de reconstrução da cidade, devido a sua capacidade de articulação em Pernambuco e em Brasília. O peemedebista admitiu que pesou na decisão final o fato do PSB ter fechado com o petebista, uma vez que o senador Jarbas Vasconcelos e o governador Eduardo Campos agora estão juntos, inclusive na eleição da capital.

Além de Zé Hilton, fazem parte do PMDB de Garanhuns o ex-prefeito Ivo Amaral, o ex-vereador João Inocêncio, o líder bancário aposentado José Sales e o presidente da AABB, Francisco Melísio. O partido deve apresentar quatro candidatos à Câmara Municipal.

LUIZ CARLOS EMPLACA O VICE DE SILVINO

O prefeito Luiz Carlos de Oliveira (PDT) mostrou que ainda tem força e indicou Marcelo Marçal (foto) como vice de Silvino Andrade Duarte. Precisando do apoio da máquina municipal para fazer a sua campanha, o tucano cedeu o quanto pode para atender o pedetista. O primeiro a ser sondado para ser companheiro de chapa do ex-governante foi o pastor Inaldo, da Igreja Presbiteriana, que preferiu ficar fora da política. Outra opção imaginada foi a do empresário Geová Barros, mas este também não quer saber de disputar eleições. Gedécio, que aceitava ficar no lugar do irmão foi descartado e se abraçou com Zé da Luz. Quem também pensava em ser vice na chapa encabeçada pelo PSDB era o vereador Dimas Carvalho, dispensado para abrir a vaga para Marcelo, homem de confiança de Luiz Carlos. O vereador Sivaldo Albino, aliado fiel do ex-prefeito, nunca esteve nos planos do seu líder. Este quando esteve impedido de sair candidato lançou a mulher, Aurora Cristina, e voltando à cena novamente deixou sem espaço o parlamentar do PPS.

Com a definição do palanque tucano, Garanhuns tem definidas as suas candidaturas, os partidos de cada palanque e os principais aliados de cada um. Izaías Régis (PTB), tem como vice Rosa Quidute e apoios importantes como do senador Armando Monteiro, lideranças estaduais e nacionais do PSB e PT, além de Audálio Ramos, Alcindo Menezes, Paulinho Brasileiro, Tony Neto, Expedito Nogueira, Adolfo Lopes, o vereador Gersinho, dentre outras.

Silvino Duarte, que ainda tem de resolver o problema da votação da Câmara, anulada pela Justiça, tem como principal aliado o prefeito Luiz Carlos de Oliveira e 9 dos 11 vereadores de Garanhuns. Terá ainda em seu palanque lideranças estaduais e nacionais do porte de Sérgio Guerra e Aécio Neves, este o provável candidato do PSDB à presidência em 2014.

Zé da Luz terá ao seu lado o ex-vereador Gedécio Barros e toda sua família, uma chapa de candidatos à Câmara Municipal competitiva, possivelmente o apoio de alguns setores do PSB e lideranças nacionais do porte de Inocêncio Oliveira, principal nome do PR no Estado. Paulo Camelo (PSOL) é o único candidato à esquerda, que disputará em faixa própria criticando as lideranças da burguesia.

PSB DE EDUARDO CAMPOS FECHA COM IZAÍAS

O Partido Socialista Brasileiro, PSB, partido do governador Eduardo Campos, acabou de fechar um acordo político e vai apoiar a candidatura do deputado Izaías Régis à prefeitura de Garanhuns. Estavam presentes nas conversações com o petebista o ex-prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, o vereador Gersinho Filho, Gerson Carvalho e outras lideranças. 

Izaías chega às portas da convenção com um saldo positivo na aliança com outros partidos. Além do PSB, estão com o petebista o PSDC, o PRB, o PP e o PT. Essas legendas farão uma chapão na disputa pelas vagas da Câmara Municipal.

Com a retirada da candidatura de Dourado, os socialistas ficaram procurando um caminho, nas últimas horas. Sinalizaram pelo apoio a Zé da Luz, conversaram com Silvino, mas a posição do ex-prefeito de Lajedo foi decisiva e o partido terminou ficando mesmo com a candidatura de Izaías. O representante do PTB terá no seu palanque os partidos do ex-presidente Lula e do governador de Pernambuco.

ZÉ DA LUZ COMEÇA CAMPANHA POLÍTICA

Zé da Luz enfim botou “a cara na rua” e é candidato a prefeito de Garanhuns, embora muitos não acreditassem que ele fosse disputar o cargo sem o apoio do governador. Hoje, na entrevista a Rádio Jornal, confirmou sua convenção, o seu vice e anunciou os aliados da campanha. O ex-prefeito de Caetés deu algumas alfinetadas na administração de Luiz Carlos e disse que Silvino Duarte e Izaías Régis já tiveram as suas chances, um como gestor e outro como deputado. O representante do PHS acha que representa a mudança ansiada pela população local. Prometeu uma gestão organizada, com projeto para tudo, até para botar um “poste numa rua”. No final, fez um apelo para que o PSB ficasse do seu lado. “Eu sou a cara do Partido Socialista e do governador Eduardo Campos”, afirmou.

FESTIVAL DE INVERNO PELO CELULAR

Interagir com o público espectador do Festival de Inverno de Garanhuns, disponibilizando conteúdos relacionados ao evento de forma bem acessível a todos através do celular. Essa é a meta da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Trends Mídia Digital Marketing Agency. Trata-se de uma ação interativa por meio de um aplicativo disponibilizado nos aparelhos que possuem tecnologia JAVA. Sejam eles, simples ou mais sofisticados como o iPhone e o Android, desde que estejam conectados à internet. 


 Por meio do acesso, o público pode conferir a Grade Oficial da Programação completa do FIG; conferir no Twitter conteúdo em tempo real sobre o FIG e a Cidade de Garanhuns; checar notícias em primeira mão, com dicas de lugares para visitar e ainda ver as melhores imagens do evento, durante a realização do Festival, que serão armazenadas no referido aplicativo. A interatividade já esta a disposição.

Para acessar, basta copiar o link: universo.mobi/fig_2012, colar no navegador do celular e aguardar o download. Concluído, é só instalar o aplicativo FIG 2012 no aparelho. Com um clic no aplicativo as informações são disponibilizadas. “Essa ferramenta de divulgação privilegia o público do Festival, que deseja melhor se programar. Pois o acesso imediato às informações inerentes ao FIG permite comodidade”, declarou a Secretária de Turismo, Ana Nery Azevedo. (Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura).

UM PROJETO PARA AGITAR O FIG

O Projeto Recicla Pernambuco vai agitar o 22º Festival de Inverno de Garanhuns, de 12 a 22 de julho, com uma série de atividades envolvendo a exposição de produtos de arte confeccionados com materiais recicláveis, distribuição de cartilhas sobre reciclagem de lixo e apresentação de vídeos educativos. Entre as ações do projeto no FIG também estão a realização de coleta seletiva diária no Parque Euclides Dourado, com catadores organizados da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov), de Garanhuns; e a instalação de 12 Postos de Entrega Voluntária (PEV) no Parque Euclides Dourado.

O projeto, executado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) por meio da Unidade Gestora de Projetos de Resíduos Sólidos (UGRS), éligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e financiado pela empresa Petroquímica Suape. Destina-se a realizar intervenções sócio-ambientais em municípios da Mata Sul, Agreste e Sertão de Pernambuco, especificamente relacionadas à gestão e operação na área de resíduos sólidos.

A equipe da UGRS estará presente na Feira de Arte com Materiais Recicláveis, no Pavilhão Economia Criativa, da Fundarpe, com uma série de atividades permanentes. Entre as atividades, estão a exposição e a comercialização de produtos de arte confeccionados com materiais recicláveis por 17 artesãos e artesãs de Garanhuns, das 14h às 20h.

Acontecerão ainda a distribuição de material informativo (folders, calendários e ímãs de geladeira da coleta seletiva de Garanhuns, cartilha “Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo com Organização de Catadores”) e sorteio de brindes – camisas “Eu Faço Coleta Seletiva”, lixeiras do Programa de Coleta Seletiva de Garanhuns para veículos e canetas no estande do Itep, Asnov e IFPE; e apresentação permanente de vídeos educativos sobre educação ambiental, coleta seletiva de lixo, catadores de materiais recicláveis, indústria da reciclagem e meio ambiente.

Haverá a exposição de fotos “Faces do Lixo” sobre lixo e reciclagem; a apresentação do grupo de teatro “Trupe Azimute”, com a peça sobre reciclagem “Tudo Vira Tudo”, nos dias 15 e 21 de julho, às 17h, no Pavilhão Economia Criativa; oficinas de arte com materiais recicláveis nos dias 14 e 20 de julho, às 15 h, com o artesão e escultor Leandro José, de Garanhuns; e atividades informativas e criativas com o arte-educador, Geraldo Simiano, de Garanhuns, diariamente na Feira de Arte com Materiais Recicláveis e no estande do Itep.

Nos dias 12 e 13, será realizado o dia de doação para a reciclagem de panelas velhas e das latinhas de alumínio. Nos dias 16 e 17, será a vez da doação para reciclagem dos resíduos eletroeletrônicos; e nos dias 18, 19 e 20, o dia de doação de garrafa PET. A equipe da UGRS que atuará no FIG é composta pelo coordenador Bertrand Alencar e pelas técnicas Poliana Martins e Romênia Moura. (Da jornalista Jacqueline Menezes).

PSB ADMITE SILVINO E IZAÍAS CONFIRMA ROSA

Hoje é o último dia para os partidos realizarem suas convenções, definindo a escolha dos candidatos a prefeitos e vereadores. Nesta reta final, em Garanhuns, algumas candidaturas já estão definidas, outra esperam pelo último minuto, quando serão fechados os acordos nas chapas majoritárias e proporcionais. 

Dirigentes do PSB local com os quais o repórter conversou agora há pouco, admitiram uma aliança com o ex-prefeito Silvino Andrade (PSDB), desde que fiquem com a vice da chapa. Os socialistas estiveram mais inclinados por Izaías Régis (PTB) ou Zé da Luz (PHS), mas como esses candidatos já têm seus companheiros de chapa, veem no tucano uma possibilidade de sair no lucro, com a retirada do nome de Antônio João Dourado e a consequente adesão ao ex-governante.

Depois de Zé da Luz confirmar oficialmente Gedécio Barros (PR) como seu vice, hoje foi a vez de Izaías anunciar também seu companheiro de chapa: será Rosa Quidute (PT), como já vinha sendo amplamente especulado.

As convenções devem ser encerradas neste sábado por volta das 17h, quando todo o quadro político do município deve estar definido.

A maioria dos leitores parece entender essas idas e vindas dos políticos, outros não. Há quem ache que o blog está inventando, publicando uma coisa e em seguida outra diferente. Nada disso. Os pré-candidatos é que mudam ao sabor dos ventos. A Política é mesmo feito nuvem. No momento em que escrevo este texto está de um jeito. Quando for mais tarde poderá estar tudo mudado. (Na foto Rosa Quidute, a vice de Izaías Régis).

ELEIÇÃO NÃO É CONCURSO PÚBLICO

Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho DEM), disseram mais ou menos a mesma coisa sobre a candidatura de Geraldo Júlio à Prefeitura do Recife, pelo PSB. "Eleição não é concurso público", assim podemos traduzir o pensamento do petista e do democrata, que pleiteiam o mesmo cargo do socialista.

Geraldo é um técnico que não conhece a capital pernambucana como os outros. Foi inventado pelo governador Eduardo Campos e adotará um discurso parecido com o de Antônio Dourado em Garanhuns, o de gerente, de técnico competente. Se pretendia também que ele fosse o novo na eleição, ideia abalada na escolha do vice, Luciano Siqueira. É boa gente, porém é um veterano em política e está filiado ao mais antigo partido comunista do país. Essa chapa tem tudo para sofrer uma acachapante derrota, contudo a campanha ainda nem começou. Vamos aguardar.

Mendonça Filho representa o conservadorismo, a antiga direita nascida a partir da Arena, PDS, PFL e que terminou nesse minguado DEM. Apesar de sua simpatia e aparente simplicidade, de ter sido governador, não tem a identificação necessária com o Recife, talvez por conta de sua origem interiorana e sua prática política em Belo Jardim e outras cidades do Agreste. Nem a divisão do PT e das esquerdas parece capaz de impulsionar Mendoncinha para uma vitória, pois o eleitorado da capital não parece disposto a um retrocesso.

Por fim temos a chapa "puro sangue" do PT, com o senador Humberto Costa e o deputado João Paulo. Os dois com uma história de luta no partido e na sociedade. Começaram quando o Partido dos Trabalhadores não eram nada, viviam nas redações dos jornais cavando espaço e disputando eleições sem perspectiva de vitória. Perderam eleições majoritárias, chegaram ao parlamento, insistiram, até que conquistaram a altos cargos em Pernambuco e no Brasil.

João Paulo foi o melhor prefeito do Recife nos últimos 40 ou 50 anos. Humberto tem a experiência de vereador, deputado estadual, deputado federal, ministro e senador. Deixar de votar nesses dois para apostar num técnico desconhecido, que poderá ser o máximo ou o mínimo? Só se der uma louca no povo da capital ou os petistas fizerem muita merda na campanha, hipóteses pouco prováveis.

Mendonça e Humberto, em campos opostos, fizeram uma constatação inteligente. "Eleição não é concurso público". Quem é candidato a prefeito não precisa necessariamente ser técnico, saber biologia, português ou matemática. Precisa antes de tudo ter história, conhecer a cidade, as pessoas, experiência na vida pública, pois já está provado que política é para quem é do ramo. Normalmente toda vez que se escolhe alguém de fora da atividade dá errado. Aqui mesmo em Garanhuns temos bons exemplos disso. Em Recife também.

A eleição da capital interessa a todo Pernambuco. Tem consequências no pleito de governador, influi nas disputas dos outros municípios do Estado. Que vença o melhor para os recifenses e pernambucanos.

(Nas fotos Humberto Costa (PT) e Geraldo Júlio (PSB), candidatos à prefeitura do Recife).

sexta-feira, 29 de junho de 2012

VICE PODE AJUDAR E PODE ATRAPALHAR

A maioria dos vice-prefeitos têm a função parecida com peito de homem. Não servem para nada. Alguns são habilidosos o bastante para ter uma boa convivência com os titulares, ocupam espaço e terminam chegando lá. Vice pode ajudar muito, desde a campanha. Silvino ganhou de Ivo Amaral em 1996 porque tinha um bom companheiro de chapa, Márcio Quirino. Para completar o outro tinha na vice Nogueira, chamado pelos adversários na época de "PC de Garanhuns". O resultado toda cidade conhece.

Em 2012, aqui entre as sete colinas,a briga pelo cargo de vice-prefeito está grande. Anda atrapalhando as negociações Gedécio ia para Izaías, depois para Silvino e terminou com Zé da Luz. Tudo porque o PR não abria mão da vice. O PT está para se casar com o PTB. Relacionamento sério, como se escreve no facebook, porque a Rosa será a companheira de chapa do deputado.

Fui informado há pouco que o vereador e médico Dimas Carvalho pode romper com o prefeito Luiz Carlos de Oliveira. É que o comunista foi vetado como vice de Silvino, em detrimento do vereador  Marcelo Marçal.

A questão do vice complica também a vida do PSB (e dos outros partidos). Os socialistas tudo indica que ficarão sem candidato a  prefeito, com a saída do páreo de Antônio João Dourado. Podem apoiar Izaías, ou Zé da Luz, mas querem indicar o vice. Como, se o PTB e o PR fecharam a chapa.?

Vice é importante. Mas às vezes dá uma dor de cabeça... (Na foto Almir Penaforte, um especialista em ser vice).

A POPULARIDADE DA PRESIDENTA

Praticamente 60% dos brasileiros consideram ótimo ou bom o governo da presidenta Dilma Roussef (PT). A aprovação pessoal da petista bate nos 77%. É o recorde do recorde, que já tinha sido batido em abril. Ganha de Lula, Fernando Henrique e todos que passaram pelo Planalto nos últimos anos. Quem não gosta da gestão da primeira mulher a comandar dos destinos do país fica sem entender esses números, que são do IBOPE.

Quem sempre pode comer três vezes ao dia, botar os filhos em escolas particulares, viajar de avião e ter outros “luxos” hoje acessíveis a parcelas mais amplas da população não entende mesmo. Quem tem a cabeça feita pela grande imprensa – incluindo aí a TV Globlo, a Revista Veja, o Estado de São Paulo  -também fica brigando com a realidade, por não saber o que é povo ou não dá valor as conquistas do Brasil de um anos para cá.

Falta muita coisa ainda? Falta.

Tem coisa errada no Governo? Tem.

Mas que houve um redirecionamento da gestão, beneficiando os mais pobres, isso só os cegos ideologicamente, burros ou fanáticos não enxergam.

IZAÍAS MOSTRA PRINCIPAIS AÇÕES POR GARANHUNS

O deputado estadual Izaías Régis distribuiu na cidade um informativo fazendo uma prestação de contas do seu mandato. O parlamentar enumera uma série de ações de peso em favor de Garanhuns. Destaque para a conquista do Concurso de Enfermagem na UPE (o primeiro vestibular será no final deste ano), a unidade educacional do IFET (Escola Técnica Federal), Escola do Senai, Expresso Cidadão e verbas para pavimentação de ruas em bairros como Parque Fênix e João da Mata. 

Antes mesmo de terminar a distribuição do jornal, Izaías comemorou a realização de mais um pleito seu: a instalação de uma lombada eletrônica na BR-423, que já começou a ser feita pelo DNIT. Tudo isso aí, claro, vai ser usado pelo petebista em sua campanha à prefeitura. (Na foto, da assessoria do deputado, o trecho da BR onde está sendo instalada a lombada eletrônica).

A REFORMA DA PRAÇA TAVARES CORREIA

O garanhuense Bartolomeu S. Euzébio publicou no facebook a foto acima com a frase: "Sob a supervisão de Tavares Correia, a reforma da frase vai de vento em popa". A imagem é boa, mas precisa ser melhor explicada. Como de vento em popa? A recuperação da praça do Relógio de Flores começou, salvo engano, no período do Festival de Inverno do ano passado. E a foto mostra que há ainda muita coisa por fazer. O piso precisa ser mudado e os horríveis tapumes continuam escondendo grande parte de um dos cartões postais da cidade.


ENQUETE - O cantor Ney Matogrosso teve problemas de agenda e foi substituído no FIG por Jorge Ben Jor. Assim, não faz mais sentido votar em Ney na enquete. Quem achar que Jorge é a melhor atração do Festival escolha a opção "outro artista".

IML CONFIRMA INFARTO NA MORTE DE HONORATO

O Instituto Médico Legal (IML) concluiu, através de exames, que o professor José Honorato da Silva, 58 anos, morreu por causa de um infarto. Após o laudo tanatoscópico os médicos entenderam que o profissional de ensino sentiu-se mal e cai no chão, batendo a cabeça em uma pedra, provocando um ferimento na nuca. 
Honorato, que ensinou por mais de 20 anos em Capoeiras, no Colégio São José e no Diocesano, trabalhava na área de Educação Física. Ele foi encontrado sem vida na Praça do Mosteiro de São Bento, num fato de grande repercussão em Garanhuns e toda região. Populares e a própria polícia desconfiaram de assassinato, o que se sabe agora não ocorreu. 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

GEDÉCIO É O VICE NA CHAPA DE ZÉ DA LUZ

O ex-vereador Gedécio Barros, presidente do PR em Garanhuns, será o candidato a vice-prefeito de Zé da Luz, que disputa a eleição municipal pelo PHS. O acordo entre os dois políticos foi fechado agora há pouco e a chapa foi anunciada em primeira mão pelo ex-prefeito de Caetés. 

A convenção para homologar as candidaturas será realizada neste sábado, dia 30, no distrito de São Pedro. Conforme o blog divulgou, Gedécio estava para apoiar Silvino Andrade (PSDB), desde que o seu partido indicasse o vice do tucano. Como essa aliança não se consumou, é de se presumir que o ex-prefeito de Garanhuns não tenha cedido este cargo e o republicano preferiu ficar com Zé da Luz. 

Pesou também nesta decisão o aval do deputado federal Inocêncio Oliveira, que antes conversou com o governador Eduardo Campos. Como o socialista sinalizou positivamente PR e PHS deram às mãos. Além do Partido Republicano, o Partido Humanista terá em seu palanque o PT do B, que tem em seus quadros o ex-vereador Joacir Laurindo. (Na foto, da campanha de 2010, Zé da Luz entre Ana Arraes e Givaldo Calado).

TIRIRICA E A MECÂNICA DA POLÍTICA

Muita gente condenou o acordo do PT com Paulo Maluf em São Paulo. Uma aliança tão esdrúxula que até a deputada Luíza Erundina desistiu de ser vice de Fernando Haddad por não concordar com ela. Hoje o deputado federal Tiririca, do PR, que apóia José Serra, disse numa entrevista ao Portal UOL que não vê nada demais na união entre Lula e o ex-prefeito.

“Mecânica política”, explicou o ex-humorista, falando sério. “Isso faz parte”, continuou. “Eu estou há pouco tempo na política, mas já aprendi que em política é assim”, concluiu.

Na verdade Tiririca tem razão. Em política é assim mesmo. Luiz Carlos Prestes se aliou a Getúlio Vargas,  na década de 50. O ex-presidente, anos antes, tinha perseguido ferozmente o comunista e entregue sua mulher, Olga Benário, para ser assassinada na câmara de gás pelos nazistas. Jarbas Vasconcelos foi líder do MDB e PMDB autêntico e para chegar ao governo se juntou com o PFL, partido adversário durante muitos anos.

O mesmo Jarbas brigou 20 anos com Eduardo Campos e agora está com ele “até o talo”.

Aqui em Garanhuns Silvino apoiou Luiz Carlos para prefeito, rompeu com o sucessor em 2005, os dois diziam o diabo um do outro até um dia desses,  e agora estão juntos novamente em 2012, numa verdadeira “lua de mel”.

Por isso tem muita gente com horror à política. Por isso que o povão, em sua sabedoria, acredita que “todo político calça 40”. (Foto de Tiririca: Victor Soares, do Portal UOL).

CAPOEIRAS E O AGRESTE PERDEM UM EXEMPLO DE MÉDICO

Capoeiras e o Agreste Meridional perderam hoje um exemplo de médico. Dr. Odon Alves de Macedo, 86 anos, morreu hoje cedo e será sepultado amanhã, às 10h. Natural de Salobro (Pesqueira), o profissional da área de saúde chegou na terra dos Borrego há mais de 40 anos e de lá não saiu mais. Quando chegou a cidade não tinha hospital nem ninguém em sua área. Fez um pouco de tudo: foi clínico, ginecologista, psiquiatra, obstetra, neurologista, cardiologista... Sobretudo foi uma admirável figura humana, que tratava todos igualmente, fossem pobres ou ricos, pretos ou brancos.

Hoje, nessa medicina mercantilizada que predomina, existem poucos como Dr. Odon e Lívio Valença (esse trabalhou em São Bento do Una muitos anos e marcou época). Era pai de Fernando, Eduardo e Simone e casado com dona Mirtes, também uma mulher excepcional, que, acredito, sempre praticou o bem.

Os dois formavam um lindo casal e são um exemplo para os mais jovens em todos os sentidos.

Dr. Odon Macedo era primo de Valter Elias, que foi prefeito de minha terra de 1977 a 1982. Com ele se vai uma parte da história desse Agreste Meridional. Capoeiras e toda região choram por esse homem, que ficará para sempre em nossas memórias.

PMDB DE GARANHUNS É PRESSIONADO

O PMDB de Garanhuns terminou deixando para o prazo final a decisão de quem apoiar na campanha eleitoral deste ano. Somente amanhã devemos saber em que palanque vão subir Ivo Amaral, Criança, José Hilton,  Francisco Melísio e outros integrantes da legenda no município. A inclinação dos peemedebistas é ficar com a candidatura de Izaías Régis (PTB), porém faltam pequenos detalhes para os dois partidos se acertarem.

O ex-prefeito Ivo Amaral confessa que o assédio nos últimos dias foi intenso, por mais de um candidato e inclusive por políticos do Recife. O deputado federal Raul Henry (foto) chegou a ligar da capital tentando convencer os integrantes do PMDB local a apoiar Antônio João Dourado (PSB). Foi informado, no entanto, que a rejeição ao nome do ex-prefeito de Lajedo é grande e seu nome não decolou. Diante dos argumentos o parlamentar desistiu e deixou os diretorianos de Garanhuns à vontade.

Além do prestígio do ex-governante do município, o PMDB tem preciosos minutos no Guia Eleitoral de Rádio.


ENQUETE - O cantor Ney Matogrosso teve problemas de agenda e foi substituído no FIG por Jorge Ben Jor. Assim, não faz mais sentido votar em Ney na enquete. Quem achar que Jorge é a melhor atração do Festival escolha a opção "outro artista".

SIVALDO PROPÕEM HISTÓRIA DE GARANHUNS NAS ESCOLAS

Uma proposta  bastante significativa foi apresentada pelo vereador Sivaldo Albino (PPS) na Câmara Municipal. Através do projeto de lei 034/2012, o representante dos pós-socialistas propõe que a Secretaria de Educação inclua  na grade curricular das escolas o ensino da História de Garanhuns. Será uma oportunidade dos jovens conhecerem os principais fatos que levaram a formação da cidade, desde a emancipação até os dias atuais.


O projeto segue para sanção do prefeito Luiz Carlos, para entrar em vigor em 2014. O próximo ano poderá ser utilizado para a Secretaria de Educação do Município organizar a implantação da disciplina.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PR FICA COM SILVINO PELO CARGO DE VICE

O Partido da República, PR, está próximo de apoiar o PSDB na eleição de Garanhuns, em troca do cargo de vice na chapa a ser encabeçada por Silvino Andrade. Os republicanos inicialmente estavam inclinados a ficar com o deputado estadual Izaías Régis (PTB), mas como este fechou com Rosa Quidute (PT), o grupo resolveu procurar outro pré-candidato se aliar.

Gedécio Barros, presidente do PR no município, comanda as negociações, que têm também o aval do deputado federal Inocêncio Oliveira e do Secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa. Todos três já conversaram com Silvino e o acordo está perto de ser fechado, embora o dirigente republicano admita ainda  aliança com Zé da Luz, que também teria oferecido a vice em sua chapa.

Caso a aliança PSDB e PR seja concretizada o próprio Gedécio é o nome mais forte para ser o vice de Silvino. O partido está unido em torno do ex-vereador e acompanha sua posição, assim como sua família, a começar pelo empresário Geová Barros.

Gedécio foi vereador em mais de um mandato e disputou o cargo de vice-prefeito em 2004, na chapa de Bartolomeu Quidute. O ex-prefeito hoje está no PT e sua esposa, Rosa Quidute, deve ser a vice de Izaías Régis.

O PR de Garanhuns tem 10 candidatos à Câmara Municipal, todos com boas condições de disputar um mandato. Entre os prováveis nomes da chapa proporcional estão Tereza do Sindicato, Alzira do Hospital e Nelma, professora da Rede Estadual e Ensino. (Na foto o deputado Inocêncio Oliveira e Gedécio Barros).

ENQUETE - O cantor Ney Matogrosso teve problemas de agenda e foi substituído no FIG por Jorge Benjor. Assim, não faz mais sentido votar em Ney na enquete. Quem achar que Jorge é a melhor atração do Festival escolha a opção "outro artista".

FESTIVAL DE INVERNO VALORIZA MÚSICA NORDESTINA

O 22º Festival de Inverno de Garanhuns vai abrir espaço para o bom forró e fazer uma homenagem toda especial ao centenário de Luiz Gonzaga. Na abertura do evento, no dia 12 de julho, o garanhuense Dominguinhos comanda a festa, que terá ainda na Praça Guadalajara os cantores Mourinha do Forró, Elba Ramalho e a Família Gonzaga, formada por parentes próximos do Rei do Baião.

Pra quem achar pouco no Palco do Forró, no Parque Euclides Dourado, tem o melhor da autêntica música nordestina todas as noites. Destaque para o dia 13, com Zezinho de Garanhuns, Quinteto Violado e Genival Lacerda, e dia 20, quando teremos outra seleção de primeira de forrozeiros: Banda Fogo de Menina, Orquestra Forrobodó, Petrúcio Amorim e Anastácia.

E tem um espaço denominado Lua Gonzaga no Parque Euclides Dourado. Neste local, de 13 a 20 de julho, mostra comemorativa do centenário de Gonzagão. A abertura, no primeiro dia, será com palestras feitas por José Mauro e Pedro Américo, intelectuais respeitados na capital pernambucana. (Na foto o Quinteto Violado, uma das atrações do Palco do Forró).
Para acessar a programação do FIG completa acesse o endereço abaixo:
http://www.boainformacao.com.br/wp-content/uploads/2012/06/FIG-2012-Release-e-Programa%C3%A7%C3%A3o-Completa.pdf

SILVINO É INOCENTADO NO CASO DO CORSA PIPA

O ex-prefeito Silvino Andrade Duarte (PSDB) foi inocentado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, na questão da contratação de um corsa como se fosse um caminhão pipa. O próprio ex-governante do município já teve oportunidade de esclarecer ao repórter essa questão. Segundo ele, o Secretário de Agricultura da época cometeu um erro bobo ao registrar a placa de um automóvel na papelada porque não tinha o número do veículo realmente utilizado. O ex-vereador Cacau foi quem descobriu a falha e fez a denúncia, que tem desdobramentos até hoje.

Livre da culpa nesse caso, Silvino precisa agora conseguir uma decisão favorável no Tribunal de Justiça do Estado com relação à votação da Câmara Municipal, que aprovou as suas contas de 2002 e 2003. Como o prazo para realização das convenções está acabando, provavelmente o tucano será candidato à prefeitura sub judice.

Independente das questões judiciais, o ex-prefeito está cuidando de seu projeto político. Uma pessoa hoje estreitamente ligada a ele foi quem passou ao blog a informação de que o mesmo teve um encontro com o senador Aécio Neves (MG). Na conversa teriam acertado a vinda do pré-candidato do PSDB a Garanhuns, durante a campanha política de 2012.

PADRE ALDO RECEBE PRÊMIO EM BRASÍLIA

O município de São Bento do Una foi contemplado com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, na categoria Reconhecimento Pleno, da Fundação Abrinq - Save the Children, concedido no final de cada gestão, aos administradores municipais que mais investiram em ações que melhoraram as condições de vida de crianças e adolescentes. O prefeito José Aldo Mariano,  do PMDB,  foi escolhido juntamente com outros 182 gestores do País e recebe a premiação, hoje, dia 27, em concorrida solenidade na Câmara dos Deputados, em Brasília. Premiações 

Esta é a segunda vez em seis meses, que a cidade ganha destaque nacional. Em novembro do ano passado, o trabalho desenvolvido pela prefeitura na área de educação rendeu ao Prefeito o prêmio Gestor Eficiente de Merenda Escolar, do Programa Nacional de Merenda Escolar, do Ministério da Educação, instituído pela Organização Ação Fome Zero. (Texto de Luzimar Dias).

IZAÍAS FAZ CONVENÇÃO SEM FESTA

O deputado estadual Izaías Régis (PTB), terminou optando por realizar sua convenção sem festa e discursos. Será um ato meramente cartorial para homologar sua candidatura à prefeitura, tendo como vice a ex-primeira dama do município, Rosa Quidute (PT).  Foi uma decisão sensata do petebista, pois Garanhuns está no clima do Festival de Inverno e dificilmente qualquer político conseguirá mobilizar muita gente num ato partidário. Campanha na cidade pra valer só depois do término do FIG.

Izaías, Zé da Luz e Silvino terminaram marcando suas convenções para o dia 30 e todos chegam à reta final faltando fechar os acertos com alguns partidos. Nenhum deles também vai se arriscar a promover atos políticos de peso, preferindo deixar para investir na campanha quando "a coisa esquentar".

ALIANÇA EM SÃO JOÃO PEGA OPOSICIONISTAS DE SURPRESA

A aliança inesperada entre Nélson Barbosa (PSB) e Hugo Leonardo (PT), perto do prazo final para realizar as convenções partidárias, praticamente definiu a eleição em São João, a 12 km de Garanhuns. Os dois lideravam com folga as pesquisas e serão apoiados por Pedro Barbosa e Antônio de Pádua, ficando o primeiro na cabeça da chapa e o segundo na vice. Gilberto Guilherme (PR) e outras forças se movimentam tentando lançar um nome pela oposição, mas dificilmente alguém terá chance contra Nelsinho e Dr. Hugo juntos. (A foto de Nélson Barbosa foi publicada originalmente no Blog de Carlos Lima).

terça-feira, 26 de junho de 2012

AÉCIO DEVE REFORÇAR O PALANQUE DE SILVINO

O ex-prefeito Silvino Andrade Duarte teve um encontro esta semana com o senador Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais. Tudo indica que os dois tucanos acertaram a vinda do segundo a Garanhuns, durante a campanha política deste ano. Candidatíssimo a presidente, o neto de Tancredo pretende participar intensamente das eleições municipais, visando se fortalecer para a disputa de 2014. Como se observa, 2012 funciona como um laboratório para o voo em direção ao Palácio do Planalto.

É provável que o deputado Izaías Régis (PTB), que deve disputar a eleição de Garanhuns tendo Rosa Quidute (PT) como vice, faça todo esforço possível para neutralizar o apoio de peso de Silvino trazendo para seu palanque o ex-presidente Lula ou a presidenta Dilma Roussef. A Suíça Pernambucana é simbólica na disputa entre o PSDB e o Partido dos Trabalhadores.

FESTIVAL - Leia abaixo matérias sobre o Festival de Inverno e acesse um link com a programação de todos os polos do FIG.

FESTIVAL DE INVERNO REÚNE A NATA DA MPB

Demorou a divulgação mais valeu a pena! A programação do 22º Festival de Inverno de Garanhuns reúne uma verdadeira constelação de estrelas do melhor da Música Popular Brasileira. Alguns nomes já tinham sido antecipados por este blog, mas agora é oficial. Dominguinhos, Elba Ramalho, Zélia Ducan, Elba Ramalho, Roberta Miranda, Jorge Vercillo, Monbojó, Roberta Sá, Renato Teixeira, Xangai, Herbert Lucena, Alcione, Fundo de Quintal, Erasmo Carlos, Lenine, Milton Nascimento, Andrea Amorim, Marcelo Jeneci,  Ney Matogrosso e Lulu Santos.

É uma verdadeira seleção de astros da música nacional. Cantores para todos os gostos. Tem até Reginaldo Rossi mais uma vez. Sinceramente, não dá para criticar nada. Parabéns Fundarpe!

Seleção de fotos: Milton Nascimento, Renato Teixeira, Elba Ramalho, Jorge Vercillo, Ney Matogrosso, Zélia Ducan, Marcelo Jeneci e Andrea Amorim. (Clique na imagem se quiser ampliá-la). Confira a programação completa do Festival de Inverno, em todos os pólos, através do site ...

http://www.guiacuca.com.br/sites/default/files/programacao_anexa/programacao_garanhuns_2012.pdf

ANDREA AMORIM É ATRAÇÃO NA ÚLTIMA NOITE DO FIG

A cantora garanhuense Andrea Amorim, com uma carreira consolidada desde que foi morar no Sudeste, está na grade de programação do 22º Festival de Inverno de Garanhuns. Ela será uma das estrelas do evento na noite de encerramento da Guadalajara, no dia 22 de julho. Segundo o blog Recife em Foco a artista está feliz da vida pela oportunidade de voltar à terra natal para participar do FIG. 

A programação oficial do Festival será divulgada hoje, mas muitos nomes já vêm sendo antecipados por blogs e sites de Garanhuns, Recife e de outras cidades. Entre as principais atrações anunciadas até agora – que podem ser confirmadas ou não pela Fundarpe nesta terça – estão Dominguinhos, Jorge Vercillo, Erasmo Carlos, Monbojó, Siba Veloso, Lenine, Lirinha, Banda Bixiga 70, Marcelo Jeneci e Milton Nascimento.

GIVALDO CALADO AINDA BRIGA NO PSB

O empresário e ex-vereador Givaldo Calado ainda briga para ser o candidato do PSB à prefeitura de Garanhuns. Essa posição foi externada ao blog pelo advogado Edmar Ribeiro Dias, ligado ao socialista, desmentindo boatos de que o político tivesse aderido a outro projeto político. “Givaldo se mantém pré-candidato e até a realização da convenção lutará para representar o Partido Socialista nessas eleições”, pontuou Edmar. 

 O outro pré-candidato do PSB é o ex-prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado. Nos últimos dias surgiram informações de que ele poderia desistir e apoiar um outro partido da Frente Popular, o que não se confirmou oficialmente. Existe, no entanto, a versão de que o governador Eduardo Campos não vem mais participar da eleição de Garanhuns, ficando fora dos palanques. Se isso acontecer, o representante dos socialista estará na campanha por sua conta e risco.

POLÍTICA EM GARANHUNS É FEITA PELO AVESSO

Artigo de Paulo Camelo:

O  caro  conterrâneo  e blogueiro Ronaldo  César, em  seu  artigo  intitulado  “SUSPENSE   EM    GARANHUNS”,  dessa  segunda-feira,  dia  25.06.2012,  toca  na "ferida" no que diz respeito as eleições de 2012 em Garanhuns, isto é, quando afirma que a  questão financeira   é  uma das causas do “SUSPENSE EM GARANHUNS”.

Toda essa incerteza diz respeito a ausência de político  de Direita (já que à esquerda tem Paulo Camelo, pronto para a batalha) com "carreira solo", isto é, independente sob todos os aspec-tos, principalmente no item financeiro.

Em quaisquer lugar do Brasil, à Direita (são direitistas todos aqueles políticos que são contrários a Revolução Socialista Brasileira) se organiza a exemplo de Serra Talhada, cidade que tenho vínculo familiar, mas sou natural de Garanhuns/PE.  Vejamos o  formato  da organização naquela cidade do Sertão Pernambucano:

1 - O grupo do deputado federal  Inocêncio Oliveira, se organiza, arregimentando seus familiares, tem "carreira solo" e financiamento próprio. Após a decisão política apenas informa ao governador Eduardo Campos, e tchau e bença;
2 - Por outro lado o grupo do deputado estadual Augusto César, procede do mesmo modo,    informando  o resultado ao senador Armando Monteiro;
3 – Já o grupo do vice-prefeito Luciano Duque, hoje no PT, aje da mesma forma, informando o resultado a Direção Estadual do PT;

Em outras cidades do interior o procedimento é semelhante, afinal  vivemos sob uma Democracia Burguesa numa sociedade de economia capitalista.

Aqui em  “GARANHUNS A POLÍTICA É AO AVESSO”, pois à Direita se organiza sem  NORTE, porquê não possue  líder burguês, não domina as forças produtivas e nem tão pouco possui grupamento familiar. Afinal, Garanhuns foi repovoada por pessoas de outras cidades e os Nativos foram embora.
Quer dizer, à Direita de Garanhuns, é frágil financeiramente, a exceção do deputado estadual Izáias Régis, único com um certo poder aquisitivo, porém dependente  politicamente  do burguês e estrangeiro  o senador Armando Monteiro.

A fragilidade da Direita Garanhuense é responsável pelas ingerências indevidas, na política local, tanto de Zé da Luz, ex-prefeito de Caetés, como também do ex-prefeito de Lajedo, o Antônio João Dourado.
Conhecedores  dessa “fragilidade”  Garanhuense, além do  seu cosmopolitismo, a partir de 2013, outros políticos da região, membros incontestes da Legião Estrangeira, começarão a cercar e intervir em nossa cidade, visando dominá-la  e prepará-la para as eleições de 2014. A nossa “sorte”  reside na também  fragilidade desses  políticos,   da Legião Estrangeira, no que dizem respeito  a  discurso,  propostas e  atividade profissional em nossa cidade, além  do mais  não conquistaram, pois  não empolgaram  a forte CLASSE MÉDIA, senão estaríamos  já  liquidados.

Afinal, a "porteira" foi aberta em 2008 para Zé da Luz (ex-prefeito de Caetés), com apoio de Ivo Amaral (ex-prefeito e ex-deputado estadual), Ivan Rodrigues (ex-vereador  e líder do governo Miguel Arraes), Marlos Duarte (ex-vereador), Emília Pessoa (Diretora do Hospital Regional Dom Moura), Silvino Duarte (ex-vereador e ex-prefeito), Sivaldo (vereador) e tantos outros, e agora fica difícil de controlar.

O Importado de Lajedo faz parte do Plano Diabólico do governador Eduardo Campos de ocupar e tomar nossa amada Garanhuns. Em outras palavras, voto por si só, é pouco, pois  o que interessa é tomar e dominar uma população.

Por outro lado, o deputado estadual Izáias Régis não tem a mínima condição de contribuir com a nossa libertação, porque o mesmo faz parte do Plano de Dominação em curso há mais de 10 anos pelo burguês estrangeiro e senador Armando Monteiro. Afinal, não é à toa que o burguês e senador Armando Monteiro, ocupa a cidade, com diversas atividades de saúde, educacional e cultural,  em pontos estratégicos, usando a mesma  tática dos romanos na época do Império Romano. Além  da  periodicidade  de sua Ação Global, fazendo o povo de bobo, através dos ensinamentos de corte de cabelo, de fazer bolo, de tirar carteira de identidade, etc.

POBRE  GARANHUNS,  LIBERTA-TI!

Quer dizer, o que os Representantes das Classes Dominantes querem é nos dominar e explorar.
Diante desse Quadro Caótico e do fracasso da Direita que governa Garanhuns há mais de 130 anos, só resta uma opção: votar na ESQUERDA AUTÊNTICA, a qual se encontra no PSOL.

Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, engenheiro civil, ex-Presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia da UFPE, na época do governo militar, e Presidente do PSOL de Garanhuns/PE

segunda-feira, 25 de junho de 2012

BLOG ANUNCIA MILTON NASCIMENTO NO FIG

Publicado hoje pelo Blog No Grau:

Fundarpe e a Secretaria de Cultura de Pernambuco adiaram mais uma vez a data para o anúncio da programação do Festival de Inverno de Garanhuns deste ano, que só acontece nesta terça (26). A última previsão era que a grade do festival saisse na sexta passada (22), o que não se confirmou. Sem perder tempo, o Blog No Grau soube com exclusividade de algumas atrações do palco Guadalajara, o maior do FIG. 

O cantor e compositor Milton Nascimento, um dos mais importantes nomes da MPB, está na programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2012. Outros nomes que devem ser anunciados amanhã (26) são Siba Veloso, Lenine, Lirinha e Mombojó. Quem também deve se apresentar na 22ª edição do FIG é a banda paulista Bixiga 70, que tem sido muito elogiada por seus shows e pelo disco homônimo lançado ano passado. 

O Blog No Grau já tinha adiantado algumas atrações deste ano do festival, que incluem Erasmo Carlos, Marcelo Jeneci e Jorge Vercilo. Há ainda a expectativa da vinda de alguma atração internacional de peso. É ver para crer. O FIG acontece do dia 12 ao dia 21 de julho.

Nesta terça a gente confere se todas essas atrações anunciadas pelo blog citado vêm mesmo para Garanhuns.

JARBAS E EDUARDO SELAM ALIANÇA EM RECIFE

O senador Jarbas Vasconcelos e o seu partido, o PMDB, vão apoiar a candidatura de Geraldo Júlio (PSB) à prefeitura do Recife. Essa posição foi externada hoje à tarde, numa nota divulgada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro à imprensa. Os peemedebistas consideram que a eleição na capital será polarizada entre Humberto Costa (PT) e Geraldo, optando pela segunda opção por entender que essa representa a mudança.

O acordo entre o PSB e o PMDB na capital selam a aliança de Jarbas e Eduardo Campos, que podem estar juntos de novo em 2014. (Na foto o candidato socialista, Geraldo Júlio).

FINALMENTE SAI A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO

Finalmente a Fundarpe divulga nesta terça-feira, dia 26, a programação do 22º Festival de Inverno de Garanhuns. Muitas críticas da imprensa e reclamações por parte da população local e dos visitantes, porque a fundação do Estado deixou para anunciar os artistas a 15 dias do início do evento. Mesmo sem a confirmação oficial, alguns nomes são dados como certos na festa. É o caso do sanfoneiro e cantor Dominguinhos, que deve abrir o FIG este ano, o cantor Jorge Vercillo, a goiana Gaby Amarantos  e o pernambucano Lenine. 

CAPOEIRAS TEM CANDIDATOS DEFINIDOS

Os dois candidatos à prefeitura de Capoeiras estão definidos. De um lado o atual prefeito Dudu (PR), que tentará a reeleição tendo como vice Edgar Rodrigues (PDT), e do outro a ex-secretária de saúde do município Neide Reino (PSB), esposa do ex-prefeito Nenen. O republicano fez convenção neste domingo, num ato que contou com a presença do deputado estadual e secretário Alberto Feitosa, do vereador de São Bento Washington Cadete, vereador de Garanhuns Dimas Carvalho e dos prefeitos Dr. Eudes (Venturosa) e José Teixeira (Paranatama).

O PSB realizou convenção no final de semana anterior, com as presenças do deputado Marcoantônio Dourado, dos prefeitos padre Aldo (São Bento) e Álvaro Porto, além de outras lideranças.

Alguns dos candidatos à Câmara Municipal de Capoeiras adotam nomes curiosos. É o caso de Guerreiro, atual presidente do Legislativo, Urêia, Pio, Gangarra e Batman. Interessante é que na convenção do PR o nome mais aplaudido da noite, dos proporcionais,  foi o de Ana Carolina, a Aninha, sobrinha de Nenen, candidata a vereadora no palanque de Dudu.

José Soares de Almeida, o Zezinho Borrego, que seria candidato a vereador, terminou desistindo. Ele foi um dos que discursou na convenção e justificou ficar de fora por conta da idade avançada (tem 86 anos). “Mas participarei da campanha pedindo votos para Dudu porque Capoeiras não pode voltar ao passado recente”, disse, complementando que esta será sua última participação em palanques.

O discurso de Dudu é o da continuidade. O prefeito acredita que num segundo mandato pode fazer muito mais, porque hoje o município está com tudo regularizado. Em todos os discursos da convenção foi enfatizado que o município foi entregue em situação crítica, pelo governo anterior, tendo o gestor atual de pagar dívidas e retirar pendências. Já Neide Reino faz críticas a gestão, principalmente a construção de uma creche na área em que por muitos anos funcionou o campo de futebol. (Nas fotos as convenções do PR e do PSB).

Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.
Do escritor britânico George Orwell, citado no blog de Raimundo Lourenço.

A ESTRANHA MORTE DO PROFESSOR HONORATO

O principal assunto de Garanhuns, na manhã desta segunda-feira, foi a estranha morte do professor José Honorato da Silva, de 58 anos. O corpo do profissional de ensino foi encontrado na Praça Dom Moura, perto do Mosteiro e a cerca de 250 metros do prédio da Delegacia Regional. A polícia trabalha com a hipótese de homicídio, já que ele estava com um ferimento na nuca, mas  não não descarta também morte natural, uma vez que a vítima sofria de problemas no coração.

Honorato era professor de Educação Física,  tendo trabalhado por muitos anos no Colégio Municipal José Soares de Almeida, em Capoeiras, além de diversos estabelecimentos de ensino de Garanhuns, dentre os quais o Diocesano.

Nos últimos anos, era um frequentador assíduo do Chocolate Sete Colinas, no centro da cidade, onde costumava se reunir com os amigos para conversar  sobre a política local.

PEDRO MELO DEVE APOIAR ROSSINE EM LAJEDO

O médico Pedro Melo, pré-candidato a prefeito de Lajedo pelo PT, decidiu retirar em definitivo seu nome para concorrer no pleito majoritário deste ano. Em mensagem enviada ao blog o petista comentou os ataques “sórdidos” que tem sofrido, porém expressou seu desejo de respeitar as opiniões alheias e o jogo democrático. 

Dr. Pedro explicou que voltou a colocar seu nome no processo atendendo o pedido de amigos e correligionários, mas após a realização de uma pesquisa no município constatou que uma segunda candidatura da oposição seria inoportuna, servindo para fracionar os votos e beneficiar os governistas. 

Assim o petista vai manter o acordo das oposições em torno do líder nas pesquisas, devendo apoiar o candidato do PSD à prefeitura de Lajedo, o vereador Rossine Blésmany.

DOMINGUINHOS ABRE O 22º FESTIVAL DE INVERNO

Do Blog Censura Livre:

Amanhã quando a Fundarpe divulgar - mais uma vez com atraso - a programação do Festival  de Inverno, irá confirmar, que a abertura oficial do evento este ano, terá Dominguinhos como mestre de cerimônia. Esta informação apenas confirma o que este blog (Censura Livre) já havia antecipado há certa de três meses atrás. 

A presença de Dominguinhos no FIG, além de trazer o filho da terra de volta ao evento, tem por finalidade que ele comande uma grande homenagem que será prestada pelo Festival de inverno de Garanhuns ao centenário de Luiz Gonzaga. A programação completa da festa será anunciada nesta terça-feira,  às 11h, na sede da Fundarpe, em Recife.

GARANHUNS PROMOVE 2º TORNEIO DE DAMAS

A Prefeitura de Garanhuns, por intermédio da secretaria de Comunicação Social e Esportes, em parceria com o Clube de Damas de Garanhuns, promoverá no dia 1º de julho, o segundo Torneio de Damas do Município. O evento acontece a partir das 8 horas, nas dependências da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA. 

A competição será aberta ao público e visa incentivar a prática esportiva e revelar novos talentos. Podem participar pessoas com idade mínima de 16 anos, em categoria única (masculino e feminino). Os vencedores receberão troféus para o 1º, 2º e 3º lugares, bem como medalhas até o 20º colocado. Os campeões poderão representar Garanhuns nos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco (JOCIPE). O Evento contará com a presença de árbitro e Presidente da Federação Pernambucana de Damas do Estado – FPDPE. 

Os interessados em participar da Competição devem se inscrever até o dia 30 de junho, na sede da Diretoria de Esportes, localizada no Parque Euclides Dourado. As inscrições são totalmente gratuitas.

domingo, 24 de junho de 2012

CONVENÇÕES EM GARANHUNS FICAM PARA O FIM DO MÊS

Em muitas cidades da região, como Caetés, Capoeiras e São Bento do Una, alguns candidatos a prefeito já fizeram ou estão fazendo suas convenções neste final de semana. Em Garanhuns todos estão deixando para homologar suas candidaturas no prazo final permitido pela Justiça Eleitoral. Isso ocorre porque no município ainda faltam algumas definições. Antônio João Dourado decidirá se disputa ou se alia a alguém, Zé da Luz aguarda coligações e a escolha do vice, Silvino espera pelo Tribunal de Justiça, Izaías espera fechar os acordos com PMDB e PR... E por aí vai. Paulo Camelo é o único que está com tudo resolvido e pronto para a luta.

ANDRESSA CACHOEIRA NA PLAYBOY

Andressa, a bonita mulher do contraventor Carlos Cachoeira, revelou ao Portal Brasil 247 que acertou tudo com a Playboy e vai posar nua na famosa revista masculina. A beldade disse que só impôs duas condições à publicação: que as fotos fossem feitas em Las Vegas e a edição só irar as bancas quando o seu marido for solto. 

Essa Playboy trazendo Andressa Cachoeira pelada tem tudo para esgotar esgotar na bancas...

JENNIFER LOPEZ FAZ SUCESSO NO BRASIL

Depois de tantos anos de espera, os fãs de Jennifer Lopez, enfim, tiveram a oportunidade de vê-la ao vivo no Brasil. Na noite deste sábado (23), a cantora americana fez seu primeiro show no país e levou um público de 14.800 pessoas ao delírio em uma apresentação que durou 1h20 na segunda edição do Pop Music Festival, no Anhembi, em São Paulo. 

 A diva do pop fez seis trocas de roupa. Todos os figurinos assinados pelo estilista Zuhair Murad, que já vestiu Katy Perry e Fergie. Em todos eles, os destaques ficaram para os brilhos, decotes e fendas generosas, características do designer. Todo esse glamour rendeu gritos de "popozuda", em referência ao comercial que fez para o Carnaval do Rio de Janeiro, e "maravilhosa" do público, que foi fiel à estrela e cantou todas as músicas. (Fonte: Portal UOL).

LUIZ GONZAGA E SEUS SEGUIDORES

Neste mês de junho o forró tomou conta da maioria das cidades do Nordeste. E nunca um artista foi tão homenageado quanto Luiz Gonzaga, o Gonzagão, que se estivesse vivo completaria 100 anos no final deste 2012. Cabe aqui – e hoje é Dia de São João - relembrar um pouco a força dos versos do cantor e compositor de Exu, suas parcerias com Humberto Teixeira e Zé Dantas, e assinalar também o talento de alguns dos seus seguidores. 

Abaixo uma pequena mostra da poesia do Nordeste:

Gosto de ver hasteada a tua bandeira
Numa nação estrangeira
Sob a luz do sol
Lentamente conduzida
Ao som do teu hino
No reinado absoluto
Do teu futebol. (Brasilidade – Flávio Leandro).

O nosso amor é que nem visgo de mangaba
Jabuticaba doce tirada do pé
Mel de abelha misturada com farinha
É manhãzinha com cheirinho de café
O nosso amor é um riacho cristalino
Onde o destino nos pegou e deu um nó
O nosso amor é feito pela natureza
É uma beleza e cada vez fica melhor (Visgo de Mangaba – Zé de Barros). 

Em meu regaço fulminado em pensamentos
Em meu rebento sedento eu quero chegar
Deixem que eu cante cantigas de ninar
Abram alas para um novo cantador
Deixem meu verso passar na avenida
Num forrofiádo tão da bexiga de bom. (Caboclo Sonhador – Maciel Melo).

Saudade boa eu nunca vi
Só no verso do poeta
Ela maltrata, ela inquieta
Rói por dentro é ruim demais
Se fosse bom essa lágrima Que rola no meu rosto
Não teria aquele gosto
Amargo feito jiló (Vou Deixar Não – Xico Bezerra).

Conheço uma cidade bem pernambucana
Que todo mundo chama de Suíça brasileira
Água pura, clima frio na realidade
Garanhuns é uma cidade linda e tão brejeira
Garanhuns, cidade serrana
Garanhuns, cidade jardim
Garanhuns, cidade das flores de amores sem fim
Garanhuns, terra de Simôa
Garanhuns, que terrinha boa Garanhuns,
onde o Nordeste garoa (Onde o Nordeste Garoa – Onildo Almeida).

A Feira de Caruaru,
Faz gosto a gente vê.
De tudo que há no mundo,
Nela tem pra vendê,
Na feira de Caruaru.
Tem massa de mandioca,
 Batata assada, tem ovo cru,
Banana, laranja, manga,
Batata, doce, queijo e caju,
Cenoura, jabuticaba,
Guiné, galinha, pato e peru,
Tem bode, carneiro, porco,
Se duvidá... inté cururu. (A Feira de Caruaru – Onildo Almeida).

Hoje eu me lembro que nos tempos de criança
Esquisito era a carranca e o apito do trem
Mas achava lindo quando a ponte levantava
E o vapor passava num gostoso vai e vem
Petrolina , Juazeiro, Juazeiro, Petrolina 
Todas duas eu acho uma coisa linda 
Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina (Petrolina Juazeiro – Jorge de Altinho).

Cidade grande Paraíso da loucura
Quem te procura Feito eu vim te procurar
Sofre um bucado
Pra entender o teu mistério
Falando sério
Foi difícil acostumar (Cidade Grande – Petrúcio Amorim).

Seu doutô os nordestino têm muita gratidão
Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão
Mas doutô uma esmola a um homem qui é são
Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão (Zé Dantas e Luiz Gonzaga).

Mandacaru, quando fulora
Na seca
É o sinal que a chuva chega no Sertão
Toda menina que enjoa
Da boneca
É sinal que o amor
Já chegou no coração (Xote das Meninas – Zé Dantas e Luiz Gonzaga).

Quando eu abarco essa cintura de pilão
Fico frio, arrepiado, quase morro de paixão
E fecho os olhos quando sinto o teu calor
Pois teu corpo so foi feito pro fetiço do amor (Cintura Fina - Zé Dantas e Luiz Gonzaga).

E a linda pequena
Tremendo de medo
"Mamãe, meus brinquedo Meu pé de fulô?"
Meu Deus, meu Deus...
Meu pé de roseira
Coitado, ele seca
E minha boneca
Também lá ficou (A Triste Partida – Patativa do Assaré).

Quando o verde dos teus óio
se espaiá na prantação
eu te asseguro não chore não, viu,
que eu voltarei, viu,
 meu coração... (Asa Branca – Luiz Gongaza e Humberto Teixeira).

As canções listadas acima foram gravadas por diferentes artistas de Pernambuco e outros estados nordestinos. Entre os que nos encantaram com os versos citados estão o próprio Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos, Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Flávio José, Maciel Melo, Fagner, Maria Betânia, Geraldo Azevedo, Maria da Paz e o nosso Gláucio Costa. 

*A ilustração do post foi publicada originalmente no blog Incentivo à Leitura, Mesquita RJ.

sábado, 23 de junho de 2012

A PLACA DA DISCÓRDIA

Em plena Avenida Santo Antônio, no coração da cidade, foi colocada está placa com informações turísticas sobre o município e alguns anúncios. É quase um outdoor e está chamando a atenção de quem passa a pé ou de carro. A crítica é geral e como não podia deixar de ser o painel foi parar no facebook. Betinho Cândido a intitulou de "A Placa da Discórdia" e o ex-vereador Audálio Ramos escreveu: "Esta placa é simplesmente um atentado ao bom gosto. Se queriam o nosso centro comercial mais feio e deteriorado, conseguiram".

O internauta Lúcio Flávio Corrêa arrematou: "Quando vão ficar prontas as praças? Quando vão divulgar a programação do Festival de Inverno? Quando o shopping center sai do papel? Quando será reaberta a Fameg? Quando os alunos de medicina da UPE terão aulas de verdade? Garanhuns, a cidade com o maior número de mistérios do Brasil (mundo?)".

ARMANDO E GORDO FAZEM CONVENÇÃO EM CAETÉS

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Caetés pela oposição, Armando Duarte (PTB) e Severino Gordo (PSDB), fazem neste sábado a Convenção para homologar seus nomes para concorrer a sucessão  de Aercio de Noronha, que não disputará a reeleição. O ato político terá seu ponto alto no final da tarde, quando os dois vereadores vão falar aos eleitores e pregar mudanças no município, que está há 20 anos nas mãos do mesmo grupo.

Armando (foto) terá uma difícil missão pela frente, que será enfrentar Sampainho (filho de Zé da Luz), apoiado pelo pai e demais forças governistas da cidade. Os partidos oposicionistas apresentaram 15 candidatos à Câmara Municipal.

COLÉGIO DIOCESANO CONTRIBUI COM A RIO+20

Em época de reflexão sobre o meio ambiente e uma grande preocupação com a sustentabilidade do planeta, o Colégio Diocesano de Garanhuns não poderia ficar indiferente e dar a sua contribuição neste importantíssimo alerta. E foi através do Grupo Diocesano de Artes que o Colégio com o Studio Trilha Vídeo concretizou uma interessante ideia.

 O trabalho inédito da jovem ex-aluna Soraya Gomes, com a produção de seu pai Mário Gomes, ambos da Trilha Vídeo, e orientação do diretor de cultura do Diocesano, Prof. Carlos Janduy, foi produzida um curta de animação, que ensina de forma didática e lúdica como preservar o meio ambiente. O filme faz consonância com o momento em que o mundo todo se preocupa com a natureza, através dos seus lideres em reunião na Rio+20.

O lançamento no Diocesano foi um sucesso, pois o curta traz uma linguagem que atrai a atenção da criança. Os personagens conversam com elementos do meio ambiente e tiram as mais diversas lições. Na ocasião também foi realizada uma bela exposição com origamis, elaborados por Mário Júnior, que mostrou vários animais através da arte tradicional e secular japonesa de dobrar papel.

O cunho pedagógico, a preocupação com a linguagem e a qualidade do desenho animado, em que atores e atrizes do Grupo Diocesano de Artes deram voz e alma aos personagens, é também uma alerta para que os adultos se preocupem cada vez mais com o futuro do meio ambiente.

Essa produção fará parte de um projeto maior, pois participará de um congresso Internacional de educação, que acontecerá em agosto no Uruguai, onde mais uma vez o Diocesano estará representando a nossa cidade na área de educação e cultura.

ZÉ DA LUZ FAZ CONVENÇÃO EM SÃO PEDRO

O ex-prefeito de Caetés José Luiz Sampaio, Zé da Luz (PHS), vai mesmo disputar a prefeitura de Garanhuns mais uma vez, apesar de não ter o apoio do governador Eduardo Campos nem do prefeito Luiz Carlos. O representante do Partido Humanista já "bateu o martelo" e fará a sua Convenção no final do mês, no distrito de São Pedro, onde nasceu.

Zé da Luz é filho do ex-vereador de Garanhuns José Hermínio Sampaio, que foi prefeito de Caetés em duas oportunidades. Ex-aluno do Colégio Diocesano, engenheiro elétrico, aposentado da Celpe, o candidato do PHS entrou na política em 1992, quando foi eleito pela primeira vez para comandar os destinos do ex-distrito de Garanhuns. Exerceu três mandatos e ainda fez o sucessor duas vezes. Aqui no município foi candidato à prefeitura em 2008, ficando no segundo lugar, com perto de 20 mil votos. Em 2010 foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade.

Embora sem apoios de grandes lideranças, como aconteceu quatro anos atrás, Zé da Luz tem aparecido bem em todas as pesquisas realizadas do ano passado para cá, disputando o primeiro lugar com o deputado Izaías Régis (PTB).

PT TERÁ CANDIDATO EM PALMEIRINA

O município de Palmeirina, a pouco mais de 30 km de Garanhuns, poderá pela primeira vez em sua história ter um candidato do PT. O vereador Jailton Nunes, que está no seu terceiro mandato, está disposto a enfrentar o nome apresentado pelo prefeito Eudson Catão (PSB), o soldado Marcelo, dos quadros da Polícia Militar de Pernambuco. 

O nome que estava mais cotado para disputar pela oposição era Alex, mas com a sua desistência surgiu a oportunidade do petista. O vereador é filho de Zezé Loreno, que também exerceu três mandatos em Palmeirina. 

Jailton espera agora que outros partidos da base aliada se coliguem com o PT e indiquem o candidato a vice. A Convenção que homologará o nome do petista será realizada no próximo dia 30, às 15h, em ato público a ser realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

Na foto acima, Jailton com sua esposa Juciara e os filhos.

WASHINGTON E DÉBORA FAZEM CONVENÇÕES EM SÃO BENTO

O advogado e vereador Washington Cadete, candidato a prefeito de São Bento do Una pelo PR, faz a Convenção para homologar a sua candidatura na próxima segunda-feira, dia 25, na Quadra Poliesportiva da Escola de Referência José do Patrocínio Mota, no centro da cidade. O ponto alto do evento será a partir das 19 horas. Confirmaram suas presenças os deputados federais Carlos Cadoca e Inocêncio Oliveira, além do Secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa.

O vice de Washington já está definido, será o dentista Diogo Braga. A coligação oposicionista é formada pelo PR, PSC, PSDC, PP e PTB e tem 41 candidatos à Câmara Municipal.

Já a candidata governista, Débora Almeida (PSB), faz a sua Convenção no domingo, dia 24, na Escola Rodolfo Paiva, a partir das 15h. A socialista terá como vice um comerciante ligado ao prefeito padre Aldo, Alexandre Medeiros, conhecido como Alexandre Batité.

Os governistas estão animados depois de 8 anos de gestão de Pe. Aldo e demonstram confiança de que a partir do próximo ano São Bento do Una será governado por uma mulher. Débora é filha do atual vice-prefeito do município, o empresário José Almeida.