PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MAIS QUE MISTERIOSOS DOSSIÊS SÃO ESTES?

Violar o sigilo fiscal de qualquer cidadão é crime. Os responsáveis devem ser identificados, julgados e severamente punidos. Não importa qual seja a motivação ou a finalidade do ato praticado pelos meliantes. Ponto.

Feita a premissa, que nem seria necessária se não estivéssemos no calor de uma disputa eleitoral, o fato é que a novela dos dossiês sobre as declarações de imposto de renda de amigos e parentes ligados ao candidato José Serra virou o tema central da campanha presidencial no noticiário da imprensa nestes últimos dias.

Desde junho, quando surgiram as primeiras denúncias da quebra do sigilo fiscal de Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, até o capítulo mais recente, que envolve Verônica Serra, filha do candidato, atribui-se a responsabilidade ao PT e à campanha de Dilma Rousseff.

Mas que misteriosos dossiês são estes? O que eles contêm de tão grave que possam influenciar o eleitorado? O que estes dossiês escondem que a gente não possa saber?

Até o momento em que escrevo, no meio da tarde desta quarta-feira, tudo é muito nebuloso, mal contado, esquisito. Sabemos agora que o sigilo de Verônica Serra foi quebrado por um contador que usou procuração falsificada, em setembro do ano passado, quando o quadro das candidaturas presidenciais nem estava definido.

Mesmo que estivesse, e que esta sandice tenha sido praticada por alguém ligado ao PT, que vantagem a campanha de Dilma levaria ao fazer um dossiê com dados fiscais de pessoas que a grande maioria da população nem conhece, nunca ouviu falar? Se alguém faz um dossiê, imagina-se que seja para divulgá-lo com o objetivo de prejudicar o adversário. Em algum momento isto foi feito?

Por que esta história só surge agora, na antevéspera das eleições, no momento em que todas as pesquisas eleitorais mostram ampla vantagem de Dilma Rousseff sobre José Serra, com possibilidades de vencer no primeiro turno? Quem ganha com isso?

O que leva a maior rede de TV do país a dedicar um terço do “Jornal Nacional” unicamente a este assunto, como se fosse mais um anúncio do fim do mundo?

Tudo faz lembrar o chamado “escândalo dos aloprados”, mais ou menos neste mesmo período da campanha eleitoral de 2006, quando pessoas ligadas ao PT foram acusadas de comprar um dossiê com denúncias contra tucanos. Até hoje ninguém sabe o que continha o tal dossiê, que só serviu para levar a reeleição de Lula para o segundo turno.

O único efeito prático do atual caso, até agora, foi ter dado um discurso a José Serra. Num encontro com prefeitos na noite de terça-feira, em São Paulo, o candidato da oposição mandou bala: disse que Dilma era uma “fraude”, acusou o PT de “sordidez” e chamou seus militantes de “fascistas”.

Para ele, o governo é uma “máquina partidária que ameaça e persegue as pessoas evidentemente a serviço de uma operação político-partidária e eleitoral”.

A aliança de Serra pediu no mesmo dia ao TSE a cassação do registro de Dilma. A direção do PT também decidiu entrar na Justiça para processar José Serra por acusações caluniosas. A candidata, por sua vez, chamou o tucano de “leviano” por cometer “calúnia para levar vantagem eleitoral”.

Do lado de fora, sem entender muito o que está acontecendo, o eleitorado acompanha os acontecimentos e só espera que a eleição presidencial não seja decidida no tapetão. (Do Blog do jornalista Ricardo Kotscho).

2 comentários:

  1. Caro Roberto,

    Obrigada por postar meu comentário no seu texto anterior, e também agradeço a indicação do Blog do Ricardo Kotscho, pois fui lá e li alguns comentários. Nenhum, iguala todo o meu pensamento a respeito do texto, mas sem tempo agora, para comentar cito um comentário do Fernando Prado, feito do referido Blog e que é mais ou menos parecido com o que penso:

    "Sabe-se lá que história é essa de dossie! Mas que houve quebra de sigilo houve, fato até ontem negado por Ptista, aloprados de plantão, fanáticos lulistas e pelo próprio governo de Lula.Fato que me estranha mais ainda é discurso seu Ricardo, penso que seja jornalista e não um ptista a favor de meia verdade! Acho muito esquisito que só pessoas ligadas a Serra e ao PSDB serem as vítimas e por meio que se colocam suas palavras seriam os vilões dessa macabra história! Acho esquisito argumentação do caro cronista de mencionar o JN da Rede Globo, bem até onde sei é o jornal mais respeitado e visto da televisão brasileira( acho que ainda existe impressa livre nesse país, ainda não implantaram no Brasil o tal controle de mídia). Penso que todos todos temos o direito de falar e escrever o que quiser, se caso o telepectador não tiver interesse mude de canal, desligue a tv, caso não goste de lê determinado assunto ou da maneira que foi dirigida vire a página, ou seja, toda informação válida e vem acompanhada de um ideal , cabe a nós filtrar o que é de fato sério(separar o trigo do joio) daí a importância da educação:saber ler o discurso! O mais grave nesse assunto de quebra de sigilo é a morbidez do governo diante dos fatos, negar o que ele já sabia, conduzir uma farsa e aí pergunto: por que? O que mais assusta é saber que estamos num Estado de direito onde um orgão governamental da importância que é a Receita ser tão frágil, TUDO isso mostra claramente a DECADÊNCIA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA! Como confiar em governo se as instituições estão sendo usadas de maneira levianas comercialmente ou politicamente? Viva a imprensa livre pois ainda ouvimo o que o governo não quer que ouvimos! Estamos diante de um alerta!!! Não decidi meu voto ainda, ! Não consigo imaginar viver em um Estado onde e liberdade seja vigiada, onde instituições sejam violadas,onde direitos sejam jogados no ralo, onde a Constituição Federal seja apenas um livrinho de receitas prontas para serem modificadas de acordo com o paladar de quem está no comando! Ricardo e leitores, sabem por que esse blog existe?! Primeiro existe porque a Constituição nos dá o direito de ser livre, de pensar diferente, de expressar nossas idéias, para o Ricardo com sangue ptista possa aflorar suas idéias sem ninguém oportuná-lo, para partidário de diferente partidos se expressarem e pessoas neutras dizerem o que sentem, pensam…não quero perder esse privilégio! Se existe um falta que é gravíssima como foi essa da quebra do sigilo dessas pessoas, sim o governo Lula e sua cúpula devem no mínimo reconhecer erro e punir severamente a si mesmos e quem o fez e Dilma como representante PT na eleição deve não se ocultar mas ser clara em seu pronunciamento que não venha escalar Temer como escudo mas que tenha atitude digna de uma potencial presidente encarando os fatos."

    Ou seja a coisa deve ficar clara não só por motivos eleitorais mas por nossa liberdade mesmo no futuro.

    Descupe a intromissão outra vez, e espero mais uma vez que as consequências políticas disto sejam apenas para colocar a Marina no segundo turno, que é a única que tem coisas novas a dizer e que o país ainda não ouviu.

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  2. ..........Não consigo imaginar viver em um Estado onde e liberdade seja vigiada, onde instituições sejam violadas, onde direitos sejam jogados no ralo, onde a Constituição Federal seja apenas um LIVRINHO DE RECEITAS PRONTAS para serem modificadas de acordo com O PALADAR de quem está no comando!.......... NUM REGIME MOVIDO PELO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, ESTA FRASE É UM ESPETÁCULO À PARTE. PARABÉNS PELA LUCIDEZ!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA