GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Presença do Governo no Agreste Meridional

Natal de Garanhuns

Natal de Garanhuns
A Magia do Natal

sábado, 30 de abril de 2011

MARIA GADÚ

Maria Gadú é uma das grandes revelações da Música Popular Brasileira dos últimos anos. Embora cante desde os 7 anos, começou a aparecer quando sua versão de "Ne Me Quitte Pas" foi incluída na mini-série sobre Maysa. Passou a fazer sucesso mesmo com "Shimbalaiê" (uma canção que compôs quando criança) entrou na trilha sonora de "Viver a Vida". Independente do empurrão da Globo e de Jayme Monjardim, a artista, hoje com 24 anos, tem talento e capricha no repertório. Elogiada por nomes como Milton Nascimento e Caetano Veloso, Maria brilha especialmente no DVD gravado ao vivo, em São Paulo (em 2010), numa produção do canal Multishow. São 22 músicas interpretadas pela cantora e parceiros - como Leandro Leo - todas elas de muito bom gosto. Algumas canções são da própria artista paulista, a exemplo da bela "Altar Particular",  e outras são grandes clássicos da MPB que receberam versões inovadoras de Gadú. Quando você pensa que Os Demônios da Garoa e Gal Costa esgotaram todas as possibilidades com "O Trem das Onze", de Adoniram Barbosa, Maria dá um banho de interpretação e faz a gente gostar novamente da música. O mesmo acontece com Filosofia, de Noel Rosa, em que ela superou a interpretação de Chico Buarque no final da década de 70. A nova estrela da música nacional ainda passeia com desenvoltura pelo repertório de Paralamas do Sucesso e Renato Russo. A não ser que aconteça um desvio de percurso, ou uma tragédia, essa é uma cantora de muito futuro.

LULA E DILMA OCUPAM A CENA

O ex-presidente Lula e sua sucessora, Dilma Roussef, voltam a ocupar a cena política do país a partir da próxima semana. Os dois líderes petistas serão as estrelas de uma série de quatro comerciais de 30 segundos cada, que serão massificados pela TV através da propaganda partidária. Num dos vídeos Dilma e Luiz Inácio aparecem juntos, falando de coisas que pareciam impossíveis: um operário ser eleito presidente, um homem do povo fazer um bom governo ou uma mulher chegar ao Palácio do Planalto. No final, juntos, a presidenta e seu antecessor profetizam: "Pode ter gente agora dizendo que é impossível acabar com a miséria, mas o PT veio para provar que nada é impossível para o Brasil". As peças são assinadas pelo marketeiro João Santana, responsável pelas campanhas políticas do Partido dos Trabalhadores em 2006 e 2010.

CAUSAS IMPOSSÍVEIS - Clique na palavra ao lado, toda em maiúsculo e assista o vídeo de 30 segundos com Lula e Dilma. (Fonte do vídeo: UOL Notícias. Maiores informações. Blog do jornalista Fernando Rodrigues na Folha de São Paulo).

FILMES INESQUECÍVEIS - 49º

ENCURRALADO


Steven Spielberg é um diretor conhecido mundialmente, com um currículo invejável e responsável por alguns dos maiores sucessos da história do cinema. Vencedor do Oscar do Melhor Diretor com A Lista de Schindler, uma obra sobre o Holocausto, conquistou adultos e crianças com aventuras, ficção e dramas tipo O Parque dos Dinossauros, Caçadores da Arca Perdida, ET – O Extraterrestre (comentado nesta série), Inteligência Artificial, A Cor Púrpura e O Terminal.

Quem conhece Spielberg, porém, talvez não conheça  Spielberg. Explico: O primeiro longa do diretor americano, Encurralado, é um filme completamente diferente dos outros que ele fez, sem nenhuma semelhança de estilo com Tubarão, Caçadores, ET, Amistad ou A Lista de Schindler. Difere, inclusive, da maioria das produções de outros diretores, se constituindo verdadeiramente numa criação singular de Steven e de outros cineastas americanos ou de outros países.

Encurralado, um filme feito em poucos dias para a televisão, por um rapaz que em 1971 tinha apenas 26 anos, teve um resultado tão bom que foi lançado também nos cinemas e foi o começo de tudo para que Spielberg virasse um mago por trás da câmeras, produzisse bons filmes e ficasse milionário graças ao seu talento.

Li um pequeno comentário de um cinéfilo em que este afirma Encurralado ter sido inspirado nos filmes de Alfred Hithcock. Deve estar correto, porque este primeiro longa do americano está mais para obra do mestre do suspense de que para Steven Spielberg.

Encurralado, no original Duel (duelo), é um filme que tem praticamente um só ator, um vilão terrível que não mostra a cara, e tudo se passa na estrada, numa perseguição implacável e inexplicável, que mantém o expectador preso à cadeira, em suspense, querendo saber como aquilo tudo vai acabar.

A história começa quando o personagem principal, David Mann, sai da garagem de sua casa e pega a estrada para trabalhar. O ator Dennis Weaver, que vive o papel, está inteiramente convincente, embora seja um ator que não se projetou em Hoolywood como outros que iniciaram nos anos 60 ou 70.

A partir de certo momento, já dirigindo por uma rodovia isolada, com paisagens quase desérticas, David nota um caminhão sombrio atrás dele o tempo todo. Fica meio desconfiado e na primeira oportunidade faz a ultrapassagem.

O caminhão, atrás,  começa a encostar e incomodar. David fica assustado, embora a princípio considere que se trata apenas de um jogo de “gato e rato”,  uma simples brincadeira de mau gosto.

A perseguição, contudo, continua. Insistente, cada vez mais agressiva, convencendo o personagem de vez que o camioneiro quer mesmo é matá-lo. Sem nenhuma razão, por perversão mesmo. A quem acompanha o drama, não há outra conclusão de que se trata de um psicopata.

Mesmo com 90 minutos no filme completo para cinema (a versão para TV foi um pouco menor), Steven inteligentemente usou alguns recursos para evitar que a obra se tornasse monótona ou repetitiva. Há uma parada num posto de gasolina, outra numa lanchonete, uma tentativa frustrada de acionar a polícia por um telefone na estrada, um encontro na rodovia com um casal de velhos e um ônibus escolar (em todos esses intervalos na viagem insólita o pedido de socorro termina por falhar).

Assim, com o suspense crescente, o mistério de quem estaria na cabine do caminhão, os sustos, a aparente falta de saída para a situação de perigo, a trilha sonora que às vezes também lembra filmes de Hithcock, vamos sendo envolvidos até o final. Este nos surpreende, satisfaz, convence.

Encurralado pode não estar entre os maiores filmes da História do Cinema. Certamente existem muitos outros de qualidade superior. Mas é um trabalho importante não só por marcar o início da filmografia de Spielberg, como por deixar claro que não são necessários efeitos especiais mirabolantes ou elencos milionários para se conseguir um bom resultado por trás das câmeras.

Basta o talento do autor, um roteiro enxuto, um ator cumprindo bem sua missão, uma boa história, a trilha sonora na medida certa e teremos um caso como este de Duel. Uma produção “caseira” de orçamento modesto e que supera muitas obras ambiciosas, feitas por aí com muito dinheiro, atores e atrizes consagrados e que se transformaram num enorme fiasco.

SETE NA EXPECTATIVA DE UM GRANDE CAMPEONATO

O Sete de Setembro Esporte Clube de Garanhuns está na expectativa da divulgação da tabela do Campeonato Pernambucano, série A-2, principalmente porque já foram divulgados os times que disputarão a segundona. Os jogos devem começar no próximo dia 22 de maio e o elenco do alviverde já está praticamente definido, segundo anuncia César Brasil, diretor de futebol da tradicional equipe da cidade. “Nós estamos apostando numa grande campanha”, disse o dirigente setembrino.

Além do Sete, vão disputar a segunda divisão do Campeonato Pernambucano as seguintes equipes: Flamengo de Arcoverde, Centro Limoeirense, Íbis, Ferroviário, Paulista, Serra Talhada, Afogadense, Pesqueira, Belo Jardim, Timbaúba,  Decisão de Chã Grande, Olinda e Atlético. (Na foto o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira).

UM NATAL PARA FICAR NA MEMÓRIA

A Prefeitura de Garanhuns, a CDL e o Sebrae, estão planejando fazer um Natal para  ficar na memória dos moradores da cidade e região. Este é a informação passada pela Secretária de Turismo e Cultura do Município, Gabriela Valença, após uma reunião realizada esta semana com o objetivo de discutir a festa de final de ano na cidade.

No encontro foi definido que a responsabilidade social com consciência ambiental será prioridade na confecção da decoração do Natal dos Sonhos. De acordo com a secretária  a idéia é reciclar. “Nós vamos reaproveitar as guirlandas, anjos, estrelas, os sinos, manjedouras, velas, presentes, trenós, renas, o Papai Noel, entre outros produtos, dando uma nova roupagem a decoração de edições anteriores, além de criar novas peças e símbolos que configuram a tradicional festa Cristã, que é o Natal”, registrou Gabriela.

A decoração deste ano será formulada a partir de projetos criados por arquitetos locais,. Estes devem apresentar idéias para contemplar as principais vias do Município, compreendidas desde a Colina Monte Sinai (próximo ao 9º Batalhão de Polícia Militar), praça Tavares Correia, avenida Rui Barbosa, passando pela praça Souto Filho (Fonte Luminosa), bem como toda a extensão da avenida Santo Antônio, bem como a Colina do Ipiranga, na Boa Vista.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ANTÔNIO DE PÁDUA DEIXA O PSB

 Antônio de Pádua (foto), prefeito por três vezes de São João, e aliado histórico do governador Miguel Arraes, pediu desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O fato foi comunicado a este Blog por Antônio Dantas, do Diretório Municipal do PT no município vizinho, localizado a apenas 12 km de Garanhuns. Num artigo enviado ao repórter, o petista crítica a "esperteza" dos políticos de hoje, que estão aderindo aos governos de plantão, dando a entender que esse oportunismo levou Pádua a sair do partido do governador Eduardo Campos. Militantes do PSB, PT, PC do B e PDT de São João se solidarizaram com o ex-prefeito. abaixo, na íntegra, a carta enviada por Dantas.

POLÍTICA EXCLUDENTE

A pseudo-esperteza de políticos que se vangloriam por estarem, momentaneamente, fortalecidos pelo poder, faz com que sejam portadores potenciais da cegueira ideológica brevemente adquirida.

Esse fenômeno de transformação, motivada pela mudança de personalidade, admite apenas que o seu detentor tenha como objetivo principal a escalada frenética ruma à gloria, muitas vezes efêmera, do poder.
Para atingir os seus objetivos, esse tipo de político se “desincorpora” dos seus ideais democráticos – quando os têm -, passando a assumir o papel de personagens lembrados negativamente pela história, mesmo que disso não se dê conta; porém alguns o fazem de forma consciente, o que é mais grave.

Como exemplo prático dessa conceituação, nos sentimos impelidos a romper mentalmente as barreiras do tempo e nos transportar ao começo do século passado; chegando enfim à turbulência da revolução russa.
Naquela época Stalin executava muito bem a sua política de eliminação de “obstáculos” - embora muitos não o fossem – mesmo que se posicionassem exemplarmente como aliados fiéis à causa. No entanto, aquela liderança, na sua visão doentia, chegava à conclusão que os aliados poderiam transformar-se em empecilho para as suas pretensões insanas de manutenção do poder.

A postura desagregadora de lideranças políticas faz com que aliados de longas datas se afastem, a fim de não se tornarem vítimas do sanguinário “canibalismo” político e partidário a que são submetidos impiedosamente por aqueles que individualmente se acham ou, pensam que estão, fortalecidos pelo poder.

É por esse ângulo de interpretação, que o Dr. Antônio de Pádua Maranhão Fernandes, político sério e honrado, ex-prefeito do município de São João por 3 mandatos, deixa as hostes do PSB, partido no qual militava há muitos anos em companhia do mito Miguel Arraes. 

A história política de Antônio de Pádua referenda a sua biografia socialista em São João e em toda a região do Agreste Meridional do Estado, sobretudo devido ao fato dos momentos de outrora terem sido de muitas dificuldades para se governar, em função da perseguição imposta por modelos ditatoriais de governo nos níveis superiores. 

Esclareça-se, ainda, que Antônio de Pádua foi um dos pouquíssimos prefeitos que estiveram ao lado de Arraes, enquanto muitos dos seus pares de forma oportunista debandaram para o lado de Fernando Henrique Cardoso e Jarbas Vasconcelos, quando estes venceram as eleições, respectivamente, para a presidência da República e para o governo do Estado de Pernambuco.

Hoje está tudo muito mais fácil; qualquer governante medíocre em momentos de bonança se destaca. O Brasil é outro. A inflação está sob controle. Pernambuco está em franco desenvolvimento. Euforicamente muitos dizem que o paraíso é aqui. Governar sem recursos e sem apoio, fatalmente torna o gestor incompetente aos olhos da sociedade. 

Se não formos o maior, somos um dos Estados do Brasil com maior potencial de crescimento na atualidade, face os investimentos aqui realizados pelo governo do Presidente Lula. É tanto que falta-nos mão-de-obra qualificada para absorver os empregos gerados por meio dos empreendimentos que aqui aportaram.

Os dirigentes, filiados, militantes e simpatizantes do PT, do PSB (municipal), do PDT e do PCdoB, em São João, se solidarizam com Antônio de Pádua neste momento. 

O Partido dos Trabalhadores, na condição de componente do grupo político liderado por esse companheiro, está se antecipando e promovendo a abertura interna dos seus espaços partidários, para permitir que o mesmo possa democraticamente empunhar as bandeiras socialistas de lutas históricas e dar continuidade à sua história política em defesa das causas ideológicas em favor da sociedade de São João, da região do Agreste Meridional e de Pernambuco.

Antônio Dantas
Partido dos Trabalhadores – Diretório Municipal de São João

GRANDES NOMES DA MPB - 61º

CHICO SCIENSE

O cantor e compositor pernambucano Lenine, que já teve o seu perfil traçado nesta série sobre a Música Popular Brasileiro, disse uma vez que “Chico Sciense é o nosso Bob Marley”. Gilberto Gil, o consagrado músico baiano, que já foi também vereador e ministro da Cultura do Brasil, considerou, à época do surgimento do Manguebeat, “Chico e Carlinhos Brow como os cantores mais importantes surgidos no país nos últimos 20 anos”.

Basta se ater a essas avaliações de Lenine e Gil para ter a dimensão do que Chico Sciense representou e representa no universo da MPB, apesar da sua trajetória curta, esmagada num acidente de automóvel no dia 2 de fevereiro de 1997, quando o artista trafegava entre Recife e Olinda.

Francisco de Assis França nasceu no dia 13 de março de 1966, quando seus pais, Luiz e Rita, moravam no bairro recifense de Santo Amaro. Moraram uns tempos em Paulista e depois em Rio Doce, em Olinda.

Desde criança que um dos principais responsáveis pelo movimento Manguetbeat (que poderia ser traduzido como Batida do Mangue ou Música do Mangue), gostava dos sons e convivia com a realidade dos mangues do litoral pernambucano. Menino, catava caranguejos no manguezal para vender nas feiras.

Luiz França, o pai de Chico, chegou a exercer um mandato de vereador em Olinda, nos anos 80, tendo o filho tido uma participação interessante na campanha. Ainda um garoto, pediu o caro do “velho” emprestado e saiu pelas ruas: “Povo de Rio Doce, vote com confiança, vote em Luiz de França”.

Por essa época, integrou a Legião Hip Hop, um grupo de dança de rua. Em 1988 fez parte da Banda Loustal e dois anos depois surgiu a Banda Chico Sciense e Nação Zumbi, que mudaria radicalmente a cena musical na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco e no Brasil.

Antes de se dedicar totalmente à vida artística, Francisco França chegou a trabalhar na área de Recursos Humanos, numa empresa da área de informática, no Recife. Com o Nação Zumbi, as primeiras apresentações, os dois discos, virou o Chico Sciense e a partir daí só música.

O primeiro disco foi “Da Lama ao Caos", lançado juntamente com o manifesto “Caranguejos com Cérebro," definindo as bases do Movimento Mangue. O segundo CD foi “Afrocibernélia”. Os dois trabalhos projetaram o pernambucano, que passou a fazer shows não somente em seu Estado, mas nas grandes cidades do Sul e Sudeste e também em outros países.

A ideia do cantor, desde o início, era mesclar soul, funk, hip hop e o som psicodélico dos anos 60. Chico Science pretendia também, com a Banda Nação Zumbi "resgatar os ritmos negros do Nordeste com uma visão mundial".

Chico e Nação Zumbi foram eleitos pela Associação de Críticos Musicais de São Paulo o melhor grupo musical brasileiro de 1996.

O jornalista e crítico musical José Teles, do Jornal do Commercio do Recife, escreveu há um tempo um artigo muito bom relembrando a trajetória do criador do Manguebeat. Lembrou sua caminhada desde os tempos em que saiu pelas ruas pedindo votos para o pai, até o dia em que, em pleno período de Carnaval, sofreu o acidente de carro que o levou precocemente.

Um trecho do que foi escrito por José Teles:

“Não sei se ele perseguia o mangue, ou era o mangue que perseguia ele”, filosofa o pai, hoje aposentado, mas ainda trabalhando como enfermeiro, lotado no Espaço Ciência, no Memorial Arcoverde.

“Coincidentemente, foi ali perto, próximo aos mangues, que Chico Science acidentou-se há 10 anos. Na enfermaria do parque onde dá expediente todos os dias, estão dois grandes pôsteres de Chico Science. Mas o que ele mais deseja é criar um espaço Science: “Chiquinho deixou escrito num caderno que futuramente iria criar um espaço cultural para amparar menores carentes. Eu já conversei com muitas autoridades, prefeitos, com a Chesf, mas nada foi feito até hoje”, revela seu França.

Ele também lamenta que não pôde cuidar do célebre Landau que pertenceu ao filho malungo: “Tentei também que as autoridades ajudassem a preservar o carro, mas não obtive nada. Hoje ele está enferrujando numa garagem lá na Imbiribeira”, lamenta.

“Num coração de mãe a dor da saudade é para sempre.” Dona Rita de França, mãe de Chico Science, fala resignada sobre os anos vividos sem o filho caçula, que ela e o marido seu Luiz França chamam de Chiquinho. As lembranças que ela guardou de Science são as melhores possíveis: “Ele me ligava todo dia, mesmo quando estava distante. Nosso relacionamento era uma maravilha. Quando ele morreu, fazia oito dias que a gente não se via, porque ele andava muito ocupado por ter chegado de uma viagem e estar se preparando para gravar outro disco. Mas não deixava de telefonar para pedir a bênção”, continua dona Rita, que na época morava em Olinda, e atualmente reside no bairro das Graças (Recife).

“O único fato destoante dessa infância tranqüila foram crises de asma, algumas pesadas, que o afligiram até os 8 anos: “Algumas vezes foi necessário levar Chiquinho para o hospital, mas crise grave mesmo ele só teve uma”, conta o pai sobre o caçula de seus quatro filhos. Embora cultue a memória do filho, conservando objetos que pertenceram a ele, dona Rita confessa que conhece pouco a música de Chico Science: “Não sei nenhuma decorada. As que eu gosto mais são A praieira e A cidade.

Em 2007 a Fiat foi condenada a pagar à família do cantor uma indenização de quase 10 milhões de reais, considerada uma das maiores já paga por uma empresa automobilística no Brasil. O músico teve uma homenagem da prefeitura de Recife, seu nome batizou uma grande avenida da cidade. E quando dos 10 anos de seu falecimento, o pai do cantor, o servidor Francisco França, colocou uma praca de bronze no Espaço Ciência, em Recife.

José Teles também escreveu um artigo intitulado “Que estariam fazendo hoje Chico Science e Jimi Hendrix? Neste texto, o jornalista especula:

“Assim como Bob Marley, Chico recuperou e reciclou ritmos autóctones, dando-lhe uma roupagem moderna. Não apenas moderna, mas inteligível em qualquer idioma. Ao longo da história da música pop/rock existiram poucos iguais a ele. Sempre se pergunta, que tipo de som estaria Jimi Hendrix fazendo hoje?

“Assim como Chico Science, o maior guitarrista dos anos 60, a partir do blues criou uma música nova, que continua atualíssima.

Chico foi buscar na infância e adolescência, pastoris, o acorda povo, maracatu, coco, ciranda, e revestiu-lhes de uma linguagem contemporânea, que acabou extemporânea.

“O disco mais novo da pop brasuca chama-se Afrocibederlia. Nada a ver com o tropicalismo, faz favor. Os músicos tropicalistas, não mais fizeram do que referendar o kitsch, o cafona e o mau gosto, como coisas nossas, muito nossas (o que aliás Noel Rosa já descobrira nos anos 30). Seus discos são centrados muito mais na linguagem escrita. A musical vem em segundo plano (com exceção de Os Mutantes, tropicalista por acaso). O tropicalismo foi um neo-modernismo. O manguebeat nasceu a anos-luzes do pop que se praticava no Brasil.

“Chico Science foi um visionário intuitivo, com um impressionante poder de assimilação do novo. Lembro de uma crítica numa dessas revistonas estrangeiras, em que o jornalista escrevia que Afrocibederlia era a música jungle, que os ingleses, autores do sub-gênero, jamais conseguiriam fazer.

“É lamentável que Chico tenha morrido tão cedo. Uns dois meses antes daquele acidente conversamos e ele me dizia que estava pensando em fazer frevos, em tentar unir o popular ao erudito (não exatamente de acordo com os cânones armoriais). Pois é, Jimi Hendrix e Chico Science, em 2001 qual seria o som desses dois astronautas libertados?”

A CIDADE – Uma das músicas mais representativas cantadas por Chico Sciense foi A Cidade (composição de de João Higino Filho) citada inclusive por sua mãe. Ao clicar na palavra que denomina a canção, toda em maiúsculo, você acessa um criativo clipe do cantor e do grupo Nação Zumbi interpretando a música em questão. A letra segue abaixo:

A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
A cidade se encontra
Prostituída
Por aqueles que a usaram
Em busca de uma saída
Ilusora de pessoas
De outros lugares,
A cidade e sua fama
Vai além dos mares
E no meio da esperteza
Internacional
A cidade até que não está tão mal
E a situação sempre mais ou menos
Sempre uns com mais e outros com menos
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
A cidade não pára
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce
Eu vou fazer uma embolada,
Um samba, um maracatu
Tudo bem envenenado
Bom pra mim e bom pra tu
Pra gente sair da lama e enfrentar os urubus
Num dia de sol, recife acordou
Com a mesma fedentina do dia anterior.

O CAMPO DE CONCENTRAÇÃO AMERICANO

O livro Diário de Guantánamo, da americana filha de afegãos Mahvish Khan,  e o filme Caminho de Guantánamo, do inglês Michael Winterbottom - as duas obras mais ou mentos recentes -, mostram os crimes praticados pelos EUA na prisão sediada numa parte do território cubano. Na verdade o lugar, que chegou a abrigar 750 detentos no Governo Bush, lembra os campos de concentração dos nazistas. Assim como Hitler isolou em determinadas áreas milhões de pessoas pelo crime de ser judeu, os americanos prenderam centenas de inocentes e os submeteram a todo tipo de torturas e humilhações. A maioria das vítimas eram ou são muçulmanos.  Esse presídio é um crime contra a humanidade e uma vergonha para os Estados Unidos. Em Guantánamo, os soldados americanos lembram não apenas os nazistas, mas também os russos dos tempos de Stalin, os chineses da época de Mao e os próprios militares da Ilha dos irmãos Castro. Como se vê, à direita e à esquerda se praticam horrores em nome da liberdade, do socialismo ou de um Deus. (Na foto uma imagem bastante aproximada do que se vê no documentário Caminho de Guantanamo).

ASSERPE HOMENAGEIA EVALDO COSTA

A Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) prestou uma bela homenagem ao Secretario de Imprensa de Pernambuco, Evaldo Costa, pelo trabalho desempenhado pela radiodifusão pernambucana.

A entrega da homenagem (um troféu personalizado com a marca da Asserpe) foi feita por Ivan Feitosa, Diretor de Eventos da associação e propositor da menção. O evento contou com boa adesão dos associados, que lotaram o auditório Tereza Reis.

A cerimônia de homenagem ao Secretário de Imprensa de Pernambuco foi iniciada pelo Presidente da Asserpe, Cleo Nicéas, que em um emocionante discurso discorreu sobre a simplicidade e a competência do jornalista Evaldo Costa à frente da pasta de imprensa do Estado. Em retribuição, Evaldo Costa comentou sobre a importância dos radiodifusores pernambucanos na divulgação das ações do Estado e na interiorização das atividades realizadas pelo Governo de Pernambuco. (Na foto o Secretário Evaldo Costa, a jornalista Jackeline Menezes e o blogueiro Cláudio André).

PAULO GOMES LANÇA CHAPA COM EX-PREFEITOS

O ex-vereador Paulo Gomes está cuidando da sua esposa, Cordeira, que se encontra doente e não pensa mais em disputar mandatos eletivos, embora da última vez que enfrentou as urnas teve perto de 1000 votos. Ficou fora da Câmara por conta da legenda. O líder popular do bairro do Magano, porém, acompanha a política de Garanhuns e se preocupa com o destino do município. Imagina que a cidade anda precisando de uma “injeção de ânimo” e isso a seu ver precisa ser feito, em 2012, com a eleição de um prefeito e vice-prefeito competentes, respeitados, que reúnam todas as condições de trazer de volta a auto-estima da população e soerguer a Terra das Sete Colinas em todos os seus aspectos.

“Como não surgiram novas lideranças que signifiquem uma renovação, nem temos pré-candidatos naturais ou eleitoralmente fortes, a melhor solução é reunir numa chapa dois homens já testados e aprovados e que foram os melhores prefeitos de Garanhuns, nos últimos 40 anos e talvez em toda história do município”.

Elaborado este raciocínio, Paulo propõe como candidatos à sucessão do próximo ano os nomes dos ex-prefeitos Silvino Andrade e Ivo Amaral, sem explicitar quem seria o cabeça da chapa.

“Ivo pavimentou mais de 250 ruas de Garanhuns só na segunda administração, cuidou do centro, fez o relógio de flores, asfaltou a cidade, que só conhecia calçamentos, desenvolveu o município em todos os setores e ainda criou a Garanheta, que acabaram e o Festival de Inverno, que felizmente permanece”, lembrou o ex-vereador.

Prosseguindo, sintetizou o trabalho de Silvino: “Este criou o Centro Administrativo, pavimentou bairros inteiros, como o Indiano e parte do Magano, fez o acesso da Cohab II, que vivia no buraco, revitalizou praças como a do Diocesano, toda a Avenida Rui Barbosa e construiu a Esplanada Guadalajara. Fez também o acesso da cidade para quem vem do Recife e cuidou da limpeza pública e da organização urbana como poucos”.

Ivo e Silvino juntos, no entender de Paulo Gomes, seria a certeza de uma campanha ética, civilizada, com projetos, capaz de entusiasmar moços e pessoas de mais idade, além da garantia de um governo que levaria Garanhuns pra frente.

“Se essa dupla resolvesse disputar a eleição, seriam candidatos acima dos partidos, das brigas paroquiais, dos interesses particulares e das ideologias dos governantes estaduais ou federais”, encerrou o líder popular do Magano.

**Na foto acima, à direita, o ex-prefeito Silvino Andrade Duarte; abaixo, à esquerda, Edjenalva Amaral, vereador Sivaldo Albino e Ivo.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

FESTA BONITA EM CAETÉS

Domingo vai ter uma festa bonita em Caetés. A senhora Maria Basílio de Almeida vai comemorar com os filhos, netos, bisnetos, afilhados, amigos e amigas os seus 100 anos de idade. Ela nasceu no dia 1º de maio de 1911, no Sítio Riacho do Umbuzeiro, Caetés. Em 1950 casou com José Arcemínio de Almeida e teve quatro filhos: Aurino, Albertina, Armando e Arlinda. Estes lhe deram 13 netos. Dois deles – Raul e Raniere– morreram em acidentes de automóvel. Dona Maria soma também 11 bisnetos, sendo o mais velho deles Euclides José de Almeida Netto, de 17 anos. A mais nova é Isabela, que fez um ano.

No domingo, na Igreja Matriz de Caetés, será celebrada uma missa em ação de graças pelo centenário de Maria Basílio. À tarde, às 15h, a aniversariante, filhos e demais familiares receberão os convidados para um churrasco na Casa de Eventos do Município. Estarão presentes centenas de pessoas de Caetés, Paranatama, Capoeiras, Garanhuns e outros municípios do Agreste.

O repórter foi convidado para o evento por Aurino Duarte e se o bom Deus permitir estará presente para abraçar a ilustre senhora, seus filhos, netos, bisnetos, demais familiares e amigos. (Na foto Dona Maria com os filhos e uma das bisnetas, Ana Cecília).

CDL DÁ OPORTUNIDADE AOS JOVENS

A CDL está proporcionando uma excelente oportunidade para os jovens que não possuem experiência de trabalho. Visando capacitar e treinar os interessados para prepará-los com conhecimentos básicos na área de vendas e atendimento.
Os participantes terão, inclusive, orientação de uma psicóloga dando dicas de como enfrentar uma entrevista de emprego.
EXIGÊNCIAS
- Ser Maior de 18 anos
- Ter o ensino médio (Ou estar cursando)
- Entregar currículo na CDL para seleção até o dia 29 de Abril
O curso é gratuito, porém haverá uma taxa de matrícula de apenas R$ 15,00
As vagas são limitadas
Data: 2,4,6,9 e 11 de Maio
Hora: das 14h30 às 17h30. (Calvino Brasil)

ESCOLA TÉCNICA COM OPÇÃO DE CURSO NOTURNO


A Prefeitura de Garanhuns vai ampliar os cursos de Marcenaria e Estofados; Tornearia Mecânica e Serralharia Industrial, oferecidas pela Escola Técnica Municipal. A partir da segunda quinzena de maio, as aulas serão oferecidas também no turno da noite, das 19h às 21h30min. Os cursos têm duração de um ano.

A ampliação dos cursos surgiu da necessidade de atender aos estudantes e cidadãos que trabalham no comércio, e não tem tempo disponível nos turnos da manhã e da tarde. Quinze vagas estão sendo disponibilizadas para as três novas turmas. As inscrições estão abertas. Os interessados em participar dos cursos profissionalizantes devem procurar a Escola, localizada na rua da Palma, nº 350, Heliópolis - BR-423 - KM 94, das 8 às 13 horas.

“Para se inscrever é necessário ser maior de idade e ter no mínimo o nível Fundamental de Escolaridade, além disso, os inscritos passarão por um processo seletivo, através de provas teóricas”, explica o coordenador da Escola Técnica Municipal, Paulo Sérgio.

OUTROS CURSOS – A Escola Técnica Municipal de Garanhuns oferece ainda Curso Básico de Informática, com duração de um mês, oferecendo turmas das 8h às 10h e das 10h às 12h, durante a manhã, além das 14h às 16h e das 16h às 18h à tarde. A Prefeitura ainda disponibiliza o Curso de Desenvolvimento Profissional, iniciado este ano, e que funciona das 14 às 18h com duração de uma semana. Todos os alunos recebem certificados de conclusão ao término das atividades. Todos os cursos são gratuitos.

PT FORTALECE HUMBERTO

Jornalista e médico, petista desde a criação do partido, Humberto Costa (foto) foi deputado estadual, secretário na Prefeitura do Recife e no Governo de Pernambuco, deputado federal e Ministro na gestão de Lula. Nas disputas majoritárias, contudo, foi derrotado três vezes, até se eleger senador, em 2010. Neste momento, em alta, será conduzido com as bençãos de Dilma e certamente de Lula para a assumir a presidência nacional do PT, em razão de um problema de saúde de José Eduardo Dutra. Tudo indica que o pernambucano está tendo seu nome fortalecido para concorrer à sucessão de Eduardo Campos (PSB), em 2014. Como o governador dificilmente abrirá mão de um nome do próprio partido, poderemos ter daqui a três anos três projetos à esquerda: Fernando Bezerra Coelho, do Partido Socialista; Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa pelo Partido dos Trabalhadores. Mas até lá muita coisa ainda vai acontecer.

SUPREMO DEFINE QUE A VAGA É DA COLIGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 10 votos a 1, que a vaga dos suplentes, no caso de precisar assumir o mandato, é da coligação e não dos partidos. Com essa definição, haverá mudanças na composição das bancadas em várias casas legislativas do país. Em Pernambuco, os deputados Ciro Coelho, Manoel Ferreira, Oscar Barreto e Sebastião Rufino vão perder as vagas para Augusto César, Esmeraldo Santos, José Humberto e José Maurício.

MACUNAÍMA HOJE NO CENTRO CULTURAL

Nesta quinta-feira, dia 28 de abril, o Cine Theatro exibe o filme Macunaíma. A sessão gratuita acontece no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a partir das 19h30min. A iniciativa é da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, viabilizada pelo projeto Mais Cultura.
Macunaíma, interpretado pelo saudoso Grande Otelo, é um personagem negro nascido na selva, que se torna branco. Um preguiçoso que só começa a falar aos seis anos de idade. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Pervertido e mau caráter, Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois da longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva, onde desaparece. Um compêndio de mitos, lendas e da alma do brasileiro, a partir do clássico romance de Mário de Andrade.
O filme é uma comédia e permite muitas interpretações, com alusões ao desenvolvimentismo, ao tropicalismo, e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária – escrita na primeira metade do século 20, a qual se baseia na aparição de vários personagens do folclore brasileiro, tais como a Caipora.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

UMA MULHER SÁBIA

Garanhuns tem uma mulher sábia. Pode ter várias. Essa, no entanto, é particularmente inteligente, culta, possui bom senso e além do mais é extremamente humilde.

O nome dessa personagem exemplar, professora aposentada e escritora é Luzinette Laporte. Nos seus mais de 80 anos, permanece lúcida, tem fome de livros e de idéias.

Foi Secretaria de Educação do Município no distante Governo de Luiz Souto Dourado. Dirigiu a antiga Dere por sete anos. Ensinou no Santa Sofia e Diocesano durante décadas.

A professora Luzinette é católica praticante, tem uma profunda fé no Criador e expressa essa postura nos artigos publicados em jornais, nos seis livros publicados (alguns pela importante Editora Vozes) e nas conversas com os amigos.

Acredito que é uma das poucas pessoas de Garanhuns que já esteve na Inglaterra, na França, na Rússia, na Dinamarca e em vários outros países da Europa e das Américas. Não é por ter conhecido lugares civilizados que fala fluentemente quatro idiomas e ainda arranha o russo e o alemão.

Tenho a honra de ter sido seu aluno e de ser seu amigo. E sou gratificado regularmente com seus elogios ao meu trabalho. É fã do Correio Sete Colinas e é através do jornal impresso que me acompanha.

Confessou ter amado as Orações da Sexta-Feira e do Sábado, o texto Lição que se aprende em Casa e o conto Sinfonia das Palavras.

A aprovação da professora equivale pra mim a um Prêmio Literário. Mexe com a minha vaidade.

Não quero, porém, falar de mim mesmo e sim de Luzinette Laporte.

Com saudades da amiga bati esta semana à sua porta. Abraçamos-nos como duas pessoas que se gostam e se respeitam e conversamos durante mais de duas horas.

Ela toda satisfeita garantiu que minha voz melhorou muito, desde a última vez que nos vimos. Só que teve de me servir água natural pelo menos três vezes, pois quando forço muito a corda vocal que me restou vem uma tosse dolorosa.

Luzinette, com sua erudição, citou autores franceses, alemães, russos, brasileiros, deu uma verdadeira aula, como nos bons tempos do Colégio Diocesano.

Concordamos sobre a santidade de Buda, Cristo, Gandhi, São Francisco, Santa Joana Darc e Martin Luther King, o líder negro americano. Descobrimos também a admiração mútua por Nélson Mandela, o líder da África do Sul.

A professora recomendou a leitura de “Terra dos Homens”, de Antoine de Saint-Exupéry . Segunda ela é uma obra literária de rara beleza, capaz de nos abrir os olhos para muitos aspectos da vida. Para quem não está lembrado, Saint Exupéry é o autor de “O Pequeno Príncipe”, um dos livros mais lidos do mundo, e de “O Aviador”, que virou filme algum tempo atrás com Leonardo Decaprio no papel principal.

Luzinete ama Garanhuns. Acha a cidade linda, encantadora. E na conversa-aula que tivemos disse uma frase que ficou martelando os meus ouvidos: “Quem é sábio é humilde”.

Lembra o velho Sócrates, com seu preceito que gosto de repetir: “Só sei que nada sei”. Ele foi considerado o mais sábio dos homens em sua época e falou isso. E pensar que tem tanta besta por aí que não sabe nada e vive arrotando conhecimento.

Luzinette, para quem não conhece,  tem um quê de santa. Seus pais e seus irmãos também eram assim.

É tão bom saber que ainda existem pessoas assim no mundo. E está aqui, em Garanhuns, é um dos orgulhos de nossa cidade.

LIÇÕES DE CIDADANIA

O Colégio Santa Joana D´Arc não deixa passar uma data significativa da cidade ou do país em branco. Aniversário de Garanhuns, Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festas Juninas, Independência do Brasil, Dia da Criança, Natal e Ano Novo, tudo é lembrado e trabalhado pelos alunos com a orientação dos professores. É importante focar as datas simbólicas ou festivas, ligadas ao folclore, à tradição e a história da nação brasileira. Com essa preocupação, o Colégio da professora Maria Almeida educa e dá lições de cidadania.

O DILEMA DOS PREFEITOS

Estive conversando esta semana com Paulo Couto, presidente da seccional local da OAB, advogado da Câmara Municipal de Garanhuns e que presta assessoria a algumas prefeituras da Região, inclusive a de Capoeiras. Segundo ele a maioria dos 186 municípios do Estado não estão conseguindo obedecer à Lei de Responsabilidade Fiscal na questão das despesas com pessoal. A LRF permite que uma prefeitura gaste no máximo 54% com a folha de pagamento e possivelmente cerca de 100 municípios de Pernambuco estão ferindo este dispositivo. O problema atinge os gestores de Bom Conselho, Capoeiras, São Bento do Una, Paranatama, Angelim e quase todos do Agreste Meridional e de outras regiões. A Lei está errada? Não. Os prefeitos são todos irresponsáveis? Não. Pelo que entendi da explicação do advogado existe um problema de inadequação da LRF, pelos menos neste ponto. Tanto que existe em tramitação uma proposta no Congresso Nacional (numa evidência que o drama aflige municípios de todo País) retirando os gastos com Saúde e Educação dessa "despesa de pessoal" comprometedora  da vida dos gestores. Enquanto alguma coisa não é feita, a Lei vai sendo descumprida e os governantes vão sendo punidos.

Por que os municípios chegaram a essa situação? Pelo que estou informado, prefeitos como Marco Calado, Judith Alapenha, Dudu e padre Aldo Mariano já assumiram o poder com a folha de pessoal no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Atendendo as pressões naturais da população e dos aliados políticos fizeram contratos para empregar provisoriamente professores, merendeiras, motoristas, servidores da saúde e outros profissionais,  medida que acarreta impacto nas despesas de qualquer prefeitura. Além disso, vêm as vantagens adquiridas pelo servidor, como os quinquênios, gratificações por tempo de serviço diversas, professores que saltam de faixa salarial por melhor qualificação profissional e sobretudo o aumento do salário mínimo. Este, se representa pouco para o trabalhador, causa uma tremenda dor de cabeça em prefeito de cidade pequena. Recentemente, com o último reajuste, poucos municípios escaparam ao "crime" de desobedecer a LRF.

No próximo mês, provavelmente, algumas prefeituras, como é o caso de Capoeiras, vão ficar com sua situação ainda mais delicada. O piso nacional dos professores terá que ser atualizado e em muitos municípios os profissionais de educação, dependendo da qualificação, podem encostar em R$ 1.500,00 de salário mensal. É justo para quem está na sala de aula, porém deixa o prefeito numa enrascada. Se determinada cidade já está comprometendo em torno de 60% ou mais de suas receitas com pessoal, irá aumentar em mais alguns pontinhos esse índice, agravando o problema junto ao Tribunal de Contas, que exige o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Qual a saída do prefeito? Se o gestor resolve não dá o aumento dos professores (ou do mínimo), o Ministério Público vai entrar com os quatro pés contra ele, que não terá outra saída e terminará cumprindo a Lei por ordem judicial. Ao cumprir uma das leis - que reajusta o salário-mínimo ou do piso nacional do professor - o governante agrava o descumprimento com a Lei de Responsabilidade Fiscal e aí vem o Tribunal de Contas também com os quatro pés, aponta o crime daquele gestor, lhe tasca uma multa e ainda suja sua imagem no Estado com a publicação do seu "crime" nos jornais e sites da internet.

Coitadinhos dos prefeitos? Não. Os prefeitos não são pobres coitados, pessoas inocentes. Mas no pé em que as coisas estão, cada vez mais as pessoas direitas vão querer distância de política. Um cidadão decente, que entra na vida pública com o sonho de querer fazer alguma coisa pelo seu município, corre o risco de levar o nome de ladrão, ter os bens que conquistou através de anos de luta bloqueados e manchar a imagem na praça. Ao contrário, quem não tinha nada e enriqueceu na política, colocou tudo no nome de laranjas e faz de uma prefeitura um balcão de negócios, não tem nada a perder.

Tudo isso poderia mudar com uma reforma política, uma reforma tributária e um mínimo de vergonha dos que fazem o Congresso Nacional. Mas estamos no Brasil. E devemos continuar nessa situação ainda durante muito tempo, com um sistema cheio de erros que premia os corruptos e faz com que os justos terminem por repetir os versos de Chico Buarque: "Pai, afasta de mim este cálice". Foi o que fez o padre Carlos André quando resolveu sepultar seus sonhos políticos em Garanhuns.

GARANHUENSE É O NOVO REITOR DA UFPE

Conforme este blog e o Correio Sete Colinas "cantaram" em primeira mão e com exclusividade, o garanhuense Anísio Brasileiro (foto) venceu a eleição de reitor na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Depois de apurado o resultado de 85 urnas, o candidato da situação obteve 60.8% dos votos, contra 26.14% de Pierre Lucena e 9,97 de Gilson Edmar, os dois nomes da oposição. Descendente de duas tradicionais famílias de Garanhuns - os Dourado e os Brasileiro - Anísio nasceu e se criou na Suíça Pernambucana, estudou em escolas do município e se formou em Engenharia na capital pernambucana. É casado com a também garanhuense Socorro Valença, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (campus Recife). O professor, que atualmente é pró-reitor de Pesquisa e Graduação, vai substituir na direção da Universidade o colega Amaro Lins, de quem teve o apoio durante a campanha vitoriosa. Tanto Anísio quanto Socorro foram alunos do Colégio Diocesano.

INTERNAUTA CULPA POLÍTICOS POR FALTA DE INDÚSTRIAS EM GARANHUNS

Mais da metade dos internautas - 55% - que participaram da última enquete deste blog, culparam os políticos pela falta de instalação de indústrias em Garanhuns. Das 197  pessoas que votaram 110 ficaram com esta alternativa, enquanto 18% optaram por responsabilizar o Governo do Estado, considerando que este privilegia Caruaru na hora dos empreendimentos. Para 11% o município é que não tem vocação industrial e 7% relacionam o problema a falta de mão-de-obra qualificada na cidade.

UPE E PREFEITURA SE UNEM PELA SAÚDE

A Prefeitura de Garanhuns, através do Programa de Educação em Saúde, reativou neste mês de abril, o Núcleo Acadêmico de Educação em Saúde da Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Garanhuns. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UPE, com o objetivo de realizar ações preventivas por meio de atividades lúdicas, palestras, vídeo-debate, teatro de bonecos, entre outras atividades.

O Núcleo é composto por alunos do curso de Licenciatura em Biologia, sob a coordenação do professor da universidade, Petrúcio Morais, e sob a supervisão do coordenador de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Eliel Duarte. Os alunos e toda a equipe do Núcleo, orientados por profissionais da Secretaria de Saúde, deram início aos trabalhos no último dia 13 de abril, através de atividades de prevenção a esquistossomose, a popular doença do caramujo.

A ação se deu nas Escolas Municipais Abdias Branco,Monsenhor Callou e José Ferreira Sobrinho, todas localizadas no distrito de São Pedro. Os alunos da Escola Municipal Oscar Francisco da Silva, no Sítio Cachoeirinha dos Franciscos; Abílio Camilo Valença e José Francisco de Barros, ambas localizadas no Sítio Papa-terra, também foram beneficiadas com a iniciativa conjunta.

O objetivo da ação é incentivar professores e alunos a trabalhar com saúde pública, além de orientar a comunidade a realizar os exames parasitológicos.

A Secretaria de Saúde , além de capacitar a equipe, também  oferece todo material educativo para a execução dos trabalhos. A prioridade é atender as comunidades da área rural, pontos em que a esquistossomose é mais comum, devido à precariedade do local, e já que a doença é característica da água doce de rios, lagos e barreiros.

terça-feira, 26 de abril de 2011

THOR ESTREIA NO ELDORADO

O Cine Eldorado Garanhuns estreia na próxima sexta-feira, dia 29, o filme "Thor, O Deus do Trovão", baseado no personagem de história em quadrinhos. A sinopse dessa super produção: Após se desentender com Odin (Anthony Hopkins), Thor (Chris Hemsworth) é enviado para a Terra. Desmemoriado, ele leva uma vida como se fosse um homem comum. Logo ele conhece Jane Foster (Natalie Portman), por quem se apaixona. Só que a morte de Odin faz com que o reino de Asgard fique nas mãos de Loki (Tom Hiddleston), o irmão de Thor. Querendo eliminar o irmão, uma ameaça constante ao seu poder, Loki elabora um plano para atacá-lo na Terra.

PREFEITO RECEBE DIRIGENTES DO SETE

O prefeito Luiz Carlos recebeu em audiência, esta semana, os dirigentes do Sete de Setembro Esporte Clube. Na oportunidade, o líder político e os esportistas discutiram o projeto do clube garanhuense para participar do Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão e a parceria a ser firmada com o Poder Público.

O presidente do Sete, Givaldo Calado, disse que os dirigentes ficaram satisfeitos com a conversa e vão esperar uma posição definitiva de Luiz Carlos para saber o apoio que será dado ao tradicional clube da cidade.

Estavam presentes no encontro do Palácio Celso Galvão, além dos dirigentes do Município e do Clube, o vereador Marcelo Marçal e os demais componentes da diretoria do alviverde: Nilton Ayres, Juscelino Ayres e Samuel Guedes.

A DEFESA DA PAZ

Está havendo um erro de interpretação na matéria sobre o incidente ocorrido em Caetés. Em nenhum momento eu fiz crítica à Polícia Militar. Pelo contrário, meu interesse foi defender a Corporação que a meu ver foi desacatada. Se os fatos não aconteceram como escrevi não posso ter certeza. A notícia me foi dada por uma pessoa que mora em Garanhuns, porém tem suas origens em Caetés, e tem o sobrenome da família Sampaio. Estava presente também um vice-prefeito da região e mais pelo menos quatro pessoas. Todos comentaram o episódio como o fiz: lamentando e solidários aos policiais. Não há também nenhuma intenção de denegrir a cidade, até porque em qualquer lugar pode acontecer um ato de violência. Quanto à referência ao prefeito,  existe praticamente um consenso de que a Autoridade do Executivo deve ser exercida em plenitude, de modo a dar o bom exemplo e transmitir segurança à sociedade. Tantos os líderes políticos quanto a Imprensa, acredito, devem se posicionar a favor da paz.

FEIRA MUDA DE LUGAR

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comunica que a Feirinha do Programa Empreender Comunidade, realizada aos finais de semana na praça Souto Filho, a popular Praça da Fonte Luminosa, foi transferida para a avenida Rui Barbosa, nas proximidades do Relógio de Flores. A Feira acontece aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas.
Durante a Feirinha são comercializados produtos e peças fabricados pelas Comunidades beneficiadas pelo Programa Empreender Comunidade, tais como: doces caseiros, geléias, licores, peças de roupas e broches em crochê e tricô, fuxico, conjuntos de pano para cozinha e banheiro, pintura em tecidos, sabão, vassouras, artesanato, além de orquídeas.

BAIXARIA GLOBAL

Tem uma novela da TV Globo, me parece no horário das 19h, em que dois personagens conversam sobre os seus órgãos sexuais como se estivessem tratando de pessoas. Não tive a oportunidade de ver ainda uma dessas cenas, contudo fui informado que é "Joãozinho pra lá", "Carlotinha pra cá", num tremendo mau gosto do autor que faz a sua apelação num horário totalmente inapropriado. Ora, crianças de 8 a 14 anos ao assistirem isso vão pensar o quê?. Se entenderem estão diante da banalização do sexo e caso contrário talvez seja pior ainda. Emissoras de Rádio e TV são uma concessão do Poder Público e deviam ser utilizadas para proporcionar uma diversão sadia e também educação. Na maioria da vezes, porém, são instrumentos de grosserias. Não que o sexo seja uma coisa suja e em si constitua baixaria, é o contexto em que está sendo colocado.

AESGA INSCREVE PARA PÓS-GRADUAÇÃO

A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) amplia ainda mais o leque de cursos oferecidos pela Instituição e realiza, até o dia 6 de maio, as inscrições para os cursos de Pós-graduação em Gestão Pública, Gestão de Negócios e Pessoas e Direito Penal e Processo Penal.
           
O valor das inscrições é de R$ 75,00 (setenta e cinca reais), e estão sendo realizadas na sede da Autarquia, localizada à Avenida Caruaru, 508, bairro São José, no horário das 8h30min às 13h30min e das 17 às 21 horas.

De acordo com informações da coordenadora de Pós-graduação e Extensão Universitária da AESGA, professora Virgínia Spinassé (foto), 50 vagas estão disponíveis para cada curso. As aulas têm início dia 3 de junho. 

Mais informações através do site www.aesga.edu.br ou do telefone (87) 3761-1596/Ramal 205.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FREUD EXPLICA

Estava conversando com uma amiga hoje, professora e psicanalista, e trocamos algumas ideias sobre como as pessoas andam frustradas, carregando malas de ódio e se corroendo de inveja. A gente vê isso na vizinhança, nas ruas, nas páginas da internet. O exemplo de Buda, de Gandhi, de São Francisco, de Cristo, de Joana Darc, parece não servir para nada. Ninguém parece feliz por ser do bem. E embora tenham dito a mais de dois mil anos atrás: "Quem não tiver pecado atire a primeira pedra",  só nos deparamos com pessoas criticando, ferindo, caluniando. Como não conseguem um bom orgasmo em casa, gozam com a miséria e as dores do mundo e tentam atirar no precipício quem ainda está de pé. Aqui, deste posto de observação, fico estarrecido: na opinião deles ninguém presta. Investem contra o blogueiro, os parlamentares, os prefeitos, os padres, os professores, os poetas, as mulheres... Não se atiram pedras somente contra os políticos e os profissionais de imprensa. Você meu caro leitor,  que tem a mente sã, imagine os impropérios dirigidos neste blog contra Roberto Almeida, Ronaldo César, Marcelo Jorge, Luiz Carlos, Izaías Régis, Zé da Luz, Sivaldo Albino, Monsenhor Geraldo, Dom Fernando Guimarães... A lista é extensa. Dá para acreditar que alguém escreveu para agredir verbalmente o professor Carlos Janduy, só porque em seu texto o profissional elogia o Colégio Diocesano e seu diretor? É possível uma pessoa ter a ousadia de usar meu blog para tentar denegrir o nome de Eliane Simões, Maria Almeida ou Kitty Lopes? Não contem comigo para trair os amigos, direcionar meu trabalho para o mal. Sou jornalista não agente do antigo SNI, da CIA, KGB ou de qualquer serviço secreto em busca de criminosos de verdade ou forjados.
Acho que a psicanálise explica esses comportamentos, que levados às últimas consequências resultam até mesmo na matança de crianças dentro das escolas: São pessoas que queriam poder e não têm, gostariam de acumular muito dinheiro e sobrevivem miseravelmente, às vezes na base da picaretagem, queriam conquistar todas as mulheres e nem conseguem dar o devido valor à namorada, companheira ou esposa. Estão carentes de amor, de status e de uma boa trepada. E não conseguem nada disso.

PADRE MARCELO E A POLÍTICA

O padre Marcelo Protásio (foto), que está na paróquia de Quipapá, conquistou a população daquele município. Tanto que muitos na cidade estão querendo a candidatura do religioso à prefeitura. Não se sabe ainda se o sacerdote gosta de política, contudo os comentários são de que até o atual prefeito pode apoiá-lo se Marcelo topar a parada. A orientação do bispo da Diocese, Dom Fernando Guimarães, é que seus subordinados não se envolvam em atividades políticas. Ele segue a velha cartilha que prega "lugar de padre é na Igreja".

BANHO DE LOJA

Recentemente postamos aqui um post sobre a carta de Rossini Moura a Humberto de Moraes. Na hipotética mensagem a Betinho, que “está no céu”, um dos pontos abordados pelo radialista foi a sujeira da cidade, tanto no centro quanto na periferia. O recado parece ter mexido com os brios dos que fazem a Secretaria de Obras do Município, que acaba de anunciar uma operação intitulada “Garanhuns Limpa”. Vai começar pela Brasília e São José, mas a meta é chegar aos diversos bairros. Os serviços incluem capinação, limpeza do meio fio, retirada de lixo e entulhos, reposição de calçamento e do asfalto. A cidade realmente está merecendo um “banho de loja”.

FORA DE CONTROLE

A situação em Caetés já está fugindo do controle, na área de segurança pública. Dias atrás, houve uma confusão na cidade e dois policiais militares foram agredidos.  Só com o reforço da Rocam e mais PMs de Garanhuns  os valentões puderam ser controlados. Já está comprovado que nos municípios onde o prefeito tem pouca autoridade, populares sentem-se à vontade para bagunçar. Nem o Recife escapa a essa realidade. João da Costa, depois de ser achincalhado por conta de sua viagem à Europa, voltou, foi supervisionar a situação da cidade e um advogado lhe passou um pito no meio da rua. Ficaram o governante da capital do Estado e o profissional da área jurídica batendo boca na avenida. Uma vergonha.

UM DOCUMENTÁRIO SOBRE DOMINGUINHOS

Dominguinhos, que foi pauta dos principais veículos de comunicação do Brasil, quando fez 70 anos, será tema de um documentário, dirigido por Felipe Briso. O filme deve ser lançado ainda este ano e incluirá gravações do  cantor e sanfoneiro em passagens por Garanhuns, Caruaru, Nilópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Devem participar da produção artistas que tiveram importante papel na carreira do garanhuense, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, João Donato e Hermeto Pascoal. (Fonte: Amannda Oliveira, do Blog Falando Francamente).

VÍDEO MOSTRA TUDO DO SHOPPING GARANHUNS

O publicitário Marcelo Jorge produziu um excelente vídeo a respeito do empreendimento Shopping Center Garanhuns. Com boas imagens, o material sintetiza toda a luta de empresários locais e de outras regiões do país para viabilizar a construção do moderno Centro Comercial no município. Relembramos o lançamento oficial, o ano passado, na AGA, e chegamos até os dias atuais, com o anúncio das lojas que farão parte do complexo. Quando termina ficamos com aquela sensação de querer mais e de desejar estar presentes na festa da inauguração. Que venha o Shopping em 2012, trazendo empregos, lazer e desenvolvimento. É o que se espera.

Assista também o vídeo do Histórico do Shopping clicando neste endereço:  http://www.youtube.com/watch?v=CRBQhC5u364

domingo, 24 de abril de 2011

MENDONÇA SERÁ SEPULTADO EM BELO JARDIM

O sonho do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra (DEM) era encerrar sua carreira política como prefeito de Belo Jardim, sua terra natal. O pai do ex-governador Mendonça Filho se preparava para disputar a eleição de 2012. Por conta desse projeto, entrou até em atrito com João Mendonça, seu sobrinho, a quem projetou politicamente, mas que também demonstrava desejo de retornar ao Executivo belojardinense. O destino resolveu a questão. Mendonção, como era conhecido pelo seu estilo afirmativo, morreu hoje à tarde em São Paulo, com infecção generalizada e Pernambuco perdeu um dos parlamentares mais influentes dos últimos 30 ou 40 anos. Além de ter exercido vários mandatos em Brasília, Mendonça foi o principal articulador da aliança PFL/PMDB, que levou Jarbas Vasconcelos a governar Pernambuco durante oito anos.

O corpo do ex-deputado será velado nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, porém o sepultamento será mesmo em Belo Jardim, na terça-feira. Assim que tomou conhecimento da morte do político oposicionista, o governador Eduardo Campos decretou luto oficial no Estado por três dias. (Fotos: 1) José Mendonça Bezerra; 2) Uma das principais praças do centro de Belo Jardim).

SPORT E SANTA PARTEM NA FRENTE

O Sport cambaleou durante todo o Campeonato Pernambucano e jogou uma grande partida, neste domingo, quando venceu o Náutico, com justiça, pelo placar de 3 x 1. O Timbu, agora, só vai para a final se vencer a próxima partida, nos Aflitos, por dois gols de diferença. O Santa Cruz foi a Caruaru e  trouxe uma vitória diante do Porto por 2 x 1. O tricolor joga daqui a uma semana no Arruda e está com a "faca e o queijo" para disputar a final. Os rubronegros estão encostando no Hexa.

O DIA DO LIVRO

A TV Globo exibiu ontem à noite uma bela reportagem sobre o Dia do Livro. Mostrou que apesar da televisão, do rádio, do DVD, da internet e toda parafernália eletrônica o livro continua indispensável. Outro dia citei aqui a  autobiografia de Li Cunxin, um chinês que saiu da pobreza do seu país e se tornou um bailarino de renome internacional. Nenhuma reportagem de TV, nem mesmo uma boa produção cinematográfica irá substituir o que foi escrito pelo asiático, hoje ocidentalizado. Nunca nenhum diretor conseguiu transportar o talento de Machado de Assis para a telinha ou para a tela grande. Nenhum dos grandes romances do russo Dostoiévski rendeu uma obra prima no cinema. E além da Literatura, temos os livros de História, Religião, Filosofia, Sociologia, Matemática, Geografia e Ciências em geral. Livros alimentam o espírito, a inteligência, afastam os homens da bárbarie, erradicam a ignorância e a miséria intelectual. Infelizmente, no Brasil temos menos bibliotecas, menos livrarias e menos leitores do que na Europa, nos Estados Unidos e perdemos até para alguns países da América Latina. Essa é uma das razões de nosso atraso em muitas áreas. Monteiro Lobato (na foto com o personagem Emília), o imortal escritor brasileiro, escreveu muito tempo atrás que um país se faz com "homens e livros". Esta frase continua atual, os seres racionais continuam precisando da boa leitura, sem ela se nivelam aos brutos, aos animais, aos pré-históricos. Quem despreza um bom livro é antes de tudo um homem (ou mulher) incompleto (a). Sabe menos e às vezes imagina saber mais. Parafraseando Lobato: Uma nação se constrói com homens e ideias. E essas estão sobretudo nos livros.

O HEXA AMEAÇADO

O Náutico e o Santa Cruz fizeram as melhores campanhas do Campeonato Pernambucano de 2011. O tricolor do Arruda liderou quase toda a competição, venceu o penta campeão Sport duas vezes e só na última rodada foi ultrapassado pelo Timbu. O time dos Aflitos ficou 10 pontos à frente dos rubronegros na primeira fase. Mesmo com essa retrospectiva, o título pode ficar com o Leão da Ilha pois a vantagem dos rivais, a partir de hoje, é praticamente nenhuma. O Sport, que não ganhou nenhum clássico este ano, terá apenas que vencer o Náutico e o Santa uma vez, empatar as outras partidas e chegará ao sonhado hexa campeonato, que então deixará de ser luxo.

COMPANHIA DO CALYPSO EM GARANHUNS

Em comemoração ao Dia do Trabalho, comemorado no primeiro de maio, a Prefeitura de Garanhuns, promoverá no próximo sábado, dia 30 de abril, mais uma edição da Festa do Trabalhador. A Festividade terá início às 21 horas na Esplanada Cultural Guadalajara.

A dupla Ailton e Zezinho de Garanhuns abre o Evento; seguido por Djair e Banda, que na oportunidade fará a gravação do seu primeiro DVD. Para fechar com chave de ouro, o grupo paraense Companhia do Calypso encerra a noite apresentando ritmos dançantes com letras de músicas já conhecidas pelo público. Na ocasião, o grupo também fará a gravação de mais um DVD.

Uma grande estrutura de som, palco, iluminação, bem como segurança através das Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, está sendo preparada. A meta é garantir a animação do trabalhador de Garanhuns, com a máxima segurança.

sábado, 23 de abril de 2011

MULHERES VÍTIMAS DA INTERNET

 A internet oferece um mundo de possibilidades. Literatura, Cinema, Música, Pintura, Escultura, Teatro, Política, Fiolosofia, Ciências Humanas e Exatas... Tem de tudo na Rede. Infelizmente o formidável instrumento serve de abrigo também a frustrados e seus comentários anonimamente ridículos, cheios de agressões à gramática, aos jornalistas, publicitários, políticos e religiosos, incluindo o papa.

As mulheres, então, são vítimas preferenciais dos insanos. Artistas e personalidades que se tornaram públicas, como Sandy, Fernanda Souza, Fani Pacheco, Cláudia Leite e por último Geisy Arruda já foram parar em sites nacionais ou estrangeiros como prostitutas ou transexuais.

Geisy, a mais nova vítima do mau caratismo na internet vai acionar o advogado e tentar processar um site espanhol por danos morais.

A garota, que ficou famosa quando estudantes começaram a agredi-la por conta de uma roupa curta, ficou irritadíssima ao ser considerada transexual. “Sou muito mulher”, garantiu pelo twitter.

(Na foto acima a cantora Cláudia Leite, abaixo Geisy Arruda e Sandy. As três foram apontadas como prostitutas e até transexuais, em sites do Brasil e do Exterior).


É PÁSCOA

É Páscoa!
Tempo de conversão,
Espaço para a reconciliação,
Momento de harmonia,
Partilha e acolhida.

É Páscoa!
Tempo de passagem para uma nova vida,
Renascendo para o novo e o belo.

É Páscoa!
Momento propício para ressurgir,
Renovar as esperanças,
Espalhar novidades, contar maravilhas,
Anunciar com o coração que a vida triunfou,
Jesus ressuscitou!

Páscoa!
É tempo de paz,
Tempo de liberdade,
Fruto do amor e do perdão.

Feliz Páscoa! (Autor desconhecido).

*FOTO: Capela do Santíssimo Sacramento do Colégio Diocesano.

 (Mensagem do Colégio Diocesano de Garanhuns)