Governo do Estado

Governo do Estado
Governo do Estado

domingo, 28 de fevereiro de 2010

ACADEMIA DE LETRAS DE GARANHUNS


A Academia de Letras de Garanhuns empossou no sábado à noite três novos acadêmicos. Dentre eles a competente presidente da Aesga, professora Eliane Simões Vilar. Ela só enriquece a entidade cultural. Um detalhe curioso é que muitos dos que fazem parte da Academia local nunca escreveram ou publicaram um livro. Não são escritores. Daqui a pouco, o critério para fazer parte do respeitável grêmio intelectual vai ser exatamente esse: não ter escrito ou publicado nenhum livro.

(A foto mostra o prédio da Academia de Letras de Garanhuns, localizado na Rua XV de Novembro).

RIQUEZAS DE BOM CONSELHO



O Blog da CIT, produzido por bonconselhenses espalhados por esses brasis, recentemente deixou de lado, por um momento, os textos longos (bem elaborados) e divulgou algumas fotos da cidade. Município antigo, de muitas tradições e beleza típica do interior pernambucano, a terra da prefeita Judit Alapenha não é só a memória do feioso Pedro de Lara. É também a modernidade da Perdigão, a nova Rádio Papacaça e a riqueza arquitetônica de construções antigas, como essas acima, a primeira da Loja Maçônica e a segunda da Igreja Matriz. O município tem outras coisas belas, ricas, pra se ver. É só ir lá e conferir.

FERNANDO HENRIQUE VOLTA A SER PROGRESSISTA


Primeiro leia essa notícia, publicada nos grandes jornais:


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu hoje a descriminalização de todas as drogas, e não só da maconha como pregou o relatório da Comissão Latino-americana sobre Drogas e Democracia, da qual ele fez parte. "Acho que deveríamos incluir todas as drogas. Todas fazem mal. Mas a política de guerra às drogas não está funcionando", disse durante o encontro da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, no Viva Rio.

Fernando Henrique chamou de reacionários setores da Organização das Nações Unidas que criticaram a postura latino-americana. "A ONU está numa posição de guerra às drogas que foi o que gerou esta violência no México, na Colômbia. Esse pensamento é reacionário, muito incrustado em certos setores da ONU. Só que eles estão perdendo a guerra".

Fernando Henrique defendeu pontos polêmicos que estão no projeto do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) para alterar os artigos da atual lei de drogas do País. Entre eles, a pena diferenciada para pequenos traficantes. Segundo dados do Ministério da Justiça, 90% dos detentos nos presídios brasileiros por razões ligadas à droga são pequenos traficantes. "Quando foram presos estavam desarmados, sozinhos e eram primários", revelou o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. "E as prisões funcionam como escolas do crime porque lá eles aprendem novas técnicas com traficantes perigosos."

"Se continuarmos usando a lei para colocar usuários ou pequenos traficantes na cadeia, estamos agravando a situação", defendeu Fernando Henrique. O ex-presidente fez questão de deixar claro que não é a favor da legalização. "Drogas fazem mal. Tem que haver campanha de redução de consumo, como fazemos com o cigarro". Mas reconhece que mesmo com descriminalização e campanhas educativas é difícil acabar com o consumo.

Quando esteve no morro Dona Marta, no Rio, onde os traficantes que controlavam a favela foram expulsos para a entrada da Unidade de Polícia Pacificadora, percebeu que a vida dos moradores melhorou, mas o consumo continua. "É impossível erradicar. No Dona Marta eles fumam maconha. O que acabou foi o terror imposto pelos traficantes. Isso vai diminuir a violência.

O que nos preocupa no caso brasileiro é que a droga está ligada à violência, à arma. Nós temos que separar estas questões".

Fernando Henrique concorda com o argumento do deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) que este não é um bom ano para levar o projeto ao Congresso. "É difícil votar com isenção porque as pessoas têm medo. Drogas é um tabu. Mas o debate vai continuar".

***Agora conosco, como diria o Ronaldo César: Parece até o Fernando Henrique progressista que vivia com a cabeça nos livros e na universidade, não é? Aquele que entrou na política quase sem querer, foi candidato ao senado e até o Lula, então um operário meio alienado, foi às ruas pedir votos pra ele. O ex-presidente está prestando um grande serviço ao Brasil ao levantar essa discussão. Está sendo corajoso também. Logicamente, ele só assume essa postura tão claramente porque não é mais candidato a nada, não precisa fazer alianças com o DEM, a Igreja conservadora e outras instituições reacionárias do país. FHC nem precisa aguentar mais o Renan Calheiros e o Sarney, que hoje são o calo necessário na vida do Lula.

Depois de perder dona Ruth, Fernando Henrique como que dá uma volta ao passado. Começa a agir novamente como intelectual independente e avançado. Está querendo na velhice apagar a imagem de traidor ou entreguista que deixou ao exercer a presidência. Tomara que Lula tome umas lições com o sociólogo antes de deixar o poder.

DR. DIMAS PARTE NA FRENTE

Terminado o primeiro dia da nova enquete deste blog, o médicos Dimas Carvalho, do PDT, partiu na frente como o pré-candidato a deputado estadual preferido dos garanhuenses. Ele começa o domingo com 35% dos votos, seguido de Zé da Luz (10%), Izaías Régis e Silvino Andrade (8%), Genaldo Barros Souza (4%) e Valdir Marino (3%). Paulo Camelo e Sivaldo Albino tiveram até o momento um voto cada um. Como a pesquisa teve início no final de semana, quando as pessoas acessam menos os blog, pode ser que a partir de amanhã a coisa realmente comece a "pegar fogo". Está faltando Izaías, Zé da Luz, Silvino e demais pré-candidatos colocarem os seus "soldadinhos" em campo.

A CREDIBILIDADE DOS INSTITUTOS

É preciso esclarecer que a maioria dos Institutos de Pesquisas do Brasil são sérios, têm credibilidade e por isso são contratados pelos partidos políticos, governos e empresas para fazer levamentos sobre determinados assuntos, junto à população. O mais conhecido deles, que virou até sinônimo de popularidade, necessariamente não é o mais sério. Existem até questionamentos diversos de empresas e partidos em relação a esta organização. Há pouco tempo atrás, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, (foto) disse taxativamente que o presidente Lula não faria o seu sucessor, pois os números mostravam claramente uma grande preferência do eleitorado brasileiro a favor do provável candidato tucano à presidência, o governador José Serra. Ora, eu até que posso dizer uma coisa dessas, o leitor também, mas o presidente do Instituto...? Onde é que fica a credibilidade, a isenção da Empresa, depois de uma demonstração de parcialidade dessas?
Na verdade, meus caros leitores, todas essas empresas são sérias até certo ponto, pois são conhecidas no País as histórias de manipulação de cada uma. Só não estou lembrado de uma grande sacanagem do Datafolha, que por ser ligado a um grande jornal parece ter mais independência. Lembro de uma eleição disputada em Pernambuco, há algumas décadas atrás, em que Marco Maciel e José Queiroz disputavam a única vaga em jogo para o senado. Na véspera do pleito, os institutos davam uma vantagem de 20 pontos percentuais ao arenista pefelista do PDS, hoje democrata. Quando abriram as urnas o então governista venceu o pobre do Queiroz por 1% de vantagem e ainda se levantaram suspeitas de fraude nas urnas. O Ibope e congêneres erraram por 19% por quê? O que terá ocorrido? Elementar, meu caro Watson, como diria o famoso detetive, não houve erro nenhum. As pesquisas foram manipuladas para induzir o eleitor e garantir a vitória do candidato oficial. Quem pensar que Marco Maciel e outros democratas que deram sustentação à ditadura são santos, tá é muito por fora das coisas.
Assim, meu caro amigo, confie desconfiando de todos os institutos. Eles são "sérios", precisam de credibilidade, mas cada um deles têm interesses políticos e econômicos por trás e isso logicamente pode interferir no trabalho que realizam.
O Sensus, o Vox Populi, o Ibope e o Datafolha são igualmente eficientes, respeitáveis. O Ibope é o mais conhecido, repito, porém pode até ser mais venal do que os outros. Pessoalmente, acredito ser o Datafolha o mais confiável, pelo que tenho observado ao longo de anos e anos de pesquisas. Instituto que se preza não pode brigar com os números, querer distorcer a vontade popular. Aqui no Brasil, no entanto, às vezes eles fazem isso.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A ASCENÇÃO DE DILMA ROUSSEF E A COERÊNCIA DE MARINA SILVA


No Correio Sete Colinas que chegou neste sábado às bancas de revista de Garanhuns, tem uma nota fazendo a seguinte previsão: do jeito que as coisas estão indo Dilma Roussef (PT), ultrapassa José Serra (PSDB), antes de começar a propaganda no rádio e na televisão. Tem gente, imagino, convencida que escrevo tais fatos por torcer pela ministra. Não. Estou simplesmente registrando o que vem acontecendo no país. Foram quatro pesquisas de janeiro para cá e todas registraram queda do governador paulista e crescimento da petista. O Sensus, o Vox Populi, o Ibope e por último o Datafolha, com números divulgados hoje. E a diferença dos dois pré-candidatos, segundo o instituto ligado ao jornal Folha de São Paulo, é de meros quatro pontos. Não morro de amores pela Dilminha, mas faço uma leve correção na nota do Correio: Se continuar assim, na próxima rodada de pesquisa a representante do Partido dos Trabalhadores estará à frente do tucano! Não é à toa que o jornalista Ricardo Noblat escreveu no seu blog, uma hora atrás: "A terra treme sob os pés de Serra". Não estou vibrando com isso que está acontecendo, apenas registro os fatos. Acredito mesmo que o ideal para o País seria fazer o que Marina Silva disse hoje numa entrevista: "Eu me preocupo com a governabilidade. Por isso se fosse presidente aproveitaria os melhores do PT e do PSDB". Ela está certíssima, é uma pena que não tenha chances de ganhar a eleição. Mas essa aliança aí, pregada por ela, seria muito melhor para o Brasil. PMDB, DEM, PTB, PSC, PP... esses partidos aí, sempre em torno de quem é governo, são os grandes responsáveis pelos mensalões da vida política nacional.

(Na foto da esquerda, Dilma, a candidata que cresce nas pesquisas. À direita, Marina, que tem se mostrado ética e coerente).

LULA E CUBA

A foto registra bem como Cuba parou no tempo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a ex-ministra Marina Silva, os grandes jornais do Rio e São Paulo, as bancadas de Oposição na Câmara Federal e, na região, Rafael Brasil e Zezinho de Caetés (Blog da CIT) bateram duro em Lula pela última visita a Cuba e ao seu líder Fidel Castro. Para completar, no dia em que o petista esteve na ilha um dissidente do regime comunista, Orlando Zapata, de apenas 42 anos, morreu durante uma greve de fome, protestando contra sua prisão, por motivos políticos. No rastro disso tudo, declarações desastradas do presidente brasileiro e de um dos seus principais assessores, Marco Aurélio Garcia. Temos consciência do boicote americano ao pequeno país latino americano, sabemos das dificuldades que passa o povo cubano, não ignoramos a má vontade da mídia capitalista com a sobrevivência impertimente do comunismo na ex-colônia (alguns dizem que era uma espécie de bordel) dos Estados Unidos. Apesar de tudo isso, nada justifica que uma mesma pessoa ou grupo comande uma nação há 50 anos e só tenha vez o pensamento único.
Uma vez, anos atrás, como jornalista fiz uma entrevista com uma médica cubana que estava no Brasil, trabalhando no município de Angelim, na segunda gestão de Samuel Salgado. Quando fiz algumas perguntas sobre o Brasil, a realidade do nosso Agreste, as comidas regionais, o café da manhã na cidade onde estava vivendo, a mulher começou a chorar. Claramente lembrava das dificuldades dos seus irmãos na ilha. Tudo é culpa do imperialismo americano? Claro que não. O regime fechado, a socialização da pobreza, a falta de renovação política e econômica internas também contribuem para esse quadro. Não concordo com Rafael Brasil quando taxa simplesmente a política externa do Governo Lula de desastrada. Essa é a visão que a direita passa através da grande imprensa. Concordo, contudo, com a preocupação dele, de FHC, de Marina e de outras correntes democráticas com essa questão cubana.
Não podemos ter democracia aqui, praticá-la e aprimorá-la no Brasil e se aliar a coroneis populistas (caso de Hugo Chavez) e esquerdistas que já tiveram o seu tempo e hoje deviam estar envergando um pijama, abertos ao surgimento do novo. Lula merece admiração por não ter engolido o sonho do terceiro mandato. O presidente, porém, merece a crítica e o desapontamento quando se omite ou minimiza a realidade da ilha de Fidel Castro.

A ENQUETE DOS DEPUTADOS ESTADUAIS


A disputa para deputado estadual em Garanhuns, neste ano de 2010, promete muito. Além de Izaías Régis, que tentará emplacar o terceiro mandato seguido, há uma possibilidade real de participarem da corrida pelos votos dos garanhuenses os seguintes nomes: Dimas Carvalho, Zé da Luz, Silvino Andrade, Sivaldo Albino, Genaldo Barros, Paulo Camelo e Valdir Marino. A “legião estrangeira”, que tem até quatro mil votos, divididos entra vários candidatos, não conta. Queremos saber a opinião dos moradores da cidade a respeito dos candidatos radicados no município, que vivem o dia a dia da Suíça Pernambucana. Escolha entre um deles e aponte quem deve ser o nosso representante na Assembléia Legislativa do Estado.

Queremos nesta enquete fazer um apelo: evitem as agressões, as ofensas, os comentários anônimos (só serão publicados quando forem civilizados e acrescentarem alguma coisa à discussão) para começar entre nós, eleitores, uma política civilizada. Se nos comportamos como bárbaros, vendo uma guerra numa disputa democrática, terminaremos por eleger bárbaros também. Boa sorte aos pré-candidatos e seus correligionários.

ROBERTO TEM A PREFERÊNCIA PARA 20ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO


Roberto no início da carreira e hoje

Se depender dos internautas que participaram da última enquete deste blog, o cantor Roberto Carlos seria a grande atração da 20ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Numa relação de 10 artistas, mais a banda Skank, o rei da música brasileira nos anos 60 e 70, foi o preferido por cerca de 30% dos consultados, num total de 41 votos num universo de 140 votantes. Ana Carolina, há três ou quatro anos solicitada por muitos amantes do FIG, terminou em segundo lugar, empatada com a dupla sertaneja Vítor e Léo, Foram 20 votos para cada lado ou 14% do total. Renata Arruda, Skank e Maria Gadú ficaram no terceiro pelotão, cravando em torno de 8% da preferência. Sandy e os veteranos Ednardo do Pavão Misterioso e Renato Teixeira, autor de Romaria, receberam cada um seis votos, um percentual de 6%. Vander Lee, Aline Calixto e Bruna Caram, da nova MPB, foram menos votados, mas pelos menos dois ou três lembraram deles. Não vamos deixar o assunto Festival de Inverno cair no esquecimento. Precisamos comemorar os 20 anos do evento em grande estilo. Chega de repeteco e falta de boas atrações, como aconteceu em 2007, 2008 e 2009!




TAMARINEIRA VIRA SHOPPING CENTER



O Hospital da Tamarineira, no Recife, é mais conhecido do que o estádio do Arruda. Localizada numa área nobre da capital, no bairro do mesmo nome, a casa para tratamento de doentes psiquícos já faz parte da história de Pernambuco. Eu me lembro que ainda criança - e já faz tempo isso - ouvia em Garanhuns ou Capoeiras, quando se referiam a um louco: "Vão levar pra Tamarineira". Ou seja, o estabelecimento virou sinônimo de hospital psiquiátrico, pois às vezes nem era para o casarão nas proximidades de Casa Amarela que levariam o "infeliz". Somos informados, hoje, que o velho hospital vai acabar. Será transformado num Shopping Center. Os malucos, coitados, terão de ser levados a um lugar mais distante. São banidos os sem-juízo para dar lugar aos ajuizados demais. Os comerciantes, atrás de maiores lucros e os consumidores, querendo comprar o necessário e também o que não precisam. Na essência, alguns loucos continuarão a transitar pela Tamarineira.

(Nas fotos o "desenho" do futuro Shopping Center e a velha Tamarineira, no antigo bairro recifense).

TRISTEZA NO ENSINO PÚBLICO

Estudo feito nas escolas públicas de São Paulo, mostram essa realidade: os estudantes do 3º ano do segundo grau não têm o conhecimento necessário nem da 8ª série do Ensino Fundamental. Se isso ocorre no maior e mais rico Estado do País, imagine então como é a situação em Pernambuco e outros estados do Nordeste como Alagoas, Paraíba e Piauí. Há muito tempo, baseado no que vejo aqui pertinho venho dizendo o seguinte: a escola pública é um faz de conta. O professor finge que ensina, o estudante finge que aprende e o governo finge estar valorizando o profissional da sala de aula. Pelo estudo feito na paulicéia, por lá não é muito diferente. E olha que já foi pior: depois que criaram Fundef, depois Fundeb, as coisas melhoraram um pouquinho no ensino público. Mas ainda está muito aquém do desejável.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

UMA ENQUETE PARA ESQUENTAR

Falta pouco tempo para acabar a enquete sobre o Festival de Inverno. Dificilmente Roberto Carlos será ultrapassado, pois ele está com o dobro do segundo colocado, a cantora Ana Carolina. Confesso que apesar de gostar do rei da velha guarda, fiquei surpreso. Eu esperava que a artista mineira ganhasse fácil. E achava que Vítor e Léo, que estão na onda, ficassem no segundo posto. Mas quem gosta do FIG realmente é um pouquinho exigente e não é à toa que Renata Arruda, Renato Teixeira, Skank e até o Ednardo têm também os seus fãs. Como a enquete não é política, me dei o direito de votar. Fiquei com o Vander Lee, que é bom cantor e excelente letrista. Ele ficou abaixo do que eu esperava.
Amanhã a gente começa uma nova enquete e essa eu tenho certeza vai esquentar as coisas na cidade durante uma semana. Aguardem!

RONALDO CÉSAR É O NOVO DIRETOR DE CULTURA DO MUNICÍPIO


Até disco reunindo o melhor da classe de artistas de Garanhuns
Ronaldo César já lançou


O compositor, cronista e publicitário Ronaldo César, que mantém na internet um dos melhores blogs do interior pernambucano, é o novo diretor de Cultura do Município. O convite já foi feito, aceito e talvez na próxima semana ele já esteja dando expediente no Centro Cultural de Garanhuns. Depois da equivocada gestão de Ivone Silva, que tinha o status de Secretária, é um alento saber que finalmente o setor será comandado por alguém da cidade e que entende do riscado. Para ser sincero, desde que comecei a trabalhar na Suíça Pernambucana, no ano de 1993, acompanhando as gestões de Bartolomeu Quidute, os dois mandatos de Silvino e a administração de Luiz Carlos, este é o melhor nome indicado para a área. Ronaldo é criativo, uma verdadeira usina de ideias e tem a mente totalmente arejada e aberta ao novo. Resta saber se terá condições de trabalhar e concretizar os seus projetos. É a pessoa certa no lugar certo. Não tá danado que dê errado. Vamos torcer pelo êxito do companheiro.

CORREIO RECONHECIDO NO DIÁRIO OFICIAL


Criado em 1999, o Correio Sete Colinas chega a 2010 emplacando 11 anos de circulação. O aniversário é em julho, mas já podemos comemorar esse feito. Na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Alberto Feitosa (PR), os parlamentares aprovaram um voto de congratulações com o jornal de Garanhuns, por conta de sua qualidade editorial e gráfica, e por contar a história da cidade e região há mais de uma década. A proposta do parlamentar, com a justificativa, já foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco. Na edição deste final de semana, o fato é destacado a partir da primeira página. Teremos também a volta da colunista Kitty Lopes, Marcos Cardoso, o melhor dos blogs e uma matéria especial sobre os prováveis candidatos a deputado estadual radicados em Garanhuns.

INVICTUS ESTREIA NO CINE ELDORADO


Com o excelente ator Morgan Freeman interpretando o presidente Nélson Mandela, "Invictus", dirigido pelo veterano Clint Eastwood (vai fazer 80 anos), tem tudo para ser um filmaço. Interessante é que o próprio líder sul africano, que passou 27 anos na prisão e quando saiu foi o primeiro presidente negro do país, 20 anos atrás revelou a preferência por Freeman para representá-lo no cinema. Duas décadas depois o desejo está se concretizando. O longa, porém, não relata a vida de Mandela. Sua autobiografia, "Longo Caminho para a Liberdade", lançado em 1990, daria um filme muito extenso. Então Eastwood, optou por se inspirar num outro livro, que narra apenas um episódio da vida de Nélson. Quando estava na presidência, ele aproveita um esporte local, o rúgbi, para tentar através dele unir o país ainda muito dividido e com ressentimentos acumulados por conta do domínio da minoria branca durante anos e anos. No elenco temos também o ator Matt Damon, que interpreta o jogador branco de rúgbi da África do Sul. Com um diretor do talento de Clint e atores do nível de Morgan e Matt, o espetáculo deve pagar o ingresso muito bem.

GARANHUNS TERÁ NOVA CIRETRAN


A atual sede da Ciretran ficou pequena para atender a cidade e região

Garanhuns ganhará uma nova sede da Ciretran. Esta semana o deputado estadual Izaías Régis (PTB) comemorou a iniciativa do Governo do Estado, que atendeu a uma reivindicação do parlamentar. De acordo com o petebista, a antiga sede não comportava a demanda dos 22 municípios da região e as instalações físicas eram precárias. A obra da nova unidade do Detran no município deverá ser concluída até o fim do ano. A Ciretran será instalada em um terreno de cinco hectares, - cedido pelo Executivo Municipal - que pertencia ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE). “Agradecemos ao governador Eduardo Campos. A população será a maior beneficiada com as novas instalações”, disse Izaías.

A APELAÇÃO NO BIG BROTHER

Esta do Jornal do Commercio na internet eu assinaria embaixo. Só que na grande imprensa os caras ainda são muito educados, pegam leve. Claro que o programa da Globo, já apontado em enquete deste blog como "o pior da TV Aberta", merece críticas duras. Por que a instistência nas críticas? Porque tem altos índices de audiência, numa evidência de que muitos brasileiros são sadomasoquistas e nem sabem.


Leo Dantas, JC Online

Em tempos de discussões sobre homofobia e preconceito no Big Brother 10, o próprio reality show vem atiçando tal discussão. Internautas de todo o país dizem-se indignados com a apelação - e até baixaria - que o programa da Globo vem mostrando.

Na edição da última terça-feira (23), noite do paredão entre Dourado, Dicesar e Angélica, as charges que o BBB apresentou foram contundentes: na corrida pelo paredão, o carro que a participante Angélica, lésbica declarada, dirigia era um "big sapato", em referência ao termo "sapatão".

Em outro momento do programa, a charge que retratou o triângulo amoroso entre Eliézer, Cláudia (Cacau) e Angélica (Morango) teve o título: Cacau entre a(o) Morango e o(a) Banana. Declaradamente, a direção do programa opina sobre os participantes, além de estereotipá-los.

O apresentador Pedro Bial também é outra figura no programa que demonstra ter preferência por alguns participantes na casa. Na mesma noite do paredão, ele (mais uma vez) declarou seu amor à participante Anamara, ao vivo e em comentários após o VT Cala a Boca, Maroca!

Se não há indícios de manipulação dos participantes por parte da direção do reality show, está clara a tentativa de manipulação dos telespectadores.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PRA NÃO ESQUECER BANDEIRA


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
- Lá sou amigo do rei –
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada

(Manuel Bandeira, o maior dos poetas pernambucanos. Esses versos foram transformados em música pelo pesqueirense Paulo Diniz).

COHAB II PODE GANHAR CONJUNTO DE APARTAMENTOS


O Conjunto Francisco Figueira, mais conhecido como Cohab II, pode ganhar em suas proximidades, dentro em breve, 496 apartamentos que serão construídos dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. As novas unidades habitacionais serão feitas em blocos, compondo um condomínio fechado de apartamentos com 40 metros quadrados, cada um deles tendo sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e banheiro. Poderão participar do programa pessoas com renda mensal a partir de três salários mínimos. As habitações serão erguidas no Loteamento Manoel Camelo. O prefeito Luiz Carlos de Oliveira e representantes da Caixa Econômica Federal irão assinar os contratos do programa no próximo dia quatro de março, às 10h, em solenidade a ser realizada no Palácio Celso Galvão. (Na foto uma publicidade do Governo Federal, por conta do programa da casa própria).

ANIVERSÁRIO DE BREJÃO

A cidade de Brejão, que já foi distrito de Garanhuns, comemora no próximo domingo, dia 28, os seus 48 anos de emancipação política. Uma grande festa popular está sendo programada pela Prefeitura, com participação de bandas de forró e artistas da terra. O município já foi grande produtor de café, alimentou durante uns tempos a fama de violento, porém hoje está bem mais tranquilo. A civilização vai chegando a todos os lugares e Brejão está inserido neste mundo globalizado, dominado pelo rádio, televisão, celulares, internet e todos os apetrechos da vida moderna.

O VICE DE SERRA


Se por acaso se confirmar a notícia da revista Carta Capital, de que Sérgio Guerra (foto) é o nome da vez para ser vice de José Serra, acredito ser esta mais uma jogada errada dos tucanos. Ora, o senador pernambucano só se elegeu num pleito majoritário porque na época pegou carona no prestígio de Jarbas Vasconcelos. Embora seja um sujeito inteligentíssimo e faça política com pragmatismo, Sérgio não tem nada a acrescentar em termos de voto ao governador de São Paulo. Se a oposição fizer mesmo essa chapa para disputar a eleição, será muito bom para Lula e Dilma. Mas ainda há tempo de pensar e evitar tamanha burrice.

DUPLA EDU E MARAIAL TAMBÉM ACABA


Meio por acaso, se enfileira na frente do jornalista algumas notícias anunciando o fim de alguma coisa: O Cordel do Fogo Encantado apagou! Lirinha agora vai seguir a carreira solo. O restaurante Maria Bonita de Garanhuns fechou as portas! Mais um adeus a mulher do cangaceiro, que na cidade apenas emprestava seu nome a uma bela casa onde se podia comer e beber bem. E o Marcos Cardoso, em sua coluna do Correio Sete Colinas, que chega às bancas sábado, adianta que a dupla Edu e Maraial, uma das atrações do aniversário de Garanhuns, no dia quatro de fevereiro, está se desfazendo. Marquinho, um dos nomes da dupla e também prefeito de Maraial, está frequentando a Igreja Adventista do Sétimo Dia e decidiu virar cantor golpel. Que coisa, hein?

O MARIA BONITA

Tudo tem seu tempo. As pessoas brilham, são admiradas pela beleza ou talento, mas um dia perdem parte do encanto, são deixadas de lado ou até esquecidas. Nem os países escapam dessa lei do "sobe e desce": Portugal e Espanha já dividiram o mundo, hoje são quase insignificantes no mapa da Europa e outros continentes, quando comparados com Inglaterra, França, Estados Unidos e China. Lembro que no Recife a Viana Leal e a Mesbla tinham a importância de um Shopping Center da atualidade. As duas casas comerciais há muito tempo nem existem mais.
Todas essas reflexões vêm a repeito da uma notinha da Kitty Lopes sobre o fechamento do Restaurante Maria Bonita, na Avenida Dantas Barreto. Acho que durante mais de 10 anos foi o máximo naquele cantinho de Garanhuns. Agradava pelo chopp, por alguns pratos típicos, pelo estilo rústico da casa... Sobreviveu um tempo a morte de seu proprietário, Felipe, no entanto há pouco encerrou suas atividade. Muita gente da cidade vai sentir falta, visitantes também, especialmente quando chegar o próximo Festival de Inverno.
O Maria Bonita tinha o nome da mulher de Lampião. Nem assim resistiu as mudanças que o tempo faz nas pessoas, nas cidades, nas lojas, nos costumes. São fatos inevitáveis, porém às vezes nos assustam um pouquinho, porque a gente tem a ilusão da eternidade.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ACABA O GRUPO CORDEL DO FOGO ENCANTADO

A maioria dos rapazes do grupo é de Arcoverde. O sonho agora chegou ao fim


Após 11 anos de carreira, o grupo Cordel do Fogo Encantado anunciou nesta quarta-feira (24) que vai abandonar os palcos. Em comunicado, o produtor Antonio Gutierrez afirma que a decisão implica na "suspensão das apresentações ao vivo, como também da gravação em estúdio de material inédito".

Segundo a nota, a decisão de terminar com a banda veio do vocalista e fundador do grupo José Paes de Lira, o Lirinha, que escreveu: "Revelo, por respeito aos que me acompanham, a minha vital necessidade de trilhar novos caminhos. Ajudei a desenvolver um dos espetáculos mais originais da cultura pop do país e é com esse sentimento de orgulho que sigo em frente".

No entanto, mesmo com o fim do grupo, o Cordel do Fogo Encantado vai lançar um CD e DVD ao vivo do show que fez na praça do Marco Zero, em Recife, no último dia 14 de fevereiro. A banda também pretende lançar material de arquivo registrado ao longo de mais de dez anos.

O último disco lançado pelos pernambucanos do Cordel é "Transfiguração", de 2006. Antes, a banda lançou um disco homônimo em 2002, "O Palhaço do Circo Sem Futuro" (2003) e o DVD "MTV Apresenta Cordel do Fogo Encantado" (2005).

*Fonte: Uol

CDL TENTA SACUDIR COMÉRCIO LOCAL

Reunida nesta terça 23, em sua sede própria, a Diretoria da CDL traçou um grande projeto promocional que, com certeza, revolucionará o nosso comércio. Trata-se de uma grande campanha que abrangerá os principais eventos econômicos, como é o caso de Dia das Mães, Dia dos Namorados, São João, Festival de Inverno, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal dos Sonhos e Liquida Garanhuns, que é uma novidade. Durante todo o ano, as lojas credenciadas do nosso comércio estarão oferecendo aos seus clientes e população da região, centenas de prêmios, Tendo como destaque final a grande Campanha do Natal dos Sonhos que, neste ano que passou, foi um sucesso absoluto. Com este plano arrojado, os lojistas serão beneficiados pela campanha anual e a facilidade na aquisição dos kits. A satisfação das empresas que participaram da super campanha passada, servirá de motivação para os que perderam aquela oportunidade. Otimistas, esperando pela realização da nova campanha, estas empresas serão surpreendidas quando houver a apresentação oficial do projeto planejado. Estima-se que haverá uma extraordinária adesão. Com esta iniciativa, a CDL estará atraindo os habitantes das cidades vizinhas e o comércio continuará aquecido. São muitos os planos do Presidente Fernando Couto (foto) juntamente com a Diretoria e Garanhuns será beneficiado em todos os aspectos.

CONFIRMADA CAMINHADA PELA PAZ

No próximo domingo, dia 28 de fevereiro, Garanhuns será sede da segunda edição da Caminhada da Paz. A iniciativa é da Pastoral da Criança da Diocese local, que decidiu, junto a outras autoridades religiosas, realizar um encontro Ecumênico. A caminhada traz os temas “A Paz começa em Casa”, “A Paz é fruto da Justiça” e “A Cidade pela Paz”. O evento também trará homenagens a fundadora da Pastoral da Criança no Brasil, Drª Zilda Arns. A Caminhada da Paz conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.


A caminhada terá início às 8 horas no Espaço Colunata com a participação da banda do 71° BI Mtz. Depois segue com trio elétrico ao som do Grupo Halleluyah pelo centro da cidade. A primeira parada acontecerá em frente a Catedral de Santo Antonio, onde será refletido o tema: A Paz começa em Casa”, pelo padre Aluísio Coleta. Em seguida, a caminhada segue pela rua Dr. José Mariano. A segunda parada será na Praça Souto Filho (Fonte Luminosa), ali será feita reflexão sobre o tema “A Paz é fruto da Justiça” com o pastor Fabiano. De lá a caminhada segue para a Esplanada Guadalajara onde será realizado o terceiro momento com a reflexão do tema “A Cidade pela Paz”. Além disso, haverá apresentação da Banda do Colégio Diocesano, apresentação teatral do grupo São Sebastião que abordará a problemática da violência doméstica, e de ou grupos jovens evangélicos. Louvores com o pastor Gleidson e show com o Padre Lourenço também integram a programação.


De acordo com a coordenadora da Pastoral da Criança em Garanhuns, Maria Gorete Prohmann Tschoeke, o objetivo é trabalhar esse tema fundamental para a sociedade, dentro e fora de casa. “Nós sentimos a necessidade de fazer uma conscientização na nossa cidade, juntos, com respeito às diferenças, mas com o mesmo ideal. Assim a paz pode ser construída, depende de cada um de nós”, enfatiza Maria Gorete, que ainda solicita que a sociedade civil participe desse momento vestida com camisas brancas. (Com informações do Setor de Comunicação da Prefeitura).

ROBERTO TEM O DOBRO DE ANA CAROLINA

Já começamos a entrar na reta final da enquete propondo novidades para o Festival de Inverno de julho, completando 20 anos em 2010. Começamos com Ana Carolina na frente, Roberto Carlos chegou perto, empatou e tomou a dianteira. No momento o veterano cantor do Espírito Santo está com 32% da preferência dos internautas, seguido de Carolina (16%), Vítor e Léo (15%) e Renata Arruda (11%). Também são bem votados a cantora Maria Gandú e o grupo Skank, cada um com 8%. O cearense Ednardo, o paulista Renato Teixeira e o mineiro Vander Lee foram a opção preferida de poucos internautas. Somente as novatas Aline Calixto e Bruna Caram não pontuaram até agora.

SOBRE IVO JÚNIOR E TINOCO FILHO

Recebemos um comentário interessante, infelizmente anônimo de alguém se posicionando sobre a proposta de Cláudio Neto propondo os nomes de Ivo Jr. e Tinoco Filho para disputar a eleição em Garanhuns. Eis o texto:

"Nao deixa de ser interessante a materia acima, porém os dois jovens citados para uma possível dobradinha em 2012 nada tem de políticos a nao ser as paternidades. Nem Ivo Amaral, nem José Tinoco se preocuparam, na época em que comandavam a politica local, de preparar sucessor como se ambos fossem enternos politicamente falando. Tudo passa e como ninguem é eterno eu acho que o sonho de ambos, Ivo e Tinoco é ver a velha dobradinha voltar. Porém, a história e outra e os Juniores Ivo e Tinoco estão muito bem em suas funções de advogado e administrador de empresa. Garanhuns tem muitas opções para 2012: Dr Dimas, Zé da LUz, Silvio, Sivaldo, Izaias, Silvino, Ivan Jr, Marinho do Pérola, Adolfo Lopes, Paulo Camelo, etc, etc, etc......... ETC...................."

AS NOVAS ESTRELAS DA MPB



Nas fotos acima: Maria Gadú, Aline Calixto e Bruna Caram

Bruna Caram e Aline Calixto, duas novíssimas cantoras da MPB, incluídas na enquete propondo novidades para o Festival de Inverno de Garanhuns, são muito boa de vozes, visual e repertório escolhido para seus discos e shows. A primeira é paulista e está mais para um estilo Leila Pinheiro. Participou, inclusive de um festival de jazz no Sudeste e poderia até no próximo ano vir para o nosso também. Já Aline, muito bonita e elegante, nasceu no Rio de Janeiro, depois foi viver em Belo Horizonte e é sambista das melhores. Canta com classe, elegância, podendo ser comparada a uma Marisa Monte quando envereda pelos sambas de Paulinho da Viola. As duas me parecem melhor do que Maria Gadú. Esta, que parece talentosa também, está sendo beneficiada pela mídia da Globo. Na enquete que estamos promovendo a global obteve até o momento nove votos, contra zero das outras cantoras.

VERSOS PARA UMA REFLEXÃO


Uma música linda. A letra é poética, inteligente, sensível. Não é à toa que foi gravada por Gal Costa, uma das musas da música popular Brasileira. Preste atenção ao recado de Vander Lee:

Sabe o que eu queria agora, meu bem...?
Sair chegar lá fora e encontrar alguém
Que não me dissesse nada
Não me perguntasse nada também
Que me oferecesse um colo ou um ombro
Onde eu desaguasse todo desengano
Mas a vida anda louca
As pessoas andam tristes
Meus amigos são amigos de ninguém.

Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?
Morar no interior do meu interior
Pra entender porque se agridem
Se empurram pro abismo
Se debatem, se combatem sem saber

Meu amor...
Deixa eu chorar até cansar
Me leve pra qualquer lugar
Aonde Deus possa me ouvir
Minha dor...
Eu não consigo compreender
Eu quero algo pra beber
Me deixe aqui pode sair.

Adeus..


(Onde Deus Possa me Ouvir - letra e música de Vander Lee, compositor e cantor natural de Minas Gerais).

REDE TV EXIBIRÁ SÉRIE GAY


"Farme 40 graus", uma produção independente, a ser exibida pela Rede TV, será a primeira série da televisão aberta no Brasil a abordar a temática homossexual. A trama, escrita pelo dramaturgo Caesar Moura, conta a história de um grupo de rapazes, no Rio de Janeiro, que trabalham num prédio comercial em Ipanema e se encontram sempre num ponto famoso da praia carioca. Cinco rapazes já foram escolhidos para interpretar seus papeis, faltando apenas o último que vai compor o elenco.
No momento em que o Brasil anuncia a primeira série gay na TV aberta, no Canadá ativistas do movimento homossexual exigem que uma emissora de televisão peça desculpas públicas à sociedade, por conta de um apresentador daquele país que fez declarações consideradas ofensivas a um patinador. O pedido de retratação foi feito à Rede RDS, em cima de comentários considerados homofóbicos contra o patinador Jhonny Weir. "Ele deveria fazer um teste de sexualidade", "o atleta fere a imagem do esporte", teriam sido frases pronunciadas contra o desportista, despertando a revolta dos que fazem o Conselho de Gays e Lésbicas do Quebec.

(Na foto acima os atores da série gay, a ser exibida pela Rede TV).

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O RECONHECIMENTO DO FESTIVAL


Por iniciativa de Izaías Régis, o FIG é Patrimônio Turístico e Cultural do Estado. Projeto anterior de Terezinha Nunes deu ao Festival o título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco. Pronto, o FIG é o maior! Só falta agora a Fundarpe caprichar e na 20ª edição do evento trazer um time de artistas capaz de deixar todo mundo satisfeito, sem que os "abelhudos" da imprensa tenham o que criticar.

DR. DIMAS É CANDIDATO A DEPUTADO

O vereador e médico Dimas Carvalho (foto), confirmou hoje que é candidato a deputado estadual pelo seu partido, o PDT, fazendo dobradinha para federal com Maurício Rands (PT), votado no município nas últimas eleições. O parlamentar só está esperando a vinda do petista a Garanhuns, até o final deste mês, quando irá oficializar a sua pré-candidatura. Dimas tem ligações política e amizades em Gravatá (terra natal), Garanhuns, São João e outras cidades da região. Juntamente com Rands, espera costurar diversos apoios no Agreste Meridional. O prefeito Luiz Carlos é do mesmo partido do vereador, mas o seu compromisso é com a reeleição de Izaías Régis (PTB).

OUTRAS OPÇÕES PARA O FIG


Além de Bruna Caran e Aline Calixto, duas boas cantoras da MPB ainda desconhecidas do grande público, especialmente no Nordeste, Mônica Salmaso (foto) também poderia ter sido incluída na enquete propondo novos nomes para o Festival de Inverno de Garanhuns. Esta última já gravou cinco CDs, um deles tendo sido considerado um dos melhores do ano e também já recebeu vários prêmios como cantora no eixo Rio-São Paulo. Três baianos - Caetano, Gil e Maria Betânia - veteranos de guerra também seriam grandes opções para o FIG. Um deles, o ex-ministro, chegou a ser anunciado, numa das edições e não pôde vir. Lembro que neste ano veio muita gente de longe só pra ver o Gil e terminou sendo uma frustração.

PREFEITURA ATACA PAPALÉO

Escrevi no blog que a nota da Prefeitura tinha "alfinetado" o Giovani Papaléo (foto) e um anônimo disse que essa era uma interpretação minha. Já costuraram minha cabeça uma vez, mas continuo entendendo as coisas muito bem. A prova de que eu tinha razão está hoje, nesta nota do Inaldo Sampaio:

"Por intermédio do procurador-geral da Prefeitura, Roberto Falcão, o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT), disse que não apóia as críticas do produtor cultural Giovani Papaléo à direção da Fundarpe por não ter liberado ajuda financeira para o “Garanhuns Jazz Festival” (R$ 80 mil).

Papaléo aproveitou um dos dias do Festival para tecer críticas à Fundarpe e isso acabou gerando um desentendimento entre o deputado Izaías Régis (PTB) e à secretária de Cultura Gabriela Valença, indicada por ele.

O deputado ficou irritado com a secretária por ter permitido que o locutor oficial do evento criticasse um órgão do governo estadual do qual é aliado.

O prefeito também ficou incomodado com as críticas e por meio do procurador-geral disse ao blog que não está de acordo com elas. Ele acha que Papaléo quer jogá-lo contra o Governo do Estado e diz que não vai entrar na dele, não".

Depois de uma nota dessas, fica a dúvida: Papaléo continuará coordenando o Festival de Jazz? Robertinho do Recife virá mesmo a Garanhuns?


LAJEDO TEM OBRA INAUGURADA PELA 2ª VEZ

O prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PDT), reinaugura hoje o Centro de Convivência do Idoso em seu município. O curioso que o estabelecimento público, que atende 150 pessoas de idade, foi inaugurado na outra gestão do pedetista. Possivelmente sem receber os devidos cuidados nos últimos anos, precisou de reformas e agora é entregue novamente à população carente do município. (Foto da Prefeitura de Lajedo, publicada originalmente no Portal da TV Asa Branca).

KASSAB VOLTA AO CARGO E PODE SER ABSOLVIDO

O Tribunal de Justiça de São Paulo devolveu o mandato ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (foto), que tinha sido cassado por um juiz da capital, por ter recebido doações irregulares de campanha. Agora, tanto ele quanto a vice-prefeita vão esperar o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral exercendo suas funções. O colunista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, lembra hoje que em 2006 o presidente Lula se envolveu em acusações semelhantes e correu o risco de perder o mandato, no entanto foi absolvido pelo TSE. O jornalista acredita que pela lógica, quando chegar no último degrau da Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior, a absolvição também será o caminho mais provável do democrata.

ROBERTO CARLOS ASSUME A LIDERANÇA

Depois de dois dias tendo a preferência dos internautas como artista preferida para se apresentar na 20º edição do Festival de Inverno de Garanhuns, Ana Carolina foi ultrapassada pelo veterano Roberto Carlos, que entra no terceiro dia da eenquete com pouco mais de 30% dos quase 90 votos computados até agora. A cantora mineira está no segundo lugar (18%), depois vem Vítor e Léo, Renata Arruda, Skank e Maria Gadú.


INTERESSE

Escrever sobre o Festival de Inverno logo neste início de ano, desperta o interesse não somente dos garanhuenses, mas também dos que estão relativamente distantes. Ao ler o artigo sobre os 20 anos do FIG, o pernambucano Joedson Silva, natural de Petrolina, mas mora em Salvador, revela seu desejo de vir conhecer o mega evento da cidade. Ao mesmo tempo pede informações sobre a data da realização. Esclarecemos ao leitor que a data ainda não foi definida pela Fundarpe. Normalmente, no entanto, a festa acontece no final de julho. Possivelmente em 2010 será entre os dias 16 a 23 ou, menos provável, de 23 a 30.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

NÃO DEIXE O AMOR PASSAR


Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

Carlos Drummond de Andrade

JODEVAL E A VEJA


A Veja atacou Che Guevara e recebeu esta resposta de uma publicação de esquerda
------------------------------------
Tem jornalista neste país que admiro. Pelo talento, pela seridade, pelo texto bem elaborado e pela coerência. Gosto dos pernambucanos Ricardo Noblat e Geneton Moraes Neto, porém estes dois estão longe geograficamente, um em Brasília e o outro no Rio de Janeiro. Tem um do mesmo quilate, bem pertinho da gente. Garanhuense de Bom Conselho, mora aqui mesmo, na Suíça Pernambucana. Já passou pelos jornais da capital, publicou vários livros e tem um blog dos mais interessantes, se pautando muito pelo resgate das coisas da região, pela memória histórica, defendendo a ética e os valores culturais. Há pouco ele postou um pequeno artigo desmontando a Revista Veja que devia ser lido nas boas escolas de jornalismo deste país. E por todo leitor interessado em conhecer um pouco as nuances dessa profissão e dos veículos da grande imprensa. Os interessados podem acessar ao lado, na minha relação de blogs e sites preferidos.

Bienal

Bienal