Governo Municipal

Governo Municipal
Juntos por uma Grande Cidade

Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A FAMÍLIA ARRAES TEM HISTÓRIA



É MÃE, E DAÍ? - por Gilberto Marques

O escritor russo, comunista, Máximo Gorki deu o nome de “A Mãe” à sua doutrina socialista. Na perseguição policial da ditadura, muitas vezes o livro foi poupado por causa do nome. No romance – a camponesa submissa, escrava do medo e da brutalidade, assume o domínio de novas crenças e se engaja na luta pela renovação, cheia de coragem e galhardia.

A gravidez de Maria, o parto na estribaria. Do primeiro milagre, nas Bodas de Canaã ao calvário e à ressurreição estava lá, com o menino dela. O vínculo da mulher com o filho tem um caminho longo e aconchegante desde a fecundação. É a primeira casa, o colo, o peito.

O macho tem um papel secundário e rápido, apesar de mágico. A natureza deu à mulher, na criação, o privilégio de ser quase tudo.

A ligação com a mãe tende a ser mais intensa, só por isso. Gaiarsa e Freud ficam na prateleira. - Ana Arraes é um exemplo. Dona de casa e mãe no tempo do pátrio poder, taludos os meninos, foi à luta. Não se acomodou nos louros de ser esposa de um escritor e filha do mito.

Pulou no palanque. Ganhou o mandato. Gostou. Repetiu a dose, aprendeu rápido. Cresceu nas urnas. Entrou no ringue do TCU. Ser filha de Miguel Arraes e mãe de Eduardo pode até ser obstáculo, jamais, porém, será uma mácula.

A competição saiu dos limites do Congresso e ocupou o noticiário. A vitória acachapante assanhou a oposição. O cargo efetivo, de salário gordo e outras vantagens, sempre fomentou disputas acirradas. O escândalo, talvez, tenha sido pela presença de uma mulher na refrega. Pouco se disse da experiência de cada concorrente, inclusive da vitoriosa. A deputada e mãe teve um longo período no Tribunal de Contas de Pernambuco – foi assessora da presidência.

No primeiro pronunciamento, Ana bateu forte, criticando a suspensão das obras públicas e o prejuízo decorrente. É preciso lembrar que o dinheiro público tem sutilezas e formalidades burocráticas inarredáveis. O uso da verba da gasolina do carro de um prefeito para pagar a cirurgia de emergência do motorista do veículo é desvio de finalidade punível. O orçamento, todo ano, tem sua Lei específica. A Lei das Licitações bolina a Doutrina e a Jurisprudência.

A mulher de hoje está nos quartéis, no Judiciário, no Ministério Público, na Polícia. Dilma foi a primeira no Brasil e na ONU. Miguel Arraes gerou dez filhos. Apenas uma filha e dois netos o seguiram na carreira. A escolha credencia o eleito e consagra a origem. Arraes é história. A juventude do governador e o sucesso da dupla dão cacife maior. Aécio e Eduardo. Dois netos num plano de voo alto em busca do Planalto.

*O artigo foi publicado originalmente no Diario de Pernambuco.

*Gilberto Marques é advogado, mora e exerce sua profissão no Recife. Na foto do Blog de João Alberto (DP), a deputada federal Ana Arraes num ato da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, em Brasília.

IZAÍAS LUTA POR INSTALAÇÃO DO IML EM GARANHUNS

O deputado Izaías Régis, desde 2007, vem reivindicando a implantação do Instituto Médico Legal – IML em Garanhuns, através das indicações nº 351/2007 e 2204/2008.

A necessidade da implantação do Instituto de Medicina Legal – IML em Garanhuns é de fundamental importância, pelo fato do município ser uma cidade pólo do agreste meridional, onde concentra um número elevado de habitantes que necessitam urgentemente da implantação do referido instituto. Medida esta que evitaria o envio do cadáver as cidades de Caruaru ou Recife para realização dos exames.

No IML são realizados, além das autópsias, vários outros exames de corpo de delito e demais perícias como: exame de lesões corporais, exame de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exame de constatação de violência sexual, exame de sanidade mental, exame de constatação de idade, exame de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessem à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.

Os familiares dos falecidos, provocados por homicídios, acidentes, doenças desconhecidas e etc, sofrem com a demora no atendimento e encaminhamento dos cadáveres, além das despesas com passagens e alimentação até a liberação dos corpos.

Outro problema enfrentado pela população são os custos relacionados à contratação de casa funerária para levar o corpo até o local da autópsia e trazer de volta para a cerimônia do enterro. Muitas dessas famílias não têm dinheiro nem mesmo para sua subsistência, muito menos arcar com um serviço público indispensável. A população de Garanhuns aguarda, há muito tempo, a instalação de um IML na cidade.

CAETANO VELOSO - GRANDES NOMES DA MPB - 80º

Gosto tanto de música, vivo escrevendo sobre os cantores e compositores nacionais e só esta semana me dei conta, ouvindo o programa Manhã Total, de Marcos Cardoso, que existe o Dia da Música Popular Brasileira. O radialista fez uma homenagem a essa data significativa – 27 de setembro – e fez até uma enquete para descobrir quem é o melhor cantor do Brasil. Imagine que deu o velho Roberto, com seus mais de 70 anos e tantas canções de amor.

Roberto Carlos, claro, não poderia ficar fora desta série, mas como ele é o artista que mais vendeu discos no país, compôs mais de 600 músicas, tem mais de 50 anos de carreira, sendo ainda aclamado por muitos como Rei, deixemos que o mesmo encerre essa relação de Grandes Nomes da MPB. Será o 100º nome a ter o seu perfil traçado neste blog.

Caetano Emanuel Telles Veloso, este é o nome da vez. Um verdadeiro gênio, que aos quatro anos já brincava de fazer música no interior da Bahia. O sujeito que se tornaria conhecido em todo o país, na década de 60, com a criativa “Alegria, Alegria”, nasceu em Santo Amaro da Purificação (hoje é só Santo Amaro), uma cidade de menos de 60 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE.

Compositor, cantor, excelente intérprete, músico, cineasta, escritor. Caetano é tudo isso e muito mais. Rebelde, contestador, polêmico, inquieto, brilhante. Meio “porra louca”, às vezes, na ótica de alguns. Quase sempre brilhante, não há dúvida. Não podia ser diferente. Numa de suas composições, ele bolou essa frase instigante: “Gente é pra brilhar, não para morrer de fome”.

Da pequena Santo Amaro Caetano Veloso mudou para Salvador. Na capital baiana conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé.

A música já estava em Caetano desde Santo Amaro. Mas sua carreira de artista mesmo só vai começar no Rio de Janeiro. Ele foi à cidade maravilhosa para acompanhar a mana Maria Betânia, que mesmo mais nova se destacou primeiro como cantora. Ela foi convidada para substituir Nara Leão no espetáculo Opinião, em 1965, e o irmão foi junto, atendendo inclusive um pedido do pai, “Seu Zezinho”.

Os dois se estabeleceram no Sudeste Maravilha e no ano seguinte Betânia gravou a música “É de Manhã”, uma composição de Caetano. Este lançaria em 1967, em parceria com Gal Costa, o seu primeiro disco, “Domingo”, com um repertório influenciado pela Bossa Nova.

No mesmo ano o cantor “estoura” nacionalmente com “Alegria, Alegria”, do Festival da Record e que seria o carro-chefe do seu disco do ano seguinte.

Juntamente com Gilberto Gil e Tom Zé, Caetano cria o Movimento Tropicalista, uma revolução em relação a bem comportada Bossa Nova e a alienada Jovem Guarda.

Com o seu grito de “É Proibido Proibir”, suas letras engajadas e posicionamento político à esquerda, Caetano teve de se exilar em Londres e passou perto de quatro anos longe do Brasil.

Da distante e fria Inglaterra o compositor baiano enviava artigos para o jornal alternativo Pasquim e composições que seriam gravadas por Maria Betânia, Gal Costa, Elis Regina, Erasmo e Roberto Carlos.

Roberto, já considerado o rei e totalmente palatável ao regime dos generais, surpreendeu o Brasil com um gesto para muitos inesperados. Visitou em Londres o exilado Caetano Veloso e compôs uma música em sua homenagem: “Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos”, uma canção linda que fez o irmão da Maria Betânia chorar e muito.

Em 1972 o autor de Alegria, Alegria voltou ao Brasil. E chegou com a corda toda. Neste mesmo ano subiu aos palcos com Chico Buarque de Holanda e desse encontro memorável surgiu um dos melhores discos da Música Popular Brasileira: “Chico e Caetano ao Vivo”.

Gravou “Araçá Azul”, um disco que não teve boa acolhida, mas depois veio “Jóia” (incluindo desde a Banda de Pífanos de Caruaru até John Lennon), Qualquer Coisa, Bicho, Cinema Transcendental e Os Doces Bárbaros – este último disco e espetáculo que reuniu quatro das melhores vozes do pais: Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Betânia e Caetano Veloso.

“O artista nunca envelhece”. No caso de Caetano, parece que esta frase é verdadeira. Ao longo das décadas de 80 e 90, na década passada e na atual ele continuou produzindo e inovando. Em Totalmente Demais, de 1986, predomina mais o intérprete, capaz de tornar ainda mais bela a canção “Amanhã”, de Guilherme Arantes. Fina Estampa, de 1994, é uma coleção de obras primas da música latino americana, com destaque para a música título.

Na década passada Caetano Veloso fez um show tendo como parceiro Roberto Carlos. Cantaram somente canções de Tom Jobim e o espetáculo resultou num disco belíssimo e que me perdoe o Rei, mas o baiano está muito melhor na maioria das faixas.

Para quem não concorda com a união do cantor e compositor de Santo Amaro com o romântico de Cachoeiro de Itapemirim, este ano Caetano teve como parceira a maior revelação da MPB dos últimos tempos, Maria Gadú. Os dois estão juntos num CD e DVD ao Vivo e tanto faz gosto ouvir um quanto o outro.

Você conhece alguma canção de Caetano? Certamente conhece muitas. Algumas músicas dele: Tigresa, Sampa, Mãe (gravada por Gal Costa), Tropicália, London London, Leãozinho, Força Estranha, Muito Romântico, Haiti, Odara, Beleza Pura, Vaca Profana, Menino do Rio.

O artista também gravou músicas de outros compositores, inclusive alguns bregas, como Odair José (Eu Vou Tirar Você Desse Lugar), Fernando Mendes (Preciso te Esquecer) e Peninha (Sozinho).

Lembrou, inclusive, de grandes vozes do passado e regravou Vicente Celestino (Coração Materno) e Augusto Calheiros (Ave Maria).

Na primeira metade da década passada Caetano foi considerado pela crítica especializada um dos mais respeitados e produtivos pop stars da América Latina e do mundo. Com mais de 50 discos lançados, se destacou também como autor de trilhas sonoras, inclusive de filmes internacionais. Alguns trabalhos do baiano para o cinema: música de Hable con ella, de Pedro Almodóvar; de Frida, uma biografia da pintora mexicana; São Bernardo, de Leon Hirszman, com roteiro a partir do romance homônimo de Graciliano Ramos; o documentário Cinema Falado, relançado em 2003 em DVD, cujo título remete ao primeiro verso de um antigo samba de Noel Rosa; Lisbela e o Prisioneiro, de Guel Arraes; Tieta do Agreste, de Cacá Diegues, baseado no romance homônimo do escritor Jorge Amado; A dama do lotação, de Neville de Almeida, baseado no conto homônimo de Nelson Rodrigues; O Quatrilho, de Fábio Barreto; O coronel e o lobisomem; Orfeu; Proezas do Satanás na Terra do Leva-e-Traz, de Paulo Gil Soares; Ó Paí, Ó, de Monique Gardenberg, dentre outros.

Tem gente capaz de tudo. Até de contestar o talento e a genialidade de Caetano Veloso. Mas a sua obra é capaz de fazer silenciar a ignorância. O criador do Movimento Tropicalista não é um nome qualquer da MPB. É um dos maiores, um gigante da boa Música Popular Brasileira. (Principal fonte de consulta: Revista Época/globo.com).

ESTRANHO AMOR - Clique no nome da música, todo em maiscúlo, e acesse um vídeo do yotube com Caetano e Maria Gadú cantando "Nossa Estranho Amor".

GARANHUNS SEDIA JOGOS ESCOLARES

Garanhuns vai sediar no período de 3 a 8 de outubro, a fase final dos 52ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco, na modalidade futebol de campo – categorias Mirim e Infantil. O evento tem a realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, por intermédio da Secretaria de Comunicação Social e Esportes.

Durante o período dos Jogos, que serão realizados no Estádio Gerson Emery; no Madrugada Futebol Clube e no 71º BI Mtz, a cidade receberá cerca de 600 atletas. Assim como em agosto passado, quando Garanhuns sediou os Jogos em diversas modalidades, o Governo do Estado vai custear as hospedagens de todos os atletas em hotéis. “O Governador Eduardo Campos e a Secretária Ana Cavalcanti querem proporcionar mais conforto para os atletas e também incrementar a economia da Cidade”, ressalta o gerente de Esportes Educacionais da Secretaria de Esportes de Pernambuco, Fernando Galvão.

Segundo o secretário de Comunicação Social e Esportes da Prefeitura, Carlos Eugênio, a expectativa é que a realização movimente a cidade nos campos econômico e esportivo. “Teremos atletas de diversas cidades de Pernambuco, disputando os Jogos e usufruindo das potencialidades da nossa Cidade. Com isso, estamos colocando Garanhuns novamente no cenário esportivo estadual e movimentando a economia do Município”, argumenta Eugênio.

LULA DOA R$ 181 MIL A PAÍS AFRICANO

Ao receber esta semana o prêmio Lech Walesa, na Polônia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que decidiu doar os US$ 100 mil, ou cerca de R$ 181 mil, a um país africano. O país que receberá o valor será escolhido pelos diretores do Instituto Lula e pelos membros da fundação criada por Walesa. Lula também se encontrou em Gdansk com o sindicalista e ex-presidente polonês.
Walesa, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz, lembrou que quando conheceu Lula, em 1980, acreditou que estavam em caminhos diferentes. "Deixamos o comunismo e o senhor queria introduzir o socialismo. Parecia que estávamos em caminhos opostos, pois parecia não haver terceira via", comentou. "O senhor não tinha razão há 30 anos, mas hoje mostrou que tinha razão."
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, disse que Lula e Walesa fizeram mudanças radicais sem promover o caos em seus países. Para Tusk, os dois líderes promoveram o crescimento econômico e o bem-estar para as populações.
O prêmio Lech Walesa foi criado em 2008 pela fundação do ex-presidente polonês para reconhecer personalidades destacadas por seu apoio à liberdade, democracia e cooperação internacional. A fundação informou em nota que Lula foi escolhido "em reconhecimento por seus esforços para conseguir uma cooperação pacífica e a compreensão entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social". (Fonte: Portal IG).

DILMA ATENDE REIVINDICAÇÃO DOS QUILOMBOLAS

A presidentea Dilma Rousseff assinou decreto que permitirá, para fins de interesse social, desapropriações de imóveis rurais abrangidos pelo território do quilombo Brejo dos Crioulos, situado nos municípios de São João da Ponte, Varzelandia e Verdelândia, em Minas Gerais. Com as desapropriações, as famílias quilombolas receberão a posse das terras. O decreto foi assinado nesta tarde no Palácio do Planalto, na presença de representantes dos quilombolas e do ministro-chefe da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho.

“É com muito prazer que eu assino, pois é um ato de justiça com vocês. Espero que essa assinatura contribua para uma vida melhor para todos vocês”, afirmou a presidenta Dilma.

Segundo o texto, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fica responsável por promover e autorizar as desapropriações, além de apurar administrativamente e examinar a situação dos imóveis objetos da ação. O decreto abrange apenas propriedades rurais particulares, excluindo-se as áreas públicas, ocupadas irregularmente.

“As terras que forem públicas ou griladas naturalmente não receberão indenização, a não ser as terras reconhecidamente privadas, que são particulares”, afirmou o ministro Gilberto Carvalho, que recebeu um grupo de quilombolas após o encontro com a Presidenta para explicar o texto aprovado.

O território previsto no decreto abrange uma área de 17.302 hectares, onde residem cerca de 500 famílias remanescentes de quilombos. A norma entra em vigor a partir desta sexta-feira (30/9), data em que será publicada no Diário Oficial da União, e terá validade de dois anos.

Antiga reivindicação – O quilombola João Pinheiro de Abreu, líder comunitário em Brejo dos Crioulos, salientou que o decreto é o atendimento a uma antiga luta da comunidade. Ele afirmou que a assinatura é uma conquista para a população, que a partir de agora irá “monitorar e cobrar” a sua execução.

“Tenho que dizer para os meus companheiros nunca desistirem da luta, porque a gente tem um governo sério. Vamos levar daqui uma resposta boa ao nosso povo”, declarou. (Da Assessoria da Presidência da República. Foto de Roberto Stukert Filho).

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

GOVERNO TENTA CENSURAR GISELE BÜNDCHEN

A Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal pediu ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) a suspensão do campanha publicitária "Hope ensina", que traz a modelo Gisele Bündchen mostrando a "melhor maneira" de contar más notícias ao marido.

Primeiro, Gisele aparece usando roupas normais para falar, por exemplo, que bateu o carro. A estratégia é classificada como "errada" e em seguida a forma "correta" é mostrada: a modelo repete a notícia, usando apenas lingerie. "Você é brasileira, use seu charme", conclui a peça publicitária, que está no ar desde o último dia 20.

A secretaria afirmou que recebeu, por meio da ouvidoria, diversas manifestações de indignação contra a peça. Foram enviados dois ofícios --um ao Conar, pedindo a suspensão da propaganda, e outro ao diretor da Hope Lingerie, Sylvio Korytowski, manifestando repúdio à campanha.

Para a secretaria, "a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas".

A Secretaria de Políticas para Mulheres também diz acreditar que o comercial reforça a discriminação contra a mulher, o que infringe a Constituição Federal.

RESPOSTA - Em resposta encaminhada à secretaria, a Hope informa que o objetivo da campanha é "mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia".

A empresa nega que tenha tido intenção de parecer "sexista". "Bater o carro, extrapolar nas compras ou ter que receber uma nova pessoa em sua casa por tempo indeterminado são fatos desagradáveis que podem acontecer na vida de qualquer casal, seja o agente da ação homem ou mulher."
A nota da empresa diz ainda que a escolha de Gisele, brasileira bem sucedida internacionalmente, foi "exatamente para evitar que fôssemos analisados sob o viés da subserviência ou dependência financeira da mulher".

A assessoria da empresa diz que a campanha será mantida no ar e que a Hope está em contato com o governo para esclarecer as polêmicas levantadas. (Fonte: Portal UOL).

EDUARDO E AS ELEIÇÕES DE 2012

O governador Eduardo Campos trabalha para vencer as eleições de 2012 nos principais colégios eleitorais do Estado, como Recife, Jaboatão, Olinda, Caruaru, Petrolina, Arcoverde, Belo Jardim e Garanhuns. Em alguma cidades, como Belo Jardim, está conseguindo adesões incríveis. A possível aliança de João Mendonça com Cintra Galvão pode resultar na formação de uma chapa imbatível. Algumas situações, porém, são complicadas. Caso do Recife, onde o prefeito João da Costa de tão impopular é chamado por populares de João da Bosta. E tem também Caruaru, com a fortíssima candidatura de Miriam Lacerda, esposa de Tony Gel. Em Garanhuns, falta descobrir "quem é o cantor?". (Na foto de Fernando Silva o governador Eduardo Campos e o prefeito da capital, João da Costa).

IZAÍAS LEMBRA LUTA PELA ESTRADA DE SÃO PEDRO

O investimento de R$ 2 bilhões do governador Eduardo Campos nas rodovias pernambucanas vai beneficiar diretamente também a população do distrito de São Pedro. Na proposta anunciada no Palácio das Princesas, está incluída a construção do asfalto ligando São Pedro a Garanhuns.
Essa é uma reivindicação antiga que o deputado Izaías Régis vem fazendo ao Governo do Estado, através das Indicações nº 3656/2005, 148/2007, 1200/2007, 2207/2008 e 1949/2011.
Há muito tempo que os moradores do Distrito de São Pedro sonham com a pavimentação asfáltica da principal via de acesso ao bairro. As pessoas que trafegam pelo local reclamam das dificuldades encontradas devido às más condições das ruas, que trazem inúmeros prejuízos aos veículos.
O trajeto até São Pedro é desgastante e perigoso, piorando significativamente no inverno, colocando em risco a vida dos moradores e principalmente a dos estudantes que fazem aquele caminho diariamente para se deslocarem até as escolas localizadas na sede da cidade.
Durante o verão, estação que mais perdura na nossa região, a população tem que conviver com a poeira e com os problemas respiratórios causados pela falta do asfaltamento. Já no inverno o acúmulo de lama, lixo e a quantidade de buracos formados com a água da chuva torna intransitável.
O deputado solicitou também, através da indicação nº 1941/2011, a pavimentação da estrada que liga o município de Iatí a Bom Conselho.
 Esse asfaltamento será de grande utilidade para a comunidade, pois além de gerar o progresso e possibilitar o comércio interligando os municípios de Bom Conselho, Iatí, Saloá e Águas Belas, sem dúvida nenhuma irá contribuir significativamente para o desenvolvimento dessa região, que tem um grande potencial, na agricultura, produção de leite e o comércio em geral.
A proposta do nosso Governo do Estado é de investir na infraestrutura, pavimentando estradas que facilitem o acesso a grandes municípios, além de alavancar o progresso facilitando o intercâmbio comercial, econômico e social proporcionando melhores condições ao povo da região.
As primeiras solicitações de Izaías com relação à estrada de São Pedro são do ano de 2004.

GORDO RECLAMA DA SAÚDE DE CAETÉS

O vereador Severino Gordo, um dos principais líderes da oposição ao prefeito de Caetés, Aércio Noronha, disse ao blog esta semana que o setor de saúde do município continua um caos. Segundo ele, faltam médicos e remédio no hospital e quando surge uma urgência, que precisa levar o paciente para um centro maior, as ambulâncias são insuficientes. "Infelizmente o povo de Caetés continua sendo socorrido na cidade vizinha de Capoeiras", lamentou o parlamentar.

EMPRESÁRIO VAI DISPUTAR ELEIÇÃO EM BREJÃO

O empresário Ronaldo Bezerra, proprietário da Rede FEMAC, deve ser o candidato das oposições em Brejão,  a 19km de Garanhuns. Filiado ao PTB, ele já tem o apoio do seis dos nove vereadores do município e de Geraldo Bezerra, que disputou a última eleição e perdeu por uma diferença pequena. A tarefa de Ronaldo não é fácil porque seu adversário é o prefeito Sandoval Cadengue (PSB), que além de estar no poder é amigo do peito do governador Eduardo Campos.

GARANHUNS SEDIA CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE XADREZ

Entre os dias 21 e 23 de outubro, Garanhuns será sede do Campeonato Pernambucano de Xadrez. A iniciativa é uma realização conjunta da Federação Pernambucana de Xadrez; Clube de Xadrez de Garanhuns e Prefeitura, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

O Campeonato será realizado nas dependências do Hotel Tavares Correia e visa classificar os participantes para o Brasileiro da modalidade. “Esta disputa definirá o Campeão Estadual do Xadrez absoluto de Pernambuco, garantindo vaga para a semifinal do brasileiro de xadrez”, destacou Byron Veras, presidente da Federação Pernambucana de Xadrez.

Cerca de 100 enxadristas de todo o País estão sendo aguardados em Garanhuns. As inscrições serão realizadas na abertura do Evento. Serão cobrados os valores de R$ 60 para maiores de 18 anos e R$ 30 para os menores de idade. Já para as crianças de até 12 anos e Mestres FIDE as inscrições serão totalmente gratuitas. “Nossa expectativa é que possamos contar com um evento nacional de Xadrez dentro em breve. A meta do Prefeito Luiz Carlos é incentivar a prática do xadrez que já é bastante forte em nosso Município”, enfatiza o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PSB FILIA EMPRESÁRIOS E TERÁ CANDIDATO EM GARANHUNS

O Partido Socialista Brasileiro, PSB, estará filiando aos seus quadros, nos próximos dias, dois empresários fortes de Garanhuns. Emanuel Rocha, também conhecido como "Emanuel da Granja", e Marco Notaro vão ingressar na legenda do governador Eduardo Campos, juntamente com o professor Pedro Falcão e o advogado Ivo Júnior, este último filho do ex-prefeito Ivo Amaral.

As novas conquistas do PSB foram anunciadas ao blog pelo ex-vereador Mário Faustino, vice-presidente do Diretório Municipal. Segundo o dirigente socialista, também foram convidados a se filiar ao partido o empresário Luciano Zacarias e o ex-vice-prefeito Márcio Quirino, que não confirmaram suas adesões.

Faustino disse que o Partido Socialista Brasileiro terá candidatura própria à Prefeitura de Garanhuns, pois além de ser a sigla do governador do Estado, tem diversos nomes que podem encabeçar uma chapa à sucessão de Luiz Carlos de Oliveira. "O presidente do partido, Ivan Rodrigues, o professsor Pedro, os empresários Emanoel da Granja e Marco Notaro, Ivo Amaral Júnior e outros que estão vindo são opções do PSB para disputar e ganhar a eleição", disse o ex-vereador.

ALIANÇAS - Além de procurar se fortalecer internamente, o PSB de Garanhuns poderá fazer alianças consistentes na eleição de 2012. Entre os partidos que podem marchar juntos da legenda socialista estão o PDT, o PR, o PSD e - surpresa - o PMDB. Um peemedebista de carteirinha revelou ao blog que foi solicitada ao Diretório Estadual autonomia para coligar com forças à esquerda na eleição local e as portas para uma união com a legenda do governador já estão abertas. "Dependendo do candidato o PMDB estará sim junto do PSB", confirmou ao jornalista o militante do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

De acordo com os dirigentes do Partido Socialista, pesquisas eleitorais realizadas na cidade poderão definir quem é o melhor nome para concorrer à sucessão municipal. (Na foto publicada originalmente no Blog de Brejão, o governador Eduardo Campos, o prefeito Sandoval Cadengue e o empresário Marco Notaro).

DIAS DAS CRIANÇAS SERÁ COMEMORADO NO PARQUE

O Dia das Crianças é no Parque da Alegria. É com esse tema que a Prefeitura de Garanhuns vai realizar a festa das crianças no Município. Uma estrutura composta por equipamentos de lazer e diversão, como cama elástica, brinquedos infláveis, roda gigante, carrossel, gincanas, distribuição de brindes, palhaços, atividades esportivas; apresentações de Bandas Marciais e shows artísticos com temas infantis está sendo montada no Parque Euclides Dourado, para que, gratuitamente, a criançada possa vivenciar um dia inesquecível. A programação acontece no dia 12 de outubro, no horário das 13 às 17 horas.

Este será o segundo ano da realização, que tem a coordenação das secretarias de Assistência Social e Comunicação Social e Esportes. A expectativa é que cerca de seis mil crianças sejam atendidas neste dia. Para tanto, a Prefeitura vai disponibilizar banheiros químicos, área coberta, e espaços para possíveis atendimentos médicos, dotados de ambulância e enfermeiros. “Também contaremos com a participação da Guarda Municipal, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar, além de uma equipe de monitores que atuarão na organização das filas para cada equipamento de diversão. A meta é garantirmos uma festa bonita e segura para as crianças que visitarão o Euclides Dourado neste dia”, registra o secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio, que coordena o Evento.           

As bandas marciais do Colégio Diocesano de Garanhuns e de escolas estaduais e municipais participarão da programação. O artista Geraldo Simeano, que interpreta diversos personagens famosos, comandará um tributo ao Palhaço Carequinha, contando, inclusive com a participação dos palhaços Patatí– Patatá Cover. As crianças atendidas pelo projeto Prefeitura Presente também participam da festa.

MANUTENÇÃO DO PARQUE – Para receber o evento, bem como para oferecer mais conforto aos seus usuários, o Parque Euclides Dourado vai receber uma série de melhorias. O Playground será revitalizado, com a manutenção dos equipamentos e pintura; o pórtico de entrada, bem como o complexo compreendido pela Biblioteca, Banheiros Públicos, Academia das Cidades e Quadras Esportivas também receberão uma nova pintura.  

FERREIRA COSTA PROMOVE FESTIVAL PINTE O SETE

De 23 de setembro a 31 de outubro o Home Center Ferreira Costa estará realizando mais um Festival de Tintas Pinte o Sete, onde serão oferecidos cursos, palestras e oficinas gratuitas ministradas pelos fornecedores parceiros do evento, abordando temas como pintura, iluminação, decoração, sustentabilidade, entre outros.

Este ano o tema é Luz e Cor, onde será apresentado o conceito de sustentabilidade na construção civil, como a utilização de tintas à base de água, que não deixam de ter um excelente acabamento e durabilidade, além de oferecer benefícios para o consumidor e contribuir para a preservação do meio ambiente. Outro produto que estará em destaque é a iluminação com tecnologia LED (diodo emissor de luz), fonte luminosa produzida à base de compostos orgânicos, um led típico funciona por mais de 11 anos, se usado por até 12 horas por dia, durando até 25 mil horas. O uso de leds faz a conta de luz ficar mais barata, proporcionando uma economia de 80% em comparação com as iluminações tradicionais, podem alterar a decoração das casas ao oferecer uma gama de cores abrangente e são a grande promessa do futuro no que diz respeito à iluminação em geral.

O auditório será o espaço onde acontecerão os cursos e palestras coordenados por profissionais do mercado, além dos fornecedores que participam do evento. Serão mais de 20 eventos, até o final do festival, entre palestras, oficinas e cursos abordando temas como Led’s a luz da Sustentabilidade; Crie e Decore com Mandalas e Garrafas; Manipulação de Óleos Bifásicos Coloridos; Cores e Tendências, entre outros.

Em cada unidade da Ferreira Costa, nas cidades de Recife e Salvador, os temas são variados.

SERVIÇO

Festival Pinte o Sete Ferreira Costa
Data: De 23 de setembro a 31 de outubro;
Local: Home Center Ferreira Costa - Av. Santo Antônio, 515, Centro, Garanhuns-PE.
Fone: (87) 3762.8000
OBS! Confira a programação completa no site www.ferreiracosta.com. Inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Vagas limitadas.

PSB E PR VÃO PARA O CONFRONTO EM SÃO BENTO DO UNA

Aliados em alguns municípios, o PSB e o PR serão adversários em outros em 2012. O maior confronto entre as duas legendas, que dão sustentação ao Governo de Eduardo Campos, deve acontecer no município de São Bento do Una. De um lado está o vereador Washington Cadete, oposição ao prefeito padre Aldo Mariano e pré-candidato à sucessão municipal pelo Partido da República. O Partido Socialista Brasileiro terá como provável candidata a procuradora federal Débora Almeida, filha do vice-prefeito José Almeida, que inclusive está no comando da legenda em São Bento. Alguns partidários do padre acham que a representante do PSB é francamente favorita e acreditam que vai ser repetir o resultado das últimas duas eleições, quando Pe. Aldo ganhou por larga vantagem. A oposição não pensa assim. Dias atrás Washington promoveu uma cavalgada gigante pelas ruas do município e ficou com ânimo novo para disputar a eleição.

A VEJA SE RENDE À POLÍTICA DA PRESIDENTA DILMA

A passagem da presidente Dilma pela ONU na última semana já se transformou num divisor de águas no que diz respeito ao tratamento dado à governante por alguns dos mais combativos órgãos de imprensa. Depois da Folha de São Paulo, que publicou editorial elogioso ao desempenho de Dilma no dia seguinte ao seu principal discurso nas Nações Unidas, agora, a revista Veja, conhecida algoz dos governos petistas, torna pública uma aprovação explícita e inédita à pupila de Lula.

Chama a atenção na última edição da revista o editorial, que traduz a opinião de Veja. Sob o título “A voz do Brasil na ONU”, a revista afirma que “a presidente Dilma Rousseff comportou-se como havia muito um presidente brasileiro não o fazia em semelhante ocasião”. A crítica indireta a Lula surge também em comentários como: “[Dilma] combinou discrição com interesse exemplar em programas culturais, visitando os dois mais célebres museus novaiorquinos”. A revista ainda completa: “Dilma Rousseff aproveitou a atenção mundial sobre ela para mostrar que lidera um país que almeja alcançar a modernidade e preza os valores da democracia”. Tudo isso, apenas no primeiro parágrafo do texto. (Do Blog do jornalista Magno Martins).

TODO CUIDADO É POUCO

Há consenso hoje nos grandes órgãos de imprensa de que o governador Eduardo Campos e o senador mineiro, Aécio Neves, serão duas peças importantes na sucessão presidencial de 2014, o primeiro pelo governo e o segundo pela oposição. A própria mídia reconhece que o governador de Pernambuco firmou-se nacionalmente como articulador político ao obter o apoio do PSDB, principal partido de oposição, para colocar a líder do PSB na Câmara, Ana Arraes, no Tribunal de Contas da União.

Por força dos cargos públicos que ocupam e da liderança política que exercem, Aécio e Eduardo devem estar atentos para a vigilância da mídia sobre seus passos, que tende a se acentuar a partir de agora. No caso do governador de Pernambuco, que é nordestino, cada passo que der, cada acordo que celebrar, cada licitação que homologar e cada viagem que fizer, terá a vigiá-lo os olhos da mídia, que costuma ser implacável com os pré-candidatos a presidente da República, independente de partido.

No caso de Aécio, não pode se permitir, jamais, ser flagrado outra vez nas ruas do Rio, como foi no inicio deste ano, dirigindo semi-embriagado e sem carteira de habilitação. E no caso do governador de Pernambuco, não pode mais aceitar que um deputado do seu partido homologue processos licitatórios cujos beneficiários sejam pessoas com as quais tenham vínculo de amizade ou de parentesco. De agora em diante o jogo será bruto e até pecados veniais serão levados em consideração. (Do jornalista Inaldo Sampaio na Folha de Pernambuco).

CÂMARA DE VEREADORES E CDL LUTAM PELA FAMEG

Tanto a Câmara de Vereadores de Garanhuns quanto a CDL local promoveram atos de peso a favor da Faculdade de Medicina da cidade, a FAMEG. No dia 22  os vereadores receberam na Casa Raimundo de Moraes os diretores da instituição de ensino superior, atendendo ao convite do vereador Ary Júnior (PTB).

Os dirigentes da FAMEG visitaram os parlamentares garanhuenses para apresentar oficialmente os documentos comprobatórios da autorização de funcionamento da Faculdade na oferta do curso de medicina no Município. 

Acompanhados por alunos matriculados na primeira turma do curso de medicina, vestibulandos e parte da imprensa local, os diretores da FAMEG levaram para os parlamentares explicações sobre a solicitação do processo de migração do reconhecimento da Instituição do Conselho Estadual de Educação para o Conselho Federal de Educação, ato este anunciado e autorizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Órgão diretamente ligado ao Ministério da Educação – MEC, que foi publicado no Diário Oficial da União – Seção 3, através de edital número 1 de 9 de agosto de 2011. 

 Os parlamentares reiteraram o apoio do Poder Legislativo à Faculdade e destacaram o grande papel educacional e desenvolvimentista que a Instituição trará ao Município e a região do Agreste Meridional. 

Para os vereadores a união de toda a sociedade em prol da Faculdade deve ser um processo contínuo em busca da autorização e reconhecimento da instituição. Ao final da reunião os parlamentares informaram que irão elaborar uma carta de apoio à Instituição e encaminhar a Bancada Federal Pernambucana e aos Deputados Estaduais solicitando que eles também possam ajudar neste processo, reconhecendo a importância do empreendimento para o desenvolvimento da Região e do Estado.

Serviço: A Faculdade de medicina de Garanhuns – FAMEG realizou o seu segundo processo vestibular para o curso de medicina no último dia 18 de setembro, ofertando 60 vagas. Mais de 1200 candidatos de todos os estados brasileiros, com exceção do estado de Roraima, inscreveram-se para este Processo. Após o curso de medicina, a FAMEG deverá instalar os cursos de enfermagem, nutrição e educação física. A Instituição conta ainda com diversas salas de aula, biblioteca com acervo de pouco mais de seis mil títulos, biotério e todos os ambientes climatizados.

ENCONTRO NA CDL – No dia 23 praticamente todos os segmentos representativos da sociedade garanhuense estiveram presentes no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL para demonstrar o apoio irrestrito a Faculdade de Medicina de Garanhuns – FAMEG.

Convocada pelo presidente da CDL, Fernando Couto, o encontro contou com a presença do diretor executivo do ITEPAC, Célio Sousa, o diretor institucional da FAMEG, Márcio Quirino, o deputado estadual Isaías Régis, o vereador Marcelo Marçal, representando o Poder Legislativo Municipal, a gerente da Agência da Caixa Econômica Federal Sete Colinas, Neide Brandão, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional, Eudson Catão, empresários, presidentes dos clubes de serviço como o Lions Clube e Rotary, lojas maçônicas, associações comerciais e sindicais, estudantes e grande parte da imprensa local.

O objetivo do Encontro esteve em discutir a situação da Faculdade de Medicina de Garanhuns – FAMEG, no intuito de definir as ações que poderiam ser deliberadas pela sociedade civil organizada em apoio ao funcionamento da Instituição. Após ouvirem as explicações e observarem os documentos apresentados pelos diretores da Faculdade a platéia teve oportunidade de manifestar o apoio à IES e reconhecer o trabalho feito pela CDL Garanhuns. 

Para o presidente da CDL Garanhuns os benefícios oriundos do funcionamento da Faculdade serão imensos. “Acredito que a FAMEG irá contribuir significativamente para o tão esperado desenvolvimento social e econômico do Município, pois junto aos alunos matriculados na Instituição existirá também incremento da economia local, sendo necessária uma grande transformação econômica no comércio da Cidade”, destacou.

Todos os representantes formalizaram o seu apoio à Instituição e reiteraram a necessidade de continuar as reuniões em busca da autorização e reconhecimento da Faculdade.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

LULA RECEBE O SÉTIMO TÍTULO DE DOUTOR

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 65, recebeu nesta terça-feira (27) seu sétimo título doutor "honoris causa", da universidade francesa Sciences Po, em Paris, na França. O título foi entregue em homenagem à sua “contribuição para o desenvolvimento econômico e social de seu país”. "É para mim uma grande honra recebê-lo, e ainda maior porque sou o primeiro latino-americano", declarou Lula na cerimônia.

Diante de um auditório lotado, entre estudantes e personalidades políticas, como o ex-primeiro ministro português, José Sócrates, Lula criticou a postura das instituições financeiras dos Estados Unidos e da Europa, “que se esconderam” no começo da crise econômica de 2008 e demoraram para dar uma resposta embora, segundo ele, sempre tenham aconselhado como outras economias deveriam se comportar. (Fonte: Portal UOL)

OS AVIÕES NA PLAYBOY

A revista Playboy escolheu três dançarinas da Banda Aviões do Forró para posar nuas na publicação, na edição especial de setembro. Dani, Daiane e Rosy mostraram tudo, tudo mesmo, e nem precisaram rebolar para deixar os homens nervosos. As meninas foram entrevistadas e revelaram preferências sexuais e mais um monte de coisas proibidas para menores de 18 anos. Está nas bancas, para quem quiser conferir.

SÃO JOÃO PODE TER TRÊS CANDIDATOS À PREFEITURA

A eleição em São João, a 12 km de Garanhuns, pode ter três candidatos competitivos no pleito do próximo ano. O prefeito Pedro Barbosa (foto), deverá apoiar seu sobrinho, conhecido na cidade como Nélson; Antônio de Pádua pode marchar com a candidatura de Hugo Leonardo e o Partido da República, PR, pode criar uma terceira via com o nome do ex-vereador Gilberto Guilherme. A campanha no município vizinho, em 2012, deve ser das mais empolgantes.

AESGA EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE ROSSINI MOURA

Um documentário sobre o radialista Rossini Moura (foto), radialista que morou parte de sua vida em Garanhuns e morreu no início de julho deste ano, será exibido nesta quarta-feira, a partir das 19h30, na AESGA, dentro do projeto Curta Agreste. Além deste trabalho, serão mostrados os vídeos “O Menino que Come Livros”, de Edmilson Vieira; “Maria sem Sobrenome” e “Pensar Universal” de José Jorge de Almeida

O objetivo desse projeto é divulgar o cinema produzido na região e investir na contribuição para a formação de um universo disciplinar, que a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio da coordenação de Projetos Sociais da Instituição, continua os trabalhos do Projeto Curta Agreste - AESGA.

As inscrições de vídeos amadores, de curta metragem são gratuitas e podem ser realizadas na Coordenação de Projetos Sociais da AESGA, no horário das 8 às 14 horas.

Serviços: Mais informações estão disponíveis no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 215.

GARANHUNS A PROCURA DE UM NOME

A maioria do moradores de Garanhuns ainda não tem um nome para votar na eleição de 2012. Os eleitores estão desiludidos, apáticos, sem rumo. Falta a grande liderança, o candidato natural, o político de carisma popular que empolgue as massas, desperte a esperança e o sentimento de uma mudança que valha a pena. Por enquanto existem pré-candidatos em busca do Palácio Celso Galvão, sem que o município, através do seu povo tenha se identificado com algum deles especificamente. 

Izaías Régis, com três mandatos de deputado estadual, morador da cidade desde menino, que começou a vida com um fiteiro nas portas da loja de Marinho, tinha tudo para ser a liderança capaz de empolgar o povão. De origem humilde, venceu na vida, sempre lutou com garra pelas coisas de Garanhuns e teve algumas iniciativas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Algo, porém, deve ter acontecido no meio do caminho e o que se vê é o parlamentar ainda tentando viabilizar sua candidatura, sem a certeza do apoio do governador do Estado e uma rejeição considerável por parte do eleitorado. Pode reverter esse quadro, vir a ser o candidato oficial e até empolgar os garanhuenses, mas terá bastante trabalho para isso.

Zé da Luz nasceu no município, no distrito de São Pedro, contudo fez sua vida política em Caetés. Foi prefeito três vezes e deixou uma marca forte, no entanto é alvo de denúncias por parte da oposição e já teve contas rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado. Tem carisma, o povão gosta dele, mas seus adversários o acusam de populismo, de fazer política distribuindo dinheiro abertamente nas ruas. Daí vem sua alta rejeição junto às classes média e alta, que podem decidir a eleição de Garanhuns.

Sivaldo Albino também é de Garanhuns, está no terceiro mandato de vereador e tem se destacado na Câmara. Como presidente, líder do governo e depois no papel de oposição. Candidato a deputado teve uma boa votação, mesmo sem grande estrutura e tenta, neste momento, viabilizar sua candidatura descolada do seu padrinho político no início da carreira, o ex-prefeito Silvino Andrade. Está num partido pequeno, é oposição aos governos municipais, estadual e federal e isso é um problema numa cidade que vem votando maciçamente, nas últimas eleições, em Lula, Dilma e Eduardo Campos.

Aurora Cristina foi eficiente como Secretária de Ação Social do Município e teve uma boa passagem pela Assembleia Legislativa do Estado. Foi lançada como pré-candidata porque o marido, Silvino, foi inviabilizado numa votação política na Câmara dos Vereadores. Precisa, ainda, de um discurso mais leve, de uma postura mais desinibida. Seu maior problema é o mesmo de Sivaldo: enfrentar as máquinas dos três governos e a estrutura de Izaías e Armando Monteiro.

Esses são os nomes, hoje, que aparecem mais bem posicionados nas pesquisas. Nenhum deles, porém, tem ao menos 30%. Mostra de que o eleitorado ainda não escolheu seu candidato. Ivo tinha mais de 60% em 1996 e perdeu a eleição; Silvino partiu com mais de 70% em 2000 e se reelegeu fácil; Bartolomeu era favorito em 2004, com mais de 50% e perdeu para Luiz Carlos que começou com 2%. Luiz sempre esteve bem à frente em 2008. Em todas essas campanhas passadas alguém tinha mais de 50%. Atualmente nenhum chega aos 30%. Está aí a evidência de que a população de Garanhuns está desconfiada, talvez não queira mais os mesmos, espera quem sabe pelo novo.

Já se falou em Alexandre Marinho, Pedro Falcão, Júlio César, Dr. Dimas, Carlos Eugênio, Paulo Lins, Marcelo Marçal, Audálio Ramos, Alcindo Menezes, Eliane Simões, Almir Penaforte, Ivo Júnior, José Tinoco Filho, Jarbas Brandão, Márcio Quirino, Adolfo Lopes, Silvio Sabino e Rosa Quidute. Nenhum deles, no entanto, teve até o momento o dom de encantar, seduzir o eleitorado do município. Isso ainda pode acontecer ou não. Poderemos ter alguma surpresa, o novo aparecer e empolgar ou termos uma disputa entre os nomes já votados em outras eleições: Izaias, Zé da Luz, Aurora e Sivaldo. 

Caso Garanhuns não encontre o nome ideal fará a opção pelas velhas estruturas, com mais chances para quem for governo, não resta dúvida.

ZÉ DA LUZ TRABALHA SUA CANDIDATURA

O engenheiro Zé da Luz (PHS), pré-candidato à prefeitura de Garanhuns, teve um final de semana de trabalho intenso. Reunido com lideranças do seu grupo político, acelerou o processo de filiações em legendas que deverão coligar na proporcional. A meta é formar uma chapa competitiva de vereadores, sobretudo, de gente nova.

Já adeririam ao projeto de Zé da Luz lideranças comunitárias, religiosas, rurais, empresários, estudantes e ex-vereadores que tentarão retornar à Câmara nas eleições do próximo ano. Até o próximo dia sete,  outros nomes deverão confirmar novas filiações.

Pessoas próximas ao ex-prefeito de Caetés acreditam que o PSB não vai conseguir viabilizar uma candidatura forte no município e terminará coligando com o PHS. Assim, o engenheiro poderia disputar a sucessão municipal tendo um socialista como vice.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

IVO AMARAL JÚNIOR É A SURPRESA DO PSB EM GARANHUNS

A possível filiação do advogado Ivo Amaral Júnior ao PSB de Garanhuns é a grande surpresa deste início de semana. O ingresso do filho do ex-prefeito do município no Partido Socialista Brasileiro foi confirmada há pouco ao blog pelo professor Paulo Lins, diretor da GRE do Agreste Meridional e uma das lideranças da legenda no Agreste Meridional. Segundo ele a aproximação de Ivo Jr. com o Governo se deu após a visita do governador Eduardo Campos a Ivo pai, em sua residência, quando o ex-governante da cidade sofreu um acidente. "Ivo ficou muito grato por aquele gesto do governador", lembrou Paulo. Na sua opinião é uma ótima aquisição para o PSB, por se tratar de um jovem que faz uma brilhante carreira como advogado no Recife, é filho de Garanhuns, e que pode, se quiser, em 2012 disputar uma cadeira na Câmara ou quem sabe mesmo a Prefeitura.

O PSB de Garanhuns está se fortalecendo para a eleição do próximo ano. Nos últimos dias, ingressaram no partido o ex-vereador Daniel e Paulo Gomes, a advogada Ielma Lucena, o radialista Fernandinho DJ, além dos médicos Eduardo Miranda (irmão de Paulo da Sapatos) e Elenilson Liberato (diretor da 5ª Geres).

AURORA JÁ TEM CHAPA COMPLETA DE CANDIDATOS À CÂMARA

A pré-candidata do PSDB à prefeitura de Garanhuns, Aurora Cristina, está no momento mais preocupada em montar a chapa de vereadores e na elaboração do programa de governo. Com relação aos que vão concorrer à Câmara Municipal os nomes já estão praticamente definidos e foram necessários duas legendas para acomodar todo mundo. Já a formatação das propostas para a futura administração, essa será feita a partir das sugestões da população, que será ouvida em visitas a cada bairro da cidade.

O repórter conversou com o ex-prefeito Silvino Andrade, principal articulador da candidatura de Aurora e ele revelou estar trabalhando com força a candidatura da ex-primeira dama. Quantos as primeiras pesquisas divulgadas, considera cedo para uma avaliação. "Esses primeiros levantamentos trazem um recall muito grande da eleição passada para deputado. Veja que os que estão aparecendo na frente foram candidatos em 2010", observou o tucano. A seu ver a eleição municipal de Garanhuns em 2012 será totalmente atípica.

PSOL PRESTIGIA PROFISSIONAIS DA CIDADE

O Partido Socialismo e Liberdade, PSOL, prestigiou os profissionais da cidade para produzir todo material que será enviado a Brasília, para ser anexado a proposta que será apresentada transformando o Festival de Inverno de Garanhuns em Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. O próprio Paulo Camelo irá à capital federal entregar a documentação ao senador Randolfe Rodrigues. Os senadores e deputados federais, quando estiverem examinando o projeto do PSOL, terão oportunidade de assistir um vídeo de 20 minutos sobre Garanhuns e suas potencialidades, com ênfase no FIG, que acontece há 21 anos. Além disso há um "Memorial Descritivo", que consta de um texto com dados geográficos, sociais e econômicos do município. Também são destacados os atrativos turísticos, a hotelaria e gastronomia, além das maiores expressões musicais do país, que já passaram pela Suíça Pernambucana, durante alguma edição do Festival.

Depois da entrega do vídeo, em Brasília, poderemos disponibilizar uma cópia aos garanhuenses e pernambucanos, através deste blog. O DVD além de ressaltar os pontos fortes de Garanhuns, traz depoimentos de personalidades como o jornalista Marcílio Reinaux, ex-deputada Terezinha Nunes, ex-prefeito Ivo Amaral, João Marques (Academia de Letras), José Carlos do Castainho e prefeito Luiz Carlos de Oliveira.

Ainda serão anexados ao vídeo e ao texto muitas fotografias de Garanhuns e do Festival de Inverno, Programação completa da última edição do FIG, artigo do arquiteto Marcílio Maia contando como começou o evento, no início da década de 90 e tudo que possa tornar a proposta mais consistente, com amplas chances de aprovação no Congresso Nacional.

Os profissionais garanhuenses envolvidos neste trabalho, feito com amor à cidade, são os seguintes: Josemário Gomes, Marcos Antônio (filmagens), Jean Cláudio (edição), Soraia Gomes (animação), Gerson Lima (foto) e Rosângela Ferreira (narração), Robson Ferreira e David Melo (fotografia). O titular deste blog ficou responsável pelo texto do "Memorial Descritivo". Agora é esperar que o esforço de todos - a partir da ideia de Paulo Camelo - dê resultado e o FIG seja reconhecido nacionalmente. Assim poderá ter mais recursos e terá a chance de ficar mais independente da Fundarpe.

PSC TAMBÉM SE ORGANIZA EM GARANHUNS

Depois do PC do B e PSDC, é hora do PSC se organizar. Essa legenda em Garanhuns está sob o comando do vereador Silvio Sabino, ex-presidente da Câmara Municipal. Os integrantes já fizeram a sua reunião no município, com a presença da maioria dos filiados e do deputado federal Carlos Eduardo, a maior expressão do Partido Social Cristão em Pernambuco. Essas legendas pequenas na hora das coligações fazem toda diferença, principalmente na eleição proporcional.

SECRETARIA PROMOVE CONCURSO 'PROFESSOR AUTOR"

Foi publicado no Diário Oficial o edital do concurso promovido pela Secretaria de Educação que irá selecionar material de apoio multimídia produzido pelos docentes da rede estadual de ensino. Denominada Professor Autor, a iniciativa tem o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento por meio do estímulo à produção de material didático para uso como recurso pedagógico por docentes e discentes da rede.

As inscrições poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (26), no site www.educacao.pe.gov.br/oje. Podem participar da seleção docentes efetivos ou temporários, que estejam lecionando ou não, durante o período do processo. A partir do cadastro, os participantes terão acesso ao modelo de resumo e template para dar início ao desenvolvimento do material.

Ao todo, serão 656 tópicos derivados dos seguintes componentes curriculares: arte, biologia, educação física, língua espanhola, filosofia, física, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia. Cada professor poderá submeter até 40 propostas de material de apoio, em diferentes tópicos, de um ou mais disciplinas.

“Essa iniciativa é de grande relevância, uma vez que valoriza o professor como autor e produtor intelectual. O material, que será divulgado e disponibilizado na rede, é um construtor de peças que servirá como material pedagógico para muitas pessoas, compondo um acervo importante e rico”, destacou o secretário de Educação, Anderson Gomes.

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, professores, alunos ou qualquer usuário da internet poderá ver e, inclusive, fazer o download das produções. “Temos certeza que teremos um material completo, que poderá ser bastante aproveitado por todos os interessados. Além disso, será uma grande conquista em termos de pesquisa”, analisou.

O Professor Autor do melhor trabalho de cada tópico receberá um prêmio no valor de mil reais. Poderão participar também, os docentes efetivos que desenvolvem outras atividades na SE. É necessário que todos os participantes tenham licenciatura plena. As informações sobre o formato do material, cronograma e demais requisitos, também estão disponíveis no edital.

Outra boa iniciativa do Governo do Estado para melhorar a Educação é a entrega de Quiosques Multimídias (foto) nas escolas de Pernambuco. Aqui no Agreste 43 educandários serão contemplados, segundo já foi divulgado pela GRE, que tem à frente o professor Paulo Lins.

domingo, 25 de setembro de 2011

MENTALIDADE ESCRAVOCRATA

Do Blog Tijolaço, de Brizola Neto:

Inacreditável como existem pessoas dotadas de frieza e desumanidade. Diversos comentários na matéria “Aviso prévio maior pode beneficiar domésticos” , publicada hoje na Folha, dão um show de pensamento escravocrata.

Diante da explicação de que uma empregada doméstica, depois de trabalhar por vinte anos (!!!!) para uma família, ao ser despedida de forma imotivada, terá direito a 60 dias mais de salário, estas pessoas só faltam dizer que isso arruinará o país, tirando sua competitividade(!!!).

Meu Deus, uma pessoa que passa vinte anos numa casa, que vê crianças crescerem e tornarem-se adultas, e muitas vezes é até responsável por parte de sua educação, deve poder ser expulsa a pontapés, sem ter cometido nenhuma falta? Deve poder, não é, porque a idade já não lhe permite pendurar-se nas janelas a limpar vidraças, ou ajoelhar-se para limpar o chão, ou para tarefas pesadas…

Incrível que não apareça um comentáriozinho sequer dizendo que é uma proteção mais do que merecida para quem deu uma vida de trabalho a uma família…

Temos uma sub-elite escravocrata, que assiste inconformada os pobres serem tratados como seres humanos, ascenderem, educarem-se e a seus filhos. É dever de todas as pessoas dotadas de humanidade – inclusive e sobretudo os que têm papel de responsabilidade ao fazerem comunicação - mostrar como pode ser monstruoso deixar um trabalhador ao desamparo, sobretudo empregadas domésticas, em geral mulheres de pouca instrução e recursos, às quais, aos 5o ou 60 anos é difícil conseguir outro emprego, justamente por lhes faltarem as forças que neste tipo de atividade os patrões querem delas…

E a nossa mídia, que explica tudinho aos empregadores, até com gráficos, não consegue dizer que isso representa apenas um mínimo de proteção a gente que trabalhou tanto tempo. E que, no caso dos empregados domésticos, nem mesmo com o FGTS conta…

Escrevi, sobre isso, há dois dias, um post sobre uma destas visões frias e cruéis na Folha. E sobre a “conta de chegar” feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para aunciar o gravíssimo ” custo Brasil” que isso irá representar. Felizmente, a CNI não acompanhou tamanha insensatez e julgou razoável a medida.

Essa é a mente escravocrata que nossa mídia, que se diz tão cosmopolita, cria em parte da classe média brasileira. E temos, sem medo da polêmica, de enfrentá-la, em nome da dignidade humana.

E perguntar-lhes, olhos nos olhos: e se fossem seus pais, seu avós? Porque são pobres, mulatos, negros, devem servir e, após, morrer?

POLÍTICOS PRESTIGIAM A EXPOLEITE

Além do grande público que lotou a Feira Parque de Capoeiras, durante o show do cantor Léo Magalhães, tivemos também a presença de muitos políticos no município, durante a realização da Expoleite, que termina neste domingo. Passaram pela cidade, neste final de semana, prestigiando o prefeito Dudu, dentre outros o presidente da CODEAM, prefeito Eudson Catão, o deputado federal Inocêncio Oliveira, o Secretário de Turismo Alberto Feitosa, o pré-candidato à prefeitura de São João Gilberto Guilherme (PR) o presidente do Partido da República em Garanhuns, Gedécio Barros, e a pré-candidata a vereadora Alzira do Hospital. Também estiveram em Capoeiras Sandoval Cadengue (Brejão), José Teixeira (Paranatama), Alexandre Martins (Terezinha) e Dr. Eudes (Venturosa).

Na foto do Blog de Brejão os prefeitos Eudson Catão e Sandoval Cadengue, num encontro com o ministro Fernando Bezerra Coelho.

ACIDENTES COM MOTOS VIRAM CASO DE SAÚDE PÚBLICA

Os números não mentem: 95 ocorrências atendidas no Hospital regional Dom Moura em um período de 19 dias, mostra a gravidade de um problema que a cada dia atinge mais pessoas. Os acidentes envolvendo motocicletas, seus condutores e caronas e em alguns casos pedestres, tornou-se uma questão de saúde pública. Em razão dos altos traumas provocados nesses acidentes, tem crescido também o número de óbitos e mutilações que geram a incapacitação permanente das vítimas.

 Em sua maioria, os motociclistas envolvidos em acidentes são jovens entre 15 e 45 anos, do sexo masculino e de várias classes sociais. Em algumas ocorrências observou-se a total ausência de documentos de identificação e principalmente habilitação para aquele transporte. A acessibilidade gerada pelos baixos preços na aquisição desses veículos, juntamente com a falta de preparo técnico e psicológico, crescimento da frota de veículos, a ingestão de bebidas alcoólicas ou outras drogas e a total ausência do bom senso ao transitar, muitos sem os devidos equipamentos de segurança, ampliam as estatísticas. 

De 1 a 19 de setembro deste ano, 95 acidentados com/por motocicletas (uma assustadora média de 05 acidentes por dia, ou 01 a cada 4 horas e meia) foram socorridos na emergência do Dom Moura, aumentando substancialmente a demanda, ocupando leitos, utilizando medicamentos e serviços profissionais.

De acordo com a direção daquela unidade de saúde, já está em pauta, envolvendo a 5ª Geres,  uma ação preventiva que deve envolver autoridades de trânsito, imprensa, escolas, empresas revendedoras de motocicletas, motociclistas amadores e profissionais e a população, na qual se buscarão ações efetivas para redução desses alarmantes índices.

CINEMA E RELIGIÃO

As religiões e Deus sempre tiveram espaço no Cinema. Ao longo da história da sétima arte muitas produções abordaram a questão da fé, algumas vezes com a realização de filmes de qualidade. Os exemplos são muitos, citemos alguns, de cabeça: Os 10 mandamentos, Ben Hur, O Rei dos Reis, Jesus Cristo de Franco Zefirelli, Irmão Sol Irmão Lua (do mesmo diretor), Sansão e Dalila e Sidarta, este último sobre a história do budismo, baseado no bom livro de Herman Hesse.

Recentemente, no Brasil, tivemos com a onda do espiritismo uma série de filmes focando nesta doutrina que prega a reencarnação e a possibilidade de comunicação dos vivos com os mortos.  Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Nosso Lar e As Mães de Chico Xavier foram lançados dentro de um curto espaço de tempo e todos eles foram vistos por grande número de pessoas. Num mundo conturbado, com muitas coisas que a Ciência ainda não consegue explicar, os seres humanos precisar alimentar a sua fé, acreditar em alguma coisa.

O ano passado, o catolicismo também resolveu enviar sua mensagem através da tela grande. Aparecida, o Milagre, da competente diretora Tizuka Yamasaki, cumpre a função de tentar convencer os descrentes de que o milagre é possível. Mais do que expressar a religiosidade da maioria dos brasileiros, centra na história de um homem abalado na fé, por conta da morte do pai, mas que no fim, ao testemunhar o poder da santa vai ter de repensar suas crenças. Atuações razoáveis de Murilo Rosa, Bete Mendes e Maria Fernanda Cândido.

GRAÇA E PERDÃO – Fora do Brasil, uma produção interessante e comovente é “Graça e Perdão”, assinado por Gregg Champion. É baseado numa história real. Em 2006 um sujeito aparentemente normal, que trabalhava entregando leite numa comunidade Amish, invade uma escola, mata algumas das crianças e em seguida se mata. Os Amish, que apareceram com destaque no longa A Testemunha, com Harrison Ford, desta vez voltam com mais força. Tudo se passa em torno deles, dos seus costumes e do seu gesto de perdoar o assassino e confortar a viúva. Uma história forte, bem conduzida, que pode levar muita gente a rever seus valores.

Tanto os filmes espíritas, quanto "Aparecida, o Milagre" e "Graça e Perdão", são encontrados fácil em cópias piratas pelas ruas de Garanhuns, a R$ 2 a unidade. Os clássicos mais antigos só nas locadoras ou na internet.

INOCÊNCIO CONFIRMA CONVERSA COM ZÉ DA LUZ


O deputado federal Inocêncio Oliveira, que esteve no último sábado em Capoeiras, confirmou ao repórter que vem procurando o entendimento político com o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz. O parlamentar deseja fazer uma aliança do seu partido, o PR, com o representante do Partido Humanista da Solidariedade, PHS. Inocêncio, porém, acha que é melhor José Luiz Sampaio se filiar ao PSB. "Ele seria candidato a prefeito pelo Partido Socialista e o PR indicaria o vice, que pode ser o Gedécio", defendeu o deputado. Apesar da "convocação" do parlamentar, o ex-vereador de Garanhuns não demonstrou muito ânimo em concorrer ao cargo de vice mais uma vez. Em 2004 ele foi companheiro de chapa de Bartolomeu Quidute, chapa derrotada por Luiz Carlos e Almir Penaforte.

KRAMER VERSUS KRAMER - FILMES INESQUECÍVEIS 62º

Todos sabem que o diretor é o grande responsável pela qualidade artística de um filme. Escolhe os atores, define o roteiro, seleciona as músicas da trilha sonora, locais de gravação, cenários, figurinos... “Com uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”, como se dizia no Brasil do Cinema Novo, o bom cineasta às vezes pode ser ao mesmo tempo autor, pintor, intérprete, produtor... Enfim pode ser um artista que tem dentro de si outros artistas, podendo ainda estar numa ponta, como empresário e na outra, como um simples cinéfilo, cidadão comum, com sua paixão pelos filmes.

Ocorre, também, de um grande ator ou atriz fazer toda diferença. Quando esses caem nas graças do público atraem multidões ao cinema e é comum as pessoas decidirem assistir um filme porque é com o ator ou a atriz do momento, sem nem procurar saber quem está por trás das câmeras.

Existem intérpretes realmente fenomenais. No Brasil temos dois excelentes veteranos, a Fernanda Montenegro e o Antônio Fagundes. Dos mais novos, tem se destacado muito nos últimos anos o Wagner Moura.

Do astros do cinema, do passado, quem tem mais de 40 anos com certeza lembra de Marlon Brandon, Jane Fonda, Kiri Douglas, Yul Brynner e Dustin Hoffman. São verdadeiros ícones do cinema, que foram substituídos, das décadas de 80 e 90 para cá por nomes como Brad Piit, Leonardo Decaprio e Julia Roberts.

Destes mais antigos ainda está vivo, e em grande forma, o baixinho Dustin Hoffman. A partir deste parágrafo ele passa a ser o foco do texto, ao mesmo tempo em que escrevemos um pouco sobre o Filme Inesquecível da semana.

Vi há pouco um trabalho de Hoffman mais ou menos recente. “Tinha que ser você” é um drama de bom gosto, em que o ator faz par com uma atriz do seu nível, a Emma Thompson. Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi como o tempo passou: o artista está velho, chegou aos 74 anos, um ar um tanto cansado, embora continue esbanjando talento.

Este sujeito tem uma filmografia na carreira que é de causar inveja a muitas outras estrelas: Rain Main (já resenhado nesta série), Papillon, A Primeira Noite de um Homem, Perdidos na Noite, Pequeno Grande Homem, Totsie, O Quarto Poder, Perfume – A Historia de um Assassinato, Kramer versus Kramer e Kung Fu Panda I e II. Pelo menos algum deles acredito que o leitor (a) já deve ter visto.

Deixando algumas obras primas de fora – é impossível escrever sobre todos neste artigo – e propositadamente desprezando os mais recentes (Kung Fu Panda II é de 2011), voltemos 32 anos no tempo para avaliar “Kramer versus Kramer”, um dos grandes trabalhos de Dustin Hoffman.

Ao rever boa parte deste filme, dias atrás, senti um impacto. Descobri algumas coisas escondidas dentro disso que chamam subconsciente. Dei-me conta de que já tive 26 anos e que naquela época Dustin Hoffman para mim era um veterano. Hoje, tendo passado dos 50, vejo que em 1979 o ator ainda tinha cara de menino, aparentando talvez 34 anos e não os 41 daquele ano.

Percebi o quanto ele era bom ao ponto de ser o maior responsável pelo êxito de um filme, fazendo até a gente se despreocupar com o nome do diretor. Mas não podemos chegar ao ponto de sonegar essa informação: “Kramer versus Kramer” é de Robert Benton.

A maior surpresa, no entanto, foi saber que um dia Meryl Streep foi nova e muito mais bonita, parecendo uma bonequinha. Explico: Essa atriz, uma das melhores do cinema, eu não tinha recordações dela com rosto de adolescente ou quase. Assisti muitos filmes dela, nos últimos anos, mas sempre ela já madura e nos últimos tempos já envelhecendo. Lembro de Meryl segura de si, com uma beleza pouco comum, sem ar de dondoca, uma espécie de Fernanda Montenegro branca, de origem americana e de ascendência européia.

Este par, Dustin Hoffman e Meryl Streep, está brilhando em Kramer versus Kramer, o filme que arrebatou cinco Oscars em 79, inclusive os de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz.

É um trabalho inteligente que antecipa em anos a discussão sobre casamento, divórcio, guarda dos filhos, relações de trabalho e muita coisa mais que hoje é super normal.

Ted Kramer é um publicitário de uma grande empresa que privilegia o trabalho, deixando a família em segundo plano. Joanna, sua esposa, um belo dia cansa dessa situação e resolve dar uma guinada de 360º em sua vida. Deixa a casa, o marido, o filho e vai em busca da felicidade.

Krammer sente um tombo, tem de mudar tudo em sua vida, rever conceitos e cuidar do pequeno Billy passar a ser o mais importante. A princípio o “pai solteiro” apanha, se enrola todo nas coisas, mas com o tempo vai pegando jeito.

O publicitário, no entanto, paga o preço de “negligenciar” o trabalho. Termina perdendo o emprego.

Para completar, Joanna, que abandonara esposo e filho, resolve lutar pela guarda do menino. Os dois, que um dia se amaram, vão se confrontar no tribunal e de antemão se sabe que as chances de Ted vencer são remotas, pois há 30 anos atrás os juízes dificilmente deixavam uma criança sob os cuidados do pai.

Billy está envolvido com o pai, apaixonado com suas histórias e seu carinho e não deseja ficar com a mãe. Os sentimentos da criança, no entanto, não são levados em conta.

Um drama que nas mãos de um diretor incompetente e sem a participação do atores talentosos poderia descambar para o chororó ou mesmo o ridículo. Em vez disso, temos um espetáculo de sensibilidade, um show de interpretação e a antecipação de um debate oportuno sobre a desmoronação da família tal qual a conhecíamos.

As separações, as brigas nos tribunais, o sofrimentos dos filhos viriam a ser tornar comuns nos anos subseqüentes e hoje até nas pequenas cidades do Nordeste aumenta a cada ano o número de divórcios.

Kramer versus Kramer é um filme bonito, comovente, que está pelo menos um passo à frente do seu tempo. Tem uma direção digna de aplausos e os três atores envolvidos na trama principal – Dustin Hoffman, Mery Streep e Justin Henry (o pequeno Billy) – não podem receber uma nota menor do que 10.

Mais de três décadas depois o filme continua atual, difícil de esquecer.