GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

DILMA, MARINA E SERRA NO DIA D


Hoje foi um dia particularmente significativo na vida de três pré-candidatos à presidência da República. Dilma Roussef, do PT, se despediu do Ministério da Casa Civil. Fez um discurso marcado pela emoção, elogiou a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva e defendeu a continuidade das ações do governo. Essa continuidade é ela mesma, que espera a partir de 2011 sentar na cadeira hoje ocupada pelo garanhuense de Caetés.

Marina Silva, do PV, esteve nesta quarta-feira em Garanhuns. Plantou uma das 110 mudas simbolizando os anos de existência do Colégio Evangélico XV de Novembro e para surpresa de alguns se emocionou. Explicou que viveu 30 anos no PT, esteve na luta com Lula muitos anos e por isso ao visitar pela primeira vez sua cidade natal não conseguia controlar os sentimentos.


José Serra, governador de São Paulo, fez a sua despedida do cargo. No seu discurso, deixou a generosidade da semana passada, quando chegou a elogiar o atual presidente do Brasil e jogou farpas pra todo lado. Atacou Lula, Dilma e o Partido dos Trabalhadores.


"Repudiamos sempre a espetacularização, a busca pela notícia fácil, o protagonismo sem substância”, afirmou Serra no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. "Este governo não cedeu à demagogia. (...) Nunca incentivamos o silêncio nem a conivência com o mal feito”, afirmou. “Já fui governo e já fui oposição, mas de um lado ou de outro, nunca me dei à frivolidade das bravatas”, declarou Serra, que deve entregar sua carta de renúncia à Assembleia Legislativa até sexta-feira.


Em meio à greve dos professores do Estado de São Paulo, considerada por ele partidária, Serra repetiu que faz administração republicana e independente de partidarismos e que refuta aqueles que fazem política com "falanges do ódio". A presidente do sindicato da categoria é filiada ao PT.

GARANHUNS VIRA CAPITAL DA MÚSICA CLÁSSICA






A partir desta quinta-feira, dia 1º, Garanhuns vira a capital brasileira da música clássica e erudita. É a primeira edição da Festa Paschalia, uma realização da Prefeitura e da Academia da Educação para o Desenvolvimento. As apresentações começam às 17h, no Centro Cultural, com o grupo SaGrama e às 21h teremos a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música. Sexta-feira, dia 2, nos mesmos horários, mais duas boas opções: Quarteto Encore e Duo Casado. No sábado, três de abril, o Festival de Música Clássica termina com as seguintes apresentações: às 17h, Camerata Pernambuco; às 21h, Gaiamalgama; 22h, Orquestra Retratos do Nordeste.
A Festa Paschalia inclui ainda mostra da arte sacra em três espaços dos artesãos de Garanhuns e região: Galeria Mãos da Terra, em Heliópolis; Galeria Kadichari, no mesmo bairro, e Casa do Artesão, nas proximidades do Centro Cultural.
Hoje, às 15h, Dra. Ielma Lucena e artesãos de Garanhuns vão dar uma entrevista coletiva, às 15h, no casarão da Rua Idelfonso Lopes, 590, para comentar o reconhecimentos dos artistas populares locais, pelo Jornal do Commercio. Também será mostrada à imprensa, em primeira mão, como a Mãos da Terra se preparou para mostra de arte sacra da Festa Paschalia.

(Nas fotos acima, algumas das atrações do Festival de Música Clássica, como SaGrama e Orquestra Jovem de Pernambuco).

ROMEU: JOGOS FACILITAM O CRIME ORGANIZADO

Em debate na Câmara Federal sobre o projeto que legaliza as casas de bingos no país, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, disse que a mudança vai criar um ambiente favorável à lavagem de dinheiro no país. O secretário disse que a origem das casas de jogos está na ilegalidade, por isso o governo brasileiro é contrário à aprovação do projeto.

"Vamos abrir as portas para a lavagem de dinheiro e para o crime organizado. Se o texto for aprovado, não estaremos cumprindo resolução da ONU [Organização das Nações Unidas] no que diz respeito aos mecanismos de combate à lavagem de dinheiro. Não existe país no mundo com 1.500 casas de jogos oficiais, fora os caça-níqueis", criticou Tuma Júnior.


Essa proposta de legalização dos bingos, é a mesma que oficializa os cassinos. É isso que Silvio Costa pretende para Garanhuns: torná-la a capital da lavagem de dinheiro sujo e atrair o crime organizado!

VIAGEM NO TEMPO

Não podemos olhar só para o passado! Mas seria uma tolice ignorá-lo completamente. Devemos valorizar as pessoas que deram sua contribuição em outra época, preservar os monumentos e a memória, estar atentos à história. Quem não respeita o passado termina também por viver de forma displicente o presente e corre o risco de perder a perspectiva do futuro.
O jornalista Jodeval Duarte, em seu inteligente Blog, está sempre nos brindando com uma espécie de "uma viagem lúdica a outros tempos". Do Recife, de Garanhuns, de Bom Conselho, de outros lugares do Brasil. Na foto acima, que ele intitulou "Garanhuns sem data", dá uma saudade danada de coisas que a gente provavelmente nem viveu.

AS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO






Os textos, com as ilustrações, nos foram enviados pela Fátima Farias. Sempre é bom reforçar a importância das frutas na alimentação em qualquer época. Muitos insistem em carnes, massas, doces, enlatados e muitas vezes prejudicam a saúde com os exageros e escolhas erradas. É óbvio, mas vale repetir: saúde é vida! (Se tiver dificuldade para ler clique na imagem e ela será ampliada).


CONCURSO DE SEXO

Sei que estamos no período de Páscoa e talvez seja inapropriada a abordagem do assunto. Mas também tem o outro lado: quem sabe a Semana Santa força uma reflexão maior sobre esse esdrúxulo concurso. O fato é que em Varsóvia, na Polônia, foi realizado um concurso de relações sexuais. O objetivo: saber qual mulher conseguiria transar com maior número de homens. Uma loucura um negócio desses. Tivemos, porém, muitas candidatas, dos mais diversos países. O país anfitrião conseguiu emplacar o primeiro lugar, com Klaudia Kocickz. Esta, em sete horas, fez sexo com 646 homens. Mayara, uma brasileira, ficou na segunda colocação, conseguindo receber no mesmo tempo 633 machos. Por fim a britânica Claire emplacou o terceiro lugar, somando 626 relações. Tudo isso na terra de João Paulo II. Será o fim do mundo?

A PRAÇA IRMÃOS MIRANDA

Existe uma questão pessoal entre os responsáveis pelo Jornal Cidade e o prefeito Luiz Carlos de Oliveira. Por isso mesmo o periódico tem batido sistematicamente na prefeitura e só a situação lamentável da Praça Irmãos Miranda já foi mostrada duas ou três vezes no veículo de imprensa. Não sei se o governante não está ligando por pirraça contra o jornal, ou porque o município está sem dinheiro. O fato é que a Praça, separada da Avenida Santo Antônio apenas por dois prédios comerciais e uma igreja precisa urgentemente de uma reforma. O que está ali desmerece o centro de Garanhuns. Atenta contra o nosso clima, enfeia o relógio de flores na outra ponta da cidade, entristece o Cristo, lá no Alto do Magano, depõe contra a beleza e o vigor do Euclides Dourado e do Pau Pombo, assusta até os visitantes do Santuário da Mãe Rainha, localizado a seis ou oito quilômetros de distância.
Caro prefeito Luiz Carlos, A Praça Irmãos Miranda tal como está é uma indignidade. Acho que o Sr. deve fazer um esforço para realizar uma bela reforma naquele local. Não só porque o Jornal Cidade e as rádios vivem batendo. Mas principalmente para tirar aquela mancha do centro urbano de Garanhuns, extirpando a mais horrenda favela do município e dessa maneira possibilitando dignidade as pessoas que por ali transitam. Ao mesmo tempo, resgatando o nome dos irmãos que ali tombaram, vítimas da tragédia ocorrida na Suíça Pernambucana em 1917. Do jeito que está, os Miranda continuam a ser mortos um pouquinho de novo, todos os dias. Que se fale com o governador, com os deputados, que se pegue o dinheiro da campanha do IPTU e ISS, que se faça alguma coisa para obter recursos e fazer daquela área um local limpo, bonito, transitável, parecido com outros recantos de Garanhuns tão amados e admirados. Por favor, Sr. Prefeito, pense nisso. Faça um esforço. Não pense nos seus críticos ou detratores. Pense no povo que já lhe elegeu duas vezes e merece essa e outras ações. Acabe com aquele arremedo de praça e faça uma de verdade. Estarei aqui para ser o primeiro a aplaudir e tenho certeza que até o Jornal Cidade dará destaque na primeira página a transformação pela qual passou a histórica Praça Irmãos Miranda.

O ADEUS A ARMANDO NOGUEIRA


Aconteceu na tarde desta terça-feira (30), no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro (RJ), o sepultamento do jornalista Armando Nogueira. O cortejo do ex-diretor da Central Globo de Jornalismo saiu por volta das 11h30 do estádio do Maracanã, onde o jornalista foi velado. Nogueira morreu na manhã da última segunda-feira (29), vítima de um câncer no cérebro.

William Bonner, apresentador do "Jornal Nacional"- programa criado por uma equipe comandada por Nogueira - o presidente da emissora, José Roberto Marinho, e os escritores Carlos Heitor Cony e Zuenir Ventura acompanharam o enterro. No velório, realizado no Maracanã, compareceram o ex-vice-presidente da Globo, José Bonifácio de Oliveira, o "Boni", a ex-editora-chefe do "Jornal Nacional", Alice Maria, o diretor de TV e cinema Daniel Filho e atletas do meio esportivo.

Os atletas do Botafogo jogaram na noite da última segunda-feira, pelo Campeonato Carioca, com tarja preta na camisa, em forma de luto pela morte do jornalista, torcedor fanático do clube. No placar eletrônico do Maracanã, foram colocadas frases célebres do cronista esportivo, como: "Se Pelé não tivesse nascido gente, teria nascido bola".

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e o governador do estado, Sérgio Cabral, decretaram luto oficial de três dias em razão da morte de Armando Nogueira. (Fonte: iG Esporte).

QUAL A CIDADE MAIS TRANQUILA?


Recentemente o jornalista Inaldo Sampaio, em seu blog, classificou Garanhuns como uma das cidades mais violentas do Estado. Infelizmente, por conta de episódios como a hecatombe e o assassinato do bispo Dom Expedito, ganhamos essa fama. Mais será que hoje, proporcionalmente, somos mais violentos que os recifenses, os olindenses ou os caruaruenses? Escolhemos apenas os dois municípios da Região Metropolitana e a nossa vizinha capital do Agreste, porque de certa maneira estão mais próximos de nós, não só do ponto de vista geográfico. Em tempo de Páscoa, Semana Santa, cabe uma reflexão: Qual a cidade mais tranquila? Faça sua escolha na enquete ao lado.

ESTUDANTE BRASILEIRA VENCE CONCURSO DE REDAÇÃO DA UNESCO

A estudante Clarice Zeitel (foto), de 26 anos, que cursa o último ano de Direito na UFRJ, venceu o concurso mundial de redação promovido pela Unesco. O seu texto será incluído num livro, junto com outros selecionados pela entidade internacional. A brasileira concorreu com outros 50 mil estudantes universitários de diversos países. Fátima Farias enviou essa pequena obra prima ao blog, observando muito bem como Clarice tem "um jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases". Abaixo a redação vencedora na Unesco.

PÁTRIA MADRASTA VIL

Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições. Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil. A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica. E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição! É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem! A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão. Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso? Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona? Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos. Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?



BBB PODE FORÇAR GLOBO A PAGAR MULTA DE R$ 1 MILHÃO

O juiz federal substituto Paulo Cezar Neves Junior, da 3ª Vara Federal Cível de São Paulo, concedeu uma liminar nesta segunda-feira (29), com a decisão. O Ministério Público Federal (MPF) havia proposto uma ação cautelar após o participante Marcelo Dourado ter afirmado que heterossexuais não se contaminam com o vírus HIV.
"Hetero não pega AIDS, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem", disse Dourado no dia 2 de fevereiro. Segundo o site do Ministério da Saúde, "o HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno".
Além disso, no processo a União Federal afirmou que "é significativamente maior no Brasil o número de casos de homens infectados com o HIV por mulheres em relação ao número de casos de homens infectados por outros homens. Além disso, a epidemia está estabilizada entre os homossexuais e vem crescendo entre os heterossexuais".
Para o juiz, o impacto da informação equivocada sobre a saúde pública brasileira é certamente muito elevado, tendo em vista a notória audiência do programa.
Caso a emissora não esclareça as informações utilizando, no mínimo, o mesmo tempo das declarações de Dourado, deverá pagar multa de R$ 1 milhão. (Fonte: Portal Imprensa).

SERRA CONTRATA PROFISSIONAIS PARA ESCREVER NO TWITTER

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), contratou uma equipe de profissionais para gerenciar as ferramentas virtuais de sua campanha à Presidência da República. A jornalista e publicitária Ana Maria Pacheco ficará encarregada de administrar a conta do tucano no Twitter. Usuário habitual do serviço, Serra tem 181 mil seguidores. Segundo informou o jornal O Globo, antes mesmo do início oficial da campanha, a rede de microblogs já alcançou êxito nas ações políticas do governador. No próprio Twitter, recentemente Serra rebateu boatos espalhados em Manaus (AM), de que ele seria contra a Zona Franca. (Fonte: Portal Imprensa).

MENSAGENS DE PÁSCOA


Já estamos recebendo ou vendo nos jornais, revistas e na internet belas mensagens de Páscoa. Escolhi duas para deleite dos leitores. A primeira foi publicada no Blog Rosas do Capibaribe, assinado por Judit Martins, do Recife. A segunda nos foi enviada pela professora Maria Almeida, sempre lembrando dos amigos e da imprensa de Garanhuns. Essas mensagens, que fizeram meus olhos brilhar diante do visual e do que está contido nelas, faço questão de dividir com todos os leitores. Que tenham todos uma Semana Santa, com muita paz e harmonia. Feliz Páscoa!

GARANHUENSES ACREDITAM EM DILMA

Internautas garanhuenses e de outras cidades da região, que compõe o grosso dos que participam das nossas enquetes, acreditam que a pré-candidata do PT, ministra Dilma Roussef, poderá ser a próxima presidente do Brasil. Ela venceu o governador de São Paulo aqui no Agreste com 66 votos ou 42%, contra 44 ou 28% do tucano. Para 33 internautas ou 21%, Marina Silva será a sucessora de Lula. Apenas sete pessoas, representando 3% do total acreditam na vitória de Ciro Gomes na eleição deste ano. Participaram da enquete 154 leitores do blog.

OS MELHORES DO ANO


Uma das piores coisas que você pode fazer no domingo é assistir televisão, se você não tem a opção de TV por assinatura. A situação fica ainda mais drástica, se por um motivo ou outro o telespectador pelo menos medianamente inteligente fica diante da telinha, meia hora, acompanhando esse sujeito falante que chamam de Faustão. Não é que neste último fim de semana eu tive a satisfação ou o desprazer de ser contemplado com essa maravilha de programa? Poderia ter desligado o aparelho, é claro, porém não o fiz e aguentei a enganação um bom tempo. Melhor, porque fica difícil criticar qualquer coisa sem ter visto.

Fausto Silva promovia a escolha dos melhores do ano. O erro já começa por aí. Devia ser os melhores da Globo, pois ninguém de outra emissora, em qualquer categoria, ao menos concorria. Depois vem a seqüência: Ator Revelação – Mateus Solano; Jornalista – William Bonner; Comediante – Katiuscia Canoro; Atriz Coadjuvante – Dira Paes; Atriz – Aline Moraes... Até aí aceitável, embora possamos questionar alguns escolhidos. O Bonner mesmo, é o melhor jornalista do país ou jornalista/apresentador de televisão? Sim, porque Geneton, Noblat, Elio Gaspari, Inaldo Sampaio, José Teles e muitos outros podem ser muito melhores do que ele.

O pior, no entanto, estava por vir. Melhor ator: Tinha Tony Ramos, Rodrigo Lombardi e Eriberto Leão. O primeiro melhorou muito ao longo da carreira e merecia vencer com folga com o seu papel em “Caminho das Índias”. O segundo é fraquinho, mas ainda achei que poderia ter chances. Venceu o “Filho do Diabo”, de uma novela aí que passou no horário das seis. Um iniciante, daqueles atores que só têm uma única expressão facial o tempo todo, mas que deve ter convencido o grande público por ser “mais bonitinho”. A galera do Faustão não sabe distinguir beleza de talento diante das câmeras. Como cantor venceu o padre Fábio de Melo, na minha opinião merecedor apenas do prêmio de “melhor sacerdote”.

Revelação musical foi o inexpressivo Luan Santana. Concorria com o menino a Maria Gadú, que pode não ser nenhuma Maria Betânia, porém apresenta um produto de melhor qualidade, canta melhor, é melhor em tudo em relação ao escolhido. Será que não entenderam que era pra eleger o mais brega?

Se você acha pouco, contudo, ainda escolheram “Você não Vale Nada”, da banda Calcinha Preta, como a música do ano. Deve ser gozação com a cara da gente, não é mesmo?

A Globo, o Faustão e outros envolvidos nesta palhaçada deviam ter um mínimo de vergonha por promoverem principalmente o que não presta, enquanto tantos cantores, atores, escritores e artistas produzem obras belíssimas que não aparecem. Esses caras são tão burros assim? Não creio. Acho que a intenção deles é que o povo fique sempre burro mesmo.(A foto que ilustra o artigo é do site de Fausto Silva, no Portal da TV Globo).

CONVITE DA GALERIA MÃOS DA TERRA


A advogada Ielma Lucena, diretora da Galeria Mãos da Terra, está convidando os bloggers de Garanhuns, radialistas, jornalistas e todos que formam a imprensa local, para uma entrevista coletiva, na próxima quarta-feira, dia 31. Na oportunidade deverão estar presentes pelo menos parte dos artesãos da cidade, focalizados numa reportagem do Jornal do Commercio, do último domingo. Tanto Dra. Ielma quantos Marcos Siqueira, Mestre Fida, José Veríssimo e Serginho Maclaren irão falar sobre este momento especial dos artistas populares garanhuenses. Também será mostrada em primeira mão como a Galeria do bairro de Heliópolis está se preparando para receber moradores locais e turistas, na mostra de arte sacra da I Festa Paschalia. A entrevista acontecerá na quarta-feira, na própria Galeria, na Rua Idelfonso Lopes 590, às 15h. (A foto mostra a Galeria Mãos da Terra, no bairro de Heliópolis).

O ARTESANATO DE GARANHUNS EM SÃO PAULO


Antes do Jornal do Commercio Recife descobrir o talento dos artesãos de Garanhuns, empresários de São Paulo e outros estados já se encantavam com a descoberta da arte dos garanhuenses. O próprio governador Eduardo Campos e sua mulher, Renata, estiveram pessoalmente na Galeria Mãos da Terra, admirando as peças expostas naquele espaço de artes. E obras simples surgidas da imaginação e da habilidade das mãos de trabalhadores nativos foram parar na Oscar Freire, uma das ruas de lojas mais luxuosas de São Paulo. O Blog registrou, em nota publicada no dia sete de fevereiro deste ano. Releia ou tome conhecimento pela primeira vez:

GARANHUNS NA VITRINE DO BRASIL

A Rua Oscar Freire, em São Paulo, é considerada a "oitava mais luxuosa do mundo". Ela tem quase um quilômetro de muito refinamento, lojas e restaurantes chiques que poderiam ser comparados as melhores casas do gênero em Londres, Paris ou Nova York. E o que a gente tem a ver com isso, poderia perguntar o curioso leitor. Eu vou responder: Dois empresários fortes desse pedaço da paulicéia (por sinal no local não existem empresários fracos) estiveram em Garanhuns, recentemente, e foram parar em que lugar? Na Galeria Mãos da Terra, no bairro de Helópolis. Compraram R$ 10 mil em peças de artesanato como quem gasta dinheiro com picolé. Agora, preste atenção: as pequenas obras de arte produzidas pelos artistas da terra, que foram vendidas por Dra. Ielma por uma pechincha, coisinhas até de R$ 15, serão revendidos em Sampa - na Oscar Freire - por R$ 1 mil e até mais. Bom, os caras lá são ricos e podem vender caro e não faltarão fregueses também cheios de dinheiro para comprar sem reclamar. Interessante mesmo é saber que mimos como a Santinha de Garanhuns, os bancos em forma de guará e outra peças do artesanato da cidade e região estarão agora numa das principais vitrines do país e da América Latina. E se a gente não estiver fuçando por aí, com espírito de repórter, ninguém fica sabendo de fatos como esse. (Na foto a Rua Oscar Freire, que é um luxo só).

O ARTESANATO DE GARANHUNS NO JC


A foto publicada no Blog, em 22 de novembro de 2009
louvando a arte de Serginho

Excelente a reportagem publicada na boa Revista JC, neste último domingo, sobre os artesãos de Garanhuns. O jornalista Bruno Albertim escreveu uma matéria honesta, respeitosa, detalhada e aberta ao novo, mostrando ao Estado e ao Brasil que o artesanato pernambucano não estacionou na obra de Vitalino e seus seguidores. Algo de novo acontece em Belo Jardim e Garanhuns, principalmente nesta última, com o trabalho de artistas populares como Mestre Fida, Marcos Siqueira, José Veríssimo e Serginho Maclaren. Um prazer duplo dominou o titular deste blog ao saborear o texto do Jornal do Commercio: Dos quatro artistas, três já foram capa do Correio Sete Colinas, que muito antes da imprensa da capital acreditou no potencial dos artesãos locais. Serginho, que foi jogador do bom time da AGA no início dos anos 2000, primeiro apareceu aqui no blog e depois tomou conta das páginas do jornal impresso. Não sou tolo e imagino que tanto eu quanto Dra. Ielma fomos considerados sonhadores ou ingênuos. "Acreditar nesse pessoal, ficar achando que isso é cultura e vai levar a alguma coisa..." Alguém deve ter pronunciado frases assim. Naturalmente, com o reconhecimento de um bom repórter da capital e a consequente publicação da reportagem no melhor jornal do Nordeste, os céticos devem mudar seu modo de pensar. Muitos nem se lembrarão do esforço da imprensa local - radialistas como Marcos Cardoso e Fernando Rodolfo também abriram muitas vezes espaço para Dra. Ielma e seus artistas -, concentrando sua admiração e entusiasmo na bela matéria da Revista JC - mas isso não importa. O que vale mesmo é que nós estávamos certos, temos grandes artistas populares e provavelmente a partir de agora ninguém segura mais o artesanato garanhuense. Viva Mestre Fida, Zé Veríssimo, Serginho e a Dra. Ielma Lucena!

CAETÉS E CAPOEIRAS

Sempre existiu rivalidade entre Caetés e Capoeiras. Existem, porém, pessoas que se colocam acima dessa questão e querem o bem das duas cidades. E capoeirenses casam com caeteenses (se estiver errado me corrija, professor), as famílias vão se misturando e os municípios, muito próximos, terminam como se fossem dois irmãos, um com ciúmes do outro. Eu mesmo torço por Caetés. E fico feliz, quando passo na estrada e vejo como ela cresceu nos últimos anos. E fico mais contente ainda quando um filho ilustre da terra do presidente fala bem de minha Capoeiras (minha porque fui lá que nasci, deu meus primeiros passos, frequentei a primeira escola e lá tenho meu pai no descanso eterno e a minha mãe e o meu irmão Júnior, os dois saudáveis e cheios de carinho por seu povo). Rafael Brasil, filho do ex-prefeito do mesmo nome, professor da rede estadual, escreveu no seu blog, um artigo sobre Capoeiras. É interessante, porque temos aí a visão de alguém de "fora". Confiram o artigo, que ele gentilmente intitulou com o nome da cidade.


CAPOEIRAS


Parece que o prefeito de Capoeiras, Dudu, pode fazer um governo interessante em Capoeiras. Homem sério e comedido, não andou com perseguições a funcionários que nele não votaram, uma grande virtude diante das verdadeiras safadezas ocorridas diariamente nas prefeituras da região. Está tentando pagar as dívidas que, como em Caetés, por exemplo, tornaram a cidade inadimplente, ficando orfã de inúmeros investimentos federais. Quanto estas cidades estão perdendo com isso? É preciso procurar contabilizar para esclarecer a população. Porém, é preciso urgentemente consolidar os investimentos prometidos, apressando a construção da escola estadual com turno integral, mantendo o atual prédio da escoila Nossa Senhora do Perpétuo Socorro prtencente à Igreja Católica, funcionando para o ensino fundamental, passando a ser administrada pela prefeitura, transformando a excelente área em derredor num grande parque ecológico e desportivo para a população da cidade. Seria uma obra de grande impacto, e não se gastaria tanto assim, ora bolas. O povo da cidade, ao invés de andar na beira da pista que leva a vila do Araçá, teria um belo parque, com pistas apropriadas para andar e correr. E o prefeito deixaria indelevelmente sua marca na cidade.
Tenho um especial carinho por Capoeiras, pois é lá que trabalho há mais de vinte anos, convivendo de perto com inúmeras pessoas da comunidade, sobretudo através de meus amigos professores e funcionários da nossa querida escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Por isso, sinto-me no direito de dar alguns pitacos para o embelezamento e melhor funcionamento da cidade. Aliás, o espaço mais bonito da cidade é a área da sua entrada, desde o quadro de gado, até o antigo cemitério, que soube, está superlotado. Conto com um grande cidadão, que deveria ser prefeito da cidade, que é Roberto Almeida, meu velho amigo de longas datas. Ele é secretário de governo, e ama a cidade. Muitos políticos que nem vou citar, já encheram muito o saco dele, com suas sacanagens, mas o nosso Roberto está aí, firme, mantendo-se um velho sonhador, lutando sempre pela cidade e seu povo, com humildade e altivez. Apesar de divergir muito com ele, sobretudo em relação ao desgoverno Lula, gosto das divergências, aliás, viva as diferenças, não? Me divirto muito com isso, sobretudo com nossa ocasionais brigas através dos blogs. É isso aí. (A foto da ilustração é de Capoeiras no final do ano passado. Se quiser ver foto ampliada é só clicar em cima).

GRANDES NOMES DA MPB XV


RENATO RUSSO

(Clicando no nome Renato Russo acima você acessa um vídeo com uma fala do cantor e a interpretação da música "Que País é Esse?")

Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo, nasceu e morreu no Rio de Janeiro, com apenas 36 anos de idade. Sua primeira banda foi Aborto Elétrico e depois veio a Legião Urbana, com a qual alcançou rapidamente o sucesso. Era um grande letrista, um poeta, uma pessoa sensível. Gostava da verdade: Aos 18 anos confessou à mãe que era bissexual e 10 anos depois fez uma confissão pública de suas opções sexuais.

O cantor viveu dois anos em Nova Iorque, acompanhando os pais. Depois da volta ao Brasil, adolescente, foi morar em Brasília. Entre 1984 e 89 atingiu o auge de sua carreira com o grupo Legião Urbana. Passou a ser um dos ícones do rock e do pop brasileiro, com milhões de admiradores nas quatro regiões do país.

Quando Renato morreu, deixou um filho, Giuliano Manfredini, à época com sete anos. O artista também escrevia e publicou quatro livros. Depois de sua morte pelos menos mais quatro volumes foram dedicados a examinar sua obra artística. Um destaque é “Renato Russo: O Filho da Revolução”, a biografia, assinada pelo jornalista Carlos Marcelo Carvalho.

Na sua curta carreira, Renato Russo lançou oito álbuns, dentre eles o “Legião Urbana” (primeiro disco), “Dois”, “Que País é Esse” e “As Quatro Estações”. Entre suas músicas mais conhecidas estão “Que País é Esse?”, Geração Coca Cola”, “Giz” e “Antes das Seis”.

*Era um ótimo compositor, poeta, como já frisamos e um pensador. Confiram abaixo algumas frases brilhantes do artista:

"Aqui no Brasil, nós somos alegres mas nós não somos felizes. Existe toda uma melancolia e uma saudade que a gente herdou dos portugueses e que a gente ainda nem começou a resolver. A gente não sabe o que é esse nosso país."

"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena

acreditar nos sonhos que se têem

ou que os seus planos nunca vão dar certo

ou que você nunca vais ser alguém..."


“Tenho saudades de tudo que ainda não vi"


"Quando se aprende a amar,o mundo passa a ser seu."


Renato Russo completou 50 anos no último sábado. É como se continuasse entre nós. Leiam o que disse sua mãe, Maria do Carmo, em entrevista do Portal G1, da Globo: “Eu não acho hoje (a data do aniversário) uma data triste, eu acho que ele está sempre aqui, junto da gente”.

CÂNTICO AO SOL


Altíssimo, onipotente, bom Senhor,

teus são o louvor, a glória e a honra e toda bênção.

A ti somente, Altíssimo, são devidos

e homem algum é digno de te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente meu senhor o irmão sol

que, com luz, ilumina o dia e a nós.

E ele é belo e radiante com grande esplendor:

de ti, Altíssimo, carrega significação.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã luz e as estrelas,

no céu as formaste claras e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento

e pelo ar e nublado e sereno e todo o tempo

pelo qual dás sustento às tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água

que é muito útil e humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo

pelo qual iluminas a noite e ele é belo e jucundo e robusto e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa mãe terra

que nos sustenta e governa e produz diversos frutos

com coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles

que perdoam por teu amor

e suportam enfermidades e tribulações.

Bem-aventurados aqueles que sustentam a paz porque por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa morte corporal

da qual nenhum homem vivente pode escapar.

Infelizes aqueles que morrem em pecado mortal;

bem-aventurados aqueles

que se encontram em tua santíssima vontade

porque a morte segunda não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor

e agradecei e servi-o com grande humildade.


(São Francisco de Assis)



REFLEXÃO SOBRE OS MÉDICOS


Reli o artigo "Sobre Médicos", assinado por José Fernandes Costa e reproduzido na edição do Correio Sete Colinas. Às vezes, quando você faz uma segunda leitura, mais apurada, observa erros e faz algumas ressalvas. Não foi o caso. É um texto primoroso e a meu ver deve ser lido por jornalistas, advogados, pessoas de bom senso em geral e sobretudo médicos. Vou ainda mais longe: devia ser levado por professores dos cursos de medicina para a sala de aula, de modo que os estudantes tomassem conhecimento da realidade. Assim, no futuro teríamos menos boçais. Nem o Zé Fernandes - estou certo -, nem este jornalista está contra os profissionais de medicina. Pelo contrário. Eu, pelo menos, que já tive a vida salva por um cirurgião quero bem aos homens de branco e desejo tratá-los com carinho. Mas não é possível esconder a realidade e deixar de reconhecer que existem médicos arrogantes, se julgando semi deuses, considerando que estão acima do comum dos mortais. Queremos uma medicina humanizada, onde os pacientes sejam considerados como gente. Sejam clientes particulares, dos planos de saúde ou do SUS. Claro, não só os profissionais de saúde devem tratar bem as pessoas. Advogados, jornalistas, engenheiros, professores, etc, devem tratar com respeito as pessoas. O médico, no entanto, por tratar com a vida humana, com homens e mulheres fragilizados, têm obrigação maior ainda de sair do pedestal e se relacionar com seu paciente de forma honesta e decente. Recomendo mais uma vez o artigo "Sobre Médicos", agora no Correio Sete Colinas.

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA