Garanhuns

Garanhuns
Fique em dia com Garanhuns

GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Presença do Governo no Agreste Meridional

terça-feira, 31 de maio de 2011

ACIDENTE COM CARRO DE ESTUDANTES

O povo de Capoeiras esta semana está em maré de azar. Na segunda-feira, o assalto ao Banco do Brasil. Hoje uma F-4000 que transporta estudantes ficou sem freio, quando levava os alunos da cidade à zona rural e o motorista não teve outra alternativa senão jogar o veículo num barranco. No acidente dezenas de estudantes ficaram feridos e vários deles precisaram ser conduzidos para o Hospital Dom Moura (foto) .Avisados do fato, o prefeito Dudu e seus secretários se mobilizaram para dar assistência às vítimas. Celina Miranda, da Ação Social, chegou há pouco na zona urbana com disposição de ajudar no que for preciso. A professora Josevalda Cavalcanti, da Educação, estava em Gravatá, numa reunião de trabalho e avisada da ocorrência voltou à região para acompanhar a situação dos jovens que estão sob cuidados médicos na Suíça Pernambucana. Mesmo pessoas que não fazem parte do Governo Municipal se mobilizaram e ajudaram como puderam as pessoas afetadas por esse grave acidente. Por determinação dos que fazem a Prefeitura de Caetés, as ambulâncias deste município foram deslocadas para a cidade vizinha e auxiliaram na remoção dos feridos para as unidades de saúde. Um gesto de solidariedade que merece elogios deste blog, do prefeito e do povo de Capoeiras.

INTERNAUTAS DESCONFIADOS COM O FIG

Faltando apenas dois dias para acabar a enquete do blog, dá para perceber que os internautas estão desconfiados com relação ao Festival de Inverno de 2011. Pior: muitos estão convencidos de que o FIG está decadente. Das 111 pessoas que votaram até o momento deste post, apenas seis  (5%) veem o evento melhorando a cada ano. Os demais se posicionaram assim: 16% acham que a programação já devia ter sido divulgada; 10% avaliam que junho é mesmo o mês ideal para anunciar os nomes dos artistas; 24% consideram que o governo trata o Festival como uma festa qualquer e 43% classificam o FIG como decadente. Esses números dificilmente serão alterados e é bem provável que expressem a opinião da maioria dos garanhuenses e moradores de outras cidadades do Agreste.

VEREADOR PROPÕE HOMENAGEM A DR. IVALDO

O Vereador Sivaldo Albino apresentou requerimento solicitando ao Chefe do Poder Executivo que o Hospital Municipal  (foto) de Garanhuns seja denominado de Hospital Dr. Ivaldo Dourado.

O pleito de Sivaldo vem reconhecer uma justa homenagem que Garanhuns deveria prestar ao Dr. Ivaldo Dourado, um homem honrado e que nos deixou como exemplo a dignidade, a seriedade e a certeza de que é possível viver praticando os valores nobres da vida. Dr. Ivaldo Dourado Rodrigues era proprietário do prédio onde hoje funciona o Hospital Municipal de Garanhuns, a antiga Casa de Saúde Santa Terezinha, que há anos trabalhou atendendo a população de Garanhuns sempre com sua simplicidade e carinho que tinha pela população garanhuense.

Dr. Ivaldo Dourado teve uma historia muito importante com a medicina em Garanhuns, construiu um laço de amizades, além do respeito pelo aquilo que fazia como homem, cidadão e médico.

O requerimento de Sivaldo foi aprovado por unanimidade e recebeu elogios de boa parte dos seus companheiros da Câmara Municipal de Garanhuns. Agora está na mãos do Prefeito Luiz Carlos de Oliveira a decisão de atender este pleito, embora o Vereador Sivaldo Albino já esteja pensando mais além e já quer colocar um projeto de lei que denomine de Dr. Ivaldo Dourado o Hospital Municipal de Garanhuns. (Do Blog do vereador Sivaldo Albino).

POLÍCIA PRENDE ASSALTANTE DO BANCO DO BRASIL

A Polícia de Garanhuns conseguiu prender um dos três homens envolvidos no assalto ao Banco do Brasil de Capoeiras. Marcelo Monteiro da Silva, o rapaz detido, estava de posse de R$ 9.590,00. Com a prisão de um dos ladrões, fica mais fácil os Agentes da Lei encontrarem os outros dois envolvidos, que estão foragidos. É importante essa ação rápida das polícias civil e militar, pois ao mostrar eficiência essas instituições inibem outras ações dos bandidos em qualquer cidade da região. O assaltante está atrás das grades numa das delegacias de Garanhuns.

GARANHUNS CONQUISTA CAMPEONATO DA TV ASA BRANCA

A equipe feminina de Garanhuns sagrou-se campeã do Campeonato TV Asa Branca de Voleibol. A conquista aconteceu no último sábado, dia 28, na Quadra do Colégio Diocesano de Garanhuns. Já entre os homens, o selecionado local foi derrotado por Caruaru e ficou com o Vice-campeonato.

Num jogo emocionante, a equipe feminina de voleibol de Garanhuns derrotou o time de Santa Cruz do Capibaribe em dois sets a zero, 25x21 e 25x23. Os destaques foram a líbero Renata Faustino e a atacante Cintia Tenório. “Batalhamos muito para estarmos aqui. Melhor ataque foi só uma parte. Melhor mesmo é ser campeã. Dedico este título as minhas amigas que fazem parte do nosso grupo”, registrou Cíntia, que também foi premiada como melhor atacante da competição.

Já o time masculino de Garanhuns não conseguiu sentir o gosto do bicampeonato. Mostrando um melhor voleibol em quadra, a equipe de Caruaru venceu os dois sets, 25x20 e 25x19. Para Janilza Brandão, técnica da Seleção de Voleibol Masculino de Garanhuns, mesmo não conquistando o bicampeonato, o desempenho dos atletas foi excelente.

As Seleções de Voleibol Feminino e Masculino de Garanhuns são mantidas pela Prefeitura, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes.

GARANHUNS TAMBÉM CRESCE?

Inaldo Sampaio registra no seu blog que todas as cidades de porte médio do país estão crescendo, especialmente na região Nordeste. Em Caruaru, aqui bem pertinho, o número de empregos no município cresceu 80% nos quatro primeiros meses deste ano. Foram criadas 1.298 novas vagas no mercado de trabalho da capital do Agreste, de janeiro a maio. O jornalista da capital lembra que lojas de departamento, como a Americanas, já se instalaram em Caruaru e Petrolina e estão negociando com o prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, para abrir uma filial também naquela cidade. Diante desses dados a gente se pergunta: Garanhuns estaria fora da relação dos municípios de porte médio que estão crescendo? Cadê a Lojas Americanas de Garanhuns? Como está o projeto do Shopping Center local? Espero que meus amigos Calvino Brasil e Marcelo Jorge, que assessoram a CDL e o Shopping, ajudem o repórter a responder essas perguntas e repassar as respostas para os leitores. (Foto do Blog V&C Artigos e Notícias).

CDL ESCLARECE SOBRE IMPOSTOS

Tem um tema aí que está tirando o sono dos comerciantes de Garanhuns e outras cidades de Pernambuco. É o projeto de Substituição Tributária do Governo do Estado, que mexe com a fórmula de pagamento de impostos por parte dos empresários. Com a preocupação de deixar seus associados bem informados, a Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL, promove hoje, às 19h30, no auditório de sua sede, nas proximidades do centro, um fórum de debates em torno do assunto. A reunião terá dois momentos distintos. No primeiro o auditor fiscal Júlio Cezar Barros explicará como é a proposta de Substituição Tributária; no segundo os consultores Almir Vilela e Adriano Porto abordarão o tema “As Novas Regras do Fisco”.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ADEUS FIDELIDADE

Para uns ela é uma beldade, outras a consideram feia de rosto, principalmente por conta da boca grande demais.  Quanto ao corpo, ninguém discorda que enche os olhos. Estamos escrevendo sobre Cléo Pires, a filha famosa de Fábio Júnior e Glória Pires. A atriz, que mora com um publicitário chamado João Vicente de Castro, surpreendeu hoje ao falar sobre relacionamentos e a respeito de sua vida. “Fidelidade vem lá longe na minha lista de prioridades em um namoro” disse a artista. Se todos os famosos começarem a pensar assim, vai começar a cair um dos princípios mais sagrados da relação a dois, pelo menos em relação às mulheres. Aos homens sempre foi permitido dar uns pulinhos fora, enquanto o adultério era considerado crime quando praticado por elas, até pouco tempo atrás. Do jeito que vai, poderá terminar a hipocrisia e ninguém mais precisará "enfeitar" o sujeito às escondidas, porque tudo será permitido. Tem gente achando que é o fim dos tempos.

INSCRIÇÕES DO VESTIBULAR ATÉ O DIA 14

Estão abertas até o próximo dia 14 as inscrições para o Processo Seletivo 2011.2 das Faculdades de Ciências da Administração (FAGA), Direito (FDG), Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (FAHUG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), que tem como Instituição mantenedora a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

Segundo informações da professora Ana Cristina Alfaya, coordenadora de Processo Seletivo da Instituição, para este vestibular estão disponíveis 350 vagas, distribuídas para os cursos de Administração, Administração com Ênfase em Marketing, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil.

Além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Portadores de Diploma, Transferidos e Reintegrados. “Para os interessados em participar desta Etapa, 5 vagas estão disponíveis para cada Curso, porém as datas de inscrição e provas são realizadas separadamente”, afirmou Alfaya.

Para os vestibulandos, as inscrições custam R$ 80,00 (oitenta reais) e acontecem até dia 14 de junho. Para estes, a entrega dos cartões e realização das provas acontecem nos dias 16 e 19 de junho, respectivamente.

Já para os portadores de diploma, transferidos e reintegrados, as inscrições serão realizadas até 30 de maio. As provas para este segmento acontecem no dia 2 de junho.

As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.cespa.com.br. Além do Manual do Aluno, todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

BANDIDOS ASSALTAM BANCO DO BRASIL

Três homens armados invadiram a agência do Banco do Brasil em Capoeiras, hoje, por volta do meio dia, desarmaram os seguranças, mandaram todos os clientes deitarem no chão e arrombaram o cofre principal na base da picareta. Pegaram todo o dinheiro que estava destinado a pagamentos diversos e fugiram em disparada. A ação foi rápida, possivelmente feita por profissionais, e pegou gerente, funcionários e correntistas de surpresa. Não foi divulgada a quantia roubada, mas pelo que se apurou os ladrões levaram grande quantidade de recursos. Dois dos bandidos usavam capacetes e um terceiro, de meia idade, estava com o rosto totalmente descoberto. Esta não é a primeira vez que o BB de Capoeiras é assaltado. Recentemente mesmo, marginais não identificados explodiram um Caixa Eletrônico e levaram todo o dinheiro. A agência sempre teve um sistema de segurança bastante precário e a instituição não faz nada para melhorá-lo.

UM JORNALISTA CONTRA A REDE GLOBO

Dizem que Leonel Brizola foi o único a ter coragem de enfrentar a Globo. Não é verdade. Muitos o fizeram. E um dos que fez isso com mais vigor, capacidade e profundidade foi o professor Daniel Hertz, autor do livro “A História Secreta da Rede Globo”, publicado em 1987 pela editora Tchê.

Hoje se completam cinco anos de sua morte, mas os reflexos de sua obra continuam provocando polêmica 24 anos depois de publicada.

É ela que serviu de base para o documentário “Além do Cidadão Kane“, sobre Roberto Marinho, que teve repercussão mundial. Produzido pelo Channel 4, uma divisão da BBC, em 1993, ficou muitos anos sem poder circular no Brasil. A Globo tentou comprar seus direitos para mantê-lo secreto; a Record os comprou para divulgar.

Hertz, um jornalista e professor de Comunicação, dedicou sua vida – até mesmo quando já se encontrava doente – à democratização da informação no Brasil. Seu nome, que deveria estar sendo lembrado pelos jornais e jornalistas do Brasil, ao menos aqui, recebe as homenagens que merece por sua luta corajosa. (Do Blog Tijolaço, de Brizola Neto).

GARANHUNS NA LUTA CONTRA MANICÔMIOS

A equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Garanhuns está integrada à luta antimanicomial no Brasil. Esta batalha contra os manicômios teve até um dia no país: o último 18 de maio. Hoje, no Hotel Tavares Correia, a partir das 14h, os garanhuenses vão promover um evento sobre o tema em questão. Acontecerão palestras a respeito da Reforma Psiquiátrica e uma explanação de como está a luta contra o modelo dos manicômios brasileiros. Se discutirá ainda o papel dos CAPS. Tudo com o objetivo de promover a inclusão social e fazer a diferença!

O IMPORTANTE É O LEITOR

Quando se escreve um texto não se sabe a resposta que vai ser obtida. De alguns se espera alguma repercussão e não vem. Por outros você não dá nada e de repente provoca aquele auê. Às vezes se acerta também: "O leitor vai gostar", o autor imagina, e realmente o público gosta. Quem é jornalista há mais de 30 anos não tem o direito de escrever de forma absolutamente egoísta, pensando mais nele do que nos outros. Há a questão do gosto pessoal sim, mas necessariamente em primeiro plano devem estar os internautas, os futuros leitores. A notícia ou artigo pode tratar de um tema local, assunto de cidadezinha, de um relevante assunto do Estado, de problemas nacionais ou internacionais. Não importa. O mais importante é que o fato relatado interesse ao distinto público, mexa com "corações e mentes". Nas postagens das últimas semanas, três agradaram muito os frequentadores deste blog. Esta semana que passou, imagine, o post mais lido, com maior número de visualizações e comentários, foi "O Clima Esquentou em Capoeiras", que trata de questões políticas de minha terra natal. A reflexão sobre a professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, geograficamente mais distante de nós, obteve resposta bastante semelhante do leitor. A diferença é que os comentários, neste último caso, foram mais ricos de conteúdo. Perfeitamente natural. O fenômeno do mês foi o texto "Alexandre é Show de Bola". Já foi visto por cerca de 500 pessoas e recebeu número recorde de comentários: 155 até o momento. Observe que são três assuntos distintos, de três lugares diferentes. Mas que atraíram a atenção de maneira bastante forte. Estamos vivendo mesmo a época da "Aldeia Global", como anteviu o teórico em comunicação de massa, muitos anos atrás.

domingo, 29 de maio de 2011

ATRIZ RECUSA R$ 1 MILHÃO PARA POSAR NUA

A atriz Paola Oliveira, que vive o personagem Marina, na novela Insensato Coração, recusou uma proposta da revista Playboy para posar nua. A publicação pagaria R$ 1 milhão e mais uma participação nos lucros da venda nas bancas. Por não estar precisando ou não concordar com a exposição do corpo, a artista recusou a oferta milionária. Paola tem 29 anos e seu salário na TV Globo, atualmente, é de R$ 70 mil por mês.

FESTA DE FREI DAMIÃO ESTÁ CONFIRMADA

O pároco de Capoeiras, Monsenhor Geraldo Batista, e o líder da Comunidade Chama de Amor, Professor Valdemir, confirmam a realização da II Festa de Frei Damião, nos dias 11 e 12 de junho. Inicialmente marcada para 29 de maio, o evento foi adiado em função do período de chuvas, que deixou algumas estradas da zona rural intransitáveis. O prefeito do município, Luiz Claudino, o Dudu, determinou serviços emergenciais nas rodovias vicinais, de modo a garantir a realização da festa. O líder da paróquia, por seu lado, está enviando cartas aos padres e prefeitos de outras cidades do Agreste, solicitando uma parceria para mobilizar os católicos de toda região, para o domingo dia 12. "Precisamos homenagear Frei Damião de Bozanno e com esta festa religiosa fortalecer a fé do povo católico", defende o Monsenhor Geraldo. (Na foto  fieis na festa do ano passado).

GARANHUNS DISCUTE DIREITOS HUMANOS

Garanhuns realizou, durante esta semana, um seminário regional para discutir a questão dos direitos humanos e proteção as pessoas contra as diversas formas de violência. O objetivo principal é divulgar os serviços que o município o estado oferecem aos que têm os seus direitos violados de alguma forma. Do debate participaram representantes do Ministério Público, Polícia Militar e Civil, Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos do Município e populares.

O Secretário de Direitos Humanos de Garanhuns, Alfredo Goes (foto), disse que as vítimas ou as testemunhas de violência que pretendem fazer uma denúncia, se sentem reprimidas e sem a devida proteção. “A partir do momento em que essas entidades se aproximam da população, isso gera uma maior segurança, e faz com que o trabalho seja feito. Com isso, diminuirá a impunidade quanto a esses casos”, explicou.

BIZARRICES DO BRASILEIRO SÉRIE B

O Jornal do Commercio realizou um censo com os 654 jogadores que participam da série B do Campeonato Brasileiro. O resultado do levantamento foi dos mais interessantes e muitos dados curiosos foram revelados. Carlinhos Bala, do Sport, é um dos jogadores mais baixos da competição, tem apenas 1,65 m de altura. Três atletas, porém, são menores ainda: Júlio Maranhão (Ituiutaba), Júlio César (Ituiutaba) e Leo Jaime, do Bragantino cresceram somente até 1,62 m. O mais alto é Fábio Gonçalves, do Criciúma, um verdadeiro espigão com dois metros de altura. O jogador mais velho é Harlei, do Goiás, que já completou 39 anos, enquanto o mais jovem, Felipe Bezerra (ABC de Natal) tem somente 17 aninhos. Segundo o JC, no quesito apelidos estranhos ninguém ganha para o ABC: no time do Rio Grande do Norte jogam Bileu, Cascata, Makelele e Bombinha. O Vila Nova, de Goiás, vai de estrelas: são titulares da equipe um certo John Lennon e também o zagueiro Ben-Hur (foto).

CIRURGIAS NO HOSPITAL INFANTIL

O Ônibus Cirúrgico da Fundação Altino Ventura retorna a Garanhuns para a realização de cirurgias de catarata de 30 de maio a 03 de junho.

Estão programadas 150 cirurgias gratuitas para os pacientes do município no Hospital Infantil Palmira Sales. É necessário a realização de exames clínicos e a apresentação de um parecer cardiológico, que estão sendo custeados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião a vã clínica estará no local realizando novas triagens de pacientes da mesma cidade, na sede da Secretaria de Saúde.

sábado, 28 de maio de 2011

O CONTO DA CULTURA

Há exatamente um ano o ponto de cultura Viva Pareia!, no município de Condado, comemorava a aprovação de R$ 75 mil para a realização do 2º Encontro de Cavalo-marinho, com 11 dias de eventos e a participação de oito grupos. A verba viria pelo prêmio Areté 2010, do Ministério da Cultura. No dia seguinte ao resultado, a produtora Laura Tamiana entrou em contato com o MinC e recebeu a informação de que o dinheiro seria liberado em "mais ou menos uma semana". Doze meses se passaram sem pagamento. Em meio a informações desencontradas, Laura ficou sabendo na semana passada que o resultado do edital foi cancelado e o projeto de Condado ficou de fora. "Disseram que houve uma auditoria e outra comissão de avaliação foi formada. Inclusive houve diminuição dos contemplados, de 113 para apenas 88", diz Laura. O caso dela não é único. Vários editais do MinC sofreram problemas e os contemplados ainda não foram pagos. Nem serão.

Na resposta oficial à mudança do prêmio, o MinC explica que o resultado do Areté 2010 foi anulado por conta de um parecer jurídico. Entre as irregularidades do resultado estava o "remanejamento de verbas entre as modalidades", proibido pelas regras do edital. "Entendo que houve um erro interno. Mas não se pode penalizar os premiados. Passamos 12 meses esperando esse dinheiro, foi criada uma expectativa na comunidade, e agora não vamos ter nada. Passaram um ano nos enganando", reclama Laura, que vai fazer o projeto em dezembro com a verba de um prêmio da Funarte.

Situação parecida ocorre com os prêmios Escola Viva e Agente Escola Viva, destinados a pontos de cultura que realizam trabalhos com crianças e adolescentes. O resultado saiu em 2009 e por quase dois anos o mesmo roteiro de desinformação e prazos não cumpridos foi enfrentado por quase 200 instituições de todo o Brasil aprovadas nos prêmios. Mãe Beth de Oxum, do ponto de cultura Coco de Umbigada, já havia selecionado os alunos-bolsistas do projeto, que iriam receber mensalmente pouco menos de um salário mínimo para atividades durante um ano. "Eles continuam trabalhando, voluntariamente, mas estavam na esperança de receberem esse dinheiro", conta.(Repórter Carolina Santos, em reportagem publicada no Diário de Pernambuco).

REGINA DUARTE E O ASTRO

Regina Blois Duarte tem 64 anos. Nasceu em Franca, no interior de São Paulo, filho de um militar e uma professora de piano. Seu destino era os palcos. Atriz de teatro, cinema e televisão, durante muito tempo foi considerado a “Namoradinha do Brasil”.  Em 2002, ao dar um depoimento favorável à candidatura de Serra à presidência da República e ensaiar o discurso do medo contra o petista Lula, ficou marcada e muitos patrulheiros ideológicos ainda hoje não a perdoam. Mas Regina, como outros artistas, deve estar acima dessas questões, porque os presidentes passam e a arte fica. Lady Duarte volta a brilhar na telinha da Globo, a partir de julho, no remake de “O Astro”, de Janete Clair, que foi transformada em série e atualizada.  Mãe de Gabriela, João e André, a avó Regina Duarte (dois netos) ainda conserva os traços de beleza e simpatia que há mais de 40 anos fazem dela um ícone nacional.

VIVA MARIA

Maria Melilo, que venceu a última edição do Big Brother e embolsou R$ 1,5 milhão, está na capa da última edição da Revista Vip. Além de falar da grana que ganhou, da mudança em sua vida, do namorado, ela ainda fez uma revelação: que tem a fantasia de fazer amor dentro de um avião. Uma graça, não? Com os atributos físicos que possui e agora rica, a mocinha tem tudo para realizar esse sonho.


Um dia desses um leitor do blog ligou e perguntou por que vez por outra faço essas postagens, de mulheres bonitas. Respondi com outra pergunta: você tem algo contra a beleza feminina? Eu não tenho. Acho até que esses rostos, formas, suavizam o blog, que às vezes fica árido com tanta política e comentários nem sempre saudáveis. Assim, Viva Maria!


COLÉGIO PROMOVE PALESTRAS

Dentro da programação do seu mês de aniversário, o Colégio Santa Joana Darc, na Cohab II, promoveu durante toda esta semana uma série de palestras para os alunos da escola. Estiveram no educandário, conversando com os estudantes, respeitados profissionais da cidade como o veterinário Kleber Fernandes, o odontólogo João Felipe e o médico Rosivaldo Cardoso. O primeiro abordou a questão das diferenças sociais, econômicas e culturais. O segundo tratou do tema da higiene oral básica e o que se fazer para ter um hálito puro e um sorriso saudável. O médico, que também é pastor, discorreu sobre a adolescência como tendo como base Deus e a família. A professora Maria Almeida, diretora do Colégio, destacou a importância dessas palestras na educação e formação dos jovens como cidadãos.

CARANDIRU - FILMES INESQUECÍVEIS - 50º

“Estação Carandiru”, o livro, foi escrito pelo médico oncologista Dráuzio Varella e publicado em 1999. É um relato objetivo, com um texto enxuto e jornalístico, às vezes se assemelhando a um diário, outras a uma grande reportagem. Merece destaque também a visão de humanista do autor.  Profissional da medicina, fazendo um trabalho em meio a perigosos assassinos e num ambiente cruel, o escritor conservou o equilíbrio e descobriu que por trás dos bandidos, dos criminosos, existia gente. Cada um com  uma história e uma realidade diferentes, para contar e viver.

O livro foi considerado um fenômeno editorial tendo vendido mais de 500 mil exemplares, números difíceis de alcançar no Brasil. Varella ganhou o prêmio Jabuti, em 2000, como “Livro do Ano” e ficou popular no país. Depois se tornaria ainda mais conhecido apresentando um quadro sobre medicina no programa Fantástico, da Rede Globo.

Foi essa obra do médico, relatando seu contato pessoal com os presos e o assassinato em massa de detentos no Governo de Antônio Fleury, em outubro de 1992, que foi parar no cinema em 2003, numa boa adaptação do trabalho escrito, pelo cineasta Hector Babenco. Este nasceu na Argentina, passou a morar no Brasil com 19 anos e se naturalizou brasileiro em 1977.

Babenco é um grande diretor de cinema, responsável por outros êxitos da filmografia nacional. Coração Iluminado, Brincando nos Campos do Senhor, O Beijo da Mulher Aranha, Pixote a Lei do Mais Fraco, Lúcio Flávio e O Rei da Noite são os principais títulos da carreira desse brasileiro nascido no país vizinho.

Carandiru, o filme, além de ter como principal artífice um respeitado cineasta, tem no seu elenco um dos seus pontos fortes. Milton Gonçalves, vive o personagem Chico, fundamental na trama. Rodrigo Santoro interpreta muito bem um homossexual. Outros bons atores dessa produção, só vieram a se tornar famosos no Brasil mais adiante: Wagner Moura (que depois virou uma espécie de herói em Tropa de Elite), Lázaro Ramos (hoje o ator negro mais requisitado do Brasil), Ricardo Blat e Maria Luíza Mendonça.

No filme dois detentos, Lula e Peixeira, se enfrentam num acerto de contas. O clima é tenso e Nego Preto, uma espécie de juiz de paz na cadeia soluciona o caso em tempo para dar boas vindas a um médico, recém chegado e disposto a realizar um trabalho de prevenção à AIDS na penitenciária.

O médico, Dr. Dráuzio Valella, descobre a triste realidade do maior presídio da América Latina: problema de superlotação, condições precárias na instalação dos presos e muitas doenças, entre as quais a leptospirose, caquexia, tuberculose e uma verdadeira epidemia de AIDS.

São mais de sete mil detentos e durante alguns meses o doutor vai conviver com pessoas que vivem em situações limite, descobrindo, no entanto, que a maioria dos presos não são ou não eram os demônios que se podia imaginar. No dia-a-dia com os presos Dr. Dráuzio testemunha momentos de solidariedade, organização e disposição de viver.

Como no livro, no filme de Hector Babenco as histórias vão se encaixando uma na outra e gente, mesmo que de forma inconsciente, vai simpatizando com alguns daqueles sujeitos, mesmo que bandidos e assassinos. O escritor e o cineasta traçaram um triste painel da tragédia brasileira. Na cadeia um reflexo do que acontece nas ruas, o resultado da ignorância, das desigualdades sociais e de todos os males que transformam pessoas em bichos.

Carandiru mostra bem de perto a vida dos marginais e marginalizados, dando-lhes feições humanas. Foca diversos personagens, individualmente, para no final estampar uma das maiores vergonhas deste país que foi a execução sumária de 111 presos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Esses números são da própria PM. Varella, no entanto, no seu trabalho na penitenciária, descobriu que o número de assassinados pode ter chegado a 250.

É um filme para ver e rever. Interpretações como as de Milton Gonçalves, Rodrigo e Santoro e Lázaro Ramos não serão esquecidas facilmente. E a cena do massacre, da polícia atirando sem dó nem piedade em homens desarmados, indefesos, ficará gravada  para sempre na retina como prova da covardia e da crueldade humana.

Carandiru tem trilha sonora de Racionais MC´s (Diário de um Detento), Caetano Veloso e Gilberto Gil (Haiti) e do grupo Sepultura (Manifest).

Uma obra cinematográfica que reúne tantos artistas e conta de forma correta um episódio verdadeiro e vergonhoso da recente história do país, só poderia mesmo obter êxito aqui no Brasil e no exterior. Carandiru é como uma faca que corta na carne para expor aos olhos ingênuos ou que teimam em não ver a verdade a face do mal, neste caso representada não tanto pelos detentos de São Paulo e mais por sua polícia infame e seu governador fascista.

O coronel Ubiratan, um dos principais responsáveis pelo massacre chegou a ser condenado a mais de 600 anos de prisão pelos crimes. Depois foi absolvido gerando revolta entre os defensores dos direitos humanos. Em 2006 foi assassinado. Aparentemente não houve ligação do crime com o episódio do Carandiru, mas no muro do prédio onde morava alguém escreveu: “Aqui se faz, aqui se paga”.

Em 2002, o governador Geraldo Alckmin determinou a implosão da cadeia na zona norte de São Paulo. No local foi construído um Parque da Juventude, para prática de atividades esportivas e culturais.

Luiz Antônio Fleury Filho, o governador da época do massacre, depois ainda se elegeu deputado federal pelo PTB. Atualmente está sem mandato.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

FREIRA DANÇA E PAPA FECHA O CONVENTO

O papa Bento 16 mandou fechar um famoso convento em Roma. Segundo os jornais italianos o monastério da Basílica da Santa Cruz de Jerusalém estaria encerrando suas atividades devido a irregularidades litúrgicas, financeiras e morais.

O abade Simone Fioraso, um ex-estilista de modas tinha restaurado o convento, que estava muito danificado, e aberto um hotel no local, em que realizava concertos. Ele também realizou uma maratona de leitura da Bíblia que foi transmitida pela televisão e constantemente atraía celebridades para visitar o mosteiro, em que promovia uma abordagem menos convencional da religião. Esse religioso já tinha sido transferido por suas "extravagâncias".

Uma das freiras do mosteiro, Anna Nobili (foto), ex-dançarina erótica, fez várias apresentações de dança com outras freiras durante cerimônias religiosas.

Tudo isso levou a uma investigação do Vaticano que descobriu provas de irregularidades litúrgicas e financeiras e de estilo de vida. O papa mandou fechar o convento e agora a freira Anna vai ter de dançar em outro lugar. (Adaptado de um texto da BBC Brasil).

GARANHUNS É TETRA NO DIA DO DESAFIO

Mobilizando 75,92% da população do município, Garanhuns venceu pelo quarto ano consecutivo o Dia do Desafio. Este ano a disputa foi com a cidade cubana de Manzanillo que movimentou 68,40 % dos seus habitantes. A realização do SESC local e Prefeitura de Garanhuns aconteceu na última quarta-feira, 25 de maio, com atividades individuais e em grupo. Foram contabilizadas, por toda cidade, atividades como caminhadas, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, jogos e brincadeiras, bailes, aulas de dança, atividades especiais para pessoas com deficiência, judô, alongamento, natação, hidroginástica, atletismo, futebol, basquete, vôlei, ginástica laboral, balé, atividades recreativas e animativas, entre outras. O Dia do Desafio promove uma competição entre cidades do mesmo porte, todo o continente americano, para estimular a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, como a pratica diária de esportes e exercícios físicos. “Nós estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado e com o envolvimento da população e dos voluntários do Dia no Desafio que se engajaram em mais uma conquista”, festejou o secretário de Esportes do município, Carlos Eugênio.

OUTRAS CONQUISTAS - Em 2008, Garanhuns participou pela primeira vez da competição e venceu a cidade boliviana de Potosí, mobilizando cerca de 42% da população. No ano 2009, a cidade concorrente foi Comodoro Rivadavia, na Argentina, e Garanhuns ganhou novamente, movimentando mais uma vez, 42% dos garanhuenses. Em 2010, Garanhuns alcançou a vitória contra a cidade de Acolman, no México, mobilizando 65,36% da população nas atividades do Dia do Desafio.

OS SENTIMENTOS DE UM ASSASSINO

O jornalista Pimenta Neves (foto), 74 anos, assassino confesso de Sandra Gomide, disse a um delegado que preferia ter sido preso logo após seu julgamento, em 2006, quando foi condenado pelo crime.

"Só assim teria voltado a ser um homem normal, que vai ao restaurante ou à padaria", afirmou o jornalista.

O assassino de Sandra contou à polícia que dividia seu tempo entre a assessoria para um escritório de advocacia e a manutenção de sua casa. Revelou que passou os últimos anos em uma vida reclusa e solitária, lendo ou assistindo a filmes no tempo livre.

O delegado Waldomiro Milanesi, da Divisão de Capturas da Polícia Civil, contou que, ao ser abordado por policiais na sua casa, Pimenta Neves afirmou que já tinha feito sua mala há quase um mês e pediu permissão para levar consigo alguns livros, entre eles "Vigiar e Punir", de Michel Foucault (que fala sobre punição e legislação penal), "O Deus Selvagem", de A. Alvarez (que fala sobre suicídio), "Sermões", de padre Antônio Vieira e um livro de Shakespeare.

O jornalista já foi encaminhado ao presídio de Tremembé, interior de São Paulo, e ficará em regime de observação pelos próximos 15 dias, quando então será colocado em uma cela coletiva, que dividirá com quatro outros presos.

O espaço de 16m2 dispõe de três beliches, acomoda ao todo seis pessoas e é equipado com TV e chuveiro frio. Banhos quentes são coletivos e autorizados apenas sob prescrição médica. (Fonte: Portal Imprensa).

A JUSTA HOMENAGEM A ROBERTO

Se tem um radialista que merece uma homenagem em Garanhuns o nome dele é Roberto Sampaio. Boa voz, discreto, bom caráter, está há anos servindo a Rádio Jornal, sempre com um profissionalismo singular. Passou por outras emissoras, como a Marano, mas a sua casa mesmo, onde deve se aposentar, é mesmo a velha Difusora. O prefeito Luiz Carlos e o Secretário da área, Carlos Eugênio, estão de parabéns por essa lembrança justa. O Robertão serve a esta cidade e ao Agreste há 35 anos, sem que nunca tenha, nesse tempo todo, deixado a função ou a "voz de ouro" lhe subir a cabeça. Estou um pouquinho atrasado no registro, mas sempre há tempo para escrever sobre coisas boas. Parabéns ao xará e aos que lhe homenagearam! (Na foto o prefeito Luiz Carlos entrega o trofeu a Roberto Sampaio).

CDL PROPORCIONA DEBATE DE ALTO NÍVEL

A diretoria da CDL Garanhuns, à frente o presidente Fernando Couto, marcou um gol de placa ao trazer o economista Carlos Hamilton Vasconcelos para fazer uma palestra na cidade. Diretor de Política Econômica do Banco Central, o conferencista atraiu a nata dos empresários locais para o auditório do fórum e brindou os presentes com uma precisa avaliação da realidade do Brasil e de Pernambuco. As perguntas formuladas também foram consideradas de alto nível. Um detalhe importante foi o reconhecimento, pelo palestrante, do crescimento do Estado, hoje maior do que o do País. (Na foto Fernando Couto e Carlos Hamilton).

TERROR E AVENTURA NO ELDORADO

O Cine Eldorado de Garanhuns vem com três boas opções, neste final de semana, para quem gosta de filmes de aventura e terror. "Piratas do Caribe", que lotou a sala na primeira semana, promete continuar atraindo os cinéfilos. É mais um dessa movimentada série, um longa com mais de duas horas de duração, muita ação e belo visual. Além de John Deep, um dos queridinhos de Hoolywood, traz a charmosa Penélope Cruz. Só essa dupla paga o ingresso. Outra opção é Thor, adaptado do heroi de histórias em quadrinhos, com uma boa acolhida por parte da crítica e do público. Por fim tem o terror moderno "A Garota da Capa Vermelha", uma nova versão da conhecida história de Chapeuzinho Vermelho, desta vez destinada aos adolescentes. Quem gostou da série Crepúsculo certamente irá apreciar a nova cara do Lobo Mau.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

AMOR E REVOLUÇÃO NOS GIBIS

Mais um beijo para ficar na história. Não são lábios gays que vão se tocar, como na novela "Amor e Revolução". Desta vez os protagonistas do gesto de amor são a Mônica e o Cebolinha, personagens de histórias em quadrinhos. Rivais, quase inimigos na infância, eles passaram a nutrir um sentimento diferente quando se tornaram adolescentes. O número 34 da revistinha, que está chegando às bancas neste final de semana traz a inusitada cena, comentada em jornais, revistas e portais de internet, apesar de ser tudo coisa de gibi.

Quem não se deliciou com quadrinhos na infância não sabe o que perdeu. O Fantasma, Mandrake, Durango Kid, Ken Parker, Tex,  Batman, Superman, Tio Patinhas... Até que surgiu o Maurício de Souza, brasileiro, excelente desenhista e cheio de idéias. Dominou o mercado de gibis para a garotada, jogando o Mickey Mouse e o Pateta para o escanteio.

Mônica e sua turma chegaram à televisão, ao cinema, às bolsas, às roupas, às bonecas, ganharam um parque temático e terminaram sendo exportado para vários países. O Maurício ficou milionário, é claro. Ser artista nem sempre é sinônimo de pobreza.

Quem era criança até pouco tempo e agora está entrando na adolescência não perde uma edição do "Mônica Jovem". Esta edição do beijo deve esgotar nas bancas. Cuidado pra não ficar sem a sua. Até porque muitos adultos também leem e adoram.

INOCÊNCIO DEFENDE CANDIDATURA DE GEDÉCIO

O jornalista Inaldo Sampaio registra hoje em seu Blog que o deputado federal Inocêncio Oliveira, do PR, está incentivando o ex-vereador Gedécio Barros para sair candidato a prefeito de Garanhuns. O parlamentar argumenta que no município não há favorito para vencer a eleição e por isso o Partido da República poderia ter chances. O profissional de imprensa da capital, no entanto, ignora que Silvino já se declarou candidato e tem se movimentado bastante na tentativa de voltar ao poder. Não cita, também, o peso de Zé da Luz, Izaías ou a força que um nome novo poderá ter na próxima campanha.

NA VIDA E NAS NOVELAS

Tem um ditado que conhecemos desde criança: “Pau que nasce torto morre torto’. Ouvi de meus avós, dos meus pais, acho que a maioria dos leitores também. Nossos velhos sábios, ao pronunciar esse axioma, quase sempre se referiam a uma pessoa, homem ou mulher de má índole; no caminho errado desde cedo, do nascimento até o fim dos seus dias. Na vida real não há tanto maniqueísmo quanto na ficção. Existem pessoas boas, mas pouquíssimos são santos, assim com temos os maus, embora dentro deles possa co-existir uma partícula de bondade. Nas novelas de televisão, que assisto vez por outra sem nenhum medo de me viciar ou perder o senso crítico, os ditos acertados criados pela sabedoria do povo perdem o sentido. Os vilões são totalmente ruins, os bons o são tanto que viram abestalhados e o “pau que nasce torto” por artimanhas do autor um dia endireita. É uma coisa que irrita nas novelas: pessoas frequentemente mudam de personalidade, são totalmente más e com o desenrolar da trama ficam bonzinhos, e o contrário também se vê. Os folhetins têm outros defeitos, como sempre mostrarem casamentos suntuosos de final feliz, casamentos que acabam na porta da igreja e outras coisas do gênero. Mas esses lances são risíveis, não dá para levar muito a sério. Mesmo numa trama de televisão, porém, os escritores deviam evitar a incoerência e respeitar a genética. Homens e mulheres já nascem com a cor da pele, dos olhos, dos cabelos determinados na carga cromossômica. Já está embutido neles desde tenra idade o caráter, a personalidade. Dependendo da interação com o meio, da educação, da vida que levam, da alimentação, podem ser decentes ou indecentes, sérios ou imorais. Dificilmente, contudo, fugirão ao seu destino de humanos: bons mesmo quando capazes de praticar gestos de maldade, ruins apesar de rasgos de bondade. E nenhum mostro se transformará em anjo, ou santos trocarão o céu pelo inferno. Dificilmente um pau que nasce torto acabará endireitado pela ação do tempo.

SOBRE O ANIVERSÁRIO DA RÁDIO JORNAL

Logo na segunda-feira fiz uma postagem a respeito do aniversário da Rádio Jornal Garanhuns. Hoje, dia em que a emissora completa 60 anos, recebo de Olinda um texto do jornalista Ruy Sarinho referente à data tão significativa. O texto do companheiro é importante por parabenizar os que fizeram e fazem história da antiga Difusora e também merece uma reflexão por parte dos garanhuenses e de todos os que amam esse símbolo da comunicação no município.

RÁDIO DIFUSORA DE GARANHUNS, 
A NOSSA SESSENTONA!

Amigo Roberto Almeida,
Permita-me usar o seu Blog para parabenizar a eterna Rádio Difusora de Garanhuns.
Para mim, o nome devia ter continuado sempre este.
Em respeito à História e ao criador da Empresa Jornal do Commercio, Francisco Pessoa de Queiroz, ou, como também era chamado, F. Pessoa de Queiroz, um dos pioneiros da comunicação em Pernambuco.
Mas, apesar da Festa de hoje, preocupa a omissão, ou submissão intencional ao poder econômico, dos vereadores de Garanhuns e sucessivos prefeitos da Terra da Garoa, que ainda não acordaram para transformar a jovem/velha Difusora em Patrimônio de Garanhuns, impedindo que o seu atual dono faça como em outras cidades que são sedes da sua Empresa e acabe com o imponente prédio da Rádio, transformando-a em mais um desses insossos “shopping centers” padronizados.
Sem identidade, sem alma, sem a cultura do lugar.
Que eles não continuem sendo omissos, omissão que já permitiu que o Índio símbolo da Emissora tenha sido arrancado da sua fachada, como também já o foi, aqui, no Recife.
É a tentativa do atual dono de se fazer o inventor da roda, apagando com a memória histórica, pioneira. Que não é dele, é do povo pernambucano.
Um absurdo tupiniquim de gananciosos empreendedores, esta palavra inventada para definir empresários gulosos!
Aqui, no Recife, até o mangue do Pina está sendo agredido, invadido, para virar um rendoso “shopping”, sob os aplausos descarados de todas as esferas do Poder Público.
Você sabe, amigo Roberto Almeida, que conheço bem Garanhuns, pois já morei um ano por essas bandas de Pernambuco, quando, em 1991, fui para Bom Conselho montar e dirigir a Rádio Papacaça AM, além de inúmeras viagens a Garanhuns em outros períodos.
Pena que a Rádio Jornal do Recife tenha levado para Garanhuns o seu principal programa, na manhã de hoje, convidando para o debate um artista alheio à Cidade, impondo os valores de fora, em vez de abrir espaço para os artistas daí serem ouvidos Estado e mundo afora, pela freqüência da Capital
Era pra ser o inverso.
Lembro apenas dois artistas que deveriam estar no ar, hoje: Gláucio Costa e Edmilson do Pif, este último, genial pifeiro natural de Garanhuns e que mora em Caruaru.
Esses, sim deveriam estar no ar, contando as suas histórias, as histórias de Garanhuns e de sua Gente, a sua Cultura, sem imposição.
Hoje, o programa deveria ser como uma feira, com o povo e os artistas de Garanhuns comandando a Festa, falando do orgulho de ter a Emissora em seu solo.
Minha homenagem, também, ao grande Radialista Aluízio Alves, responsável direto pelo sucesso da Rádio Difusora de Garanhuns, em boa parte desses 60 anos de existência, fazendo ecoar bem longe a cultura e os valores de Garanhuns e de todo o Agreste Meridional.
Ruy Sarinho
Olinda/PE

A VITÓRIA DO DIREITO

A Faculdade de Direito de Garanhuns, instalada em Garanhuns graças a luta da professora Eliane Simões, vai se consolidando cada vez mais e adquirindo respeito na área jurídica tanto aqui como em outros centros. Recentemente, os que fazem a AESGA e a FDG, à frente o juiz Márcio Bastos (foto), comemoraram a aprovação de advogados formados na instituição local na prova da OAB, que a cada ano se torna mais difícil, um verdadeiro “funil”. Na relação dos 11 garanhuenses que conseguiram o feito de passar no teste aplicado pela Ordem, vejo os nomes de Aguinaldo de Barros e Silva Neto, certamente filho de Aguinaldinho e neto do radialista e jornalista Aguinaldo Barros, que marcou época em Garanhuns. Da mesma família, creio, destaco Henrique Veiga de Barros e Silva, que escreveu um belo depoimento no blog de Ronaldo César. E tem um rapaz que conheci criança, o Ozano Augustinho da Silva Júnior, filho do professor Ozano e da professora Josevalda, esta última mais que uma amiga, uma irmã, a competente Secretária de Educação de Capoeiras (foi recentemente convidada para assumir a mesma função numa cidade bem maior, mas preferiu ficar na minha terra natal por conta do compromisso que tem com o município e o prefeito Dudu). Parabéns também a André Lucas Gueiros Tenório, Claudomira de Andrade Morais, Everaldo Felício de Macedo Júnior, Kelvin Alves Batista, Kleber Magalhães de Abreu, Priscila Paula Belens Moreira, Saulo Cristiano Albuquerque Moreira Lima, Sávio Feitosa Siebra.

VEREADOR RECLAMA DO SERVIÇO DA LOCAR

Em recente levantamento realizado pelo vereador Ary Souto Leal Junior (PTB), várias ruas da cidade estão com pontos de lixo e metralhas acumuladas, segundo ele, por falta de empenho da empresa responsável pelo recolhimento do material em Garanhuns a LOCAR.

Somente numa manhã, em uma breve vistoria feita na zona urbana,  o parlamentar verificou pelo menos oito pontos de acumulo de lixo. Dentre os pontos verificados estão praças, calçadas, ruas e pontos de acesso a alguns bairros. Após ter verificado este problema, imediatamente o vereador Ary Junior encaminhou à LOCAR um ofício solicitando que tomasse providencias no sentido de recolher o material observado e consequentemente promover uma maior adequação quanto aos dias e horários de recolhimento do material descartado por moradores em todos os bairros do Município.

O vereador destaca a necessidade urgente de uma melhoria no serviço realizado pela Empresa. “É extremamente necessário que passemos por esta revisão no trabalho que é realizado pela LOCAR. Garanhuns é bem conhecida como uma cidade turística e acolhedora e, portanto é inaceitável encontrar-mos tanto lixo espalhado nas ruas da Cidade”, declarou o vereador.
Nas fotos alguns pontos de lixo descobertos na cidade pelo vereador Ary que pede providências à Empresa responsável.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O CLIMA ESQUENTOU EM CAPOEIRAS

Tudo começou quando o ex-prefeito Maurílio Rodolfo (Nenen) foi a Rádio Jovem Cap e deu uma de suas entrevistas criticando a administração municipal. Dentro do seu estilo impetuoso denunciou a redução do programa Bolsa-Família, fez acusações contra o Secretário de Saúde, a Secretária de Educação e o seu sucessor. Num dos trechos de sua fala, reclamou contra a compra de equipamentos para as escolas num Estado do Sul do País. A seu ver tudo poderia ter sido providenciado dentro da própria cidade. Chegou a insinuar que o material foi comprado fora para que houvesse sobra para o gestor.

A Prefeitura acionou o Setor Jurídico e conseguiu na Justiça Direito de Resposta para o Poder Executivo. O mesmo tempo utilizado pelo ex-prefeito foi concedido aos que se julgaram ofendidos ou caluniados.

Então nesta quarta-feira,  foram à Rádio Jovem Cap os secretários Dimas Carvalho (Saúde), Josevalda Cavalcanti (Educação), Paulo Couto (Procurador Jurídico), o coordenador do Bolsa-Família, Luís Roldão, além do prefeito Dudu.

Logo após às 12h começou a entrevista, tendo sido escalado para falar primeiro o advogado Paulo Couto, que buscou explicar o porquê do Direito de Resposta dado pela Justiça. Aí foi que o clima esquentou na rádio e em alguns pontos da cidade. Diversas pessoas começaram a reclamar que nos aparelhos de rádio o som não estava chegando e o representante da Prefeitura só estava sendo ouvido dentro do estúdio.

Houve um protesto generalizado, muitas pessoas do lado de fora da emissora se mostraram revoltadas e o diretor de Jovem Cap, Severino Sulipa, procurou corrigir o problema e garantiu não ter partido dele qualquer atitude de prejudicar a entrevista.

O fato é que o som chegou nos rádios, que estavam ligados por toda a cidade e zona rural e o programa prosseguiu depois de um breve tumulto.

INDENIZAÇÃO - Dr. Dimas se defendeu das acusações, lembrou que tem anos trabalhando no serviço público “sem nenhuma mácula” e avisou que todos os envolvidos em insinuações contra seu trabalho vão ter de provar judicialmente. “Ou apresentam provas e me põe na cadeia ou terão de pagar uma indenização por calúnia, difamação, injúria e danos morais”, alertou o Secretário.

CONVÊNIO - A professora Josevalda Albuquerque, responsável pela Educação no Município, explicou o procedimento para o trabalho de recuperação de escolas que está sendo feito, a compra de ônibus escolares, dois já recebidos e três que vão chegar possivelmente ainda este mês e a aquisição do mobiliário das escolas. Segundo ela tudo foi feito através de um convênio com o FNDE, que promoveu a licitação, comprou o equipamento e enviou de carreta a Capoeiras. “Nós não podíamos pegar o dinheiro e comprar onde quiséssemos. Não funciona assim e admiro uma pessoa que foi prefeito oito anos não saber o procedimento de um convênio com o MEC”, desabafou.

MORTOS NO BOLSA-FAMÍLIA - O coordenador do Bolsa-Família, Luís Roldão, disse que o ex-prefeito tinha dito em sua entrevista que na atual administração Capoeiras já reduziu significativamente o números de beneficiados. “Aconteceu exatamente o contrário. Estou aqui com um documento da Caixa Econômica Federal com os números e na atual gestão aumentou em mais de 500 as famílias beneficiadas”, disse. E complementou: “A não ser que o ex-prefeito queira contar os mortos que estavam inscritos no programa em sua gestão e agora foram cortados”.

O PREFEITO – Por último falou o prefeito Luiz Claudino (Dudu), que agradeceu a sua equipe e aos radialistas presentes, passando a enumerar algumas ações do seu Governo. Citou as duas casas de apoio, os veículos novos comprados para a Educação e Saúde, o Centro de Fisioterapia, o aparelho de ultra-som, as estradas que recuperou em 2009 e 2010 e que seriam reformadas novamente este ano, após o período de chuvas. A uma pergunta de Sulipa respondeu também que já estava providenciando o terreno para construção de um novo cemitério, uma vez que o atual se encontra saturado. Lembrou ainda já ter construído 208 barragens para pequenos proprietários de terra e condenou a forma de se fazer política dos adversários, através de acusações no campo pessoal e “baixaria”. Emocionado, revelou: “Tenho origem humilde aqui no Sítio Piado, tenho hoje as coisas porque trabalho há 50 anos e não preciso de nada da Prefeitura. Até meu filho, se quiser um carro vai ter de trabalhar. Sou um cidadão direito, o povo de Capoeiras me conhece e posso me orgulhar porque esse tempo todo atuando no comércio nunca passei um cheque sem fundo na minha vida. Gosto das coisas corretas e acredito que a política pode ser feita de uma forma decente, não como alguns querem fazer aqui no município”.

NOME NOVO É O PREFERIDO DOS INTERNAUTAS

A mais recente enquete deste blog, encerrada hoje cedo, trouxe um resultado diferente com relação às anteriores. Mesmo tendo sido colocado nomes conhecidos do eleitorado garanhuense a maioria preferiu se pronunciar favoravelmente a uma candidatura que representasse o novo na disputa de 2012. O resultado foi o seguinte entre os 311 votantes: 1) Um nome novo - 91 votos ou 29%; 2) Silvino - 71 votos ou 22%; 3) Fernando Ferro - 44 votos ou 14%; 4) Zé da Luz - 35 votos ou 11%; Izaías - 29 votos ou 9%; 5) Um candidato do PSB - 24 votos ou 7%; 6) Luiz Carlos fará o sucessor com qualquer nome - 17 votos ou 5%.

Jarbas Brandão (foto), o Jarbinhas, que é pré-candidato declarado à Prefeitura gostou muito desse resultado. Acha que desta vez a votação foi espontânea, sem participação de "cabos eleitorais" e está convencido de que Garanhuns anseia por mudanças.

UM MISTÉRIO NA PREFEITURA DO RECIFE

Ainda não foi desta vez que encontramos a escritora Anita Pinheiro, que conseguiu vender 137.500 livros para a Prefeitura do Recife, de uma só vez. Apenas nessa compra a Editora Construir levou a bagatela de R$ 4,2 milhões, e até agora a Prefeitura não se pronunciou.

A compra foi feita em 3 de janeiro de 2008 em uma dispensa de licitação. O livro em questão é o “Recife no dia a dia com seus poetas”, que não existe nem no Google, e nem no catálogo da Editora.

O livro deve ser muito bom mesmo, pois nenhum dos 137,5 mil leitores quiseram vendê-lo a um sebo. Aliás, este livro conseguiu a proeza de ser vendido em apenas um dia no Recife o que Harry Potter demora em um mês de lançamento no Brasil inteiro.

Aliás, quem souber quem é Anita Pinheiro, nos avise porque não a encontramos no Google e queremos entrevistá-la.

Perguntei a várias pessoas, e me disseram que teria uma publicitária com esse nome, mas não saberia dizer se seria a mesma pessoa ou se teria um livro escrito. Outra pessoa me disse que se recordava de uma Anita Pinheiro em uma Bienal do Livro há uns 10 anos, mas não tinha certeza.

Vamos aguardar. Ela deve nos procurar, já que Recife é um ovo, e aqui as pessoas sempre se encontram. (Do Blog Acerto de Contas).

***A postagem intitulada "Alexandre é Show de Bola" recebeu até às 8h46 desta quarta-feira um total de 146 comentários, possivelmente um recorde nos blogs de Garanhuns.

UMA BOA OPÇÃO EM CAPOEIRAS

Capoeiras está com um ótimo bar e restaurante, o Tekilas, que oferece de domingo a domingo ótimo cardápio no almoço e no jantar, com churrasco, picanha, pizza, petiscos e porções incrementadas. No próximo sábado, dia 28, além da boa comida, quem for ao estabelecimento será brindado com as apresentações de Karine Freitas, que está sendo chamada de "a Paula Fernandes do Agreste" e do grupo Babado e Banda, executando músicas de serestas. O ambiente é acolhedor e o atendimento é de primeira, à frente os proprietários da Casa, Hélio Claudino e Ana Cláudia. Foi em frente ao Tekilas Bar que o radialista Marcos Cardoso realizou uma das melhores edições do programa Radiola de Ficha, quando compareceram mais de mil pessoas. (Na foto Marcos Cardoso vestido à caráter, no dia em que esteve em Capoeiras).

BRIGA FAMILIAR EM BELO JARDIM

O ex-deputado José Mendonça Bezerra morreu e os problemas políticos em seu grupo político em Belo Jardim, um dos maiores colégios eleitorais do interior, parecem ter se agravado. O prefeito atual, Marco Coca Cola, não pretende disputar a reeleição e não quer apoiar seu ex-aliado, João Mendonça. Para complicar, convidou uma filha de Mendonção, Andréa, para ser sua Secretária de Cultura, tudo indica planejando lançá-la na disputa. É briga de grandes envolvendo ricos, primos, irmãos e eleitores de um lado e outro. Caberá ao ex-governador Mendonça Filho (foto) tentar resolver essa intriga familiar que só beneficia a oposição.

terça-feira, 24 de maio de 2011

LUIZ IRÁ ÀS RUAS POR SEU CANDIDATO

Algumas pessoas imaginam que Luiz Carlos (PDT) perdeu o apetite de governar e de fazer política. Assim, estão convencidas de que o dirigente do município irá cruzar os braços na eleição do próximo ano. Um assessor do deputado estadual Izaías Régis (que se encontra de viagem pelo Canadá) disse hoje ao repórter, como quem tem informações de dentro do Palácio Celso Galvão, que o prefeito participará da campanha de 2012 e irá às ruas defender o nome do seu candidato. Quem será o escolhido pelo pedetista ninguém sabe ainda, provavelmente ele está esperando uma sinalização do governador Eduardo Campos para a escolha de um nome capaz de unir todos os partidos aliados do PSB.

A EXPANSÃO DA UPE EM GARANHUNS

Esta semana sai o edital da Universidade de Pernambuco, UPE, para o concurso público de professor da Faculdade de Medicina de Garanhuns. Serão 40 vagas para os interessados. As aulas do curso começam no início de agosto e segundo o diretor da unidade local da instituição de ensino, professor Pedro Falcão (foto), o governador Eduardo Campos pretende trazer o ex-presidente Lula à cidade, como convidado de honra da aula inaugural. O dirigente da UPE na Suíça Pernambucana também informou que já está pronto um novo prédio no campus da Brasília com 16 salas de aula. Junto ao governador, Pedro está lutando para a implantação no próximo ano do curso de Enfermagem.

MÃE CORUJA EM GARANHUNS

A Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional, à frente o professor Paulo Lins, promoveu um ato expressivo , hoje pela manhã, na AGA, em torno do Projeto Mãe Coruja, que já atende 52 mil pernambucanas dando assistência às mulheres desde a gestação até que seus filhos completem 5 anos de idade. Tivemos representações da maioria dos municípios da região e um toque especial foi dado pela prefeita de Jupi, Celina Brito, que falou na solenidade como prefeita e mãe. Ela, por sinal, trouxe uma boa representação de sua cidade, incluindo uma orquestra de crianças e adolescentes que abrilhantaram o evento com belas músicas regionais. Quem também impressionou no seu discurso foi a ex-prefeita de Salgueiro, Cleuza Pereira (foto), que na ocasião representou o governador Eduardo Campos.

BOA MÚSICA EM ARCOVERDE

O Blog Falando Francamente, da criativa Amanda Oliveira, promove em Arcoverde, em parceria com a Livraria Lira Cultural, uma apresentação dos dois maiores nomes da música pernambucana na atualidade: Luciano Magno e o arcoverdense Paulinho Leite.

Luciano Magno traz a Arcoverde o seu mais novo trabalho,  intitulado Forrobodó, com o melhor do pé de serra.  Já Paulinho Leite apresenta o CD Floresta de Xaxados.

O evento começa às 19:00h na Livraria Lira Cultural e os presentes poderão curtir muito forró ao vivo, com apresentações dos dois cantores,  e adquirir os CDs na própria livraria. Maiores informações: (87) 3821-0444 ou no Blog Falando Francamente.

É um bom programa e Arcoverde fica a apenas 77 km de Garanhuns.

A BRIGA CONTINUA EM SÃO BENTO

O Blog do Fera, do vereador Washington Cadete, de São Bento do Una, continua batendo. A última postagem denuncia condições precárias no bairro do Santo Afonso, que está com muitos buracos nos calçamentos, lixo nas ruas e um poço com risco de contaminação.  O prefeito do município, padre Aldo Mariano (PMDB), reconhece que problemas existem, principalmente nesta época de inverno e que tudo não pode ser resolvido de uma vez. O governante garante ter feito muito nesses sete anos e meio de gestão, inclusive na área focada agora pela oposição. Apesar da marcação cerrada do parlamentar e do desgaste natural de quem fica um longo tempo no poder, o peemedebista tem uma pesquisa recente que lhe é favorável. O Governo tem a aprovação da população de São Bento, com 54% de ótimo e bom. Cerca de metade dos eleitores do município se mostram inclinados a votar no candidato apresentado pelo padre, seja ele quem for. A expectativa do prefeito é que ao se anunciar o nome a intenção de voto vai crescer. "E mesmo ocupando o poder, que desgasta, temos menor índice de rejeição do que os adversários", comemora Aldo Mariano. (Na foto uma das ruas de Santo Afonso em má conservação, conforme denúncia dos oposicionistas).

UMA CHANCE NO SANTA CRUZ

O Prefeitura Presente é um programa do Governo Municipal de Garanhuns que oferece a crianças da periferia a oportunidade de praticar esportes, receber material para treino e atendimento médico preferencial. Quem não conhece e for um dia ao Magano, Cohab III, Liberdade,  Cohab II ou outro bairro cidade, constará a alegria dos pais e de seus filhos pela participação no projeto. Uma evidência de que bastam pequenos gestos ou ações para deixar as pessoas felizes. A atividade, naturalmente, também contribui no sentido de afastar os jovens do caminho das drogas e de coisas piores. Agora mais uma dessa boa iniciativa do Secretário Carlos Eugênio: 20 dos garotos participantes do Prefeitura Presentes já foram escolhidos para disputar uma Copa Infantil de Futebol, no Recife, e nesse torneio serão avaliados pelo Santa Cruz, o clube campeão do Estado este ano. Tenho informações de que alguns desses meninos jogam uma bola de encher os olhos. Vamos torcer que alguns deles sejam aprovados e tenham a chance de se projetar nos gramados pernambucanos e do Brasil.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

UMA HEROÍNA DO RIO GRANDE DO NORTE

Até o meio dia de hoje, somente um dos vídeos do yotube com o discurso da professora Amanda Gurgel, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte já tinha sido acessado por mais de 1 milhão e 100 mil pessoas. A profissional de ensino da rede pública virou celebridade e com a mesma desenvoltura que enfrentou os deputados e representantes do Ministério Público, encarou o programa do Faustão e recitou lições para os que fazem da Educação um Faz de Conta, neste país chamado Brasil. A melhor novidade por essas terras, do ano passado para cá, não foi a Dilma nem a Marina Silva. Foi a modesta Amanda Gurgel, que não é candidata a nada, ganha um salário insuficiente para uma sobrevivência digna e escancarou as porteiras da vergonha nacional na área do ensino público. A professora potiguar é inteligente, corajosa e coerente. Desmascarou o sistema, nele incluídos o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e o Ministério Público. Quando perguntou se os presentes à Audiência Pública no RN conseguiriam manter seu padrão de vida ganhando R$ 930,00 por mês todos se calaram, envergonhados. Quando sutilmente criticou a promotoria por investigar os professores que comem "cuscuz alagado" na merenda, por isso ser considerado crime, estampou para o mundo inteiro uma situação surrealista e apequenou o MP. E, quando, na maior sinceridade disse que não se constrangia de revelar o salário recebido, dando a entender que as autoridades é que deviam se envergonhar, reduziu todo o poder a nada, escancarou a desigualdade social do país, denunciando uma sociedade injusta, de privilegiados, sanguessugas e falsos paladinos da justiça. Amanda é de pequena estatura, ainda bastante jovem e de um estado periférico da Federação. Mesmo assim conquistou os brasileirinhos de Norte a Sul. Lembra o Lula quando estava do outro lado e defendia o discurso da ética. Amanda Gurgel da noite para o dia deixou de ser uma anônima, apenas uma professora. Virou uma heroína. Que muitos tenham a sua bravura, a sua consciência, o seu conhecimento e ajudem a mudar de verdade este Brasil.

MARCOS HOMENAGEIA AUGUSTO CALHEIROS

O radialista Marcos Cardoso, da Rádio Marano, vai promover um especial do programa Radiola de Ficha, para homenagear o cantor Augusto Calheiros (foto). Natural de Maceió, o artista passou parte de sua vida em Garanhuns e passou a considerar esta como sua terra natal. Morreu e foi sepultado no Rio de Janeiro, mas como tinha expressado o desejo em vida, seus restos mortais foram transportados para cá e estão no Cemitério de São Miguel, onde o existe um mausoléu do seresteiro construído pelo ex-prefeito Amílcar Valença. Pelo que me passaram, neste especial, que será na Avenida Santo Antônio, no dia 5 de junho, serão cantados os principais sucessos de Augusto Calheiros, que nesta data estaria fazendo 120 anos de idade.