PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DOM HÉLDER CÂMARA

Neste final do ano, no Recife, estão sendo feitas algumas homenagens a Dom Hélder Câmara, que nos deixou em agosto de 1999. Tudo que se fizer para homenagear o "dom", passados 10 anos de sua morte, ainda será pouco pela importância deste líder religioso. Nascido em Fortaleza, no Ceará, integralista na juventude, ele terminaria se transformando no grande sacerdote progressista capaz de enfrentar o regime militar. Era o "bispo vermelho", na opinião da direita daqueles tempos de obscurantismo.

Pessoalmente, ainda bastante jovem, presenciei uma cena no Diretório Central dos Estudantes, DCE, no Recife, que nunca esquecerei. Pernambuco vivia o Governo de Moura Cavalcanti. Dom Hélder fazia uma palestra ao público universitário e lá fora, perto das Lojas Americanas e do Cinema Veneza (Rua do Hospício), dezenas de soldados da Polícia Militar guardavam às ruas, muitos deles segurando cães que de vez em quando latiam raivosos.

Terminada a palestra para os estudantes, Dom Hélder recomendou, com um jeito muito manso: "Vamos sair com muita calma, devagar, sem atropelos. Não vamos aceitar a provocação. É preciso cuidado, pois os cachorros estão nas ruas". Naturalmente o arcebispo, o único brasileiro a ser indicado quatro vezes para o prêmio Nobel da Paz, não se referia só aos bichos. Ele também se referia aos militares embrutecidos pelo regime, que às vezes agiam como animais.

Garanhuns, apesar do conservadorismo, homenageia o emérito arcebispo de Recife e Olinda dando-lhe o nome de um bairro inteiro, a antiga Bela Vista, chamada erradamente pela população como Cohab III, quando nunca teve nada a ver com o antigo Conjunto Habitacional patrocinado pelo Estado. A Cohab III/Bela Vista, portanto, se chama Bairro Dom Hélder Câmara

PENSAMENTOS

Abaixo, alguns pensamentos de Dom Hélder Câmara, incluídos na enciclopédia livre, do Google:

"O amor é o perfume das almas."

"Só as grandes humilhações nos levam ao recesso último de nós mesmos, lá onde as fontes interiores nos banham de luz, de alegria e de paz."

"Se eu dou comida a um pobre, me chamam de santo, mas se eu pergunto por que ele é pobre, me chamam de comunista."

"Basta que um botão erre de casa para que o desencontro seja total."

"Quero dedicar-me até o último suspiro à justiça e a libertação dos oprimidos"

"Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho. Um sonho sonhado juntos é o princípio de uma nova realidade."

"O verdadeiro cristianismo rejeita a idéia de que uns nascem pobres e outros ricos, e que os pobres devem atribuir a sua pobreza à vontade de Deus."

"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca."

"as pessoas são pesadas demais para serem levadas nas costas, levo-as no coração."



Um comentário:

  1. Meu amigo me indicou esse blog, e reconheço que fiquei surpresa pela reportagem falando um pouco da vida de Dom Hélder Câmara, apesar de ser católica praticante e tb ser de Garanhuns não sabia nada sobre ele e principalmente a sua grande dedicação as pessoas...

    Se quiser sempre trazer reportagens falando de pessoas de destaque da nossa cidade não seria nada mal.....

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA