PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O RESPEITO AO LEITOR

Como jornalista tenho o maior respeito ao leitor. Principalmente no blog, que permite uma interação permanente com quem nos visita. Difícil é controlar 30, 40 e até 50 comentários por dia quando chegam textos de todo tipo. E a grande maioria prefere o anonimato numa covardia que nem Freud explica. Filtrar os anônimos ou os que usam pseudônimos não é tarefa muito fácil. Mas o pior é censurar, deletar, tenho horror a isso. Acho que todos têm direito a se expressar e às vezes se justifica o temor de mostrar a cara. Tento evitar as ofensas. Nem sempre consigo. Os comentários de Einstein, porta voz anônimo de Zé da Luz sempre são publicados. O ex-prefeito, para não valorizar demais o blog, em vez de contratar uma Assessoria de Imprensa (como fez o Dom Moura) e fazer a sua defesa abertamente, preferiu usar desse expediente sujeito a críticas. Para ser o mais democrático possível, contudo, e não ser acusado - como já sou - de estar ao lado de A ou de B, deixo à vontade o cientista e outros que usam nomes fictícios para expressarem as suas opiniões. O Einstein, num dos seus últimos longos comentários, usou palavras que ofenderam o leitor Álvaro Galileu. Este sempre escreve com seriedade e sem ofensas, apenas critica politicamente o ex-prefeito Zé da Luz, como outros fazem. Álvaro não gostou e tem razão, parece ter ficado até um pouco magoado com o blogueiro, por ter permitido as ironias do cientista. Peço desculpas amigo, mas veja que a minha tarefa é das mais difíceis. Eu escrevo um texto e quando ele tem repercussão tenho de administrar dezenas de opiniões diversas. Cortar não é muito agradável, pois na minha cabeça lembra a censura dos tempos de Médici e Geisel. Claro, tem coisas sem nenhum sentido, agressões gratuitas, contra minha pessoa e meus parceiros leitores. Lamento esta situação. Quero dizer ao Galileu que tenho o maior respeito por suas opiniões e o da maioria dos leitores e não compartilho das ofensas que lhe foram dirigidas. Tanto você como o José Fernandes Costa, que vez por outra também aqui está levando uma "lapada", certamente têm a consciência tranquila e argumentos para responder qualquer ataque. Eu mesmo quando o Einstein veio depreciar este espaço, chamando de bloquinho, exigi respeito, pois mesmo sendo ele uma pessoa que não mostra a cara é acolhido como leitor e cidadão. E graças a Deus nunca mais ele veio depreciar o meu trabalho. Trabalho com seriedade e respeito e ficaria muito feliz se cada um pensasse dessa maneira. Como diz o velho ditado, porém, "cada cabeça é um mundo"... Nem por isso desisto de elevar o nível do debate e de lutar por maior civilidade entre as pessoas. Quem não quiser elevar o nível, que fique na sarjeta. Importante é saber que estamos acima das pessoas que pensam pequeno ou defendem interesses obscuros.

P.S. - Tem gente que manda comentário esculhambando com o blogueiro, chama o deputado, o prefeito ou ex-prefeito de ladrão, acusa até o padre ou o bispo de falcatruas, não tem coragem nem de botar o nome e ainda quer que a gente publique. Uma coisa é democracia, outra bem diferente é querer fazer os outros de otário. Quem quiser extravasar seus complexos crie um blog qualquer, que o objetivo deste  nosso espaço é passar informação e promover uma discussão civilizada.

12 comentários:

  1. Garanhuns em dores de parto!12 de abril de 2011 às 10:40

    EU CONCORDO COM VC ROBERTO, VAMOS USAR O BLOG COM RESPONSÁBILIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Ja´falei em outro comentário sobre o anonimato.
    Vivemos em uma falsa democracia, e as perseguições hoje não são mais politicas e sim pessoais...
    Existem muitas opiniões anôninas que devem ser postadas sim, pois, nosso Jornalista Roberto Almaeida, é muito correto e sabe seleciona-las, é claro que toda matéria tem reações positivas e negativas, e as pessoais que praticam politica ou se expõem ao publico ao exegerem cargos sejam de associações privadas ou politicas, estarão sujeitas a criticas e elogios.
    Portanto que o anônimato julgue e expressem suas opinões, os atingidos que se defendam, afinal a tribuna nos blogs é livre.
    Parabéns, mais uma vez por este espaço que deve continua da mesma forma,pois os numeros de acesso comfirmam, este blog está no caminho certo...

    ResponderExcluir
  3. O Jornalista Roberto Almeida faz uma sujestão ao Ze da Luz para contratar uma açessoria como fez o HRDM. surjiro que seja o mesmo açessor do Dom Moura. Quem defende e elojia uma diretora que foi condenada a devolver 300 mil reais e pegou um gamcho de 3 anos sem poder trabalhar em repartição publica, pode muito bem defender um ficha suja.

    ResponderExcluir
  4. Caro Roberto Almeida, desde já agradeço a atenção dado ao meu comentário e faço minhas as suas palavras, principalmente no que toca a censura, mas como somos pobres mortais, as vezes certas coisas nos tiram do serio, acredito que cada um defenda o que acha melhor e ao mesmo tempo esteja apto a receber criticas, claro que esperamos que tudo isso numa linha ética, pois quando entro numa discursão faço o possível para prevalecer o meu ponto de vista, mas sempre respeitando o pensamento contrario e sem sair do foco. Então como já havia dito anteriormente, apreciou suas matérias por serem atuais, de interesse publico e muito bem escritas e vamos deixar que alguns pseudoanônimos continuem com sua falta de ética, pois com certeza isso se reflete no entendimento que os demais faram ao lerem e com mais certeza ainda na hora fazer um juízo de credibilidade sobre o que o pseudoanônimo escreveu.

    Alvaro Galileu

    ResponderExcluir
  5. NÃO entendo essa de "falsa democracia". Até onde alcanço, o país vive uma democracia. Os três poderes da República funcionam livremente. A imprensa diz o que bem quer. Exemplo: se alguém se sentir atingido neste blog, seja por um anônimo ou por alguém com RG, NÃO pode usar um general ou um policial qualquer e mandar um recado para o Roberto, dizendo que ele pare de publicar essas coisas levianas que muitos escrevem aqui. O ofendido terá de recorrer ao Judiciário. E só uma decisão judicial determinaria que o blog do Roberto não mais publicasse desaforos de anônimos. – As pessoas que falam em falsa democracia, estão confundindo lei do gatilho com falta de democracia. Lei do gatilho é o que ocorreu sábado último com o jornalista Luciano Pedrosa, de Vitória de Santo Antão. E tem acontecido a muitos outros jornalistas e advogados, no exercício de suas profissões. – Isso NÃO é falta de democracia. É ranço e atraso do “coronelismo”, que julga ser dono da opinião alheia. E julgam esses coronéis de pés-de-pau, que meia pataca pode tudo. – Como existem pistoleiros de aluguel, às pampas, os covardes aprendizes de coronel, podem quase tudo. – ENTENDO MUITO BEM a situação do Roberto, quanto aos anônimos. – E CONCORDO com as palavras do Álvaro./.

    ResponderExcluir
  6. Não poderia deixar de comentar sobre o assunto abordado, até porque uso desse artifício do anonimato, antes de esplicar o meu lado e o porque de usar o anonimato, quero parabenizar e agradecer a você, Roberto Almeida, pelo carinho e o respeito com que trata a todos nós leitores e comentaristas das matérias postadas. Anônimos ou não, somos todos tratados por igual, digo isso porque sempre faço comentários e não me identifico, e só uma vez o meu comentário não foi públicado, nem só por isso fiquei com raiva, realmente eu tinha extrapolado. O meu objetivo não é prejudicar ou atrapalhar um meio e uma pessoa que está nos dando uma oportunidade de expor nossas opinões e prestando um serviço a comunidade, a respeito de determindos assuntos relevantes de interece comun. Gostária muinto de poder colocar meu nome, endereço, telefone, e falar na cara, principalmente desses politicos e apadrinhados dos politicos que vivem ocupando as repartições públicas, agindo como se fosse os legitimos donos, madando e desmandado, se pelo menos melhorasse as áreas pelas quais estão respondendo, até era aceitável, mas não, usam para fazer nepotismo, colocar os afilhados, usar a repatição pública em benefico próprio, usar os carros oficiais prá resolver seus problemas particular, verbas públicas, instalações e até os funcionários passam a ser subseviente desses "privilegiados" , que poderia está prestando serviço ao povo. É por isso que, quem está, briga pra não sair, e quem não está, briga pra entrar. Então, você que é um funcionário público, assalariado, que trabalha de dia pra comer a noite, se quer tem dinheiro pra dá uma vida digna pra sua família, quanto mais pra pagar advogado e seguraça pra lhe defender. Vai se idenficar! se não morrer é transferido pra Cabrobó, aí vem seu fulo que antes estava no anonimato e foi descoberto por causa do serviço, nos chamar de corvades, não é covardia, é questão de sobreviver, se não fosse o anonimato muitas falcatruas não viria a tona, fala-se poque se vé, e onde há fumaça, há fogo, nesse país, quem deveria acompanhar e fiscalizar as verbas e as ações dos gestores, nõa o faz, só faz quando há uma denuncia, e mesmo assim o denunciante com um monte de provas, ainda o chamam de mentiroso em todos os meios de comunicação. No meu caso e de muitos homens e mulheres de bem, que se indgnam e não aceitam, porque é o meu dinheiro, o seu dinheiro que é pago em forma de impostos que eles estão tirando, da segurança pública, da saúde, do saniamento básico, da educação. Agindo no anonimato não é o ideal, mas pelo menos é uma dica para os orgãos que tem a função de fiscalizar e também uma forma de intimidar, pra que parem, porque tem alguem de olho. Desde que as denuncias ou os comentários anonimos não sejam levianos, no meu modesto ponto de vista, será válido, aí fica por conta da consciência de cada um.

    ResponderExcluir
  7. Roberto Almeida, há um enorme exagero em "tachar", "estigmatizar", o anônimo de covarde, afinal você, com sua experiência, acha que posso criticar a administração de Padre Aldo, sendo funcionário público e sobreviver? É uma das administrações que mais persegue, tem secretários carregados de ódio, que a tudo praticam para agradar o chefe.Procura saber da vida de 135 servidores públicos, reintegrados por decisão judicial, através da luta do nosso vereador FERA, são relegados e maltratados na administração do Padre. Se pronuncia e diz se é covardia?

    ResponderExcluir
  8. Como o assunto em questão é o respeito ao falta do mesmo, vou aproveitar o espaço e dizer o que é uma falta de respeito; é o preço da gasolina em Garanhuns, por um passe de magica todos os postos no mesmo momento reajustaram o preço que agora esta entre R$ 2,71 a 2,75, com essa margem vemos que a concorrencia é "grande". E a Presidente Dilma em sua viagem a China disse que esta fazendo o possivel para segura o preço, mas se depender dos donos de posto de Garanhuns ela já perdeu essa briga.

    Eduardo do Vale

    ResponderExcluir
  9. COM REFERÊNCIA A FALSA DEMOCRACIA,UNS ACHAM QUE VIVEMOS EM UMA PLENA DEMOCRACIA OUTROS NÃO...
    portanto, O DIREITO DE SE EXPRESSAR É CLARO QUE FOI UMA CONQUISTA DO POVO, PORÉM EXISTEM POLITICOS QUE CRITICAVAM A COMPRA DO VOTO, E HOJE ESTÃO NO PODER A CUSTA DA MISÉRIA E DENSIMFORMAÇÃO DO POVO CARENTE,SR José Fernandes isto é uma falsa democracia!
    Acho que o anônimo foi claro em criticas e elogios, e devemos acatar a sua indignação com
    o sistema podre que imperar em nosso País.
    Porque criaram o disque denúncia (anônimo)
    Os chefes politicos perseguem mesmo (então anônimato neles)
    Parabéns nobre jornalista por esta tribuna livre!

    ResponderExcluir
  10. Se é falta de respeito o preço da gasolina ser R$2,75 em garanhuns, o que dizer de R$2,99 em Petrolina?

    ResponderExcluir
  11. Mais uma vez, prefiro o comentário dos anônimos do que o do Sr. Ccsta. O Roberto Almeida é blogueiro há muito tempo e sabe que os anônimos são os "ossos do ofício". Para quem não quer anônimos, que são os blogueiros verdadeiramente medrosos, pois tem medo de ideias, mesmo corretas, mas não tem RG e CPF, o Roberto sabe que há uma solução muito simples, que adotamos aqui no Blog da CIT, por muito tempo, e foi criticada (pois era do interesse dos que o fizeram), que era não permitir comentários. Ou não permitir os anônimos.

    Hoje nosso blog é aberto a comentários mesmo anônimos e temos nosso conselho de publicação. Igual ao Roberto, nem todos são publicados, mas não porque são anônimos, e sim porque não valem um "derréis de mel coado".

    Leiam a sensatez, em comparação com os identificados, do anônimo acima que não posso deixar de citar: "Então, você que é um funcionário público, assalariado, que trabalha de dia pra comer a noite, se quer tem dinheiro pra dá uma vida digna pra sua família, quanto mais pra pagar advogado e seguraça pra lhe defender."

    Enquanto isto o Sr. Ccsta manda procurar o Judiciário, no Brasil, "o pai e a mãe da demora", para tolher um legítimo direito anônimo de expressão, pelo menos em países, que prezam a verdadeira democracia. Penso que já está chegando a hora de propor uma emenda constitucional para acabar do vez por todas o artigo polêmico de nossa Constituição que proíbe o anonimato. Num plebiscito os anônimos também votam, vamos ver quem ganha.

    Por enquanto ficam alguns tentando se aproveitar desta proibição, para evitar que as verdades inconvenientes não possa serem ditas, a não ser por aqueles que se identificam para mostrar sua coragem e "macheza" de falar de peito aberto, como se suas ideias fossem melhor do que a dos que não se identificam. Quantas boas ideias teríamos perdido para o Sr. Ccsta.

    Roberto, mesmo não sendo uma anônima, peço que filtre os comentários, mas continue dando vez aos bons anônimos. Para mim o Sr. Álvaro Galileu é um anônimo, pois não o conheço, e mesmo quem o conhece, como poderia garantir que é mesmo o Álvaro Galileu? E a minha adversária política Telma? Só ficarei irritada se souber que ela é mais magra do que eu. E o Einstein, que o Roberto diz ser um enviado do Zé da Luz, poderia importar ao Zezinho de Caetés que é daquelas bandas, a mim ele só faz elogiar quando diz que sou a intelectual do alho e óleo. Enquanto for isso, pode deixar passar todos os seus comentários, a não ser que ele me chame de gorda, ai sim, censura nele.

    Quanto ao Sr. Ccsta, não sei porque ele não desentortou ainda as ideias quanto ao tema. Aliás, penso que ele merece as "lapadas" que vem levando. Bem feito.

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  12. A Lucinha Peixoto bota pra derreter no boçal do Zé Fernandes quase que na mesma proporção que o Altamir Pinheiro bota no Einstein. Como diz o Chumbo Grosso: "Einstein comigo mastiga brita e o suco dele é piche."

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA