Garanhuns

Garanhuns
Fique em dia com Garanhuns

GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Presença do Governo no Agreste Meridional

sexta-feira, 30 de abril de 2010

GLÁUCIO COSTA LEVAL ARRAIAL AO CASTAINHO

O cantor e radialista Gláucio Costa, da Rádio Marano FM, vai fazer o seu programa neste sábado, dia 1º de maio, diretamente da comunidade quilombola do Castainho, na zona rural de Garanhuns. O apresentador deve chegar ao sítio pouco depois das quatro horas da manhã, pois às cinco horas tem de estar tudo pronto para entrar no ar o "Arraial do Gláucio Costa". Serão tocadas as músicas do autêntico forró pé-de-serra, rodados os comerciais dos patrocinadores, entrevistadas pessoas da comunidade e distribuídos com os moradores da localidade cuscuz, produtos da Bom Leite, Café Ouro Verde e outro "aperitivos" capazes de transformar a presença do artista no local uma verdadeira festa. Para completar, duas novidades: médicos, políticos, comerciantes, advogados e outros profissionais liberais que fazem caminhada no Parque Euclides Dourado, às primeiras horas da manhã, vão se deslocar do Parque de Heliópolis até o Castainho, prestigiando a iniciativa do forrozeiro garanhuense. A outra ação inédita é a participação da banda de pífanos da comunidade quilombola tocando no programa da Marano. Uma iniciativa louvável que valoriza ainda mais o primeiro de maio na Suíça Pernambucana.

OS EFEITOS DA BOMBA


A bomba ainda não estourou. Esses artefatos, que envolvem política, questões jurídicas e outras nuances não são disparados assim, de uma hora para outra. Mas o fato está gerando efeitos no dia-a-dia dos envolvidos, embora aparentemente nada tenha acontecido. Uma das decisões mais importantes que a possibilidade da explosão provocou, foi uma sábia decisão do prefeito, que fez um acordo e retirou a ação que estava sendo movida contra o representante do Ministério Público. Dessa vez o governante ouviu sábios conselheiros, o que é uma virtude do Princípe, segundo prega Maquiavel, autor da famosa "bíblia da classe política". Ter maus conselheiros, ao contrário, é um perigo, pode colocar o líder em desgraça. Normalmente eles, os maus conselheiros, são áulicos, bajuladores, popularmente conhecido como babões. Chamam o chefe de Venerável, de Senhor, de Supremo, comumente se ajoelham diante dele e fazem questão de dizer que está tudo bem. Terminam iludindo o governante que mais na frente pode cair em desgraça, indo na conversa desses pusilânimes.

O prefeito, contudo, ouviu as pessoas certas e tomou a decisão sensata. Não que este acordo impeça o promotor da cidade de continuar suas investigações e com as provas na mão solicitar da Justiça as providências que o caso requer. Se o representante do Ministério Público calar diante de irregularidades estará cometendo "crime de prevaricação", segundo a linguagem jurídica. O gesto do governante, contudo, não deixa de ter um sentido de "estender as mãos", chamar ao diálogo, reconhecer que não é infalível e que pretende trilhar o caminho certo, se penitenciando por algum erro involuntariamente cometido.

Em tudo é preferível o diálogo. E política é a arte de conversar, de convencer, de conquistar, de somar mais e mais, conseguindo adeptos para trabalhar pelo bem comum. Tomara que as falhas ainda possam ser reparadas, se possa ter ainda um jeito para situações delicadas. Tudo agora vai depender das decisões do representante do Ministério Público e da Justiça, quando o caso a esta chegar.

Um passarinho voltou a conversar comigo. É meu amigo e passa informações valiosas. Disse que a primeira nota serviu como aviso, alerta, ajudando o Princípe a tomar a decisão do bom senso. A outra parte leu tudo com um sorriso nos lábios, misterioso, certamente indagando como tais informações foram parar na internet.

ARTISTAS DE GARANHUNS FAZEM A FESTA

Os artistas do município vão fazer a festa, neste sábado, dia 1º de maio, com um animado show na Esplanada Guadalajara. O grupo de pagode Astúcia do Samba abre a programação e depois de apresenta Zezinho de Garanhuns, cantor, compositor e apresentador de um ótimo programa regional na FM Sete Colinas. Teremos ainda o forrozeiro Ailton e fechando a noite o grupo Djair e Banda. Como no outro dia é domingo, os moradores da cidade podem aproveitar à vontade a festa, dedicado aos trabalhadores brasileiros e da Suíça Pernambucana em especial.

SÃO BENTO DO UNA COMPLETA 150 ANOS


São Bento do Una, cidade simpática localizada na região do Vale do Ipojuca de Pernambuco, bem próxima ao Agreste Meridional, completa hoje 150 anos de vida. Isto mesmo! O município é um dos mais antigos do Estado (mais do que Garanhuns) e comemora em alto estilo o seu sesquicentenário. Na verdade a terra do Bom Jesus, como também é chamada, por conta do seu padroeiro, entreou em festa desde o início do mês. Já tivemos competições esportivas, missas, distribuição de peixe, apresentações musicais, inaugurações de obras públicas, palestras, lançamentos de livros, dentres outros atos de destaque. Nesta sexta, quando vão estar presentes autoridades políticas, religiosas, militares e a população em geral, haverá o corte de um bolo gigante, o tradicional parabéns pra você, com banda de música e uma homenagem ao filho mais ilustre de São Bento: o cantor e compositor Alceu Valença, que depois fará o show de encerramento da grande festa de aniversário. Parabéns São Bento do Una!

O FILHO DE JORGE E PRISCILLA KRAUSE

A colunista social do Jornal do Commercio, que também tem um blog no JC Online, noticiou ontem à noite, com destaque, o nascimento de Mateus, "o filho da vereadora Priscilla Krause". No corpo da nota, depois do título, a jornalista esclarece que o pai do recém nascido é o advogado Jorge Branco. Este é natural de Garanhuns e filho do ex-deputado federal José Tinoco. Aqui na cidade, "Jorginho", como é chamado pelos amigos, foi secretário de Turismo e Cultura e foi candidato a vice-prefeito, em 2004, na chapa encabeçada por Givaldo Calado.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

SEXTA COM MÚSICA EM GARANHUNS

Garanhuns receberá nesta sexta-feira o projeto Circulação de Música Instrumental. Este consiste na realização de concertos com a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque; do Quarteto de Cordas Intermezzo e de concertos-aula voltados prioritariamente para jovens e adolescentes das redes públicas de ensino, que aprenderão técnicas do universo artístico musical. As atividades serão realizadas no Centro Cultural, a partir das 10 horas. Cerca de 400 alunos das escolas municipais Professor Mário Matos; Dom Mário; João Pessoa e Monsenhor Tarcísio Falcão participarão do Projeto. A noite as apresentações terão início às 17 horas. O evento será aberto ao público. O Circulação de Música Instrumental é um dos dez projetos sociais mais importantes do mundo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto é uma realização da A-SIM Marketing e Comunicação e tem o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Garanhuns.
.

SERRA PARABENIZA LULA

A escolha de Lula como o homem mais influente do mundo, pela revista Americana Times, foi elogiada pelo pré-candidato do PSDB à presidência, José Serra. Mostrando que não está nada disposto a comprar briga com o popular líder político brasileiro, o tucano usou uma rede social da internet, twitter, para despejar a seguinte frase: "Parabéns ao presidente Lula, escolhido líder do ano pela revista americana Time. É bom para o Brasil". Como eu já tive oportunidade de escrever, também usando o twitter: "Esse é o Serrinha Paz e Amor".

HOMEM DE FERRO E CHICO XAVIER

A distribuidora do filme "Chico Xavier" sacaneou com o Cine Eldorado de Garanhuns e nem tão cedo o longa nacional, dirigido pelo Daniel Filho, deve chegar às salas locais. Mas não há de ser nada. No lugar de um santo ou herói brasileiro, temos nesta sexta-feira a chegada de um super herói americano (mais um): O Homem de Ferro II, que tem sua estreia mundial amanhã e desta vez a Suíça Pernambucana não ficou de fora. Confesso que sempre gostei de gibis e tem umas adaptações dos quadrinhos para o cinema que são o máximo. Alguns filmes de Batman, Superman e Homem Aranha têm cenas inesquecíveis. O primeiro Homem de Ferro também atendeu as expectativas dos fãs. Essa continuação, segundo Alysson Oliveira, crítico da sétima arte do Portal UOL, deixa a desejar, porque começa bem intencionado, com a proposta de comentar o mundo atual e o preço da paz. Para por aí e envereda só pela aventura mesmo, num "tom de brincadeira". Pelo que eu entendi é o recurso tantas vezes já usado no primeiro "Esqueceram de Mim" e depois repetiram tanto esssa estratégia na telona que perdeu a graça. De qualquer maneira, vale conferir. Enquanto o líder espírita não aparece, nem que seja em cópia pirata.


**O ator principal do filme é o mesmo do 1º Homem de Ferro: Robert Downey Jr, que aparece na foto.



FICHA TÉCNICA

Elenco: Robert Downey Jr., Don Cheadle, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Scarlett Johansson, Mickey Rourke, Sam Rockwell, Jon Favreau, John Slattery, Stan Lee.

Direção: Jon FavreauGênero: AventuraDuração: 124 min.Distribuidora: Paramount PicturesEstreia: 30 de Abril de 2010

Sinopse: No filme 'HOMEM DE FERRO 2' o mundo já sabe que o inventor bilionário Tony Stark (Robert Downey Jr.) é o super-herói blindado Homem de Ferro. Sofrendo pressão do governo, da mídia e do público para compartilhar sua tecnologia com as forças armadas, Tony reluta em divulgar os segredos por trás da armadura do Homem de Ferro, temendo que as informações caiam em mãos erradas. Tendo Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e James "Rhodey" Rhodes (Don Cheadle) a seu lado, Tony estabelece novas alianças e enfrenta novas e poderosas forças.

LULA É FEITO BRAHMA: É O NÚMERO 1!


Imagine a Veja, que gosta de imitar a Time, como vai ficar depois que a revista americana escolheu o presidente Lula como o homem mais influente do mundo. Tá no Portal UOL, no G1, no JC Online, na Folha Online, nos sites espalhados pelos países da América do Sul, Europa, Estados Unidos, Ásia, África... Fica até repetitivo eu escrever alguma coisa a respeito. Prefiro, assim reproduzir o comentário do Jodeval Duarte, do qual gostei muito:

LULA: NÚMERO 1 DO MUNDO!!!!!

A revista Time vai circular com a relação das 100 personalidades mais influentes do mundo. O número 1 é quem? LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.
Curioso que a Globo foi procurar saber mesmo se Lula é o número um do mundo e saiu-se com esta explicação: a lista não é por ordem alfabética.É, então, por que ordem?
Abaixo de Lula está o alfabeto inteiro, desde o A, ou o B de Barack Obama, que ocupa o posto 4.
Besteira querer tirar de nosso presidente o título de um dos homens mais influentes do mundo, o que FHC, com quatro quilos e meio de diplomas não chegou nem perto.
Nenhum outro presidente do Brasil alcançou o prestígio internacional de Lula.
Não adianta gemer a elite e seus lambebotas: Lula é, mesmo, o maior presidente que o Brasil já teve.
*A foto acima, também do Blog de Jodeval, é a da capa da Time.

FREI DAMIÃO RECEBERÁ GRANDE HOMENAGEM


Treze anos após a sua morte, ocorrida no dia 30 de maio de 1997, o frei Damião de Bozanno, tido como santo por muitos moradores do Nordeste, receberá uma grande homenagem numa festa que está sendo preparada no município de Capoeiras. A iniciativa é do monsenhor Geraldo Batista, que tem o apoio do prefeito Dudu e do professor Valdemir, da comunidade Chama de Amor, localizada em São Bento do Una. A expectativa dos organizadores do evento religioso é atrair pelo menos 10 mil pessoas para a cidade, no dia 30 de maio, quando será concelebrada uma missa campal, às 9h, na Serra do Quati, onde existe uma estátua do frei Damião. A programação prossegue ao longo do dia com caminhadas pelas ruas do centro urbano, missa na Igreja Matriz e já no final um arrastão com trio elétrico (que poderá ser o Asas da América) com participação de cantores católicos. Haverá ainda movimentação em todas as escolas da rede pública e os estudantes vão estar presentes também nas celebrações e encontro dos cristãos no centro de Capoeiras. Os coordenadores da festa vão fazer contato com os prefeitos e as paróquias da região, tentando envolver os governantes de Garanhuns, São Bento, Jucati, Brejão, Caetés, Paranatama e outros municípios do Agreste na manifestação.
Frei Damião era muito amigo do monsenhor Geraldo, foi seu confessor durante 14 anos e quando queria se confessar também recorria ao padre de Capoeiras. Este guarda vestimentas e objetos pessoais do frade italiano, que serão mostrados ao povo no dia da festa em sua homenagem.

NÁUTICO GARANTE O VICE-CAMPEONATO

Depois de uma campanha irregular, com derrotas para times como Vera Cruz, Porto e Central, o Náutico conseguiu ontem à noite garantir pelo menos o vice-campeonato pernambucano deste ano. O Timbu, jogando no estádio dos Aflitos, venceu o Santa Cruz por 1 x 0, gol marcado por Carlinhos Bala (foto), no segundo tempo. Na verdade, foi o jogo de um time só. Embora sem muita técnica, ainda pecando no toque de bola e mandando a campo alguns jogadores sofríveis, o alvirrubro dominou os dois tempos, finalizou mais de 20 vezes, perdeu algumas boas oportunidades e noutras encontrou uma barreira no goleiro da Cobral Coral. Somente quando levou o tento o Santinha partiu para o ataque e aí o adversário soube segurar o resultado. Foi um resultado justo porque o tricolor do Arruda nem parecia aquele time que venceu o Náutico por 4 x 2 há pouco tempo.
O Sport, que venceu o Central por 1 x 0 irá fazer a final contra o Timbu em dois jogos. O primeiro nos Aflitos e o segundo na Ilha do Retiro. Embora tenha feito melhor campanha, tenha uma equipe mais entrosada e seja favorito ao penta, o Leão não terá muita vantagem e basta um tropeço no primeiro jogo para a coisa complicar. Vai sobrar emoção nessas duas partidas.

A ENQUETE SOBRE OS BLOGS

A nova enquete discute a própria interação dos blogs de Garanhuns com seus leitores. Nós, que escrevemos, fazemos o que gostamos. Mas será que você, na ponta, está satisfeito com os conteúdos? Queremos saber de sua opinião sobre o que estamos postando. Quem prefere muita polícia nacional? Ou está mais interessado nos políticos da própria cidade? É preciso dar mais atenção aos esportes e as notícias policiais? Será preferível noticiar os fatos da cidade em geral? Deve-se cuidar de todas as áreas e em tempos de globalização prestar atenção tanto em Garanhuns, quanto em Pernambuco, no Brasil e no Mundo? Ou é melhor sempre dar uma canja para os assuntos culturais? A resposta é sua, caro internauta.

LUIZ É INDICADO PREFEITOS DOS POBRES

Se foi a turma da prefeitura que votou em peso ou se foi espontâneo, não temos como saber. O fato é que o prefeito Luiz Carlos de Oliveira foi indicado como o governante de Garanhuns que mais direcionou e direciona suas ações para os setores mais carentes da cidade. Numa enquete que teve 225 internautas participando, o pedetista obteve 94 votos ou 41% do total. A segunda opção preferida dos moradores do município foi a de que todos os prefeitos dão atenção aos bairros nobres e abandonam a periferia. Foram 44 votantes ou 19% do total. As outras alternativas: Ivo Amaral foi um prefeito à frente do seu tempo ficou com 10%; Bartolomeu Quidute foi o primeiro a se preocupar com os pobres marcou 17% e Silvino Andrade trabalhou no centro e na periferia conquistou 9% dos internautas.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

NASCE O BLOG DO RAULZITO

Raulzito é um personagem criado há mais de 10 anos no jornal impresso Correio Sete Colinas. Ele escreve um humor escrachado, às vezes pensado, sempre abordando temas atuais, seja de Garanhuns, Pernambuco, Brasil ou do mundo. Normalmente privilegia essa ordem. Guardadas as devidas proporções, está na linha do saudoso Sérgio Porto, José Teles, José Simão ou Luiz Fernando Veríssimo. Claro, todos esses aí são medalhões, o Raul é só um cara anônimo que mora num subúrbio de Garanhuns e namora uma morena gostosa do bairro de São José. Mas tem muita gente que gosta do lunático. Aqui, no Recife, em São Paulo, em Brasília. Sem entender nada de internet, com a ajuda de uns amigos fez o seu próprio blog e de imediato aceitou uma parceria comigo. Vai escrever ocasionalmente e pelo menos uma vez por semana estará aqui, relaxando e gozando com o besteirol da cidade e da vida naciona. Está logo aí ao lado o primeiro artigo do Raulzito publicado na internet. Leiam a reencarnação do "maluco beleza", vocês vão gostar.

GONZAGA E LAMPIÃO

Gonzaga (centro) também é bom de reisado

O cordelista Gonzaga de Garanhuns qualquer dia desses entra no Livro dos Recordes. O autor já tem mais de 300 títulos no currículo e está preparando com muito carinho o lançamento de mais um livro. "Lampião no Imaginário Popular" é o título da obra, toda em versos e com fotos da época do "Rei do Cangaço". E pra quem achar que o nosso Gonzaga já faz demais tem mais uma dele: o artista está agora também na internet através do gonzagadegaranhuns.blogspot.com

Isso mesmo, em Garanhuns agora tem o Blog do Gonzaga.

BANDA DO DIOCESANO É CAMPEÃ EM ALAGOAS

Depois de concorrer com oito bandas de Pernambuco e Alagoas, a Banda do Colégio Diocesano de Garanhuns (foto) foi premiada no último domingo, dia 25 de abril, com o primeiro lugar do Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares (AL). Além de troféu, o grupo também ganhou uma impressora e um notebook. O evento foi prestigiado por mais de 2.500 pessoas, que aplaudiram a banda que conseguiu fazer um repertório do clássico ao popular. “Trata-se de um título inédito e muito importante para Garanhuns, que mostra como a classe musical do nosso município está bem representada”, declarou o coordenador da Banda Marcial do Colégio Diocesano, Luiz Fernando Lopes.

CAPOEIRAS CRIA O SOPÃO POPULAR

Numa iniciativa da Secretaria de Ação Social do Município, Capoeiras cria a partir desta semana o "Sopão Popular", programa que tem o objetivo de atender as comunidades carentes da zona urbana e pessoas também da zona rural. A sopa, acompanhada de um pão, começará a ser distribuída com os cadastrados do CRAS devendo depois atender um número maior de capoeirenses. A secretária e primeira dama, Celina Souza, responsável também pelas criação das Casas de Apoio em Capoeiras e Recife, disse que todo seu trabalho, atendendo a orientação do prefeito Dudu, é voltado principalmente para ajudar os moradores da cidade e do campo que mais precisam do poder público.

ROTARY DOA 6 MIL LIVROS AOS QUILOMBOLAS

O Rotaract, grupo ligado ao Rotary Club de Garanhuns, vai realizar a doação de mais de 6 mil livros as comunidades quilombolas de Garanhuns. A primeira ação do Projeto acontece no próximo sábado, dia 1º de maio, com a entrega dos livros na comunidade do Timbó. As demais comunidades, Caluête, Castainho, Estivas, Estrela e Tigre terão as datas programadas. Os livros são dos mais diversos temas. O material foi arrecadado na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), durante os meses de março e abril, através de uma campanha idealizada pelo Grupo de jovens. O objetivo é incentivar a leitura nos grupos mais vulneráveis economicamente. A campanha segue até o final de maio. O CRAS Quilombo e a Secretaria de Serviços Públicos são parceiros da ação.(Fonte: Secretaria de Comunicação de Garanhuns).

GLOBO APOSTA EM TIME DE ESTRELAS

Os consagrados atores Fernanda Montenegro e Tony Ramos

Para tentar apagar a má impressão de "Viver a Vida", que nunca conseguiu os índices históricos da TV Globo, no horário, a emissora carioca está jogando tudo na próxima trama das 20h, intitulada "Passione". O autor do novo folhetim, Silvio de Abreu, é considerado um dos maiores novelistas do Brasil e o elenco é estelar. Vamos à escalação das feras: Reyanaldo Gianecchin, Tony Ramos, Mariana Ximenes, Francisco Cuoco, Irene Ravache, Maitê Proença, Cauan Reymond, Rodrigo Lombardi, Bruno Glagliasso, Carolina Dieckmann e Fernanda Montenegro. Com um time desses e uma boa história acredito que a audiência está garantida.

PSB DEIXA CIRO FORA DA DISPUTA

O Partido Socialista Brasileiro, PSB, decidiu que não terá candidatura própria à presidência da República. Os socialistas resolveram, por maioria de votos, se aliar ao PT e apoiar Dilma Roussef à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apenas sete estados da federação preferiam a candidatura própria, enquanto 20 unidades estaduais escolheram a aliança com os petistas. Com esta decisão, o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (foto), está fora da disputa. Nos últimos dias, já consciente de que o partido não lhe daria apoio, o socialista falou mal dos próprios companheiros, criticou Dilma e de leve o próprio presidente Lula, além de ter batido na direção do Ibope, segundo ele um instituto capaz de "vender a própria mãe" visando atender seus interesses. Na Rede Social Twitter, ontem à noite, um internauta chegou a definir Ciro como um menino cheio de birra, que ao ficar sem a sua bola de jogar futebol parte para o confronto com os coleguinhas. Apesar do desejo de ser candidato, o socialista tinha apenas de 8 a 10% nas pesquisas de intenção de votos, empatado tecnicamente com a pré-candidata do PV, Marina Silva.

IZAÍAS PROPÕE DANÇA E MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Parece que o deputado estadual Izaías Régis (PTB) tomou mesmo gosto pelas atividades artísticas. O parlamentar, único representante de Garanhuns no Legislativo de Pernambuco, apresentou dois projetos voltados para a área cultural. No primeiro deles, debatido numa audiência pública nas Comissões de Justiça e Educação, o petebista propõe que sejam dadas aulas de dança e de música nas escolas públicas da rede oficial de ensino. A outra proposta cria o Música nas Escolas, medida inspirada em lei federal que pretende incluir no currículo escolar o aprendizado de música. Segundo Izaías, a adoção de atividades artísticas nos educandários públicos poderá contribuir com a melhoria do desempenho dos alunos em outras disciplinas, ajudando ainda a afastar os jovens estudantes do caminho das drogas e da violencia.

terça-feira, 27 de abril de 2010

A CIDADE DIGITAL

Algum tempo atrás foi divulgado que Garanhuns e Caetés seriam "cidades digitais". Conforme as notícias dos jornais e da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, teríamos uma internet de banda larga de qualidade, sendo facilitado o acesso da população ao mundo virtual. O tempo passou e continuamos na mesma. Os provedores do município deixam a desejar, a Velox chega apenas a alguns bairros e a internet móvel - pela Oi, Tim ou Vivo - além de não oferecer qualidade é caro para a maioria das pessoas. Diante desta realidade, o Blog do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Pernambuco) esta semana cobrou a antiga promessa e ao mesmo tempo noticiou que Petrolina, no Sertão do São Francisco, está recebendo o que foi prometido para a Suíça Pernambucana: internet de banda larga com qualidade! Em outras palavras, a "cidade digital" foi parar às margens do São Francisco e nós ficamos a ver navios.

DUPLICAÇÃO DA BR-423 FICA DIFÍCIL

O sonho da duplicação da BR-423, ligando Garanhuns a São Caetano, não parece tão fácil de se concretizar quanto se imaginava a princípio. O o edital do processo de licitação para a obra, que seria republicado na semana passada, agora está sem prazo para sair no Diário Oficial. A informação foi repassada à prefeitura do município pela Secretaria Estadual de Transportes e o secretário Carlos Eugênio tratou de deixar a imprensa local por dentro dos fatos. Nós já estamos praticamente em maio e Lula deixa a presidência da República em dezembro. Na gestão atual, está muito difícil termos pelo menos o início dessa obra. O próximo dirigente do país, seja Dilma ou Serra, certamente não terá o mesmo compromisso com o Nordeste e a nossa região. Podemos, infelizmente, estar perdendo uma grande oportunidade.

DILMA É ATACADA EM SITE E ACUSAM MARÍLIA GABRIELA

"Vou confessar: Morro de medo de Dilma Rousseff. Esse governo que tem muitos acertos, mas a roubalheira do governo do PT e o cinismo descarado de Lula em dizer que não sabia de nada nos mete medo".

"Dilma personifica, para mim, aquele pai autoritário de quem os filhos morrem de medo, aquela diretora de escola que, quando se era chamada em seu gabinete, se ia quase fazendo pipi nas calças, de tanto medo".

Esses são alguns dos trechos publicados no site do deputado José Carlos Aleluia, do DEM/BA, atacando a pré-candidata do PT à presidência, Dilma Roussef. Não se sabe bem porque, o texto foi atribuído à jornalista e apresentadora Marília Gabriela (foto), da GNT. A profissional, no entanto, rebateu com indignação as insinuações. "Não tenho nada a ver com esta porra", disse Gabriela ao Portal Imprensa, lembrando que vive de fazer entrevistas e na campanha pretende ter a isenção de ouvir todos os candidatos.

BARRIGA É BARRIGA...

E já que está na ordem do dia a recomendação de sexo e exercícios para garantir a saúde das pessoas, vamos a uma deliciosa crônica de Arnaldo Jabor (foto), discutindo o dilema vida sendentária versus prática de atividades físicas. É para achar graça, mas também pensar um pouco:

Barriga é barriga, peito é peito e tudo mais. Confesso que tive agradável surpresa ao ver Chico Anísio no programado Jô, dizendo que o exercício físico é o primeiro passo para a morte. Depois de chamar a atenção parao fato de que raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos 80 anos e citar personalidades longevas que nunca fizeram ginástica ou exercício - entre elas o jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho - mas chegou à idade centenária, o humorista arrematou com um exemplo da fauna: A tartaruga com todaaquela lerdeza, vive 300 anos. Você conhece algum coelho que tenha vivido 15 anos?
Gostaria de contribuir com outro exemplo, o de Dorival Caymmi. O letrista compositor e intérprete baiano era conhecido como pai da preguiça. Passava 4/5 do dia deitado numa rede, bebendo, fumando e mastigando. Autêntico marcha-lenta, levava 10 segundos para percorrer um espaço de três metros. Pois mesmo assim e sem jamais ter feito exercício físico viveu 90 anos.
Conclusão: Esteira, caminhada, aeróbica, musculação, academia? Sai dessa enquanto você ainda tem saúde... E viva o sedentarismo ocioso!!!Não fique chateado se você passar a vida inteira gordo. Você terá toda a eternidade para ser só osso!!!
Então: NÃO FAÇA MAIS DIETA!! Afinal, a baleia bebe só água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA!!!O elefante só come verduras e é GORDOOOOOOOOO! !!
VIVA A BATATA FRITA E O COCA-COLA!!!Você, menina bonita, tem pneus? Lógico, todo avião tem!
E nunca se esqueçam: 'Se caminhar fosse saudável, o carteiro seria imortal'

SEXO É MESMO BOM PARA HIPERTENSÃO?

Foi destaque nos sites da internet logo no começo da tarde passada, mereceu chamada no Jornal Nacional, encontrei um comementário logo cedo, na minha caixa de e-mail e acredito que vai dar muito o que falar durante todo o dia. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou que as pessoas procurassem manter o peso, dançassem e fizessem mais sexo para regular a pressão arterial. Sua excelência até que me deixou animado, pois desde 2004 comecei a ser incomodado por essa doencinha chata e perigosa. Tive crises terríveis, correndo de madrugada para o Hospital Perpétuo Socorro e uma vez o negócio tava tão ruim que até o médico se assustou e não tinha remédio que fizesse a tal pressão baixar. Parecia que seu paciente ia explodir. Felizmente, graças aos remédios e acredito a ajuda do lá de cima, hoje vivo sem sustos. Na fase pior, porém, pessoas que trabalham no Posto de Saúde aqui perto de casa, que convivem com médicos e enfermerias, informaram que sexo poderia ser muito perigoso para o hipertenso. Claro, aquilo me deixou grilhado e por uns tempos, na fase das crises frequentes, o escriba aqui ficou com medo de fazer a "melhor coisa da vida", segundo receitou outro dia o cantor da terceira idade Roberto Carlos Braga. Bem, um ministro é um ministro e tem muita responsabilidade no que diz. Ele não poderia mandar assim os homens se entregarem aos seus instintos pondo a vida deles em perigo. Creio que possa ter razão. Se a pressão está controlada, os dois parceiros estão sintonizados, se gostam e fazem um bom sexo sem exageros, acho que vai é fazer um bem enorme mesmo: à cabeça, ao coração, aos olhos, à pele, ao sistema imunológico e à pressão arterial, que ficará controlada. Por via das dúvidas, porém, queria ouvir a palavra de um médico aqui de Garanhuns: Alô Dr. Lamberti, Dr. Carlos Eugênio, Dr. Alberto Madeira senhores cardiolistas da cidade... O ministro está mesmo certo ou disse besteira?

*Na foto o ministro Temporão, como se estivesse preocupado e rezando. Será que ele se arrependeu por mandar fazer sexo como remédio para a pressão arterial?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PORQUE GARANHUNS NÃO VÊ CHICO XAVIER


Recebemos da direção do Cine Eldorado de Garanhuns, uma satisfação a respeito da não inclusão do filme Chico Xavier em sua programação. Por duas vezes cobramos dos responsáveis pela PMC Cinemas uma explicação. O Blog do Wagner Marques chegou a informar que o longa estrearia dia 30, mas pelo que diz a nota enviada a este repórter isso não será possível. Leia abaixo, na íntegra, o porquê de Garanhuns estar sendo discriminado na exibição de um filme que está batendo recorde de bilheterias no País:


NOTA DA DIREÇÃO DO CINE ELDORADO


Caro Roberto Almeida,


Não fomos incluídos no lançamento por parte da distribuidora Downtown.
Estamos aguardando liberação de cópia deste filme para inclusão na grade de
programação, pois, até o momento não existem cópias disponíveis.

Uma coisa é certa: Quem está exibindo não pode descartar o filme por força de contrato e quem não pôde entrar no lançamento, vai ter que esperar.

Acreditamos que não fomos incluídos, pelo fato do filme possuir exigências contratuais severas de exibição, que inviabilizariam entrarmos no lançamento, como por exemplo, a exigência de exibição e exclusividade em uma sala por oito semanas seguidas. Como também, achamos que não interessa a eles, incluir uma cópia no Cine Eldorado, devido ao valor cobrado do preço do ingresso(R$10 e R$5,00). Para você ter uma idéia, as distribuidoras de cinema recebem 50% do valor arrecadado na bilheteria e com esses preços cobrados, não houve interesse comercial da Downtown em nos oferecer o filme.

Eles preferiram alocar a cópia em outro cinema com preços de ingressos mais elevados, com isso aumentando consideravelmente a arrecadação do filme.
E mais, o contrato de exibição exigindo 8 semanas exclusivas do filme numa sala, impede a estreia de outros filmes no cinema, filmes como O Livro de Eli, Homem de Ferro 2(estreia mundial), Uma Noite Fora de Série, Um Sonho Possível(oscar de
Melhor Atriz), Como Treinar o Seu Dragão, Robin Hood(estreia mundial), Fúria de Titãs(estreia mundial) e o mais esperado do ano: ECLIPSE(estreia mundial), filmes que temos que exibir também por força de contrato já assinados com outras distribuidoras.

Um cinema como o nosso, com apenas duas salas não pode se dar ao luxo de ficar com um único filme exclusivo em uma sala por oito semanas, pois inviabilizaria totalmente o negócio.

Portanto, estamos aguardando uma cópia por volta da oitava ou nona semana, quando outros cinemas estarão descartando o filme.

Hoje este filme está apenas na terceira semana de exibição.
Esclarecemos também, que da mesma forma que Chico Xavier, o filme Alice no País das Maravilhas(que tem um contrato mais acessível) também ficou fora do lançamento, e está sendo tão procurado quanto, e só vamos poder exibi-lo daqui há algumas semanas, quando suas cópias estiverem disponíveis.

HISTÓRIAS DE JOÃO DA COSTA

Dois exemplos edificantes de como é a personalidade do prefeito do Recife, João da Costa(foto):

Um ex-vereador de Angelim, cidade em que o petista nasceu, conheceu o atual governante do Recife ainda bebê. Na verdade, era amigo da família e teve o prazer de mais de uma vez colocar o garotinho em seus braços. Um dia desses, este conterrâneo do sucessor de João Paulo, esteve na capital e resolveu fazer uma visita ao menino de sua cidade que chegou tão longe na política. Foi ao seu gabinete, disse quem era a secretária e esperou ser atendido. Ela voltou pouco depois e informou que ele não estava. Pouco antes de sair, o ex-parlamentar interiorano viu chegar um conhecido e entrar no gabinete para falar com o prefeito, que estava presente sim, apenas não quis receber o "matuto" de sua terra natal.

Numa solenidade em Garanhuns, um advogado que estudou no Colégio Quinze de Novembro tem o prazer de rever seu colega de turma no educandário da Suíça Pernambucana, hoje prefeito do Recife. Ficam um ao lado do outro e bacharel na área do Direito pergunta: "Não lembra de mim? Estudamos juntos, no XV, sou o fulano...". João da Costa, meio taciturno, confessa lembrar do colega e dá a entender não querer muito papo. Terminado o ato solene, no qual estava presente inclusive o governador Eduardo Campos, o petista importante sai e ignora completamente o antigo colega de escola, embora estivessem lado a lado. Deve ser muito difícil para ele rever um velho amigo de Angelim ou dar um até logo a um colega dos tempos de estudante do 2º grau.

Só para concluir: Na eleição de 1982, o pai de João da Costa disputou a prefeitura de Angelim contra Samuel Salgado, do PMDB. O peemedebista, quase um menino à época, venceu a eleição contra o adversário, do finado PDS. Algumas pessoas na região que conhecem esses personagens dizem que o João Prefeito nunca gostou de Samuel, nunca perdoou o companheiro petista (hoje os dois são do mesmo partido) por ter derrotado seu pai.

IZAÍAS RECLAMA DAS CALÚNIAS

O deputado estadual Izaías Régis também tem um blog. E aproveitou o seu espaço na net, hoje, para dizer que a 6ª edição do Festival de Música foi um sucesso total. Segundo o parlamentar, que discursou antes do show de encerramento do evento, com Fábio Júnior, 40 mil pessoas estavam na Esplanada Guadalajara. O petebista aproveitou para desabafar sobre o que considera calúnias, levantadas contra ele no período eleitoral. "Eu amo Garanhuns e sempre penso no melhor para a região do Agreste Meridional. Tomem cuidado com as pessoas que não querem o bem de Garanhuns nem da região e andam mentindo, querendo acabar com as coisas boas que temos", disse em seu desabafo. O deputado falou tá falado.

*A foto do deputado foi publicada originalmente no jornal Folha de Pernambuco.

MAIS UMA DE CAETÉS


Está postado no Blog de Rafael Brasil:

"De novo. Tudo que se refere à administração pública na cidade tem o cheiro putrefato da corrupção. A última é que consta na prestação de contas da prefeitura, um valor de setenta mil contos de réis referentes a um conserto na máquina de esteira que servia para fazer açudes. So que a máquina encontra-se sucateada num terreno baldio. Quem embolsou o ervanário? O prefeito encontra-se em Recife, claro, esse povo não gosta de dar expediente. Ademais, a sede da prefeitura é lá mesmo, há muito tempo. Gasta-se muita gasolina na prefeitura, quando o prefeito precisa assinar algum documento, manda-se um carro para levar o tal papel. Que o matuto chama de papé. Não é prefeito alaranjado?"

*O prefeito de Caetés, ao qual Rafael se refere, é o Aércio Noronha, que da mesma forma que o seu antecessor vive muito na capital.

EDUARDO CONFIRMA FACULDADE DE MEDICINA


Entrevistado hoje pela manhã, em horários distintos, pelos radialistas Eduardo Peixoto e Marcos Cardoso, o governador Eduardo Campos (PSB), confirmou a instalação de um Curso de Medicina em Garanhuns, pela UPE, ainda este ano. Disse que se possível o vestibular será realizado ainda no próximo mês de junho.

O socialista também anunciou que até o final de maio estarão terminadas as obras da Barragem do Cajueiro, possibilitando de uma vez por todas o fim do racionamento d´água na cidade, pelo menos nos próximos 20 anos.

Outra boa notícia dada pelo governador foi referente a recuperação da PE-218, ligando os municípios de Garanhuns a Bom Conselho. Os trabalhos irão começar até o dia 15 de maio. Na Rádio Jornal, Eduardo Campos disse também que antes antes do presidente Lula deixar o cargo deixará assinada a obra de duplicação da BR-423, ligando São Caetano a Garanhuns.

O neto de Arraes disse que tem feito a parte dele, quanto a instalação de indústrias em Garanhuns, inclusive investindo no novo Distrito Industrial, mas deu a entender que isso depende também das lideranças políticas e empresariai locais. Quanto aos problemas do Hospital Dom Moura, alvo de reclamações constantes da população, garantiu que o Governo tem investido e alegou que a falta de médicos, às vezes, é por irresponsabilidade de alguns profissionais. Aconselhou o povo a ligar para o 0800 da Ouvidoria para denunciar as falhas relacionadas com o Hospital Regional.

Outra novidade repassada por Eduardo Campos, foi relacionada com as casas populares da Bela Vista, chamada de Cohab III. Ele informou que o Estado investiu quase R$ 3 milhões para ajudar na obra, que será entregue ao povo de Garanhuns dentro em breve.

O BEM AMADO ESTREIA NO RECIFE

"O Bem Amado", de autoria do dramaturgo Dias Gomes, foi um dos maiores sucessos até hoje da televisão brasileira Não era uma simples novela, como tantas que já se produziram neste país. Era e é uma sátira ao Brasil, aos políticos e ao jeitinho brasileiro, mostrando a falta de compustura das classes dirigentes a partir de uma cidadezinha do interior, com todo os seus estereótipos. A história do prefeito de Sucupira, vivida por um excelente Paulo Gracindo, que constrói um cemitério na cidade e pretende inaugurá-lo com toda pompa, mas não morre ninguém, chega tantos anos depois ao cinema. A direção na tela grande é de Guel Arraes, filho do ex-governador de Pernambuco, já bastante conhecido por suas produções para o cinema e televisão, dentre elas o Auto da Compadecida. No elenco estão Marcos Nanini (interpreta o coronel Odorico Paraguaçu), José Wilker, Caio Blater Jr., Maria Flor, Andreia Beltrão e Drica Moraes. O filme será exibido em primeira mão no Festival de Cinema do Recife, que começa hoje e prossegue até o dia dois de maio.

domingo, 25 de abril de 2010

A GUERRA SANTA ENTRE GLOBO E IGREJA UNIVERSAL


De início quero salientar para a quem possa interessar que sou católico não praticante.

Releva registrar no dia 21/04/10 foi realizado nas principais cidades do Brasil o evento denominado dia “D” promovido pela Igreja Universal.

Segundo os organizadores do evento, o público presente em todos as cidades que ocorreu o evento é estimado entre 7 e 8 milhões de pessoas.

No dia 22, ou seja, na quinta-feira o jornal O Globo das Organizações Globo fez uma reportagem de capa sobre o evento com o seguinte título: “Caos universal e autorizado”, ocorre que o jornal abriu as suas caixas de ferramentas, digo, notícias e no intuito de denegrir o mega evento idealizado pela Igreja Universal, chegou a comparar o evento ecumênico com o caos vivido pelo Rio de Janeiro com a desgraça provocada pelas chuvas.

É o mais deprimente exemplo de como não se deve fazer jornalismo, espero que este blog não se furte a sua responsabilidade de discutir o fato sob a égide do racionalismo apontando as duas versões da história.

Não obstante, sobrou até para o Candidato José Serra que segundo o Bispo Clodomir é candidato da Rede Globo, também sobrou para o Prefeito Eduardo Paes, que foi acusado pelo representante da Igreja Universal de se acovardar diante da reportagem da do jornal O Globo, disse mais o Bispo Clodomir: “quem causa caos no país é a Rede Globo que colocou e tirou presidente e agora vem com uma campanha vergonhosa a favor de José Serra”.

O representante da Igreja Universal – Bispo Clodomir desabafa chamando O Glogo de jornaleco, que dentre outras coisas tem mania de perseguir o Senador Marcelo Crivela. (Artigo de Adilson Nassif).

EMOÇÕES NOS CAMPEONATOS REGIONAIS

Os campeonatos regionais estão chegando ao seu final com muita emoção. Em Pernambuco, o Sport deu mais um passo para conquistar o pentacampeonato ao vencer o Central, em Caruaru, por 3 x0. No próximo jogo recebe o adversário, na Ilha do Retiro, podendo se dar ao luxo até de perder por mais de um gol de diferença que já está na final. No outro jogo das semifinais, o Santa Cruz e o Náutico não saíram do 0 a 0. Na quarta-feira, voltam a se enfrentar, no estádio dos Aflitos.


PAULISTÃO E OUTROS ESTADUAIS

Pelo campeonato paulista o time sensação do Brasil este ano, o Santos, passou um susto contra o Santo André, no Pacaembu. A equipe do ABC foi melhor no primeiro tempo fez 1 a 0 e podia até ter feito mais. Robinho, Neymar e CIA não estavam inspirados e nem parecia o conjunto que já venceu 10 jogos por goleadas este ano. Na segunda etapa, no entanto, os santistas voltaram a jogar o que sabem, com a entrada de André no lugar de Neymar e outra postura em campo. Viraram a partida para 3 a 1, mas o Santo André ainda diminuiu e o placar terminou em 3 x 2. Os dois times voltam a jogar no mesmo estádio, no fim de semana e o Santos será campeão mesmo que perca por um gol de diferença. No Rio de Janeiro e Paraná, Botafogo e Coritiba já foram campeões, em Minas o Atlético saiu na frente na primeira partida, contra o Ipatinga e no Rio Grande do Sul o Grêmio venceu o Inter por 2 x 0.

ANDREA AMORIM NO CLIP DA GLOBO


A Rede Globo Nordeste está divulgando um clip para cantar as coisas boas de Pernambuco. É um material bem produzido com a participação de muitos artistas já consagrados do Estado como Alceu Valença, Lenine, Antônio Carlos Nobrega, Dominguinhos, Reginaldo Rossi e Claudinor Germano. Um festa para os olhos ao som da mais autêntica música pernambucana. Quem também canta no vídeo, ao lado dos medalhões, é a Andrea Amorim, garanhuense que saiu há pouco da terrinha para vencer lá fora e está indo muito bem. A sua inclusão nesse clipe mostra que a Globo já a reconhece como uma cantora de valor e de muito futuro. Clique na palavra ANDREA e confira o vídeo na minha página do orkut. (Na foto a cantora num ensaio feito com Hilton Marques).

GRANDES NOMES DA MPB XIX



(Ao clicar no nome acima você acessa o vídeo "A Belle de Jour",
interpretada pelo cantor com participação de Wanderléia)


Alceu Paiva Valença nasceu em São Bento do Una, município localizado numa área de transição entre o Agreste e o Sertão pernambucano. Seu pai, Décio Valença, chegou a disputar a prefeitura de sua terra, sem sucesso, mas seu tio, o médico Lívio Valença além de ter governado São Bento exerceu sete mandatos consecutivos de deputado estadual. De família de médicos, fazendeiros e políticos, Alceu se formou em Direito, na Faculdade do Recife. Não se interessaria, porém, por terras, gado, medicina, advocacia ou votos. Sua vocação era a música, sentimento herdado provavelmente de seu avô, Paulo Alves Valença, que gostava de viola e poesia. Além disso, o som que vinha das ruas da cidade natal, através dos auto-falantes, encantaram o menino. Ouvia Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Marinês.
Alceu Valença terminou o curso de Direito e por uns tempos foi jornalista, chegando a trabalhar como repórter no Jornal do Brasil. Percebeu logo, no entanto, que sua vocação era a música e os sons que jorravam do Recife, com frevo, maracatu, coco, repente, o rock que importado chegava à capital - tudo isso fermentou na sua cabeça agitada, fazendo com que o artista em potencial produzisse, no futuro, um trabalho completamente original. Nunca foi MPB puro, no sentido de gênero, o rock e o pop, em sua música, tiveram de conviver com a influência dos trovadores, cantadores e repentistas nordestinos e se houve uma influência tropicalista ele foi além, num ritmo bem pernambucano, sãobentense e nordestino.
Com o amigo Geraldo Azevedo, este natural de Petrolina, Alceu pegou o caminho do Sul maravilha e participou de festivais, sem conseguir muita coisa no início. Gravou o seu primeiro disco em parceria com o sertanejo, uma quase obra prima que hoje é uma raridade de se encontrar, mas na época ficou restrito a um público mais vanguardista da velha Veneza Brasileira.
Depois do primeiro vinil com Geraldinho, o cantor lançou "A Noite do Espantalho" (trilha sonora de um filme), "Molhado de Suor", "Vivo" e "Espelho Cristalino". Discos muitos bons, capazes de despertar a atenção do público universitário e da crítica especializada. As canções desses albúns, contudo, não seriam capazes de transformá-lo ainda num grande ídolo da música nacional. No início dos anos 80, com "Coração Bobo", começou a virada dos artista da família Valença. A faixa título estourou nas rádios e abriu caminho para shows em todas as regiões do país. A partir daí e do grande sucesso do disco de 1982, "Cavalo de Pau", Alceu Valença se tornou um astro na mesma dimensão dos baianos Caetano e Gil ou dos cearenses Fagner e Belchior, passando a ser conhecido em todo Brasil e passando a fazer turnês inclusive internacionais.
De família de políticos da esquerda (Dr. Lívio era muito ligado a Miguel Arraes), Alceu Valença provocou um escândalo em Pernambuco quando em 1990 participou da campanha ao Governo de Joaquim Francisco, um legítimo filhote da ditadura. O artista começou a ser patrulhado e chegou a ser vaiado em shows no Recife e Olinda, esta cidade que adotou como se fosse sua. Coisas passageiras, hoje sem tanta importância, pois a trajetória do cantor, as músicas que fez, o som que produziu contribuíram com a renovação da MPB e nos trouxeram e trazem até hoje um legado importante na história da música nordestina e nacional.
Um marco na vida de Alceu é a participação no chamado "Grande Encontro", show com a participação de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho, do qual foram lançados dois CDs que venderam milhares de cópias.
Entre as canções que marcaram época desse artista de São Bento do Una, podemos lembrar de Talismã (do primeiro disco com Geraldinho), Coração Bobo, Tropicana, Vou Danado pra Catende, Como Dois Animais, Pelas Ruas que Andei, Estação da Luz e Bicho Maluco Beleza.
Aos 64 anos, Alceu Valença ainda está em forma e prepara no final deste ano, no Marco Zero do Recife, a gravação do seu terceiro DVD.
Alceu Valença, com todas as honras mais um pernambucano na série Grandes Nomes da MPB de Todos os Tempos.

sábado, 24 de abril de 2010

JC NOTICIA PRISÃO EM GARANHUNS


Está no site do Jornal do Commercio, do Recife:

Encontra-se preso na cadeia pública de Garanhuns, município do Agreste pernambucano localizado a 228 quilômetros do Recife, Moacir José Bezerra Filho, 29 anos, suspeito de ser o mandante do assassinato da sua ex-mulher, a enfermeira Micheline Urquisa de Araújo, 36. O crime aconteceu no início da noite do dia 20 de maio do ano passado e chocou os moradores da cidade. A Polícia Civil prendeu Moacir no início da manhã, no bairro de São José. A prisão temporária foi expedida pela juíza Milene Flores Ferraz Cintra, da 2ª Vara Criminal de Garanhuns. O autor do disparo, cujo nome não foi informado pela polícia, também está com prisão decretada pela Justiça, mas ainda encontra-se foragido. Micheline Urquisa estava separada de Moacir havia sete meses e foi executada uma semana depois da primeira audiência de separação judicial. O casal tinha uma filha de 3 anos na época do crime.

O LOCUTOR DA 1º APRESENTAÇÃO DO CORAL DO ARRAIAL


O radialista e jornalista Marcos Leite, natural de São José do Egito, mas que passou parte de sua vida em Garanhuns, onde começou a trabalhar na antiga Difusora (ler postagem "Carta de Um Amigo", abaixo), está também com seu blog na internet. Transcrevemos uma nota que ele fez esta semana com uma tremenda revelação. Foi ele, o Marcos, o locutor da primeira apresentação do Coral do Arraial, que aconteceu em 1970 e ele pensava ter sido em 1972. Vamos ao texto do colega de profissão:

O CORAL DO ARRAIAL DE GARANHUNS

"Tive a felicidade, lá por 1972 (não lembro a data precisa), de ser o apresentador de um espetáculo magistral do Coral do Arraial de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco. Era uma noite fria, mas que se tornou bastante aquecida pelas emoções de um auditório lotado, atento e receptivo. Do palco do Centro Cultural da cidade – inúmeras vezes reconhecido como de excelente qualidade acústica – lembro haver anunciado a entrada dos cerca de 40 integrantes do coral. Logo depois, recordo bem, anunciei o criador e regente do grupo, o padre Luiz Gonzaga (que encontrei, em Ollinda, há cerca de um ano, durante celebração na Matriz de Nossa Senhora de Fátima).

Após a apresentação de abertura, recolhi-me para, numa lateral do palco, apreciar a bela exibição do coral, que chega aos 40 anos, graças à louvável persistência do padre Luiz Gonzaga e à dedicação dos integrantes do grupo".

Depois, O Marcos Leite ainda reproduz uma nota que postamos aqui sobre os 40 anos do Coral. Não precisa a gente repetir porque você acha o texto neste espaço, na hora que quiser.


CARTA DE UM AMIGO

Os verdadeiros amigos nunca esquecem da gente. Nós também não esquecemos deles. Hoje recebi um e-mail de José Marcos Leite. Para quem não conhece ou não lembra, Marcos é radialista e jornalista, começou sua carreira profissional na antiga Difusora de Garanhuns e hoje trabalha na Rádio Jornal do Recife. Atuamos juntos na Clube de Pernambuco, quando esta era a emissora líder de audiência na capital. O time da rádio na época: Edilson Torres, Gilberto Carvalho, Graça Araújo, Rosa Falcão (hoje no Diário de Pernambuco), Marize Rodrigues (atualmente na Rádio Folha), Natan Lucas, Roberto e Mané Queiroz, Ralf de Carvalho e Geraldo Freire. Tanto eu quanto o Marcos Leite éramos redatores do noticiário "O Mundo em Suas Mãos", noticiário que tomei como base para formatar o Jornal da Sete e o Jornal Marano, aqui em Garanhuns. Fazem muitos anos que não vejo o amigo jornalista, do qual também fui vizinho no Conjunto Marcos Freire, no bairro da Caxangá. Como um verdadeiro companheiro, ele revelou que vem tentando me contact-ar a algum tempo, lá do Recife acompanha este blog diariamente e confessa ser fã do Correio. Imagina como faz bem pra o ego da gente saber que um profissional sério e competente como este ao qual nos referimos escreve uma coisa dessas. Já respondi a "carta eletrônica" do caro colega, mas faço questão de fazer esta postagem para demonstrar o meu apreço ao redator da rádio JC, destacando que o mesmo começou aqui na terrinha. Aos Marcos Leite, que tem suas raízes na terra das sete colinas, aos seus colegas recifenses que também já cruzaram meu caminho o abraço fraterno deste repórter. Felicidades Companheiro!

O CORREIO DESTACA O CORAL DO ARRAIAL

A nova edição do Correio Sete Colinas já está nas bancas de revista e nas casas da maioria dos assinantes. O jornal desta semana dá total destaque aos 40 anos do Coral do Arraial, publicando com exclusividade um foto do grupo em 1970, em sua primeira apresentação. Tem também o registro fotográfico do Coral na atualidade e do Padre Luiz Gonzaga, um dos seus criadores. O periódico traz ainda uma matéria importante do Geraldo Mouret sobre o risco da brucelose e tuberculose bovinas, que pode também chegar ao ser humano via consumo da carne animal. Temos no jornal a boa coluna do Marcos Cardoso, o Carlos Janduy, a Kitty Lopes, a colaboração de Dona Odete Souza, um artigo muito interessante que nos foi enviado pela Fátima Farias (assinado por Marco Bahé) sobre a derrocada da candidatura de João Paulo ao senado, o melhor dos blogs e uma crônica poética e bem humorada de Raulzito revelando suas relações com Deus e condenando a pedofilia na Igreja Católica. Ainda destaca o final do Festival de Música, com foto do galã Fábio Júnior (foto) na capa. Tem muita coisa, né? O que eu esqueci você vai ler quando for conferir a edição.


E não esqueçam que hoje tem a apresentação do Coral do Arraial no Centro Cultural e depois o final do Festival de Música com apresentações de Alexandre Revoredo, Valvulados, Anjos Dourados e Fábio Júnior.


FILMES INESQUECÍVEIS III


A NOVIÇA REBELDE


Se a memória não está me traindo, assisti o filme "A Noviça Rebelde" pela primeira vez no antigo Cinema Veneza, em Garanhuns, quando era ainda um garoto. É um prédio antigo, na Rua Dr. José Mariano, localizado por trás do Supermercado Bonanza. Vive fechado, guardando as lembranças de grandes exibições da sétima arte, num tempo em que a televisão ainda não dava as cartas. Depois revi o filme no Recife, assisti novamente no cinema, em vídeocassete, DVD, televisão aberta e fechada. Devo ter visto mesmo pelo menos meia dúzida de vezes. Confesso que nunca enjoei, nunca deixei de me encantar com a história de Maria, uma mocinha meio destrambelhada que as freiras sem saber o que fazer para "endireitá-la" mandam-na para a casa do rígido Capital Georg von Trapp, viúvo e pai de sete crianças muito barulhentas. O longa tem uma trilha sonora belíssima, fotografia impecável para a época e interpretações memoráveis dos garotos e garotas e principalmente de Julie Andrews (que faz a noviça) e de Christopher Plummer (o capitão). A personagem, trabalhando na casa, conquista os filhos do militar, que antes não conseguiam conviver bem com as governantas. O próprio Von Trapp, de coração endurecido, termina se pegando de amores pela jovem, que também se apaixona. Aparentemente, é uma história simples demais. Mas tudo neste filme funciona de maneira perfeita: a direção sem defeitos de Robert Wise, (mesmo diretor da primeira versão de "O Dia em que a Terra Parou") as paisagens belíssimas, as muitas canções do filme, as performances dos atores, o suspense quando toda a família austríaca foge dos nazistas, que haviam invadido o País.


A Noviça Rebelde estreou nos Estados Unidos em 1966 e ficou três anos em cartaz, com os cinemas sempre cheios. Depois voltou na década seguinte e ficou novamente longo tempo em cartaz. Fez sucesso no mundo inteiro, porque ninguém resiste a bela história contada nas telas, baseada numa história real da família de cantores da Aústria. O filme, que em Portugal recebeu o nome de "Música do Coração", tradução da música tema do longa, ganhou cinco Oscars no ano em que disputou as famosas estatuetas: Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Filme.

A Noviça Rebelde é mesmo um filme excepcional, muito diferente de certas produções que fazem um tremendo sucesso e depois são esquecidos por não ter as qualidades de um grande clássico. Tudo que está contido nessa historia conduzida por Robert Wise: beleza, emoção, música de qualidade, alegria, suspense, amor e sobretudo arte. O longa americano pode ser comparado a uma obra de um grande artista plástico que usou todo o seu talento para nos presentear com um quadro perfeito, desses que a gente coloca com orgulho na sala e olha todo dia, sempre descobrindo um pequeno detalhe e se deliciando com a genialidade dos verdadeiros artistas.

*Detalhe curioso: Os três filmes que iniciaram esse série, Casablanca, O Grande Ditador e a Noviça Rebelde, apesar de bem diferentes (mas todos obras primas do cinema), têm algo em comum: nazistas pelo meio da história. Como se percebe logo de início, os seguidores de Hitler aparecem com frequência na literatura e/ou na sétima arte. Não são mostrados de forma simpática, é claro.

UMA BELA CRÔNICA SOBRE FUTEBOL

O garoto Neymar

Dunga, seja grande : você não pode deixar Neymar em casa !

A cena aconteceu nos arredores de Londres, na porta do hotel em que a seleção brasileira estava hospedada, à espera da hora de disputar um amistoso com a seleção inglesa no estádio de Wembley,no verão europeu de 1995. Os jogadores descem para ir ao ônibus. Fãs – a maioria, crianças – abordam as estrelas para fotos e autógrafos. A maioria dos jogadores atende aos pedidos. Zinho passa batido. Faz de conta que não ouve. Um dos jogadores da seleção – o capitão Dunga – distribui com paciência autógrafos. Volta ao quarto, para buscar postais em que aparece trajado com a camisa da seleção. Dá de presente aos fãs o postal autografado.

Fiz uma entrevista com ele. Dunga fez uma confissão curiosa : disse que, quando caminhava do meio-de-campo para a marca do penâlti, na decisão do título contra a Itália, ficou “cego” e “surdo”. Não ouvia o rumor da torcida. Só enxergava a bola. Ao converter o penâlti, teve a nítida sensação de que se livrara do peso de uma tonelada que lhe esmagava os ombros.

Quinze anos depois, Dunga – que ganhou fama de carrancudo mas era perfeitamente capaz de gestos simpáticos como o que testemunhei em Londres – é o técnico da que tentará conquistar, para o Brasil, o inédito título de hexacampeão mundial.

O “clamor” da torcida provocou um dilema íntimo em Dunga : deve ou não convocar o menino Leymar, o talento luminoso revelado pelo Santos Futebol Clube ? A resposta : é claro que deve ! Neymar é, hoje, a encarnação das melhores virtudes do futebol brasileiro. Não pode ver a Copa pela televisão! Precisa entrar em campo. Guardadas as proporções, pode cumprir, na seleção brasileira de 2010, o papel que coube a Pelé na Copa de 1958 : o de ser uma gratíssima surpresa.

Faz parte da tradição brasileira a insistência de técnicos que não se rendem à pressão da torcida. Telê Santana não levou Reinaldo, o artilheiro do Atlético MIneiro, para a Copa de 1982. Quando entrevistei Reinaldo em 2008, ele disse que, toda vez que via lances do fatídico Brasil e Itália da Copa de 1982, imaginava o que poderia ter acontecido se ele tivesse sido convocado, já que se considera – e era! – um jogador melhor do que Serginho. O que aconteceu? Telê levou Serginho. Deixou Reinaldo em Minas. Reinaldo diz que estava em perfeita forma em 1982 ( ao contrário do que ocorrera na Copa de 1978, quando jogou sem estar “no ponto”). Só não foi porque o técnico não quis. Quem sabe, poderia ter feito a diferença naquele jogo em que o carrasco Paolo Rossi despachou a seleção brasileira de volta para casa.

Parreira levou o menino Ronaldinho para a Copa de 1994. Faltou a Parreira a ousadia que faz toda diferença : quando o Brasil foi para a prorrogação, na finalíssima contra a Itália, depois de um empate de zero a zero no tempo normal, Parreira lançou mão de Viola. Poderia ter lançado Ronaldinho, um jogador mais hábil, mais talentoso, mais surpreendente. Ronaldinho já brilhava. Se tivesse entrado naqueles instantes finais, poderia ter feito a diferença. Teria tido a maior chance que alguém poderia oferecer a um jogador recém-saído da adolescência : a de entrar em campo no fim da prorrogação de uma decisão de Copa do Mundo para tentar resolver a parada. Não entrou. Parreira deixou-o no banco.

Não é segredo para ninguém, porque sempre foi assim : o que incendeia as grandes conquistas é a aposta no incerto, no novo, no desconhecido. Se não fosse assim, as caravelas não teriam saído de Lisboa para conquistar o Novo Mundo. O personagem de um romance pedia “luz, altura, claridade !”. O que pode dar “luz, altura e claridade” à seleção brasileira nos campos da África do Sul é o talento juvenil de um craque como Neymar : uma aposta no novo, no incerto, no desconhecido.

Para que esperar quatro anos para levar Neymar para uma Copa do Mundo ? Se Dunga se render ao coro da torcida, terá dado não uma demonstração de fraqueza, mas de inteligência : convocar Neymar é reconhecer que existe hoje, em atividade no Brasil, às vésperas de uma Copa do Mundo, um talento raro, um desses que demoram anos para aparecer. Quando aparecem, não podem ser preteridos.

É só comparar Neymar com Adriano, o ex-imperador : pesadão, irregular, desmotivado, Adriano não comporta comparações com Neymar.

Eu vos confesso: sou um torcedor acidental. Só me envolvo para valer em Copa do Mundo. Temo intimamente o momento fatídico em que Galvão Bueno exclamará, lá pelos quarenta minutos do segundo tempo : “Fica dramática a situação do Brasil !”. É o que ele diz quando as coisas começam a desandar.

Se deixar Neymar em casa, Dunga estará dando a Galvão Bueno a chance de pronunciar a frase fatal: “Fica dramática a situação do Brasil”. Ah, não.

O “Dossiê Geral” não é blog de futebol. Mas, como noventa e oito por cento dos brasileiros têm algo a dizer sobre a seleção, nós empunhamos um pincel imaginário para pichar no muro da CBF : “Dunga, seja grande : você não pode deixar Neymar em casa !”.

Porque deixá-lo é um crime de lesa-futebol. (Geneton Moraes Neto).

(Já disseram : das coisas menos importantes da vida, a mais importante é o futebol. Não conheço o autor da frase. Mas, seja quem for, acertou na mosca. Já se disse – igualmente – que a memória só guarda o que importa. O resto se apaga na avalanche de neurônios. Se o futebol não fosse importante, eu, um pré-dinossauro, não saberia recitar, hoje, as escalações dos times que ouvi jogar, pelo rádio, nos idos de 1968….É inútil saber ? É óbvio que é. Mas, feitas as contas, o que é a vida, senão uma gloriosa coleção de inutilidades ?) - Geneton.