GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

SELTON MELLO CHEGA COMO PALHAÇO EM GARANHUNS

Alguns filmes nacionais tiveram ótima bilheteria em 2011. É o caso de Tropa de Elite 2 (este lançado já no final do ano passado), De Pernas pra o Ar, Cilada.com, Bruna Surfistinha, Assalto ao Banco Central, As Mães de Chico Xavier e O Homem do Futuro. Fugindo à comédia de costumes e ao apelo à sensualidade, outra produção que tem tido uma ótima reposta do público é O Palhaço, com direção e interpretação de Selton Mello. O próprio autor (e ator) revelou à imprensa que seu trabalho toma uma direção diferente de outros produtos da sétima arte, por apostar na simplicidade, resgatando a vida dos circos que povoaram a imaginação das crianças e rejeitando a injeção excessiva de tecnologia. O bom é que mesmo quem está indo ao cinema pensando em assistir a mais um besteirol está gostando, apesar do longa ultrapassar a proposta de mero entretenimento. Nada melhor do que conferir nesta sexta-feira, dia 2, no Cine Eldorado Garanhuns.

O PSB ESTÁ NUMA ENCRUZILHADA

Um político de Garanhuns que tem votos, é respeitado e pretende estar junto do PSB na eleição de 2012 acha que os socialistas têm de pensar em outras opções para disputar a prefeitura, diante da resistência da classe política e da população à alternativa do prefeito de Lajedo. A seu ver, quatro nomes devem ser considerados nesse processo: o agrônomo Nivaldo Azevedo, o advogado Ivo Amaral Júnior, o empresário Antônio Vaz, além do próprio Antônio João Dourado. Na sua opinião esse quarteto deve ser divulgado à opinião pública, que até março ou abril do próximo ano, através de pesquisas, se pronunciaria por um deles. Como o Ronaldo César já discutiu hoje a possibilidade do professor Paulo Lins também ser um dos pré-candidatos do Partido Socialista poderíamos ter cinco nomes para se chegar a uma chapa ideal na eleição de 2012. A opinião desse aliado do governador, somada à hipótese do gerente da GRE aceitar participar de uma espécie de prévia, mostra que o bloco do governador Eduardo Campos está dividido por conta da pouca aceitação de Dourado e estuda novas possibilidades de participar do processo. Esse é um problema do qual tem de se cuidar logo, uma vez que pelo menos dois pré-candidatos ao Palácio Celso Galvão - Aurora Cristina e Izaías Régis, estão fazendo seu trabalho com a maior desenvoltura na cidade, sem encontrar resistências maiores, a não ser dos que sempre estiveram no campo contrário a suas propostas. A situação dos socialistas não é muito confortável e se insistirem em disputar o pleito do próximo ano com uma candidatura imposta, confiando no poder político e econômico, correm o risco de receber um não do eleitorado da Suíça Pernambucana, que em mais de uma oportunidade já mostrou ser exigente.

PELÉ AINDA É REI

Quase 40 anos depois de ter deixado de jogar futebol, tendo passado dos 70 anos de idade, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, continua Rei. Embaixador do Brasil na Copa de 2014, por indicação da presidenta Dilma Roussef, aclamado em qualquer país onde bote os pés, o maior atleta de todos os tempos está em plena forma, fazendo golaços fora do gramado. Só a marca do nome Pelé, administrada pela Prime, vale 600 milhões de reais. O desportista promove o Brasil, o Cosmos, a Umbro, bancos, produtos de consumo e não entra numa campanha por menos de 2 milhões de reais - se for no exterior essa cifra dobra. O Rei apareceu, neste ano de 2011, em nada menos do que 649 inserções publicitárias, de anúncios de empresas como a Rede Globo, Caixa Econômica Federal, Ministério dos Esportes e Mastercard. O rendimento de Edson Arantes é de um milhão e meio de reais a cada 30 dias. E olha que ele se recusa a fazer propaganda de bebida alcoólica e cigarro. Neymar, o craque do Santos e da seleção, que está com tudo em sua carreira, precisa juntar o salário do clube e os comerciais que faz para chegar aos R$ 1,3 milhão. Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, ganha em torno de R$ 1 milhão. Pelé tem os seus defeitos, todo mundo sabe. Mas aqui está se dizendo que ele ainda é Rei e não um Deus. Salve sua majestade. (Este post foi inspirado numa reportagem da Revista Alfa).

AESGA INVESTE MAIS EM BOLSAS DE ESTUDO

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) investe forte no segmento de bolsas de estudo. A idéia, segundo a presidente da Instituição, professora Eliane Simões, é oportunizar, de forma igualitária e justa, aos diversos públicos, especialmente aqueles oriundos de escolas públicas, uma formação superior de qualidade nos diversos cursos de graduação que a Autarquia dispõe por meio das Faculdades de Ciências da Administração (FAGA), Direito (FDG), Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (FAHUG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).

Atualmente a Instituição oferece um Sistema de Bolsas de Estudo próprio, por meio da qual também disponibiliza bolsas de estudo para os alunos da Autarquia. Além destas, a AESGA dispõe ainda de 311 bolsas de estudo, oferecidas por meio do Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE), desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco e coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

A novidade agora que, junto a estas formas de financiamento estudantil, a Autarquia também busca parceria junto ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), Programa que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

“A nossa meta é dispor de todas as maneiras de financiamento possíveis, como forma de oportunizar o estudante que busca qualificação profissional, porém que não tem condições de garantir seus estudos em Instituições privadas ou Autarquias Municipais. Por este motivo, vamos continuar lutando para ampliar ainda mais as nossas parcerias”, afirmou a presidente da AESGA, Eliane Simões Vilar.

O JORNALISTA E O DEPUTADO VALENTÃO

O deputado estadual Antônio Moraes agrediu verbalmente o jornalista Magno Martins. Só não o fez também fisicamente porque a turma do deixa disso não permitiu. Inconcebível que um parlamentar, por não concordar com as críticas a seu projeto suspeito de venda de bebidas alcoólicas nos estádios, parta para uma atitude dessas. Magno sempre foi um profissional inquieto, corajoso, capaz de "botar o dedo na ferida". Suas notas e matérias incomodam muita gente. Exerce o seu ofício numa democracia e seus textos não podem ser combatidos desta maneira, com atitudes de valentão. Um homem que já foi Secretário de Segurança de Pernambuco se comportar assim, sinceramente... Vergonha das vergonhas!

Abaixo, com a palavra o próprio Magno Martins, que comenta o episódio:

No mesmo dia em que este blog lança uma campanha contra a venda de bebida nos estádios, para despertar na sociedade o mal que a proposta pode fazer, o deputado Antônio Moraes (PSDB) perde a compostura e agride verbalmente este blogueiro.

O País mudou, vivemos numa democracia estável e consolidada que só o parlamentar não enxerga. Com viés autoritário, o não tão nobre parlamentar transfere para a atividade política todo o ranço do seu tempo de delegado, onde o que prevalecia era a chibata, nunca a palavra como arma de convencimento e disciplinamento.

O blog é contra a liberação de bebida nos estádios por entender que álcool e futebol representam uma mistura explosiva. Mas o deputado, que tem no seu currículo o cargo de secretário de Segurança em Pernambuco, sabe, mais do que ninguém, que a bebida lidera todos os rankings de mortes no trânsito.

É também a maior provocadora do aumento dos homicídios nos fins de semana, quando se consome mais. E também responsável pelo maior índice de agressões e violência contra a mulher por parte do marido embriagado. Em nenhum momento, este blog deixou de dar espaço para o deputado fazer sua defesa.

Só que, quanto mais ele se explica, mais se complica. Porque seus argumentos são frágeis, inócuos e vazios. O que só nos leva a deduzir, facilmente, que por trás da sua movimentação intempestiva em favor do projeto, estão os interesses das cervejarias.

COMO FOI – Fui agredido pelo deputado tucano quando chegava ao restaurante Spettus, no Derby, para cobrir o lançamento do anuário dos municípios, evento da Amupe. Por coincidência, chegamos juntos. Foi quando ele se dirigiu a mim, dedo em riste, aos berros: “Lobista é a p.. Respeite-me. Você não pode me chamar de lobista”. Se ele não é lobista, a quem interessa, na verdade, a liberação da venda de cerveja nos centros esportivos? Ao torcedor, não é! (A foto acima,  de Magno e Antônio Moraes,  foi publicada no Blog Paredão do Povo, de Belo Jardim).

CALÇADO MANTÉM NEPOTISMO EM ALTO GRAU

A cidade é pequena, mas o nepotismo é enorme

O município de Calçado, um dos menores de Pernambuco, é um dos campeões de nepotismo no Estado. Essa prática já foi denunciada em rede nacional do SBT e na TV jornal de Caruaru, mas nada mudou até agora, segundo garante a funcionária pública Cristina Pereira, que mora na cidade, localizada a poucos quilômetros de Lajedo. Para completar, recentemente o prefeito José Elias deu 100% de aumento aos cargos comissionados e só 10% aos servidores efetivos., além de reduzir a gratificação de insalubridade dos garis. “Os servidores quiseram se manifestar e eles colocaram a Rocam dentro da Câmara para impedir reclamações”, denunciou a servidora, adiantando que outros fatos graves, como fraude em licitações, já foram encaminhadas ao Ministério Público, sem que nada até agora tivesse acontecido que atingisse os governantes.

Abaixo o quadro de nepotismo atual praticado na Prefeitura de Calçados:

Prefeito – José Elias Macena de Lima
Vice Prefeito - Severino Ramos dos Santos Silva (BINO)
Sec. Municipal do Governo – Flavio Medeiros Lima – sobrinho do Prefeito
Sec. de Administração e Planejamento - Egliny Mascena – sobrinha do Prefeito
Sec. de Finanças e responde pela tesouraria – Fabrício de Lima de Lima – sobrinho do Prefeito
Trabalha na Tesouraria – Murilo Mascena – sobrinho do Prefeito
Controladoria Interna – Erly Mascena – sobrinha do Prefeito
Sec. de Agricultura e Abastecimento – José Claúdio dos Santos Silva – irmão do vice Prefeito (Bino)
Sec. de Educação, Cultura e Desportos – Ilka Rejane Barros Melo – cunhada do Prefeito
Sec. de Assistência Social – Ana Paula Barros Melo – cunhada do Prefeito
Secretário de Saúde – Ennes Ebimael Galindo de Souza – cunhado do Vereador Fabinho (que é sobrinho do prefeito).
Sec.o de Viação Obras e Urbanismo – Pedro Nascimento – cunhado do Prefeito
Antonia Andrade de Melo Medeiros- Secretária especial da mulher –, – Tia de Flavio Lima/ sec governo e Fabricio Lima/Sec. Finanças (tio por parte de Expedito Cezário, marido de Antonia, tio de Flávio e de Fabrício)
Diretora da Escola Municipal Professor Sebastião Tiago – Vanderlandia Barbosa – esposa do Vereador Zé Bilé
Assessora Educacional da Escola Municipal Professor Sebastião Tiago – Rosangela Alves Pedrosa – cunhada de Vanderlandia - esposa do Vereador Zé Bilé,
Fabiano Lima – sobrinho do Prefeito, carro agregado que transporta as crianças para tratamento fora do município.
Fabiana Lima – Professora contratada de hora aula.
Márcio – Motorista – cunhado do Prefeito
Eraldo Cesário – Motorista – Tio de Flávio Lima Secretario
Ines Cristina – trabalha na escola municipal – cunhada do Prefeito
Rodolfo – Trabalham na contabilidade , sobrinho de Zé de Zito (vereador)
Vitinho - Trabalham na contabilidade , sobrinho de Zé de Zito (vereador)

ROBERTO CARLOS INSPIRA CONTO DE NATAL

O cantor e compositor Roberto Carlos e especificamente a música O Encontro, gravada no disco Pra Sempre, de 2003, inspiraram um conto de natal que será publicado pela primeira vez na edição de dezembro do Correio Sete Colinas. A realidade é transformada em ficção para em flash back revelar fatos da infância do artista em Cachoeiro do Itapemirim, a passagem pelo Rio de Janeiro, a explosão em São Paulo, o romantismo e a religiosidade, o amor, as perdas, e o encontro (ou reencontro) em outra dimensão, tendo como testemunha a dimensão do universo e um bilhão de estrelas. Abaixo, alguns trechos do conto:

- Roberto,  é hora de partir!


Estranho. Essa voz, esse chamado... Um homem diferente, todo de branco, irradiando luz. 

Estava em casa, acordado, não bebia, não usava drogas e certamente mesmo tendo passado dos 70 continuava lúcido como nos tempos de Cachoeiro, quando corria pelas ruas atrás de bola de futebol.
...
Na rádio de Cachoeiro, num programa de calouros, fez sua primeira apresentação pública. Imitou Bob Nélson, arrancou aplausos e ganhou lindas balas do animador. Este até fez o convite para que voltasse. Disse: “Você é dos bons, garoto!”.

A mãe o esperava naquela casa simples.
...
Roberto seguiu o anjo sabendo estar cercado por um bilhão de estrelas. Enquanto viajava pelo espaço admirava o azul mais bonito que um dia o céu foi capaz de produzir. O universo inteiro, pensava, testemunhava a força do amor, ao possibilitar o reencontro, a chance de mais uma vez trocarem olhares como se tivessem voltado ao início de tudo, à adolescência.

No brilho da luz um amor infinito e nas faces dos enamorados a alegria de ver, por fim, a distância acabar. A felicidade invadindo cada coração. Na verdade os dois agora eram apenas um só.

DOUTOR DIMAS: O PROJETO DE DOURADO É FAMILIAR

Pré-candidato à prefeitura de Garanhuns pelo PC do B, o médico Dimas Carvalho (foto) faz uma análise bastante objetiva das intenções do prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, que irá renunciar ao seu cargo, no município vizinho, para entrar na disputa local. "É um projeto puramente familiar. O objetivo é aumentar o poder do clã. É como se tivessem chegado à conclusão de que a cidade em que sempre fizeram política se tornou pequena para suas ambições. Se conquistarem espaço em Garanhuns, quem sabe poderão chegar um dia à Câmara Federal", raciocina o vereador garanhuense. Ele está convencido de que o processo, da forma como foi conduzido, foi profundamente desrespeitoso com o povo da Suíça Pernambucana. "Avaliaram mal o nosso município, subestimaram a população e por isso dificilmente terão êxito", profetiza o representante do Partido Comunista.

Além da visão crítica sobre a pré-candidatura do prefeito de Lajedo, Dimas também não vê muitas qualidades de administrador em Antônio Dourado. "A gestão da cidade vizinha é apenas média para não dizer medíocre. A saúde mesmo lá funciona pessimamente, não existe sequer um obstetra para atender decentemente quem precisa. Quem necessita de bom atendimento médico em Lajedo tem de ir ao hospital particular da família Dourado", criticou o vereador de Garanhuns.

Três políticos de Garanhuns ouvidos pelo blog - Ivo Amaral, Marcel Nogueira e Dimas Carvalho -, apesar de estarem em partidos diferentes imaginam mais ou menos a mesma coisa: que Antônio Dourado dificilmente conseguirá passar dos 12% das intenções de voto no município.

GARANHUNS MAIOR

Garanhuns tem crescido sim.

Não como Caruaru ou Petrolina. Talvez um pouco menos do que Gravatá e Vitória de Santo Antão. Mais num ritmo maior em relação a Lajedo, São Bento do Una Belo Jardim, Palmares, Timbaúba, Bom Conselho, Águas Belas ou qualquer outro município do Agreste Meridional.

Quando o titular deste blog veio morar na Cohab II, em 1994, à frente da minha casa não existia uma habitação. Com pouco fizeram o salão da igreja, uma padaria e hoje é quase uma outra cidade que a vista alcança. Na área da Mãe Rainha e Cohab I é a mesma coisa. Também cresceu toda a área da Boa Vista, principalmente depois da vinda da Universidade Rural, assim como bairros da periferia, a exemplo de Manoel Chéu, Brahma, e Parque Fênix. A Brasília com a sua UPE, agora com o Curso de Medicina, tende a ficar saturado, juntamente com uma parte do Magano.

O centro já não tem para se expandir, preso entre igrejas, estacionamentos de táxis, veículos e mais veículos. E precisa urgentemente da tal revitalização cobrada ontem pelo vereador Sivaldo Albino.

Faltam muitas coisas, claro. Mas se houver vontade política, competência e articulação das classes políticas e empresariais poderemos nos posicionar com mais destaque não só no Agreste como em todo o Estado.

Dia desses o deputado estadual Izaías Régis divulgou uma pesquisa que atestava o crescimento de 14% de Garanhuns na área da economia.

Segundo esse estudo de posse do parlamentar a Educação impulsiona o desenvolvimento de Garanhuns, com seus colégios e as instituições de ensino superior, caso da AESGA, UFRPE e UPE

Com a possível duplicação da BR-423, um compromisso assumido pela presidenta Dilma, Garanhuns pode enfim competir com outros municípios de porte médio. Desde que todos façam sua parte: os políticos, os grandes e pequenos empresários, os estabelecimentos de ensino, os clubes de serviço, as igrejas, a população da cidade.

Não custa nada sonhar – e lutar – por um Garanhuns maior.

ATLETAS DE GARANHUNS VENCEM EM CAMPINA GRANDE

Contando com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes, a equipe de atletismo de Garanhuns, participou no último sábado, dia 26 de novembro, de mais uma edição SESI corrida de rua. A prova aconteceu na cidade de Campina Grande-PB.

Apresentando um percurso de 10 Km, a corrida foi vencida pelo garanhuense, Cícero Vieira. Já o segundo lugar ficou para Gilmar de Oliveira. No feminino, Miriam Farias conquistou a segunda colocação.

NOVAS DISPUTAS – E os atletas já intensificaram os treinos a fim de participar no próximo domingo, dia 4 de dezembro, de mais duas provas. A primeira acontece em Belém do Caiçara, na Paraíba, quando os desportistas disputam a Corrida de Emancipação daquele Município.

No mesmo dia, em Belo Horizonte-MG, parte da equipe de atletismo disputa a Volta Internacional da Pampulha, considerada uma das mais esperadas provas do calendário de corridas do Brasil.

DIVULGADA CAPA DA PLAYBOY DE DEZEMBRO

Neste início de semana foi divulgada a capa da edição de dezembro da Playboy, que traz no destaque Bárbara Evans em seu primeiro ensaio nu. Bárbara comemorou em seu site oficial: "Dezembro chegou! Bárbara Evans na PLAYBOY. Em um ensaio estilo Lolita, a musa de apenas 20 aninhos posou brincando no campo", disse. De acorordo com o site Ego, as fotos foram feitas em um fazenda no interior de São Paulo e Bárbara contou com a ajuda da sua mãe, Monique Evans na escolha e produção das fotos. A revista estará nas bancas dia 6 de dezembro. (Do Blog de Roberta Jungmann).

AGRESTE PARTICIPA DA OFICINA DO MAIS CULTURA

Em Moreno, Zona da Mata do Estado, 44 cineclubistas de 16 municípios do Agreste e Sertão pernambucano, participaram da 2º Oficina de Capacitação do Cine Mais Cultura. Uma iniciativa da Fundarpe em parceria com o Ministério da Cultura, o Conselho Nacional de Cineclubes e a Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

Articulados em ONGs, associações comunitárias ou grupos culturais, os participantes foram contemplados em edital lançado pela Fundarpe e, após o período de capacitação, estão aptos a receber os kits audiovisuais fornecidos pelo Ministério da Cultura. Presente à mesa de abertura da Oficina, o coordenador geral do Programa Mais Cultura em Pernambuco: Alexandre Miranda, e representando a Regional Nordeste do Ministério da Cultura: Beto Azoubel. Ainda saudando os participantes o presidente da FEPEC Gê Carvalho e a coordenadora do Cine Mais Cultura no Estado Juliana Pinheiro.

MAIS UM ATRATIVO OFERECIDO PELA ACIAGAM

Quarenta e três entidades, a maioria de municípios que ainda não possuem cinemas, receberão a partir de janeiro de 2012 kits audiovisuais com uma tela para projeção, um projetor de vídeo, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de quatro canais, caixas não amplificadas, um amplificador e dois microfones sem fio.

A ACIAGAM faz parte desse movimento cineclubista, contemplada pelo Ministério da Cultura, através da iniciativa de amigos da entidade Fátima Farias e Eduardo Tavares de Lima. A chegada dos equipamentos é a possibilidade de levar cinema aos locais de difícil acesso, ou até mesmo aos que não tem condições de freqüentar particularmente o da cidade. Animados com a ideia de realizar exibições e desenvolver a cultura e o lazer na nossa cidade, pretende-se potencializar o espaço onde vai acontecer o Cine e entrar na agenda cultural de Garanhuns.

Após as etapas de capacitação e recebimento dos kits, a ACIAGAM será acompanhada por monitores da FEPEC durante seis meses. O convênio firmado tem validade de 02 anos a partir da entrega dos kits, que ficarão em regime de comodata sob a responsabilidade da entidade. A ACIAGAM assumirá o compromisso de realizar pelo menos uma sessão por semana, aberta ao público e com tempo destinado à reflexão sobre a obra exibida. Ao longo de um ano, 60% dos filmes apresentados devem ser produções nacionais.

Mais informações:
Coordenação do Cine Mais Cultura em Pernambuco/Fundarpe: 81 3184.3014
Federação Pernambucana de Cineclubes (Gê Carvalho): 81 9927.9598
ACIAGAM: (87) 3762-3312

Por: Jefferson Jr.

O PESO DE LUIZ CARLOS EM 2012

O fato do prefeito Luiz Carlos (PDT) estar com uma avaliação negativa como gestor faz com muitos pensem equivocadamente que o pedetista não terá peso nenhum na campanha política de 2012. Muitos acham fácil falar, esculachar de todo jeito a administração municipal, esquecendo que Bartolomeu Quidute, hoje com pouco crédito entre os eleitores, fez o seu sucessor em 1996, derrotando o tido como imbatível Ivo Amaral.

Luiz Carlos teve perto de 35 mil votos em 2008, uma diferença de mais de 15 mil em relação ao segundo colocado, que foi Zé da Luz. Com todo desgaste que teve de lá para cá, não é possivelmente que pessoalmente, com a força da máquina e o apoio dos vereadores não dê ao candidato que receber seu apoio, no próximo ano, algo entre 4 e 8 mil votos. E se o pleito for decido por uma margem pequena, o que é provável, esse contingente que marchar ao lado do Governo Municipal será decisivo na eleição.

O ex-prefeito Silvino Duarte, que é profissional e pragmático, sabe tanto disso que esqueceu suas diferenças com o sucessor e já esteve próximo dele em duas oportunidades, no momento político delicado que se vive no município. E nas visitas diárias que faz aos bairros da cidade não tem se preocupado em falar mal do gestor. Quando encontra um homem ou mulher se referindo a "Seu Luiz" com respeito, carinho ou gratidão faz questão de acatar a opinião e até já externou a alguém ligado ao governante esse posicionamento. Ou seja: o ex-prefeito admitiu que Luiz Carlos de Oliveira ainda tem seus eleitores fiéis na cidade.

Depois de ter se posicionado duramente contra a pré-candidatura do prefeito de Lajedo em Garanhuns, Luiz resolveu dar uma trégua e agir mais nos bastidores. Não pretende hostilizar o governador Eduardo Campos e está consciente de que muita coisa pode acontecer. Quem sabe mais na frente se acha uma saída honrosa para Antônio João e ficam todos da base aliada juntos no município? Quem sabe o que acontecerá no futuro com as pré-candidaturas de Izaías e Zé da Luz? Em política tudo é possível, raciocina um secretário próximo do prefeito, até um acordo envolvendo Sérgio Guerra, o neto de Miguel Arraes, Aurora ou Silvino.

O prefeito, então, vai deixar os arroubos de lado porque já bateu na mesa defendendo a soberania de Garanhuns. Agora é estudar a direção dos ventos da política, ter muita cautela, mas no momento certo mostrar que está vivo no processo e não abrir mão de influir na escolha do seu sucessor.

Luiz Carlos terá candidato sim. Só não se sabe ainda quem. Dependendo da conjuntura poderá ser um ou outro e não está descartado que ele apoie o mesmo nome do governador. Caso não seja o prefeito de Lajedo, bem entendido.

Alguém é capaz de chegar nas rádios e dizer abertamente: "Eu não aceito o apoio de Luiz, dos seus vereadores nem da máquina municipal!". Pode ser. Desde que seja desses pré-candidatos olímpicos ou um amador. Mas política sempre foi para quem é do ramo.

SIVALDO PEDE REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA SANTO ANTÔNIO



Do vereador Sivaldo Albino:

Moramos numa cidade, conhecida como cidade das flores, uma cidade turística (infelizmente, com o potencial pouco explorado para esse vertente), mas com grandes perspectivas turísticas. Linda por natureza! Parem pra pensar comigo: Garanhuns é a terra das sete Colinas, tem o Cristo no Magano, Parque Ruben Van der Liden, A Bela Avenida Rui Barbosa que nos leva até o relógio de Flores e entre tantas outras coisas tem também a Avenida Santo Antônio, cartão postal de nossa cidade.

Que bom seria se isso existisse na prática! Foi apresentado pelo vereador Sivaldo Albino requerimento ao chefe do poder Executivo através da Secretaria de Serviços Públicos para que seja revitalizada a parte física dessa Avenida, estruturas como: calçadas, bancos, canteiros. A inexistência de um planejamento urbano, afeta na qualidade de vida das pessoas, e entristece os que amam e admiram nossa cidade.

A situação é preocupante! Construções irregulares, como é o caso da calçada do Colunata, na própria escadaria que dá acesso aos banheiros públicos, os canteiros com beirais quebrados, cisternas faltando às tampas e outras coisas mais, podem provocar acidentes e compromete o nosso tão honrado título de cidade "limpa, bem cuidada".

ALEXANDRE MARINHO DESCARTA CANDIDATURA

O presidente do PSD em Garanhuns, Alexandre Marinho, descartou em mensagem enviada ao repórter a possibilidade de vir a disputar a prefeitura do município, em 2012. Segundo o ex-secretário e atual diretor da Academia de Educação, seu desejo é apenas trabalhar por um projeto novo que favoreça a cidade, sem precisar de estar envolvido em disputas eleitorais. Ao tomar conhecimento de que o blog tinha encomendado uma pesquisa eleitoral sobre o processo sucessório local, Alexandre chegou a solicitar que seu nome não fosse colocado no levantamento, já que não postula cargo nenhum. Apesar do desejo do advogado, muitos na Suíça Pernambucana torcem pelo seu nome e o consideram um dos quadros mais preparados da política da região e qualificado para governar o município. Personagem importante nas campanhas vitoriosas de Bartolomeu Quidute (1992) e Silvino Duarte (2000), Marinho tem sido um dos políticos de Garanhuns a criticar duramente a pré-candidatura do prefeito de Lajedo. Ele discorda do termo forasteiro, porém questiona o postulante do PSB por não ter nenhum serviço prestado à cidade das flores e desconhecer a nossa realidade.

JUIZ PROÍBE LIVRO QUE ACUSA LAMPIÃO DE SER GAY

O juiz Aldo Albuquerque, da 7ª Vara Cível de Aracaju (SE), proibiu a publicação e comercialização do livro “Lampião – o Mata Sete” (foto) de autoria do juiz aposentado Pedro de Morais. A ação judicial foi movida pela família do “rei do cangaço”, que se sentiu ofendida porque, em um dos capítulos, ele é apontado como homossexual e sua companheira Maria Bonita, como adúltera.

No livro, o autor afirma que o Virgulino Ferreira, o Lampião, mantinha uma relação homoafetiva com um cangaceiro chamado Luiz Pedro, que também seria namorado de Maria Déia, a Maria Bonita, o que formaria triângulo amoroso.

Ainda no livro, o autor questiona a paternidade de Lampião em relação à única filha do casal, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos. Segundo a obra, Lampião teria sido atingido por um tiro na genitália em 1922, o que lhe teria incapacitado de procriação.

A decisão judicial foi expedida momentos antes do lançamento do livro, que ocorreria em uma livraria de Aracaju. Assim, o autor está proibido de divulgar e comercializar o livro em qualquer parte do país. Pedro Morais poderá apenas se defender quanto ao conteúdo da obra.

Segundo o advogado da família, Wilson Winne, a ação judicial foi fundamentada na violação da privacidade. “Direito de liberdade de expressão tem um limite. Essa obra viola a invasão de privacidade. Ele é uma pessoa histórica. Quando se fala de Lampião, é da parte histórica. Que ele era violento, pistoleiro, herói ou bandido, mas neste caso atinge a honra da família. Está interferindo na vida da pessoa, de sua família”, argumentou. (Fonte: Portal UOL).

ACIDENTES COM MOTOS PREOCUPAM ARMANDO

Em discurso proferido no Plenário do Senado, o senador Armando Monteiro externou sua preocupação com o aumento do número de acidentes no trânsito, principalmente envolvendo motociclistas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, acidentes de trânsito estão, no mundo inteiro, entre as 10 causas mais frequentes de morte. Nos países de renda média, como o Brasil, chega a ser a sétima causa mais frequente.

“No Brasil, segundo estatísticas do DATASUS, mais de 38 mil pessoas morreram em acidentes relacionados a transportes em 2009, a quase totalidade em acidentes de trânsito. Desses, mais de 9 mil – ou seja, cerca de um quarto – morreram em acidentes envolvendo motocicletas”, comentou Armando Monteiro.

Segundo o senador, acidentes envolvendo motos são especialmente graves mesmo quando não implicam em morte. Estudo recente do Hospital das Clínicas de São Paulo mostra, por exemplo, que seis meses depois do acidente, 82% dos motociclistas acidentados atendidos no hospital, ainda não tinham voltado a trabalhar nem retornado às atividades simples do dia a dia.

Em Garanhuns e todo o Agreste o número de acidentes envolvendo motos também é preocupante. Como já divulgamos no blog, atualmente cerca de 70% das entradas no Dom Moura envolvem motociclistas.

GERSINHO PROMOVE MAIS UMA AÇÃO DE CIDADANIA

O vereador Gersinho Filho no intuito de viabilizar acesso a serviços de saúde como exames de prevenção de câncer de mama e de próstata, corte de cabelo, aferição da pressão arterial, atendimento jurídico e Procon, promove esta semana de segunda a quinta-feira no local da feirinha da Boa Vista mais uma ação de cidadania. Segundo o Vereador o objetivo dessas ações é de levar até a população esses serviços devido a dificuldade de acesso que as pessoas encontram quando necessitam dos mesmos e de aproximar a população das instituições parceiras, por isso nossa parceria com o Presidente da FIEPE, o deputado Jorge Corte Real.

A NOVA PESQUISA ELEITORAL

Por encomenda deste blog, o DATAGRESTE já está trabalhando para fechar uma pesquisa eleitoral em Garanhuns no mês de novembro. Por sugestão do jornalista a Audálio Ramos Filho, este novo levantamento terá algumas diferenças em relação ao anterior. Teremos três cenários na pesquisa estimulada, cada um com número determinado de candidatos. Eliminamos o confronto entre um e outro concorrente, especificamente, uma vez que Garanhuns não tem segundo turno e não há porque privilegiar ninguém. E incluimos alguns nomes novos para descobrir quem o garanhuense prefere como candidato a vice. Há uma expectativa relacionada a quanto Antônio Dourado cresceu em um mês, devido a grande exposição de seu nome em toda mídia, mesmo quando de forma negativa.

LAJEDO SOFRE COM FALTA DE ENERGIA

Em alguns bairros de Lajedo, aos domingos, é muito comum faltar energia elétrica, deixando donas de casas, comerciantes, cabeleireiras e mais um bando de gente à beira de um ataque de nervos. Ninguém pode ver televisão, ouvir um bom CD no aparelho de som ou navegar pela internet. O jeito é ligar para a Celpe (foto) e reclamar. O prefeito não deve ter culpa nessa história, embora com seu prestígio não custasse nada dar uma conversada com os dirigentes da estatal para resolver o problema de uma vez por todas. É de se esperar que não traga a falta de luz para sua campanha em Garanhuns.

VERA FISCHER COMPLETA 60 ANOS

A atriz Vera Fischer, que foi Miss Brasil em 1969, virou estrela de cinema e televisão, além de ter mostrado todas suas formas num ensaio à Revista Playboy, anos atrás, está completando hoje, dia 27 de novembro de 2011, 60 anos de idade. Apesar da beleza e da fama, nem tudo foram flores na vida da artista. Já teve problema com maridos, filhos, depressão e até drogas. Mais de uma vez teve de ser internada em clínicas de recuperação psicológica. Independente dessas questões, que podem afetar qualquer ser humano, Vera é admirada e amada por milhões de pessoas nas mais diferentes regiões do país. Parabéns Miss Fischer!

(Na foto a atriz quando foi coroada Miss Brasil).

O FUTEBOL DE PERNAMBUCO EM ALTA

O Sport foi realmente um Leão, nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro da série B, e com as vitórias em cima do Paraná e do Vila Nova, mais uma ajudinha do Bragantino na partida anterior, conseguiu garantir o acesso à primeira divisão da competição nacional. Bom para Pernambuco que volta a ter dois times na elite do futebol, ainda mais que o Santa Cruz, campeão do estadual de 2011 enfim saiu da famigerada série D. Só o Salgueiro foi mal na temporada, mas para um time do interior que não teve a estrutura ideal, jogando longe de sua torcida, não poderia se esperar outra coisa. Depois do esforço dos rubronegros e alvirrubros é esperar que as diretorias acertem nos reforços para que os representantes do Estado possam fazer bonito em 2012. Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco e até Santos que me perdoem. Mas sou mais Pernambuco!

PAULA TOLLER - GRANDES NOMES DA MPB - 85º

 Paula Toller quando estava com 40 anos

Os nomes de Paula Toller e do Kid Abelha se confundem. O grupo teve várias formações, desde que iniciou sua carreira, nos anos 80, mas não há dúvida de que a vocalista, com sua bonita voz, aliada ao carisma e simpatia deram a maior contribuição para o êxito da banda, que já vendeu mais de 10 milhões de disco até os dias atuais.

Paula Toller Amora nasceu no Rio de Janeiro, em 1962, e apesar dos seus 45 anos até há pouco tempo ainda tinha um jeito meio de menina levada.

A futura cantora e compositora foi criado pelos avós paternos, Renée e Paulo, este um cirurgião aposentado que trabalhou nos governo da antiga Guanabara e na assessoria da Presidência da República.

Na infância e adolescência a vocalista do Kid Abelha ouvia música clássica. Beethoven, Chopin, Bach, Mozart, além de óperas e outros compositores eruditos.

Os avós também fizeram com que a garota conhecesse um pouco de música popular, principalmente Carmen Miranda e Elis Regina. O único grupo de rock que conheceu na juventude foi Os Beatles, já que a banda inglesa recebia a aprovação do avô, juntamente com os outros artistas mais sofisticados.

Paula fazia os estudos normais e completava com aulas de balé e inglês. Sonhava até em se tornar professora do idioma de Shakespeare.

Adolescente, foi estudar Desenho Industrial e Comunicação Visual, na PUC do Rio de Janeiro, quando teve oportunidade também de aprender francês. Chegou a estagiar em escritório e trabalhou fazendo traduções de livros e teses para a faculdade.

E a música sempre achando uma porta de entrada.

Descobriu James Brown e Tim Maia. Nos discos das trilhas sonoras de novelas ouviu Stevie Wonder, Marco Valle, Paulo Sérgio Valle, Jackson Five, Janis Joplin, Rita Lee, Led Zeppelin, Pink Floyd, Michael Jackson e Billy Paul.

Abandonou a universidade em 1984, perto de se formar. Desde 82 se tornara a cantora do Kid Abelha e ao tomar gosto pela carreira artística estudou técnica vocal com a professora de canto lírico Vera Maria Mello. Com esta desenvolveu o prazer pelo idioma alemão.

Como se observa, Paula Toller teve desde o início um ambiente musical e cultural favorável, tendo oportunidade de conviver com os clássicos, bons intérpretes da MPB e nome da cena internacional.

A boa forma da artista talvez se explique pela sua preocupação em se manter bem física e mentalmente. Faz saúde preventiva com o uso da medicina ortomolecular e da acupuntura. Evita enlatados, não toma refrigerantes há muitos anos e dispensa completamente o açúcar.

Um de seus passatempos prediletos é passear sozinha de carro ouvindo música em alto volume. Dessa maneira surgem e já surgiram várias letras de música, que ela tenta escrever enquanto dirige. O banho também é uma das suas situações preferidas para ter ideias.

Desde 1987, é casada com o cineasta Lui Farias e tem um filho chamado Gabriel.

O KID ABELHA

O grupo surgiu no Rio de Janeiro em 1981 com o insólito nome Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens. Começou a se tornar conhecido em 1982 a partir de uma fita demo com "Distração", executada pela Rádio Fluminense, emissora carioca especializada em rock.

Em seguida participaram de shows no Circo Voador e do LP "Rock Voador", uma coletânea de novos nomes do rock brasileiro. Em 1984 gravaram o primeiro LP, "Seu Espião". Desde então o grupo gravou vários outros discos, adquirindo uma roupagem mais pop do que rock.

Com sucessivas mudanças na formação, o nome da banda passou a ser apenas Kid Abelha e atualmente é um trio, formado por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato. Entre os maiores sucessos estão a balada "Como Eu Quero", "Pintura Íntima", "Amanhã É 23", "Na Rua, na Chuva, na Fazenda" (regravação da música de Hyldon), "Lágrimas e Chuva" “Fixação”, Alice não me escreva aquela carta”, e "Tomate".

“Pega vida”, de 2005, é o primeiro álbum de músicas inéditas do Kid Abelha, em quatro anos, lançado após o CD “Acústico MTV”. Produzido pelo inglês Paul Ralphes, o álbum apresenta 12 faixas, assinadas por Paula Toller em parceria com Israel, com o estilo pop da banda há mais de duas décadas. A única regravação é "Será que Eu Pus um Grilo na Sua Cabeça?" de Guilherme Lamounier e Tibério Gaspar. 

Paula Toller lança seu segundo CD solo, Só Nós. O trabalho tem 14 canções inéditas, compostas por Caio Márcio e Coringa, Dado Villa-Lobos, Donavon Frankenreiter, Jesse Harris (autor de "Don't Know Why", de Norah Jones), Nenung (do grupo gaúcho Os The Darma Lóvers), Kevin Johansen, Paul Ralphes e Paula Toller. "All over" e "À noite sonhei contigo" seriam de uma vez as canções de divulgação do disco, mas por problemas com selos internacionais o primeiro single foi "Meu amor se mudou pra lua", lançado dia 22 de maio".

No final de 2008, Paula Toller lança em CD e DVD o trabalho Nosso, gravado ao vivo na turnê Só Nós. O disco faz uma mistura entre os dois trabalhos anteriores, trazendo também dois hits do Kid Abelha (Grand' Hotel e Nada por mim), as regravações de Saúde / Só love (Rita Lee / Claudinho e Buchecha) e Mamãe coragem (Caetano Veloso) e a versão original em Espanhol de À noite sonhei contigo, titulada Anoche soñé contigo. 

O fato é que o jeito simples, aliado a talento e charme fizeram de Paula uma das cantoras preferidas do público jovem brasileiro. Ela não é barulhenta ou irreverente como Rita Lee, majestosa como Maria Betânia, nem tem o porte de Simone ou a doçura de Gal. Foge ao rótulo de MPB como gênero, aparecendo mais como uma roqueira bem comportada, capaz de incorporar à música nacional um som pop bem original, fácil de cantar, bom de ouvir e gostoso de dançar.

Paula Toller Amora e os rapazes do Kid Abelha merecem sua inclusão dentre os grandes nomes da música popular e brasileira.
(Principais fontes de consulta: discografia da artista, letras.com.br, cliquemusic).

*Alguns nomes já publicados nesta série:

1. Vicente Celestino
2. Nélson Gonçalves
3. Eliseth Cardoso
4. Dolores Duran
5. Milton Nascimento
6. Ivan Lins
7. Ademilde Fonseca
8. Simone
9. Fagner
10. Belchior
11. Wanderléia
12. Ana Carolina
13. Zeca Baleiro
14. Renato Teixeira
15. Cazuza
16. Cássia Eller

AURORA FAZ UMA REUNIÃO POR DIA

Em vez de se preocupar com os adversários, sejam moradores de Garanhuns, de Lajedo ou Recife, a pré-candidata do PSDB à prefeitura, Aurora Cristina, está realizando reuniões diárias por todos os bairros da cidade. Os encontros têm sido prestigiado por um público médio de 40 a 50 pessoas. Uma noite está no Indiano, depois na Cohab I, nesta sexta-feira passou pela Cohab II e hoje ou amanhã conversa com moradores de Miracica. A ex-primeira dama demonstra muita satisfação com o trabalho que está realizando e até, no momento, nem parece estar preocupada com o futuro resultado da eleição. O seu desejo é discutir os problemas do município com a população, ouvir as reivindicações e apresentar suas ideias. Numa das últimas reuniões foi surpreendida pelo depoimento de uma moradora do bairro: "A senhora vai vencer a eleição", disse a garanhuense. Aurora considerou cedo para pensar em vitória e argumentou: "Mais importante agora é fazer esse trabalho, trocar experiências". A eleitora insistiu: "Acredite que a senhora vai vencer porque o povo está ao seu lado. E o povão é a maioria". A representante dos tucanos ficou gratificada. Sobre outras candidaturas, apenas comentou que tanto a classe média quanto as camadas populares se pronunciam contra a pretensão do prefeito de Lajedo. "Há o sentimento de não aceitar alguém de fora. Eu nasci em Arcoverde, porém construí minha vida em Garanhuns. A situação de alguém que nunca morou aqui, não convive com nossos problemas é diferente", admitiu a ex-deputada. (Na foto Aurora Cristina e o ex-prefeito Silvino Duarte).

AS MUITAS FACES DE ALCIONE

A cantora Alcione, natural de São Luiz (MA), completou 64 anos neste mês de novembro. Neste ano de 2011, para completar 40 anos de carreira artística, lançou um disco impecável intitulado "Duas Faces". Para quem está mais acostumado com a sambista ou pagodeira, embora tenha feito sucesso também com algumas baladas românticas, a artista surpreende num CD eclético, de bom gosto, reunindo grandes compositores da música brasileira e um time de bons intérpretes, a prestigiá-la em algumas faixas, em maravilhosos duetos. A marron vai do mais puro MPB, resgatando Dolores Duran, Fátima Guedes,  Mário Lago e Raul Sampaio, esnoba interpretando o francês Charles Aznavour, comove na canção italiana Passione Eterna e embeleza os versos do mexicano Armando Manzareno. É muita coisa para um só disco? São 16 músicas e além do vozeirão de Alcione você ainda vai escutar Maria Betânia, Djavan, Lenine, Áurea Martins, Emílio Santiago e Martinho da Vila.

Aqui pra nós: o CD da Marron podia ter recebido o nome: "As Muitas Faces de Alcione". Faria jus aos seus 40 anos de carreira e a este disco de 2011. Quem quiser saber mais sobre a cantora pode acessar o seu perfil dentro da série Grandes Nomes da MPB.

GILVAN LEMOS É ELEITO PARA A ACADEMIA DE LETRAS

O escritor Gilvan Lemos (foto), natural de São Bento do Una, que reside em Recife, foi eleito no último dia 21 para a cadeira de número 26 da Academia Pernambucana de Letras (APL). A data da posse será decidida pelo novo imortal e deve ser prestigiada por uma ampla comitiva da terra dos Valença. Segundo Ailson Campos, poeta e compositor sãobentense, “a justiça tardou, mas enfim chegou”.

Gilvan Lemos é um escritor reconhecido nacionalmente, já tendo recebido diversos prêmios pelos seus romances, contos e novelas. Na sua obra se destacam Noturno Sem Música, Noite dos Abraçados, O Anjo do Quarto Dia, Jutaí Menino, Emissários do Diabo, Neblinas e Serenos e Morte ao Invasor.

Seus livros retratam a vida no interior pernambucano, fatos da capital, o autor procura perscrutar a alma humana e em algumas obras utiliza o realismo fantástico que consagrou nomes como Gabriel Garcia Márquez.

Na série Escritores Brasileiros, que produzimos para este blog, já foi traçado um perfil do escritor de São Bento do Una.

LAWRENCE DA ARÁBIA - FILMES INESQUECÍVEIS - 68º

Lawrence da Arábia foi o arrasa quarteirão de 1962, ano em que o Brasil conquistou o bicampeonato mundial. O longa conquistou sete Oscars da Academia, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Direção.

O diretor de Lawrence, David Lean, que faleceu no início da década de 90, realizou outros grandes trabalhos para a tela grande, sendo reconhecido como um dos maiores perfeccionistas da sétima arte. Doutor Jivago, Passagem para a Índia, A Maior História de Todos os Tempos, A Filha de Ryan, A Ponte do Rio Kwai, O Grito da Carne e Grandes Esperanças são algumas das obras primas do inglês.

Lawrence da Arábia começa em 1935, quando o personagem principal, interpretado por Peter O´Toole desenvolve alta velocidade numa motocicleta, por uma estradinha curiosa. Ele sofre um acidente e a partir daí sua história extraordinária vai sendo contada em flashback.

Em 1916, quando da primeira guerra mundial, o jovem tenente inglês estava no Cairo, capital do Egito, quando aceita ser transferido para a península Árabe, região em que diferentes tribos não conseguiam se unir e eram usurpadas pelos turcos.

Lawrence era excêntrico, um militar diferente, indisciplinado, do ponto de vista de alguns ou mesmo um louco, podiam avaliar outros.

No deserto, porém, se revela um homem de grande paixão e coragem, além de um bom estrategista.

No filme, de 226 minutos nas cópias disponíveis em DVD, a maior parte das cenas são rodadas no deserto. Isso permite ao trabalho de David Lean muita originalidade e uma beleza quase surrealista.

O tenente aos poucos vai conquistando os árabes e conseguindo fazer com que as tribos esqueçam suas diferenças em torno de um objetivo comum.

Surpreendendo seus superiores ingleses, Lawrence comanda os Árabes para a conquista de Aqaba, uma vitória espetacular contra os turcos saboreada pela Inglaterra e a França. Esses dois países, que então praticamente dominavam o mundo, fazem política através de seus representantes e simplesmente usam o talento do jovem tenente, promovido a major após seu primeiro grande triunfo.

O filme mostra a hipocrisia dos comandantes militares e da política, e que os países, ontem como hoje, colocam em primeiro plano seus interesses. O poder é o que está efetivamente em jogo e não há espaço para o idealismo entre os pragmáticos.

Noutro momento forte da história o inglês amigo dos árabes é preso e torturado pelos turcos, em Deraa. Sai com vida, mas abalado. Depois comanda tropas num verdadeiro massacre em Tafas, quando o próprio Lawrence parece enlouquecido matando indistintamente como se a morte tivesse passado a ser o objetivo.

David Lean foi um diretor que impressionou tanto os cineastas que vieram depois dele, principalmente através de trabalhos como Doutor Jivago e Lawrence da Arábia, que o americano Steven Spielberg admite abertamente a influência do inglês. O diretor de ET e A Lista de Schindler tinha tal apreço pelo diretor que colaborou intensamente na restauração do premiado filme de 1962, para que hoje tivéssemos acesso a cópias do longa na íntegra, mantendo todo o brilho do original. Outro renomado nome do cinema americano, Martin Scorsese, igualmente era fã de “Lawrence” e seu autor, tendo sido um dos que ajudaram Spielberg nessa tarefa de restauração.

Tudo nesse épico inesquecível do cinema inglês funciona quase que à perfeição. O modo como a história é contada, com um estilo quase que literário, o elenco escolhido, à frente Peter O´Toole, e incluindo ainda grandes atores da época, como Anthony Quinn e Omar Sharif.

A trilha sonora, os figurinos, as batalhas, as cenas no deserto, alguns pores de sol mostrados em meio a aridez das areias, proporcionando um contraponto de rara beleza.

Enfim, Lawrence da Arábia é um filme completo, que envolve desde os primeiros minutos e não cansa, apesar das mais de três horas de exibição. Mesmo após mais de 40 anos, impressiona pela impecável fotografia e um colorido espetacular, levando em conta o tempo em que foi rodada a produção. Vale salientar que a história contada no cinema tem roteiro baseado nas memórias do próprio T.E. Lawrence.

Um clássico imperdível que pode ser encontrado facilmente na internet ou em algumas lojas de departamentos. (Fontes: DVD do filme, 1001 Filmes para ver antes de morrer).

*Alguns filmes já comentados nesta série:

1. Luzes da Cidade
2. O Grande Ditador
3. Janela Indiscreta
4. Um Corpo que Cai
5. Casablanca
6. ET - O Extraterrestre
7. Uma Linda Mulher
8. Do Outro Lado da Vida (Ghost)
9. A Felicidade não se compra
10. Os Brutos Também Amam
11. Mississipi em Chamas
12. Um Sonho de Liberdade
13. E o Vento Levou
14. O Silêncio dos Inocentes
15. O Poderoso Chefão
16. O Exorcista

POETA POPULAR LANÇA CD NO CENTRO CULTURAL

Sandoval Ferreira Leite (foto) é um poeta e declamador de poesia de cordel, nasceu em 27 de fevereiro de 1983, natural de Iati, e Garanhuense de Coração.

Ao longo da carreira já participou de shows com Os Nonatos, jessier Quirino, Ivanildo Vila Nova, Sebastião Dias, Hipólito Moura, Severino Feitosa entre Outros.

Em 2009 lançou seu primeiro livro titulado em, “Meu Sertão em 12 Versos” que vendeu mais de 1.000 exemplares sem nenhum canal de Distribuição.

Participou da Leitura de Escritor no Festival de Inverno de Garanhuns 2011 com Hesio Rafael, Chico pedrosa e Jorge Filó, Participou do Garanhuns Jazz Festival 2011.

Para Comemorar os dez anos de Carreira e com o objetivo de divulgar seu trabalho Sandoval gravou o seu primeiro CD titulado de “Prosa, Rima e Cordel”.

O lançamento do cd de Sandoval Ferreira será neste dia 25 de novembro de 2011, a partir das 19h30min, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

O show terá a participação da dupla de repentistas Adeilton Oliveira e Maximiano Bezerra e da banda Rogério e os Cabras. (Texto e foto do Portal Garoa).

SÃO BENTO DO UNA É DESTAQUE NACIONAL NA EDUCAÇÃO

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Bento do Una, nas escolas do município foi reconhecido nacionalmente por ocasião da 8ª edição do Prêmio Gestor Eficiente de Merenda Escolar realizado nesta quarta-feira, em concorrida cerimônia no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, em Brasília. O prefeito José Aldo Mariano recebeu o prêmio instituído pela organização Ação Fome Zero, que visa divulgar e incentivar as experiências bem sucedidas na gestão do Programa Nacional da Merenda Escolar - Pnae, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, do Ministério da Educação. 

O município que ganhou na categoria merenda escolar quilombola concorreu pela terceira vez e foi escolhido juntamente com outras 21 cidades entre 1.082 inscritas que mais se destacaram na gestão do Programa Nacional de Alimentação escolar – PNAE. Os Contemplados foram homenageados pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, representando a presidente Dilma Rousseff, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, que participou da entrega dos prêmios, juntamente com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o presidente do Comitê Gestor da Ação Fome Zero, Antoninho Trevisan e o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Consea, Renato Maluf.


SÃO BENTO DO UNA

Cidade do Agreste de Pernambuco, distante 210 quilômetros do Recife, com 53.242 habitantes, tem um histórico de população remascente de comunidades quilombolas bastante atuante, principalmente na garantia da merenda escolar. A cidade com 719,16 km², possuiu sessenta e duas escolas municipais - uma delas de tempo integral - mantida com recursos exclusivamente do município, onde é servido 4 refeições diárias e uma rede com 10.523 alunos matriculados.

A evasão escolar, segundo dados da Secretaria de Educação foi reduzido de 17,8% para 5% em 7 anos da atual gestão, com a criação do Programa Estou Presente Professor e investimentos no setorcom a inclusão de frutas, verduras e legumes fornecidos em parceria com associações ligadas a agricultura familiar. (Texto da jornalista Luzimar Dias).

ENTREVISTA

O prefeito de São Bento, padre Aldo Mariano (foto), foi entrevistado hoje pela manhã, na Rádio Marano, quando falou sobre o prêmino nacional recebido pelo município, por conta da boa distribuição da Merenda Escolar. O peemedebista revelou que levou a Brasília uma merendeira de uma das escolas do município, que na capital federal recebeu todo destaque, sendo inclusive sido entrevistada pela imprensa nacional. "O município é muito grandee ainda temos problemas, mas esse prêmio indica que estamos no caminho certo", disse o gestor.

Padre Aldo fez uma prestação de contas deu seu trabalho nesses sete anos de administração e um das coisas que destacou foi a construção de quadras poliesportivas durante a sua gestão. Quando assumiu não tinha nenhuma, hoje tem seis construídas e mais duas em processo de licitação. "Vou entregar o governo com oito quadras entregues à comunidade, o que dá uma por ano. É preciso planejar a educação cuidando do ser como um todo. Eu sempre pratiquei esportes e por isso sei a sua importância", enfatizou o dirigente do município de São Bento do Una.

PPS REALIZA CONGRESSO EM GARANHUNS

O Partido Popular Socialista, PPS, realiza neste sábado, a partir das 10h, no plenário da Câmara de Vereadores, o seu Congresso Municipal. Os integrantes dessa agremiação política, que é presidida na cidade pelo vereador Sivaldo Albino, vão discutir assuntos nacionais, a conjuntura e estadual e as eleições de 2012. O presidente estadual da legenda, ex-deputado federal Raul Jungmann (foto), deverá estar presente. Sivaldo é o nome mais cotado do PPS local para disputar a prefeitura.

DRa. DÉBORA E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A titular da Delegacia da Mulher em Garanhuns, Dra. Débora Bandeira Tenório (foto), deixou claro, ao realizar palestra no Clube Municipal de Capoeiras, que a violência contra as mulheres é constante e crescente em todas as cidades do Agreste Meridional. Na sua palestra para os estudantes do Colégio José Soares de Almeida e autoridades presentes, a policial revelou como é realizado seu trabalho, discorreu sobre a Lei Maria da Penha e procurou estimular as pessoas a perderem o medo de denunciar os agressores. Segundo ela, na Suíça Pernambucana são muitos os casos que chegam a sua delegacia, principalmente nos dias iniciais da semana. São casos de violência doméstica que incluem agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais. Ela informou a ocorrência até de casos mais escabrosos, incluindo episódios em cárcere privado, quando os homens impedem suas companheiras de sair de casa chegando a acorrentá-las. A delegada esclareceu ainda que a Lei Maria da Penha hoje pode ser aplicada nos casamentos, relações de concubinato, relacionamento homoafetivo e até entre namorados.

Débora Tenório parabenizou o trabalho realizado em Capoeiras, através de palestras para conscientizar a comunidade e principalmente a criação da Coordenadoria da Mulher, por parte da Prefeitura Municipal. "Vocês aqui estão à frente de Garanhuns que ainda não criou esta instância para ajudar no trabalho de proteção as mulheres", enfatizou a delegada.

ALEXANDRE MARINHO TEM RAZÃO

A insatisfação gerada pela presença do prefeito de Lajedo, João Dourado, não se resume como muitos querem fazer pensar ao direito legítimo do mesmo se candidatar na Suissa Pernambucana.

Desde o começo sempre deixei claro que o que machuca é a forma como o seu nome foi imposto, no popular, de goela abaixo. Mas agora surge dentro do próprio PSB algumas vozes discordantes que, com medo, soltam informações em off.

Comenta-se, por exemplo, que além da cabeça da chapa a vice também já está definida e será a esposa de um médico que já amenizou o discurso contra o forasteiro importado da mal governada Lajedo.

A ofensiva será consolidada com a assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-232 e o anúncio de uma fábrica, que em cinquenta anos, três mandatos de prefeito e sete de deputado, não levou para Lajedo, com a presença do governador em ato onde o prefeito será a estrela, talvez até cante como faz em Lajedo.

Atenciosamente;
José Carlos Filho
jfilho23@bol.com.br

MEGA OPERAÇÃO PRENDE NOVE PESSOAS EM GARANHUNS

Jucicléia, Manoel e Josivânia, três dos presos em Garanhuns

Dando continuidade aos trabalhos da operação denominada Tolerância Zero, as polícias Civil e Militar de Garanhuns prenderam 9 pessoas em Garanhuns nesta quinta-feira. No total 130 policiais estiveram trabalhando, determinados a cumprir 9 mandatos de prisão provisória e 11 de busca e apreensão. A operação Tolerâcia Zero é um trabalho integrado das polícias Civil e Militar, iniciada em junho, quando 18 pessoas foram presas. Todas elas envolvidas com o tráfico e associação às drogas ou comércio ilegal de armas. 

Através desse trabalho, a polícia já descobriu que é grande a participação das mulheres no crime envolvendo o tráfico, em razão dos companheiros estarem detidos e elas passam a assumir um papel de destaque no gerenciamento do crime. Durante a operação desta quinta os policiais apreenderam dois revólveres calibres 32 e 38 e farta munição. 

O trabalho desenvolvido também teve como alvo os presídios de Caruaru, Limoeiro, Pesqueira, Garanhuns e Arcoverde. De acordo com o delegado Antônio Resende, um dos coordenadores da Tolerância Zero, alguns dos chefes do tráfico atuam dentro das penintenciárias. 

Na varredura, que contou com o apoio das equipes desses presídios, foram aprendidos: 216 pedras de crack (Arcoverde), 12 papelotes de maconha (Pesqueira), 30 papelotes de maconha (Caruaru), 250g de maconha (Caruaru), além de aparelhos celulares e chipes em Limoeiro, Pesqueira, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns. Em Garanhuns foram presos os seguintes suspeitos:

Lindinalva Vicente de Santana, 26 anos, Givanilda Silva de Santana (28, Manoel da Silva Barros (31), Jucicléia Ferreira Lino 26), Márcia Maria da Silva Ferreira (23), Ednaldo Lopes de Lima (24),  José Carlos da Silva  Mendes (40), Josivânia dos Santos (idade não divulgada) e Cícero dos Santos Camilo (36). 

(Com informações da jornalista Jacqueline Menezes).

COHAB II

Depois dos seguidos assaltos que aconteceram na Cohab II, em Garanhuns, a polícia passou a reforçar as ações no bairro. Numa operação realizada ontem à noite, nas proximidades do posto de saúde próximo à Igreja Católica, os policiais prenderam alguns rapazes que não tiveram ainda seus nomes divulgados.

IZAÍAS DEFENDE TURISMO RELIGIOSO

Os santuários da Mãe Rainha e de Santa Quitéria das Frexeiras, localizados no Agreste Meridional, entre os municípios de São João e Garanhuns, necessitam de investimentos estruturais. A observação é do deputado Izaías Regis (PTB), defendendo a importância de se incentivar o turismo religioso nesta área. 

Durante visita ao templo de Santa Quitéria, segundo maior local do Nordeste a receber ex-votos, o petebista constatou faltar apenas três quilômetros para concluir a pavimentação da estrada que leva ao santuário. “Precisamos do apoio dos Poderes Executivo Federal e Estadual para gerar emprego e renda, por meio do desenvolvimento gastronômico e hoteleiro”, declarou.

Outra observação do petebista é a criação de fábricas de artigos religiosos, favorecendo economicamente a região do Parque Fênix, Cohab I e a cidade de São João.“Encaminhei ofícios aos secretários Isaltino Nascimento (Transportes), Danilo Cabral (Cidades) e Alberto Feitosa (Turismo) para alavancar o setor turístico da região”, informou o parlamentar.

SECRETARIA PROGRAMA BONS FILMES NO CENTRO CULTURAL

Uma boa programação de cinema, e ainda mais de graça, pode ser conferida pelos garanhuenses no Centro Cultural, nesses dois últimos meses do ano e no início de 2012. Hoje, às 19h30, será exibido “As Mães de Chico Xavier”, um dos melhores trabalhos feitos sobre o médium mineiro.
A história trata de três mães que vêem sua realidade se transformar por completo. Ruth, cujo filho adolescente, Raul, enfrenta problemas com drogas; Elisa, que tenta suprir a ausência do marido dando total atenção ao pequeno filho Theo; e Lara, professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. Vivendo momentos distintos de suas vidas, essas três mulheres buscam conforto junto a Chico Xavier, importante divulgador do Espiritismo no Brasil.

Confira a programação do Cine Teatro em dezembro e janeiro, com exibições no Centro Cultural:

Dia 08/ 12 – Curta Metragem: Luiz Jardim (Homenagem aos 110 anos)

Dia 15/ 12 – Curta Metragem: Garanhuns Cidade das Flores

Dia 22/ 12 – Quincas Berro D’água

Dia 05/ 01/2012 – Tainá

Dia 05/ 01 – As Melhores coisas do Mundo

Dia 12/ 01 – Rio

Dia 12/ 01 – Primo Basílio

Dia 19/ 01 – Kiriku e a Feiticeira

Dia 19/ 01 – Besouro

Dia 26/ 01 – Doutores da Alegria

Dia 26/ 01 – Salve Geral

 A programação é elaborada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Garanhuns.

PAULO GOMES TAMBÉM PREFERE IVO JÚNIOR

Vereador de Garanhuns por três mandatos, ainda hoje exercendo forte influência no bairro do Magano, Paulo Gomes defende que o próximo prefeito do município seja alguém jovem, preparado, de preferência natural da cidade e com um histórico político entre as sete colinas. Nesta linha de pensamento, o ex-parlamentar não vê melhor opção do que a candidatura do advogado Ivo Amaral Júnior (foto), filho do ex-prefeito Ivo Amaral.

"Li neste blog as considerações de José Sales e de Clóvis Correia e acho que eles têm razão. O PSB de Garanhuns tem um filiado em suas fileiras para acabar com toda essa celeuma e não quer enxergar", observa Paulo Gomes.

Na sua opinião o prefeito de Lajedo é um político que merece respeito, no entanto está completamente deslocado em Garanhuns, sendo encarado por amplos setores como um estranho, como se fosse um forasteiro mesmo. "O problema é que ele construiu toda sua vida na sua cidade natal e chegou em nossa cidade como se tivesse sido enviado de foguete, às pressas", raciocina o líder popular do Magano.

Na avaliação de Paulo o advogado Ivo Júnior, por ter berço em Garanhuns, pela história política do pai, pelo seu preparo profissional, pela simpatia e juventude, tem todas as condições de empolgar o eleitorado do município e devolver a esperança ao povo.

"O prefeito de Lajedo está com o seu nome na rua há meses e a gente só vê discussão, divisão, contestação. Caso o PSB tivesse incluído Ivo Amaral Júnior como pré-candidato, como fez com Dr. Nivaldo Azevedo, esse nome já teria caído no gosto do público", acredita o ex-vereador.

O fato é que existem no próprio Partido Socialista quase duas dezenas de pessoas insatisfeitas com a pré-candidatura do prefeito de Lajedo. "Esses integrantes do PSB podem se guiar pelo sentimento das ruas e resolver defender uma nova alternativa para Garanhuns", pontuou Paulo Gomes.

UMA ONG CONTRA A CORRUPÇÃO

Caro Wagner Marques, Roberto Almeida e demais representantes de mídia local citados nesta mensagem:

Sou leitor do seu blog e sempre acompanho suas matérias. Últimamente venho acompanhando as notícias sobre o incômodo que os políticos locais estão tendo com a presença do candidato Antônio João Dourado de Lajedo que pretende ser prefeito de nossa Garanhuns, os mesmos estão tão preocupados com a política que estão esquecendo o principal que é administrar a casa e atender as necessidades do povo. Daí a nossa população está sofrendo as consequencias de tantas irregularidades que estão sendo cometidas pelos administradores da nossa cidade. Não sabemos se podemos contar com o nosso prefeito, nem com os nossos vereadores, afinal quem irá administrar a nossa cidade, quem irá cuidar do nosso povo? Fica a pergunta.

Parece que nós mesmos é quem teremos que administrar a nossa cidade porque eles que estão lá no poder parece que estão em total despreparo para fazer isso. Estou sugerindo a população de Garanhuns fazer o que um amigo meu do Sergipe me recomendou, incentivar a população de Garanhuns criar uma ONG e ter uma equipe preparada a fiscalizar as ações da prefeitura e do social para ver se els estão cumprindo com a tarefa dele. Este amigo me falou que lá no estado dele diversas cidades já possuem uma ONG que são credenciadas a AMARRIBO(Associação dos Amigos de Ribeirão Preto), esta é a primeira ONG a conseguir expulsar dois prefeitos de sua cidade e é internacionalmente conhecida, já saiu na tv em cadeia nacional e é recomendada pelos próprios órgãos públicos federais. Ela fiscaliza as contas públicas e as ações das prefeituras e fazer as cidades andar como devem. Fica até mais fácil o povo fazer uma reclamação ao Ministério Público e conseguir uma ação civil pública a fim de pressionar a prefeitura.

O que o povo de Garanhuns precisa é só um incentivo para se instalar uma instituião dessas, esta é uma das primeiras iniciativas para fazer Garanhuns andar e com isso a administração pública pensar duas vezes antes de cometer qualquer ato ilegal com o dinheiro público. Foram diversas administrações que passaram pelo Palácio Celso Galvão e Garanhuns continua do mesmo jeito. Será que é porque não tem dinheiro? Ser´que é porque o recurso federal que é destinado a Garanhuns é pouco? Por favor vamos incentivar a população através da mídia local a aderir um ONG Anti-Corrupção. A hora é agora. O Brasil está se mobilizando contra esses atos desonrosos.

Precisamos da ajuda dos demais blogs, dos jornais locais, do jornalista Roberto Almeida, da hitoriadora Amanda do Falando Francamente, da Selma Mello do Jornal Sináculo, da Mônica Carrilho do Jornal Cidade, do Pereira Filho do Programa Combate. Envio a todos uma cópia do livro "O Combate a Corrupção nas Prefeituras do Brasil" e cartilhas da Amarribo ensinando como fundar e como funciona uma ONG desse segmento. Acredito que o Grupo dos Amigos de Garanhuns no Facebook do amigo Reinaldo Junior defenda a causa também. Vamos incentivar Garanhuns a vencer e combater esses vermes que estão fazendo a nossa cidade regredir. O passo inicial está aí... O cidadão garanhuense precisa ter pulso forte!

Vamos seguir o lema "A politicagem de sempre Garanhuns também não aceita!" de Caroline Zimermann do Jornal Cidade.

O site da Amarribo é  www.amarribo.org.br Dúvidas falar com Lizete na Amarribo, ela tirará todas as dúvidas.

Roberto Monteiro Sabino

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA