Festival Viva Dominguinhos

Festival Viva Dominguinhos
A valorização da música regional

terça-feira, 30 de novembro de 2010

AMUPE PROMOVE ENCONTRO DE PREFEITOS

Recife não está dentre as cidades que detêm a riqueza do país

A Associação Municipalista de Pernambuco, AMUPE, promoveu um seminário, neste terça-feira,  em Lajedo, para discutir assuntos de interesse das cidades pernambucanas. Estiveram presentes os prefeitos Antônio João Dourado, anfitrião do encontro e presidente da entidade da classe; Eudson Catão, presidente da CODEAM e prefeito de Palmeirina; Sandoval Cadengue (Brejão), José Ailton (Jurema), além de secretários de Desenvolvimento Econômico, de Governo e de Turismo da maioria dos municípios do Agreste, inclusive Garanhuns e Capoeiras. Três palestras foram feitas durante o seminário: O Desenvolvimento de Pernambuco, Reforma Administrativa e Gestão Ambiental. Laércio Queiroz, ex-prefeito de Bonito, o primeiro dos palestrantes, mostrou como o nosso Estado passa por um bom momento, tendo atualmente um crescimento superior ao de qualquer outra unidade da Federação. Ele revelou também um dado preocupante: apenas sete cidades brasileiras concentram 25% do PIB nacional, que é o conjunto de todas as riquezas produzidas no país. Isso mostra a grande concentração de renda que existe, provocando profundas desigualdades sociais. As três principais capitais nordestinas: Recife, Fortaleza e Salvador (esta última com a terceira população do Brasil segundo o último Censo), não estão entre essas sete cidades privilegiadas. 

O CENSO EM DISCUSSÃO

Divulgamos um resultado do Censo 2010 no Blog e hoje descobrimos, lendo Wagner Marques e Raimundo Lourenço que os números ainda não eram definitivos. Assim, Garanhuns em vez dos 126 mil ficou com 129.392, bem pertinho dos 130 mil. Menos mal. Minha Capoeiras travou em 19.593 e como a cidade cresceu razoavelmente, nestes últimos 10 anos, é lógico que houve uma grande migração de moradores da zona rural para a zona urbana e outros buscaram outros centros. Caetés, terra do presidente Lula  somou 27.577 habitantes. O Censo, porém, ainda está dando muito o que falar. O município de Gravatá, com pouco mais de 76 mil moradores, alega que mais de mil famílias deixaram de ser recenseadas e por isso fez uma contestação contra o IBGE. O caso mais espantoso em Pernambuco aconteceu em Cumaru, cidade próxima a Caruaru, que tinha em torno de 27 mil habitantes em 2000 e agora encolheu para 17.000. O prefeito de lá deve estar com ar de doido pois o FPM que já não dá pra atender a demanda irá diminuir ainda mais. A chiadeira de alguns com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é tão grande que a Associação Municipalista de Pernambuco, AMUPE, vai promover uma reunião dos prefeitos só para debater o assunto. (Na foto Cumaru, que perdeu 10 mil habitantes de 2000 a 2010).

PESSOAS DO BEM

Esta semana recebemos a visita em casa de Sônia Barros, esposa do ex-vereador Gedécio Barros. Nos solicitou a divulgação do trabalho que está fazendo nas escolas, de educação para o trânsito. Atendemos ela sem nenhum problema até porque o assunto é de interesse dos moradores da cidade e região. No final da conversa ela nos perguntou o custo e ficamos até surpresos. Claro que não cobramos nada pelo trabalho. Ter patrocinadores fixos bancando o blog é uma coisa, outra é receber pagamento por uma informação que vira notícia, ainda mais de uma amiga. É assim que sempre atuamos e não pretendemos mudar nossa conduta, pautada pela necessidade de sobreviver, mas também pela ética. Por sinal, por conta do nosso trabalho, recebemos de Maria Filomena, a Filó, de Correntes, o seguinte e-mail, que ela mesmo pediu para ser divulgado. Segue logo abaixo:

Prezado jornalista Roberto Almeida: Espero poder fazer voce e sua equipe, entender o quanto foi bom a publicação da materia: Correntes participa do Projeto Revelando os Brasis, um texto pequeno mas que levou o Jornal Sete Colinas para 40 Municipios Brasileiros. Agradeço em público e louvo a sua maneira ética e social de fazer jornalismo, pois não foi cobrado nenhum quantia pela publicação,atitude rara na nossa imprensa no Agreste.... Obrigada de coração e o trabalho continua... Estaremos realizando uma Oficina de cinema nos dias 16/17 e18 de dezembro em Correntes para o público em geral. É muito bom poder contar com um jornal desta grandeza no nossa região e tendo profissionais de sua qualidade.
Com todo o carinho que tenho p/ vc e sua equipe muito obrigada,
Ma Filomena Camelo (Filó)

(Se possivel, gostaria de ver publicado essa nota,pois tudo que é bom deve ser elogiado e divulgado).

Pessoas como Sônia e Filó, com sua educação e bondade, só nos encorajam a seguir em frente. Mulheres e homens que trabalham visando o bem comum sempre terão espaço no blog e no Correio Sete Colinas. Amizade, gratidão e reconhecimento são muito mais importantes do que dinheiro, embora todo mundo precise do vil metal pelo menos para comprar o pão.

GLÁUCIO COSTA FAZ A FESTA EM CAPOEIRAS

Cantor e compositor consagrado na região, com mais de 10 discos lançados, Gláucio Costa está fazendo sucesso, nos último tempos, ao comandar um programa para o homem do campo, nas primeiras horas da manhã, na Rádio Marano. O "Arraiá do Gláucio Costa" também é apresentado em determinadas ocasiões em outras cidades da região. Será o caso, no dia 21 de dezembro, quando o artista vai amanhecer, juntamente com sua equipe,  em Capoeiras que estará completando 48 anos de sua emancipação política. O prefeito Dudu e a secretária Celina Miranda estão promovendo uma série de atividades para marcar a data, incluindo caminhadas, missa, apresentação de atrações artísticas e folclóricas do próprio município e a presença do cantor e radialista. Diante dos poucos recursos dos municípios neste final de ano, o que não falta é criatividade: na festa de aniversário de Capoeiras uma das ideias que surgiu foi colocar uma placa no local chamado de "Cacimba do Pau", para informar que ali surgiu a povoação. É o marco zero da cidade. Gláucio é um excelente artista e um ótimo caráter.Sua participação abrilhanta as festividades no município vizinho.

PROFESSORES SE REÚNEM NA AESGA

Nesta terça-feira, dia 30 de novembro, a secretaria de Educação, através do núcleo de Ensino de Administração Escolar, estará promovendo uma reunião nas dependências da AESGA. Teremos a participação de secretários e professores que integram a Rede Municipal de Ensino de Garanhuns.

O Encontro deverá reunir 70 profissionais, entre secretários de Escolas da Sede e professores do Espaço Rural, responsáveis pela documentação das Instituições. Na ocasião, serão repassadas algumas instruções relativas a diversos assuntos, como: Matrículas 2011; Calendário Escolar; Diário de Classe; Matriz Curricular; Ponto/movimento; Atas e Escrituração Escolar.

“Nosso objetivo é orientar e esclarecer alguns pontos sobre a Escrituração Escolar”, explica Luiza Carvalho, diretora do Núcleo de Administração Escolar da secretaria de Educação.

CALYPSO FAZ EXCURSÃO À EUROPA

Quem torce o nariz para a Banda Calypso que encare essa: Chimbinha, Joelma e sua turma vão fazer 12 shows em sete países da Europa, exportando numa boa a breguice que muitos brasileiros adoram. A colunista social Roberta Jungmann, do JC Online, é quem revela o roteiro da banda paraense: Espanha (em Barcelona, Madri e Bilbao)), Holanda (Amsterdã), Inglaterra (Londres), Bélgica (Bruxelas), Portugal (Lisboa e Porto), Itália (Roma e Bologna) e Alemanha (Hamburgo e Nuremberg). Tem público para todos, em qualquer parte do mundo, não é mesmo?

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

GARANHUNS EDUCA PARA O TRÂNSITO

Escolas públicas e particulares de Garanhuns estão recebendo palestras de educação para o trânsito. O trabalho é feito pela Autarquia Municipal, à frente a coordenadora do projeto, Sônia Barros, que já visitou escolas como a Mário Matos, a Miguel Arraes de Alencar e o Colégio Santa Joana D´Arc, na Cohab II. A diretora deste último Maria Almeida, disse que a ordem foi abrir as portas do educandário, devido a importância dessa atividade.
Segundo Sônia Barros, nas palestras são abordados assuntos como o uso do cinto de segurança, o respeito aos semáforos, o perigo de se dirigir depois de beber e o uso indevido do celular ao volante. Além da falar com os estudantes, a educadora passa vídeos informativos e músicas que tenham relação com o assunto em discussão. Muitas outras escolas de Garanhuns ainda vão receber a visita dos servidores da AMTT (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes).

**Na foto Sônia Barros, Maria Almeida e a Turma do Fon Fon, que também tem participado do processo de educação para o trânsito.

O FENÔMENO JUSTIN BABIER

Justin e a 1ª dama dos EUA, Michelle Obama

Tem gente que odeia, fica irritado com sua voz, abomina sua cara bonitinha (ou linda para os fãs). Milhões no mundo, porém amam o menino prodígio - nada a ver com o parceiro do Batman - Justin Bieber. O garoto tem apenas 16 anos e nasceu em London, no Canadá. Desde bebê, no entanto, passou a viver em Stratford, uma cidade de apenas 30 mil habitantes, portanto com menos moradores que Lajedo, Bom Conselho ou São Bento do Una. A diferença é que já foi eleita, em 1997, pela imprensa europeia, como a "cidade mais bonita do mundo". Filho de pais separados, o artista foi criado pela mãe, Pattie Malett. Como desde cedo o menino gostava de cantar, a mamãezinha achou que ele levava jeito e colocou uns vídeos dele no YouTube. A brincadeira chamou tanto a atenção que logo apareceu um forte empresário para propor um contrato e aí ninguém segurou mais o Justin. Seu primeiro disco, "My Word", fez tanto sucesso que ficou entre os primeiros nas paradas musicais em 10 países. Podem não gostar, mas a verdade é que o cantor tem atraído gente aos shows como o fizeram no passado os Beatles, Michael Jackson, Elvis Presley e outras celebridades. Já dividiu o palco com Beyoncé e outras estrelas pop e já foi prestigiado em suas apresentações no Estados Unidos por Barack Obama e Bill Clinton. No próximo ano, estará no Brasil, pelo menos em São Paulo. Minhas filhas Vitória e Carolina (12 e 10 anos), além de minha neta Luana (9 anos) estão entre os que sonham em assistir essa apresentação na pauliceia. (Fonte de Consultas: Biografia não autorizada de Justin Babier, do jornalista inglês Chas  Burden).

AESGA INSCREVE PARA VESTIBULAR ATÉ DIA 7

Estão abertas até o dia sete do próximo mês as inscrições para o Vestibular 2011.1 da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, AESGA. Para esta edição do Concurso, a Instituição oferece 300 vagas para os cursos de Administração, Direito, Administração Hospitalar, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil. 

De acordo com informações da coordenadora de Processos Seletivos da Autarquia Municipal, Cristina Alfaya, além do Vestibular, a AESGA também oferece vagas para Portadores de Diploma, Transferidos e Reintegrados. “Para os interessados em participar desta Etapa, 5 vagas estão disponíveis para cada Curso, porém as datas de inscrição e provas são realizadas separadamente”, afirmou.

A entrega dos cartões de inscrição acontece no dia 10 de dezembro e as provas para vestibulandos e reintegrados serão realizadas dia 12 de dezembro. Já as provas para portadores de diploma e transferidos serão no dia 20 de novembro.

As inscrições, ao valor de R$ 80,00 (oitenta reais), já podem ser realizadas através do site: www.cespa.com.br. Além do Manual do Aluno, todas as normas para participação no Processo Seletivo da Autarquia, bem como os editais também estão disponíveis no site do CESPA.

AÇÃO DO PAC CHEGA A BOM CONSELHO

Conforme já divulgado neste blog, a prefeita de Bom Conselho, Judit Alapenha, está construindo 255 banheiros para a população carente do seu município, com recursos do PAC. Serão investidos cerca de R$ 900 mil para melhorar a condição de vida das famílias que não têm sequer um sanitário em casa. Neste domingo, a governante da terra de Papacaça visitou 21 residências onde as obras já foram concluídas e entregou as chaves aos proprietários. Uma ação simples, mas que contribui com a melhoria da qualidade de vida e da saúde de muitas pessoas. (Na foto Judith e uma das moradoras contempladas pelo programa).

SÃOBENTENSE HOMENAGEADA EM BRASÍLIA

Neste final de novembro, em Brasília, 50 mulheres foram homenageadas pelo Museu Nacional. São as pioneiras, que chegaram ao Planalto Central quando a nova capital federal ainda estava sendo construída ou nos seus primeiros dias de atividade. Dentre essas brasileiras que foram lembradas numa exposição fotográfica e lançamento de livros, estava uma pernambucana de São Bento do Una, a professora Marta Cintra (foto). Ela é irmã do ex-prefeito Alfredo Cintra, que era chamado carinhosamente na terra dos Valença de Alfredinho.

domingo, 28 de novembro de 2010

GAFE NO JORNAL NACIONAL

Durante esta semana, no Jornal Nacional, Rodrigo Pimentel, ex-oficial do BOPE ( polícia de elite do Rio de Janeiro), foi entrevistado no Jornal Nacional. A jornalista Fátima Bernardes fez perguntas ao militar e ele ao se dirigir à apresentadora a chamou de Ana Paula, âncora do RJ/TV. O militar percebeu a gafe e pediu desculpas. Porém o estrago já estava feito. Independente de qualquer coisa a emissora do plim-plim continua forte pra caramba. No seu jornal da noite, na quinta-feira bateu recordes de audiência no Rio ao fazer a cobertura sobre o conflito entre PMs e bandidos em algumas áreas da metrópole. Chegou aos 40 pontos no IBOPE, índice muito superior ao da Record, SBT, Rede TV... (Na foto a jornalista Ana Paula Araújo, que o ex-oficial do BOPE confundiu com Fátima Bernardes).

*O titular do blog também confundiu os nomes. Inicialmente escrevi que o militar tinha se referido a Ana Paula Padrão, ex-Globo, atualmente na Record. Foi a "gafe da gafe". Advertido pela atenta leitora Lucinha Peixoto fiz a correção no texto.

A POLÍTICA EM SÃO BENTO E NO AGRESTE

O blog recebeu um comentário sobre a postagem da Visita a São Bento do Una. Infelizmente foi anônimo e julguei que a pessoa fugiu a questão abordada na nota sobre a terra dos Valença. Na verdade na prática dei um depoimento pessoal sobre o que acho da administração de padre Aldo Mariano (foto). Muitos vão concordar, outro tanto vai concordar apenas em parte e um número talvez expressivo discorde inteiramente. Isso é perfeitamente normal. Só tem uma coisa: determinadas informações são irrefutáveis e não se pode brigar com a realidade. Alguém poderá contestar que as ruas da cidade só tinham calçamento velho e esburacado e hoje, pelo menos no centro, tudo é asfalto? Dá para esconder como foi encontrado o Hospital Municipal e como está hoje? Será possível eliminar as quadras cobertas que foram construídas? As escolas recuperadas e as novas salas de aula, inclusive em comunidades quilombolas? Será que alguém vai pode omitir o fato que a Corrida da Galinha foi criado pelo prefeito Paulo Pereira, esquecida por Paulo Afonso, e resgatada por Pe. Aldo?
Na parte administrativa, acredito que não se pode negar os avanços da atual gestão de São Bento do Una. Na parte política, segundo o anônimo que nos escreveu, há um desgaste. Isso eu mesmo disse na matéria anterior. Observei até que depois de quase 10 anos de poder a maioria dos prefeitos estão com sua imagem prejudicada junto ao eleitorado. É fato que o vereador Washington Cadete é um nome forte hoje no município. Foi o vereador mais votado do Estado em termos percentuais, em 2008. No pleito de 2010 fez de Alberto Feitosa o deputado estadual majoritário da cidade, à frente de Marco Dourado, apoiado pelo prefeito. Em compensação o governante deu mais de seis mil votos a Bruno Araújo, contra pouco mais de quatro mil de Inocêncio Oliveira, candidato do parlamentar do PR. Esses são os fatos. E as obras de um dos melhores prefeitos do Agreste estão lá, pra todo mundo ver, fotografar, filmar, contestar.
Não há porque ter medo de elogiar os políticos, quando eles merecem. Pe. Aldo, Antônio João Dourado (Lajedo), Judith Alapenha (Bom Conselho),  Celina Brito (Jupi), José Teixeira (Paranatama), Dudu (Capoeiras), Álvaro Porto (Canhotinho) e Pedro Barbosa (São João), estão fazendo boas gestões e quase todos eles são muitos melhores do que seus antecessores. Isso não é uma questão pessoal. Nunca se deve levar o rumo da discussão para esse lado. É uma avaliação política. Muitos podem discordar, mas ninguém pode desconhecer que todos esses prefeitos foram vitoriosos em 2008 e 2010. Daqui a dois anos é outra história, estamos falando com base no presente e no passado. Mas quem está bem agora já tem meio caminho andado para vencer de novo em 2012.

SECRETÁRIO ENCERRA EXPOSIÇÃO EM GARANHUNS

Termina neste domingo à tarde, com a presença do Secretário de Agricultura do Estado, Ranilson Ramos (foto), a 16 16ª Exposição de Animais do Município. O Agreste é o maior produtor de leite do estado com mais de 78% da produção e umas das metas do secretário é investir em inovações tecnológicas para a melhoria da qualidade da atividade leiteira, bem como os derivados. Ranilson Ramos aproveita para almoçar com prefeitos da região para ouvir as principais demandas.

NÚMEROS - Pernambuco possui um rebanho bovino da ordem de 2,3 milhões de cabeças e cerca de 1,7 milhão de caprinos, destacando-se como um dos maiores do Nordeste com com aptidão para produção de carne e leite. Embora exista a predominância para a exploração de uma pecuária que vise a exploração de carne, como é o caso da caprinocultura, tem aumentado consideravelmente no estado a criação de produtores de leite de cabra. No entanto, o grande destaque é para a produção de leite de vaca. Esta atividade tem se fortalecido nos últimos 4 (quatro anos).

*Com a colaboração de Jaqueline Macedo, da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

NOVAS FOTOS DA CAMINHADA ECOLÓGICA

Hoje está fazendo oito dias da caminhada dos Amigos do Parque Euclides Dourado até a nascente do Rio Una, na divisa de Capoeiras e Caetés. Registramos o fato, domingo passado, mas tem duas fotos expressivas que faço questão de postar, fechando o assunto desse acontecimento inédito, unindo pessoas de três municípios do Agreste em defesa do meio ambiente. A imagem acima foi enviada pelo Vando Pontes, já quando eu tinha escrito e publicado as matérias. Mostra uma parte dos garanhuenses, capoeirenses e caeteenses rezando com Pe. Aluízio (que não aparece nesta foto) na nascente do Rio. A imagem abaixo, colhida por Raimundo Lourenço, do Blog Capoeiras, foca a placa afixada pelo prefeito Dudu registrando o dia da visita histórica na vida do seu município.

FILMES INESQUECÍVEIS XLII


ELES NÃO USAM BLACK-TIE

Assisti pelos menos três filmes de excelente qualidade tratando da temática do sindicalismo e  as greves. Um é americano, Norma Rae, com Sally Felds no papel principal e roubando todas as cenas, numa interpretação incrível que nunca me saiu da memória. Os outros dois são brasileiros e embora possam ter sido superados pelo concorrente estrangeiro, no aspecto técnico, têm a vantagem de pegar mais o expectador pela emoção e mostram especificamente a realidade do nosso país num determinado momento.

O mais recente deles é “Lula, o Filho do Brasil”, boa obra de Fábio Barreto, prejudicada por ter sido feita com o personagem principal vivo e no momento do seu lançamento governando o Brasil. Tem grandes qualidades, mas a falta de distanciamento histórico e uma guerra ideológica construída em torno do produto terminou por afugentar parcelas representativas de possíveis expectadores do drama. É o tipo de filme mais comentado do que visto e teve muita gente odiando sem ao menos conferir.

O outro longa nacional a tratar do mesmo tema é Eles não usam Black-Tie, do cineasta Leon Hirszman, produzido em 1981. Era um diretor já experiente (morreu em 1987) no início dos anos 80, tendo adquirido o respeito da crítica e do público em 1972, quando esteve à frente das câmeras em São Bernardo, uma adaptação do romance de Graciliano Ramos.

Em Eles não usam Black-Tie não temos nada de Lula, de focar ou endeusar um personagem de carne e osso, que está aí, na nossa frente. É uma obra de ficção, baseada numa peça de teatro escrita em 1955 e adaptada para o cinema e o tempo das grandes greves do ABC paulista. O responsável por essa façanha foi Gian Francisco Guarniere, ator que marcou época no Brasil, se destacando muito nos anos 60,  70 e 80, tanto em cinema quanto em televisão. Autor e ator engajado, este italiano que chegou ao Brasil ainda criança, fugindo do fascismo, pode ser citado por inúmeros trabalhos de peso feitos em terras brasilianas: O Quatrilho (Fábio Barreto), Gaijim – Caminhos da Liberdade (Tizuka Yamazaki), O Jogo da Vida (Maurice Copovilla); além das novelas Que Rei Sou Eu, A Próxima Vítima, Rainha da Sucata e as minisséries Anos Rebeldes e Incidente na Antares, esta última baseada num ótimo livro político de Érico Veríssimo.

Vi no cinema Eles não usam Black-Tie há muitos anos, quando ainda morava no Recife e a ditadura já dava sinais de cansaço. Um filme com a temática da peça de Guarniere, adaptada para aquele período, quando as greves explodiam no país, foi uma ousadia e tanto.

Logicamente que hoje, neste Brasil que preserva menos do que devia a sua memória, o trabalho de Leon Hisrzman é desconhecido das novas gerações e está esquecido por muitos que o viram. Tremenda injustiça, falta de compromisso com a cultura e também com o resgate das boas produções nacionais.

O filme de Hirszman é bem executado, tem um elenco de primeira, envolve o público do primeiro ao último momento e aborda tanto o conflito familar quanto o político com muita competência.

Em Eles não usam Black -Tie, que se passa em 1979, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Ricelli) namora Maria (Bete Mendes, então jovem e muito bonita). Ela engravida e pensa em abortar (veja como essa discussão vem de longe). Ele, machão, contrário a esse tipo de atitude, discorda e toma outra decisão: casar.

Acontece que no momento em que vivem esse drama, os trabalhadores da fábrica onde trabalha decretam greve por melhores condições de vida e salários. Preocupado com o futuro de sua esposa e do filho que vai nascer, o personagem resolve furar o movimento, entrando em conflito com o pai, Otávio, interpretado magistralmente por Gian Francisco Guarnieri, que escreveu o roteiro, adaptando sua peça dos anos 50 para o cinema dos anos 80.

O filme tem ainda Fernanda Montenegro e Milton Gonçalves. Com um elenco desses, um cineasta de primeira, trilha sonora de Chico Buarque e Adonoriam Barbosa só se poderia esperar mesmo uma grande obra cinematográfica, não é mesmo?

O longa chegou a encher as salas de cinema do país naqueles anos que antecederam a luta pelas diretas já e Lula era apenas um operário que cinco anos depois se elegeria deputado federal. Muita coisa mudou desde então, mas Eles Não usam Black-Tie continua o que é desde seu lançamento: um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos, uma obra que não merece de forma alguma cair no esquecimento.

O trabalho de Hirszman teve reconhecimento internacional, recebendo os principais prêmios em festivais de Havana e Veneza, em 1981.

sábado, 27 de novembro de 2010

COMERCIANTES SATISFEITOS

Fernando e Luiz Carlos, entrevistados por Marcos Cardoso

Até em Capoeiras, hoje, ao conversar com a empresária Linda Almeida, constatei a satisfação dos comerciantes com a vitória obtida junto ao Governo do Estado, que resolveu aliviar a barra na cobrança dos impostos. Nós postamos a boa nova quando o presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto, ainda estava no Recife, junto com outros dirigentes classistas, conseguindo do Secretário da Fazenda de Pernambuco, Djalma Leão a garantia de que os tributos não seriam cobrados de modo a sufocar os pequenos e médios empresários. A satisfação agora é geral e segundo nos lembra o Calvino Brasil, em mensagem a este blog, o dirigente local da Câmara de Dirigentes Lojistas esteve desde a primeira hora engajado nesta luta, que terminou com a vitória dos empresários. Sabendo da importância do assunto, dirigentes da CDL local fizeram questão de dar entrevistas as rádios locais e enviar release aos blogs informando com detalhes a boa nova.

BANDEIRANTES EXIBE ESPECIAL SOBRE LULA

Num trabalho especial do seu departamento de Jornalismo, a Bandeirantes anuncia para 30 de dezembro a exibição de um programa sob o título “A Era Lula”.

Na verdade, um documentário completo sobre todo mandato do atual presidente. Internamente, inclusive, este trabalho também é tratado como “8 anos em 80 minutos”. (Fonte: Portal UOL).

ALBERGUES: HOSPEDAGEM BARATA NO RECIFE

Os estudantes há muito já descobriram nos albergues um local ideal para rodar o mundo gastando pouco e fazendo muitas amizades. No Recife, é possível encontrar opções no bairro de Boa Viagem, bem pertinho da praia. Com a alta ocupação na hotelaria da capital pernambucana que tem girado em torno de 85%, além dos jovens estudantes, aos poucos participantes de congressos e eventos também descobrem nos hostels uma alternativa de hospedagem.

A mais nova opção é o Arrecifes Hostel, ideal para aqueles que buscam mais privacidade e tranquilidade. São sete quartos, sendo dois para casais e cinco coletivos. Atualmente, são 28 leitos com previsão de expansão para 38 leitos até o final de 2010. As acomodações são para duas, quatro e seis pessoas. Há opções de apartamentos e vestiários femininos. Os quartos têm ventiladores de teto ou ar condicionados, além de armários individuais.

Destaque para a área de lazer do Arrecifes Hostel com mesa de sinuca, espaço para leitura, sala de TV, espaço web com dois computadores e internet wi-fi em todos os ambientes, além de um agradável jardim com redes. As tarifas custam a partir de R$ 35 no quarto coletivo com ventilador a R$ 85 no quarto single com ar condicionado, durante a baixa temporada. O albergue fica próximo ao aeroporto. Outras informações no www.arrecifeshostel.com.br

Quem opta pelo Piratas da Praia tem a certeza de estar bem localizado em Boa Viagem com o acesso ao transporte público, pois o albergue fica entre dois corredores: as avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. Com uma decoração multi colorida, o Piratas da Praia preza pelos detalhes e o cuidado na ambientação, criação do proprietário que é também artista plástico. Os hóspedes e visitantes também são convidados a transformar o ambiente com muita criatividade. Há tintas e telas à disposição para o momento livre que pode ser uma diversão ou terapia de relaxamento.

O Piratas da Praia conta com 35 leitos e um quarto privado. Possui internet wi-fi e um computador para acesso. As diárias custam a partir de R$ 30 em quarto coletivo com ventilador e R$ 35 em quarto coletivo com ar condicionado, na baixa temporada. Outras informações nowww.piratasdapraia.com .

Já o Boa Viagem Hostel é associado à rede Hostelling International (HI). Fica próximo ao shopping center, em Boa Viagem. Dispõe de piscina, quadra esportiva e jardim. Tem apartamentos coletivos com suítes e ar condicionado. Diárias a partir de R$ 32 em quarto coletivo e R$ 90 em quarto privado. Outras informações no www.hostelboaviagem.com.br .

A localização do Maracatus do Recife Hostel também é privilegiada. Fica igualmente entre as avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, próximo de padarias, supermercados, farmácias e do shopping center. Os quartos são simples e podem ser com ventilador ou ar condicionado. É bastante procurado por capoeiristas. Diárias a partir de R$ 30. Outras informações www.alberguemaracatus.com.br . (Por Rafaela Aguiar, da Secretaria de Turismo do Recife).

*Na foto o Piratas da Praia, um dos albergues citados na matéria.

FERREIRA GULLAR E OSVALDO MONTENEGRO

Ferreira Gullar, para muitos o maior poeta vivo da língua portuguesa, escreveu "Traduzir-se", que ficou conhecida por "meio mundo", apos ser musicada pelo cantor Fagner. "Metade", poema de Osvaldo Montenegro, lembra muito os versos espalhados ao vento pelo cearense. Através do blog "Sopa de Poemas", ficamos sabendo que Gullar acusou Montenegro de plágio e este negou. As duas poesias são lindas, com muitas semelhanças e algumas diferenças. Leia as duas e tire suas conclusões. Será que houve mesmo plágio? O cantor apenas se inspirou no poeta? Ou tudo foi uma mera coincidência? De qualquer modo, os versos dos dois artistas embelezam o fim de semana.

TRADUZIR-SE - Ferreira Gullar

Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?

METADE - Oswaldo Montenegro

Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio

Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece
e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta
a um homem inundado de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
Que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que eu penso
mas a outra metade é um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste,
e que o convívio comigo mesmo
se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei.

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção.

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

GRANDES NOMES DA MPB XLVII

 (Clicando no nome do artista, acima, você acessa um vídeo do youtube com uma interpretação pelo cantor da música "Tudo Outra Vez", uma das mais bonitas de sua carreira).

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle nasceu na cidade de Sobral, no interior do Ceará. Foi na terra natal, ainda menino, que  se encantou pelas feiras e se tornou poeta e repentista. Estudou música coral e piano com um artista chamado Acaci Halley. Ainda em Sobral, foi programador da rádio da cidade. Quando passou a morar em Fortaleza, conheceu o grupo de cantores e compositores que futuramente seria chamado de “O Pessoal do Ceeará”. Dele faziam parte Fagner, Ednardo, Rodger, Teti, Cirino, dentre outros.

Belchior morou no Nordeste até 1970 e se apresentou em festivais da região de 1965 até começar a nova década, quando decidiu tentar a sorte no Rio de Janeiro. Na chamada “cidade maravilhosa”, hoje assombrando o mundo por conta do crime organizado, chamou a atenção pela primeira vez, no meio artístico, ao vencer o IV Festival Universitário de MPB. Ainda em Fortaleza, o compositor iniciou o Curso de Medicina. Em 71, no RJ, o amor pelas canções se impôs definitivamente.

Elis Regina, a grande cantora brasileira dos anos 60 e 70, acostumada a gravar compositores novos e torná-los conhecidos do grande público, incluiu no seu disco de 1972 a música Mucuripe, uma composição de Belchior e Fagner muito significativa na vida dos dois cearenses. Em 1974 está canção seria gravada também por Roberto Carlos, que até então reinava absoluto no mundo da música popular do Brasil.

Com a gravação do primeiro compacto simples, que tinha uma das faixas Na Hora do Almoço, Belchior ainda não chegou às paradas de sucesso. Nem seu primeiro LP, Mote e Glosa, lançado pela Continental, em 1974, teve grande repercussão. Mas Alucinação, o vinil de 1976, pôs o artistas nas paradas de Norte a Sul e ele virou cult, principalmente entre o público jovem e universitário.

O disco trazia 10 faixas, todas elas assinadas por Belchior e a maioria delas foi sucesso no país, executadas exaustivamente nas AMs e nas FMs, estas últimas começando a se espalhar nas capitais.  Apenas Um Rapaz Latino-Americano,  Velha Roupa Colorida, Como Nossos Pais, Sujeito de Sorte, Como o Diabo Gosta, Alucinação, Não leve Flores, A Palo Seco, Fotografia 3 x 4 e Antes do Fim, fazem deste vinil um dos melhores álbuns brasileiros dos anos 70, inclusive com um belíssimo trabalho de capa, que foi escolhida entre as mais criativas da década.

Pouco tempo depois Elis Regina voltaria a gravar Belchior, com grandes interpretações de Velha Roupa Colorida e Como Nossos Pais. Esta última, incluída no disco de 76 da cantora, se transformou numa espécie de Hino da Juventude da época e quem não conhecia o compositor cearense passou a conhecê-lo e admirá-lo.

No ano seguinte o cearense lançou Coração Selvagem, outro bom disco, incluindo hits como Paralelas, Todo Sujo de Baton e Galos Noites e Quintais, músicas que estão entre as mais representativas de sua carreira. A faixa título tem uma letra muito bonita, na linha dos grandes sucessos do álbum Alucinação. Paralelas e Todo Sujo de Baton receberam regravações de outros artistas brasileiros, inclusive uma boa versão da cantora Vanusa, já então meio desaparecida do cenário musical do país. "Galos Noites e Quintais", seria regravada por Jair Rodrigues, numa arrojada interpretação do cantor de "Disparada". 

Outro grande êxito da carreira do cearense é a música Comentário a Respeito de John, que em alguns sites é apontada como uma homenagem a Lennon. A letra, contudo, em certos trechos, parece direcionada ao ditador brasileiro João Batista Figueiredo, último dos presidentes da República do regime militar pós 64.
“Saia do meu caminho, eu prefiro andar sozinho, deixe que eu decida a minha vida...”, canta Belchior nesta bela música.

Pessoalmente, tive a satisfação de ter assistido shows em teatro ou nos Festivais de Inverno de Garanhuns de grandes nomes da MPB, como Fagner, Ednardo, Gonzaguinha, Elis Regina, Simone, Cássia Eller, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Adriana Calcanhoto, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Aleceu Valença,  Zizi Possi e João Bosco, dentre muitos outros. O Belchior, no entanto, foi o único desse grande time que nunca tinha visto no palco.

Tive opotunidade de acompanhar um show que ele fez em Garanhuns, em 2004 ou 2005, num desses festivais de músicas promovidos pelo deputado estadual Izaías Régis. Tinha um bom público para assisti-lo e o artista, nesse tempo já fora da mídia e desconhecido por grande parte das novas gerações, parecia gratificado. Fez uma bela apresentação que encantou os presentes, as pessoas que gostam da boa música brasileira. A sua voz, que sempre me pareceu um problema, nos discos, no palco é muito melhor e fiquei muito feliz de estar vendo o cantor e compositor cearense ali, já coroa, “mandando brasa”, provando que talento não desaparece. 
Em 2009, o programa Fantástico da Rede Globo, fez uma reportagem sensacionalista sobre o desaparecimento do cantor Belchior. Estaria sumido há dois anos, sem contato nem mesmo com os parentes. Depois, a equipe da emissora foi descobri-lo na cidadezinha de São Gregório de Polanco, no interior do Uruguai. Tudo parece mesmo ter tido um pouco de encenação da TV, pois o artista estava hospedado com a mulher, vivia uma vida normal tendo um bom relacionamento com os moradores do lugar e apenas, tudo indica, estava querendo dar um tempo, descansar, encontrar um pouco de paz.

No início deste ano, no Brasil, o artista gravou um depoimento para o filme “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira. O longa é um documentário em homenagem ao compositor Humberto Teixeira, nascido em Iguatu, no Ceará, autor de Asa Branca junto com Luiz Gonzaga.

Belchior está bem vivo e lúcido. Imagino que não pensa em sumir. De todo modo seu nome já está cravado na música popular brasileira com músicas e versos como os de Tudo Outra Vez, uma de suas mais belas canções:

"Há tempo, muito tempo
Que eu estou
Longe de casa
E nessas ilhas
Cheias de distância
O meu blusão de couro
Se estragou
Oh! Oh! Oh!...

Ouvi dizer num papo
Da rapaziada
Que aquele amigo
Que embarcou comigo
Cheio de esperança e fé
Já se mandou
Oh! Oh! Oh!...

Sentado à beira do caminho
Prá pedir carona
Tenho falado
À mulher companheira
Quem sabe lá no trópico
A vida esteja a mil...

E um cara
Que transava à noite
No "Danúbio azul"
Me disse que faz sol
Na América do Sul
E nossas irmãs nos esperam
No coração do Brasil...

Minha rede branca
Meu cachorro ligeiro
Sertão, olha o Concorde
Que vem vindo do estrangeiro
O fim do termo "saudade"
Como o charme brasileiro
De alguém sozinho a cismar...

Gente de minha rua
Como eu andei distante
Quando eu desapareci
Ela arranjou um amante
Minha normalista linda
Ainda sou estudante
Da vida que eu quero dar...

Até parece que foi ontem
Minha mocidade
Com diploma de sofrer
De outra Universidade
Minha fala nordestina
Quero esquecer o francês...

E vou viver as coisas novas
Que também são boas
O amor, humor das praças
Cheias de pessoas
Agora eu quero tudo
Tudo outra vez..."

(Fontes de Consulta: Enciclopédia da Música Brasileira, Click Music, Folha de São Paulo Online, Portal G1 e discografia do artista)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

AUMENTA NÚMERO DE LEITORES DO BLOG

A divulgação das ações administrativas de algumas prefeituras do Agreste, por parte deste blog, só fizeram aumentar o número de acessos neste mês de novembro. Além da audiência significativa já detectada em Garanhuns, Bom Conselho, Capoeiras, Lajedo, Jupi, Paranatama Caetés e outras cidades do Agreste, hoje fui informado por Ana Flávia, tesoureira da Prefeitura de São Bento do Una, que no seu município este espaço da net já tem também um grande número de seguidores. Esta semana recebemos uma mensagem de alguém de Ibirajuba, cidade que nem conheço, sei apenas que fica próxima a Lajedo. Enviaram uma notícia de lá, achei interessante e publiquei, mesmo sem ter uma pessoa por lá do meu ciclo de amizades. O critério para publicação aqui sempre será esse: se determinado fato pode interessar a um grande número de leitores ou se tem algum interesse público. A maioria tem entendido isto e felizmente de segunda até hoje não tivemos nenhum dia com menos de 500 acessos. Na quarta-feira, quando foi postada a informação do acidente em São Bento do Una, chegamos a 890 visitas. Permitam-me, caros leitores, brincar como faz o Marcos Cardoso, quando a gente se encontra: "O Blog tá bombando". Com isso, surgem os patrocinadores. Esta semana fechamos com uma grande empresa da área médica e temos um deputado com base eleitoral no Recife interessado em divulgar seu trabalho por aqui. Será benvindo. Abaixo, alguns números do Google sobre os acessos ao blog:

Visualizações de página hoje - 1.146
Visualizações de página ontem - 1.789
Visualizações de página do mês passado - 34.923
Histórico de todas as visualizações de páginas - 160.117

**No twitter siga Joserobertoal

VISITA A SÃO BENTO DO UNA

 Casarão Alceu Valença - um dos orgulhos da cidade

Cada vez que vou a São Bento do Una, desde que padre Aldo Mariano assumiu a Prefeitura, fico um pouco surpreso com a transformação da cidade.  Talvez os moradores de lá não se deem conta de como o município mudou, porque vivem o dia a dia local e às vezes é preciso um distanciamento para enxergar melhor as coisas. A terra natal do cantor Alceu Valença e do escritor Gilvan Lemos, até a gestão de Paulo Afonso Cintra, parecia parada no tempo e no espaço. Tinha aspecto de casa abandonada. Nos últimos oito anos, as ruas e avenidas ganharam asfalto, as praças e os prédios públicos foram recuperados e revitalizados. Se construíram escolas, quadras esportivas, se equipou o Hospital Municipal, o funcionalismo passou a receber outro tratamento. O "choque de gestão" dado pelo Pe. Aldo aqueceu o comércio e toda economia local. Hoje, ao lado dos prédios antigos, alguns com mais de 120 anos, temos algumas lojas de cara moderna, empreendimentos de grande porte e todo um visual muito diferente daquele de alguns anos atrás. O governantes, pelo que percebo, se preocupou com a infraestrutura, a educação, a saúde, a assistência social, a melhoria de condições de vida do povo de modo geral e ainda com a preservação da memória e do patrimônio cultural de São Bento, que não é pequeno. Da visita que fiz esta sexta-feira ao município, sem ter nenhum contato com o seu atual líder político, recolhi informações sobre as ações mais significativas do Governo, no momento. Deu para perceber que apesar de um relativo desgaste após quase uma década no poder, mesmo com a cobrança implacável da oposição, representada principalmente pelo vereador Washigton Cadete, o prefeito continua realizando algumas obras de vulto. Quando sair do Palácio Municipal, em 2012, vai entregar uma cidade bem melhor do que encontrou. Voltarei a dar notícias da "Terra do Bom Jesus do Pobres Aflitos".

UMA BELA INICIATIVA EM IBIRAJUBA

Oito jovens carentes de Ibirajuba, no Agreste, vão realizar neste sábado, dia 27, o sonho de ter uma festa de debutantes. Isso vai ser possível por conta do Centro de Referência e Assistência Social do Município, o CRAS, que vai promover o evento. A idéia é elevar a auto-estima das adolescentes e oferecer uma grande festa com direito a show com DJ, buffet e a tradicional valsa. E para o conto de fadas ser completo, as meninas ganharam vestido e vão fazer maquiagem gratuitamente, a ação faz parte do projeto “NOITE DE PRINCESA” idealizado pela secretaria de Ação Social. O projeto conta com o apoio do prefeito Josenâncio Cavalcante e de padrinhos e madrinhas que adotaram a iniciativa. Todas as debutantes tem 15 anos completos ou vão completar ainda em 2010. Elas foram escolhidas através de inscrições que foram abertas no CRAS do bairro do Mutirão, o evento acontece no salão de festas do Rancho D’Anália as 20h, deste sábado (27), os convidados de honra são os familiares e amigos das debutantes. (Na ilustração o convite e a foto das debutantes. Clique em cima da imagem para ampliar).

CONTOS DE NATAL NA BIBLIOTECA

A Biblioteca Comunitária do Centro Cultural, está promovendo até o dia nove de dezembro, um curso de Contos Natalinos. A atividade tem a participação der 40 alunos, divididos nos turnos: matutino e vespertino. O Curso acontece as terças e quintas-feiras, nos horários das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas e é totalmente gratuito.

“Estamos trabalhando toda a Literatura em torno do Natal, focando principalmente a ótica cristã e o nascimento de Jesus Cristo.”, explicou Verônica Alves, uma das coordenadoras da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso.

O BLOG DA BIBLIOTECA  – Criado com o objetivo de divulgar a biblioteca do Centro Cultural, o Blog consta da exposição de fotos, pensamentos diários, enquetes, resumos de livros, além do Plano de Trabalho Anual, desenvolvido no espaço.

As pessoas que acessarem o Blog poderão solicitar o seu cadastro de sócio e, após aprovação, ter acesso ao acervo composto por cerca de 8 mil livros disponíveis. Os interessados em conhecer o Blog da Biblioteca devem acessá-lo no seguinte endereço eletrônico: www.bibliotecalereprecisogaranhuns.blogspot.com.

OS 25 ANOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Esta semana tivemos as comemorações de 25 anos da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Capoeiras. Sou um dos mais velhos professores de lá, onde trabalho há mais de vinte anos. Sou o cacareco véio da escola. Tenho orgulho de trabalhar lá, aonde fiz inúmeras amizades, não só de alunos, mas sobretudo de professores e funcionários de uma maneira geral. Desde que comecei a trabalhar por lá, trivemos várias diretoras, como Marizete, Márcia, Nazaré e por enquanto a alegre e irrequeta Rosana. Juntos com os antigos professores que como eu estão para se aposentar, como a lendária Betinha, a simpática e irreverente Mide, a tranquila Nívea, Rita de Cassia seu Erivaldo da portaria, temos os mais novos, como o trio parada dura, Wagner, Valdemir e Richardson Wilker, além de Zezinho e Erivaldo, o dono do sete de setembro, e as meninas, que alegram o ambiente, Valéria, Auricélia, Hiolanda e claro Marcione, a baixinha do salto alto. Tenho orgulho de trabalhar com este pessoal. Orgulho e sorte, por que não? Pessoas simples, lutadoras, grandes amigos e profissionais exemplares. Além dos alunos, claro, a maioria oriundos da sofrida zona rural, muitos uns figuraços que, como muitos dos meus ex alunos, hoje são gente de bem, exemplares trabalhadores aonde atuam. Que Deus proteja a todos, e vida longa para nossa escola. Que é agora semi-integral, e vai tornar-se logo logo integral, e de referência. De certa forma sempre fomos, decerto. Alguém duvida? (Texto do Professor Rafael Brasil, que aparece na foto).

DESFILE FASHION MOVIMENTA A AGA

Modelos mirins foram os primeiros a subir na passarela. Crianças de várias idades vestiram marcas que são comercializadas pela loja e desfilaram cada um à sua maneira: os menores com os pais; os mais tímidos, um pouco mais depressa; os extrovertidos distribuindo sorrisos e poses para os fotógrafos que estavam à frente da passarela.
Em seguida a Miss Pernambuco, Luzielle Rayanna (foto), abriu o desfile de moda adulta distribuindo sorrisos e recebendo aplausos das mais de duzentas pessoas presentes. Na moda feminina destaque para maxi-bolsas de material sintético nas cores verde e coral, sandálias abotinadas, makakitos curtos e longos de jeans ou de tecido e saias de cintura alta, estas que comprovaram que a modelagem veio para ficar e permanece em alta no verão. Para os homens, todo o conforto que a estação permite: sungas cheias de estilo, sandálias e bermuda de tactel, e se a ocasião pedir algo formal os modelos desfilaram também com as clássicas camisas de tricoline.
Fechando o desfile, Luzielle apareceu novamente na passarela vestindo um tubinho preto e acenando fazendo jus ao título de miss. No final, família Sobral e os produtores do evento também subiram a passarela e foram recebidos com muitos aplausos. Nos bastidores Luzielle nos contou o segredo de tanta beleza e um pouco sobre sua vida e profissão. A entrevista completa estará na próxima edição do Correio Sete Colinas. (Cobertura, texto e foto de Fernanda Beatriz).

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A GUERRA NO RIO DE JANEIRO

A guerra no Rio de Janeiro não começou esta semana. Vem de muito tempo. Na época em que Leonel Brizola era governador, o pedetista era acusado de fazer acordos com a bandidagem e agravar o problema. Só que a criminalidade na outrora "cidade maravilhosa" antecedeu o caudilho gaúcho e se ampliou depois dele. Filmes como "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite 1 e 2", são um reflexo do que acontece na segunda maior metrópole do País. Esta semana o conflito explodiu de novo, com quase 50 mortes e muitos veículos incendiados. O Rio, graças ao tráfico de drogas, à corrupção policial e as políticas equivocadas de vários governos lembra de alguma maneira o Iraque e o Afeganistão, que vivem eternamente em estado beligerante. Vai demorar muito tempo ainda para o brasileiro vê o Rio de Janeiro pacificado. A cidade, hoje, é manchete em todos os jornais do país e do exterior. E ninguém está tranquilo com um barril de pólvora dentro de casa. Nesa confusão toda, duas perguntas são inevitáveis: Como vai ser a Copa do Mundo de 2014? Como serão as Olímpiadas de 2016? Se até lá as coisas não se acalmarem teremos muito estrangeiro com medo de vir ao Brasil, mas especificamente ao Rio.

*Na foto publicada  nesta quinta-feira na Veja Online, a imagem de guerra no Rio de Janeiro.

CARLOS TEVANO E OUTROS ATLETAS DO JUDÔ

O professor Carlos Tevano (foto) vem ao longo do tempo colecionando títulos e prêmios que honram sua trajetória de atleta exemplar e elevam o nome de Garanhuns. Ele é praticamente um pioneiro, acredito, mas já influenciou mais de uma geração, fazendo com que outras pessoas da cidade hoje também se destaquem no judô. Há poucos dias, em Taquatinga, no Distrito Federal, cinco medalhas foram conquistas por desportistas locais, duas delas de prata e as outras de bronze. Destaque para Rafael Lucca, campeão na categoria festival; Luiz Carlos Ubirajara, campeão na categoria júnior e Carlos Tevano, campeão na categoria master.

Neste sábado, dia 27, vai acontecer a 3ª Copa Agreste de Judô, com início às 10h, na quadra do Colégio Santa Sofia. Uma oportunidade dos moradores de Garanhuns e outras cidades do Agreste conferirem o talento de Carlos Tevano e outros atletas.

CDL CONSEGUE VITÓRIA PARA O COMÉRCIO

Dirigentes das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco, com apoio da Fecomércio e outras entidades, conseguiram hoje uma grande vitória para pequenos, médios e grandes empresários de Garanhuns e outras cidades do Estado. Segundo informação do presidente da CDL local, Fernando Couto, o governador Eduardo Campos atendeu o pleito das classes produtoras e não vai mais ser cobrado o imposto sobre os estoques das empresas vinculadas ao Simples. Como na Suíça Pernambucana 80% dos comerciantes estão enquadrados neste caso, é grande o benefício para quase todos que vivem de negócios. Os empregados e os consumidores também saem no lucro, pois do jeito que foi colocada inicialmente a proposta de Substituição Tributária do Governo, os empresários iam fechar o ano no maior sufoco. Para as empresas não enquadradas no Simples, o Estado prorrogou o prazo de pagamento do final deste mês para 30 de dezembro, permitindo um alívio igualmente neste setor. Fernando Couto e outros dirigentes de CDL; Josias Albuquerque, presidente da Fecomércio e outras lideranças classistas foram recebidos hoje pela manhã, no Recife, pelo Secretário da Fazenda do Estado, Djalma Leão (foto), que deu a boa nova em nome do governador. Os comerciantes podem festejar, assim como seus funcionários e consumidores desta época do Natal, que com essa mudança poderá ser um pouco mais gordo.

O SERVIÇO DE MOTOTÁXI ESTÁ UMA ZORRA

As motos invadem as cidades

Os mototaxistas de Garanhuns fizeram um protesto pedindo a regularização de um número maior de profissionais que trabalham com esses veículos sobre duas rodas. Existem no município 360 cadastrados e certamente mais de 500 circulam pelas ruas. Gente de todo tipo e cada um cobrando na corrida o que lhe vem a cabeça. Esta semana uma moradora da cidade se dirigiu a um desses trabalhadores, no centro da cidade e este queria cobrar três reais por um percurso de quatro quilômetros. A passageira não aceitou, conversou com outro e voltou pra casa pagando um real a menos. A Prefeitura precisa dar um jeito nesta zorra. É um transporte inseguro, sem que o pessoal receba qualquer capacitação e com muita gente atuando na clandestinidade. A regularização de mais mototaxis e a fiscalização por parte do poder público se fazem necessários, de modo que a população não seja explorada nem corra riscos nas mãos de quem anda na ilegalidade.

ESCOLAS REALIZAM MATRÍCULAS PARA 2011

Estão abertas e seguem até o dia três de dezembro, as matrículas do alunos que integram a Rede Municipal de Ensino para 2011. Para garantir a vaga o pai ou a mãe deve comparecer a secretaria de uma das escolas e dar o nome da ou das crianças. Não precisa nem levar documentação. No caso de mudança do aluno para a rede particular ou outro estabelecimento, basta fazer a solicitação Documento de Transferência. 

As matriculas para novos alunos acontecerá no período de 10 a 21 de janeiro de 2011. Neste caso, os pais devem comparecer a Instituição de Ensino, munido dos seguintes documentos: Transferência da Escola de origem; cópia da certidão de nascimento; cópia do comprovante de residência com CEP; cópia da carteira de vacinação; Requerimento de matrícula assinado pelo pai, mãe ou responsável; Termo de responsabilidade assinado pelo pai, mãe e responsável e ficha do perfil sócio-econômico da família. Atualmente, 

A Rede Municipal de Ensino de Garanhuns conta com 69 Escolas localizadas na Sede, no Espaço Rural, bem como nos Distritos de São Pedro, Miracica e Iratama. (Na foto a Secretária de Educação de Garanhuns, Edilene Vilaça).

GARANHUNS TEM CURSO SOBRE AUTISMO

Nos dias 10, 11 e 12 do próximo mês, será promovido em Garanhuns, no Fórum Eraldo Gueiros, na Avenida Rui Barbosa, um curso sobre Autismo. Será feita uma introdução ao mundo das pessoas que nasceram com esse problema, quase sempre desligadas das atividades do dia a dia, como se vivessem num mundo só seu. Também se discutirá o desenvolvimento, as relações individuais e a relação, envolvendo os autistas.No terceiro dia do encontro o tema será sobre grupos e participação das famílias nas terapias.O workshop está sendo realizado numa iniciativa da Dra. Renata Amorim e terá como mediadora a especialista em Desenvolvimento Infantil Patrícia Piacentini. Já tivemos oportunidade de escrever duas vezes no blog sobre AUTISMO, numa delas quando escrevemos um comentário sobre o excelente filme Rain Main (pode ser acessado na série Filmes Inesquecíveis). Esse curso é uma chance para que pessoas com autistas na família aprendam a lidar melhor com o problema e acredito deve interessar também a professores, psicólogos, e profissionais da área médica de modo geral.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ACIDENTE EM SÃO BENTO TEVE DUAS MORTES

O acidente que ocorreu hoje na rodovia PE-193, que liga os municípios de São Bento do Una e Capoeiras, causou duas mortes: da senhora Josefa Fernandes da Silva, 55 anos, e de Napoleão Soares Carvalho, 83. Este último faleceu no hospital, no final da tarde. Mas sete pessoas ficaram feridas e alguns inspiram cuidado. Os acidentados foram levados para locais diferentes, recebendo cuidados médicos nos hospitais de São Bento, Garanhuns e Caruaru.

Tudo aconteceu quando um caminhão F.4000, transportando 17 passageiros bateu numa caçamba da firma que está fazendo o asfalto da estrada. Segundo depoimento de moradores das duas cidades ao blog a sinalização na área é insuficiente, por conta dos serviços que estão sendo feitos e além disso os motoristas não respeitam o limite de velocidade de 40 km. Alguns chegam a ultrapassar os 80 km por hora. (Na foto do Portal +AB, da TV Asa Branca, o estado em que ficou o caminhão).

ACIDENTE GRAVE ENTRE CAPOEIRAS E SÃO BENTO

A PE-193, rodovia estadual que liga os municípios de Capoeiras e São Bento do Una, foi local de uma tragédia de grandes proporções, nesta quarta-feira. Uma F.4000 transportando um grande número de pessoas bateu numa das caçambas utilizada nas obras do asfalto da estrada, provocando a morte de uns e o ferimento de muitos moradores dos dois municípios citados. As vítimas foram levadas para o Hospital de São Bento e estão recebendo assistência do prefeito Pe. Aldo Mariano, auxiliado pelos colegas prefeitos de Belo Jardim e Sanharó. Um dos assessores do padre me ligou e imediatamente informei o prefeito Dudu. Este procurou entrar em contato com seus amigos do povoado Maniçoba, que fica perto de onde aconteceu o acidente, para também se engajar nesta luta de socorrer os atingidos por essa fatalidade. Segundo Alexandre, da Prefeitura de São Bento, que está no hospital ajudando os acidentados, não é possível por enquanto  dizer o número exato de mortos e feridos. Posteriormente essa informação será dada.

E-MAIL: O endereço eletrônico do jornalista está na primeira página do blog, mas ao que parece dependendo do navegador o e-mail não é visualizado. Para quem precisa mandar alguma mensagem anote aí: robertoalmeidacsc@gmail.com

FIDELIDADE PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS

Regina Navarro Lins (foto), psicanalista, é autora de 10 livros e tem mais um prestes a ser lançado. Sua obra discute o amor e principalmente a sexualidade. Num dos seus trabalhos fez uma pesquisa e o resultado foi que 72% das pessoas admitiram ter sido infiéis. Mais espantoso ainda é o número de entrevistados que confessa a vontade de fazer sexo a três: 77%. A estudiosa acha que estamos passando por um processo de mudança  de mentalidade que começou com o surgimento da pílula. Na sua opinião essa história de parceiro exclusivo vai acabar, pois as pessoas podem amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Em outras palavras: A Dra. Regina Navarro está consciente de que a fidelidade está com os dias contados. (O texto foi construído a partir da leitura de uma longa entrevista da psicanalista ao Portal UOL).

UMA PONTE EM BOM CONSELHO

A Prefeitura de Bom Conselho investiu R$ 20 mil dos recursos municipais para construir uma ponte nas proximidades do distrito de Rainha Isabel. Uma obra simples, mas que irá beneficiar dezenas de famílias, principalmente das comunidades de Sertãozinho e Jiquiri. A construção vai possibilitar que muitas pessoas economizem 10 km para ter acesso à sede do município. Antes, no local, havia uma velha ponte de madeira que foi levada pelas chuvas. A reivindicação para que se fizesse uma obra como a que está sendo concluída é de muitos anos e foi atendida agora pela prefeita Judith Alapenha (PDT).

O TEATRO QUE SURGE DOS BAIRROS

Nesta quarta-feira, às 19h30, no Centro Cultural de Garanhuns, prossegue a Mostra de Esquetes de Bairros da cidade, iniciada ontem. É um trabalho idealizado a partir do projeto Vem Ver Teatro, uma promoção da Secretaria de Cultura do Município. Cinco áreas da Suíça Pernambucana estarão representadas: Magano, Boa Vista, Várzea, Conjunto Dom Hélder Câmara e Heliópolis. Essa mostra no campo das artes foi concretizada nos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS. O blog agradece o convite para as apresentações e julga a iniciativa louvável.

DONA FLOR VAI SAIR DO TRONO

Quase 35 anos depois, "Dona Flor e Seus Dois Maridos", filme de Bruno Barreto baseado na obra de Jorge Amado, finalmente vai sair do trono. Durante essas três décadas e meia (a se completar em 2011) está no primeiro primeiro lugar do ranking das produções nacionais com maior público. Arrastou 10,7 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros. Como "Tropa de Elite 2", já foi assistido por mais de 10 milhões de expectadores e continua em cartaz em muitas salas de exibição do país, é de se prever que até o final do ano irá bater o recorde de bilheteria e passar a ocupar a primeira posição. É um fato espetacular e mostra a força do novo cinema tupiniquim. Parabéns ao diretor José Padilha e ao seu Capitão/Coronel Nascimento. (Na foto os atores José Wilker e Sônia Braga, no filme de 1976).

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O SHORTINHO DA DEBORAH SECCO

Deborah Secco, a atriz que interpreta Bruna Surfistinha no cinema, está no elenco de "Insensato Coração", uma novela global que está vindo por aí. Os folhetins, na maioria das vezes, não trazem muito conteúdo nem novidades. Em Passione mesmo, o que se salva além do talento de atores como Tony Ramos, Mariana Ximenes e Fernanda Montenegro? Voltando à Deborah, as cenas que ela já está gravando, antecipadas pelo Portal UOL e revista Quem são um colírio para os olhos. Caso não goste das fotos acima, passe para a postagem abaixo, sobre política. (Clique na imagem se quiser vê-la ampliada).

IZAÍAS NEGA DESENTENDIMENTO COM LEO DIAS

O deputado estadual Izaías Régis (PTB) ligou para o titular do blog, hoje, em tom de queixa pela nota que divulga a pretensão do socialista Leonardo Dias em disputar a Prefeitura de Garanhuns. Segundo o parlamentar, nunca houve qualquer briga entre ele e o seu futuro colega na Assembleia Legislativa. "Ele é um garoto, gosto muito dele e sou muito amigo do seu pai, o ex-deputado Romário Dias", frisou o representante do município no Legislativo Estadual. Na sua opinião, o jornalista está dando ouvido a fofocas e "inventando" candidatos ao Palácio Celso Galvão. Certamente ele se refere a alguns nomes citados não somente por mim, mas por outros colegas da imprensa, caso de Zé da Luz, Sivaldo Albino e Pedro Falcão. O primeiro foi o mais votado na terra das sete colinas na última eleição e por isso muita gente acredita que ele se candidará mais uma vez, sendo considerado um nome forte. O vereador pode vir a representar a oposição, caso Silvino Duarte não seja candidato e ele mesmo admite isso abertamente. Quanto ao professor, seu nome surgiu depois de uma conversa dele com o prefeito Luiz Carlos. O diálogo se tornou de conhecimento público e não foi revelado só por este blogueiro. Na minha modesta opinião quem "inventa" candidatos é o povo, quando se toma de simpatia por alguém e os próprios políticos, na tentativa de concretizar seus projetos pessoais ou de grupos. A imprensa apenas registra o que está acontecendo. Na postagem que gerou o telefonema de Izaías é citado apenas que houve um desentendimento entre os parlamentares, conforme me revelou uma jornalista bastante conhecida e articulada aqui de Garanhuns. Conversei depois com uma pessoa bastante ligada a Romário Dias, que já estava informado da notícia. Segundo ele, o fato também já é do conhecimento do deputado eleito Leonardo Dias. Este até o momento não se pronunciou, contudo se entrar em contato negando o desentendimento ou briga (termo usado pelo deputado do PTB) o espaço está aberto. Na campanha eleitoral passada o blog também noticiou um conflito entre Izaías Régis e o suplente de vereador Roberval. O parlamentar igualmente negou o episódio, porém mais de 20 moradores da Cohab II com quem conversei confirmaram a confusão. Este espaço sempre estará aberto ao petebista, assim como a outros políticos da região. Preferia, no entanto, que o contato em casos polêmicos fosse feito pessoalmente ou por email, mesmo que através da assessoria, já que não tenho a menor condição de argumentar qualquer coisa por telefone, devido a perda das minhas cordas vocais. Agradeço a compreensão.

COMEÇA EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS E DE LÁCTEOS

Nesta quarta-feira, dia 24, Garanhuns abre oficialmente a sua 16ª Exposição de Animais e Festival de Lácteos. O evento segue até domingo, 28, promovido pela Prefeitura do município em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, no Parque de Exposição Senador Paulo Guerra.

A expectativa é que cerca de 800 animais participem da mostra e concorram a R$ 20 mil em prêmios nos torneios. Os organizadores confirmam a presença de produtores de toda a região e estimam uma movimentação financeira em torno de R$ 1,3 milhão e visitação de um público de até cinco mil pessoas.

Oficinas e palestras para os criadores de bovinos e eqüinos serão promovidas da quinta-feira, 25, até o sábado, 27, pelo SEBRAE-PE. Sanidade, manejo e alimentação estão entre os temas que serão abordados para os interessados. As inscrições serão gratuitas. Caprinos e ovinos também serão expostos na feira. Os torneios leiteiros começam no dia da abertura (24) e no sábado também haverá leilão.(Texto de Lucas Santana da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado).

SÓ 29% CONFIAM PLENAMENTE NO CENSO

De acordo com a última enquete realizada neste blog, apenas 29% dos internautas confiam plenamente no resultado do Censo 2010. Trinta e duas pessoas, entre as 110 que votaram, acham que o trabalho do IBGE está certo, "umas cidades crescem e outras não".A maioria ou 40% disseram não aos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísta e acreditam que Garanhuns tem mais dos que os 126 mil habitantes apontados. Outros 22% veem falha no levantamento de campo, certos de que umas pessoas são recenseadas e outras não. Tivemos ainda 7% admitindo desconfiar do IBGE e que não é possível uma cidade como Belo Jardim perder dois mil moradores.

PARQUE AGORA TEM UM GESTOR

O Parque Euclides Dourado nunca teve um gestor, uma pessoa dirigindo tudo com as mesmas funções de um diretor. Agora tem. Numa boa escolha do Secretário de Comunicação e Esportes, Carlos Eugênio (foto), foi indicado para cuidar da área o líder comunitário Cristóvão Matias, que mora na área da Cohab II. Ele assumiu há pouco e ainda está tomando conhecimento dos problemas e do que precisa ser feito. Ligado a causa dos deficientes físicos de imediato já reservou duas vagas de carro, na frente do parque, para pessoas com problemas. Infelizmente, os motoristas normais todos os dias ocupam essas vagas, o que é lamentável. Cristóvão tem a energia e a boa vontade de um adolescente e tem estado no seu novo local de trabalho de manhã, à tarde e à noite. Vamos esperar que continue com entusiasmo e tenha todo apoio de Eugênio e do prefeito Luiz Carlos para realizar seus projetos.

UMA FOTOGRAFIA DO PARQUE EUCLIDES DOURADO

Localizado a uma pequena distância do centro e junto do bairro nobre de Heliópolis, O Parque Euclides Dourado é uma das riquezas de Garanhuns. Tem a maior partede sua área ocupada por eucaliptos centenários e por isso por lá se respira o ar mais puro da cidade. Dotado de Academia de Ginástica, Biblioteca, Parque Infantil, Pistas de Cooper e de Skate, é frequentado diariamente por médicos, comerciantes, donas de casa, profissionais liberais, estudantes, ex-prefeitos, prefeitos da região e gente de todas as raças e credos que buscam no local paz interior e saúde, principalmente. É uma paraíso? Não tem problemas? Ilusão quem acreditar nisso.Conversando com os que fazem caminhadas, alguns funcionários, frequentadores e admiradores, a gente descobre coisas importantes, que merecem atenção. Alguns idosos, por exemplo, que costumam andar no parque às primeiras horas da manhã, se queixam dos poucos banheiros disponíveis. Os maiores são distantes de pista de cooper e muitas vezes pessoas hipertensas ou com algum problema de próstata, que costumam urinar muito, ficam apertados e já tivemos casos em que o cidadão fez o serviço no roupão. Mais sanitários no Euclides Dourado, perto da área das caminhadas é uma reivindicação de um bom número de pessoas.
O Parque dos Eucaliptos, como também é chamado, tem hoje um gestor, com funções equivalente as de diretor, dois administradores e dois fiscais. Como o espaço abre pela manhã, à tarde e à noite, não é tanta gente assim, pois ninguém pode dar três expedientes. Guardas de segurança, são apenas dois, para tomar conta da entrada, da área de caminhadas, do parque infantil, biblioteca, pista de skate, etc. É impossível que eles deem conta de sua missão e neste aspecto - da segurança - acontecem os fatos mais graves. Jovens casais empolgados tentam fazer sexo em alguma área estratégica do parque, de preferência usando alguma árvore como abrigo ou escudo. E isso não acontece só à noite. Então o Euclides Dourado, em alguns dias ou ocasiões, vira motel. Pode não ser um fato tão comum, habitual, mas entendemos que transa nesse espaço nobre de Garanhuns não devia acontecer nunca.
Ainda por falta de homens suficientes para a segurança, o parque é invadido também pela droga. Como se sabe a maconha e o crack estão se espalhando por vários bairros e estabelecimentos da cidade, como escolas, clubes, praças e redutos da periferia. No Euclides Dourado também jovens burlam a vigilância e se "escondem" em certos trechos para alimentar seu vício. A Polícia Militar já precisou fazer investidas por lá, pessoas foram presas, mas como os PMs não podem aparecer sempre o problema persiste e preocupa os administradores do local.
O Parque Euclides Dourado vira cult no Festival de Inverno. Já foi local de grandes shows, espetáculos de circo, dança, teatro, exposição de artesanato e toda uma gama de atividades que lhes confere ainda mais importância na vida social e cultural de Garanhuns. No último FIG, lamentavelmente, o espaço estava mal cuidado, as grades feias, precisando muito de uma pintura. Há de se fazer a limpeza diaria, cuidar das diversas áreas, evitar a degração de um dos mais valiosos pontos turístico da cidade. Esta semana, felizmente, os trabalhos de revitalização foram retomados e logo tudo estará "novinho em folha".
Como se observa o parque que tem o nome de um dos homens responsáveis pela construção da cidade é quase uma síntese da Garanhuns de hoje. Recebe os empresários, os advogados, as socialites, os esportistas, os artistas, as mulheres desejosas de manter a silhueta, os jovens atrás de prazeres - mesmo que proibidos -os políticos atentos à necessidade de eliminar o stress...
A elite, a classe média, os pobres, os puros, os pecadores. Todos transitam pelo Parque dos Eucaliptos. Mais do que o Pau Pombo, é o ponto de encontro de todas as tribos. Há que se cuidar com carinho do Euclides Dourado, uma das sete ou dez maravilhas de Garanhuns.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BANDA DO COLÉGIO DIOCESANO VENCE MAIS UMA


A  Banda Marcial do Colégio Diocesano de Garanhuns venceu o IV Festival de Bandas e Fanfarras do Agreste Pernambucano, que aconteceu em Caruaru, no último domingo, dia 21. A disputa se deu em quatro categorias e os garanhuenses conquistaram o título na categoria Banda Musical.

Na categoria Marcial Show, a vencedora foi a Banda do Colégio João Fonseca, de Paulista. A Escola Estadual Elvira Viana, também de Garanhuns e a Escola Costa de Azevedo, de Catende empataram na categoria Marcial e levaram o troféu.

O concurso aconteceu na quadra da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). A Banda do Diocesano contou com o apoio da Prefeitura do Município para sua apresentação.

NOVIDADE: Amanhã no Blog uma matéria cheia de novidades sobre o Parque Euclides Dourado. Coisas que você sabe e outras que nem imagina. Logo cedo à disposição dos leitores.