GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

PAULA FERNANDES, O FENÔMENO

A cantora Paula Fernandes, que estará fazendo show em Garanhuns, no dia 27 deste mês, na Arena Hall, é o novo fenômeno em vendagens de discos no Brasil. Num mercado totalmente combalido pela pirataria e força da internet, a artista conseguiu comercializar 850 mil CDs e DVDs do seu álbum deste ano. Isso só no primeiro semestre. A mineira de Sete Lagoas vendeu bem mais que o segundo colocado, Luan Santana. Este, de janeiro a junho, teve comercializadas 322.700 cópias do CD e DVD "Ao Vivo no Rio". A massa não é tão burra como a "indústria cultural" pensa: Paula tem melhor voz e repertório e Luan não seria nada sem a Globo.

VASCO E BRASILIENSE FAZEM FINAL NA BOA VISTA

Vasco x Brasiliense. Esses são os confrontos que decidirão o 24º Campeonato de Futebol Amador da Boa Vista nas categorias aspirantes e titular. A Competição, que reuniu as melhores equipes amadoras da localidade, conta com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.  

Vasco e Brasiliense chegaram a final entre os titulares depois de superarem as equipes do Chelsea e Internacional. As equipes fazem a grande final no próximo domingo, dia 7 de agosto, a partir das 9h, nos campos de várzea localizados nas imediações do Cemitério São Miguel. Já entre os aspirantes, as equipes da Argentina e Jatobá ficaram pelo caminho. “A nossa expectativa é que tenhamos um bom público, já que vamos viabilizar brindes, também, para os torcedores, além de uma premiação de destaque para as equipes”, registra Célio Roberto, organizador da Competição, que ainda ressalta: “o apoio da Prefeitura é fundamental para o sucesso dos esportes amadores locais”, finaliza.

O Prefeito Luiz Carlos de Oliveira prestigiará a final da competição, que terá a narração do radialista Lenildo Ramos.

O NOVO FERNANDO HENRIQUE

Fernando Henrique Cardoso se destacou como sociólogo e professor, escreveu livros, virou senador, ministro e Presidente da República. "Inteligentíssimo e muito burguês", como reconheceu um dia a saudosa deputada garanhuense Cristina Tavares. FHC fez um governo positivo, mas a vaidade, o excesso de auto-suficiência e o não saber o que é povo acredito que atrapalharam um pouco. Depois que saiu do poder o tucano teve uma grande perda, que foi a morte da esposa, Ruth Cardoso. Hoje, com 80 anos, sem a companheira e livre das ambições políticas, o ex-dirigente do país brilha como uma luz,  em meio à escuridão de corruptos à esquerda e de cegos ideológicos à direita. Fernando Henrique levantou a voz para apoiar a presidenta Dilma em sua disposição de enfrentar a corrupção. Muitos no PSDB o deviam seguir. Gente séria que existe no PT, no Partido da Social Democracia Brasileira, no PSB, no PSOL e outras legendas não deviam deixar a dirigente do país ficar refém de partidos políticos infestados de adesistas, oportunistas e ladrões. FHC sabe que essa prática vem de longe e esteve presente também no seu governo. Por isso pode ajudar, neste momento, a desinfetar o Brasil. É preciso dar um basta na corrupção! E não vai ser Dilma que vai fazer isso sozinha. Todos temos de participar. Exigindo seriedade no DNIT, nos ministérios, nos governos, nas prefeituras. É preciso estar consciente de que o erro começa quando alguém avança o sinal de trânsito, dirige alcoolizado, paga propina ou vota num cabra safado. Todos somos responsáveis, não são somente os governantes, como muita gente pensa. Gente que cobra, critica e não faz nada. E também corrompe de alguma forma ou é corrompido. Se Fernando Henrique não pôde enquadrar os gatunos, se o Lula alisou a cabeça de alguns traquinos, não importa agora. Ainda é o momento de frear o assalto aos cofres públicos. Com a determinação de Dilma, o apoio de deputados e senadores com um mínimo de decência, o respaldo do ex-presidente FHC e a conscientização da sociedade brasileira. A torcida pela Seleção fica para 2014, vamos torcer, neste momento, pela moralização do Brasil.

UMA LINDA MULHER - FILMES INESQUECÍVEIS 56º

UMA LINDA MULHER


O filme “Uma Linda Mulher” já tem 21 anos, quem diria! O tempo passa rápido mesmo. Parece que foi ontem: um cinema no centro do Recife lotado, jovens atrás de sonhos,  e na tela uma história romântica, um conto de fadas moderno para adultos. O romance aparentemente despretensioso, bobo até, pegou em cheio homens e mulheres cansados do trabalho, do trânsito, dos problemas de casa e do dia a dia. Alguns usam como válvula de escape as brigas domésticas, o futebol, a igreja, as cenas de ação. Outros, felizmente, se dão por satisfeitos com uma boa história de amor.

No livro “1000 Filmes para ver antes de morrer”, há uma resenha interessante sobre “Uma Linda Mulher”. O longa dirigido pelo americano Gary Marshal recebe elogios, mas é particularmente interessante a observação de que a história é pouco provável de acontecer na vida real. De fato, o autor do texto tem razão. Mas o cinema, a literatura, o teatro, a televisão, até mesmo os jornais, não conseguem seus maiores êxitos exatamente quando nos trazem o inusitado, o diferente, o pouco provável ou o quase impossível?

Já pensou um cinema e uma literatura lidando só com o possível, o real? Quantos filmes e livros bons perderiam seu valor...

Pobres daqueles que não conseguem mais sonhar e desprezam as obras leves, divertidas, bonitas, românticas...

“Uma Linda Mulher”, revisto mais de duas décadas depois, mantém o charme e a beleza do início da década de 90. É a história de Cinderela recontada, num outro contexto, pretendo atingir um público diversificado.

O enredo é simples demais. Vivian Ward (Júlia Ward) é uma prostituta que batalha pelo pão e o dinheiro do aluguel nas ruas de Los Ângeles. Edward Lewis (Richard Gere) é um milionário que ganha dinheiro comprando empresas em dificuldades e as revende em partes, com isso conseguindo multiplicar os lucros.

Edward tem um advogado, Stuckey (Jason Alexander), um cara durão que o acompanha no trabalho há muitos anos. Juntos eles conseguem sempre vencer, dobrar os empresários falidos, fazer mais dinheiro.

Numa de suas viagens de negócios, Lewis está num carrão com dificuldades para localizar um endereço. Estaciona o veículo no local em que duas prostitutas fazem ponto, e uma delas, Vivian vai ao encontro de quem pensava ser um cliente.

A moça entra no carro para ajudar Edward a encontrar seu destino e termina acompanhando o empresário até o hotel. Conversam durante o trajeto, surge uma empatia e Vivian termina subindo até o quarto do rapaz.

Ela só pensa em fazer sexo, ganhar uma boa grana e ir embora. Ele está sem rumo. Não sabe bem o que fazer com a prostituta. Talvez esteja com um problema maior: parece que não sabe o que fazer de sua vida. Só ganhar dinheiro, na maioria das vezes em cima da desgraça dos outros, já não é o bastante.

Vivian está vestida escandalosamente, no início cria situações constrangedoras, não sabe se portar. É inteligente, porém, em pouco tempo aprende e se transforma.

O empresário termina por contratar a garota de programas por uma semana, pagando-lhe a fabulosa quantia (para ela) de U$ 3 mil.

Acontece que uma semana ou alguns dias são o bastante para gerar um clima, uma química, fazer nascer um sentimento mais profundo.

Tempo suficiente para Vivian Roberts perceber a merda em que vivia. Para Edward Lewis constatar o vazio de sua existência aparentemente bem sucedida.

Algumas situações criadas pelo diretor são claramente para agradar a platéia, fazê-la torcer pela “heroína”. Como quando ela é humilhada numa loja chique da cidade, praticamente expulsa pelas vendedoras e volta, depois, bem vestida, cheia de pacotes e aparentando ter grana para dizer: “Vocês trabalham por comissão? Pois cometeram um grande erro’.

O grande êxito desse filme reside na sua simplicidade, na direção sem invenções, na trilha sonora jovem e dançante e principalmente na química perfeita de Richard Gere e Julia Roberts, que convencem e encantam na pele do par romântico formado por Edward e Vivian.

Como observaria um cinéfilo sobre a dupla: Gere e Julia não conseguiram, anos depois, repetir a performance que tiveram em Uma Linda Mulher no filme Noiva em Fuga.

Uma Linda Mulher é encantador, é bonito, faz bem, é difícil de esquecer. Virou um clássico da comédia romântica e por isso, como escreveu outro fã do filme, num site de cinema: “É um filme que marcou a vida de muita gente, é uma obra para se ter na coleção”.

Depois desse trabalho Richard Gere e Julia Roberts nunca mais seriam os mesmos. Virariam celebridades, atores do primeiro time de Hollywood, estrelariam dezenas de filmes de imediato sucesso comercial pela simples presença de um deles.

Gere e Julia, em 1990, no auge da beleza e com o talento de ator e atriz aflorando, fizeram este filme tão bonito, acertadamente intitulado de Uma Linda Mulher.

A BARRIGA MAIS SARADA

A revista Vip, da Editora Abril, publicou fotos de umas 10 beldades brasileiras para que o leitor escolhesse a barriga "mais sarada". Ou mais bonita, poderíamos dizer. Escolha difícil. Todas são deslumbrantes, um colírio para os olhos dos jovens e dos coroas enxeridos, caso de José Fernandes Costa e Roberto Almeida. Mais quem resiste? Eu nem votei, seria uma injustiça desqualificar uma das garotas com suas barriguinhas fenomenais. Terminei escolhendo a modelo Cacau Carvalho para ilustrar este post e tornar mais gostoso este sábado de frio e chuva na bucólica Garanhuns. Espero que ninguém desaprove!

(Olha que não sou só eu que de vez enquanto estampo fotos de mulheres bonitas. A Roberta Jungmann, que é colunista social, hoje destacou em seu blog uma meia dúzia de imagens de uma atriz em poses sensuais. Se ela, que é mulher, se rende aos encantos femininos, por que eu - nós, sei que não estou só -,  devia deixar de admirar a generosidade do Criador com as representantes do sexo forte?).

ZÉ SIMÃO TIRA SARRO COM A SANDY

A entrevista da cantora Sandy à revista Playboy continua rendendo. Hoje o jornalista José Simão (foto), que tem um site oficial na net e escreve para o jornal Folha de São Paulo, "deitou e rolou" em cima da polêmica revelação da artista. Confira o ótimo texto de humor de Simão:

"...Terremoto do dia: a declaração da Sandy na "Playboy": "É possível ter prazer anal". Efeito devassa. A cerveja bateu agora.
E corre na internet o novo slogan da Devassa: "Devassa, a cerveja pra quem dá o redondo". A Skol desce redondo e a Devassa é pra quem dá o redondo! E agora, se a sua mulher regular, você já pode gritar: "Você é mais careta que a Sandy!". Rarará!
E a "Playboy" tem fotos da Galisteu e entrevista da Sandy. Mas o anal da Sandy derrubou o frontal da Galisteu. O fiofó da Sandy derrubou a periquita da Galisteu! E a "Playboy" da Sandy devia se chamar Playground! Playboy de travecas é a Playbolas. Playboy da Hebe é a Playlanca. E a Playboy da Sandy é o Playcenter.
E a trajetória da Sandy: no Carnaval ela tomou cerveja, nas férias de julho ela falou sobre prazer anal e no Natal? Até o Natal, a peruzada que se cuide. Rarará! E vai ser tudo na Disney.
E eu adoro a Sandy porque ela faz comercial da Devassa e fala sobre prazer anal com aquela mesma carinha de garota propaganda da Fanta Uva! E os sites de humor? Manchete do Piauí Herald: "Schin escala Sandy para nova campanha EXPERIMENTA!". Prazer anal! Experimenta! Experimenta! E o Sensacionalista: "Sandy deixa a Devassa e é contratada pela Caracu". E Cocotaseco postou uma foto bem singela da Sandy e escreveu embaixo: "Esta é uma singela homenagem ao furico mais comentado do Brasil". Rarará! Ô esculhambação!
O Brasil é assim: quando você acha que não tá acontecendo nada, vem a Sandy com essa analógica declaração! E como disse um amigo meu: se tomando cerveja ela já sai falando isso, imagine se tomasse a marvada! Rarará!",

OPOSIÇÃO COMPETENTE

O ex-prefeito Tony Gel tem feito uma oposição competente ao seu sucessor em Caruaru, o pedetista José Queiroz (foto). A prova é que a esposa do deputado, Miriam Lacerda, tem sido apontada como favorita na eleição do próximo ano. Esta semana mesmo, Tony deu uma jogada de mestre. Após a inserção de uma série de comerciais bem feitos na TV, tentando melhorar a imagem de Queiroz, o representante do DEM foi à imprensa e denunciou que a publicidade estava sendo feita por Duda Mendonça, um dos réus do mensalão. Com isso, é claro, tenta queimar mais ainda o governante, fazendo da propaganda oficial uma “faca de dois gumes”.

AURORA VENCE A 1ª ENQUETE

Pela primeira vez a ex-primeira dama do município, Aurora Cristina, venceu uma enquete neste blog desde que teve seu nome lançada como pré-candidata à prefeitura. A representante do PSDB somou 173 votos ou 26%, num total de 659 votantes. Izaías Régis (PTB) que venceu as três enquetes anteriores, ficou no segundo lugar com 137 votos ou 20%. Na terceira colocação ficou Fernando Ferro (PT), totalizando 110 votos. O professor Pedro Falcão, que muitos acreditam ser o nome preferido do governador Eduardo Campos para entrar na disputa, pela primeira vez apareceu bem num levantamento desse tipo. Chegou aos 98 votos ou 14%. Os outros nomes apresentados na enquete foram Zé da Luz (66 votos ou 10%), Alexandre Marinho (38 votos ou 5%), Adolfo Lopes (37 votos ou 5%). A ex-deputada já ficou à frente numa enquete realizada na Rádio Jornal Garanhuns, mas acredito que na internet esta foi a primeira vez que superou os seus possíveis concorrentes.

ESCRITORES BRASILEIROS 4º - LIMA BARRETO

Lima Barreto viveu apenas 41 anos. O álcool, a depressão, o reumatismo, o somatório de sofrimentos e frustrações acabaram cedo com um dos mais notáveis escritores do Brasil.

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro, em 1881 e morreu em São Paulo, em 1922, o ano da Semana de Arte Moderna, que marcou o início da renovação literária no país.

O pai do escritor, Joaquim Henriques, nasceu escravo e a mãe, Amália Augusta, era filha de uma escrava. Essa herança seria um peso na vida de Lima Barreto. Num Brasil pós abolição da escravatura e pós monarquia, lutaria contra os preconceitos, a hipocrisia, a corrupção e o elitismo.

Afonso Henriques teve oportunidade de estudar. Frequentou o Colégio Pedro II, que era a melhor escola pública do país na época e tentou se formar em engenharia. Conseguiu apenas o curso de Mecânica, pois teve que ajudar o pai a criar os irmãos. A mãe do escritor morreu quando ele tinha apenas sete anos de idade.

Lima Barreto começou a escrever bastante jovem e teve uma vida ativa como colaborador da imprensa carioca. Publicou artigos e reportagens nos mais diferentes jornais e revistas da época, como o Correio da Manhã e o Jornal do Commercio (do Rio de Janeiro).

O primeiro romance publicado na íntegra foi “Recordações do Escrivão Izaías Caminha”. É um livro valioso, em tom de diário, de conteúdo autobiográfico. Barreto faz uma crítica impiedosa a própria imprensa, à sociedade, aos políticos. Quem já trabalhou numa redação de jornal vai se identificar e chegará à conclusão que as coisas não mudaram tanto. Existem hoje, como no início do século passado, dezenas de vaidosos, pernósticos, bajuladores e carreiristas, espalhados na mídia e nos parlamentos.

Lima Barreto escreveu também Clara dos Anjos, Os Bruzundangas, Cemitérios dos Vivos, Vida e Morte de J.S. Gonzaga e Triste Fim de Policarpo Quaresma.

Embora Clara dos Anjos seja o primeiro dos livros do autor carioca, só foi publicado inteiramente após a sua morte. É um livro que discute abertamente a questão do preconceito racial no Brasil. Em Os Bruzundangas, Lima cria um país fictício em que as elites cultas dominam e exploram o povo. Em tudo esse lugar imaginário é parecido com o nosso país. O escritor chega a se referir a “arte de furtar” se referindo aos espertalhões da época que hoje estão tão presentes na vida pública e investe, também, contra as escolas literárias, os intelectuais rígidos demais no uso da gramática, incapazes de compreender a importância da cultura oral e do uso coloquial da escrita.

O autor também se destacou como contista e uma de suas mais famosas histórias é “O Homem que sabia Javanês”, onde satiriza o falso saber. Nesta pequena obra prima o escritor mostra um personagem que se destaca, ganha fama e respeito por falar um idioma raro, conhecido no Brasil talvez só por ele. Na verdade o javanês é uma invenção, uma língua criada pelo falso intelectual, que não passava de um “picareta” das primeiras décadas do século passado.

“Triste Fim de Policarpo Quaresma”, publicado em 1915, é o livro mais conhecido de Lima Barreto. Virou um clássico da literatura nacional, já tendo sido adaptado para a televisão e o cinema. O major Quaresma, personagem principal do romance, é considerado por alguns críticos como um Dom Quixote brasileiro, na sua luta pela justiça, a verdade e contra as mazelas nacionais.

Lima Barreto viveu o bastante para tomar conhecimento da revolução russa, da qual foi simpatizante, tendo sido o primeiro escritor brasileiro a atrelar seus livros às causas sociais. Criticado pela linguagem “desleixada”, o escritor na verdade procurou uma linguagem mais coloquial, mais acessível, sem os preciosismos dos movimentos parnasiano e naturalista.

O autor de “Recordações do Escrivão Izaías Caminha” é um precursor dos modernistas de 1922, que revolucionariam a Literatura Brasileira e nos dariam escritores do porte de Mário de Andrade, Osvald de Andrade, José Lins do Rego, Érico Veríssimo, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

Abaixo um trecho do significativo romance “Triste Fim de Policarpo Quaresma”.

"Iria morrer, quem sabel naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela a premiava, como ela o condenava? Matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara - todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentá-la. Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz”.

SANDY ADMITE SEXO ANAL

A ex-comportada cantora Sandy, que durante muito tempo preservou a imagem de pura e virgem, surpreendeu o país ao admitir o sexo anal.  A revelação é da revista Playboy que está chegando às bancas. “É possível ter prazer anal”, disse a artista à publicação e o assunto, comentado na internet, se tornou um fenômeno no twitter. Foi o assunto que mais repercutiu no microblog em todo o mundo nesta quinta-feira, segundo divulgam os principais sites de notícia.

A filha de Chitãozinho e Chororó, que sempre teve sua imagem associada à boa menina, já havia causado polêmica no início do ano ao ser garota-propaganda da cerveja Devassa. Sandy aparece nos comerciais explorando sua beleza e sensualidade.

NOTA: Neste sábado, no blog, o terceiro da série Escritores Brasileiros. Conheça um pouco da vida e obra de Lima Barreto.

OPOSIÇÃO NEGA BOATO EM CAETÉS

Circulava há dias em Caetés um boato de que o ex-prefeito Lindolfo Almeida iria se juntar ao grupo político de Zé da Luz. Nesta quinta-feira, com o objetivo de desmentir a informação que corria solta pelas ruas, os oposicionistas resolveram dar uma entrevista a Rádio Jovem Cap de Capoeiras, quando aproveitaram para mostrar que estão unidos. O próprio Lindolfo, os vereadores Severino Gordo e Armando Duarte, Galego, Lena, Ditinhho e Neguinho estiveram entre os que compareceram à emissora. Os representantes da oposição procuraram demonstrar que estão unidos e aproveitaram para fazer críticas a atual administração do município. Apontaram as falhas na saúde, na educação (principalmente a merenda escolar), a péssima situação da estradas,  reclamaram da ausência do prefeito Aércio de Noronha, que dias atrás fez uma festa em São Paulo. Os oposicionistas desconfiam do uso de dinheiro público nesse "rega bofe", com distribuição de passagens de ônibus e até de avião. Esse grupo hoje é integrado por cerca de 30 lideranças que defendem mudanças em Caetés e a princípio o candidato para enfrentar a situação será definido em pesquisa de opinião pública. (Na foto os vereadores Armando e Severino Gordo).

CILADA.COM ESTREIA NO ELDORADO

O cinema nacional tem produzido boas comédias nos últimos anos. Um crítico da Veja escreveu que estamos de volta à “pornochanchada”. Acho exagero. Os longas divertidos e com uma pitada sensual da última década para cá têm melhor qualidade e vão além do besteirol. Exigem também um mínimo de inteligência. Bons exemplos são a mulher A Mulher Invisível, De Pernas pra o Ar e Seu Eu Fosse Você I e II, este talvez o responsável por abrir as portas desse “novo filão” do cinema brasileiro.

Nesta sexta-feira o Cine Eldorado estréia o filme Cilada.com, com direção de José Alvarenga e Bruno Mazzeo mais Fernanda Paes Lemos nos papeis principais. Pelo roteiro é mais uma comédia explorando a sensualidade. O personagem principal é constrangido quando a ex-namorada, buscando vingança por ter sido traída, coloca na internet um vídeo em que o marmanjo tem ejaculação precoce. O cara passa a ser ridicularizado e vai ter de se esforçar para mostrar que é “bom de cama”. Dá para você imaginar as trapalhadas em que ele vai se meter.

AESGA APOIA CAMPANHA DO AGASALHO

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA é parceira em mais uma ação social. Trata-se da Campanha “Sinta esse Calor! Doe um agasalho e aqueça seu irmão”, uma promoção do Rotaract Garanhuns junto ao Rotary Clube Garanhuns.
Segundo informações da presidente do Rotaract, Juliana Morais, as doações poderão ser feitas até o dia 14 de Agosto, nos locais destinados a arrecadação, nos quais estão o Bonanza Supermercados, Lojas O Boticário, Livraria Livropel e em Ana Lúcia Modas.
Além da AESGA, o CDL Jovem e a gráfica Tyoflan também estão unidos nesta Campanha, que visa beneficiar o maior número possível de famílias carentes da Cidade.
Serviços: Mais informações estão disponíveis no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 215.

LAJEDO SEDIA FEIRA DOS MUNICÍPIOS

De 3 a 7 de agosto será realizada em Lajedo, a 33 km de Garanhuns, a Feira dos Municípios. Cidades de todas as regiões de Pernambuco deverão participar e terão oportunidade de mostrar o que produzem de melhor, seja no artesanato ou na produção de produtos da alimentação ou do vestuário.

O governador Eduardo Campos, o prefeito e presidente da AMUPE Antônio João Dourado e dirigentes municipais de outras cidades do Agreste vão participar da festa de abertura.

ALUNOS RECEBEM FARDAMENTO EM GARANHUNS

A Prefeitura de Garanhuns vai distribuir fardamento novo com os 15.400 estudantes da Rede Municipal, que estão voltando as aulas na próxima quarta-feira, dia três de agosto. Os alunos terão direito a camisetas e bermudas (no caso da educação infantil), e vão encontrar muitas das escolas totalmente reformadas e com mobiliário novo.

Segundo a Secretária de Educação do Município, Edilene Vilaça, todas as escolas do município receberam novas carteiras, birôs, armários e todo material didático necessário ao aprendizado dos alunos.

O Governo Municipal está preocupado também em oferecer uma merenda de qualidade aos estudantes e por isso realizou uma capacitação, na Escola Jaime Luna, na Cohab III, para discutir o cardápio que será servido na alimentação da criançada.

350 AVES PARTICIPAM DA CORRIDA DA GALINHA

Começam nesta sexta-feira, os treinos oficiais que vão definir o grid de largada no domingo, do “grande prêmio” de São Bento do Una.  As disputas da 14ª Corrida da Galinha acontecem nos dias 29, 30 e 31, a partir das 09 horas, no circuito de 86 metros de extensão com estrutura de arquibancada montada na Praça Copacabana, centro da cidade e capacidade para abrigar duas mil e quinhentas pessoas.

 Como em toda competição, a Corrida também tem seu regulamento. Este ano, coordenação da prova estabeleceu novo critério de exigência para as inscrições das aves e trás novidades. Adotou o sistema biométrico para evitar duplicidade entre as galinhas competidoras.  

Nada menos que 350 aves já estão inscritas e concorrem a 1 milhão (espiga de milho gigante), 500 reais,  troféu e placa na “Calçada da Fama”, onde serão imortalizadas.  A campeã do ano passado é uma das favoritas da competição.

Na parte de shows, a festa será animada por bandas e trios elétricos como Asas da América, Garota Safada, Chicabacana, Cheiro de Amor e Saia Rodada. (Texto da jornalista Luzimar Dias).

PESQUEIRA: FESTA DA RENASCENÇA COM OSVALDO MONTENEGRO E ZECA BALEIRO

A Festa da Renascença, que acontece em Pesqueira de 4 a 6 de agosto, terá este ano bons nomes da música popular brasileira. Dentre as atrações se destacam Wanderléia, Osvaldo Montenegro e o maranhense Zeca Baleiro (foto). Os três cantam no sábado, dia 6. A programação, que faz parte do circuito Pernambuco Nação Cultural, terá também artistas da cidade que sedia o evento e bandas recifenses como a Mundo Livre S.A. e  Ave Sangria, que marcou época nos anos 70 e está sendo resgatada pelo jornalista Marco Pólo e sua turma. O maestro Mozart e a Trupe da Boa Musica, de São Caetano, participa da Festa da Renascença logo no dia da abertura. (A programação completa da festa pode ser conferida no Blog Agreste Em Foco, que está na relação dos favoritos, à direita das postagens).

IVO E ZÉ DO POVO

Uma foto rara. Ivo Amaral e José Inácio Rodrigues, ambos ex-prefeitos de Garanhuns, juntos no Colunata durante uma das edições do programa "Radiola de Ficha", do radialista Marcos Cardoso, da Marano FM. Ivo foi vereador, vice-prefeito de Amílcar, prefeito e deputado duas vezes. O Zé do Povo, como era chamado o outro ex-governante, foi professor, advogado, radialista, vereador e prefeito. Os dois já "penduraram as chuteiras", mas nem por isso deixam de acompanhar atentamente o que acontece em Garanhuns e em todas as eleições fazem questão de se posicionar. O flagrante é do fotógrafo Heronides, que mora na Cohab II.

POLÍTICA É PARA QUEM É DO RAMO

Política é para quem é do ramo. É atividade para profissionais. Amador, nesse campo, normalmente tem vida curta ou nem consegue entrar.

Temos alguns exemplos no Estado e em Garanhuns de pessoas que entraram na política e sumiram rápido do cenário, por falta de feeling para o exercício do poder.

Paulo Marques e Edílson Torres, dois radialistas de sucesso no Recife. O primeiro foi deputado estadual e depois se elegeu federal com 55 mil votos, um feito e tanto na época. Quando disputou a reeleição teve meros 5 mil votos. O segundo teve um mandato na Assembléia Legislativa e só. Ambos faleceram ainda moços.

Em Garanhuns, na história recente, tivemos eleitos com boas votações para a Câmara Municipal Giovani com Amor e Edson Cobrador. Foi uma boa surpresa, mas ficou nisso. Nunca mais conseguiram um mandato.

Quem é profissional vai longe. Miguel Arraes começou perdendo uma eleição de deputado em Pernambuco. Depois foi deputado estadual, prefeito do Recife, deputado federal e governador de Pernambuco três vezes. Marco Maciel, à direita, sobreviveu quase 50 anos na arena política. Foi deputado estadual e federal, senador, ministro, governador de Pernambuco e vice-presidente da República.

Antônio Carlos Magalhães, na Bahia, só deixou de vencer eleições quando o levaram para a última morada. Mas continua representado pelo neto, que é deputado federal.

Felipe Coelho, que era chamado de o “Tigre do Araripe”, exerceu 10 mandatos no Legislativo Estadual. Só saiu da Casa Joaquim Nabuco quando estava velho e doente, perto de passar para o outro lado.

José Sarney está com mais de 80 anos de idade e vem dos tempos do velho PSD (partido que acaba de renascer sem a fleuma de outrora). Serviu à ditadura, aderiu ao projeto de redemocratização e terminou presidente da República com um empurrãozinho do destino. É escritor e senador pelo Amapá, já tendo presidido o senado federal em mais de uma oportunidade.

À esquerda, Roberto Freire começou militando no antigo PCB, foi deputado estadual e federal, combateu a ditadura, após a eleição de Lula deu uma guinada à direita e passou a combater o PT. Sem credibilidade no seu Estado transferiu o domicílio para São Paulo e com uma ajudinha dos tucanos voltou à Câmara Federal. Em Pernambuco seu prestígio minguou, mas é um nome ainda respeitado no Congresso.

Voltando a Garanhuns, citemos o caso do médico Silvino Duarte. Entrou na política como vereador. Exerceu três mandatos e em algumas eleições chegou com dificuldades. Foi vice-prefeito de Zé Inácio que saiu mal avaliado e depois não se elegeu nem para a Câmara. Silvino, porém, em 1996 se aliou a Arraes e Bartolomeu e derrotou o favorito Ivo Amaral. Reinou durante oito anos, conseguiu eleger a mulher deputada  estadual e agora está tentando elegê-la prefeita.

Na região temos outros casos de políticos de admirável longevidade. José Soares, o Zezinho Borrego, hoje com 85 anos, começou como secretário municipal em São Bento do Una. Se elegeu prefeito três vezes em Capoeiras e foi vereador em mais de uma ocasião.

Anísio Godoy e Rafael Brasil, em Saloá e Caetés, também reinaram muito tempo. Foram prefeitos de seus municípios em três oportunidades e fizeram o sucessor mais de uma vez.

Atualmente Zé da Luz, filho do ex-prefeito Hermínio Sampaio (este um aliado de Rafael), está no poder em Caetés há 20 anos.

Vale citar ainda Fernando Ferro. Nasceu em Bom Conselho, passou a infância e adolescência em Garanhuns, tendo ido morar no Recife para estudar e virar engenheiro da CHESF. Tomou gosto pela política e se elegeu vereador na capital. Depois se transferiu para Brasília, onde exerce o quinto mandato consecutivo de deputado federal. Como os outros, é do ramo.

E tem o Lula, né? Não dá para esquecer. Nasceu no Sítio Várzea Comprida, em Caetés, foi para São Paulo ainda menino, num pau de arara. Passou fome, só estudou até a 4ª série e fez um curso do Senac. Virou sindicalista por influência do irmão, Frei Chico, liderou greves em plena ditadura militar e se elegeu deputado federal. Perdeu três eleições presidenciais, venceu duas, fez a sucessora e saiu do poder em alta. A imprensa burguesa e as elites têm alergia ao petista, mas o povão o adora tal qual um novo padre Cícero. O presidente Barack Obama disse que ele é "o cara". Alguém duvida que independente das qualidades e defeitos ele também é do ramo?

ANDRÉ E ANDREA NA TELEVISÃO

Foi um grande momento para Garanhuns e Pernambuco a participação dos cantores André Rios e Andrea Amorim no programa Sem Censura, da TV Brasil. Entrevistados, juntamente com o produtor Roberto Menescal, pela jornalista Leda Nagle, os artistas se destacaram pela simplicidade e entusiasmo pelo trabalho que vêm desenvolvendo no campo musical.

A garanhuense Andrea se mostrou totalmente franca, confessando as dificuldades que passou até chegar a este bom momento de sua carreira, que já inclui passagens por Nova Iorque, por Londres e uma apresentação marcada para Tóquio. Antes de alcançar esse reconhecimento, ralou nos jornais locais, fez o guia eleitoral de Givaldo Calado, em 2004, só vindo a aparecer como cantora quando ganhou o Festival de Música e Arte em meados da década passada.

"Ganhei o carro e R$ 15 mil, depois uma moto num Festival em Quipapá. Vendi tudo e fui com meu marido para o Recife, depois São Paulo", revelou Andrea. Deixou claro que tanto na capital pernambucana quanto no Sudeste passou por maus momentos, porque o dinheiro simplesmente acabou.

Andrea foi ela mesmo falando, sem procurar esconder as limitações do passado recente e o desejo de aprender, evoluir. Quando Leda pediu a garota que cantasse uma música do seu novo CD ela literalmente arrasou. Está pronta, dominando a voz, com um repertório mais bem cuidado.

Foi elogiada por Menescal, Leda e André. Entregou à jornalista um exemplar personalizado do CD "Em Nova Direção", tendo a apresentadora destacado o belo trabalho de capa.

ANDRÉ - O cantor recifense, com mais experiência na carreira, se mostrou mais solto na entrevista. Falou com amor da capital pernambucana, do frevo, da sua paixão pela música. Revelou suas influências, as raízes do seu trabalho e presentou a apresentadora com o novo CD - o 16º de sua carreira. Cantou uma canção inteira, bem legal e ainda mostrou os versos de mais outras duas, rapidamente. Composições bonitas, bem feitas, valorizando o que Recife e Pernambuco tem de melhor.

No final, acompanhados por Menescal no violão, Andrea Amorim e André Rio cantaram juntos um clássico da MPB: "Preciso Aprender a ser só". Deram um show.

O trabalho deles está sendo mostrado essa semana num teatro do Rio de Janeiro e depois se apresentam no Espaço Dona Lindu, em Recife. Que bom se alguém viabilizasse a vinda dos dois, com esse show, também para o Centro Cultural.

Foi bom ser ver na televisão através da Andrea. Estou feliz, como muitos garanhuenes,  por ver ela se transformar numa pop star da música brasileira

PREFEITURA AMPLIA ESCOLAS DE GARANHUNS

Três tradicionais escolas de Garanhuns foram reformadas e ampliadas pela Prefeitura Municipal. A Artur Brasiliense Maia, na Boa Vista foi totalmente recuperada e ganhou novos espaços. O educandário passará a contar com cinco amplas salas de aula, refeitório, cozinha, laboratório de informática, sala de leitura e um moderno espaço administrativo. “A escola foi inteiramente reconstruída, ganhou forro de PVC, revestimento de cerâmica e acesso para os deficientes”, informou o Secretário de Planejamento do Município, Jones Sena.

 A Prefeitura investiu nas obras cerca de 370 mil reais. O serviço está em fase de conclusão e a solenidade de entrega da  reforma da escola, totalmente revitalizada, acontece na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, a partir das 15h, com a presença do Prefeito Luiz Carlos de Oliveira.   


LIBERDADE - Outra instituição de Ensino que vem sendo beneficiada com obras de reforma e ampliação é a Escola Municipal Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares, localizada no bairro de Heliópolis, mais especificamente na comunidade da Liberdade. A expectativa é de que os serviços estejam concluídos no início do segundo semestre.


COHAB III - As famílias do bairro Dom Helder Câmara, a popular Cohab 3, estão em festa. É que atendendo a reivindicação da população daquela comunidade, a Prefeitura de Garanhuns concluiu as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Jaime Luna e programa para a próxima terça-feira, dia 2, a reinauguração do Educandário.

O antes acanhado e precário prédio que abrigava a Escola deu lugar a um educandário com 15 salas de aula, refeitório, biblioteca e laboratório de informática. Um amplo espaço administrativo também estará a disposição da comunidade estudantil da Cohab 3, inclusive com salas climatizadas e forradas com PVC. A Escola Jaime Luna também é dotada de sistema eletrônico de segurança e está totalmente adequada para atender aos portadores de dificuldade de locomoção. “Hoje vivemos outra realidade. Antes tínhamos que usar praticamente todas as áreas disponíveis da Escola como salas de aula, dificultando a qualidade do ensino”, chama a atenção a diretora da Escola Jaime Luna, a professora Izabel Cristina.   
     
As obras orçadas em cerca de um milhão e novecentos mil reais, com recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e contrapartida da Prefeitura, garantiram o bem estar e o orgulho de professores, alunos e pais de alunos. “Antes nos assistimos as aulas no pátio da Escola. Era muito ruim. Uma escola feia e sem vida. Hoje é muito melhor, dá até vontade de vir pra escola estudar e participar do Programa Mais Educação”, registrou a aluna Karla Jamine, de 14 anos.   

A solenidade de entrega das obras na escola Jaime Luna têm inicio as 15h e contará com a presença do Prefeito Luiz Carlos de Oliveira. (Na foto a Escola Jaime Luna, na qual a Prefeitura investiu perto de R$ 2 milhões).

MULHERES TOMAM GOSTO PELA POLÍTICA

Com a eleição da petista Dilma Roussef para a presidência da República, as mulheres tomam mais gosto pela política em todo o País. Somente na região do Agreste temos hoje como pré-candidatas à prefeitura os seguintes nomes: Miriam Lacerda (Caruaru), Aurora Cristina (Garanhuns), Débora Almeida (São Bento do Una), Neide Reino (Capoeiras), Judith Alapenha (Bom Conselho) e Celina Brito (Jupi). Destas, as duas últimas já governam os seus municípios e devem tentar a reeleição, enquanto a capoeirense, esposa do ex-prefeito Nenen, pode ter problemas na sua pretensão por conta da Lei de Ficha Limpa. Mas todas são bons nomes e fortes eleitoralmente. (Na foto a prefeita Judit Alapenha).

O DIA DO PEDIATRA

Hoje se comemora no Brasil o Dia do Pediatra. A data comemorativa surgiu em decorrência da fundação, em 1910, da Sociedade Brasileira de Pediatria, uma associação científica dedicada ao estudo dos problemas e patologias infantis.

Os primeiros anos de vida são aqueles que determinarão toda a vida futura de uma pessoa. Não só no sentido biológico, mas também psicológico e social. Uma enfermidade nesta época pode acarretar danos de desenvolvimento físico e mental, com seqüelas muitas vezes irreversíveis, como no caso de uma poliomielite. Daí se pode verificar a importância da atividade do médico de crianças.

O pediatra é uma figura importante para o esclarecimento dos pais durante o desenvolvimento da criança. Desde a sala de parto, esse especialista procura informar sobre aleitamento materno, interpretação das necessidades das crianças, vacinas, e mais uma série de fatores que concernem à saúde infantil.

O médico que cuida de crianças é, acima de tudo, um profissional vocacionado, que gosta de sua profissão. É ele que está na ponta da atenção primária nos diversos pontos do país. É uma das poucas especialidades médicas que ainda mantém, apesar de tudo, o vínculo médico-paciente. O pediatra ainda é médico de família.

(Colaboração do Consultório do Dr. Antônio Filho, reconhecido atualmente como um dos melhores profissionais de Pediatria de Garanhuns).

NOTA: Mais uma vez esclarecemos que as "Postagens Populares" são definidas pelo Google e não pelo Blogueiro. Todas as vezes que uma nota ou matéria recebe muitos comentários ou é muito lida (visualizada) automaticamente entra na relação de "populares". Assim, alguns posts - como o de Camila Pitanga e Bruna Surfistinha - estão há semanas na lista porque estão sempre sendo acessadas.

ANDREA NO SEM CENSURA

Quem quiser conferir a evolução e o prestígio da cantora garanhuense Andrea Amorim (foto) terá a oportunidade de ver a estrela, hoje, às 16h, no programa Sem Censura, na TV Brasil. A artista será entrevistada pela jornalista Leda Nagle, juntamente com Roberto Menescal e André Rio. A carreira em ascensão, os shows no Brasil e no exterior e o novo CD da pop star serão alguns dos assuntos abordados na televisão. Importante destacar que Andrea esteja em São Paulo, em Nova Iorque ou em Tóquio está sempre divulgando o nome de Garanhuns. Afinal foi aqui onde tudo começou.

UMA LEITORA REVOLTADA

Recebemos um e-mail de Polyana Kelly. Ela é leitora do Blog, mora em Carpina e nos pediu para publicar esse desabafo:
"Brasil, um país para "Todos"! Todos os Corruptos, todos os Ladrões, todos os Assassinos. Digo isso porque chegamos ao ponto de vivermos um dia de cada vez e de agradecermos por estarmos vivos, quando na verdade os "Direitos Humanos" nos dizem que todos temos o direito a Vida, a Saúde, mas e cadê a segurança que pagamos? Por que os honestos são sempre os que pagam? Por que colocamos grades nas portas e janelas de nossas casas se quem comete crimes é quem deveria estar preso? Por que os "Direitos Humanos" existem apenas para proteger quem é Desumano e quem fere os direitos dos outros?

“Gente há muito tempo venho indignada com nossas leis e estou hoje desabafando porque meu pai teve o carro roubado numa avenida super movimentada da cidade de Carpina. Sabe quanto tempo ele passou para conseguir comprar este veículo? Seis anos. Sabe quanto tempo levaram para roubar? Segundos. Sabe o que ele pode fazer? Boletim de Ocorrência (BO). Sabe o que a polícia vai poder fazer? Nada além de esperar a boa vontade dos safados e desocupados dos ladrões para devolver.

“Hoje a vítima foi seu Luis Carlos (meu pai) amanhã pode ser você ou um dos seus. Pelo amor de Deus não sejamos tão passivos!!!!! Façamos protestos para que a Lei seja rigorosa, para que os malfeitores sejam presos, julgados e condenados. Gente é um absurdo dizer que quem comete crimes como esse não vai mais ser preso se pagar fiança, pelo amor de DEUS você rouba e não é preso porque pagou uma fiança isso é rídiculo. Temos que fazer algo porque daqui a alguns dias nós é que seremos presos, julgados e condenados enquantos os verdadeiros culpados riem da nossa cara e dizem: "NÓS É QUE FAZEMOS AS LEIS"

CONCURSO NA AESGA TEM NOVA DATA

Estão prorrogadas as inscrições para o Concurso Público da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), destinado ao provimento de cargos que exigem nível superior, médio e fundamental.

São oferecidas ao todo três vagas, distribuídas para os cargos de bibliotecário, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais, além destes o Certame também formará cadastro de reserva.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de agosto, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no site da Autarquia. As taxas de inscrição variam de R$ 70,00 e R$ 100,00.

A remuneração é de R$ 545,00 para os postos de auxiliar, e R$ 1.000,00 para bibliotecário. O Concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A alteração nas datas também englobou o dia de realização das provas. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que acontecem no dia 14 de agosto. Apenas os candidatos ao cargo de bibliotecário farão ainda as provas de títulos, que são de caráter classificatório e acontecem no dia 16 de agosto.

Além destes, a publicação do gabarito e do resultado final do Concurso também serão realizadas em novas datas, ou seja, nos dias 15 e 26 de agosto, respectivamente.

Serviços: Mais informações com relação à Errata das datas de realização do Concurso Público da AESGA estão disponíveis no site www.aesga.edu.br ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 217.

UMA NOITE ALVIRRUBRA

O Náutico teve uma noite completa, ontem, nos Aflitos, pois além de vencer o Vitória da Bahia por 2 x 0, teve a satisfação de ver a torcida voltar a prestigiar o time. Graças ao programa Todos com a Nota, do Governo do Estado, da qual o clube burramente tinha abrido mão no início da Série B, perto de 14 mil torcedores empurraram o alvirrubro para derrotar os baianos (sem o programa a média de público não estava chegando aos 4 mil torcedores por jogo). Os dois gols foram marcados pelo atacante Kieza, durante o Campeonato Pernambucano uma nulidade, aparecendo na segundona como uma revelação. Está virando ídolo e lembrando os craques que já deram alegria ao Náutico, como Kuki, Bizu e Bita. Com o triunfo dentro de casa o time pernambucano volta a entrar no G4, o grupo de times que têm acesso a Série A do Brasileirão em 2012. No Serra Dourada, em Goiás, o Sport perdeu para o time da casa por 2 x1, enquanto o Salgueiro, jogando em Paulista, empatou com o Asa de Arapiraca em 1 x 1. (Na foto do Blog do Torcedor um flagrante da torcida fazendo a festa nos Aflitos).

ANA MARIA BRAGA IRRITA CEARENSES

A apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, levou ao ar no seu programa um reportagem sobre o centenário do Juazeiro do Norte, no último dia 22,  conseguindo irritar profundamente os moradores da terra de Padre Cícero. A estrela global foi criticada duramente no Blog Pragmatismo Político e no Site da Miséria, os dois da cidade cearense. Segundo Tito Oliveira, que assina um artigo batendo em Ana Maria, esta procurou passar a ideia de um município miserável se baseando em algumas imagens da periferia do município e não esclareceu, em nenhum momento se estava falando de Juazeiro da Bahia ou do Norte.

“A brega ignora que o fluxo de nordestinos para o sul já não é o mesmo de séculos passados, havendo sim uma inversão deste fluxo, tal qual previsto pelo próprio Padre Cícero”, escreveu Tito.

“A Sra. ignora lamentavelmente que Juazeiro do Norte é a 100ª cidade do Brasil; que Juazeiro do Norte é o maior centro de religiosidade da América Latina; que Juazeiro do Norte tem um importante centro universitário com mais de uma dezena de universidades; que Juazeiro do Norte tem em seu aeroporto importante papel por atender demandas de cargas e passageiros, além do sul cearense de outras regiões como do Pernambuco, da Paraíba e Piauí”, completou o cearense, revoltado contra o preconceito e o desconhecimento da apresentadora em relação a Juazeiro e ao Nordeste. 

EX-SECRETÁRIO DEFENDE VOTO EM AURORA

Bartolomeu Pereira, popularmente conhecido em Garanhuns e Caetés (é primo do professor Rafael Brasil) como Bastinho, trabalhou nas duas administrações de Ivo Amaral. Em 2004 esteve na campanha de Bartolomeu Quidute. No segundo mandato de Luiz Carlos, assumiu por um curto período de tempo a Secretaria Adjunta de Finanças do Município, ao lado de Fernando Campos, que era o titular da pasta. Independente, apaixonado por política e pela Suíça Pernambucana (tentou viver em Maceió, perto do filho Sérgio, mas a saudade da água mineral Serra Branca e das sete colinas não deixou), Bastinho agora confessa abertamente que vai votar em Aurora Cristina para prefeita de Garanhuns. Defende que outros façam o mesmo. Amigo de Zé da Luz desde a infância, Bartolomeu Pereira pretende dizer abertamente ao ex-prefeito de Caetés sua opção. Acha que o município precisa de gestão e a seu ver a esposa de Dr. Silvino é o melhor dos nomes que foram apresentados até o momento. "Na situação em que está Garanhuns não aguenta se for administrada por certos nomes que estão aí sendo colocados", explica o ex-secretário. Otimista com a campanha que vem por aí, Bastinho resolve fazer previsões: "Vai se repetir aqui a eleição de 1963 quando se juntou todo mundo e Amílcar da Mota Valença ganhou, fez uma revolução pelo voto". Bartolomeu acredita que nem o dinheiro nem o governo serão capazes de mudar a vontade do povo de Garanhuns, que a seu ver vai preferir apostar em alguém com capacidade gerencial e que livre a cidade dos escândalos. (Na foto do blog de Saulo Paes o casal Silvino e Aurora).

GOVERNADOR MANDA PEDRO IR ÀS RUAS

Uma pessoa que transita bem junto aos governistas e a outras correntes políticas de Garanhuns passou a informação ao blog, hoje, de que o governador Eduardo Campos aconselhou o professor Pedro Facão a ir às ruas, buscando consolidar seu nome como pré-candidato a prefeito do município. Essa mesma fonte garantiu que o diretor da UPE não apenas já transferiu seu domicílio eleitoral de São João para cá, como já está filiado ao Partido Socialista Brasileiro, PSB. Coincidentemente, na atual enquete do blog pela primeira vez os eleitores de Pedro estão aparecendo. Se vai decolar ou não é outra história, mas que começou a entrar na briga com o aval do Palácio das Princesas isso é fato. (A foto, publicada originalmente por Ronaldo César, mostra Pedro Falcão e Eduardo Campos juntos, quando da última visita do socialista à cidade).

BASTA DE TANTAS MORTES!

Na porta de minha casa, nesta última segunda-feira, foi velado o corpo de um rapaz que morreu em acidente de moto. No Blog Combate, de Pereira Filho, agora pela manhã, sou informado de um acidente envolvendo um motociclista de Angelim. Em Capoeiras e Caetés sempre sou informado de acidentes, alguns com mortes, de jovens que viajam ou passeiam nesses veículos de duas rodas. O quadro não é diferente em Jupi, Lajedo, São Bento... Há pouco tempo postei um texto sobre o Hospital Dom Moura, em que a assessoria da unidade de saúde garanhuense nos passava uma informação preocupante: de que 70% das entradas de acidentados naquele local são vítimas de acidentes de motos. Esses veículos estão matando mais do que avião, do que automóveis, ônibus, faca, bala ou crack. É um horror. Uma guerra civil sobre duas rodas. E ninguém faz nada. Senhores juízes, promotores, policiais, deputados, prefeitos, vereadores, façam alguma coisa para diminuir essa matança. Leis mais duras, uso obrigatório do capacete (nas cidades pequenas da região muitos dispensam essa proteção), fiscalização de documentos e dos condutores (alguns insistem em andar alcoolizados)... O que não pode é continuar esse quadro de mortes diárias enquanto a sociedade assiste passivamente a tudo.

COMEÇOU A APELAÇÃO EM BELO JARDIM

A disputa política em Belo Jardim está sendo antecipada e já começa a troca de insultos e a apelação. Dois dias atrás, o ex-governador Mendonça Filho e seu primo, João Mendonça, resolveram medir forças. O primeiro promoveu um almoço com seus correligionários, o segundo comemorou seu aniversário em praça pública, com direito a trio elétrico. O ex-prefeito, empolgado, cobriu a cidade de faixas com recados de possíveis eleitores lhe dando os parabéns. Deu problema. Dona Severina do Bar do Peixe, que assinou uma das faixas a favor do João, foi a uma emissora de rádio da cidade e desmentiu o apoio. “Eles se utilizaram do meu nome indevidamente, não precisava disso”, desabafou diante dos microfones. Política na terra do Bitury é assim. Isso é só o início da contenda.

Aliás o blog anda com prestígio por lá. As informações nos foram enviadas por um morador da terrinha, Carlos Alcântara e a Prefeitura do Município nos enviou um release informando que irá inaugurar seis escolas em tempo integral na cidade. O gestor é chamado de Marco Coca Cola, mas seus adversários políticos não gostam muito do sabor do prefeito-refrigerante. (Na foto acima a faixa da discórdia).

OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE GARANHUNS

Na última enquete que fizemos neste blog sobre a eleição de prefeito de Garanhuns, em 2012, incluímos 16 nomes. Neste novo levantamento reduzimos o número de pré-candidatos para sete. É que de lá para cá muitos se posicionaram afastando a hipótese de concorrer à sucessão de Luiz Carlos, enquanto outros não fizeram a menor sinalização de que poderiam entrar na disputa. Então listamos só os mais prováveis e infelizmente pela segunda vez deixamos de fora o Paulo Camelo, lapso que será corrigido nas futuras enquetes. Por enquanto, sem a mobilização dos “soldadinhos” de alguns prefeituráveis, a enquete mostra uma disputa voto a voto entre Izaías Régis (PTB), Aurora Cristina (PSDB),  Zé da Luz (PHS) e Fernando Ferro (PT). No momento em que escrevo estas linhas o primeiro tem 20%, a segunda 19%,  o terceiro 18% e o último 17%. Alexandre Marinho e Pedro Falcão, ainda sem definição partidária, aparecem na faixa de 10 e 8% das preferências, vindo depois Adolfo Lopes (PP), com 3%. Nos dias finais da enquete é possível que alguém dispare na frente, principalmente se acionar seus “cabos eleitorais” pela diversas lan houses da cidade. Por enquanto temos uma ideia dos humores do eleitorado, mas é preciso sempre deixar claro que uma amostragem via computador não substitui a pesquisa de rua, com caráter científico.

O comportamento dos internautas nesta enquete e a movimentação dos políticos durante a Dobradinha Classe A, realizada no último final de semana, sinaliza que quase todos os nomes relacionados na “pesquisa eletrônica”, estão mesmo tentando viabilizar seus nomes. Assim, na AGA, no sábado, estavam Izaías Régis, Adolfo Lopes, Zé da Luz e Pedro Falcão. Este último, que a princípio negava o desejo de participar desse processo não só estava no almoço da colunista Kitty Lopes como transferiu seu domicílio eleitoral de São João para Garanhuns. Não somos tão inocentes para achar que ele fez isso de graça. Está de olho em alguma coisa. Dos que faltaram à dobradinha, tive a informação que Aurora Cristina preferiu continuar suas visitas pelos bairros. Isso quer dizer que enquanto os possíveis adversários trocavam olhares pouco amistosos, na Associação Garanhuense de Atletismo, a ex-primeira dama fazia corpo a corpo na periferia. O fato é que todos estão tentando se credenciar para a eleição do próximo ano, que poderá ser das mais empolgantes.

DILMA LANÇA PROGRAMA EM ARAPIRACA

Arapiraca (foto) é a segunda maior cidade do estado de Alagoas. Está com mais de 200 mil habitantes e é considerado um centro comercial importante. A presidenta da República, Dilma Roussef, está nesta segunda-feira no município alagoano fazendo o lançamento do programa “Brasil sem Miséria”. A escolha foi feita porque quase metade da população da cidade vive abaixo da linha da pobreza, 60% morando na zona rural com dificuldades até para arranjar água.

CORRIDA DA GALINHA COMEÇA NA QUINTA

Começa na próxima quinta-feira (28), em São Bento do Una, a 14ª Corrida da Galinha, uma das festas mais pitorescas do interior pernambucano. O evento este ano inclui a Feira de Agricultura Familiar, que será aberta também na quinta, às 14h. Banda Lírio de Ouro, Parangolé, Trios Asas da América, Garota Safada e Saia Rodada são algumas das atrações da Corrida da Galinha, realizada pelo Governo Municipal, à frente o prefeito padre Aldo Mariano. Os festejos prosseguem até o domingo, dia 31, com as competições entre as aves, desfile dos blocos organizados e os shows populares. Um grande público está sendo aguardado de cidades como Garanhuns, Arcoverde, Belo Jardim, Pesqueira, Capoeiras, Jucati, Lajedo, Cachoeirinha e Caetés.

BOA VISTA REALIZA CAMPEONATO DE FUTEBOL

Pelo 24º ano consecutivo o bairro da Boa Vista realiza o seu Campeonato de Futebol Amador. A Competição, que reúne as melhores equipes amadoras da localidade, conta com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.  

 Depois de vários confrontos na fase classificatória, as equipes do Chelsea, Vasco, Brasiliense e Internacional estão classificadas na Categoria Titular para as semifinais. No próximo domingo, dia 31, haverá os confrontos entre as equipes do Chelsea x Vasco e Brasiliense x Internacional, que decidirão as equipes que farão a final da Competição. Os jogos têm inicio as 10h e serão realizados nos campos de várzea localizados nas imediações do Cemitério São Miguel.  A grande final esta prevista para acontecer no próximo dia 7 de agosto.

ASPIRANTES – Já entre os Aspirantes, os confrontos são os seguintes: Jatobá x Brasiliense e Vasco x Argentina. Os jogos têm inicio as 8h15min, sendo realizados como preliminar dos confrontos pela Categoria Titular. (Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura).

A NOVA FACE DE ARMANDO MONTEIRO

No blog do deputado estadual Izaías Régis (PTB), neste final de semana,  fomos informados que o senador Armando Monteiro causou “frisson”, quando esteve nos camarotes da Guadalajara, na última noite do FIG. O petebista, um dos nomes cotados para disputar a sucessão do governador Eduardo Campos, foi brindado no texto do aliado com os termos “simples” e “simpaticíssimo”. Armando parece um político sério e competente, que é simples e simpático estou descobrindo agora. Em Garanhuns o senador visitou o comércio, esteve na dobradinha de Kitty Lopes e tirou fotos com os correligionários, como esta em que aparece com Izaías e o prefeito Luiz Carlos. (A foto foi publicada originalmente no blog de Izaías).

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA