Festival Viva Dominguinhos

Festival Viva Dominguinhos
A valorização da música regional

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SIVALDO VAI INVESTIR MAIS NA COMUNICAÇÃO VIA INTERNET

O vereador e pré-candidato a prefeito pelo PPS, Sivaldo Albino, pretende investir cada vez mais na comunicação através da internet. Convencido de que as redes sociais e os sites atingem cada vez mais um maior número de pessoas em Garanhuns e em todas as cidades, o parlamentar pretende dinamizar o seu blog, com uma atualização permanente e a escolha de notícias que tenham maior interesse para os moradores locais. "Fizemos consultas até a profissionais da área e pretendemos tornar o blog do vereador mais atrativo, consequentemente aumentando o número de acessos", anuncia John Albino, irmão do vereador e principal responsável pelas postagens no espaço de Sivaldo na internet.

FESTA DE SÃO JOSÉ TEM OUTRA ATRAÇÃO CONFIRMADA

Além da banda Forró das Antigas, está confirmada a apresentação do grupo Amigos Sertanejos na Festa de São José, em Capoeiras, no dia 18 de março. O primeiro grupo, formado por mulheres, valoriza o forró resgatando antigos sucessos da música nordestina, executados com nova roupagem, mais ao agrado dos jovens. O segundo, composto por jovens do Recife, a maioria formados, se voltou para o sertanejo popular e vem caindo no gosto do grande público desde 2008. O próprio site da banda traz maiores informações:

Formada por um grupo de amigos de longa data, alguns até desde o berço, todos com passagem por várias bandas de outros estilos musicais que foram sempre voltadas para o público jovem do Recife/PE. Esses amigos resolveram então se reunir para tocar um dos estilos musicais mais populares do Brasil, que conquista diferentes gerações e classes sociais: o Sertanejo. Assim, com uma musicalidade jovem e romântica aliada a um show contagiante iniciaram o projeto conciliando cada um com suas profissões (advogados, administradores), com o tempo, o projeto se profissionalizou e hoje recebe dedicação exclusiva por parte de todos os integrantes. Amizade e alegria aliadas à seriedade com a música são os pilares que constroem a filosofia dos AMIGOS SERTANEJOS.
  
A banda fez suas primeiras apresentações em dezembro de 2008 e desde então consolidou seu nome fidelizando um público que já é referencia por sempre lotar seus shows e participar ativamente cantando - junto com os Amigos Sertanejos, os hits da nova e antiga geração da música sertaneja e romântica sofrendo influências do forró, xaxado, axé e até do brega, escolas musicais em  que viveram.

Tanto Forró das Antigas quanto Amigos Sertanejos já anunciam sua participação na festa de Capoeiras, através dos sites oficiais na internet.

GARANHUNS TERÁ NOVOS RELÓGIOS DIGITAIS

Garanhuns terá, dentro dos próximos dias, novos relógios digitais em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos serão instalados graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Banco do Nordeste do Brasil. Inicialmente serão contempladas as avenidas Rui Barbosa (foto) e Santo Antônio. “Temos uma parceria estreita com o prefeito Luiz Carlos, o que facilita para que esses instrumentos sejam viabilizados”, disse o agente de desenvolvimento do BNB, Danilo Moraes, que esteve no Palácio Celso Galvão esta semana, acompanhado de outros funcionários do banco estatal.

FORRÓ DAS ANTIGAS NA FESTA DE SÃO JOSÉ

A banda Forró das Antigas já confirmou sua presença na Festa de São José em Capoeiras, no dia 18 de março. A apresentação já consta no site oficial do grupo. Ainda esta semana deverão estar sendo anunciados outros nomes da festa e há boa possibilidade da contratação de uma grande atração nacional, que se confirmado ser apresentará no sábado, dia 17.

Abaixo informação sobre a banda Forró das Antigas:

De Maceió (AL) a banda Forrozão das Antigas, leva ao público as grandes canções do forró que marcaram época, fazendo com que entrem em um verdadeiro túnel do tempo.

Com um arranjo diferenciado das canções antigas, deixando-as mais modernas e dançantes, o Forrozão das Antigas vem fazendo sucesso entre a galera, até mesmo com aqueles que não fizeram parte do antigo forró.

A frente da banda, comandando o show está Ana Lôbo, que desde inicio e formação, vem trazendo alegria e muito forró pra moçada curtir. O Forrozão já passou por várias formações, vários músicos, vocalistas, e hoje Ana Lôbo divide o palco com Tarcy Monteiro e Fabiane Leite. Além do mais, possuí uma grande equipe de músicos profissionais, e um ballet que hoje é referência no estado.

Em mais de pouco 3 anos no cenário musical alagoano, o Forrozão das Antigas tem se tornado uma das bandas mais pedidas nas rádios e em festas.

GILVAN LEMOS É O MAIS NOVO IMORTAL DE PERNAMBUCO

SÃO BENTO ESTÁ DE PARABÉNS - Por Orlando Calado

Numa belíssima e concorrida sessão ocorrida, dia 27 de fevereiro de 2012, o nosso conterrâneo Gilvan Lemos tomou posse como sócio da Academia Pernambucana de Letras (APL) na cadeira de 26. Por estar hospitalizado, vítima que foi de uma queda em seu apartamento no centro do Recife, ele tomou posse por procuração sendo no ato representado por sua sobrinha Lívia Valença.

A oração inaugural de Gilvan Lemos foi proferida pelo seu colega Frederico Pernambucano de Melo, sendo vivamente aplaudido pelos presentes, especialmente quando criticou o atual estado de coisas pelo qual passa a literatura brasileira.

Gilvan sofreu o acidente na segunda-feira de carnaval e está hospitalizado em razão de uma torção no tornozelo e sua recuperação será lenta em razão de ser diabético. Apareceram algumas bolhas na perna e é bem provável que passe por uma cirurgia.

A cerimônia foi marcada pela emoção e pelo reconhecimento do mérito, ainda que tardio, de Gilvan seja como romancista seja como contista na preferência de outros. A entrada de Gilvan Lemos na casa de Joaquim Maria Carneiro Vilela é um prêmio à sua grande obra de ficcionista, considerado um dos melhores no atual panorama literário. A eleição, por unanimidade, quando obteve os 33 votos, foi fruto do empenho de Fátima Quintas e outros colegas que o "convocaram" a assumir o lugar que há mais de trinta anos seria seu.

Registre-se que, na sessão de posse, usaram a palavra enaltecendo os méritos de Gilvan Lemos os seguintes acadêmicos: Abdias Moura, José de Souza Alencar, Rostand Paraíso, Lucilo Varejão Neto e o desembargador Nivaldo Mulatinho que segundo Fátima Quintas, presidenta da APL, é o maior conhecedor da obra gilvaniana.

São Bento do Una está de parabéns. Um seu segundo filho passa a integrar o mais alto sodalício pernambucano, Gilvan de Souza Lemos, nascido em 1° de julho de 1928. O primeiro foi Zeferino Cândido Galvão Filho, nascido na fazenda Ingá em 9 de maio de 1864 e falecido no Recife no dia 1° de fevereiro de 1924 e, por questões geográficas, mais ligado à nossa vizinha Pesqueira naqueles tempos de caminhos precários.

A cidade São Bento do Una, o Estado de Pernambuco e o Brasil estão de parabéns. A justiça embora tardia foi feita. E a Academia Pernambucana de Letras está enriquecida. (Foto de Gilvan Lemos: Diario de Pernambuco).

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

GARANHUNS VOLTA A SONHAR COM O SHOPPING


Muitos garanhuenses já estavam descrentes, mas parece que agora é pra valer. Começaram as obras do Shopping Garanhuns e os empreendedores responsáveis pelo projeto informam que será maior do que o previsto inicialmente.

Além das lojas, o Centro Comercial terá um hotel e um Centro Empresarial, segundo anunciou hoje Jânio Almeida. Ele antecipa também que um grande supermercado, o G. Barbosa, será construído no local, nas proximidades do posto rodoviário, devendo ficar pronto antes do shopping.

O Shopping agora tem previsão de começar a funcionar efetivamente em 2013 e vamos ficar na torcida para que essa obra saia. Irá calar a boca dos pessimistas de plantão e Garanhuns merece.

SIVALDO HOMENAGEIA SEVERINO GUIMARÃES E ZÉ CARDOSO

Duas propostas apresentadas pelo vereador Sivaldo Albino (PPS) na Câmara Municipal, homenageiam, de forma justa, dois políticos que fizeram história em Garanhuns.

Severino Pereira Guimarães, agropecuarista, seis mandatos de vereador, duas vezes presidente do Legislativo, era um homem simples que soube se comportar na vida pública e deu exemplo como chefe de família. Formou os quatro filhos que teve com sua esposa, Maria José. Três são médicas e o rapaz é engenheiro. Pela proposta de Sivaldo ele passa a dar nome a Sala de Comissões da Câmara.

Já o radialista e ex-deputado José Cardoso, uma das maiores lideranças populares de Garanhuns em todos os tempos, recebe a homenagem singela do vereador dando nome à Sala de imprensa.

De acordo com Sivaldo Albino as homenagens são justas e merecidas, por se tratar de dois grandes homens e que tiveram relevantes serviços prestados e uma boa história política em nosso Município.

(Nas fotos o ex-vereador Severino Guimarães e o ex-deputado José Cardoso).

INSS AMPLIA ATENDIMENTO NO INTERIOR

A partir de 1º de março, as agências da Previdência Social de Garanhuns, Pesqueira, São José do Egito, Barreiros e Palmares passam a atender ao público de forma ininterrupta das 7h às 17h e a agência de Arcoverde das 7h30 e 17h30. O objetivo é que os cidadãos sejam atendidos de forma mais rápida e que os horários de maior fluxo tenham uma força de trabalho mais intensa.

O funcionamento ampliado é consequência da redução da carga horária de oito horas intercaladas para seis horas corridas dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que trabalham diretamente no atendimento ao público. Com essa medida, as agências que têm a lotação de servidores ideal funcionarão durante 12 horas, prestando atendimento direto ao público por 10 horas. (Texto de Fernanda Beatriz).

SHOPPING - Há informações na cidade de que finalmente começaram as obras do Shopping Center Garanhuns. Máquinas já estariam trabalhando fazendo a terraplenagem no terreno. Posteriormente traremos maiores detalhes.

A VOTAÇÃO EM SÃO BENTO DO UNA

O deputado federal mais votado em São Bento do Una, em 2010,  foi Bruno Araújo, que recebeu 5.593 votos, ficando Inocêncio Oliveira com 4.424, uma diferença de 1.169 votos. Na eleição de estadual foi que a oposição ganhou: Alberto Feitosa somou 3.820 e Marcantônio Dourado ficou em 3.531, exatos 289 votos a menos para o grupo governista. Segundo pessoas ligadas ao prefeito Aldo Mariano existe bairrismo entre São Bento e Lajedo, e alguns eleitores apresentaram resistência em apoiar o político do município vizinho. As duas cidades são separadas por pouco mais de 20 km. Nas duas últimas eleições de prefeito, padre Aldo venceu seus adversários por uma diferença superior a cinco mil votos. Este ano está apoiando a candidata do PSB, Débora Almeida (foto), filha do  empresário José Almeida, atual vice-prefeito do município. Os dados podem ser conferidos no site  www.tre-pe.gov.br

Para a eleição deste ano, os partidários do padre estão confiantes que vencerão com folga, como aconteceu em 2004 e 2008. Já a oposição, liderada por Washington Cadete, acredita que dessa vez a história será diferente.

MUDA A REALIDADE NA ÁREA DE TRANSPORTES

GOVERNO DE CAPOEIRAS
TRÊS ANOS DE TRABALHO POR UM MUNICÍPIO MELHOR

Até 2008 a frota de veículo dos município era toda sucateada e até a documentação estava em atraso junto ao Detran. Não tinha nada em dia. O novo governo regularizou tudo e comprou com recursos próprios ou através de convênios cinco fiats uno, cinco ônibus, uma ambulância, uma ducato, uma camionete estrada, um caminhão caçamba e uma retroescavadeira. Todos os veículos novos, regularizados para servir melhor a população que precisa do serviço público. Com trabalho e seriedade, em três anos Capoeiras se tornou uma cidade melhor.

O GOVERNO FEZ, O GOVERNO FAZ E EM 2012 VAI FAZER MUITO MAIS.

*Na foto os veículos adquiridos na atual gestão.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ZÉ DA LUZ TEM DE PISAR EM OVOS

É delicada a situação do ex-prefeito José Luiz Sampaio. Majoritário em Garanhuns na última eleição, como candidato a deputado estadual, tem capital político suficiente para entrar na disputa novamente, agora com chances de vencer. Algumas coisas, no entanto, atrapalham seus planos. Uma delas é estar fora do PSB. Deixou o partido pensando ser mais fácil vencer em 2010 pelo PHS, não se elegeu e de quebra desagradou o governador Eduardo Campos. O neto de Arraes não perdoa: este ano optou pelo prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, e nem ao menos deu uma chance ao Zé de assumir uma cadeira de deputado, mesmo sabendo que ele está na bica para entrar na Assembleia, pois é primeiro suplente.

Para não ter problemas com Eduardo, José Luiz ficou afastado de Garanhuns boa parte de 2011. Com isso perdeu uns pontinhos na pesquisas e foi ultrapassado por Izaías Régis. Nunca, porém, desistiu do seu projeto. Nos últimos meses, costura uma aliança com Silvino Andrade e tudo caminhava para dar certo, podendo inclusive Aurora Cristina ser sua vice. O jornalista Magno Martins, com uma simples nota, colocou tudo em risco. Escreveu que Zé da Luz está se unindo com Silvino e Luiz Carlos para derrotar o governador. Ora, o que o Zé menos quer é brigar com Eduardo Campos, como ficou claro acima. Sua união com outras forças é uma tentativa de viabilizar sua vitória em 2012, não um gesto para derrotar quem quer que seja.

O pior é que na mesma coluna do Magno ainda foi publicado que o governador Eduardo Campos não ajudou Zé da Luz com um centavo em 2008. Isso aí deve ter deixado o neto de Arraes uma fera. Tanto que um socialista de Garanhuns logo mandou um recado, através deste blog: "Veio dinheiro para Garanhuns e Caetés e não foi pouco não".

Preocupado, José Luiz Sampaio já mandou a assessoria desmentir as costuras políticas feitas em Garanhuns, só não tocou na questão da ajuda do governador na última eleição municipal.

Faltou o assessor explicar a este blog porque disse que o acordo com Silvino está praticamente fechado. Até porque nunca anunciamos que Zé da Luz está fazendo aliança para derrotar o governador.

Como é que ficam as coisas agora? É uma conversa no Recife e outra em Garanhuns? Está desfeito o entendimento com Aurora Cristina? Ou será que Zé da Luz será candidato escondido do governador?

CÂMARA INAUGURA NOVO PRÉDIO E FAZ HOMENAGENS

O novo prédio da Câmara Municipal de Garanhuns, na Rua Joaquim Távora, será inaugurado no próximo dia 9 de março. Além dos comes e bebes (coquetel) serão entregues títulos de cidadão e medalhas. Entre os homenageados o professor Paulo Lins (foto), os deputados Izaías Régis e Inocêncio Oliveira e o prefeito Luiz Carlos.

Paulo Lins recebe o título de Cidadão de Garanhuns, numa iniciativa do vereador Silvio Sabino. Inocêncio ganha a cidadania garanhuense e mais a medalha Vereador Osvaldo Ferreira (criada por Sivaldo Albino para homenagear personalidades políticas),  graças ao próprio Sivaldo e José de Vilaço.

O prefeito Luiz Carlos de Oliveira recebe a medalha do Mérito Educacional, proposta de Daniel da Silva quando estava na Câmara.

O deputado Izaías Régis, natural de Terezinha, vai ser Cidadão de Garanhuns por conta de projeto do vereador Ary Júnior.

PREFEITURA FAZ INTERVENÇÃO EM RUA DO CENTRO

A Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Serviços Públicos, vem trabalhando para resolver um antigo problema de drenagem na rua Capitão Tomás Maia, localizada no centro da Cidade. É que apesar de ter sido asfaltada no ano de 2010, e receber constantes obras de manutenção do seu pavimento, a cada período chuvoso, o pavimento da rua é totalmente destruído, gerando novas despesas públicas e a insatisfação dos moradores.

Para sanar o problema, a Prefeitura vem realizando uma ação de drenagem das águas pluviais naquela localidade. “Estamos trabalhando nas obras que vão dotar aquela rua de sete caixas coletoras destinadas às águas pluviais, bem como tubulações de mil milímetros. Também implantaremos uma grelha para que a água que vem da parte de cima da Rua entre na tubulação e não passe no calçamento”, apresenta o secretário de Serviços Públicos, João Ricardo.

De acordo com o Secretário, as obras estão orçadas em 180 mil reais e vem sendo realizadas com recursos próprios. A expectativa é que os serviços sejam concluídos nos próximos 45 dias. “Também estamos tendo a preocupação de cravar com meio-fio a pavimentação a cada vinte metros. A meta é evitar que a força das águas volte a arrancar o pavimento após a conclusão das obras”, ressalta João Ricardo.

UM DEPOIMENTO SOBRE CRISTINA TAVARES

Recentemente o Jornal do Commercio publicou uma reportagem lembrando dos 20 anos da morte de Cristina Tavares. A matéria foi até reproduzida nos blogs de Ronaldo César e V&C Garanhuns. Aqui vai ser dado o depoimento de quem conviveu um pouco com a guerreira.

Minha admiração por Cristina Tavares começou em 1978, quando eu começava o curso de jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco. O repórter tinha na época apenas 21 anos, inacreditável para quem já tem uma filha com 32 anos e dois netos.

Em 78 votei em Cristina para deputada federal, Mansueto de Lavor, que disputava o mandato de estadual e Jarbas Vasconcelos para senador. Todos concorreram pelo antigo MDB, o partido do enfrentamento à ditadura.

Na eleição de 1982, Cristina Tavares conseguiu me convencer a entrar na política em Capoeiras, minha terra natal. É que Marcos Freire disputava o governo tendo a desvantagem do voto vinculado e três candidatos do PDS, através do artifício da sublegenda, iriam concorrer, atrelando seus votos a Roberto Magalhães.

Entrei na aventura sem a menor noção do que era buscar o voto na zona rural, sem um tostão furado para comprar telha, cimento, óculos, remédios e outras coisas solicitadas pelo eleitor do interior.

Corajosos 220 capoeirenses aprovaram meu discurso contra a antiga Arena e a ditadura e eu, jovem recém formado, ganhei nas palavras do meu pai a experiência.

Isso não interessa, contudo, e sim Cristina Tavares. Era uma mulher corajosa, pragmática, culta, séria como poucos políticos que conheci ao longo da vida.

Foi amiga do escritor francês Jean-Paul Sartre. Por aí vocês imaginam o gabarito intelectual dessa mulher garanhuense legítima.

Em Pernambuco e no Brasil ela era respeitada por Jarbas, Marcos Freire, Arraes, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Mário Covas. Esteve com eles em momentos importantes da vida do país. Dessa lista aí só o Jarbas está vivo. Lamentável.

Estive com Cristina em Garanhuns, São Bento do Una, Capoeiras, Angelim, Calçado, Lajedo e outras cidades do Agreste. Foi ela quem apoiou Samuel Salgado na sua primeira eleição em sua terra, em 1982. Aqui em Garanhuns ela deu um susto em Amílcar e Zé Inácio, ajudando o médico Pedro Hugo (irmão de Antônio de Pádua) a ter uma votação estrondosa na zona urbana. A deputada articulou a saída dos Dourado do PDS e a vinda deles para o campo popular, passando primeiro pelo velho PMDB.

Ulisses disse uma vez que as saias de Cristina valiam por muitas calças do Congresso Nacional.

Arraes e Cristina eram muito próximos, mas com a tal de "chapinha", inventada pelo ex-governador em 1990, a guerreira não renovou seu mandato. As esquerdas ficaram chateadas com o líder socialista. Além da garanhuense foram sacrificados antigos combatentes da causa popular, como Egídio Ferreira Lima, Osvaldo Lima Filho e Maurílio Ferreira Lima.

Aventura não é só para jovens, como eu era no início da década de 80. Em 1988, Cristina Tavares entrou numa roubada. Foi vice de Marcus Cunha na campanha para a prefeitura do Recife e perdeu feio para Joaquim Francisco, então o queridinho da capital.

A deputada disputou a eleição em Recife já com câncer. Durante a doença, escreveu um livro intitulado "A Última Célula", um relato de arrepiar sobre o que estava se passando com seu corpo e sua cabeça.

Resistiu durante alguns anos e morreu, deixando uma lacuna na política pernambucana que ainda não foi preenchida. 

Acredito que já escrevi isso uma vez, mas é tão interessante que vale repetir: Nilson Gibson também foi deputado federal e era um reacionário. Tinha sido pobre, mas conseguiu subir na vida e chegar ao Congresso Nacional. Uma vez, numa de suas brigas com Cristina, da tribuna, acusou a parlamentar do PMDB de ter traído sua classe.

Cristina Guerreira respondeu: "Trai mesmo. Nós somos dois traidores. Eu traí a burguesia, de onde saí e vim para o lado do povo. Você traiu a pobreza, pois veio de lá e foi para o lado dos ricos".

Essa é a Cristina Tavares que conheci. E Garanhuns, segundo o idealista Paulo Camelo uma cidade dominada pela Legião Estrangeira, não sei porque diabos nunca fez uma homenagem digna a um dos seus filhos (no caso filha) mais ilustres: a deputada, jornalista e escritora Cristina Tavares Correia.

Na foto acima, de 30 anos atrás,  o jornalista ainda um "menino" e a deputada "boa de briga".

FRANÇA QUEBRA TABU NA FESTA DO OSCAR

Um filme francês mudo, em preto e branco, foi o grande vencedor da Festa do Oscar 2012. O longa ficou com cinco das estatuetas, nas categorias mais importantes da premiação: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino. Um feito e tanto que levou os franceses à vibração. Segundo sites especializados na cobertura de cinema,  a imprensa de Paris e de outras cidades do país noticiou com entusiasmo a vitória de O Artista nos Estados Unidos, elogiando o diretor Michel Hazanavicius e o ator Jean Djuardin.

Além dos cinco prêmios, “O Artista” se consagra também por ser a primeira produção fora do eixo Estados Unidos/Inglaterra que fica com a estatueta de “Melhor do Ano”. Um filme mudo não ganhava o Oscar desde 1927.

Na quebra de tabus em Hollywood, o ator principal do filme, Jean Dujardin, deixou para trás concorrentes famosos como Brad Pitt, George Clooney e Gary Oldman.

“A Invenção de Hugo Cabret”, do cineasta americano Martins Scorsese, também ficou com cinco Oscars, nas categorias classificadas como menos importantes: efeitos visuais, fotografia, direção de arte, mixagem e edição de som.

O prêmio de melhor atriz ficou com a talentosa Meryl Streep, por sua atuação em "A Dama de Ferro". Foi a terceira estatueta que a artista levou para casa.

Fotos: 1) Cena de "O Artista", o grande vencedor do Oscar 2012; 2) Atriz Meryl Streep no papel de Margaret Thatcher. Ela já foi indicada 17 vezes para o prêmio e ficou com a estatueta por três vezes.

EMANOEL LUNA PODE SER O NOME EM BOM CONSELHO

Os candidatos à prefeitura de Bom Conselho este ano ainda não estão totalmente definidos, tanto por parte do governo como pela oposição. A prefeita Judith Alapenha tem direito à reeleição, porém alguns políticos da cidade desconfiam que ela irá preferir não se arriscar, por ter uma gestão muito questionada, com forte rejeição. A solução da governante, se especula, pode ser a candidatura do engenheiro Emanoel Luna (foto), atual Secretário de Governo e Infra Estrutura do Município. Ele é jovem, competente e filho do ex-prefeito e ex-deputado Manoel Luna, um dos homens mais íntegros que já passou pela política desse Agreste. Filiado ao PV, Luna poderia ter o apoio de todo grupo governista e de setores não tão simpáticos a Judit, como do ex-prefeito de Olinda, José Arnaldo Amaral, hoje totalmente integrado a vida dos bonconselhenses.

Na oposição a situação é complicada porque nomes fortes como dos ex-prefeitos Gervásio Matos e Audálio Ferreira esbarram na Lei da Ficha Limpa. Dr. Zenício, que poderia unir todo mundo, não quer saber de política. Daniel Brasileiro, caso possa se candidatar, passa a ser a aposta mais forte, porque tem condições de ganhar novamente uma eleição. Caso, no entanto, Judit Alapenha, decida apoiar Luna,  em vez de tentar a reeleição, poderá atrair setores oposicionistas.

DILMA INAUGURA CONJUNTOS HABITACIONAIS NO RECIFE

A presidente Dilma Rousseff desembarcará na Base Aérea do Recife por volta das 20h desta segunda-feira para inaugurar dois conjuntos habitacionais no bairro do Pina ao lado do prefeito João da Costa (PT) e do governador Eduardo Campos (PSB).

Dilma, que passou o primeiro ano do seu governo praticamente sem sair de Brasília, seguirá direto para a residência particular do governador Eduardo Campos, no bairro de Dois Irmãos, onde participará de um jantar com poucos convidados, entre eles o escritor e chefe da Assessoria Especial, Ariano Suassuna.

A exemplo do seu antecessor, Lula, Dilma está gostando de viajar pelo Brasil para inspecionar ou inaugurar obras. Ela esteve em Pernambuco há pouco mais de 15 dias para visitar duas grandes obras que estão em construção: a transposição do São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

Na terça-feira, às 10h, a presidente inaugurará oficialmente os Conjuntos Habitacionais Via Mangue I e Via Mague II, no bairro do Pina, com 480 apartamentos, todos destinados a pessoas que baixa renda que moravam em palafitas. 

Ela estará acompanhada pelos ministros Fernando Bezerra Coelho (integração nacional) e Aguinaldo Ribeiro (cidades), além dos senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT). (Do Blog de Inaldo Sampaio/Foto JC Online).

domingo, 26 de fevereiro de 2012

SOCIALISTA LEMBRA AJUDA DADA A ZÉ DA LUZ

Um socialista de Garanhuns, ligadíssimo ao governador e defensor da candidatura de Antônio Dourado à prefeitura, revelou ao blog que na campanha política de 2008 o governador Eduardo Campos investiu bastante em Zé da Luz. "Veio dinheiro para a campanha daqui e a de Caetés e não foi pouco não", disse o integrante do PSB. Ele lembrou ainda que Lindolfo caminhava para ser o vitorioso na campanha contra Aércio de Noronha e Eduardo, além de enviar recursos, veio pessoalmente à Vila do Araçá fazer um comício em prol do aliado de Zé da Luz. Desta maneira, fica contestada uma informação divulgada no Blog de Magno Martins de que o Palácio não ajudou José Luiz Sampaio com um centavo no último pleito municipal.

WASHINGTON ACREDITA NA VITÓRIA EM SÃO BENTO DO UNA

Mesmo disputando a eleição contra a candidata apoiada por um dos prefeitos que mais trabalhou por São Bento do Una, o advogado Washington Cadete (PR), está convencido de que vai vencer a eleição municipal, este ano, derrotando a socialista Débora Almeida (PSB).

O representante do Partido Republicano não leva em consideração o badalado favoritismo do grupo governista, demonstrado até em opiniões como as que foram emitidas recentemente pelo empresário Stênio Galvão (Bom Leite). Segundo este último, a candidata de padre Aldo vencerá com uma frente semelhante a das últimas eleições, o que significa uma diferença acima dos 5 mil votos.

Washington dá a entender que os partidários de Débora Almeida estão beflando e por isso hoje não mostram as pesquisas, como faziam antes. O vereador informa que também faz pesquisas regularmente, desde 2008 e assegura que sempre aparece em primeiro lugar.

Ele disse que desdenhavam de sua candidatura à Câmara Municipal, em 2008, e se elegeu com uma das maiores votações proporcionais do Brasil. O parlamentar lembra que a história se repetiu em 2010, quando o prefeito esperava fazer o majoritário em São Bento e as maiores votações foram de Inocêncio Oliveira e Alberto Feitosa.

“Em 2012 vai ser a mesma coisa. Eles ficam cantando vitória, mas sou eu quem vai vencer a eleição”, afirmou Cadete. Na sua opinião o vice-prefeito de São Bento do Una, José Almeida, não tem votos e por isso sua filha será derrotada.

ADVOGADO ATESTA QUE ZÉ DA LUZ ESTÁ LIMPO

Mesmo depois da Assessoria de Imprensa de Zé da Luz (na foto com o vereador Zaqueu) informar que o pré-candidato a prefeito de Garanhuns não está com a ficha suja, muitas dúvidas continuaram na cabeça deste blogueiro e dos leitores, conforme se pode constatar no artigo “Jornalismo não é atividade de frouxo” e em diversos comentários sobre o assunto.

Por conta disso, a própria Assessoria Jurídica do ex-prefeito de Caetés resolveu tirar todas as dúvidas, atestando que José Luiz Sampaio está apto a disputar a eleição de 2012.

O que segue, assinado pela Assessoria de Imprensa, está baseado nas informações do advogado de Zé da Luz:

Existe um termo utilizado pelos operadores de Direito, chamado de "Trânsito em julgado". Quando isso acontece, a decisão tomada em qualquer instância torna-se irreversível. Quando falamos sobre a relação de 2010 encaminhada pelo Tribunal de Contas ao TRE de Pernambuco, explicamos que ele foi absolvido pelo TSE em outubro daquele mesmo ano. Mas, por lapso nosso, não informamos que a decisão transitou em julogado e sendo assim, é irreversível.

Sendo assim, Zé da Luz só pode ser considerado ficha suja em duas situações:

1 - Se ele for condenado por um colegiado de juízes ou desembargadores. Como ele não responde a nenhum processo em instâncias superiores, esta possibilidade está descartada.

2 - Em segundo caso, se o Tribunal de Contas do Estado recomendar à Câmara de Vereadores de Caetés a rejeição de contas relativas a algum exercício da época em que ele era prefeito. Caso isso ocorra, a recomendação do TCE precisa ser acatada pela Câmara de Vereadores de Caetés. Até o momento não há qualquer indicativo neste sentido no Tribunal de Contas do Estado. Para confirmar essa informação, basta consultar a lei. Ela está disponível a qualquer cidadão.

Portanto, esperamos com esses esclarecimentos de ordem jurídica pôr fim a essa discussão.

Atenciosamente,

Assessoria de imprensa de Zé da Luz

ASSASSINATO DE PROFESSORA ABALA GARANHUNS

Garanhuns foi abalada por um crime bárbaro, na noite deste sábado, quando a professora do tradicional Colégio Santa Sofia, Cláudia Cristina Monteiro Vilela, 43,  foi assassinada com vários tiros na cabeça. A notícia chegou primeiro às redes sociais, depois foi divulgada por Kleber Cisneiros e Wagner Marques, passando a ser comentada nos quatro cantos do município.

Segundo Kleber Cisneiros,  a professora conversava com sua mãe, uma irmã e algumas amigas, quando chegaram dois homens numa moto, encapuzados, e tentaram invadir a sua residência. A profissional da área de educação reagiu e eles atiraram mais de uma vez. Quando a polícia chegou ela já estava sem vida e seu corpo foi levado ao IML de Caruaru.

Os policiais trabalham com a hipótese de assalto. “A vítima havia recebido uma grande quantia em dinheiro recentemente, de indenização do seguro de vida deixado por uma de suas irmãs, que faleceu há pouco mais de três meses”, revelou Kleber em seu blog.

Muitas pessoas, principalmente mães que têm filhos no Colégio Santa Sofia, fizeram comentários através da internet lamentando o episódio e se revelando chocadas com o crime.

Transcrevemos abaixo, o registro do 9º Batalhão da Polícia Miltitar, sobre o assassinato, enviado, junto com outras informações, pelo responsável pelo blog Agreste Violento:


A vítima estava em sua residência, em São João,  quando bateram na porta e disseram que eram da seguradora e quando a referida vítima abriu a porta, dois (02) elementos não identificados e armados, um deles encapuzado, perguntaram pelo dinheiro, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil) reais que a mesma estava para receber e que os marginais pensavam que ela já tinha recebido, como ela não estava com o dinheiro, os tais elementos efetuaram um disparo na cabeça da vítima, a qual faleceu no local. Os imputados logo após praticarem o homicídio fugiram em uma moto não identificada. As polícias militar e civil foram na localidade, onde foi feito o levantamento cadavérico. Foram feitas várias diligências, porém, sem êxito.


(A foto da professora Cláudia, que ilustra este post, foi publicado originalmente por Wagner Marques).

CAPOEIRAS PRIORIZA O SETOR DE SAÚDE


GOVERNO DE CAPOEIRAS
TRÊS ANOS DE TRABALHO POR UM MUNICÍPIO MELHOR

Desde que assumiu o prefeito anunciou que a prioridade número um era o setor de saúde. Foram comprados veículos para servir aos povoados, uma ducato para transportar com todo conforto os pacientes que vão ao Recife, criadas as casas de apoio, instalados novos ambulatórios, inaugurado o Centro de Fisioterapia, reformado e equipado o Hospital, contratados mais médicos, abastecida a farmácia básica, comprada mais uma ambulância e um aparelho de ultrassonografia, equipamento que nunca existiu na cidade. A gente sabe que não chegou aos 100%, mas ninguém duvida de que com trabalho e seriedade Capoeiras avançou muito na área de Saúde.

O GOVERNO FEZ, O GOVERNO FAZ E EM 2012 VAI FAZER MUITO MAIS.

**Nas fotos o Hospital todo reformado e equipado e o Centro de Fisioterapia, que parece uma clínica particular.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

FILME SOBRE LUIZ GONZAGA COMEÇA EM RECIFE

O cineasta brasileiro Breno Silveira (Os 2 Filhos de Francisco) tem tudo para fazer um grande filme contando a vida do cantor Luiz Gonzaga e o relacionamento complicado com seu filho Gonzaguinha. Quando os dois artistas fizeram a turnê do show “Vida de Viajante” tiveram muitas conversas e inclusive Gonzaga Júnior chegou a questionar quem seria de fato seu pai e sua mãe. Existem versões de que Gonzagão não seria mesmo o pai do autor de “Explode Coração”. O próprio filho, então, tinha suas dúvidas.

As conversas entre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha foram gravadas em fita cassete e foram parar nas mãos de Breno Silveira. O diretor de “Os 2 Filhos de Francisco” achou o material muito rico e teve a ideia de fazer o filme.

Segundo o cineasta, a história de Zezé de Camargo e Luciano enfoca a relação de pai para filho, enquanto nesse novo projeto será o contrário, passando “a visão do filho sobre o pai”.

Breno esteve recentemente numa emissora de televisão, repetiu mais ou menos isso que diz em todas as entrevistas e revelou a sua satisfação em emocionar as pessoas através do cinema.

“Gonzaga – de pai para filho” pode estrear nos cinemas brasileiros ainda este ano, quando se comemora o centenário de nascimento do Rei do Baião.

As primeiras cenas do longa serão gravadas no Marco Zero, em Recife, durante um show em homenagem a Luiz Gonzaga. O cineasta vai aproveitar esse momento para fazer as cenas de um show do cantor em 1950, no mesmo local da capital pernambucana. (Este texto foi baseado numa reportagem publicada pelo Portal G1 e numa entrevista de Breno Silveira na Globo News).

JORNALISMO NÃO É ATIVIDADE DE FROUXO

Não sou nenhum valentão, sou até um sujeito um pouco assustado. Aprendi, porém, em 34 anos de profissão, que jornalismo não é atividade de gente frouxa. Você já pensou um delegado, agente de polícia ou um PM covarde? Não dá certo, não é mesmo? O mesmo se pode dizer em relação aos profissionais de imprensa.

Quem é omisso, não arrisca, deixa de denunciar um fato para não se queimar com o juiz, o promotor, o prefeito, o deputado ou um diretor de faculdade está no caminho errado. No máximo será um dublê de jornalista usando um espaço que lhe caiu do céu para correr atrás de dinheiro e prestígio.

Dois jornalistas americanos derrubaram o presidente Richard Nixon. A imprensa brasileira provocou o impedimento de Fernando Collor. Foram jornalistas destemidos que noticiaram o mensalão do PT e um profissional da imprensa escrita, corajoso como poucos trabalhou por uma década para descobrir todas as falcatruas tucanas no processo de privatização das estatais brasileiras.

Ao longo da história jornalistas têm sido ameaçados, presos, torturados e assassinados, como aconteceu com Vladimir Herzog, em São Paulo.

É uma profissão perigo para quem a abraça sabendo do compromisso que tem com a sociedade, as causas da justiça e da liberdade e principalmente a verdade.

No jornalismo, muitas vezes, as informações são repassadas por fontes que não querem se identificar. Também por anônimos, hoje usando com toda a facilidade este instrumento forte que é a internet.

E se a gente desprezar as fontes e os desconhecidos que estão do outro lado da tela podemos perder grandes furos e deixar de passar informação para a comunidade.

Um exemplo recente: alguém ligou para o jornalista que escreve este blog e informou de um projeto tramitando na Câmara para beneficiar alguns servidores, que passariam a ganhar igual a um secretário por toda vida. O post foi ao ar, repercutiu na cidade, o fato se confirmou e o prefeito Luiz Carlos de Oliveira, em sintonia com a reclamação dos moradores do município retirou a proposta do Legislativo.

Outro exemplo: os blogueiros de Garanhuns receberam informações de mais de uma pessoa (pelo menos no meu caso), que Zé da Luz está enquadrado na Lei de Ficha Limpa a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal.

É informação importante, para ser discutida. Foi publicada. Tive o cuidado também de conversar com um assessor do ex-prefeito de Caetés e dizer: “olha, tem essa matéria aí, dá uma olhada, por favor manda algum esclarecimento”.

No mesmo dia, poucas horas depois, estava publicada a versão de José Luiz Sampaio.

Mas pode não ser ainda a última palavra. Os que enviaram informações baseados na condenação de Zé da Luz em 2010 podem estar com a razão. Afinal de contas a decisão do STF muda muita coisa e o atestado de Ficha Limpa que o ex-prefeito conseguiu pode não valer nada a partir do parecer do Supremo.

É uma questão complexa e que cria muitas dúvidas. Na cabeça do jornalista, do leitor e também dos advogados, dos grandes juristas.

Os tribunais regionais eleitorais, o TSE e o próprio Supremo são os órgãos que mais na frente vão tirar todas essas dúvidas, mas existe uma grande possibilidade de políticos que disputaram eleição sub judice num passado recente não poderem repetir a dose este ano.

É uma discussão, então, que ainda vai se prolongar e só após as convenções partidárias e o pedido de homologação de candidaturas teremos uma resposta definitiva.

E tenham certeza que muitos que sonham com uma prefeitura não vão poder entrar na corrida, porque juízes vão atestar “estão com a Ficha Suja”, e aí neguinho terá de botar o rabo entre as pernas e se conformar.

Ninguém aqui está pré-julgando, defendendo esta ou aquela posição.

No caso específico de Zé da Luz ele pode continuar Ficha Limpa, conforme decisão tomada pela justiça antes da reunião recente e histórica do Supremo. Ou, por conta da mudança na Lei pode ser enquadrado e impedido de concorrer a cargo público por 8 anos.

A nós jornalistas não cabe julgar. Temos, no entanto, a obrigação de noticiar, de ouvir todos os lados e deixar no fim a verdade prevalecer.

Ninguém é melhor de que ninguém. Ninguém é dono da verdade. Mas para conseguir respeito e credibilidade tem de ousar, perder o “medinho” e informar o que o povo precisa saber.

Dizia um amigo meu, que hoje deve estar no céu, que “toda verdade é violenta”. Pode ser exagero, mas que a verdade na maioria da vezes incomoda não tenho a menor dúvida.

No jornalismo, contudo, a verdade deve vir à tona. Doa em quem doer.

E quem quiser fazer dessa profissão só oba oba, sem descer de cima do muro, melhor seria ir fazer tricô.

O INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO


GOVERNO DE CAPOEIRAS
TRÊS ANOS DE TRABALHO POR UM MUNICÍPIO MELHOR

Em 2009, quando começou a administração atual, Capoeiras só tinha um ônibus velho, os professores ganhavam menos de 500 reais por mês, a merenda era pouca e de má qualidade e as escolas estavam todas em péssimas condições. Hoje os professores estão valorizados com o PCC e um bom salário, têm direito a rateio, as escolas estão sendo recuperadas, a merenda é boa e farta, foram instalados telecentros para atender aos estudantes, realizados grandes desfiles cívicos no sete de setembro e comprados cinco ônibus novos, que servem aos alunos da cidade e dos povoados. Pela primeira vez o estudante da zona rural têm direito a andar confortavelmente em um ônibus. Com trabalho e seriedade Capoeiras melhorou bastante no setor de educação.

O GOVERNO FEZ, O GOVERNO FAZ E EM 2012 VAI FAZER MUITO MAIS.

Na foto os 5 ônibus comprados na atual gestão com recursos do FNDE e Prefeitura. O outro é o antigo, do governo passado.

CDL E BLOGOSFERA MOVIMENTAM GARANHUNS

Uma parceria entre os blogueiros de Garanhuns e a CDL, na pessoa do seu presidente, Fernando Couto, está possibilitando a vinda à cidade do jornalista e blogueiro Jamildo Melo (foto),  ligado ao sistema Jornal do Commercio de Recife.

No primeiro dia de sua visita à Suíça pernambucana, na sexta-feira, dois de março, às 19h, no auditório do CDL, o jornalista irá fazer uma palestra para empresários, representantes da imprensa e sociedade em geral. O tema será “A Atual Conjuntura Política em Pernambuco e no Brasil”.

No sábado, dia três, às 9h, também no auditório do CDL, Jamildo irá participar do I Encontro de Bloggers do Município, a partir das 9h da manhã, no mesmo local. Tanto para a palestra quanto para o encontro estão convidados todos os Blogueiros de Garanhuns e da Região.

A entrada e a inscrição para ambos os eventos será franca. Ao fim do encontro do sábado será servido um almoço para todos os participantes.

SERVIÇO

1º DIA - Palestra – “A Atual Conjuntura Política em Pernambuco e no Brasil”

Data: Sexta-feira, 02 de Março de 2012

Hora: 19h

Local: CDL Garanhuns, na Praça João Pessoa

2º DIA I Encontro de Bloggers de Garanhuns

Data: Sábado, 03 de Março de 2012

Hora: 9h

Local: CDL Garanhuns, na Praça João Pessoa

SKANK E O ROCK BRASILEIRO - GRANDES NOMES DA MPB - 97º

O ROCK - Alguns preferem nem definir o que é rock. É que o termo é abrangente e se refere a um gênero musical popular que surgiu e se desenvolveu nos Estados Unidos, na década de 50. O som dos negros do sul dos EUA, o blue, o jazz, o country e até o clássico influenciaram, como que se fundiram para fazer surgir o ritmo contagiante que pegou os jovens de jeito e assustou os setores mais conservadores da sociedade americana.

Posteriormente o rock se subdividiu, deu origem a sub-gêneros, apareceu o folk rock, o blues-rock e o jazz rock. Depois veio o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Nos anos 80 e 90 vieram a new wave, o rock alternativo e o nu metal.

Na América, em 1951, o rock já era mostrado num programa de rádio. Começou a despertar a atenção e a ganhar a simpatia dos jovens, dos rebeldes. Em 1954 Bill Haley lança com grande sucesso “Shake, Rattle and roll”. Um ano mais tarde estoura no meio musical o cantor Elvis Presley, que nas suas apresentações levava a juventude à loucura. Terminou sendo aclamado como o “Rei do Rock”.

Durante um tempo o novo gênero ficou restrito aos States, mas não demoraria a ganhar o mundo. Na década de 60, a banda inglesa The Beatles provocaria uma revolução e os rapazes de Liverpool se tornariam astros mundiais. Outro grupo importante foi os Rolling Stones, à frente Mick Jagger, que ainda hoje está aí fazendo rock de primeira.

Chuck Berry, Little Richard, Bob Dylan, The Who, Led Zeppelin, Pink Floyd, diferentes grupos e cantores fariam história com o rock e sua música chegaria aos países mais distantes.

Há diferenças entre o rock e o pop, mas eles se confundem. Na Inglaterra a questão chegou a ser debatida no Parlamento sem que se chegasse a uma conclusão.

Bono, vocalista da banda U2, tem uma frase famosa sobre a polêmica: "O pop diz que tudo está bem e o rock diz que não está, mas é possível mudar".

Os Beatles foram os principais responsáveis para que o termo rock passasse a significar música jovem de maior valor artístico e relevância social que a canção popular (raiz óbvia do termo pop), supostamente descartável. Porém, os próprios Beatles continuam sendo até hoje a grande prova de que é possível ser rock e pop ao mesmo tempo.

O ROCK NO BRASIL - Os precursores do rock no Brasil foram Sérgio Murilo e Celly Campelo (foto). O cantor fez sucesso com versões de Marcianita, Broto Legal e Oh! Carol. Canções que no futuro receberiam inúmeras regravações, inclusive de Raul Seixas, Gal Costa e Roberto Carlos. Já a cantora tornou-se rapidamente uma pop star com Banho de Lua e Estúpido Cupido. Os dois foram indicados, respectivamente, o rei e a rainha do rock no Brasil. A mania de realeza entre nós vem de longe.

A partir de meados da década de 60, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderleia e a turma da Jovem Guarda passaram a ser os roqueiros brasileiros. O som passou a ser rotulado com o nome de iê-iê-iê. A coisa chegou a um ponto que até um filme dos Beatles foi traduzido no Brasil com o título de “Os Reis do Iê-Iê-Iê”. Alguns consideraram ridículo, mas era a força dos que faziam a Jovem Guarda na época.

Nos anos 70 surge Raul Seixas e os Secos e Molhados. Este último sacudiu o país em pleno regime militar, com a inovação, a irreverência e a criatividade de Sérgio Ricardo e Ney Matogrosso, porém o grupo em pouco tempo se dissolveu e apenas o vocalista conseguiu manter a fama, trocando o pop/rock, com o tempo, por baladas românticas, blues e boleros.

AS BANDAS - Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.

Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

São mais de 20 bandas importantes, que produziram e ainda o fazem, um rock bem brasileiros e de boa qualidade. Citemos os grupos mais expressivos: Paralamas do Sucesso, Titãs, Ultraje a Rigor, Roupa Nova, RPM, Patu Fu, Sepultura, Capital Inicial, Blitz, O Rappa, Camisa de Vênus, Charlie Brow Jr., Raimundos, Cidade Negra, Jota Quest, Biquíni Cavadão, Ira, Los Hermanos e Nação Zumbi.

Lá atrás tivemos fazendo rock ou iê-iê-iê, grupos mais populares, ainda como resultado da Jovem Guarda. O maiores foram Renato e Seus Blue Caps, Os Incríveis e The Fevers.

Nos anos 90 rapazes suburbanos de São Paulo criaram Os Mamonas Assassinas. Um sucesso retumbante que veio de Brasília Amarela e explodiu no ar num desastre de avião.

Bandas de qualidade como o Legião Urbana e Barão Vermelho perderam o pique quando seus vocalistas – Renato Russo e Cazuza – resolveram seguir sozinhos na carreira artística. Dos Mutantes e Kid Abelha já escrevemos aqui alguma coisa, quando fizemos o perfil de Rita Lee e Paula Toller.

O rock brasileiro ilustra bem como é absurdo classificar como MPB apenas um determinado tipo de música feita no país. Tem algo mais popular e brasileiro de que “É uma partida de futebol”, de Skank?

O futebol é uma paixão nacional. Tanto quanto o carnaval, as novelas de televisão e a religiosidade, está impregnado no homem e na mulher brasileira. E poucos artistas fizeram grandes músicas captando esse sentimento das ruas ou,  melhor,  das arquibancadas. Assim, de cabeça, só lembro do Jorge Ben Jor, com Fio Maravilha e do Skank com a música citada.

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol
Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar, se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar
A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol
O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol
O meu goleiro é um homem de elástico
Os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante,
Que emocionante é uma partida de futebol !

Já que não podemos escrever detalhadamente sobre cada cantor ou banda de rock, porque daria um livro à parte, vamos focar no Skank, o grupo mineiro que faz sucesso desde o início dos anos 90.

O SKANK

O Skank nasceu em 1991, em Belo Horizonte. O primeiro álbum , “Skank”, foi lançado de forma independente, em 1993, mas rapidamente o sucesso da banda na cena underground despertou o interesse da poderosa Sony Music. Junto ao Skank, a multinacional inaugurou no Brasil o selo Chaos.

Lançado em 1994, o segundo disco do Skank foi o trampolim para o estrelato: foram vendidas mais de 1 milhão de cópias de “Calango” e músicas como “Jackie Tequila” e “Te Ver” tornaram-se verdadeiros hits, cantados por todo o país. O álbum abriu as portas para uma nova geração de bandas brasileiras atenta às novidades do rock mundial e, ao mesmo tempo, curiosa com as raízes da tradição local.

Desde o início até os dias atuais o Skang acumula troféus e vitórias. Foram vários prêmios, apresentações por todo o país e reconhecimento também no exterior. Há poucos anos, em 2009, o álbum “Estandarte” foi indicado ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro”.

No dia 19 de junho de 2010, o Skank gravou, no Estádio do Mineirão, na Pampulha, em Belo Horizonte, o CD, DVD e Blu Ray, “Multishow ao Vivo – Skank no Mineirão”, projeto da banda em parceria com a Sony Music e o canal Multishow. O show, que teve seus ingressos esgotados dias antes, recebeu mais de 50 mil pessoas, que lotaram o Mineirão no último evento realizado no estádio, antes de seu fechamento para a Copa do Mundo de 2014.

Formada por Samuel Rosa (vocal e guitarra), Henrique Portugal (teclado e guitarra), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria), a banda Skank já vendeu mais de 6 milhões de discos no Brasil. Em 2010 esteve pela primeira vez no Festival de Inverno de Garanhuns e lotou completamente a Esplanada Cultural Guadalajara. Foi um dos maiores show já realizados na cidade em mais de 20 anos de FIG. (Este texto foi construído com base na consulta aos principais sites de rock e música brasileira, principalmente o Site Oficial da Banda Skank e Enciclopédia da Música Brasileira. Também deu subsídios à matéria o livro "Roberto Carlos em Detalhes", do historiador Paulo César Araújo).

É UMA PARTIDA DE FUTEBOL - Clicando no nome da música, todo em maiúsculo, você acessa um vídeo do yotube com a Banda Skank cantando uma de suas mais conhecidas músicas no Mineirão.

Últimos publicados:


Maria Gadú
Ivan Lins
Geraldo Vandré.
Paula Toller
Pixinguinha
Amelinha
Moraes Moreira e os novos baianos
Ângela Ro Ro
Cartola
Núbia Lafaytte
João Gilberto
Tom Jobim
Daniela Mercury
Jorge Ben Jor
Claudionor Germano e o frevo

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ZÉ DA LUZ GARANTE QUE É FICHA LIMPA

O Blog recebeu a seguinte nota, que publicamos na íntegra:

Prezado jornalista Roberto Almeida,

Mais uma vez percebe-se que existem "vândalos da informação" trabalhando para arranhar a imagem de Zé da Luz em Garanhuns. São pessoas mentirosas, sem nenhum tipo de escrúpulo e que não merecem qualquer respeito de nenhum cidadão de Garanhuns.

Elas tratam a política como se fosse um prostíbulo e só pensam em atacar por atacar. Não podemos admitir que essa prática ainda prevaleça numa cidade de homens e mulheres inteligentes. Desta vez tentaram jogar a mentira de que Zé da Luz estaria enquandrado na lei da ficha limpa. E para isso foram longe. Usaram o nome do Diário de Pernambuco, do blog do Jamildo e numa jogada covarde usaram o seu blog para publicar essas inverdades.

Sobre o assunto, esclaremos o seguinte:

1)

Em comentários postados no seu blog, abaixo da matéria que trata sobre uma possível aliança entre Zé da Luz e Aurora Cristina, colaram dois links do blog do Jamildo onde o nome de Zé da Luz aparece na relação dos candidatos com impedimento legal de disputar eleição. Só que essa relação foi do ano de 2010. O primeiro link foi de uma postagem feita em 27 de setembro de 2010 e o outro link foi de uma postagem feita por Jamildo em 01 de julho de 2010.

É bom lembrar que em 2010 Zé da Luz era candidato a deputado estadual e realmente enfrentou essa batalha na Justiça Eleitoral. Ele foi absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral e por esse motivo sua votação foi computada no sistema do referido Tribunal, deixando Zé da Luz apto a assumir o mandato. Hoje ele está na condição de primeiro suplente do PHS.

2)

Em segundo lugar, um indíviduo que se identifica com o nome de JORGE SAMPAIO, envia um e-mail pra você e para os demais blogs de Garanhuns dizendo que na data de ontem, o Diário de Pernambuco publicou uma relação com os nomes dos ficha suja de Pernambuco. É PURA MENTIRA. Ontem o DP não publicou nenhuma reportagem sobre o assunto. E os documentos encaminhados junto a este e-mail, são os mesmos de 2010, que foram divulgados naquele ano pelo Tribunal de Contas de Pernambuco. Como já foi esclarecido aqui, em outubro de 2010, Zé da Luz teve seus votos validados pelo Tribunal Superior Eleitoral, passando a condição de ficha limpa.

Os amigos, eleitores, e correligionários de Zé da Luz podem ficar absolutamente tranquilos. Ele é FICHA LIMPA, está na frente em todas as pesquisas feitas de janeiro até hoje, e não irá decepcionar o povo de Garanhuns.

Como vimos, o tiro mais uma vez saiu pela culatra. É nessas horas que a gente lembra com muita intensidade do dito popular: "só se atiram pedras em árvore que dá fruto". Mas todas essas pedras estão guardadas e no tempo certo serão transformadas em trabalho para o povo de Garanhuns.

Assessoria de imprensa de Zé da Luz

DESISTÊNCIA DE DOURADO É APENAS BOATO

O jornalista Magno Martins divulgou hoje no seu blog que Antônio João Dourado  (foto) pode desistir da disputa pela prefeitura de Garanhuns. A decisão seria por conta de estar mal nas pesquisas e com uma alta rejeição. Entramos em contato com um integrante da Comissão Provisória do PSB do Município que desmentiu a informação. “Acredito que alguém plantou esse boato e como o jornalista vive na capital foi na conversa”, disse o socialista.  Segundo ele, Antônio Dourado é candidato, tem o aval do governador e já se preocupa até com a formação de uma chapa competitiva na eleição proporcional, visando “eleger vereadores à altura da importância de Garanhuns no Agreste Meridional e no Estado”.

Podem estar certos de que vem muito disse me disse por aí.

DIÁRIO E JC INCLUEM ZÉ DA LUZ COMO FICHA SUJA

Os dois principais jornais do Estado, o Jornal do Commercio e o Diário de Pernambuco incluíram o nome do ex-prefeito de Caetés, José Luiz Sampaio, o Zé da Luz, como "ficha suja". O JC divulgou, através do blog do Jamildo,  uma relação de políticos atingidos pela nova lei - considerada constitucional pelo STF - e aponta o representante do PHS como inelegível. O DP publicou reportagem sobre o assunto e destacou José Luiz como um dos barrados pela Lei da Ficha Limpa, tendo como base um documento do Tribunal de Contas do Estado. (Na ilustração o documento do TCE que incrimina Zé da Luz. Clique na imagem para ampliá-la).

LUIZ CARLOS RETIRA PROJETO POLÊMICO DA CÂMARA

O prefeito Luiz Carlos de Oliveira resolveu retirar da Câmara de Vereadores de Garanhuns o projeto que incorporava o salário de secretário a alguns funcionários do município. A proposta, noticiada por este blog e pelas rádios da cidade, causou muita polêmica e provocou críticas de diversos setores da sociedade. Transcrevemos abaixo uma mensagem do vereador Geraldo Ferreira de Lucena, mais conhecido como Capitão Lucena, comunicando a decisão do gestor:

Caro Jornalista Roberto Almeida,

Venho encaminhar em anexo uma cópia do ofício que o Chefe do Poder Executivo Municipal enviou para a Câmara Municipal solicitando a retirada do Projeto de Lei 041/2011, o qual foi matéria em seu blog sob o título: PROJETO CRIA FUNCIONÁRIOS DE LUXO EM GARANHUNS.

Acreditamos que a iniciativa do prefeito se deu por conta do mesmo ter buscado a informação mais detalhada sobre a repercursão financeira que o mesmo iria causar, principalmente para as futuras administrações.

E sem dúvida a cobertura jornalistica do tema explorado pela imprensa, em especial por vossa senhoria, contribuiu para a retirada definitiva deste projeto na Casa Raimundo de Moraes.

Geraldo Ferreira de Lucena
Vereador

PREFEITO INAUGURA QUADRA EM LAJEDO

Neste sábado, dia 25, o prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, inaugura mais uma quadra poliesportiva no município. A festa desta vez será no povoado Pau Ferro. Segundo a assessoria do gestor, agora são quatro os povoados contemplados com quadras, que possibilitam aos jovens a oportunidade de praticar esportes. E dentro de mais alguns dias mais duas obras dessas serão inauguradas, além do calçamento do bairro do Poço. No povoado Pau Ferro haverá show com Djair e Banda.

Como se vê, o prefeito de Lajedo está querendo mostrar serviço.

CAPOEIRAS TEM AVANÇOS NA ÁREA SOCIAL



GOVERNO DE CAPOEIRAS
TRÊS ANOS DE TRABALHO POR UM MUNICÍPIO MELHOR

Em Capoeiras a Secretaria de Ação Social não funcionava. Com o governo atual a situação é outra. Foram criadas em conjunto com a Secretaria de Saúde as Casas de Apoio, veio o Sopão Popular, o trabalho junto aos jovens e idosos, a criação da Coordenadoria da Mulher, a instalação da Patrulha Mirim, os cursos  profissionalizantes, as festividades pelo Dia das Mães e Dia da Mulher, a distribuição de passagens e remédios com pessoas carentes e o programa de cestas básicas que está ajudando os que mais precisam. Com trabalho e seriedade, Capoeiras melhorou muito na assistência social.

O GOVERNO FEZ, O GOVERNO FAZ E EM 2012 VAI FAZER MUITO MAIS.


Nas fotos duas ações importantes da Secretaria: O Casamento Comunitário, realizado já por dois anos sem nenhuma despesa para os noivos; e o caminhão do programa Bolsa Alimentação, que está atendendo centenas de pessoas na cidade e zona rural.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ZÉ DA LUZ PODE TER AURORA NA VICE

O ex-prefeito de Caetés, José Luiz Sampaio, o Zé da Luz (PHS), não somente vai disputar a prefeitura de Garanhuns este ano, como está costurando uma aliança que tornará o seu nome fortíssimo para chegar ao Palácio Celso Galvão. O representante do Partido Humanista só estava esperando passar o carnaval para voltar a caminhar pelos bairros de Garanhuns e fazer porta a porta, buscando o contato direto com o eleitor. Isso passará a ser feito nos próximos dias. Ao mesmo tempo, Zé Luiz tem estado cada vez mais próximo do ex-prefeito Silvino Andrade e há uma possibilidade real de Aurora Cristina (PSDB) ser a vice na chapa encabeçada pelo PHS. Caso essa união se confirme, o prefeito Luiz Carlos de Oliveira (PDT) terá boas chances de apoiar os dois. O presidente da Câmara Municipal, vereador José de Vilaço, é um dos aliados do prefeito que aconselha o seu líder político a ir por esse caminho. "O prefeito Luiz Carlos disse a Vilaço que se o vice do ex-prefeito de Caetés for Aurora, Zé da Luz tem tudo para receber o seu apoio", confidenciou ao blog um político próximo ao humanista.

Muitos estavam achando que José Luiz Sampaio tinha desistido de disputar a prefeitura por conta da preferência do governador Eduardo Campos por Antônio João Dourado. Zé da Luz, porém, promete "botar o bloco na rua", articula uma aliança que para muitos parecia impossível e desta maneira volta a "fazer parte do jogo".

Em agosto do ano passado o blogueiro Wagner Marques noticiou a aproximação de Zé da Luz e Aurora. Era a fase do "namoro" ainda. Agora, contudo, pode dar em casamento político.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA DOMINGO

O horário de verão 2011/2012 do Brasil termina no dia 26 de fevereiro. À 0h (do sábado para o domingo), os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Foram 133 dias, começando no dia 16 de outubro, e o período foi o mais longo da história. A data para o término foi prorrogada em uma semana devido ao carnaval.

A medida vigora no Brasil há 27 anos, em 16 Estados brasileiros. O objetivo, segundo o Governo Federal, é a redução do consumo de energia, já que no verão a iluminação natural diária tem maior tempo de duração. De acordo com as empresas que administram o fornecimento de energia, entre o final da tarde e o início da noite, encontra-se o período do dia em que mais se consome energia elétrica. Neste momento é que o sistema de fornecimento atinge o pico de carga coincidente, ou seja, todos aumentam o consumo de energia no mesmo momento.

Ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se a entrada desses equipamentos ao mesmo tempo. A iluminação pública, por exemplo, começa a funcionar após as 19h, no sentido inverso das atividades industriais. Com dias mais quentes, propícios a passeios e atividades físicas ao ar livre, as pessoas retardam a utilização do chuveiro, pulverizando o uso desse equipamento, que apresenta alto consumo de energia. Essas são as principais razões para a adoção do horário de verão pelo Brasil, seguindo passos de muitos outros países, principalmente na Europa e na América do Norte. (Fonte: Blog do Jornal Vanguarda).

EDUARDO REALIZA SONHO DA ADUTORA DO AGRESTE

O senador Armando Monteiro (PTB) aponta a realização da audiência pública que apresentou a implantação da primeira etapa da Adutora do Agreste como o início da materialização de um compromisso assumido pelo governo Eduardo Campos.

A audiência pública foi realizada hoje pela manhã,  na sede da Compesa, e reunirá secretários, prefeitos e representantes dos 12 municípios beneficiados pela primeira fase do projeto. “A Adutora do Agreste é um marco para esta região tão carente de água. É um investimento que trará benefícios profundos à população destes municípios”, comemora Armando.

Quando estiver concluída, a Adutora do Agreste vai universalizar o abastecimento de água para 2 milhões de pessoas. Na primeira fase do projeto, serão beneficiados os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Belo Jardim, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati. Os investimentos nesta etapa inicial são da ordem de R$ 1,3 bilhão. (Na foto o senador Armando Monteiro e o governador Eduardo Campos).