PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

UMA NOVA GERAÇÃO POLÍTICA

Faltando apenas três semanas para as eleições de presidente, governador, senadores e deputados, o quadro das pesquisas eleitorais desenha a ascensão de novas forças políticas no Brasil. Caso Dilma vença a disputa mais importantes que se trava no país, teremos uma notável mudança, pois pela primeira vez estará se elegendo uma mulher para comandar os destinos nacionais. Além disso, é uma candidata que antes nunca tinha disputado nenhum cargo público. A petista é uma incógnita e caso chege ao poder poderemos ser surpreendidos, para o bem ou para o mal. Pensar que ela será manipulada por Lula é desconhecer umas das máximas de Maquiavel: "Ninguém governa o governante". É importante que ela tenha luz própria, só não precisa mesmo é assumir um comportamento semelhante ao do prefeito do Recife, João da Costa, que está mais para traidor do que qualquer outra coisa.

No plano estadual, algumas lideranças devem sair muito fortalecidas das urnas, podendo ter um peso decisivo na política brasileira a partir de 2011. Destacamos aqui cinco nomes relativamente jovens: Eduardo Campos (PSB), 45 anos, que deve ser reeleito com uma das votações mais consagradoras da história pernambucana e brasileira. Aécio Neves, (PSDB) 50, ex-governador de Minas Gerais, será eleito senador por seu Estado com grande votação e não há dúvidas de sua influência no futuro Congresso Nacional. Poderá ainda, caso Serra perca, se transformar na grande alternativa da Oposição para 2014. Cid Gomes (PSB), 47, governador do Ceará e irmão de Ciro Gomes: deve se reeleger com facilidade, da mesma maneira que seu colega pernambucano, passando a atuar no plano nacional. Jaques Wagner (PT), 59, está acabando com o carlismo na Bahia e tem tudo para se reeleger sem grandes dificuldades. Fica fortalecido principalmente se Dilma for presidente, uma vez que são dos mesmo partidos. Por fim, temos o governador Sérgio Cabral (PMDB), 47, um político também ainda novo, à frente do segundo estado mais importante do país, que tem uma boa relação com Lula e outras forças políticas.

Caso o quadro das pesquisas não se altere e esses políticos saiam vitoriosos, temos tudo para ver fortalecidas novas lideranças no campo da política nacional e possivelmente pelo menos um desses cinco tem boas chances de estar participando da próxima disputa presidencial. De um modo ou de outro, serão nomes que terão influência no processo. Interessante é que de todos eles apenas Aécio Neves (foto) não tem ligações com o PT e o lulismo, por isso mesmo pode ser a grande aposta da oposição após a Era Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA