GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

GLÓRIA PIRES FAZ AMOR COM OUTRA MULHER NO CINEMA

A atriz Glória Pires sofrerá uma grande transformação nas próximas semanas: vai usar óculos de grau com aros grossos e cabelos presos e repartidos para viver no cinema a arquiteta Lota de Macedo Soares, que idealizou o aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A atriz ainda terá de passar mais de 90% do filme "Flores Raras" falando em inglês e fazer uma cena de sexo com outra mulher, a australiana Miranda Otto, que viverá a poetisa americana Elizabeth Bishop, o grande amor da vida de Lota.

Por enfrentar todo esse desafio, a atriz foi elogiada pelo diretor Bruno Barreto, que deu entrevista exclusiva, por telefone, ao UOL nesta quarta-feira (30). “Ela está sensacional. É impressionante ver a Glória Pires atuando em inglês como se fosse português. Parece que ela falou inglês a vida inteira. Ela tem humor e ficou muito charmosa como a mulher forte que a Lota era”, disse ele.

Barreto explicou que o filme só será falado em inglês porque Lota e Elizabeth se comunicavam na língua materna da poetisa. Haverá, no entanto, diálogos em português, já que também será explorada a relação entre a arquiteta e o jornalista e político Carlos Lacerda, interpretado por Marcello Airoldi (o Cícero da novela "A Vida da Gente"). Governador do então estado da Guanabara no início da década de 1960, Lacerda foi quem ofereceu a Lota a oportunidade de realizar o projeto do parque do Flamengo.

Apesar do enorme feito, a arquiteta nunca ganhou o merecido crédito pelo projeto e acabou caindo no esquecimento. Barreto, no entanto, disse que prefere se concentrar na história de amor das duas mulheres, que viveram um romance homossexual abertamente, na época de Ditadura Militar. “O filme conta a história de uma pessoa fraca e alcóolatra [Elizabeth], que vai ficando cada vez mais forte por saber lidar com as perdas, e de outra, Lota, que é forte mas vai ficando fraca por não saber lidar com isso. É uma história de amor única”, disse ele. (Fonte:  Portal UOL).

ESTUDANTES DENUNCIAM MEDICINA NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Uma audiência pública foi realizada hoje pela manhã em Garanhuns para discutir os problemas do Curso de Medicina da cidade, da Universidade de Pernambuco, UPE. A reunião, dirigida pelo promotor Alexandre Bezerra, contou com a participação do prefeito Luiz Carlos e Oliveira, deputado Izaías Régis, o presidente da Câmara Municipal, José de Vilaço e o professor Clóvis Gomes, representando a Universidade. Também prestigiaram as discussões os vereadores Ary Júnior, Marcelo Marçal e Sivaldo Albino.

Em nome dos 39 alunos do Curso, quase todos eles presentes, falou o estudante Carlos Roberto Bezerra de Fraga. Ele fez um relato objetivo da situação da faculdade, deixando claro a falta de condições da instituição. Não existe biblioteca, nem salas suficientes, os laboratórios não foram construídos e até professores para o próximo período da turma ainda precisam ser contratados. Isso se o Governo do Estado realizar o concurso necessário em tempo hábil.

Carlos Roberto disse também que o Dom Moura, escolhido para funcionar como Hospital Escola, não tem as mínimas condições de receber os estudantes, fato segundo ele reconhecido pela própria direção da unidade de saúde regional. "O que a gente escuta é que o Hospital serve apenas para que as pessoas não morram na calçada", cutucou.

Já no final da Audiência Pública o jovem até se emocionou ao falar das dificuldades que ele e seus colegas estão tendo para estudar e ter uma formação adequada como futuros médicos. "Tenho um colega que veio de Barbalha fazer o vestibular e dormiu no chão aqui em Garanhuns", citou o estudante, informando que quase todos da turma são de fora, se esforçaram para realizar seu sonho e estão sofrendo pela falta de condições oferecidas pela Universidade.

Os problemas descritos pelo aluno deixaram preocupadas as autoridades, que se pronunciaram de forma solidárias aos estudantes. O prefeito Luiz Carlos enfatizou que Garanhuns não pode ter um curso de faz de conta e o deputado Izaías Régis prometeu levar a questão à Assembleia Legislativa e ao governador Eduardo Campos. Anunciou a intenção de envolver a Comissão de Educação do Legislativo Estadual na discussão do assunto e convocar uma Audiência Pública na Casa de Joaquim Nabuco para debater as questões do Curso de Medicina.

O vereador José de Vilaço, presidente da Câmara Municipal, também demonstrou solidariedade com os estudantes. O promotor Alexandre Bezerra registrou seu protesto porque o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado, convocado para a reunião, preferiu se ausentar. O representante da UPE na Audiência, Clóvis Gomes, justificou algumas das falhas do Curso culpando a burocracia do Estado e a demora nos processos de licitação.

No final a vereadora Leda Maria, em nome da FAMEG, usou da palavra e propôs uma parceria entre a instituição a Faculdade de Medicina de Garanhuns (entidade privada) e a UPE. Segundo ela a instituição tem laboratórios e toda estrutura disponíveis para atender aos estudantes da escola pública. Ela convidou o promotor, as demais autoridades e os estudantes para conhecer as instituições da FAMEG.

Os alunos do Curso de Medicina da UPE estão em greve a cerca de três semanas, protestando contra a falta de estrutura da Faculdade local.

A CONFUSÃO DO PT NA CAPITAL PERNAMBUCANA


É uma situação inédita e estranha a que vive o PT do Recife.

O Partido dos Trabalhadores, que na década de 80 tinha uma meia dúzia de abnegados e poucos votos, chegou ao poder com João Paulo, que derrotou o então imbatível Roberto Magalhães.

O ex-operário fez uma gestão aprovada inteiramente pela população. Tanto que se reelegeu com grande votação, derrotando Joaquim Francisco, que até os anos 90 era quase um mito na capital.

João Paulo, graças as inúmeras obras por toda cidade, aliadas a muito carisma, elegeu o “intragável” João da Costa, natural da pequena Angelim, localizada a pouco mais de 20 de Garanhuns.

Venceu, mas não levou, porque o João apenas sentou na cadeira de prefeito deu as costas a seu padrinho político.

O atual prefeito da capital pernambucana faz uma gestão muito aquém daquela do seu antecessor, conseguiu a antipatia das principais lideranças do partido e por isso mesmo no cargo querem lhe negar o direito de disputar a reeleição.

Possivelmente será queimado pela direção nacional do PT, substituído como candidato pelo senador Humberto Costa, que poderá devolver aos petistas a esperança de continuar dando as cartas no Recife.

A situação é complicada porque a democracia do PT é estranha. É democracia demais (alguns chamariam de esculhambação), com uma pitada do anarquismo e do autoritarismo stalinista.

Como nem o Lula apóia o João da Costa é provável que ele vá dançar e o partido sofrerá um grande racha na capital.

Caso a oposição tivesse um nome forte para disputar a eleição, a prefeitura já estaria perdida para o PT recifense.

MORADOR DA COHAB COMEÇA A PAGAR IPTU

Os moradores da Cohab II, que nunca pagaram IPTU, passam este ano a recolher o Imposto Predial e Territorial Urbano. O gerente de receitas do município, Alberto Lobo, informa que essa obrigação, porém, é só para quem tem a escritura definitiva de suas casas. Assim, quem ainda não regularizou a situação do seu imóvel deve desconsiderar o Boleto enviado pela prefeitura.


A Cohab II hoje se constitui quase numa cidade dentro de Garanhuns. Além do conjunto habitacional denominado Francisco Figueira, construído no início da década de 80, surgiram quase uma dezena de loteamentos em volta, alguns com algumas casas muito boas e valorizadas.

Com a construção dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida, depois do loteamento Manoel Camelo, o bairro que se forma em torno da Cohab II vai se expandir ainda mais. No ritmo que segue dentro de alguns anos o Sítio Castainho será incorporado à área urbana

OS 27 ANOS DO COLÉGIO SANTA JOANA D´ARC

O Colégio Santa Joana D´Arc conclui hoje a programação elaborada durante todo o mês de maio pelo aniversário do educandário. São 27 anos de atividades. Tudo começou numa casa simples da Cohab II (Conjunto Francisco Figueira), graças aos esforços e determinação da professora Maria Almeida.

Hoje o Santa Joana é um dos gigantes da educação em Garanhuns, com alunos de todos os bairros da cidade e de outros municípios. O colégio tem estudantes de Brejão, Capoeiras e até de Lajedo, conforme me foi revelado esta semana por uma mãe.

Na festa de aniversário da escola tivemos produção de textos de paródia, concurso de redações, palestras realizadas por grandes personalidades de Garanhuns e uma missão de ação de graças, que foi realizada ontem à noite, na capela do Sagrado Coração de Jesus.

Hoje, dia 31, serão apresentadas as paródias feitas pelos alunos e teremos ainda apresentações culturais com uma equipe de alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Garanhuns.

O titular deste blog hoje tem dois filhos fazendo faculdade que passaram pelas salas do Colégio Santa Joana. Minha neta Luana e minha filha mais nova, Maria Carolina, são alunas da escola.

Posso testemunhar que o educandário dirigido por Maria Almeida oferece qualidade no ensino, orientação cristã e dá um norte na vida desses jovens.

Como diz o lema da escola: “São 27 anos educando para Deus e para a vida”.

Parabéns a todos que fazem o Colégio. (Na foto padre Emérson faz palestra dentro da programação de aniversário).

LUAU QUATRO ESTAÇÕES HOMENAGEIA JANDUY

No próximo dia 2 de junho acontece mais uma edição do Luau Quatro Estações, com apresentação de Música Experimental, Poesia Matuta, show de Hercinho e uma homenagem ao poeta, teatrólogo e professor Carlos Janduy. O evento acontece no Espaço Cultural Luís Jardim, a partir das 20h.


“Estas homenagens que o Luau Quatro Estações está propondo, é uma forma de fazer justiça e homenagear esses guerreiros que, com a música, com a cultura e com a arte, vem colocando Garanhuns, nesses últimos anos, como uma das cidades mais férteis e produtivas do nosso estado, em todas as áreas artísticas”, assinalam os organizadores do evento.

O luau Cultural Quatro Estações, já teve três edições realizadas.  A primeira foi no inverno” que aconteceu no dia 9 de julho de 2011, no espaço cultural Luiz Jardim, e teve como atrações artistas como o poeta Sandoval Ferreira, os repentistas adirson e jucélio, o cantor Hercinho entre outros. No dia 17 de Dezembro de 2011, foi realizada a “edição de primavera”, na Praça Tiradentes, com apresentações de bandas como Dioutro, A Nata e Rogério e os Cabras entre outros. A edição de Verão aconteceu no dia 10 de Março de 2012, no Espaço Cultural Luiz Jardim, e artistas como Maurilio Matos, Léo Noronha, Grupo de Teatro Nós de Gato e a Banda Ronaldo Cesar e a Tropicana.

Este de sábado será o Luau Quatro Estações de Outono.

SÃO BENTO EM DESTAQUE NOS BLOGS DE RECIFE

Está no Blog de Magno Martins: 

A Fundação Abrinq - Save the Children reconheceu, nesta quarta-feira (30), o prefeito de São Bento do Una, José Aldo Mariano da Silva, como Prefeito Amigo da Criança, na categoria Reconhecimento Pleno. O comunicado foi feito por meio de um ofício encaminhado pela gerente executiva da Fundação, Denise Maria Cesario, ao prefeito. 

Ao final de cada gestão do Programa Prefeito Amigo da Criança, a Fundação reconhece os gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. São Bento do Una está entre os 182 municípios que melhoraram a vida de crianças e adolescentes no decorrer da gestão 2009 – 2012. 

O evento de premiação será realizado em Brasília, no dia 27 de junho de 2012, na Câmara dos Deputados - Auditório Nereu Ramos (Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes – Brasília/DF). Na ocasião, José Aldo Mariano irá receber a premiação que será entregue pelos membros do conselho da instituição. 

Está no Blog de Inaldo Sampaio: 

O PT de São Bento do Una fará um movimento nesta sexta-feira pelo lançamento de candidatura própria à sucessão do prefeito Aldo Mariano(PMDB). O partido, que faz parte da base do prefeito, defende o rompimento com ele, que vai apoiar a sua sucessão a procuradora federal Débora Almeida (PSB), filha do atual vice José Almeida. O nome que o PT deseja lançar para disputar a prefeitura é o do médico José Siqueira.

SIVALDO PODE DECIDIR SEU RUMO SEXTA-FEIRA

O vereador Sivaldo Albino (PPS) reúne na próxima sexta-feira os que integram a Comissão Executiva do seu partido. Do encontro deve sair uma definição se ele é ou não candidato à prefeitura de Garanhuns. Caso decida por disputar a sucessão municipal, possivelmente o pós-socialista terá como aliados o PRTB do ex-secretário João Guido e o PMN do empresário Álvaro Fernandes.

Na eleição de 2010 Sivaldo obteve mais de 8 mil votos em Garanhuns como candidato a deputado estadual. João Guido teve votação bem parecida no município, quando tentou uma cadeira na Câmara Federal.


REUNIÃO ADIADA - A reunião do vereador Sivaldo Albino com os integrantes do seu partido marcada para esta sexta, foi adiada e será realizada na próxima terça-feira. Na segunda o parlamentar do PPS conversa com os representantes dos partidos com os quais vai se aliar e no dia seguinte os próprios companheiros do Partido Popular Socialista. Segundo ele na próxima semana os garanhuenses serão informados de sua posição na campanha política deste ano.

SILVINO ESTÁ EM BRASÍLIA COMO CANDIDATO

Silvino e Luiz poderão ficar juntos na campanha novamente

O ex-prefeito Silvino Andrade Duarte (PSDB) está em Brasília participando de um encontro de candidatos a prefeito do seu partido. Participam os políticos tucanos que vão disputar a eleição de outubro em cidades de mais de 100 mil habitantes, como é o caso de Garanhuns.

Ao participar dessa reunião, Silvino deixa claro que é candidatíssimo à sucessão de Luiz Carlos de Oliveira. Ele, inclusive, já não faz reservas dessa sua pretensão e tem dito a amigos e aliados que vai estar presente na disputa.

Com o ex-prefeito no jogo, diminuem as chances de Zé da Luz (PHS) também ser candidato, já que o humanista contava com o PSDB em seu palanque, tendo Aurora Cristina como vice.

O prefeito Luiz Carlos (PDT) vai realizar uma reunião na próxima sexta-feira com seu secretariado e por isso se especula na cidade que na ocasião ele irá anunciar o seu candidato. Conversamos com o governante garanhuense por telefone e o mesmo garantiu se tratar de uma reunião de rotina. 

"No momento oportuno anunciarei meu candidato", disse o pedetista. O mais provável é que Silvino seja este nome, caso a candidatura do tucano seja confirmada em convenção.

NOTA - Segundo post do jornalista Inaldo Sampaio a reunião do PSDB em Brasília é com os candidatos do partido nas 100 maiores cidades brasileiras. Embora Garanhuns esteja longe dessa relação o ex-prefeito Silvino Andrade viajou informando que ia participar deste encontro na capital federal. Alguns dos adversários do tucano acha que ele está blefando quando diz que será candidato. Segundo José Hilton Paixão, presidente do PMDB local, "Silvino está enganando a ele mesmo".

JÚNIOR NEGÃO RESOLVE APOIAR DOURADO

Adotando a estratégia de falar menos e trabalhar mais, o candidato do PSB à prefeitura de Garanhuns, Antônio João Dourado, tem conseguido alguns avanços tímidos nessa fase de pré-campanha eleitoral. O socialista participa diariamente de reuniões na periferia da cidade e tem conseguido agradar alguns populares, com sua conversa envolvente. Na última pesquisa realizada no município, neste mês de maio, cresceu 1,8% em relação a abril, quando o Instituto Opinião divulgou seus números, através do jornalista Magno Martins.

Para completar o quadro de notícias positivas, Antônio João conseguiu a adesão de mais um vereador do município. Júnior Negão (foto), eleito em 2008 com grande votação no bairro do Indiano, resolveu anunciar apoio à candidatura do socialista. Agora são dois os parlamentares municipais que estão com Dourado: O próprio Júnior e Gersinho Filho.

ARMANDO DUARTE É CANDIDATO EM CAETÉS

O vereador Armando Duarte (PTB) será candidato à prefeitura de Caetés, com apoio dos principais partidos da oposição do município. A notícia foi anunciada em primeira mão pelo professor Rafael Brasil, em seu blog, nesta terça-feira. Segundo ele,  foi realizada na cidade uma concorrida reunião, com a participação de Carlos do Correio (DEM), Batonho (PT do B), Dra. Gisele (PSL), Ademi (PTC), além do próprio parlamentar, quando foi definida a candidatura para enfrentar o grupo que está no poder há 20 anos.


Armando é natural de Caetés e sempre morou na cidade. Em 2009, quando o prefeito Sampainho foi cassado pela Justiça Eleitoral, era presidente da Câmara e assumiu o Executivo por 30 dias, tomando uma série de medidas elogiadas por funcionários e pela população. Foi um tempo excessivamente curto, mas deixou marcas.

A nota de Rafael Brasil não cita o também vereador Severino Gordo (PSDB), que não sabemos ainda se estará aliado a esse grupo ou disputará em faixa própria.

No grupo governista existe a dúvida se Sampainho pode disputar a eleição, porque chegou a assumir em 2009. Caso possa disputar será um candidato forte. Com outro nome aumentam as chances dos oposicionistas.

INSS LANÇA CORDEL PARA ORIENTAR TRABALHADOR RURAL

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Advocacia Geral da União (AGU) lançam em Garanhuns,  nesta quarta, dia 30, o projeto “Previdência em Cordel” executado pela Superintendência Regional do INSS Nordeste e pela Procuradoria Regional do INSS em Recife. 

O evento será realizado no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), com início previsto para às 10h30. Inicialmente, a ideia era produzir uma cartilha que se aproximasse da linguagem do trabalhador rural para romper mitos que ainda cercam a Previdência. Considerando o elevado grau de analfabetismo em municípios de até 50 mil habitantes da região Nordeste, a cartilha tomou forma de literatura de cordel, pois sua linguagem facilita a assimilação e memorização. 

Intitulado “A conversa de Zé Caboclo com Mané Bento”, o cordel priorizou as informações necessárias para a obtenção do benefícios, enfatizando os requisitos que correspondem a realidade da região Nordeste. O conteúdo aborda de maneira clara e direta temas como a idade miníma de aposentadoria, tempo de trabalho, documentos necessários para requerer os benefícios, entre outras dúvidas clássicas do trabalhador rural. 

O objetivo é combater a figura dos atravessadores, que têm dificultado o acesso dos agricultores aos benefícios previdenciários e assistenciais e interferem desde o agendamento até a organização das provas necessárias para o requerimento dos benefícios. Os atravessadores chegam a cobrar porcentagens ou até mesmo a renda total do benefício dos segurados, quando não os induzem a cometer erros, gerando o indeferimento administrativo do benefício. Essa interferência traz prejuízo aos aposentados e pensionistas, que ficam reféns destas práticas ilegais. 

Com a disseminação de informações previdenciárias, através do projeto “Previdência em Cordel”, espera-se a redução do número de ações judiciais existentes em desfavor do INSS. Na divulgação a instituição terá o apoio da imprensa, do Ministério Público, entidades religiosas e instituições de ensino superior. (Texto de Fernanda Beatriz).

BISPO DOM FERNANDO VISITA O EMPREENDER COMUNIDADE

O prefeito Luiz Carlos de Oliveira e o Secretário de Desenvolvimento Econômico,  Ornilo Lundgren Filho, tiveram a honra de serem acompanhados, na data de 29 de maio de 2012, pelo bispo Dom Fernando Guimarães e padre José Émerson Alves da Silva, a alguns dos projetos do Programa Empreender Comunidade, como a fábrica de sabão artesanal DO VALE, no bairro do Mundaú, ao Telecentro Comunitário, a oficina de Silkscreen e a fábrica de costura, todos situados a Rua Júlia Brasileiro Vila Nova, nº 800, bairro Boa Vista. 

Em seus comentários,  Dom Fernando Guimarães simplesmente qualificou o Programa Empreender Comunidade como um programa concreto em objetivar o resgate de cidadania, geração de emprego e renda e de autoestima para a população das classes menos favorecidas. 

O secretário Ornilo Lundgren ratificou a importância da parceria firmada com o padre José Émerson , da Paróquia de São Sebastião, o qual proporcionou a chegada do Programa Empreender Comunidade ao bairro Mundaú , e de forma exemplar vem proporcionando um acompanhamento as senhoras que aderiram ao programa.

ESTUDANTES DE CALÇADO VALORIZAM CULTURA DE PE

Durante o mês de maio, a equipe de professores e coordenadores do Pró-Jovem de Calçado, no Agreste Meridional, puseram em prática o projeto “Valorizando a cultura Pernambucana”. Tendo o apoio Prefeitura Muncicipal, promoveram diversas atividades em salas de aula, como recitais de poesia, apresentação de lutas e danças típicas e realização de trabalhos artístico-pedagógicos. 

Apesar de haver certo distanciamento entre a cultura do passado - que ainda propagamos - e a cultura contemporânea, os jovens não se intimidaram. “O projeto foi bem aceito e desenvolvido pelos alunos, porque explicamos o motivo de valorizar a cultura pernambucana. E um deles é relembrar a arte de Luiz Gonzaga neste centenário do nascimento dele”, ressaltou Fátima Cadete, coordenadora do ProJovem. “Para o engajamento dos alunos, também foi importante o forte apoio dado pela Secretaria Municipal de Assistência Social”, concluiu. 

Nesta terça-feira, dia 29,  foi o penúltimo dia do projeto e tivemos algumas ações especiais: 36 participantes do programa fizeram apresentações de quadrilhas e xaxado. O evento começou às 19h envolvendo os demais 124 estudantes, mas a comunidade calçadense também participou. 

O encerramento será hoje, quando todos os alunos farão um passeio cultural por Caruaru e poderão conhecer a vida e a obra de Luiz Gonzaga no Museu do Forró e a arte dos ceramistas do Alto do Moura. (Por Jael Soares)

JOGO DE MENTIRAS

É difícil saber em quem acreditar nessa história envolvendo a Revista Veja, o ex-presidente Lula, o ministro do STF Gilmar Mendes e o ex-ministro dos governos FHC/Dilma,  Nélson Jobim. Cada um diz uma coisa e o mais provável é que todos estejam mentindo, com um pouco de verdade no meio. Uns mais outros menos. 

Tive oportunidade de ler a Veja anterior a que está nas bancas, quando veio à tona mais esse “escândalo” e,  como jornalista,  não foi difícil perceber que a revista já preparava o terreno para detonar o ex-presidente. 

Lula não tem mais o poder, se recupera de um câncer e está envelhecido. Mesmo assim, parte da Grande Imprensa, com a Veja na linha de frente, claramente trata de desconstruir sua imagem, de acabar com ele, pois teme sua volta em 2014. Preferem a guerrilheira Dilma, mesmo sendo mulher. Pelo menos nasceu em Minas e se criou no Rio Grande do Sul, além de ter curso superior e nunca ter precisado fugir da miséria num pau de arara. 

A Veja é suja, está envolvida com Cachoeira e outros bandidos e usa as suas armas de sempre para escapar da CPI e se colocar acima dos políticos, principalmente dos “marginais do PT”. Sou jornalista, mas acho que a revista merece tanta credibilidade quanto certos políticos. Maluf, Collor, Roberto Jefferson, José Serra, Garotinho. Se quiser pode colocar o Lula nessa relação também. 

O Gilmar Mendes, para quem acompanha as notícias, quem lê, não engana ninguém. É ministro do Supremo, porém tem tido um comportamento altamente comprometedor, como comprovam diversas reportagens publicadas e mesmo suas entrevistas na televisão. 

Jobim é muito mais tucano do que petista. Está muito mais próximo de FHC do que de Lula ou Dilma. Não tinha porque defender os petistas. Na verdade temos outra vez uma briga ideológica envolvendo Lula, Mensalão, CPI do Cachoeira, Demóstenes Torres, Revista Veja e muita coisa mais. 

Coisa de políticos e de jornalistas. O povão tá se lixando pra isso. Está satisfeito porque a renda aumentou, pode comer e vestir melhor, viajar de avião, colocar o filho em escola particular. Aprova Dilma, como aprovou Lula, porque a vida melhorou, não interessa essa discussão ética ou filosófica que na verdade é hipócrita. Estão todos defendendo seus interesses. 

Voltamos ao começo: difícil saber quem está dizendo a verdade ou mentindo, nessa história. Como não tenho bola de cristal nem poderes telepáticos, muito menos sou dono da verdade, transcrevo alguns artigos publicados esta semana. Cada opinião é diferente, de acordo com a ideologia ou o lado do autor. Você que lê o blog que tire suas conclusões.

MOVIDO À SOBERBA E IRA, LULA PERDE O FARO POLÍTICO

Sete anos se passaram desde que o “mensalão” foi introduzido no léxico da política nacional. E Lula ainda não conseguiu digeri-lo. Com o vocábulo atravessado na traqueia, o ex-presidente enxergou no Cachoeiragate uma oportunidade para regurgitá-lo. Idealizou uma CPI e passou a transitar entre dois dos sete vícios capitais: a soberba e a ira. 

Com a alma em desalinho e o organismo sob efeitos de medicamentos, Lula perdeu momentaneamente sua principal habilidade: o faro político. Às vésperas do julgamento do escândalo, passou a atirar a esmo. No encontro com o ministro Gilmar Mendes, um de seus alvos, cometeu o erro supremo. Deu um tiro no pé. 

Por formalidade regimental, o requerimento de convocação da CPI elegeu como objeto de investigação a ação da quadrilha de Carlinhos Cachoeira junto a agentes públicos e privados. Para Lula, o bicheiro é mera escada. Escalando-o, pretende chegar à jugular dos que, segundo crê, conspiraram contra sua presidência. 

No papel, a CPI é do Cachoeira. Na cabeça de Lula, o nome da comissão é outro: CPI da Vingança. Numa fase em que o raciocínio brota-lhe do fígado, Lula vislumbrou na iniciativa um palco multiuso. Num mesmo patíbulo, faria sangrar o ex-algoz Demóstenes Torres, a revista Veja e o governador tucano Marconi Perillo. 

Do sangue dos antagonistas, Lula pretendeu extrair o sumo que engrossaria seu objetivo primordial: a desmontagem do que chama de “farsa do mensalão.” Nesse contexto, dois personagens foram à alça de mira como alvos convenientes: o procurador-geral da República Roberto Gurgel e o ministro Gilmar Mendes. Um prepara-se para exercer o papel de acusador dos mensaleiros. Outro, de julgador. 

Lula encontrou-se com Gilmar em 26 de abril. Dias antes, em conversas com amigos petistas, destilava os rancores que nutre pelo personagem. Em notícia veiculada aqui, em 27 de abril, informou-se sobre os pensamentos que embalavam a mente de Lula nos dias que antecederam a conversa no escritório do ex-ministro Nelson Jobim. 

Nesse período, Lula cobrava do petismo que avançasse sobre a Veja. Dizia estar convencido de que a revista associara-se ao aparato de espionagem de Carlinhos Cachoeira para produzir reportagens contra o governo dele. E recordava uma passagem protagonizada por Gilmar Mendes. Citava o célebre grampo que captara conversa de Gilmar com o senador Demóstenes Torres. 

Atribuída à Abin, a escuta clandestina levara Lula a afastar da direção da agência de inteligência o delegado federal Paulo Lacerda. Ironicamente, a cabeça de Lacerda descera à bandeja após reunião intermediada por Nelson Jobim. Então ministro da Defesa, Jobim, amigo de Gilmar desde os tempos do governo FHC, levara-o ao Planalto. 

Recebido no gabinete presidencial, Gilmar referira-se à bisbilhotagem de seu telefonema com Demóstenes como evidência de que o aparato de segurança do governo fugira ao controle. Caminhava-se, segundo ele, para “um Estado policial”. 

Pois bem. O Lula dos dias anteriores à nova reunião intermediada por Jobim recordava: embora Demóstenes e Gilmar tivessem confirmado o conteúdo do diálogo, o áudio do grampo jamais apareceu. Algo que o levou a difundir a suspeita de que a escuta fora parte de uma trama da “turma do Cachoeira”. 

Inconformava-se com o fato de ter sacrificado Lacerda. Foi contra esse pano de fundo envenenado que Lula pediu a Jobim que agendasse o encontro do mês passado. Revelado o teor da conversa, Jobim tentou vender a reunião como coisa fortuita. 

Nessa versão, Lula fora ao escritório para matar as saudades do seu ex-ministro e, por uma dessas coincidências da vida, Gilmar encontrava-se no recinto. Uma lorota que, por falta de nexo, Jobim absteve-se de reiterar. 

O ministro alega que só veiculou o que se passou entre as quatro paredes do escritório de Jobim porque chegou-lhe aos ouvidos a informação de que Lula continuou a tratá-lo como matéria prima de CPI. Quer dizer: deu de ombros para o pedaço do diálogo em que Gilmar lhe disse que suas relações com Demóstenes não ultrapassaram o rubicão da ética. 

Abespinhado, o ministro levou os lábios ao trombone. Gilmar não ficou bem posto no enredo. Às portas do julgamento do mensalão, a reunião com um personagem que chama o escândalo de “farsa” pareceu, no mínimo, inadequada. No máximo, um despautério. 

Lula saiu do episódio em posição ainda mais constrangedora. Ficou entendido que, para embaralhar o julgamento do Supremo, está disposto até a deslustrar sua biografia. (Josias de Sousa, jornalista do Sudeste). 

POR QUE LULA ERRA TANTO?

 O último grande acerto político do ex-presidente Lula foi a eleição de Dilma Rousseff para presidente da República. A um ano do término do seu mandato, ele farejou que o Brasil estava maduro para eleger uma mulher e pinçou como candidata uma ex-vítima do regime militar, que passara três anos numa penitenciária do Rio de Janeiro por sua militância política de esquerda. 

Dilma derrotou Serra no 2º turno, com 56% dos votos válidos. E isso fez Lula imaginar-se como um “semideus”. A partir daí, porém, o ex-presidente começou a errar. Ele tirou Marta Suplicy da disputa eleitoral pela prefeitura de São Paulo, mesmo ela estando em 1º em todas as pesquisas, para colocar Fernando Haddad, que ainda pode crescer no curso da campanha, evidentemente. Mas permanece atrás de Serra, Celso Russomano, Netinho de Paula, Gabriel Chalita e Soninha Francine. Além disso, Haddad é daquele tipo de político que gostaria de ser prefeito mas não gostaria de ser candidato. 

No entanto, o maior de todos os seus erros foi o que foi citado pela Veja neste final de semana: o encontro com o ministro Gilmar Mendes a fim de apresentar-lhe uma proposta não republicana: você vota no STF pelo adiamento do julgamento do “mensalão” e eu salvo a sua pele na CPI do Cachoeira. 

Isso demonstra o seu primarismo sobre a importância das instituições num regime democrático e se estivesse no poder, como disse o ministro Celso de Mello, seria caso de “impeachment”. (Inaldo Sampaio, jornalista pernambucano). 

LULA ERROU, E ERROU FEIO, MAS NÃO PRATICOU NENHUM CRIME

 Sobre o encontro de Lula com o ministro Gilmar Mendes (STF) para tratar do processo do “mensalão”, que a revista “Veja” tratou como escândalo, o ex-deputado Maurílio Ferreira Lima (PMDB-PE) fez hoje, no Recife, as seguintes considerações: 

1- “Se um analista político da província, como Inaldo Sampaio, tivesse, em nível nacional, o espaço de Ricardo Noblat, Merval Pereira, Ilimar Franco. Gérson Camarotti ou Lúcia Hipólito, teria, como se diz na linguagem popular, dado um banho com sua análise de hoje, na Folha de Pernambuco, sobre a crise, apenas existente na imprensa e desconhecida por mais de 99% da população. 

2- Essa suposta crise se originou de uma conversa entre Lula eo ministro do STF Gilmar Mendes, com quatro versões diferentes . 

3- Inaldo iniciou a sua análise perguntando: por que Lula erra tanto? E historia todos os erros políticos dele, desde o veto a Marta Suplicy à invenção malograda de Fernando Haddad como candidato a prefeito de São Paulo e, finalmente, esse encontro Gilmar Mendes. 

4- Nesse episódio Lula errou, e errou feio, mas não praticou nenhum crime. Na própria versão de Gilmar Mendes, Lula disse com todas as letras que achava inconveniente o julgamento do mensalão neste ano eleitoral e sugeriu o seu adiamento. 

5- Em momento nenhum ele pediu ao ministro para absolver os envolvidos . 

6 – Dentro do erro desse encontro, Lula cometeu outro erro maior: acreditou na versão de um aloprado do PT que dizia constar da CPI uma história escabrosa de uma viagem de Gilmar Mendes a Berlim com o senador Demóstenes Torres. 

7- E ficou surpreso quando o ministro respondeu que tem uma filha estudando em Berlim e vai muitas vezes visitá-la, pagando as despesas com seu cartão de crédito pessoal. 

8- E que encontrou Demóstenes Torres em Praga no momento em que o Brasil inteiro pensava que o senador era um paladino da moralidade. 

9- Foi aí que Lula se deu conta de que tinha entrado numa fria . 

10- Apesar de o competente senador Aloisio Nunes Ferreira (PSDB-SP) ter encontrado um artigono Código Penal classificando como crime a obstrução da justiça, nenhum procurador geral, mesmo a serviço da revista Veja, poderia acusar Lula de obstruir a justiça. 

11- Lula não tem acesso às provas nem ao processo do mensalão, apenas sugeriu que o julgamento fosse adiado para não contaminar as eleições. 

12- Se Lula praticou um crie contra o STF, o paraplégico Pedro Sales praticou uma obstrução maior, pois foi ao plenário do STF manifestar-se a favor das células- tronco. 

13- O mesmo crime teria praticado as religiosas que foram manifestar-se dentro e fora do STF contra o aborto de fetos sem cérebros. 

14- E o que dizer dos que assinaram e manifestaram-se junto aos ministros do STF a favor do projeto de lei da ficha limpa? É crime uma pessoa manifestar a um ministro do STF a sua opinião? 

15- Crime não houve, mas houve da parte do ex-presidente uma tremenda baboseira . 

16- Esse comportamento de colecionar erros e besteiras é incompatível com quem exerce uma liderança nacional” . (Maurílio Ferreira Lima, ex-deputado federal pernambucano). 

GILMAR E VEJA - A PAUTA DO DESESPERO

Lula, Nelson Jobim e Gilmar Mendes se encontraram no escritório do segundo no dia 26 de abril. Dos três, um deles, Gilmar Mendes, narra um diálogo em um ambiente (a cozinha do escritório) que os outros dois negam. 

Jobim o faz enfaticamente: não houve conversa na cozinha e não ocorreu o tal diálogo, declarou o ex-ministro da Justiça FHC e ex-presidente do STF entre 2004 e 2006; portanto, alguém insuspeito de simpatias petistas. 

Um dado temporal pouco ou nada contemplado na repercussão midiática do evento: a "revelação" do falso diálogo só vem a público um mês depois do ocorrido; coincidentemente, quando a CPI do Cachoeira avança - aos trancos e barrancos, é certo -, no acesso e divulgação das escutas telefônicas da PF que ampliam os círculos envolvidos no intercurso entre ganguesterismo, mídia e expoentes conservadores do país. 

A revista VEJA que narrou o falso diálogo um mês depois de ocorrido estranhamente não ouviu Jobim antes de publicar a matéria. Uma testemunha importante, a única, Jobim não foi ouvido ou não quis se comprometer com a operação? A revista também não explica a razão pela qual Gilmar Mendes só se indignou a ponto de revelar o explosivo diálogo - que tanto o escandalizou, como faz crer em declarações -- 30 dias depois do ocorrido. 

O dispositivo midiático demotucano passa ao largo dessas miunças. Prefere repercutir o "escandaloso" comportamento de Lula. Usa a condicional "se de fato ocorreu" no miolo do texto, mas ordena as manchetes e comentários seletos como se a reportagem de VEJA fosse verdadeira. 

Repete assim o comportamento da manada conservadora observado em 2008 quando a mesma VEJA e o mesmo Gilmar Mendes, denunciaram um suposto grampo telefônico de conversas travadas entre o então presidente do STF e o demo Demóstenes Torres. 

O "escândalo" levou Gilmar a acusar o governo Lula de instaurar um "estado policial no Brasil". Mostrou-se igualmente indignado então. O dispositivo midiático demotucano endossou o destampatório sem um grama de evidência objetiva. A pressão derrubou Paulo Lacerda, então chefe da ABIN. 

O grampo, comprovou-se depois, era falso. Uma peça desse jogo xadrez vai depor no Conselho de Ética nesta terça-feira: Demóstenes Torres é parte da verdade escondida no cipoal de mentiras, interesses políticos e pecuniários que a novilíngua midiática tenta minimizar; se possível vitimizar. Parte da mesma verdade é a viagem a Berlim em abril deste ano, feita por ambos: o senador e o personagem togado. As particularidades que envolvem a ida e a volta dos dois sobretudo a volta em 25.4, podem explicar o suor frio do desespero excretado nas páginas da corneta do conservadorismo golpista brasileiro. (Saul Leblon, jornalista do Sudeste). 

O INVEROSSÍMIL GILMAR

Na primeira vez que a triangulação Veja-Demóstenes Torres-Gilmar Mendes funcionou, coube ao então presidente do Supremo Tribunal Federal o papel mais absurdo. Veja divulgou um suposto grampo de ministros do STF e reproduziu uma irrelevante conversa entre Mendes e Torres como prova. Algo que poderia ter sido gravado por qualquer um dos dois ou simplesmente relatado ao repórter. O áudio da conversa nunca apareceu. Por causa do suposto grampo, o ministro chamou o então presidente Lula “às falas”. 

O episódio resultou na demissão do delegado Paulo Lacerda da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e no posterior enterro da Operação Satiagraha, para a glória do banqueiro Daniel Dantas. 

A Polícia Federal investigou a denúncia, fez uma varredura e não localizou nenhum grampo. Diante do fato, Mendes saiu-se com esta: “se a história não era verdadeira, era ao menos verossímil”. Romances e filmes de ficção costumam ser verossímeis. Mas até ai… Ficou tudo por isso mesmo. 

Agora o ministro do Supremo reedita uma dobradinha com a Veja (desta vez não foi possível contar com os serviços do senador Torres, por motivos de força maior, como sabemos). Mendes acusa uma suposta pressão do presidente Lula para abafar o julgamento do mensalão. Dois participantes da reunião desmentem: o próprio Lula e o ex-ministro Nelson Jobim. São dois contra um. 

E o que acontece? Na entrevista ao Jornal Nacional exibida na segunda-feira 28, Mendes requebra no palavreado. Diz ter “inferido” que Lula queria pressioná-lo a tentar adiar o julgamento do mensalão. Registre-se: o ministro inferiu. (Sérgio Lírio, jornalista do Sudeste).

PPS RECONHECE A FORÇA DE SIVALDO ALBINO

O jornalista Inaldo Sampaio noticia hoje em seu blog que o PPS em Pernambuco dará a carga nas candidaturas de Sivaldo Albinio, Raul Jungman (Recife) e Vilmar Capellaro (Petrolina), que na visão da cúpula dos pós-socialistas são os que têm melhores chances no pleito de 2012.

No caso de Garanhuns podemos observar que o vereador Sivaldo Albino trabalha com três possibilidades: 1) Disputar a sucessão de Luiz Carlos e neste caso seu irmão, Johny Albino, será candidato a vereador; 2) Fazer aliança com outro partido, com a possilidade de ser convidado para ser vice. Nesta hipótese Johny também tentaria uma vaga na Câmara; 3) Fazer aliança com outro partido e disputar a reeleição.

DUDU INAUGURA MAIS UM PONTE EM CAPOEIRAS

O prefeito Luiz Claudino, Dudu, inaugura no próximo domingo, dia 3 de junho, a partir das 10h, a ponte do Sítio Amarelo. Na obra foram investidos R$ 64.009,27 de recursos do próprio município e servirá para interligar os municípios de Capoeiras e Jucati, facilitando o escoamento da produção agrícola. Alguns sítios localizados próximo a área onde foi feita a ponte, tipo passagem molhada, ficavam totalmente isolados na época de chuvas, problema que não mais existirá.

A inauguração será na casa de Lécio, com a presença do prefeito Dudu e do vice Edagar, dos vereadores, secretários e diretores municipais, além dos moradores de Capoeiras, povoados e da zona rural. Haverá música ao vivo com Valdinho dos Teclados, um artista da terra, que é chamado por alguns dos seus fãs como o "Rei do Brega do Agreste".

A ponte do Sítio Amarelo é uma das cinco construídas pela Prefeitura de Capoeiras neste semestre. Já foi inaugurada a do Sítio Lajeiro e estão em andamento as obras das passagens molhadas do Alegre, Cascavel e Serrinha. (Na foto a primeira ponte inaugurada na zona rural de Capoeiras).

GARANHUNS SEDIA CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUDÔ

Garanhuns entra definitivamente no calendário dos eventos esportivos em âmbito nacional. A cidade, que atualmente sedia o Campeonato Brasileiro Junior de Handebol, será palco no próximo sábado, 2 de junho, da 6ª edição do Campeonato Brasileiro Regional das Ligas de Judô. O evento, que acontece na Quadra do Colégio Diocesano é uma realização da Liga Pernambucana de Judô e conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes. 

Estão sendo aguardados no Evento, cerca de 400 atletas de diversos Estados. Os judocas competem nas categorias 11 e 12 anos até o Máster, tanto no masculino, quanto no feminino. “Ainda no dia 1º teremos as inscrições, pesagem e conferência dos atletas, bem como o congresso técnico”, registra o presidente da Liga Pernambucana de Judô, o Mestre Carlos Tevano. 

 “Quando foi cogitada a possibilidade de realizarmos uma edição da competição aqui em Garanhuns, afirmei que a Prefeitura nos apoiaria, como sempre vem fazendo. Sem essa parceria seria impossível realizar esse Evento”, finalizou o Mestre Tevano.

PSDC É O 1º A FECHAR COM IZAÍAS

O Partido Social Democrata Cristão, PSDC, é primeiro em Garanhuns a anunciar apoio à candidatura de Izaías Régis, do PTB. Essa decisão foi tomada ontem à noite, numa reunião realizada pela Executiva que teve o aval das direções estadual e nacional da legenda.

Nesta terça-feira, antes das 7h o repórter conversou com o ex-vereador Audálio Ramos Filho (foto), que confirmou a futura coligação entre o PSDC e o PTB. "Nós estamos muito preocupados com a questão da gestão em Garanhuns e entendemos que hoje Izaías Régis é quem reúne melhores condições de atender os anseios da população", explicou o dirigente democrata-cristão, admitindo que o petebista também é quem mais une diversos segmentos sociais, atualmente, de modo a evitar que o município tenha um prefeito que seja um estranho à cidade, seja de Lajedo ou de Caetés.

O presidente do PSDC adiantou que a aliança com o PTB será feita em termos programáticos, esperando o partido contribuir com a formatação do plano de Governo de Izaías. Quanto a questão da vice, Audálio deixa claro que os democratas-cristão não impõem nenhum nome, embora tenha quadros para pleitear esse cargo. "O vice poderá ser de um dos outros partidos que vão apoiar o deputado. Apoiaremos quem somar mais, desde que sejamos ouvidos no processo de formação da chapa", salientou.

A possibilidade do PMDB de Ivo Amaral também fazer parte dessa frente partidária que está se formando em Garanhuns, é vista com bons olhos pelo ex-vereador. Na sua opinião o ex-prefeito, assim como a pré-candidata do PT, Rosa Quidute, são excelentes nomes para se aliar ao PTB e têm credenciais inclusive para compor a chapa como vice.

Além de Audálio Ramos, o PSDC tem como filiados e com voz dentro do partido personalidades como o médico Alcindo Menezes, o empresário Paulinho Brasileiro, o comerciante e professor Luiz Carlos, Aroldo Vitorino, Geandré Nogueira (filho de Geraldo da Ótica), Jailson e Neide Brandão, esta última uma das gerentes da Caixa Econômica Federal em Garanhuns.

Os dirigentes do Partido Social Democrata Cristão de Garanhuns agora vão a Recife para um conversa com o presidente estadual da legenda, Geraldo Queirós. Deste encontro também irá participar o presidente nacional do PSDC, José Maria Emayel.

ISIS VALVERDE, A FOGOSA

Não tive oportunidade de assistir ainda pelo menos um capítulo da novela Avenida Brasil, da TV Globo. Estou alienadíssimo quanto ao assunto. Sei que faz parte do elenco a atriz Isís Valverde, que teria recusado a proposta de R$ 1,5 milhão da Playboy para posar nua. É dinheiro pra burro, mas acredito que alguns artistas conseguem resistir à tentação, até porque já ganham muito bem. A publicação da Editora Abril estaria interessada na mocinha porque seu personagem no folhetim tem "a libido aflorada, é fogosa". A própria moça reconhece isso, porém não quer se mostrar totalmente pelada. Só de biquíni, como na foto que ilustra este post.

SENADO HOMENAGEIA RICARDO BRENNAND

Em sessão solene nesta terça-feira (29), às 11h, o Senado Federal fará a entrega do Diploma José Ermírio de Moraes a três empresários brasileiros, por sua contribuição ao desenvolvimento do Brasil. Dentre os homenageados, está o pernambucano Ricardo Brennand, escolhido a partir da indicação do senador Armando Monteiro Neto (PTB), presidente do Conselho do Diploma. 

De acordo com a resolução do Senado que instituiu a homenagem, os agraciados são personalidades de destaque do setor industrial, que tenham oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do país. Os demais homenageados são os empresários Assis Gurgacz, do Paraná, e João Carlos da Silva Júnior, da Paraíba. Também será homenageado (in memorian) o empresário de Roraima Said Samou Salomão. 

A indicação para o Diploma pode ser feita por qualquer senador. Os nomes, acompanhados das respectivas justificativas, são encaminhados ao Conselho do Diploma, formado por um representante de cada partido com assento no Senado. Os indicados são então submetidos a votação. 

Além do senador Armando Monteiro, o conselho responsável pela escolha dos agraciados atualmente é composto por Waldemir Moka (PMDB-MS), Jorge Viana (PT-AC), Cyro Miranda (PSDB-GO), José Agripino (DEM-RN), Ivo Cassol (PP-RO), Acir Gurgacz (PDT-RO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Eduardo Lopes (PRB-RJ), Eduardo Amorim (PSC-SE), Sérgio Petecão (PSD-AC), Paulo Davim (PV-RN). 

(Na imagem o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, em Recife)

PEEMEDEBISTAS ADMITEM ALIANÇA COM PTB

O PMDB de Garanhuns admitiu pela primeira vez hoje, através do presidente do Diretório Municipal, José Hilton Paixão, uma aliança do seu partido com o PTB, que tem como pré-candidato à prefeitura o deputado estadual Izaías Régis. O dirigente peemedebista revelou que esteve em Recife, dias atrás, acompanhando o ex-prefeito Ivo Amaral numa conversa com o senador Armando Monteiro. Segundo ele o diálogo foi muito proveitoso e ficou uma porta aberta para uma coligação no pleito deste ano.

Hilton foi ainda mais longe em suas considerações e disse que Ivo Amaral, o nome de maior densidade eleitoral no PMDB de Garanhuns, passa a ser uma das opções para ser o vice de Izaías Régis. "O deputado lidera as pesquisas, mas precisa ter um companheiro de chapa de muita credibilidade, alguém que seja uma reserva moral no município, como é o caso de Ivo. Ele fez duas administrações exemplares, asfaltou a cidade, revitalizou praças, pavimentou mais de 200 ruas, construiu o relógio de flores e criou o Festival de Inverno. E não tem a ficha suja como outros, é inatacável", destacou o peemedebista.

Amigo pessoal do prefeito Luiz Carlos de Oliveira, José Hilton Paixão, lamenta que o atual governante do município tenha perdido o comando da máquina pública e esteja deixando a desejar em sua gestão. Por isso acha que Garanhuns não pode ser administrada, a partir do próximo ano, por gente estranha à cidade. "Temos de fazer uma ampla aliança, com pessoas que amem a Suíça Pernambucana, integrando pessoas inteligentes, para que o futuro gestor possa trabalhar e trazer desenvolvimento à terra de Simoa Gomes", concluiu. (Na foto o ex-prefeito Ivo Amaral recebendo uma homenagem do Rotary Garanhuns).

DESCASO EM HOSPITAL PARTICULAR

Uma senhora de 78 anos, que tinha passado mal e desmaiado pela manhã, foi levada pelo filho ao Hospital Monte Sinai ontem, por volta das 14h. Na unidade de saúde particular fez uma ficha e esperou o atendimento. Passados cerca de 40 minutos sem que aparecesse médico, enfermeira ou um auxiliar qualquer para pelo menos medir a pressão ou dar uma satisfação, a paciente resolveu ir embora.

O filho então levou a mãe para o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica perto. Felizmente lá ocorreu tudo bem e o médico Pedro Rodrigues atendeu a senhora, que segundo ele tinha corrido risco de morte no mal estar que sentiu pela manhã.

Alguns diretores do Monte Sinai, que conheço pessoalmente, certamente não concordam com este atendimento e acredito que o caso será apurado.

Outra coisa: a paciente tem Plano de Saúde da Unimed, pelo qual se paga mais de mil reais por mês. Tenho certeza de que Dra. Marta Júdice, competente gestora da Cooperativa Médica em Garanhuns, também não aprova que os usuários do plano sejam atendidos desta maneira num hospital tido como modelo na cidade.

"Pela manhã levei mamãe num hospital público e o atendimento foi melhor do que no particular", confessa o revoltado filho da senhora em questão. 

Outro dia o Ministério Público constatou irregularidades num desses hospitais particulares de Garanhuns. É bom continuar de olho.

BIENAL EM GARANHUNS TERÁ 80 EDITORAS

A Bienal Internacional do Livro do Agreste, que será realizada em Garanhuns, em setembro, terá a participação de 80 editoras do pais. Entre elas algumas de grande porte, como a Companhia das Letras, Globo, Ciranda Cultural e Grupo Desafio Editorial. Virão prestigiar o evento integrantes da Academia Brasileira de Letras e da Academia Pernambucana de Letras, além de escritores renomados, como Celso Antes e Içami Tiba autor do livro "Quem ama educa" (foto).

De Garanhuns, já estão convidados a prestigiar a Bienal, escritores como João Marques, presidente da Academia de Letras da cidade, Marcílio Reinaux, que mora em Recife, mas é natural do município e o cordelista Gonzaga de Garanhuns.

A Bienal acontece em oito dias, num espaço de seis mil metros quadrados, na Esplanada Cultural Guadalajara, onde serão montados estandes das editoras de todo o Brasil, uma vila dedicada ao público infantil e um espaço para a realização de palestras.

O evento cultural é resultado de um convênio da Prefeitura de Garanhuns com as editoras e distribuidoras de livros.

50 ARTISTAS DE GARANHUNS NO FESTIVAL DE INVERNO

Enquanto não são anunciadas as atrações nacionais do Festival de Inverno deste ano, A Prefeitura e a Fundarpe definiram os nomes de cerca de 50 artistas de Garanhuns que vão se apresentar no evento, em julho próximo.

No Palco Guadalajara estão escalados Hercinho, Karla Rafaela, Lucas Notaro, La Pietá, Mourinha do Forro, Banda Flash, Lux Time, Escravo e Rogério e os Cabras.

Confira as atrações garanhuenses nos outros pólos:

PALCO CULTURA POPULAR: Orquestra Gigantes de Frevo, Reisado da Boa Vista, Sandoval Ferreira, Negr’atitude, Reisado Independente Gonzaga de Garanhuns, Som de Tambores, Projeto Batuque, Reisado Mestre João Tibúrcio.

PALCO INSTRUMENTAL: Roberto Lima, Marcos Cabral, Fahrenheit, Orlito Blues Jazz Band, Kleber Blues Band, Duo Bass, Gaiamálgama, O Samba, Cláudio Lins.

PALCO POP: A Nata, Muendas, Cravar, Archë, Instinct Noise, Still Living, No Clear, Terreiro Cibernético, PE 5.

PALCO FORRÓ: Michelle dos Anjos, Dema do Forró, Forró Pesado, Ronaldo César e A Tropicana, Carlos Magano, Djair e Banda, Fogo de Menina, Gena de Altinho, Zezinho de Garanhuns.

ARTES CÊNICAS: Cinderela Atrapalhada (Grupo Diocesano de Artes), Aruá, O Boi Encantado (Troupe Azimute), Prisão da Minha Vida (Cia Teatral “Carcará”), Quatro Em Um (Refletores Cia. Teatral), Brincantes da Idade Média (Cena Teatro).

O cachê desses artistas ainda será definido entre eles e a Secretaria de Turismo do Município. (Na foto Hercinho, uma das revelações da música em Garanhuns).

PAULA FERNANDES RECEBE CANTADAS DAS MULHERES

 A cantora Paula Fernandes confessou hoje, numa entrevista ao jornal O Dia, do Rio de Janeiro que recebe muitas cantadas, tanto da parte de homens quanto de mulheres. A artista disse que pessoas do mesmo sexo chegam com abordagens sutis e simples, enquanto os homens são bacanas e elegantes, a tratam com respeito. “Eu não tenho preconceito. Amor é amor independente de sexo. Mas elas compreendem que minha praia é outra”, disse a pop star. (Foto - Divulgação).

"Sou muito complexa, como toda mulher", admitiu a cantora, na entrevista ao jornal carioca.

EXPECTATIVA - Depois de deixar Roberto Carlos de “queixo caído” em 2010 e ser a campeã de vendagem de discos e DVDs em 2011, Paula criou enorme expectativa nos fãs, esta semana, quando deu uma entrevista coletiva para lançamento do seu novo trabalho.

O CD começa a ser divulgado a partir desta segunda-feira, dia 28, e numa das faixas ela volta a fazer parceria com Zezé de Camargo, com quem compôs “Eu Sem Você”, do disco anterior.

Também tem uma música com o paraibano Zé Ramalho, que canta com ela no novo disco, além de uma canção gravada com a americana Taylor Swift, considerada a musa country do momento. Outro convidado de fora do país é o colombiano Juanes.

Segundo dados da gravadora foram comercializados 1, 7 milhões do disco do ano passado. Para dar uma boa ideia do que isso representa Paula vendeu mais do que Ivete Sangalo, Luan Santana e Exaltasamba juntos.

Apesar da fama ter vindo de 2010 para cá, “Meu Encanto”, o novo CD, é o sétimo disco na carreira da mocinha de Sete Lagoas.

GERALDO FREIRE E IZAÍAS

Líder nas pesquisas de intenção de voto na corrida pela prefeitura de Garanhuns, o deputado estadual Izaías Régis se movimenta como pode, com o objetivo de consolidar sua posição. Na última sexta-feira, visitou a Rádio Jornal, para parabenizar os que fazem a emissora pelo aniversário de 61 anos. Quando chegou quem estava no estúdio era o comunicador Geraldo Freire, que o convidou para uma entrevista e tascou logo a pergunta: “O senhor é candidato a prefeito de Garanhuns, não é?”. Era tudo que o petebista queria para soltar o discurso.

PADRE ANTÔNIO MARIA CANTA PARA MULTIDÃO EM CAPOEIRAS


Do Blog São José de Capoeiras:

Capoeiras relembrou neste sábado à noite, dia 26 de maio, os dias de glória das Santas Missões de Frei Damião.  Com muito movimento de pessoas de toda a região, no alto do monumento, durante todo o dia, rezando e fazendo penitência, após o final da missa uma grande procissão saiu da Serra do Quati e chegou em frente à igreja matriz, onde o povo acompanhou a benção do Santíssimo.

Depois as pessoas foram para a Praça Adalberto Bezerra, onde estava montado o palco para a apresentação do Padre Antônio Maria, e sua banda. Uma multidão viu um belo show de músicas católicas, e também "civis", como "emoções", do Rei Roberto Carlos, e algumas paródias como "esperando na janela", do cearense Targino Gondim, que fez muito sucesso na voz de Gilberto Gil.

Sempre lembrando as virtudes de Frei Damião, e o seu processo de beatificação, o Padre Antônio Maria, contou vários fatos de seus encontros com o frade capuchinho, como um que aconteceu em Juazeiro do Norte, em que alguns romeiros pediam coisas simples da vida, como a volta de uma marido de São Paulo, um casamento, um emprego, parar de beber... E segundo o padre cantor, Frei Damião, ao pedir ao motorista do carro em que ele se encontrava para estacionar, disse ao povo: "Deus dá tudo isso meus filhos, mas vocês também tem que fazer por onde. Esforça-te que eu os ajudarei, disse o Senhor."

Ao final da apresentação, Padre Antônio Maria chamou para frente do palco o Monsenhor Geraldo, o Prefeito Dudu e a Primeira Dama, Dona Celina, aos quais agradeceu publicamente pela calorosa recepção. Antes de se despedir de Capoeiras, Padre Antônio Maria, foi presenteado com toalhas bordadas com seu nome, feitas por artesãs do município.

PARANATAMA CONSEGUE ERRADICAR A VIOLÊNCIA

O slogan da Prefeitura de Paranatama é "Semeando Paz e Desenvolvimento". O apelo do Governo Municipal a partir desta frase parece que tem funcionado. A cidade, que era considerada uma das mais violentas do Agreste até há algum anos atrás, hoje é uma das mais tranquilas. O prefeito José Teixeira, que está à frente desse trabalho de "desarmamento dos espíritos", comemora o fato de que no município, em 2011, não ocorreu um único homicídio.

Além de pacificar a cidade, Teixeira também tem procurado investir na educação, na saúde e na infra-estrutura. Com isso conseguiu melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município, que era um dos piores do Agreste Meridional. Muito do que se tem feito em Paranatama se deve a parcerias com o governador Eduardo Campos.

(Na foto o vice-prefeito de Capoeiras, Edgar Rodrigues, o prefeito Dudu, o Secretário de Agricultura de Pernambuco, Ranilson Ramos e o prefeito José Teixeira, em Itaíba, quando estiveram com o governador Eduardo Campos).

UMA INICIATIVA DE APOIO AOS DEFICIENTES VISUAIS

A empresa Tec. Jr., formada por alunos de graduação do curso de Licenciatura em Computação, da UPE Garanhuns, está realizando um projeto que visa inserir digitalmente deficientes visuais da cidade e região. Isso será feito através do ensino das mais novas tecnologias a esse público específico. 

A abertura do curso será nesta segunda-feira, dia 28, no telecentro da Boa Vista, que fica na Avenida Júlia Brasileira, nas proximidades do Colégio João da Mata. 

O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UPE, tendo orientação do professor Higor Monteiro e participação dos estudantes Aline Ferreira, Roseane Martins e Jéssica Pontes. Esse grupo irá trabalhar o tema “Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas no Processo de Ensino-Aprendizagem para Deficientes Visuais”.  

Estão apoiando os esforços do professor e seus alunos a própria unidade da UPE em Garanhuns, a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a ADVAMPE (Associação de Deficientes Visuais).  

Um boa iniciativa que merece todo apoio da mídia e da sociedade.

GARANHUNS SEDIA VOLTA CICLÍSTICA DE PERNAMBUCO

A cada dia Garanhuns se consolida como a principal cidade do Interior no segmento esportivo. São diversos eventos nacionais, regionais e estaduais no segmento que vêm sendo realizados na Cidade das Flores, a exemplo dos Campeonatos Brasileiros de Handebol e Judô. A mais nova iniciativa será a Volta Ciclística de Pernambuco, numa realização da Federação Pernambucana de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, e que acontece no período de 28 de maio a 3 de junho, passando por vinte municípios pernambucanos. 

Trata-se do maior evento ciclístico do Norte-Nordeste. É uma competição ciclística de estrada, de longa duração, disputada em uma semana e dividida em sete etapas. Garanhuns integra a terceira etapa da prova, que tem inicio no dia 28 de maio, com largada em Caruaru, no Autódromo Ayrton Senna. Em seguida, os ciclistas se deslocam a Pesqueira, passando por Garanhuns, Caruaru, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho e se encerra em Recife, no próximo dia 3 de junho de 2012. Ao todo serão mais de 530 quilômetros de prova. 

A terceira-etapa tem chegada prevista em Garanhuns as 11h da próxima quarta-feira, dia 30. A rua Pedro Rocha, nas imediações do Parque Euclides Dourado será o ponto de chagada e premiação dos campeões da Etapa. Já no dia seguinte, 31, será dada a largada de 4ª etapa com destino a Pesqueira. A largada acontece as 8h, também da Rua Pedro Rocha. “Teremos 200 ciclistas hospedados em Garanhuns durante o dia 30 com diárias viabilizadas pela Federação de Ciclismo. Será importante para os nossos setores de hotelaria e consumo de serviços. É o esporte como meio de desenvolvimento social e econômico de Garanhuns”, argumenta o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio. 

A Prefeitura apóia a realização através das pastas de Saúde, AMTT, Guarda Municipal, Serviços Públicos e Comunicação Social e Esportes.

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA